ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 20 03 2021

-GOVERNO FEDERAL ASSINA CONTRATOS PARA RECEBER 138 MILHÕES DE DOSES DE VACINA

-NOVO DECRETO FIXA HORÁRIO DO COMERCIO DAS 10 DA MANHÃ AS OITO DA NOITE

-GOVERNO ANUNCIA CINCO MILHÕES PARA REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS

-PREFEITURAS DA REGIÃO AUMENTAM VALOR DE MULTAS PARA QUEM NÃO USAR MÁSCARA

-MUNICÍPIO VACINA 920 PESSOAS CONTRA O CORONAVÍRUS EM APENAS DOIS DIAS

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

-ACIDENTE ENTRE DUAS MOTOS DEIXA CASAL FERIDO NO CENTRO DA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Os Estados Unidos superaram a marca de 100 milhões de doses de vacina nesta sexta-feira. De acordo com o Centro para Prevenção e Controle de Doenças, o país chegou a 115 milhões 730 mil doses aplicadas. Quando assumiu a presidência dos Estados Unidos, em 20 de janeiro deste ano, JOE BIDEN fixou a meta de aplicar 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 nos primeiros 100 dias de mandato. O objetivo foi alcançado com 58 dias de mandato e o presidente já cogita dobrar a meta. BIDEN disse ontem em chegar às 200 milhões no centésimo dia de mandato.

O ministro da Saúde do Equador, RODOLFO FARFÁN, pediu demissão após passar menos de 20 dias no cargo, em meio a uma investigação do Ministério Público sobre fura-filas no programa de vacinação contra a Covid-19. FARFÁN, cirurgião com larga experiência, foi nomeado no início do mês ministro da Saúde em substituição a JUAN CARLOS ZEVALLOS, que também pediu para deixar o posto durante uma investigação sobre a forma como conduziu o processo de imunização contra a Covid-19. A saída de ministro ocorre dias depois que promotores e policiais fizeram buscas nas instalações do Ministério da Saúde e um hospital em Quito como parte da investigação.

A justiça boliviana autorizou a transferência, nesta sexta-feira, da ex-presidente JEANINE ÁÑEZ para uma clínica, com escolta policial. Ela estava em prisão preventiva acusada de participar de um golpe contra seu antecessor, EVO MORALES. Três juízes de La Paz resolveram em audiência pela "saída judicial" da ex-chefe de Estado a uma clínica por razões médicas. Além da ex-presidente, há outros três ex-ministros, ex-chefes militares, ex-chefes de polícia e outros civis com mandados de prisão acusados de sedição, terrorismo e conspiração.

A Justiça Federal de Brasília decidiu absolver o ex-presidente MICHEL TEMER e os outros cinco réus no processo aberto a partir das investigações do caso do Decreto dos Portos. Com isso, a ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro foi encerrada. Também foram absolvidos outros cinco réus, entre eles, o ex-assessor da Presidência, RODRIGO ROCHA LOURES e o amigo do ex-presidente JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO, o coronel LIMA. Na denúncia, oferecida em 2018, a Procuradoria Geral da República acusava o ex-presidente de receber propinas em troca da publicação de um decreto no ano anterior, quando exercia a Presidência, que teria beneficiado empresas do setor portuário através da prorrogação de contratos de concessão. A justiça entende que não há provas de pagamentos de propinas que comprovem a denúncia.

O orçamento de 2021 para a área de saúde, em discussão no Congresso Nacional, retoma valores próximos ao registrado antes da pandemia da Covid-19. De acordo com a Comissão Mista de Orçamento, do Congresso Nacional, o orçamento previsto para 2021 é de 125 bilhões e 800 milhões de reais. Em 2020, primeiro ano de pandemia, foram 160 bilhões e, em 2019, quando não havia pandemia, 122 bilhões. Segundo o painel de monitoramento dos gastos da União com combate à Covid-19, do Tesouro Nacional, foram autorizados 42 bilhões e 700 milhões para despesas adicionais do Ministério da Saúde e outras pastas. A liberação foi facilitada pelo estado de calamidade pública e pela aprovação do chamado "orçamento de guerra".

O governo federal assinou contratos com as farmacêuticas Janssen e Pfizer que preveem, ao todo, a entrega de 138 milhões de doses de vacinas contra a Covid. Desse total, 100 milhões de doses serão da Pfizer e 38 milhões, da Janssen. No Brasil, duas vacinas já obtiveram o registro definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para aplicação na população: a da Pfizer e a da AstraZenecaOxford. A da Janssen não tem registro definitivo nem autorização para uso emergencial. Com os acordos com a Pfizer e a Janssen, o Ministério da Saúde afirmou que já tem contratadas para 2021 a compra de 562 milhões de doses de vacinas.

