ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-03-2024 Quarta-Feira

-DEFESA DE BOLSONARO NEGA QUE TENHA HAVIDO FRAUDE EM CARTÃO DE VACINAÇÃO

-ATIVIDADES TURÍSTICAS FECHAM 2023 COM CRESCIMENTO DE 6,9% EM SC

-ASSISTÊNCIA SOCIAL DE DESCANSO LANÇA CARTÕES DE BENEFÍCIOS PARA PESSOAS EM VULNERABILIDADE

-ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR DE MONDAÍ ELEGE NOVA DIRETORIA

-AUMENTA O NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE NESTE ANO EM DESCANSO

-PEDIDOS DE SEMENTES PARA COBERTURA DE SOLO SEGUEM ATÉ O FINAL DE SEMANA EM MONDAÍ

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA SC-163

-HOMEM É CONDENADO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO QUALIFICADO E FRAUDE PROCESSUAL


O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 46 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.


A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta terça-feira que, por enquanto, vai permitir que o estado do Texas prenda pessoas suspeitas de terem atravessado a fronteira entre o México e os Estados Unidos de forma ilegal. A lei do Texas tornou crime a entrada ilegal no estado, com uma pena de 180 dias a 20 anos de prisão. Pela lei, juízes do estado podem ordenar que os imigrantes voltem ao México. Se eles se recusarem a voltar, podem ficar presos por até 20 anos. O governo do México criticou a decisão da Suprema Corte e disse que não vai aceitar imigrantes de volta.

A Procuradoria do Peru informou nesta segunda-feira que abriu uma investigação contra a presidente DINA BOLUARTE por suposto enriquecimento ilícito e omissão na declaração de bens, “devido ao uso de relógios da marca Rolex”. Na quinta-feira passada, o meio de comunicação local La Encerrona publicou fotos que supostamente mostram a presidente usando relógios luxuosos. Questionada sobre o assunto, BOLUARTE disse que o que tinha era fruto do seu trabalho e que entrou na Presidência “de mãos limpas” e sairia da mesma forma.

A Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo pela sétima vez consecutiva, segundo um relatório patrocinado pela ONU divulgado nesta quarta-feira. Já o Brasil ficou com a quadragésima quarta colocação. Na comparação com o ranking divulgado no ano passado, o Brasil subiu cinco posições. O documento leva em conta seis fatores-chave: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. Os países nórdicos ocupam os primeiros lugares, com Dinamarca, Islândia e Suécia aparecendo logo após a Finlândia.

Deputados e senadores de oposição divulgaram uma nota nesta terça-feira em que criticam o inquérito das fake news, aberto há 5 anos pelo Supremo Tribunal Federal. O inquérito investiga uma rede de desinformação e de ataque a autoridades e instituições que, segundo o STF e a Polícia Federal, espalha de forma organizada e metódica discurso de ódio e mentiras na internet. Os parlamentares alegam que o inquérito corre há cinco anos, período considerado incomum. Além disso, seria um inquérito que quebra a normalidade democrática e tem prejudicado prerrogativas do parlamento. Ainda segundo a nota, o inquérito se transformou num mecanismo de censura que vai no encalço de quem critica as decisões do STF.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base de um projeto de lei que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética, que tem entre os objetivos fomentar o financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável e incentivar o uso eficiente da energia de baixo carbono. Os deputados vão analisar nesta quarta os chamados destaques, sugestões de alteração no texto. Finalizada esta etapa, a proposta vai ao Senado. O chamado Fundo Verde, de natureza privada e administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social será criado para financiar as propostas. Também na esteira da agenda verde, na última semana, os deputados aprovaram o projeto "Combustível do Futuro", que estabelece a mistura de até 25 por cento de biodiesel no diesel fóssil.

A defesa do ex-presidente JAIR BOLSONARO negou que ele tenha determinado ou tenha conhecimento sobre fraude em cartões de vacinação dele e de sua filha. A nota da defesa, assinada por FÁBIO WAJNGARTEN, DANIEL BETTAMIO TESSER e PAULO AMADOR DA CUNHA BUENO afirma que o “o ex-presidente jamais determinou ou soube que qualquer de seus assessores tivessem confeccionado certificados vacinais com conteúdo ideologicamente falso”. BOLSONARO foi indiciado nesta terça-feira pela Polícia Federal junto com o tenente-coronel, MAURO CID, ex- ajudante de ordens, por supostamente falsificar seus cartões de vacina contra Covid-19. Além dos dois, mais 15 pessoas foram indiciadas.

