ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 20 03 2025

-COPOM CONFIRMA ELEVAÇÃO DA TAXA BÁSICA DE JUROS PARA 14,25 POR CENTO

-DEPUTADOS FEDERAIS DE SANTA CATARINA GASTARAM 51 MILHÕES DE REAIS EM 2024

-NOVO COORDENADOR DO FÓRUM PARLAMENTAR DE SC APONTA PRIORIEDADES PARA 2025

-VEREADORES DA REGIÃO INTEGRAM CHAPA VENCEDORA DA ELEIÇÃO DA UVESC

-SÃO MIGUEL CHEGA A 115 CASOS DE DENGUE E ENTRA EM EPIDEMIA DA DOENÇA

-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRES PESSOAS SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS

-COLISÕES ENTRE CAMINHÕES E MOTOS DEIXAM DOIS FERIDOS NA BR 282

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 12 centavos. O peso está cotado em 0,0054 centavos.

As Forças Armadas de Israel promoveram um novo ataque a alvos do grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza. Bombardeios foram registrados na manhã desta quinta-feira pelo horário local - madrugada no horário de Brasília. Autoridades do Ministério da Saúde local - comandado pelo Hamas - dizem que ao menos 70 pessoas foram mortas. Segundo a agência de notícias Reuters, outras dezenas de pessoas ficaram feridas. Este é mais um ataque realizado após a quebra da trégua na segunda-feira, quando 413 pessoas morreram, segundo o Hamas.

Pelo oitavo ano consecutivo, a Finlândia foi a primeira colocada no ranking da felicidade da ONU de 2025, divulgado na quarta-feira. Já o Brasil saltou oito posições e ocupa agora a trigésima sexta posição. O documento, pela Organização das Nações Unidas em parceria com o instituto de pesquisa Gallup e a universidade de Oxford, no Reino Unido, leva em conta seis fatores-chave principais para fazer a lista: PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, sentimento de liberdade, de generosidade e percepção de corrupção. Além da Finlândia, Dinamarca, Islândia, Suécia e Holanda ocupam as primeiras posições.

Em boletim médico divulgado nesta quarta-feira, o Vaticano confirmou que as condições clínicas do papa FRANCISCO estão melhorando. Segundo o Vaticano, o pontífice não está mais precisando de ventilação mecânica para respirar e a necessidade de oxigenoterapia de alto fluxo foi reduzida. De acordo com o comunicado, o progresso na fisioterapia motora e respiratória continua. FRANCISCO, de 88 anos, está internado no hospital Gemelli de Roma desde 14 de fevereiro com uma infecção respiratória grave.

O Congresso Nacional deve votar, nesta quinta-feira, o Orçamento de 2025, peça fundamental para a definição dos gastos públicos ao longo do ano. A proposta deveria ter sido aprovada ainda em 2024, mas foi travada por divergências entre o governo e os parlamentares. Desde janeiro, o Executivo opera com restrições orçamentárias, podendo gastar apenas um doze avos do previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias por mês. Esse limite impõe desafios à gestão pública, afetando desde programas sociais até investimentos em infraestrutura. Se o texto não for votado nesta semana, o impasse pode se estender até abril porque os presidentes da Câmara, HUGO MOTTA, e do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, devem acompanhar o presidente LULA em uma viagem oficial ao Japão na próxima semana.

Caso seja aprovada pelo Congresso Nacional ainda este ano, a isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física para quem ganha até cinco mil reais por mês deve aumentar o Produto Interno Bruto de 2026 em zero virgula três pontos percentuais, segundo estimativas do Sindicato dos Auditores Fiscais, o Sindifisco Nacional. O dinheiro, em vez de ser pago ao fisco, deve ser injetado no consumo. O projeto foi encaminhado nesta semana para o Congresso Nacional. O presidente do Sindifisco Nacional, DÃO REAL, explicou que o Projeto de Lei apresentado pelo governo impacta o PIB de duas formas: uma pequena redução no investimento e um possível crescimento no consumo.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, elevar a taxa básica de juros da economia de 13 vírgula 25 para 14 vírgula 25 por cento. A decisão foi unânime. Esse é o maior patamar desde a crise do governo Dilma, em 2015 e 2016. Em nota, após a reunião do Copom, o Banco Central indicou que poderá aumentar novamente a Selic na próxima reunião, marcada para 6 e 7 de maio. Segundo o BC, “diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, o Comitê um ajuste de menor magnitude na próxima reunião".

