O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
A Palestina anunciou nesta terça-feira sua retirada de todos os acordos e entendimentos assinados com Estados Unidos e Israel e entregou a responsabilidade sobre os territórios ocupados de volta a Israel. O anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Palestina, MAHMOUD ABBAS. Ele confirmou a decisão durante uma reunião de emergência realizada em Ramallah para discutir os planos israelenses de anexar partes dos territórios palestinos ocupados, conforme declarado no novo acordo do governo de coalizão israelense.
O governo da Venezuela decretou um novo toque de recolher nesta terça-feira em três municípios na fronteira com a Colômbia e o Brasil em resposta a um aumento nos casos da Covid-19, um aumento que o país vincula ao retorno dos venezuelanos em meio à pandemia. A medida foi tomada depois que o presidente NICOLÁS MADURO ordenou um toque de recolher com as mesmas características na segunda-feira no município de Páez, no estado de Apure, na fronteira com a Colômbia. A Venezuela afirma que o retorno "de milhares e milhares" de migrantes se deve a um "descuido excessivo" dos governos da Colômbia, Brasil, Equador e Peru ao lidar com a pandemia do novo coronavírus.
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira um plano de auxílio adicional de aproximadamente três milhões de dólares, o que representa mais de 17 milhões de reais, para "ajudar na resposta de emergência de saúde pública do Brasil" à pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito momentos depois de o presidente DONALD TRUMP dizer que cogita banir viagens do Brasil rumo aos Estados Unidos, dada a gravidade da crise do novo coronavírus no país. Segundo comunicado da Embaixada norte-americana no Brasil, o valor se soma aos outros 950 mil dólares anunciados em primeiro de maio para apoio socioeconômico às pessoas mais vulneráveis durante a pandemia.
O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que adia automaticamente as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre as quais o Exame Nacional do Ensino Médio. A aprovação não resulta automaticamente no adiamento do Enem. Isso porque o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados para, então, ser enviado para a sanção do presidente JAIR BOLSONARO. O presidente poderá sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar. O calendário do Enem prevê as provas presenciais nos dias primeiro e oito de novembro, e o exame no meio digital, nos dias 22 e 29. O texto do Senado não define uma nova data para as provas. A proposta também adia os vestibulares, inclusive de universidades privadas.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira o protocolo que libera no SUS o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de covid-19. Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves. A mudança no protocolo era um desejo do presidente JAIR BOLSONARO, defensor da cloroquina no tratamento da doença causada pelo novo coronavírus. Não há comprovação científica de que a cloroquina é capaz de curar a covid-19. O novo protocolo mantém a necessidade de o paciente autorizar o uso da medicação e de o médico decidir sobre a aplicar ou não o remédio.
O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou para julgamento no plenário da Corte, as seis ações de inconstitucionalidade movidas contra a Medida Provisória do governo federal sobre punição a agentes no combate à Covid-19. Os ministros vão debater as pautas a partir das duas horas da tarde desta quarta-feira, em sessão virtual. Cinco partidos de oposição – Rede Sustentabilidade, Cidadania, PSol, PCdoB e PDT – e a Associação Brasileira de Imprensa ajuizaram as ações questionando a medida provisória. Assinada pelo presidente JAIR BOLSONARO no último dia 14, a MP isenta os agentes públicos de erros e possíveis crimes cometidos no combate à pandemia do novo coronavírus. O texto estabelece que agentes públicos que fazem o enfrentamento direto da emergência de saúde pública ou o combate aos efeitos econômicos e sociais decorrentes da pandemia só podem ser responsabilizados se agirem ou se omitirem com dolo ou por “erro grosseiro”.
Reclamações feitas por consumidores sobre compras na internet entre janeiro e maio deste ano tiveram um aumento significativo se comparado ao ano passado, segundo dados divulgados pelo Procon de Santa Catarina. As reivindicações passaram de três para 12 mil de um ano para o outro, no mesmo período. O número é quatro vezes mais alto e considerado "alarmante" pelo diretor da instituição fiscalizadora, THIAGO SILVA. As reclamações mais recorrentes dizem respeito a demora de entrega ou, até mesmo, a não entrega do produto. No entanto, outros problemas também têm afetado com frequência os clientes, segundo o Procon, como cobranças inadequadas, produtos com defeitos, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente do pedido, além de divergências em contratos, pedidos ou orçamentos.