A volta às aulas na rede estadual de ensino completou um mês nesta quinta-feira com a maioria das escolas atuando no modelo misto, que combina aulas presenciais com atividades remotas. Das mil e 65 escolas estaduais, 785 estavam nessa modalidade até a quarta-feira, o que corresponde a 74 por cento das unidades de ensino. O Estado também tem 126 servidores afastados por casos de Covid-19 e mil e 34 por suspeita da doença. Até o momento, apenas 36 escolas, o que representa três por cento, conseguiram atuar integralmente com aulas nas escolas, sem grupos de estudantes com atividades a distância. Outras 244, 23 por cento do total, estavam apenas no modelo remoto.

O desembargador JOÃO HENRIQUE BLASI concedeu liminar ao governo de Santa Catarina e devolveu o poder de decisão ao governador CARLOS MOISÉS DA SILVA sobre eventuais restrições como um lockdown no Estado. Em primeira instância, o juiz JEFFERSON ZANINI havia decidido que os técnicos do Coes deveriam ser ouvidos e o que fosse decidido por eles teria que ser cumprido por MOISÉS. O estado recorreu e o desembargador do TJ deferiu o pedido liminar exclusivamente para afastar a obrigatoriedade de pronta implementação de decisões do COES. Com isso, MOISÉS não está obrigado a atender o que o Coes definir. Na decisão, ele citou que a palavra final do governador deve ser emitida com base em evidências científicas e com acato aos princípios da precaução e da prevenção.

Entrou em vigor neste sábado o decreto estadual com novas restrição para o combate ao coronavírus. Entre as ações está a liberação de praias para a prática de atividades físicas, uma multa de 500 reais para quem não usar máscara e o escalonamento dos horários de comércio e serviços públicos. As medidas seguem em vigor até o dia seis de abril. Outra novidade é a definição de horários diferenciados para o funcionamento das atividades. O comércio de rua, que é composto por lojas que estão fora de shoppings e galerias, deve funcionar entre dez da manhã e oito da noite. Já shoppings e galerias podem abrir as dez da manhã e fechar as dez da noite. Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e afins tem permissão de funcionamento entre dez da manhã e dez da noite. Consumo de bebida alcoólica nos estabelecimentos está proibida entre seis da tarde e seis da manhã.

O Peperi Debates deste sábado discutiu a mudança cultural sobre a participação da mulher na sociedade. Depois de séculos sendo preparada para cuidar da família e da casa, as mulheres agora são estimuladas a buscar independência e sucesso profissional fora de casa. O programa de hoje analisou essa mudança e perguntou se a cobrança sobre o sucesso feminino não criou uma espécie de ditadura sobre a mulher moderna. O debate reuniu a extensionista da Epagri, FLAVIA DE OLIVERA, o professor EDINALDO ENOQUE e a advogada ANDRESSA DALMOLIN. As fotos e o áudio do programa estão no portal da Peperi na internet.

A venda de peixes para dentro da programação da Semana Santa organizada pela secretaria de Agricultura começou na manhã desta sexta-feira no Município. O primeiro de comercialização do pescado ocorreu na propriedade de PAULO SCHMITZ, na Linha Santa Catarina. A secretaria montou um cronograma especial que será realizado até a Sexta-feira Santa, tanto nas propriedades como na Feira Livre Municipal. O objetivo é evitar a aglomeração e observar as medidas de prevenção como o uso de máscara, álcool em gel e atendimento no sistema drive thru. No sábado da semana que vem, a venda vai ocorrer na propriedade de EGON BAUERMANN na Linha Barra do Guamerim.

O Conselho de Desenvolvimento Rural de Santa Catarina aprovou o uso de cinco milhões de reais do Fundo de Desenvolvimento Rural para a regularização fundiária no estado. A informação é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. De acordo com ele, o CDR aprovou o recurso para resolver parte de um problema antigo que atinge muitos agricultores catarinenses. Ele explicou que o valor será aplicado em um programa que prevê a regularização de propriedades rurais que não tem todos os documentos, como por exemplo, a escritura da terra. DRESCH comentou que com a aprovação dos valores pelo conselho, agora o governo vai trabalhar na regulamentação das regras para distribuir os recursos entre os agricultores catarinenses.

Os cinco milhões de reais que o governo catarinense vai aplicar na regularização fundiária são importantes, mas não resolvem o problema de todas as propriedades sem documentação no estado. A avaliação é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. De acordo com ele, o governo deve licitar uma empresa para fazer o trabalho de regularização dos imóveis nos próximos dias. DRESCH disse que cerca de 90 mil propriedades estão em situação irregular. Ele comentou que o objetivo da federação agora é buscar recursos para o programa em outras fontes, como por exemplo, o governo federal. DRESCH destacou que uma das propostas é pedir ao Ministério da Agricultura investir o mesmo valor do estado para ampliar o número de beneficiados com a regularização fundiária.

