ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 20/03/2024

GLOBO EM FOCO – 20/03/24

-DEFESA DE BOLSONARO NEGA QUE TENHA HAVIDO FRAUDE EM CARTÃO DE VACINAÇÃO

-ATIVIDADES TURÍSTICAS FECHAM 2023 COM CRESCIMENTO DE 6,9% EM SC

-TUNÁPOLIS FAZ HOMENAGEM PARA MULHERES QUE INTEGRAM PROGRAMAS DO CRAS

-AMEOSC PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE O ESOCIAL

-PREFEITO DE SÃO JOÃO DO OESTE RECONHECE ROMPIMENTO COM VICE

-SECRETÁRIO SE MANIFESTAM APÓS EXONERAÇÃO

-HOMEM É CONDENADO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

-DOSSIÊ MULHER APONTA CRESCIMENTO DOS CASOS DE VIOLÊNCIA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 46 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta terça-feira que, por enquanto, vai permitir que o estado do Texas prenda pessoas suspeitas de terem atravessado a fronteira entre o México e os Estados Unidos de forma ilegal. A lei do Texas tornou crime a entrada ilegal no estado, com uma pena de 180 dias a 20 anos de prisão. Pela lei, juízes do estado podem ordenar que os imigrantes voltem ao México. Se eles se recusarem a voltar, podem ficar presos por até 20 anos. O governo do México criticou a decisão da Suprema Corte e disse que não vai aceitar imigrantes de volta.

A Procuradoria do Peru informou nesta segunda-feira que abriu uma investigação contra a presidente DINA BOLUARTE por suposto enriquecimento ilícito e omissão na declaração de bens, “devido ao uso de relógios da marca Rolex”. Na quinta-feira passada, o meio de comunicação local La Encerrona publicou fotos que supostamente mostram a presidente usando relógios luxuosos. Questionada sobre o assunto, BOLUARTE disse que o que tinha era fruto do seu trabalho e que entrou na Presidência “de mãos limpas” e sairia da mesma forma.

A Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo pela sétima vez consecutiva, segundo um relatório patrocinado pela ONU divulgado nesta quarta-feira. Já o Brasil ficou com a quadragésima quarta colocação. Na comparação com o ranking divulgado no ano passado, o Brasil subiu cinco posições. O documento leva em conta seis fatores-chave: apoio social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção. Os países nórdicos ocupam os primeiros lugares, com Dinamarca, Islândia e Suécia aparecendo logo após a Finlândia.

Deputados e senadores de oposição divulgaram uma nota nesta terça-feira em que criticam o inquérito das fake news, aberto há 5 anos pelo Supremo Tribunal Federal. O inquérito investiga uma rede de desinformação e de ataque a autoridades e instituições que, segundo o STF e a Polícia Federal, espalha de forma organizada e metódica discurso de ódio e mentiras na internet. Os parlamentares alegam que o inquérito corre há cinco anos, período considerado incomum. Além disso, seria um inquérito que quebra a normalidade democrática e tem prejudicado prerrogativas do parlamento. Ainda segundo a nota, o inquérito se transformou num mecanismo de censura que vai no encalço de quem critica as decisões do STF.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto-base de um projeto de lei que cria o Programa de Aceleração da Transição Energética, que tem entre os objetivos fomentar o financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável e incentivar o uso eficiente da energia de baixo carbono. Os deputados vão analisar nesta quarta os chamados destaques, sugestões de alteração no texto. Finalizada esta etapa, a proposta vai ao Senado. O chamado Fundo Verde, de natureza privada e administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social será criado para financiar as propostas. Também na esteira da agenda verde, na última semana, os deputados aprovaram o projeto "Combustível do Futuro", que estabelece a mistura de até 25 por cento de biodiesel no diesel fóssil.

A defesa do ex-presidente JAIR BOLSONARO negou que ele tenha determinado ou tenha conhecimento sobre fraude em cartões de vacinação dele e de sua filha. A nota da defesa, assinada por FÁBIO WAJNGARTEN, DANIEL BETTAMIO TESSER e PAULO AMADOR DA CUNHA BUENO afirma que o “o ex-presidente jamais determinou ou soube que qualquer de seus assessores tivessem confeccionado certificados vacinais com conteúdo ideologicamente falso”. BOLSONARO foi indiciado nesta terça-feira pela Polícia Federal junto com o tenente-coronel, MAURO CID, ex- ajudante de ordens, por supostamente falsificar seus cartões de vacina contra Covid-19. Além dos dois, mais 15 pessoas foram indiciadas.