Santa Catarina teve um aumento de seis vírgula nove por cento no volume de atividades turísticas em 2023, além de um aumento de receita de 19 virgula oito e um saldo de empregos no setor de turismo de quatro mil 834 vagas. Foram abertos 13 mil 599 novos CNPJs, e destes, 95 por cento são de microempresas. Os números fazem parte da Pesquisa de Verão 20232024 e foram divulgados Fecomércio, nesta terça-feira. De acordo com o levantamento, Santa Catarina se tornou o quinto maior portão de entrada de estrangeiros do país, somando as entradas via aérea, marítima, fluvial e terrestre. Já em termos de perfil dos turistas, a pesquisa observou uma manutenção da idade média dos visitantes, que ficou estimada em 41 anos, com um crescimento maior nas faixas entre 31 a 60 anos de idade.

A indústria de proteína animal bateu novos recordes em Santa Catarina. O Estado ampliou para 29 e meio por cento a produção de carne suína no cenário nacional. Os dados são da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do IBGE e levam em conta os abates de animais no acumulado do ano passado. No Estado, foram abatidas mais de 16 milhões e 900 mil cabeças, um aumento de três virgula nove por cento no comparativo com o ano anterior. Nas exportações de carne suína, o Estado também ampliou a liderança do ranking, com aumento de oito e meio por cento no volume exportado no acumulado do ano passado. Em 2023, Santa Catarina foi responsável por 55 virgula cinco por cento das vendas brasileiras do produto ao exterior, o equivalente a 603 mil toneladas.

O Projeto de Lei Complementar que reajusta o salário mínimo regional em Santa Catarina foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa do estado nesta terça-feira. A proposta, enviada pelo governo catarinense na semana passada, aumenta em seis por cento o piso salarial pago aos trabalhadores. O reajuste será retroativo a primeiro de janeiro deste ano e será aplicado às quatro faixas salariais existentes. Na primeira faixa, o mínimo vai passar para mil 612 reais; os trabalhadores da segunda faixa terão aumento para mil 670; já para quem faz parte da terceira faixa, vai receber mil 769; e a quarta e última faixa terá um aumento para mil 844. Os valores foram definidos por acordo entre empresários e trabalhadores. O salário mínimo regional beneficia mais de 30 categorias profissionais. A proposta ainda deverá ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Fiesc apresenta projeto para formação de mão de obra na construção civil. Durante a última reunião do Sindicato da Indústria da Construção Civil, realizada na Regional Oeste e Extremo-Oeste, o gerente executivo do Sesi, Senai e IEL para a região, JARDEL CARMINATTI, apresentou o projeto educacional, denominado "Formação no Canteiro de Obras". Esta iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Fiesc e a Câmara Técnica da Construção Civil e visa aprimorar as habilidades e conhecimentos dos trabalhadores da construção civil diretamente nos locais de trabalho. CARMINATTI enfatizou a importância desse projeto para o setor da construção civil, destacando que a iniciativa visa elevar o nível de conhecimento e habilidades dos trabalhadores, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade e segurança nas obras.

A Fiesc, por meio do Senai, vai ofertar cursos profissionais rápidos para capacitar os colaboradores no ambiente de trabalho (canteiro de obras), com foco em aumento de qualidade e produtividade, pois com mão de obra qualificada, o setor da Construção Civil é muito mais produtivo e competitivo. Esta qualificação profissional é 100% gratuita para empresa e trabalhador, tendo como contrapartida da empresa apenas as horas dos colaboradores e o material utilizado na aula (cimento, tijolos e equipamentos). Ao todo, são quatro cursos, totalizando 24 horas de duração, destinados a serventes e pedreiros, entre eles Organização e limpeza, Segurança no trabalho, Qualidade no assentamento de alvenaria e Qualidade na aplicação do reboco. As construtoras interessas em aderirem à "Formação no Canteiro de Obras" podem entrar em contato com o Sinduscon pelo (49) 3622-3428. A partir do interesse das construtoras, será elaborado o cronograma de atendimento.

