ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-05-2020 Quarta-Feira

-MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA USO DE CLOROQUINA ATÉ EM CASOS LEVES DE COVID-19

-CPI DOS RESPIRADORES NA ALESC OUVE MAIS TRÊS TESTEMUNHAS

-SAÚDE PEDE A CONTRIBUIÇÃO DOS MUNÍCIPES PARA MANTER IPORÃ DO OESTE SEM COVID-19

-SALA DO EMPREENDEDOR DE DESCANSO REGISTRA GRANDE DEMANDA POR REGULARIZAÇÕES

-EXECUTIVO DE MONDAÍ IRÁ SUSPENDER TEMPORARIAMENTE CONTRATO COM PROFISSIONAIS ACTS

-MÉDICO DEFENDE USO DE MEDICAMENTOS, COMO CLOROQUINA, EFICAZES NO TRATAMENTO DE COVID-19

-POLICIA MILITAR JÁ CUMPRIU MAIS DE 50 MANDADOS DE PRISÃO EM 2020 NA ÁREA DA FRONTEIRA

-HOMEM QUE PROMOVEU FESTA SERÁ RESPONSABILIZADO POR DESCUMPRIR DETERMINAÇÕES DA PANDEMIA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.


A Palestina anunciou nesta terça-feira sua retirada de todos os acordos e entendimentos assinados com Estados Unidos e Israel e entregou a responsabilidade sobre os territórios ocupados de volta a Israel. O anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Palestina, MAHMOUD ABBAS. Ele confirmou a decisão durante uma reunião de emergência realizada em Ramallah para discutir os planos israelenses de anexar partes dos territórios palestinos ocupados, conforme declarado no novo acordo do governo de coalizão israelense.


O governo da Venezuela decretou um novo toque de recolher nesta terça-feira em três municípios na fronteira com a Colômbia e o Brasil em resposta a um aumento nos casos da Covid-19, um aumento que o país vincula ao retorno dos venezuelanos em meio à pandemia. A medida foi tomada depois que o presidente NICOLÁS MADURO ordenou um toque de recolher com as mesmas características na segunda-feira no município de Páez, no estado de Apure, na fronteira com a Colômbia. A Venezuela afirma que o retorno "de milhares e milhares" de migrantes se deve a um "descuido excessivo" dos governos da Colômbia, Brasil, Equador e Peru ao lidar com a pandemia do novo coronavírus.


O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira um plano de auxílio adicional de aproximadamente três milhões de dólares, o que representa mais de 17 milhões de reais, para "ajudar na resposta de emergência de saúde pública do Brasil" à pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito momentos depois de o presidente DONALD TRUMP dizer que cogita banir viagens do Brasil rumo aos Estados Unidos, dada a gravidade da crise do novo coronavírus no país. Segundo comunicado da Embaixada norte-americana no Brasil, o valor se soma aos outros 950 mil dólares anunciados em primeiro de maio para apoio socioeconômico às pessoas mais vulneráveis durante a pandemia.



O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que adia automaticamente as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre as quais o Exame Nacional do Ensino Médio. A aprovação não resulta automaticamente no adiamento do Enem. Isso porque o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados para, então, ser enviado para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO. O presidente poderá sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar. O calendário do Enem prevê as provas presenciais nos dias primeiro e oito de novembro, e o exame no meio digital, nos dias 22 e 29. O texto do Senado não define uma nova data para as provas. A proposta também adia os vestibulares, inclusive de universidades privadas.


O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira o protocolo que libera no SUS o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de covid-19. Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves. A mudança no protocolo era um desejo do presidente JAIR BOLSONARO, defensor da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Não há comprovação científica de que a cloroquina é capaz de curar a covid-19. O novo protocolo mantém a necessidade de o paciente autorizar o uso da medicação e de o médico decidir sobre a aplicar ou não o remédio.


O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou para julgamento no plenário da Corte, as seis ações de inconstitucionalidade movidas contra a Medida Provisória do governo federal sobre punição a agentes no combate à Covid-19. Os ministros vão debater as pautas a partir das duas horas da tarde desta quarta-feira, em sessão virtual. Cinco partidos de oposição – Rede Sustentabilidade, Cidadania, PSol, PCdoB e PDT – e a Associação Brasileira de Imprensa ajuizaram as ações questionando a medida provisória. Assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO no último dia 14, a MP isenta os agentes públicos de erros e possíveis crimes cometidos no combate à pandemia do novo coronavírus. O texto estabelece que agentes públicos que fazem o enfrentamento direto da emergência de saúde pública ou o combate aos efeitos econômicos e sociais decorrentes da pandemia só podem ser responsabilizados se agirem ou se omitirem com dolo ou por “erro grosseiro”.


