-DEFESA DE BOLSONARO NEGA QUE TENHA HAVIDO FRAUDE EM CARTÃO DE VACINAÇÃO
-ATIVIDADES TURÍSTICAS FECHAM 2023 COM CRESCIMENTO DE 6,9% EM SC
-VEREADORES PROVAM CRIAÇÃO DO MÊS DO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
-SESI SENAI LANÇA PROJETO PARA QUALIFICAR MAO DE OBRA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
-COM 86 CASOS DE DENGUE, MUNICÍPIO CONVOCA SALA DE SITUAÇÃO PARA REUNIÃO EMERGENCIAL
-SUSPEITO DE HOMÍCIDIO EM BRUSQUE É PRESO NO EXTREMO-OESTE
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO EM ROMELÂNDIA
Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta terça-feira que, por enquanto, vai permitir que o estado do Texas prenda pessoas suspeitas de terem atravessado a fronteira entre o México e os Estados Unidos de forma ilegal. A lei do Texas tornou crime a entrada ilegal no estado, com uma pena de 180 dias a 20 anos de prisão. Pela lei, juízes do estado podem ordenar que os imigrantes voltem ao México. Se eles se recusarem a voltar, podem ficar presos por até 20 anos. O governo do México criticou a decisão da Suprema Corte e disse que não vai aceitar imigrantes de volta.
A Procuradoria do Peru informou nesta segunda-feira que abriu uma investigação contra a presidente DINA BOLUARTE por suposto enriquecimento ilícito e omissão na declaração de bens, “devido ao uso de relógios da marca Rolex”. Na quinta-feira passada, o meio de comunicação local La Encerrona publicou fotos que supostamente mostram a presidente usando relógios luxuosos. Questionada sobre o assunto, BOLUARTE disse que o que tinha era fruto do seu trabalho e que entrou na Presidência “de mãos limpas” e sairia da mesma forma.
A Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo pela sétima vez consecutiva, segundo um relatório patrocinado pela ONU divulgado nesta quarta-feira. Já o Brasil ficou com a quadragésima quarta colocação. Na comparação com o ranking divulgado no ano passado, o Brasil subiu cinco posições. O documento leva em conta seis fatores-chave: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. Os países nórdicos ocupam os primeiros lugares, com Dinamarca, Islândia e Suécia aparecendo logo após a Finlândia.
Deputados e senadores de oposição divulgaram uma nota nesta terça-feira em que criticam o inquérito das fake news, aberto há 5 anos pelo Supremo Tribunal Federal. O inquérito investiga uma rede de desinformação e de ataque a autoridades e instituições que, segundo o STF e a Polícia Federal, espalha de forma organizada e metódica discurso de ódio e mentiras na internet. Os parlamentares alegam que o inquérito corre há cinco anos, período considerado incomum. Além disso, seria um inquérito que quebra a normalidade democrática e tem prejudicado prerrogativas do parlamento. Ainda segundo a nota, o inquérito se transformou num mecanismo de censura que vai no encalço de quem critica as decisões do STF.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base de um projeto de lei que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética, que tem entre os objetivos fomentar o financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável e incentivar o uso eficiente da energia de baixo carbono. Os deputados vão analisar nesta quarta os chamados destaques, sugestões de alteração no texto. Finalizada esta etapa, a proposta vai ao Senado. O chamado Fundo Verde, de natureza privada e administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social será criado para financiar as propostas. Também na esteira da agenda verde, na última semana, os deputados aprovaram o projeto "Combustível do Futuro", que estabelece a mistura de até 25 por cento de biodiesel no diesel fóssil.