Santa Catarina teve um aumento de seis vírgula nove por cento no volume de atividades turísticas em 2023, além de um aumento de receita de 19 virgula oito e um saldo de empregos no setor de turismo de quatro mil 834 vagas. Foram abertos 13 mil 599 novos CNPJs, e destes, 95 por cento são de microempresas. Os números fazem parte da Pesquisa de Verão 2023/2024 e foram divulgados Fecomércio, nesta terça-feira. De acordo com o levantamento, Santa Catarina se tornou o quinto maior portão de entrada de estrangeiros do país, somando as entradas via aérea, marítima, fluvial e terrestre. Já em termos de perfil dos turistas, a pesquisa observou uma manutenção da idade média dos visitantes, que ficou estimada em 41 anos, com um crescimento maior nas faixas entre 31 a 60 anos de idade.

A indústria de proteína animal bateu novos recordes em Santa Catarina. O Estado ampliou para 29 e meio por cento a produção de carne suína no cenário nacional. Os dados são da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do IBGE e levam em conta os abates de animais no acumulado do ano passado. No Estado, foram abatidas mais de 16 milhões e 900 mil cabeças, um aumento de três virgula nove por cento no comparativo com o ano anterior. Nas exportações de carne suína, o Estado também ampliou a liderança do ranking, com aumento de oito e meio por cento no volume exportado no acumulado do ano passado. Em 2023, Santa Catarina foi responsável por 55 virgula cinco por cento das vendas brasileiras do produto ao exterior, o equivalente a 603 mil toneladas.

O Projeto de Lei Complementar que reajusta o salário mínimo regional em Santa Catarina foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa do estado nesta terça-feira. A proposta, enviada pelo governo catarinense na semana passada, aumenta em seis por cento o piso salarial pago aos trabalhadores. O reajuste será retroativo a primeiro de janeiro deste ano e será aplicado às quatro faixas salariais existentes. Na primeira faixa, o mínimo vai passar para mil 612 reais; os trabalhadores da segunda faixa terão aumento para mil 670; já para quem faz parte da terceira faixa, vai receber mil 769; e a quarta e última faixa terá um aumento para mil 844. Os valores foram definidos por acordo entre empresários e trabalhadores. O salário mínimo regional beneficia mais de 30 categorias profissionais. A proposta ainda deverá ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Ameosc promove capacitação sobre o eSocial. Na tarde desta terça-feira, a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, a Ameosc recebeu os profissionais de setores, como recursos humanos e departamento pessoal, para participarem do treinamento sobre o eSocial. Durante o encontro, teve destaque a importância fundamental da gestão eficiente de recursos humanos para o cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias estabelecidas pelo governo. O eSocial, um sistema governamental de coleta de informações, foi o foco central do evento, onde profissionais do setor de recursos humanos aprenderam sobre os procedimentos e desafios associados ao envio correto das informações necessárias.

O encontro destacou a necessidade crítica de respeitar os prazos estabelecidos pelo governo para o envio dessas informações vitais. Os participantes abordaram temas variados e tópicos essenciais, desde a geração de eventos de folha de pagamento até a conferência mensal para garantir a apuração correta dos encargos trabalhistas. Além disso, foram discutidos temas com ênfase na geração do DARF para o recolhimento dos encargos, bem como questões de Segurança e Saúde do Trabalhador. Além disso, durante o encontro foram abordadas informações cruciais relacionadas ao FGTS e INSS, bem como aspectos relacionados à reclamatória trabalhista, enriquecendo ainda mais a discussão e a troca de conhecimentos.

Foi empossada no início deste ano, a primeira mulher vice-presidente regional da FACISC – Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina. A empresária de Iporã do Oeste e ex-presidente da ACIIO-CDL, VANESSA BACK BERTOL, está à frente do cargo e destaca que se trata de um desafio muito grande, mas também uma excelente oportunidade de aprendizado. Ela ressalta que a FACISC possui 12 regionais em todo o Estado e que cada região realiza três plenárias em municípios distintos durante o ano. No Extremo-Oeste, a primeira reunião institucional de 2024 será realizada em Iporã do Oeste, no dia 27 de março. Na oportunidade serão discutidas as pautas regionais do programa Voz Única, um documento que reúne as principais demandas da região, sendo a grande maioria delas na área de infraestrutura rodoviária.

VANESSA BERTOL enfatiza que o encontro em Iporã do Oeste terá a presença de lideranças das entidades empresariais e também do superintendente do DNIT em Santa Catarina, ALYSSON RODRIGO DE ANDRADE. A ideia é cobrar de forma conjunta, ações efetivas para a melhoria das rodovias, bem como a construção da ponte sobre o Rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita, sendo essa a primeira demanda elencada no Programa Voz Única. No encontro, o superintendente do DNIT deve apresentar detalhes sobre as licitações e o volume de recursos previsto para ser aplicado na região.