Reclamações feitas por consumidores sobre compras na internet entre janeiro e maio deste ano tiveram um aumento significativo se comparado ao ano passado, segundo dados divulgados pelo Procon de Santa Catarina. As reivindicações passaram de três para 12 mil de um ano para o outro, no mesmo período. O número é quatro vezes mais alto e considerado "alarmante" pelo diretor da instituição fiscalizadora, THIAGO SILVA. As reclamações mais recorrentes dizem respeito a demora de entrega ou, até mesmo, a não entrega do produto. No entanto, outros problemas também têm afetado com frequência os clientes, segundo o Procon, como cobranças inadequadas, produtos com defeitos, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido, além de divergências em contratos, pedidos ou orçamentos.


O ex-secretário de Estado da Casa Civil DOUGLAS BORBA, que é investigado pela Polícia Civil no caso dos respiradores, renunciou ao mandato de vereador em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Ele foi eleito em 2016 com a segunda maior votação na cidade pelo PP. BORBA se licenciou da Câmara em janeiro de 2019 para assumir a Secretaria da Casa Civil no governo de CARLOS MOISÉS. O ex-secretário é citado na investigação porque teria indicado a empresa que vendeu os aparelhos ao estado e recomendado pessoas próximas a ele para intermediar a compra. Ele esteve na Polícia Civil prestando depoimento e em sua defesa tem dito através dos advogados que agiu de forma correta e nega qualquer tipo de irregularidade.


Os deputados que integram a comissão parlamentar de inquérito encarregada de investigar supostas irregularidades na compra de 200 respiradores mecânicos pela Secretaria de Estado da Saúde, colheram, na tarde desta terça-feira, mais três depoimentos. Foram ouvidos JOÃO GILBERTO ROCHA GONÇALEZ, presidente do Instituto Nacional de Ciências da Saúde; JANINE SILVEIRA DOS SANTOS SIQUEIRA, gerente de Contratos e Licitações da Defesa Civil e DÉBORA REGINA VIEIRA TREVISAN, consultora jurídica da Defesa Civil. Conforme o relator da CPI, deputado IVAN NAATZ, a proposta das oitivas nesta fase é esclarecer como funciona o trâmite de compras e licitações dentro da estrutura do governo do Estado. Na quinta-feira, às 10 horas, a comissão prossegue os trabalhos, com a participação de outros quatro depoentes, entre eles, LUIZ FELIPE FERREIRA, controlador-geral do Estado e CARLOS MAIA, diretor de Licitações e Contratos da Secretaria de Saúde.


-SAÚDE PEDE A CONTRIBUIÇÃO DOS MUNÍCIPES PARA MANTER IPORÃ DO OESTE SEM COVID-19

-SALA DO EMPREENDEDOR DE DESCANSO REGISTRA GRANDE DEMANDA POR REGULARIZAÇÕES

-EXECUTIVO DE MONDAÍ IRÁ SUSPENDER TEMPORARIAMENTE CONTRATO COM PROFISSIONAIS ACTS

-MÉDICO DEFENDE USO DE MEDICAMENTOS, COMO CLOROQUINA, EFICAZES NO TRATAMENTO DE COVID-19


Itapiranga registra quarto caso de Covid-19. O paciente com Coronavírus foi confirmado no inicio da noite de ontem em boletim oficial divulgado diariamente pelo município. Conforme o secretário de Saúde, DAVINO RAUBER, o paciente é um homem de aproximadamente 55 anos de idade, reside no interior de Itapiranga e no momento seu estado de saúde é bom. Ele não tem histórico de viagem e com isso a tendência é que tenha ocorrido transmissão comunitária. O homem trabalha na iniciativa privada. Itapiranga já registrou dois casos em profissionais da saúde. Agora já são quatro pacientes confirmados com Coronavírus. Nos três casos anteriores as pessoas já estão recuperadas e sem qualquer sintoma da doença. Em SMOeste são 23 casos de Covid-19, destes quatro já curados.