A defesa do ex-presidente JAIR BOLSONARO negou que ele tenha determinado ou tenha conhecimento sobre fraude em cartões de vacinação dele e de sua filha. A nota da defesa, assinada por FÁBIO WAJNGARTEN, DANIEL BETTAMIO TESSER e PAULO AMADOR DA CUNHA BUENO afirma que o “o ex-presidente jamais determinou ou soube que qualquer de seus assessores tivessem confeccionado certificados vacinais com conteúdo ideologicamente falso”. BOLSONARO foi indiciado nesta terça-feira pela Polícia Federal junto com o tenente-coronel, MAURO CID, ex- ajudante de ordens, por supostamente falsificar seus cartões de vacina contra Covid-19. Além dos dois, mais 15 pessoas foram indiciadas.
Santa Catarina teve um aumento de seis vírgula nove por cento no volume de atividades turísticas em 2023, além de um aumento de receita de 19 virgula oito e um saldo de empregos no setor de turismo de quatro mil 834 vagas. Foram abertos 13 mil 599 novos CNPJs, e destes, 95 por cento são de microempresas. Os números fazem parte da Pesquisa de Verão 20232024 e foram divulgados Fecomércio, nesta terça-feira. De acordo com o levantamento, Santa Catarina se tornou o quinto maior portão de entrada de estrangeiros do país, somando as entradas via aérea, marítima, fluvial e terrestre. Já em termos de perfil dos turistas, a pesquisa observou uma manutenção da idade média dos visitantes, que ficou estimada em 41 anos, com um crescimento maior nas faixas entre 31 a 60 anos de idade.
A indústria de proteína animal bateu novos recordes em Santa Catarina. O Estado ampliou para 29 e meio por cento a produção de carne suína no cenário nacional. Os dados são da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do IBGE e levam em conta os abates de animais no acumulado do ano passado. No Estado, foram abatidas mais de 16 milhões e 900 mil cabeças, um aumento de três virgula nove por cento no comparativo com o ano anterior. Nas exportações de carne suína, o Estado também ampliou a liderança do ranking, com aumento de oito e meio por cento no volume exportado no acumulado do ano passado. Em 2023, Santa Catarina foi responsável por 55 virgula cinco por cento das vendas brasileiras do produto ao exterior, o equivalente a 603 mil toneladas.
O Projeto de Lei Complementar que reajusta o salário mínimo regional em Santa Catarina foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa do estado nesta terça-feira. A proposta, enviada pelo governo catarinense na semana passada, aumenta em seis por cento o piso salarial pago aos trabalhadores. O reajuste será retroativo a primeiro de janeiro deste ano e será aplicado às quatro faixas salariais existentes. Na primeira faixa, o mínimo vai passar para mil 612 reais; os trabalhadores da segunda faixa terão aumento para mil 670; já para quem faz parte da terceira faixa, vai receber mil 769; e a quarta e última faixa terá um aumento para mil 844. Os valores foram definidos por acordo entre empresários e trabalhadores. O salário mínimo regional beneficia mais de 30 categorias profissionais. A proposta ainda deverá ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.
O informativo da Câmara de Vereadores de Bandeirante do último final de semana contou com a presença do vereador MARCIANO PERASSOLI. Entre os diversos assuntos abordados no programa, o primeiro deles foi sobre a participação na última semana no evento da União dos Vereadores do estado de Santa Catarina, realizado em Florianópolis. Conforme ele, o momento foi de extrema importância haja visto as várias palestras realizadas, inclusive com ex-governadores catarinenses e também sobre temas fundamentais, como por exemplo, cidades, agricultura, turismo e fortalecimento em geral. Segundo MARCIANO, a busca de conhecimentos por parte dos vereadores é extremamente importante para que ações semelhantes sejam aplicadas nos pequenos municípios. De acordo com ele, os demais vereadores de Bandeirante também estiveram presentes na capital do estado e como de praxe, além das palestras, também foram em busca de recursos para aplicação no município.
Durante o informativo da Câmara de Vereadores de Bandeirante, o vereador MARCIANO PERASSOLI comentou ainda sobre um projeto de lei que visa a venda de máquinas e veículos e reforçou o posicionamento contrário a venda de um trator de grande porte. Ele disse que o maquinário possui menos de quatro mil horas de uso e necessitaria apenas de reparos e não a venda propriamente dita. Ele pontuou que fez uma emenda para retirar o veículo do projeto inicial, porém, a mesma foi rejeitada e o projeto foi aprovado pela maioria. MARCIANO declarou que a venda é um erro e quem mais perde com a aprovação são os agricultores de Bandeirante. O vereador também explicou os motivos que o levaram a trocar o Cidadania pelo PL.