A vice-presidente regional da FACISC, VANESSA BACK BERTOL, observa que por se tratar de ano eleitoral, pode ser mais difícil haver avanços no atendimento das demandas, mas considera que o envolvimento das entidades empresariais é fundamental para que o Extremo-Oeste receba a atenção que merece por parte dos governantes. Ela ressalta que a região possui grande movimentação econômica e perspectivas de crescimento cada vez maior, o que justifica a cobrança de maior atenção dos governos estadual e federal.

Tunápolis fará homenagem para mulheres que integram programas do CRAS. Município promove várias ações com diferentes grupos ba cidade e interior. O Centro de Referência da Assistência Social de Tunápolis, conta com amplo atendimento de grupos que frequentam as ações do CRAS. Os diferentes grupos incluem o PAIF, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Conforme a Assistente Social de Tunápolis, CLEONICE YES, está sendo preparado um momento especial para aproximadamente 90 mulheres. Será um encontro de alegria, festividades e não terá palestras e formalidades. Ela menciona uma programação divertida para homenagear as mulheres.

CLEONICE YES chama atenção que ao total são 27 grupos entre convivência e fortalecimento de vínculos e atendimento a domicilio, com pessoas acima de 80 anos, tendo um total de 169 idosos. É um trabalho de rotina de segunda a sexta-feira. A homenagem desta sexta-feira será somente para as mulheres, no Lar do Idoso, a partir das 18 horas e 30 minutos. A Assistente Social de Tunápolis faz avaliação positiva das ações com grande adesão nas ações desenvolvidas com o público contemplado. CLEONICE YES observa que o município vive situação semelhante a demais municípios com relação a violação de direitos. Uma equipe específica cuida destes casos visando atender a demanda, que é frequente.

O rompimento entre prefeito e vice-prefeito de São João do Oeste ficou mais evidente nesta semana, com trocas na equipe de trabalho. Secretários com filiação no Republicanos, partido do vice-prefeito RUDI RASCH estão deixando o governo do prefeito GENÉSIO ANTON, do PL. O cenário é idêntico ao ocorrido há quatro anos, quando também teve quebra de parceria entre prefeito e vice. ANTON afirma que faz uma gestão democrática com planejamento em equipe, nas reuniões que realiza com os secretários e precisa tomar medidas quando os acordos não são cumpridos. Ele cita como exemplo a exoneração do Secretário de Transportes e Obras. AFONSO HAMMERSCHMITT, que ocorreu por falta de alinhamento dos propósitos com o prefeito.

Já o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo ELIAS SCHNEIDER justificou seu pedido de exoneração por não concordar com atitudes do governo municipal. SCHNEIDER era filiado no PL e anunciou a migração para o Republicanos. GENÉSIO ANTON, afirmou que teve várias indicações e optou DANIEL WEBER, empresário do setor moveleiro e integrante do Núcleo Jovem Empreendedor da Associação Comercial, para assumir a Secretária de Indústria, Comércio e Turismo. ROGÉRIO RECH foi nomeado para ocupar interinamente a secretaria de Transportes e Obras, juntamente com a Secretaria da Agricultura, pasta que responde desde o início do governo.

GENÉSIO AONTON considera que as saídas fazem parte de um processo de ajustes dos projetos para o pleito de outubro. Ele encarra os fatos com naturalidade neste momento. O Prefeito afirma que é pré-candidato a reeleição pelo PL, menciona novas filiações e garante que de forma bem tranquila está ocorrendo a formação de uma equipe forte nesta janela de transferência de partidos. Conforme ANTON, o vice-prefeito RUDI RASCH rompeu com o governo atual para concorrer nas eleições de outubro. Ele afirma estar com bom diálogo com o Governador JORGINHO MELLO do PL e questiona a verdadeira importância de ser aliado do ex-governador CARLOS MOISÉS do Republicanos.

O ex-secretário de Indústria, Comércio e Turismo de São João do Oeste evitou fazer críticas diretas ao Prefeito GENÉSIO ANTON. ELIAS SCHNEIDER reconhece desavenças e afirma que pediu a exoneração do cargo para evitar conflitos. Mencionou ainda que faltou sintonia com o chefe do executivo para dar sequencias aos trabalhos. ELIAS SCHNEIDER também confirmou a saída do PL, partido do Prefeito, para ingressar do Republicanos, partido do vice RUDI RASCH. O ex-secretário fez questão de deixar claro que seu nome está disponível ao seu novo partido para as eleições de outubro.