Deputado investiga despesa de quatro milhões de reais em licitação de limpeza de escolas. O deputado MAURICIO ESKUDLARK fez um pedido de informações ao Governo do Estado para esclarecer o gasto considerado elevado por um serviço que não é considerado essencial. O parlamentar lembra que já foi implantada uma CPI na Assembleia Legislativa e feito pedido de Impeachment do governador CARLOS MOISÉS por irregularidades na aquisição de respiradores com investimento de 33 milhões em uma compra suspeita. ESKUDLARK cita ainda a polêmica do hospital de campanha que o Governo Estadual já havia assinado um contrato absurdo deixando de investir nos hospitais existentes em Santa Catarina. O deputado relata que recebe com frequência novas denúncias. Nesta semana surgiu à notícia que considera inaceitável que seria o gasto superior a quatro milhões de reais para limpeza e jardinagem de pátios dos colégios estaduais.


MAURICIO ESKUDLARK informa que já apurou contrato na cidade de Canoinhas, em valor superior a 170 mil para apenas uma escola. Segundo o deputado, este trabalho era feito em mutirão de associação de pais e professores e agora o governo já teria destinado mais de dois milhões de reais para limpeza de pátios de escolas em um projeto para investimento bem maior. Segundo ESKUDLARK, a responsabilidade pela limpeza de pátios de escolas seria de uma empresa de Curitiba que deve receber mais de quatro milhões de reais na totalidade do contrato. O deputado considera que está ocorrendo uma verdadeira calamidade no Governo do Estadual e desta vez envolvendo a Secretaria da Educação. O parlamentar também critica a compra de mais de 100 caminhonetes efetuada pelo Governo Estadual.


Compra de empresas de fora de Santa Catarina gera preocupação. O deputado MAURICIO ESKUDLARK estranha que empresas de outros estados estão vencendo licitações que nem chegam ao conhecimento dos empresários catarinenses. O parlamentar considera que é dinheiro público que não pode ser esbanjado desta forma. Segundo ESKUDLARK, em algumas situações fica claro o crime de improbidade administrativa e necessidade de ressarcimento. O deputado diz que não entende como o Governo consegue encontrar empresas sem qualquer referência em São Paulo, Rio de Janeiro e agora de Curitiba que ganhou licitações superior a quatro milhões de reais para limpeza de pátios de escolas.


Mondaí adquire nova Van para atender demandas da secretaria de Saúde. O veículo foi entregue na tarde de segunda-feira. A Van foi adquirida com recursos do Fundo Nacional da Saúde. O valor da aquisição soma 202 mil e 500 reais. Conforme o prefeito VALDIR RUBERT, o veículo é moderno e vem com adaptação para cadeirantes, capacidade de 16 lugares, espaço amplo e aconchegante. Ele explica que a Van é exclusiva para o transporte de pacientes que necessitam de atendimento fora do município. O prefeito lembra que o recurso total do fundo era de 250 mil, e com a licitação baixou para 202 mil. Nos três anos da gestão, RUBERT cita que a administração já adquiriu nova ambulância, quatro veículos e Vans.


Descanso anuncia cortes em benefícios para a agricultura. Em alguns pontos do município, o secretário IVAN RECH comenta que o transporte de água continua sendo realizado, a exemplo de São Valentin, onde é grande a demanda pelo consumo de água. O secretário enfatiza que a situação precária da estiagem também fez com que alguns aviários e chiqueirões ficassem sem alojamento por falta de água, situação que agora foi normalizada. IVAN RECH diz que o decreto de emergência devido a estiagem continua em vigor, e por isso, as máquinas da prefeitura estão voltadas para os serviços de abastecimento, como transporte, abertura e limpeza de reservatórios e fontes protegidas. Ele lembra que o município disponibiliza o bônus fiscal para o programa de horas máquina e exames de brucelose e tuberculose. Devido a pandemia, o secretário anuncia cortes nos incentivos a terraplanagem, ao programa Jovem Rural e o terraceamento.


Lions Clube Iporã do Oeste doa 150 armações de óculos para secretaria de Saúde. De acordo com o grupo responsável pelas ações do mês de maio do Lions Clube, existem cinco campanhas anuais, sendo que a entrega das armações faz parte da Campanha da Visão, onde o objetivo é auxiliar as pessoas mais necessitadas a conseguirem os óculos. O secretário de Saúde e Assistência Social, MAURO BARELLA, explica que a Secretaria está estudando a melhor forma para poder acoplar estas lentes nas armações e assim poder dar sequência ao atendimento das pessoas necessitadas, mas para que isso aconteça de forma organizada e correta, será preciso um certo prazo. Assim que concluído este processo, o município irá iniciar as entregas.