A Ameosc realizou, nesta terça-feira, um treinamento sobre o eSocial destacando a importância da gestão de recursos humanos para as prefeituras da região. O evento contou com a participação das equipes dos setores de recursos humanos e departamento pessoal dos municípios. Durante o encontro, teve destaque a importância fundamental da gestão eficiente de recursos humanos para o cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias estabelecidas pelo governo. O eSocial é um sistema governamental de coleta de informações. A especialista em recursos humanos, ALINE KALLE, reforçou a necessidade de respeitar os prazos estabelecidos pelo governo para o envio dessas informações vitais. Além disso, durante o encontro foram abordadas informações relacionadas ao FGTS, INSS, IRRF, bem como aspectos relacionados à reclamatória trabalhista.
Durante a última reunião do Sindicato da Indústria da Construção Civil, realizada na Regional Oeste e Extremo-Oeste, o gerente executivo do Sesi-Senai para a região, JARDEL CARMINATTI, apresentou o projeto educacional, denominado "Formação no Canteiro de Obras". Esta iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Fiesc e a Câmara Técnica da Construção Civil e visa aprimorar as habilidades e conhecimentos dos trabalhadores da construção civil diretamente nos locais de trabalho. CARMINATTI enfatizou a importância desse projeto para o setor da construção civil, destacando que a iniciativa visa elevar o nível de conhecimento e habilidades dos trabalhadores, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade e segurança nas obras.
A Fiesc, por meio do Senai, vai ofertar cursos profissionais rápidos para capacitar os colaboradores no ambiente de trabalho com foco em aumento de qualidade e produtividade. A qualificação profissional é 100 por cento gratuita para empresa e trabalhador, tendo como contrapartida da empresa apenas as horas dos colaboradores e o material utilizado na aula, como, cimento, tijolos e equipamentos. Ao todo, são quatro cursos, totalizando 24 horas de duração, destinados a serventes e pedreiros, entre eles: Organização e limpeza, Segurança no trabalho, Qualidade no assentamento de alvenaria e Qualidade na aplicação do reboco. A partir do interesse das construtoras, será elaborado o cronograma de atendimento.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, em primeiro turno nesta terça-feira, o Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Sensibilização e Conscientização da Saúde Mental Infanto-Juvenil no município. Conforme o projeto, a data será comemorada anualmente na segunda semana de setembro. A proposta, apresentada pela vereadora MARIA TEREZA CAPRA, foi aprovada por unanimidade. A proposta tem, entre outros objetivos, dar conhecimento à população acerca das informações sobre os transtornos mentais que atingem crianças e adolescentes, orientar a respeito do diagnóstico e das formas adequadas de tratamento e detectar possíveis casos do transtorno no município.
A Semana Municipal de Sensibilização e Conscientização da Saúde Mental Infanto-Juvenil vai mobilizar as entidades e o poder público a promover seminários, palestras, oficinas, mobilização e atividades que venham a conscientizar as famílias e sociedade em geral sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes. A informação é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. O texto do projeto aprovado ontem prevê que as atividades poderão ser realizadas junto com o "Setembro Amarelo" no âmbito do município. A vereadora citou que segundo o relatório Situação Mundial da Infância 2021, estima-se que quase um em cada seis meninas e meninos entre 10 e 19 anos de idade no Brasil viva com algum transtorno mental, parcela mais exposta ao risco de automutilações, depressão e suicídio. De acordo com ela, o projeto visa buscar de maneira mais eficiente métodos para melhor atender a toda a comunidade.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, nesta terça-feira, o Projeto de Lei que institui o Mês do Empreendedorismo e da Inovação no Município de São Miguel do Oeste. Conforme a proposta, de autoria do vereador RAVIER CENTENARO, do PSD, o mês escolhido para o desenvolvimento de ações e atividades voltadas ao tema é setembro. O projeto foi aprovado por unanimidade em primeiro turno durante e ainda passará por segunda votação antes de ser enviado para sanção do prefeito. De acordo com o projeto, o Mês do Empreendedorismo vai evidenciar e reforçar a vocação empreendedora e inovadora do município e reconhecer o papel do empreendedor das empresas que fomentam a economia local, gerando renda, empregos, inclusão social e tributos.