O ex-secretário de Estado da Casa Civil DOUGLAS BORBA, que é investigado pela Polícia Civil no caso dos respiradores, renunciou ao mandato de vereador em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Ele foi eleito em 2016 com a segunda maior votação na cidade pelo PP. BORBA se licenciou da Câmara em janeiro de 2019 para assumir a Secretaria da Casa Civil no governo de CARLOS MOISÉS. O ex-secretário é citado na investigação porque teria indicado a empresa que vendeu os aparelhos ao estado e recomendado pessoas próximas a ele para intermediar a compra. Ele esteve na Polícia Civil prestando depoimento e em sua defesa tem dito através dos advogados que agiu de forma correta e nega qualquer tipo de irregularidade.
Os deputados que integram a comissão parlamentar de inquérito encarregada de investigar supostas irregularidades na compra de 200 respiradores mecânicos pela Secretaria de Estado da Saúde, colheram, na tarde desta terça-feira, mais três depoimentos. Foram ouvidos JOÃO GILBERTO ROCHA GONÇALEZ, presidente do Instituto Nacional de Ciências da Saúde; JANINE SILVEIRA DOS SANTOS SIQUEIRA, gerente de Contratos e Licitações da Defesa Civil e DÉBORA REGINA VIEIRA TREVISAN, consultora jurídica da Defesa Civil. Conforme o relator da CPI, deputado IVAN NAATZ, a proposta das oitivas nesta fase é esclarecer como funciona o trâmite de compras e licitações dentro da estrutura do governo do Estado. Na quinta-feira, às 10 horas, a comissão prossegue os trabalhos, com a participação de outros quatro depoentes, entre eles, LUIZ FELIPE FERREIRA, controlador-geral do Estado e CARLOS MAIA, diretor de Licitações e Contratos da Secretaria de Saúde.
Iniciada terceira etapa de vacinação contra gripe. MARINELE ROMIO – diretora de saúde de Marmeleiro destaca que nessa semana começou a terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Para permitir que o grupo prioritário tenha mais acesso, o Departamento Municipal de Saúde está programando um horário noturno hoje, das 17 e 30 até às 21 horas e 30 minutos. Será no Posto do centro no Bloco III. Neste momento, todas as pessoas dos grupos prioritários, que ainda não tomaram a dose contra a gripe, podem se vacinar, frisa a diretora. Durante a semana segue o atendimento normal na Sala de Vacinas na Academia de Saúde.
No interior a vacinação contra a gripe permanece na UBS do Bom Jesus e na do Alto São Mateus. A informação é da diretora de saúde MARILENE ROMIO. Ela chama atenção, pois todos devem apresentar no ato da vacinação o cartão SUS, Identidade, CPF e carteirinha de vacinação. No caso dos caminhoneiros e motorista devem apresentar um documento que comprove a profissão e os professores a declaração devidamente preenchida que comprove a profissão.
Corpo de Bombeiros de Campo Erê lança Campanha do Agasalho 2020. A Campanha idealizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, começa hoje. Serão arrecadados roupas quentes para proteger do frio pessoas em situação de vulnerabilidade social. São aceitos calças, casacos, camisas, meias, tênis, toucas e luvas, além de cobertores. Nesse ano, a campanha tem um diferencial: Foi observado nas outras edições que muitas famílias gostariam de ajudar, mas não tinham agasalhos sobrando e queriam deixar dinheiro. Como, o quartel não pode aceitar doações em dinheiro, nesse ano quem desejar pode doar alimentos não perecíveis.