Vigilância sanitária e órgãos de segurança fiscalizam cumprimento as medidas de prevenção ao coronavírus. Segundo o agente fiscal sanitário de Iporã do Oeste, ANTONIO JAGUEZESKI, a partir da flexibilização dos decretos pelo governo do estado foram normalizados gradativamente os trabalhos da vigilância sanitária quanto à liberação de alvarás, licenças, vistorias de obras e fiscalização de denúncias. O agente fiscal sanitário cita que além das exigências que a empresa já precisava cumprir, com os decretos mais algumas normas devem ser observadas conforme a atividade exercida. JAGUEZESKI comenta que os cuidados básicos são o uso de máscara e álcool 70 e evitar aglomerações. Ele enfatiza também a parceira da vigilância sanitária, polícia e bombeiros na fiscalização ao cumprimento das medidas estabelecidas no decreto, a exemplo das vistorias no comércio e o se pacientes estão cumprindo o isolamento.


CRAS de Mondaí realiza diversas atividades, mesmo com restrições impostas pela pandemia. A psicóloga do CRAS, RENATA PARCIANELO, destaca que neste momento em que trabalhos em grupo estão suspensos, os profissionais estão auxiliando os usuários no cadastro e encaminhamento do auxílio emergencial. Ela comenta que a maioria são beneficiários do Cadastro único, Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada. RENATA ressalta que os profissionais também tem se dedicado a confecção das máscaras, que foram entregues as mães no seu dia, junto com desenhos para colorir para as crianças. Aliado a isso, a psicóloga cita que estão sendo repassadas as orientações para evitar a contaminação do vírus. Para o dia 18 de maio, Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, RENATA enfatiza que foi realizada uma campanha em parceria com as escolas, com a entrega de um jornalzinho informativo as famílias.


Secretaria de Saúde pede a contribuição dos munícipes para manter Iporã do Oeste sem casos de Covid-19. Conforme o secretário de Saúde, MAURO BARELLA, as medidas de segurança e prevenção continuam sendo adotadas para que se mantenha a tranquilidade registrada até o momento. Ele afirma que a preocupação aumenta com o registro de casos confirmados em municípios vizinhos. Iporã do Oeste está com dois pacientes que apresentam sintomas, e mais cinco sem sintomas. Um teste rápido realizado no começo da semana para paciente suspeito deu negativo. BARELLA afirma que os dados positivos que o município registra até o momento podem ser mantidos se a população continuar colaborando, usando máscara e álcool 70, além de manter o distanciamento social.


O secretário de Saúde comenta que o município está recebendo auxilio financeiro do governo para compra de equipamentos de proteção aos funcionários e testes rápidos. Hoje são 130 testes em estoque e mais 150 que serão comprados. MAURO BARELLA cita que até o momento foram 44 mil reais recebidos da União, divididos em duas parcelas, de 24 mil a primeira e 20 mil a segunda. Foram mais 10 mil repassados pelo fórum de Mondaí, além de investimentos com recursos próprios. Mesmo sem casos confirmados, BARELLA comenta que esse valor que o município recebeu não tem sido suficiente para executar todas as ações necessárias, considerando que a secretaria está se precavendo com testes e equipamentos, caso a situação se agrave.


Sala do Empreendedor de Descanso registra grande demanda por regularizações. Conforme a responsável pela Sala do Empreendedor, REGIANE RODRIGUES, apesar da situação de crise causada pela pandemia, o setor vem registrando grande procura por parte dos empresários para a regularização dos seus negócios. São profissionais como pedreiros, manicures ou autônomos que já estão trabalhando e buscam se regularizar. Ela comenta que a preocupação com a regularização também se deve em função da prorrogação no pagamento do INSS para outubro, novembro e dezembro. REGIANE comenta que a Sala do Empreendedor também tem prestado apoio no cadastro e encaminhamento do auxílio emergencial. Ela lembra que até dia 30 de maio deve ser feita a declaração anual do MEI, o que pode ser feito na Sala do Empreendedor.