O projeto que cria o Mês do Empreendedorismo e da Inovação também tem como objetivos ressaltar a importância da livre iniciativa de profissionais autônomos, oportunizar à comunidade o acesso a informações sobre empreendedorismo e inovação e articular políticas públicas voltadas para o desenvolvimento das empresas. A afirmação é do vereador RAVIER CENTENARO. Durante o mês de setembro serão realizadas palestras, debates, seminários e outros eventos e atividades, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura do empreendedorismo e da inovação no município. O texto ainda prevê que durante esse mês poderão ser realizadas homenagens a empresas, microempresas, empresas de pequeno porte, empreendedores individuais e microempreendedores individuais que mais se destacaram durante o ano, no que tange à relevância econômica ou social na área do empreendedorismo e da inovação.
O vereador RAVIER CENTENARO explicou que a ideia de criar o Mês do Empreendedorismo e Inovação surgiu da necessidade de despertar o interesse das pessoas sobre a importância do empreendedorismo e inovação, bem como, conscientizar o Poder Público sobre a sua obrigação de desenvolver políticas públicas nesse sentido. Ele comentou que o objetivo é transformar o mês de setembro em um mês inteiro de ações e atividades voltadas ao empreendedorismo e inovação, compartilhando experiências e desenvolvendo novos negócios e soluções.
O secretário de Saúde de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER, convocou os integrantes da Sala de Situação da Dengue no município, para uma reunião emergencial, nesta quinta-feira, no auditório da Secretaria de Educação. A decisão ocorreu após um alerta dos setores de Vigilância Epidemiológica e de Combate a Endemias, em conjunto com a DIVE do Estado. Os órgãos chamaram a atenção da Secretaria de Saúde para um avanço relevante no número de pacientes com diagnóstico positivo para a doença em São Miguel do Oeste registrado nos últimos dias. A reunião extraordinária desta quinta-feira está marcada para as oito e meia da manhã.
Em menos de uma semana, foram confirmados 35 casos de dengue no município, e o total do ano já chega a 86. Em 2023, no ano todo, foram 12 casos. O número de focos do mosquito Aedes aegypti identificados neste ano é de 265. De acordo com o secretário de saúde, ALFREDO SPIER, se continuar neste ritmo, dentro de poucos dias, São Miguel vai atingir uma condição de epidemia de dengue. A intenção, de acordo com SPIER, é mobilizar todas as entidades e instituições integrantes da Sala de Situação, e realizar um grande chamamento para que todos auxiliem em uma ação de conscientização e mobilização, para que os cuidados sejam redobrados, e cada um faça a sua parte na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A delegacia de proteção à criança, adolescente, mulher e idoso registrou, em 2023, 564 ocorrências envolvendo a Lei Maria da Penha. De acordo com os dados compilados no Dossiê Mulher, nesse total de boletins de ocorrência foram descritos 797 fatos criminosos, ou seja, em alguns registros a mulher relatou que o agressor cometeu duas ou mais infrações. Ao todo, foram 460 mulheres vítimas de algum tipo de violência em 2023. Em 2022 foram 372, um aumento de 20 por cento. Os casos mais comuns são de ameaça, com 276 registros, lesão corporal com 146 boletins e injuria com 88 casos.