A exemplo dos anos anteriores, o quartel de Campo Erê, acompanha a ação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Objetivo da Campanha, reforça o comandante é arrecadar o maior número possível de agasalhos e cobertores para suprir as necessidades de famílias e pessoas carentes. É uma forma que o bombeiro encontra junto com a comunidade de, na época do frio, diminuir o sofrimento daqueles que não tem como se aquecer. As doações podem ser feitas no quartel, na Rua Ulisses Viganó, Bairro São Francisco, de segunda a sexta-feira, das 14 ás 18 horas, até o dia 17 de junho.
Devido a pandemia do coronavírus, todos os cuidados serão tomados, a fim de oferecer segurança a todos que forem levar suas doações até o quartel. O comandante VANTUIR SCHOENINGER relata que uma caixa será coloca na área externa do GBM para que as pessoas possam depositar os donativos.
O comandante deixa uma mensagem: Ajude quem precisa, aqueça uma família! A solidariedade faz bem a quem recebe e também a quem doa. Ao mesmo tempo que você aquece quem sente frio, traz paz para seu coração por ajudar o próximo.
Decreto prevê obrigatoriedade no uso de máscaras de proteção em Anchieta. Diante da confirmação de quatro casos de coronavírus no município, o prefeito, IVAN CANCI, editou um decreto que dispõe sobre novas medidas para enfrentamento da pandemia pela covid-19, em Anchieta. Com o decreto ficou considerado obrigatório, o uso de máscara não profissional durante o deslocamento de pessoas pelos espaços públicos do município, inclusive em vias, praças e demais espaços públicos, para o atendimento em estabelecimentos, em especial, para o desempenho de atividades laborais em ambientes compartilhados, nos setores público e privado.
O município colocará à disposição junto ao CRAS e a Secretaria de Assistência Social, máscaras de uso não profissional para a distribuição gratuita às pessoas que necessitarem. O descumprimento prevê pagamento de multa por deixar de executar, dificultar ou opor-se à execução de medidas sanitárias que visem à prevenção das doenças transmissíveis e sua disseminação, à preservação e à manutenção da saúde.
CANCI ressalta que o decreto previu ainda, a alteração do horário de expediente nas Secretarias Municipais de Administração, Fazenda, Desenvolvimento Local, Assistência Social e Agricultura.
Objetivo de ampliar o horário de atendimento à população é reduzir a aglomeração. Para isso, explica o chefe do executivo, será feita distribuição dos servidores públicos municipais lotados nas respectivas unidades administrativas, em dois turnos ininterruptos de seis horas cada um, das 7 às 13 horas e das 13 às 19 horas.
Sobe para 23 o número de casos confirmados de COVID-19 em São Miguel do Oeste. O número de pacientes confirmados com covid-19 no município aumentou para 23, com quatro novos resultados positivos ontem, em dois homens de 25 anos e um de 26, e uma mulher de 65. Eles apresentaram sintomas respiratórios e estão em isolamento domiciliar. Quatro pessoas já se recuperaram da doença no município. Segundo o Comitê de Crise do Coronavírus, a recomendação principal é para que, na medida do possível, as pessoas permaneçam em casa e, apresentando sintomas respiratórios intensos, como febre persistente acima de 37,8ºC por mais de 24 horas e falta de ar, busquem atendimento no Centro de Triagem, que fica localizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz em São Miguel do Oeste.
Francisco Beltrão confirma primeira morte por coronavírus. A informação é da Prefeitura. Ainda na noite de ontem, saiu o resultado confirmando o primeiro óbito causado pela Covid-19 no município. O paciente tinha 73 anos e estava internado no Hospital Regional desde o início desse mês. Segundo a saúde pública do município, o idoso tinha outras doenças associadas: diabete, enfisema pulmonar e cardiopatia.
Numa rede social prefeito lamenta primeira morte por Covid-19 em seu município. CLEBER FONTANA diz:“Beltrão tem a primeira perda para a Covid-19. Um paciente que estava internado no hospital regional. Lamento profundamente, os sentimentos a família e que Deus nos ajude na guerra contra esse vírus”. Francisco Beltrão tem 10 casos de Covid-19, oito recuperados, 13 suspeitos e uma morte.