Executivo de Mondaí irá suspender temporariamente contrato com profissionais ACTs da educação. O projeto foi aprovado na sessão virtual da Camara de Vereadores desta segunda-feira. O presidente do legislativo, VOLMIR MIOTTO, explica que o projeto trata da suspensão temporária do contrato com professores contratados em caráter temporário, monitores e serviços gerais da educação, que em função da pandemia não estão trabalhando. O projeto prevê a redução da carga horária e de 50% no valor do salário. Ele cita que o executivo também está autorizado a conceder licença prêmio ou férias a servidores efetivos que tenham este direito. As medidas foram adotadas com base nas orientações da Fecam, Ministério Público e Tribunal de Contas. MIOTTO lembra que o mais viável no momento foi à suspensão do contrato e a redução no salário, já que não há data para retomada das aulas presenciais e os profissionais podem ser necessários em breve.


As medidas de suspensão do contrato e redução no salário se aplicam somente aos servidores da educação que não estão trabalhando. O prefeito VALDIR RUBERT explica que é uma forma de garantir o emprego e o rendimento a estes profissionais, sem também causar prejuízos sociais. Segundo o prefeito, os ACTs que estão trabalhando no sistema de aulas a distancia não são atingidos com as medidas aprovadas no projeto de lei. Após aprovação pelos vereadores, RUBERT comenta que as medidas serão colocadas em prática esta semana. Ele justifica que assim que as aulas presenciais forem retomadas, os profissionais serão recontratados. O prefeito diz que esta foi uma ação necessária, pois o período eleitoral não permite contratações. Os estágios do setor da educação, contratados pelo Centro de Empresa Escola, CIEE, também estão com os contratos temporariamente suspensos.


Médico de Iporã do Oeste defende uso de medicamentos, como a cloroquina, eficazes no tratamento contra Covid-19. De acordo com o médico, com atuação há vários anos em Iporã do Oeste, JULIO LASTA, o incentivo ao uso da máscara tem a principal função de reduzir a transmissão do vírus, mas defende outros métodos mais eficazes. O médico lembra que a virose é um parasita, e enquanto houver pessoas não imunes, o vírus vai continuar causando doenças. Dessa forma, a pandemia só termina quando mais de 95% das pessoas forem imunizadas. LASTA cita que há somente duas formas de imunização, a vacinação, o que pode demorar a acontecer, ou então, a imunização comunitária, quando todos estiverem expostos ao vírus para criação de anti-corpos. Segundo o médico, o uso de máscaras poderia garantir que o contágio não ocorresse, reduziria o tempo de prevalência da doença, e a imunidade seria fortalecida até que a vacina fosse desenvolvida.


O médico cita que há medicamentos com eficácia comprovada no tratamento das epidemias virais, e que são liberados no Brasil. JULIO LASTA destaca que estes medicamentos são a hidroxicloroquina, cloroquina, sulfato de zinco, ivermectina, corticóides, retrovirais, além do tratamento oral com prednisona, claritromicina e cefalosporina. LASTA explica que o tratamento com estes medicamentos orais, indicado para cinco dias, se realizado no estágio inicial da doença poderia contribuir para redução significativa das internações e casos graves da doença. Conforme o médico, a hidroxicloroquina e a cloroquina já foram usados no combate a malária há 40 anos. Ele diz que por falta de conhecimento estes medicamentos recebem críticas, quando na verdade na dose certa geram resultados positivos. O médico acredita que o vírus já está circulando no município, mas a confirmação não ocorre por falta de testes.


Para o médico, o isolamento vertical das pessoas que fazem parte do grupo de risco também é uma alternativa eficaz para evitar casos da doença. JULIO LASTA cita neste grupo os idosos, grávidas, hipertensos, diabéticos, pessoas que receberam transplante, fumantes e pessoas com doenças crônicas. As demais pessoas, segundo o médico, se expostas ao vírus terão poucos ou nenhum sintoma. LASTA enfatiza que a orientação é que assim que a pessoa apresentar os sintomas, como alteração no paladar ou olfato, coriza, tosse, febre e mal estar, faça o uso dos medicamentos indicados e adote as medidas recomendadas. Para aumentar a imunidade, o médico indica o consumo diário de três a quatro litros de água, ao menos 15 minutos de exercício físico por dia, alimentação saudável, exposição à pelo menos 15 minutos ao sol todos os dias, dormir ao menos sete a oito horas por noite, evitar estresse e o uso de vitaminas C e D.