Quanto ao perfil da vítima de violência, a DPCAMI apurou que 30 por cento das mulheres tem o ensino fundamental incompleto e 27 por cento tem o ensino médio. Mais da metade, 53 por cento, das mulheres vítimas de violência tem idade entre 25 e 44 anos. Além disso, 82 por cento dos casos de violência ocorreram no ambiente doméstico, quase 11 por cento em vias públicas e seis por cento por meio virtual. Outro dado apurado pela DPCAMI é que 38 por cento dos atos de violência contra a mulher ocorrem entre seis da tarde e meia noite. Em 2023, foram instaurados na DPCAMI 207 procedimentos policiais vinculados a Lei Maria da Penha, sendo 121 Inquéritos Policiais, 73 Autos de Prisão em Flagrante, 04 Autos de Apuração de Atos Infracionais e 02 Apreensões de Adolescentes.
Quatro prefeituras da região se manifestaram após uma operação do GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado na região. Durante a manhã de ontem, o Ministério Público cumpriu mandados de busca e apreensão em prefeituras e empresas privadas nos municípios de Descanso, Paraíso, Belmonte, Tunápolis, Iporã do Oeste, Flor do Sertão e Itapema em Santa Catarina, além de Flor da Serra, no Paraná. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que tem por objetivo apurar fraudes em licitações públicas. Segundo a apuração, um grupo de pessoas estaria cometendo crimes em licitações e contratos administrativos, com possível envolvimento de servidores públicos que facilitariam a contratação das empresas que atuavam no ramo de transporte de pacientes e de assessoria às Secretarias Municipais de Saúde. Na parte da tarde, as prefeituras de Tunapolis e Belmonte se manifestaram sobre a operação.
Em nota, a prefeitura de Tunápolis disse que a fim de contribuir com a operação e o trabalho do Gaeco, forneceu de maneira imediata toda a documentação solicitada e se colocou a disposição para eventuais esclarecimentos. O município informou que os documentos requisitados são desde o ano 2018, sendo que todas as informações foram disponibilizadas de forma célere. A nota diz ainda que a prefeitura de Tunápolis, em todos os atos de contratação, preza pela legitimidade, princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade. Já a prefeitura de Belmonte informou que recebeu a equipe do GAECO e deixou toda a estrutura pública à disposição para a investigação e busca dos documentos datados desde 2018. As prefeituras de Iporã do Oeste e Descanso informaram que não foram alvos das buscas do GAECO, visto que em ambos os municípios, a operação teve foco em empresas privadas.
A Polícia Civil de Santa Terezinha do Progresso, prendeu na tarde desta terça-feira, um homem de 39 anos, com mandado de prisão preventiva por homicídio ocorrido em 13 de fevereiro, na cidade de Brusque. A equipe da Polícia Civil identificou o paradeiro do suspeito e realizou diligências que levaram a abordagem de um veículo no interior de Santa Terezinha do Progresso, onde o investigado estava. Ele foi detido e encaminhado ao Presídio de Maravilha, onde permanece à disposição da justiça.
Um veículo com registro de furto foi localizado nesta terça-feira na região. A Polícia Militar de Maravilha foi acionada na tarde de ontem por populares que encontraram uma Kombi abandonada em uma estrada do interior. O veículo estava na via, à cerca de cinco quilômetros da cidade, desde o último sábado. Uma guarnição foi até o local e constatou que o veículo havia sido furtado no sábado de madrugada na cidade de Maravilha. A Kombi foi removida para o pátio e será devolvida ao proprietário. O autor do furto não foi localizado.
A Polícia Militar de Maravilha cumpriu um mandado de prisão no começo da noite desta terça-feira. A guarnição de serviço estava em rondas pela Avenida no centro da cidade por volta das oito horas da noite quando abordou um homem. Durante consulta ao sistema, foi constatado que havia um Mandado de Prisão Ativo contra ele pelo crime de portar, possuir, adquirir, transportar ou fornecer arma de fogo com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado. Diante do fato, o homem foi preso, conduzido e entregue no Presídio de São Jose do Cedro.