O ex-secretário de Transportes e Obras de São João do Oeste, AFONSO HAMMERSCHMITT se disse surpreso com a exoneração do cargo. Ele destaca que sua saída foi fruto de desavenças políticas, pois o prefeito teria exigido a desfiliação do filho do secretário do Republicanos. HAMMERSCHMITT informou que preferiu apoiar sua família e não acatar determinação do Prefeito. Menciona ainda que ANTON fez muito pelo município, porém não deveria concorrer a reeleição. O ex-secretário faz avaliação positiva de seu trabalho com apoio da equipe da Secretaria de Transportes e Obras. AFONSO HAMMERSCHMITT firma que o trabalho no setor foi feito em prol de toda população do município.

Uma mulher de 24 anos foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de Cunha Porã após entrar em trabalho de parto dentro de casa. A ocorrência foi registrada no município de Cunha Porã, durante a madrugada desta quarta-feira. Segundo os militares, a bebê nasceu prematuro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi acionada por volta das três horas e 45 minutos, para atender a paciente de 24 anos, que estava grávida de 30 semanas e esperava seu segundo filho. Ela estava consciente e orientada, deitada no sofá de sua casa. Os socorristas perceberam que o trabalho de parto já havia começado. O apartamento estava localizado no terceiro andar de um prédio sem elevador e com escadas estreitas, o que dificultava o transporte seguro da mãe e do bebê. Após realizar os procedimentos necessários no local, mãe e bebê foram levados ao pronto-socorro do hospital de Cunha Porã.

Homem é condenado por tentativa de homicídio qualificado e fraude processual em Cunha Porã. Na noite de 25 de dezembro de 2022, em frente a um galpão de depósito no Município de Cunha Porã, um homem tentou matar um desafeto com golpes de facão. Com apoio de um comparsa, ele ainda fugiu da polícia e formatou seu telefone celular a fim de prejudicar a extração dos dados, praticando fraude processual. O réu foi julgado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Cunha Porã, após denúncia do Ministério Público de Santa Catarina. O réu foi sentenciado a 14 anos e três meses de reclusão e a um ano, um mês e dois dias de detenção, em regime inicial fechado. Preso preventivamente desde a época dos fatos, o homem deverá permanecer retido para apelar da decisão. Seu comparsa foi condenado ao pagamento de multa por ajudar o réu a fugir da cena do crime.

A Polícia Civil de Santa Terezinha do Progresso, prendeu na tarde desta terça-feira, 19, um homem de 39 anos, com mandado de prisão preventiva por homicídio ocorrido em 13 de fevereiro de 2024, na cidade de Brusque. A equipe identificou o paradeiro do suspeito e realizou diligências que levaram a abordagem de um veículo no interior de Santa Terezinha do Progresso, onde o investigado estava. Ele foi encaminhado ao Presídio de Maravilha, onde permanece à disposição da justiça.

Dossiê Mulher aponta crescimento dos casos de violência contra a mulher em São Miguel do Oeste. O Dossiê Mulher do ano de 2023 foi divulgado na última semana e está disponível no portal da transparência do município de São Miguel do Oeste. O levantamento tem dados e informações a respeito da violência contra a mulher. O estudo contém os atendimentos e registros realizados pela Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, DPCAMI e Conselho Tutelar. No caso da saúde, o estudo aponta que, em 2023, foram realizados 104 atendimentos de mulheres vítimas de violência em espaços como postos de saúde, UPA 24 horas, SAMU, Caps e hospitais. O número é o maior dos últimos quatros anos. Em 2023, foram 97 registros e, no ano anterior, foram 68. No ano passado, 80 por cento das agressões foram cometidas dentro de casa.

A Centro de Referência Especializado em Assistência Social registrou 231 casos de violência contra a mulher em 2023. O maior volume de agressões foi do tipo psicológica com 83 registros. Em seguida, aparece a violência física com 64 casos. A terceira violação mais comum é a moral, com 21 casos. O Creas também notificou 20 casos de abuso sexual e outros 20 de abandono ou negligência. De acordo com o centro, em 2023, 111 mulheres vítimas de violência passaram a ser atendidas pelo órgão, ou seja, mulheres que tiveram direitos violados e foram atendidas pela primeira vez nesse setor da secretaria de Assistência Social. As situações de violência psicológica, física e moral atendidas pelo Creas, somam 169 casos e apresentam uma maior incidência na faixa etária dos 18 aos 59 anos, seguida da faixa etária de 60 anos ou mais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.