-POLICIA MILITAR JÁ CUMPRIU MAIS DE 50 MANDADOS DE PRISÃO EM 2020 NA ÁREA DA FRONTEIRA

-HOMEM QUE PROMOVEU FESTA SERÁ RESPONSABILIZADO POR DESCUMPRIR DETERMINAÇÕES DA PANDEMIA


Incêndio danifica aviário em propriedade de Guarujá do Sul. A guarnição dos bombeiros de São José do Cedro foi acionada para combater um incêndio em uma edificação por volta das 15 horas e 30 minutos desta terça-feira. A ocorrência foi registrada na linha Caravágio, interior de Guarujá do Sul. O incêndio atingiu um aviário que não estava sendo utilizado. As chamas atingiram parte da estrutura de 35 metros quadrados e mais 10 metros cúbicos de madeira estocada. Os bombeiros trabalharam cerca de uma hora no combate ao fogo e posteriormente rescaldo. Foram gastos cerca de seis mil e 500 litros de água para combate e rescaldo das chamas. Não houve vítimas.


Homem sofre ferimentos em queda de motocicleta em Itapiranga. Foi por volta das nove horas e 20 minutos de ontem na Estrada Beira Rio, próximo ao CTG Portão do Oeste. A guarnição do corpo de bombeiros de Itapiranga foi acionada para atender vítima de acidente de trânsito com queda de motocicleta. Uma mulher de 62 anos conduzia uma Biz de Itapiranga quando sofreu o acidente. Ela reclamava de dores no quadril, ombro direito e região torácica. Ela foi conduzida ao Hospital Sagrada Família. A Polícia Militar também esteve presente no local do acidente.


Campanha pede donativos para família de Riqueza que perdeu todos os pertences em incêndio. O fato foi registrado ainda na noite de domingo, no interior de Riqueza. Em virtude do ocorrido, o departamento de Assistência Social está realizando uma campanha em prol da família, moradora da comunidade de linha Consoladora, e que teve todos os seus pertences destruídos pelo fogo. Os interessados em contribuir com alimentos, móveis, roupas de cama, entre outros utensílios, devem entregar no Centro Social Urbano ou entrar em contato através do telefone 49 3675-3290. Segundo informações do Setor Social, na casa residiam duas pessoas, sendo mãe e filha, que perderam todos os bens que possuíam, ficando somente com a roupa do corpo. A suspeita é que o fogo tenha começado após um curto-circuito e como a casa era toda de madeira, foi rapidamente consumida pelas chamas. Os bombeiros nem chegaram a ser acionados para atender a ocorrência.


Polícia Civil prende sétimo traficante em poucos dias. Na tarde desta terça-feira a Polícia Civil de São Miguel do Oeste, com apoio operacional do Canil Setorial da Polícia Militar, cumpriram ordem de busca e apreensão em ponto de tráfico de drogas, no bairro São Gotardo. No local foram encontradas diversas porções de maconha, fracionadas e prontas para a venda e dinheiro proveniente do narcotráfico. Além disso, do acesso ao celular do alvo investigado foi apurado que o comércio era intenso no local. O alvo investigado foi conduzido à delegacia. Com as ações de ontem, já são sete prisões de traficantes de drogas somente em São Miguel do Oeste realizadas pela DIC local nos últimos dias.


Policia Militar já cumpriu mais de 50 mandados de prisão em 2020 na área da fronteira. A Polícia Militar intensifica sua atuação na redução de índices de criminalidade e o aumento da segurança do cidadão catarinense. Para atingir estes objetivos, têm sido realizadas com regularidade operações policiais voltadas para o enfrentamento de situações especificas, como o tráfico de drogas, e o reforço das ações rotineiras, como a abordagem de pessoas e veículos em atitudes suspeitas. Além destas ações, tem sido dada ênfase no cumprimento de mandados de prisão. Desde janeiro deste ano 54 mandados de prisão foram cumpridos pelos policiais militares nos 35 municípios que compõem a área de atuação da nona Região de Polícia Militar de Fronteira, seja nas operações realizadas ou em abordagens de rotina durante o patrulhamento diário.


Homem que promoveu festa será responsabilizado por descumprir determinações da pandemia. Na madrugada de quarta-feira, por volta de uma hora, a Polícia Militar flagrou uma festa e enquadrou o homem que estava promovendo o evento por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. O fato ocorreu na avenida Willy Barth em São Miguel do Oeste. No local estava acontecendo uma festa de amigos e conversa alta de oito pessoas, desobedecendo o decreto que proíbe a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja ambiente interno ou externo. A festa foi encerrada, e a PM confeccionou termo circunstanciado e compromissado o autor do fato a comparecer em audiência por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A pena é detenção, de um mês a um ano e multa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.