A Administração de Guaraciaba anunciou nesta semana a adoção de novas medidas sanitárias para frear o avanço do Coronavirus no município. Entre as novas regras está a aplicação de multas para quem descumprir o isolamento social. De acordo com esse novo documento, os estabelecimentos que não cumprirem as normas estabelecidas nos decretos municipais também serão multados. Conforme informações do governo, as multas previstas nos decretos variam de 112 reais até três mil 360 reais. A medida já está em vigor no município.

A população de Guaraciaba deve ajudar a fiscalizar os casos de descumprimento de medidas sanitárias em todo o município. Em nota, a Administração explicou que os moradores podem estar realizando denúncias para os órgãos competentes e auxiliando dessa forma a vigilância sanitária. No documento consta ainda que em casos de descumprimentos, um agente sanitário juntamente com a Polícia Militar vai se deslocar até o local e serão realizados os procedimentos cabíveis e a aplicação da multa. Além da penalidade em dinheiro, quem desrespeitar as normas também vai responder judicialmente.

O município de Guaraciaba já registrou um número expressivo de descumprimentos de medidas sanitárias em relação ao coronavirus. A informação é da servidora da Vigilância Sanitária, NEUSA CANEI. Ela citou que já foram flagradas diversas pessoas descumprindo o isolamento e outras que não acataram o decreto e realizaram aglomerações, entre outras. Ela reforçou a importância de denúncias através do 190 da Polícia Militar ou pelo WhatsApp. O número para denúncias no município de Guaraciaba é o 3645-2026, repetindo, 3645-2026.

O município de Guarujá do Sul também resolveu aumentar os valores das multas para quem não respeitar as restrições para evitar a disseminação do coronavírus. Um decreto assinado pela prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER prevê multa de cem reais quando uma pessoa for flagrada sem o uso da máscara em espaços públicos e estabelecimentos. Quem participar de aglomerações em qualquer espaço, será autuado em 200 reais. O valor da multa para quem promover festas clandestinas é de mil reais. Para cada participante do evento irregular, a autuação será de 500 reais. O novo decreto prevê ainda multa de mil reais para que descumprir o isolamento social determinado pelos profissionais da saúde.

O último decreto com medidas restritivas emitido pelo município de São Miguel do Oeste também estabeleceu valores maiores para quem não respeitar as regras para evitar a disseminação do coronavírus. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI, o valor da multa para quem cometer alguma infração é de 650 reais. Em caso de reincidência, o valor passa para mil e 300 reais. Se a mesma pessoa ou empresa voltar a desrespeitar as medidas, a multa será de dois mil e 600 reais. Outra punição prevista no decreto municipal é a suspensão do alvará do estabelecimento em caso de reincidência. As medidas são fiscalizadas pela Polícia Militar e pela vigilância sanitária.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, mais três óbitos em decorrência da Covid-19. Os casos são de uma mulher de 31 anos de Pinhalzinho e de dois homens, um de 58 anos de União do Oeste e um de 53 anos de Cunha Porã. Também foram registradas três altas hospitalares de pacientes de São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Flor do Sertão. A ocupação permanece em cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são 12 confirmados. A fila de espera também está menor e quatro pacientes aguardam transferência para leitos de UTI. Dois estão no Pronto Socorro e dois estão na enfermaria.

Março ainda não terminou e já é o mês com maior número mortes por Covid-19 no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. De acordo com um levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Ameosc, o mês de janeiro teve 73 pessoas internadas com a doença e 20 óbitos. O mês de fevereiro fechou com 109 internações e 38 óbitos pela doença. Nos 18 dias de março foram registradas 94 internações e 57 óbitos. A média do mês de março é de mais de cinco novas internações e mais de três mortes por dia. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste atende a 30 municípios da região e foi definido pelo Estado como referência para atendimento de pacientes com Covid-19. Por isso, a unidade recebe pacientes de outras regiões catarinenses.

Os dados de novos casos e de mortes provocadas por Covid confirmam que os índices da região crescem mais do que a média do Estado. A conclusão está no levantamento dos dados divulgado nesta sexta-feira pela Ameosc. A análise feita pela associação dos municípios aponta que aponta que a região Extremo Oeste teve crescimento de 21 por cento nos casos confirmados de Covid-19 entre os dias 28 de fevereiro a 18 de março. Neste mesmo período, Santa Catarina teve aumento de 11 por cento no número de confirmados. Em relação aos óbitos, a região também aparece com dados maiores que os do Estado. De 28 de fevereiro a 18 de março, o Extremo Oeste teve um aumento de 27 por cento no total de mortes, enquanto Santa Catarina registrou aumento de 21 por cento.