Santa Catarina tem o segundo maior valor médio de transações PIX, com 248 reais e 96 centavos, ficando atrás apenas do Mato Grosso. O Estado está acima da média nacional, que é de 190 reais e 57 centavos. Ainda assim, um dado chama atenção: os catarinenses são os que menos fazem PIX, comparado aos habitantes de outras regiões brasileiras. São cerca de 25 operações por mês por usuário. Em relação ao número de transferências, Santa Catarina fica abaixo do panorama nacional, que tem uma média de 32 referências por usuário. Os dados são de 2024 e fazem parte de uma pesquisa inédita da Fundação Getúlio Vargas. Ele também informou que, dos sete milhões e 600 mil residentes em Santa Catarina, 60 por cento fizeram ao menos uma transação em 2024.

Em decisão anunciada nesta quarta-feira, o governador JORGINHO MELLO nomeou a promotora VANESSA CAVALLAZZI como nova Procuradora Geral de Justiça de Santa Catarina, o cargo de comando do Ministério Público do Estado. Ela foi a segunda colocada na disputa interna da categoria com 261 votos contra 292 do atual ocupante do cargo e que tentava a recondução, o procurador FÁBIO TRAJANO. É a primeira vez que uma mulher vai chefiar o órgão. Além disso, é a primeira vez desde 1997 que um governador não escolhe o mais votado internamente para ocupar o cargo. A posse da nova chefe do MP deve ocorrer no começo de abril. VANESSA disse que aproximar o MP do cidadão catarinense é uma necessidade que irá pautar o trabalho pelos próximos anos.

Os deputados federais de Santa Catarina gastaram um total de 51 milhões e cem mil reais no ano de 2024. O valor engloba os custos com a cota parlamentar que inclui despesas como passagem aérea, combustível e divulgação, equipe de gabinete, remuneração mensal do parlamentar, auxílio-moradia e viagens oficiais. O número é 26 por cento maior do que os gastos da bancada catarinense em 2023, que somaram 40 milhões e 500 mil. A maioria das despesas se concentra nas remunerações de equipe dos deputados, com 73 por cento de todo o valor. No acumulado global, o mandato que mais gastou foi o de RICARDO GUIDI do PL e DARCI DE MATOS do PSD que, como suplente, ficou a maior parte do tempo no cargo. A dupla totalizou quatro milhões e 900 mil em despesas em todo o período. GILSON MARQUES do Novo foi o que teve a menor despesa com um milhão 877 mil reais.

Os Prefeitos e representantes de cinco cidades da região estão cobrando mais investimentos da Celesc para melhorar a qualidade da energia elétrica. Nesta semana foi realizada uma reunião em Tunápolis, promovida pela Câmara de Vereadores, para discutir esse assunto. A reunião contou com as presenças do Prefeitos de Itapiranga, presidente da Ameosc, ALEXANDRE RIBAS, de Tunápolis, MARINO FREY, de Iporã do Oeste, MICHEL BARTH e de São João do Oeste, SÉRGIO THEISEN, além de representante do governo de Santa Helena. Os cinco municípios receberam apoio da Ameosc para levar a reivindicação a Celesc. De acordo com SERGIO THEISEN, a instalação de uma subestação de energia no município de Tunápolis vai ampliar a distribuição de energia nos municípios vizinhos e solucionar o problema das quedas no fornecimento.

A prefeitura de Barra Bonita entregou nesta terça-feira, tratores cortadores de grama para grupos de agricultores do município. A iniciativa busca facilitar a manutenção das propriedades rurais e espaços comunitários, beneficiando diretamente os produtores locais. O prefeito AGNALDO DERESZ destacou a importância da parceria entre os poderes para garantir recursos que impulsionam a agricultura local e melhoram a qualidade de vida da população. Os agricultores receberam orientações técnicas sobre o uso e a manutenção dos equipamentos, garantindo maior durabilidade e eficiência. Após a cerimônia, as autoridades visitaram outras obras na cidade, como o calçamento de ruas e a cobertura da área de brinquedos da creche, ambas também viabilizadas com recursos do deputado NEODI SARETTA.

Vereadores da região extremo-oeste estão participando, nesta semana, do Encontro Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais de Santa Catarina. O evento começou nesta quarta e termina hoje à tarde. O encontro da UVESC tem como objetivo proporcionar uma capacitação para vereadores, servidores e assessores das câmaras municipais, reunindo representantes de todas as regiões do estado. Durante o estão sendo abordados temas de extrema relevância para o dia a dia legislativo, com palestras, painéis e oficinas sobre gestão pública, legislação municipal e ferramentas para o desenvolvimento local.