Tunápolis enfrenta dificuldades para completar equipe de professores. O problema foi divulgado pela Secretária da Educação, TATIANE THOMAS. De acordo com ela, o principal problema neste ano letivo sem sido a dificuldade em fechar o quadro de profissionais. Ela ressalta que em conversas com demais colegas secretários da educação da região Extremo Oeste, constata a mesma dificuldade nos municípios vizinhos. TATIANE destaca ainda que são aproximadamente 70 profissionais da educação de Tunápolis, entre professores efetivos e ACTs. Conforme a Secretária, neste ano já foram feitas várias chamas públicas para preencher novas vagas, especialmente para auxiliar de ensino, professor de arte e informática.

Nesta semana o município de Tunápolis vai lançar um Edital Simplificado com objetivo de ter várias inscrições para suprir as vagas que surgem ao longo do ano. Conforme TATIANE THOMAS, a falta de professores afeta alguns planejamentos devido as constantes trocas que ocorrem. De acordo com TATIANE THOMAS, o município possui mais de 500 alunos em quatro escolas, incluindo deste crianças da creche, pré-escola e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A Secretária da educação de Tunápolis menciona ainda a presença de 240 alunos nas diversas oficinais de cultura, com aulas de técnica vocal, violão, gaita, teclado, invernada artística e danças folclóricas alemãs.

A Associação Hospitalar de Mondai realizou na noite desta segunda-feira, uma assembleia geral ordinária com os associados da entidade. O evento foi realizado no Auditório da Casa da Cultura, e teve como pauta a prestação de contas, eleição do conselho fiscal para o mandato no período de 21 de março de 2023 a 20 de março de 2026, e eleição da nova diretoria. ÉLCIO SCHMEIER, que já estava à frente do cargo, na diretoria transitória, foi eleito como novo presidente da Associação Hospitalar de Mondaí, e ficará à frente dos trabalhos pelo período de dois anos, a partir de 01 de abril de 2024. Conforme SCHMEIER, apenas uma chapa se inscreveu para concorrer às eleições. O novo presidente do Hospital de Mondaí enaltece satisfação em poder assumir o cargo, e frisa o compromisso de manter uma gestão participativa, envolvendo a comunidade mondaiense.

ÉLCIO SCHMEIER frisou em entrevista à Rádio Oeste, que nos próximos dias, a nova diretoria vai se reunir para discutir os trabalhos à serem desenvolvidos, e a parceria firmada com o Instituto Santé, que administra a Instituição Hospitalar de Mondaí. Conforme o novo presidente do Hospital de Mondaí, ÉLCIO SCHMEIER, é nítida a evolução da Associação em relação aos anos anteriores, mas a ideia é seguir evoluindo e melhorar cada vez mais na implantação de protocolos que atendam às necessidades e políticas da saúde. O objetivo, conforme SCHMEIER, é renovar o contrato firmado com o Instituto Santé pelos próximos dois anos, visto os bons resultados alcançados em relação ao número de atendimentos, inclusão de novas especialidades, assessoria e treinamento de profissionais, e o retorno financeiro à Associação Hospitalar de Mondaí.

A 6ª edição do Pedala Tunápolis realizada nos dias 16 e 17 de março contou com a participação de 270 cicloturistas. Os participantes vieram de mais de 30 cidades brasileiras, argentinas e do Paraguai. Um grupo veio de Resistência, Província de Chaco, viajando 750 km para chegar ao evento. Por causa da estrutura montada e toda programação festiva, pelo 2º ano consecutivo, o evento foi de cunho turístico e de festa. Com esse propósito, novos grupos de ciclismo aderiram ao Pedala Tunápolis. A programação iniciou no sábado à tarde com passeio na Rota das Cachoeiras. Mais de 100 pessoas aderiram ao passeio. À noite, um jantar foi servido para 160 pessoas no Eventos Park e teve show musical argentino e brasileiro. A exposição de 12 bikes antigas da família de LARI STAUB, engrandeceu o evento e despertou o interesse dos ciclistas.