Apesar do aumento dos índices regionais da Covid-19, o número de casos confirmados nesta semana teve queda em São Miguel do Oeste. Ontem, mais 11 foram diagnosticadas com coronavírus no município. Outros 40 pacientes entraram para a lista de recuperados. Entre segunda e sexta da semana passada, a cidade teve 135 novos casos. Nos cinco dias desta semana, foram 112 novos registros. O número de recuperados foi de 199 na última e 188 entre segunda e ontem. O total de moradores com o vírus também está em queda. Na sexta-feira passada eram 230 pessoas com a doença. Em uma semana, o total de casos ativos caiu em cem pessoas e o número atualizado é de 130 moradores em isolamento domiciliar ou no hospital.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste aplicou 940 doses de vacina contra covid-19 entre ontem e hoje. Na tarde desta sexta-feira, o município ampliou a faixa etária para aplicação do imunizante. A vacinação foi aberta para idosos de 72 e 73 anos e 820 doses foram aplicadas no dia de ontem. A vacinação foi retomada na manhã de hoje na Praça Walnir Bottaro Daniel. O serviço foi prestado entre oito e 11 horas. Hoje, mais 120 pessoas foram imunizadas contra a doença. De acordo com a secretaria de saúde, todas as doses que o município recebeu do Ministério da Saúde nesta semana foram aplicadas nos últimos dois dias.

A secretaria de Educação, SISSI VELOSO, fez uma avalição positiva dos primeiros 30 dias de aulas no sistema hibrido na rede municipal de ensino. As aulas foram retomadas no dia 18 de março com aulas presenciais intercaladas com atividades à distância. SISSI disse que as ações previstas nos planos de contingência foram executadas integramente sem nenhum registro de problema por parte dos órgãos fiscalizadores. A secretária comentou que os alunos estão respeitando as regras, usando máscaras e mantendo o distanciamento em sala. Ela comentou que as famílias entenderam a proposta e estão seguindo o que foi recomendado. Sobre as creches, ela disse que ainda não há uma definição sobre a data para a retomada das atividades.

As escolas da rede municipal tem cerca de dois mil e 400 alunos participando das aulas presenciais. A informação é da secretária de educação, SISSI VELOSO. Desse total, apenas seis alunos foram diagnosticados com Covid-19 ainda no mês passado. Na opinião da secretária, o número é baixo e mostra que a escola é um lugar seguro. Entre os professores, o índice de casos positivados é um pouco maior. Dos cerca de 500 profissionais que atuam nas escolas, 18 contraíram a doença depois do início do ano letivo. SISSI disse que eles não se contaminaram nas escolas, mas fora do ambiente escolar. Ele reforçou que os protocolos de saúde estão sendo seguidos e que não houve nenhum surto de Covid em nenhuma unidade da rede municipal de ensino.

As aulas presenciais nas escolas de Descanso serão retomadas na semana que vem no município. Um novo decreto, emitido nesta sexta-feira, prevê que as atividades presenciais vão ocorrer a partir da próxima quarta-feira, dia 24. O decreto anterior previa o fechamento das escolas até o dia seis de abril. O município antecipou a reabertura das escolas para aulas presenciais a partir da recomendação do comitê de crise que se reuniu nesta semana e reavaliou a situação da educação. Com isso, a carreata organizada por pais e professores que defendem a volta das aulas presenciais que seria realizada na manhã de sábado em Descanso foi cancelada.

A Polícia Militar atendeu poucas ocorrências na últimas 24 horas. O plantão foi bastante calmo também na região. Em Iporã do Oeste, uma guarnição da PM prendeu um homem em flagrante por violência doméstica. O fato ocorreu às sete e meia da noite de ontem, no interior do município. O suspeito de 49 anos ameaçou as irmãs e outros familiares com uma faca. A Polícia Militar foi chamada e uma guarnição foi até o local. O homem foi preso e levado para a delegacia. Segundo a polícia, ele vinha praticando as ameaças há mais tempo, mas ontem o caso foi denunciado à polícia.

Um acidente envolvendo duas motocicletas na rua Itaberaba deixou duas pessoas feridas na noite de ontem. A colisão aconteceu por volta das dez horas no trecho de mão única da via. O condutor da motocicleta NC750 relatou que foi atingido por outra moto que entrou na rua em alta velocidade. O condutor da moto que teria provocado o acidente fugiu do local. O casal que estava na NC750 sofreu ferimentos leves. Os dois foram atendidos pelos bombeiros e liberados no local, sem a necessidade de atendimento no Hospital. A Polícia Militar realizou buscas, mas não localizou a outra motocicleta envolvida no acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.