Nove dos 13 vereadores de São Miguel do Oeste estão participando, em Florianópolis, do Encontro Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais de Santa Catarina. Foram para o evento os vereadores ANDRÉIA REBELATO, DAIANE DE MARCH, SILVIA KUHN, RAVIER CENTENARO, RODRIGO BORGHETTI, BUFO, SISSE ABDALLA VELOZO, SANDRO ZANCANARO e VIVI DE CARLI. Em razão da participação dos vereadores no encontro da Uvesc, a câmara não realizou sessões nesta semana.

O Encontro Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais de Santa Catarina reúne mais de 500 vereadores de todo o estado. Ontem, o primeiro dia foi marcado pelo primeiro painel que abordou os desafios nas rodovias catarinenses, com destaque para a mobilidade na BR-101 e as dificuldades do escoamento da produção. O debate contou com a participação do Secretário de Estado da Infraestrutura, JERRY COMPER. Na parte da tarde, o evento teve um painel sobre “Vereança Eficiente: Deveres e Caminhos para um Mandato de Sucesso”. O evento contou com uma palestra da especialista em comunicação política, GISELE METTER, que abordou a estratégia parlamentar e a importância da comunicação eficaz para os vereadores.

Dois vereadores da região integram a chapa que venceu a eleição da Federação das Câmaras de Vereadores do Estado de Santa Catarina. Na disputa realizada nesta quarta-feira, a vereadora MARCILEI VIGNATTI foi reeleita para presidir a entidade, superando a chapa de oposição. A nova diretoria da Uvesc conta com o presidente da câmara de vereadores RAVIER CENTENARO como Conselheiro de Desenvolvimento Institucional. Já a presidente da Câmara de vereadores de Belmonte, HÉRICA DALMONTE, foi eleita como Conselheira de Assuntos Parlamentares. O mandato será de dois anos.

O deputado federal PEDRO UCZAI assumiu a coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense nesta semana. O grupo reúne os três senadores e os 16 deputados federais de Santa Catarina e é onde são discutidas as prioridades da bancada de Santa Catarina no Congresso. A coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense é definida em forma de rodízio pelos partidos. No primeiro ano da legislatura, a coordenação foi da deputada CAROLINE DE TONI, do PL, e desde o ano passado a coordenação do Fórum estava com o deputado COBALCHINI do MDB. Neste ano, o comando do Fórum caberá ao PT e em 2026, a indicação para o comando do Fórum deve ser do PSD.

O deputado federal PEDRO UCZAI, novo coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que o desafio é deixar de lado as diferenças políticas entre os parlamentares. Para UCZAI, o fórum deve ser constituído pelas ações que unem os deputados e senadores e não por aquilo que os separam. O deputado citou que o fórum não pode politizar as pautas, mas sim priorizar as demandas de Santa Catarina. Ele destacou que o grupo de deputados e senadores devem pautar o trabalho para atender as demandas e necessidades da população de Santa Catarina.

O coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense pretende realizar encontros regionais com a presença dos deputados e senadores para ouvir os pedidos da população. PEDRO UCZAI disse, no Peperi Entrevista de ontem, que pretende apresentar, na próxima reunião do colegiado, um cronograma de trabalho com reuniões regionais, trazendo o fórum para conversar diretamente com a população e com as lideranças locais.

As duas prioridades do Fórum Parlamentar Catarinense para este ano devem ser a conclusão do processo de federalização da SC 163, trecho São Miguel do Oeste a Itapiranga e a garantia de recursos para o inicio das obras da ponte sobre o rio Uruguai no orçamento de 2026. A afirmação é do coordenador do fórum, deputado PEDRO UCZAI. De acordo com ele, o governo do estado precisa concluir os estudos e projetos dos contornos viários de Descanso e Iporã do Oeste para que a União assuma a rodovia. Sobre a ponte, UCZAI explicou que o Ibama solicitou estudos e licenças para a liberação do projeto, o que acabou atrasando a intenção do governo de começar a obra neste ano. O deputado disse que o fórum deve concentrar o trabalho nessas duas pautas neste ano.