O domingo, dia do pedal, amanheceu com muita chuva. O fator climático apagou toda a sinalização que havia sido feita no dia anterior. Devido a questões de segurança, as trilhas foram ‘abortadas’ e, nas primeiras horas da manhã, um novo trajeto foi disponibilizado e isso só foi possível graças a organização do grupo e o comprometimento de todos, por que a chuva seguia durante a manhã. O que não foi alterado, no entanto, foram os pontos de apoio. No ponto italiano teve música italiana e comida típica; no ponto gaúcho teve fandango, passeio de cavalo e churrasco e no ponto germânico teve bandinha, cuca, linguicinha, chopp e passeio com carro alegórico movido a pedal. A adversidade do clima foi encarada com alegria e durante o passeio com carro alegórico cânticos foram entoados e a alegria de um foi contagiando o outro.O Bike Tunas fará a entrega de R$ 2.700,00 para a campanha em prol da cirurgia de YURI FOLLMANN, conforme havia sido anunciado no lançamento do evento. O valor corresponde à 10 reais por ciclista inscrito.

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Mondaí está realizando pedidos de sementes para cobertura de solo. Conforme o coordenador geral do Sintraf, FLÁVIO ZANG, está disponível um “mix” contendo cinco tipos de sementes misturadas em sacas de 30 quilos, além de sementes de soja e de trigo que podem ser utilizados para o pastoreio de gado leiteiro, forragem e semeadura para a produção de grãos. O objetivo é incentivar o plantio direto e reduzir os custos na produção agrícola, já que as sementes estão sendo oferecidas à um valor reduzido aos produtores. O coordenador geral do Sintraf de Mondaí explica que o sistema consiste em um conjunto de tecnologias que promove a cobertura permanente do solo, por meio de rotação e sucessão de culturas e da movimentação e corte do solo, apenas na linha onde for feito o plantio das sementes.

O coordenador geral do Sintraf de Mondaí, FLÁVIO ZANG, frisa que entre as principais vantagens do plantio direto estão a eliminação de erosão do solo, conservação da água, tempo e mão-de-obra, maior possibilidade de semeadura na época certa, menor risco em períodos de estiagem devido à retenção de umidade no solo, melhor resposta da cultura às chuvas, melhor germinação de sementes e crescimento das plantas. FLÁVIO ZANG enaltece que os produtores que possuem alguma dúvida em relação ao processo de cobertura de solo e seus benefícios, devem entrar em contato com o Sintraf. Os pedidos de sementes de trigo e outras variedades para cobertura de solo também podem ser feitos durante essa semana diretamente na sede do Sindicato em Mondaí.

O Governo Municipal de Descanso, através da Secretaria de Assistência Social, lançou um novo método de fornecer benefícios eventuais por meio de cartões, permitindo que os beneficiários adquiram alimentos e suprimentos essenciais, em estabelecimentos credenciados no município. Conforme a Secretária da pasta ANDRESSA BRUGNEROTTO, o projeto apresenta o cartão de auxilio alimentação, no valor de 353 reais, anteriormente distribuído em forma de cestas básicas, no valor de 234 reais. A nova proposta representa um avanço significativo ao garantir maior autonomia aos beneficiários, possibilitando que adquiram diretamente os itens necessários para atender as suas demandas emergenciais no momento oportuno, tornando-se um benefício de maior efetividade.

ANDRESSA BRUGNEROTTO salienta que outra novidade é o cartão natalidade, no valor de 706 reais, destinado para gestantes à partir do sétimo mês, e mães com filhos de até 30 dias. ANDRESSA frisa que esse auxilio temporário, equivale a meio salário mínimo, e é uma concessão inédita no município. A Secretária de Assistência Social de Descanso salienta que esse suporte financeiro está sendo concedido pelo município, com o objetivo de auxiliar as mães na aquisição de itens essenciais para o cuidado do recém-nascido, oferecendo suporte crucial durante o período. A Secretária de Assistência Social enaltece que os benefícios são destinados aos cidadãos e famílias que comprovem residência no município, e possuam Cadastro único ativo e atualizado. Outro critério exigido pelo governo municipal para ter acesso aos benefícios, é ter uma renda mensal per capita familiar igual ou inferior à meio salário mínimo vigente.