Começa semana do Microempreendedor individual. NELSON TRESOLDI – responsável pela sala do MEI de Campo Erê, salienta que nesse ano a semana vai ser um pouco diferente. Em função da pandemia enfrentada por conta do coronavírus, será utilizada uma estratégia diferente dos outros anos para trabalhar a semana. TRESOLDI frisa que, em parceria com o Sebrae, serão disponibilizadas, 20 palestras online aos empreendedores que tem interesse em se qualificar.
Palestras abordam quatro temas. Segundo NELSON, os assuntos tratados será: Quero ser MEI; Quero expandir e deixar de ser MEI; Ferramentas digitais para o MEI e Sou MEI e preciso me reinventar. Ele frisa que essas palestras são gratuitas e tem como objetivo qualificar os micro e pequenos empreendedores, incentivando seu crescimento e desenvolvimento. O Coordenador orienta que as pessoas busquem as palestras, e os horários estão disponíveis no site do Sebrae.
Número de MEI’s em Campo Erê é considerado elevado. Considerando a população, TRESOLDI afirma que os cerca de 600 microempreendedores do município representam um número muito expressivo. Comemora que diariamente novas pessoas tem procurado fazer seu registro. Informa ainda que esse cadastro também pode ser feito pela internet, através do Portal do Empreendedor.
Quarentena prejudica produtores de leite da região. ADENILSON SUTIL, veterinário de Saltinho, especialista na atividade, observa que tanto agricultura familiar quanto o grande produtor são afetados pelos custos de produção. Quem precisa comprar derivados de soja e milho, que estão com valores em alta, fica numa situação difícil. A vaca de leite precisa desses dois ingredientes na fabricação de ração. O problema da quarentena é que automaticamente caiu a circulação de pessoas e por consequência baixou o consumo dos derivados do leite.
Produtor de leite precisa fazer planejamentos a pequeno, médio e longo prazos. Aquele que providenciou forrageira tem custo menor de produção. SUTIL orienta descartar animais improdutivos, porque comprometem a lucratividade. Leite sempre teve altos e baixos e por isso é preciso planejar e nunca desistir, acrescenta o veterinário. Ele salienta que leite produzido na nossa região tem qualidade, e pode melhorar ainda mais. Tem que se ter todo cuidado com a qualidade, que pode ficar comprometida no resfriamento, no transporte e mesmo na transformação em derivados.
Inverno facilita produção de leite. ADENILSON SUTIL analisa como de alta qualidade as pastagens da nossa região e as baixas temperaturas contribuem na produtividade. O veterinário acredita que nos próximos dias o preço pago ao produtor vai melhorar. Conforme ele, é difícil estimar a produtividade da nossa região, mas Santa Catarina, o quarto estado maior produtor de leite, tem 80 mil produtores, que produzem 7 milhões e meio de litros todo dia.
Jovem é agredida com martelo durante discussão com ex-companheiro. A guarnição da PM de Dionísio Cerqueira compareceu numa residência onde ocorreu um caso de violência doméstica. O caso foi por volta das 17 horas de ontem. Segundo a vítima, de 18 anos, ela e seu companheiro estão em processo de divórcio e, por essa razão, ela pretendia retirar alguns pertences da casa, porém ele não concordou. O casal acabou iniciando uma discussão, momento em que o homem pegou um martelo, quebrou objetos da vítima e lhe desferiu um golpe na região das costas, fugindo em seguida. Como o autor do dano e das agressões não foi mais localizado foi lavrado um boletim de ocorrência. A jovem foi orientada a buscar a Polícia Civil.
Homem é atropelado na PR-280. Um atropelamento deixou um homem de 56 anos ferido na PR-280, próximo a Renascença. O acidente ocorreu ontem, quando ele foi atravessar a rodovia. No momento a pista funcionava no sistema siga e pare, com apenas um dos lados do trânsito fluindo. Segundo informações, a vítima olhou para somente um lado na hora de atravessar, momento em que foi atropelado por um carro saindo de uma via secundária. Ele foi socorrido e encaminhado a UPA em Francisco Beltrão.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.