Uma força tarefa entre a Secretaria de Saúde de Guaraciaba em conjunto com a Secretaria de Obras, intensificou os trabalhos relacionados à Dengue no Município. Os trabalhos envolvem a conscientização da população e também ações de limpeza do perímetro urbano com recolha de entulhos e materiais que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti. Nesta semana, foram mais de 120 pneus recolhidos pela equipe em diversos pontos. Conforme explica a Assessora de Saúde MAIANE GASPERIN, essa é uma ação relacionada também ao Programa Penso logo Destino, que a Municipalidade aderiu. Ela disse que pneus podem armazenar milhões de larvas, tornando-se grandes focos de proliferação do mosquito, e por isso não podem ficar expostos ao ar livre.

São Miguel do Oeste está em epidemia de dengue. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira pela secretaria municipal de saúde. Os números atualizados apontam que a cidade já registrou, neste ano, 135 casos da doença. Com essa quantidade, o município tem 304 casos por grupo de cem mil moradores, índice que a Organização Mundial da Saúde considera como epidemia. Nesta quarta-feira, a secretaria de saúde realizou a aplicação de fumacê para eliminar o mosquito aedes aegypti nos bairros São Luiz e Sagrado Coração a fim de reduzir o risco de transmissão da doença.

A situação de epidemia ocorre quando há uma disseminação ampla e sustentada da doença em diferentes regiões do município, exigindo a adoção de protocolos mais rígidos dentro do Plano de Contingência. Com isso, São Miguel do Oeste entra em nível de alerta, o que implica reforço na fiscalização de focos do mosquito, ampliação das equipes de atendimento e intensificação das ações de conscientização da população. De acordo com o enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica Municipal, MARCOS BORTOLANZA, a colaboração entre os profissionais da saúde e a comunidade é essencial para conter o avanço da doença. Ele reforçou que a participação de todos é fundamental para a eliminação dos criadouros do mosquito.

Para intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, cerca de 100 agentes de saúde, comunitários e de combate às endemias participaram de um encontro na manhã desta quinta-feira. Durante o encontro foram discutidas medidas mais rigorosas de prevenção e atendimento à população. Uma das ações previstas para amanhã é uma nova aplicação do fumacê nesta sexta-feira no bairro São Jorge, a partir das cinco e 40 da tarde. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde informa que a realização de exames para diagnóstico da dengue ocorre de segunda a sexta-feira, das oito as 11 da manhã, na unidade de saúde central. A orientação é que os pacientes procurem atendimento médico ao apresentarem sintomas como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, fraqueza e manchas vermelhas na pele.

Um incêndio de grandes proporções danificou quatro hectares de mata nativa na tarde desta quarta-feira, na comunidade de Santo Antônio, no interior de Itapiranga. Os bombeiros iniciaram o trabalho de combate as chamas por volta da uma horas da tarde e concluíram a açao por volta das seis horas. Foi necessário o reforço de uma guarnição dos bombeiros de Iporã do Oeste, com caminhão tanque. Ao total a ocorrência mobilizou dois caminhões de combate a incêndio e sete bombeiros. A equipe também contou com auxílio de um produtor rural com trator e tanque para reabastecimento de água nos caminhões dos bombeiros. Foram usados 50 mil litros de água para combater o incêndio florestal. As causas não foram confirmadas.

A Polícia Militar de Maravilha realizou a prisão de dois homens e uma mulher por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas nesta quarta-feira. O fato aconteceu por volta das duas horas da tarde no entroncamento da BR 158 com a BR 282. A polícia militar estava realizando patrulhamento no local quando avistou o veículo Gol ocupado por três pessoas. Ao avistar a viatura policial, o caroneiro jogou fora um objeto pela janela do carro. Em busca veicular foram encontrados 20 gramas de cocaína. Os suspeitos de 28, 29 e 25 anos foram conduzidos para a delegacia de polícia.

Uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão deixou uma pessoa ferida no final da manhã de ontem na BR 282. O acidente aconteceu por volta das 11 e 50 na Linha Aparecida, em São Miguel do Oeste. A colisão envolveu um caminhão que acesso a rodovia e uma motocicleta que seguia em direção a Maravilha. O condutor da moto foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional. Ele apresentava ferimentos mais graves na região na cabeça.

Um motociclista ficou ferido em um acidente de trânsito nesta quarta-feira, 19, na BR 282. O acidente aconteceu por volta das duas e 50 da tarde na Linha Castelo Branco, interior de Paraíso. Um caminhão de transporte de leite estava acessando a rodovia quando a moto seguia pela BR em direção a Paraíso. O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o condutor da moto, que apresentava diversos ferimentos. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional. O motorista do caminhão não se feriu. O trânsito ficou parcialmente interditado após o acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.