O Município de Descanso possui 58 casos notificados de dengue neste ano, dos quais 12 tiveram resultado positivo e outros cinco ainda aguardam resultado de exames. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor da Vigilância Epidemiológica de Descanso, DÉBORA WESCHENFELDER MAGRINI, os números tem aumentado nas últimas semanas e por isso, a população está sendo conclamada para reforçar as medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti. Ela destaca que o enfrentamento não é responsabilidade só do setor público, mas de toda a população para que de fato ocorra uma redução no número de notificações de dengue.

DÉBORA MAGRINI observa que recentemente também foi realizada uma reunião com presença da Supervisora Regional de Saúde, DANIELA VINHA, que enalteceu a importância de manter a vigilância sobre a situação da doença a nível local, regional e estadual. Em Descanso, a transmissão da dengue foi classificada como de médio risco e por isso todo o setor da Saúde se mantém em alerta diante da possibilidade iminente da situação evoluir para uma epidemia.Em relação ao enfrentamento da doença, a enfermeira DÉBORA MAGRINI destaca que diariamente os agentes de combate às endemias realizam vistorias e repassam orientações aos moradores sobre os cuidados que precisam ser tomados. Ela ressalta que os profissionais são treinados para identificar situações que os moradores muitas vezes não percebem, mas que representam riscos para a procriação de mosquitos. Além disso, a partir deste mês serão realizadas ações de conscientização através do Programa Saúde na Escola e também já está sendo organizado um novo mutirão de limpeza com recolha de entulhos na cidade de Descanso.

Um incêndio atingiu uma máquina agrícola por volta das 14h do último sábado, na comunidade de Linha Sanga Forte, interior do município de Riqueza. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Mondaí que atendeu a ocorrência, o fogo atingiu uma colheitadeira de soja. Para a extinção das chamas e rescaldo foram utilizados cerca de 2.500 litros de água e o trabalho durou aproximadamente uma hora e meia. O operador da máquina relatou que realizava a colheita de soja quando percebeu fumaça na lateral esquerda da máquina. Naquele momento, desligou imediatamente a colheitadeira e pegou o extintor de incêndio, quando houve um aumento repentino do fogo. Ainda informou que buscou outro extintor em um caminhão ao lado, porém não conseguiu apagar as chamas.

Um acidente envolvendo um veículo FordEcosport e uma motocicleta YamahaFazer YS250, deixou um homem ferido. O acidente foi registrado por volta das 11h50 desta terça feira, na SC-163, próximo ao município de Descanso. Conforme informações, o acidente foi do tipo colisão lateral, ocorrendo no mesmo sentido da via. A condutora do veículo FordEcosport, uma mulher de 27 anos, saiu ilesa. Já o condutor da motocicleta, um homem de 33 anos, sofreu ferimentos leves. O homem ferido foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste para receber atendimento médico. Os veículos envolvidos foram liberados para os respectivos condutores após os procedimentos legais.

A PM cumpriu um mandado de prisão por volta das 19h50 desta terça feira, no centro de Romelândia. Durante rondas, a guarnição realizou a abordagem de um homem, sendo que, durante consulta ao sistema, foi constatado que havia um Mandado de Prisão Ativo em desfavor do mesmo pelo crime de portar, possuir, adquirir, transportar ou fornecer arma de fogo com numeração, marca ou qualquer outro sinal de identificação raspado, suprimido ou adulterado. Diante do fato, o homem foi preso, conduzido e entregue no Presídio de São Jose do Cedro.

Homem é condenado por tentativa de homicídio qualificado e fraude processual em Cunha Porã. Na noite de 25 de dezembro de 2022, em frente a um galpão de depósito no Município de Cunha Porã, no Oeste do estado, um homem tentou matar um desafeto com golpes de facão. Com apoio de um comparsa, ele ainda fugiu da polícia e formatou seu telefone celular a fim de prejudicar a extração dos dados, praticando fraude processual. O réu foi julgado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Cunha Porã na última quarta-feira , após denúncia do Ministério Público de Santa Catarina. Acatando o pedido do MPSC, o réu foi sentenciado a 14 anos e três meses de reclusão e a um ano, um mês e dois dias de detenção, em regime inicial fechado. Preso preventivamente desde a época dos fatos, o homem deverá permanecer retido para apelar da decisão. Seu comparsa foi condenado ao pagamento de multa por ajudar o réu a fugir da cena do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.