ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-03-2021 Sábado

-GOVERNO FEDERAL ASSINA CONTRATOS PARA RECEBER 138 MILHÕES DE DOSES DE VACINA

-NOVO DECRETO FIXA HORÁRIO DO COMÉRCIO DAS 10 DA MANHÃ AS OITO DA NOITE

-MUNICÍPIO INICIA AULAS PRESENCIAIS NA PRÓXIMA SEMANA

-METEOROLOGISTA APONTA CARACTERÍSTICAS DO OUTONO, QUE INICIA HOJE

-APÓS LICITAÇÃO, MUNICÍPIO DEVE CONTINUAR OBRAS DE CALÇAMENTO

-ESCOLA FAMILIAR RURAL ESPERANÇA COMEMORA 26 ANOS DE TRAJETÓRIA

-POLICIAIS CIVIS PARALISAM ATIVIDADES PARA PROTESTAR CONTRA PEC QUE CONGELA SALÁRIOS POR 15 ANOS

-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO INTERIOR


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 46centavos. O euro está valendo seis reais e 51centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Os Estados Unidos superaram a marca de 100 milhões de doses de vacina nesta sexta-feira. De acordo com o Centro para Prevenção e Controle de Doenças, o país chegou a 115 milhões 730 mil doses aplicadas. Quando assumiu a presidência dos Estados Unidos, em 20 de janeiro deste ano, JOE BIDEN fixou a meta de aplicar 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 nos primeiros 100 dias de mandato. O objetivo foi alcançado com 58 dias de mandato e o presidente já cogita dobrar a meta. BIDEN disse ontem em chegar às 200 milhões no centésimo dia de mandato.


O ministro da Saúde do Equador, RODOLFO FARFÁN, pediu demissão após passar menos de 20 dias no cargo, em meio a uma investigação do Ministério Público sobre fura-filas no programa de vacinação contra a Covid-19. FARFÁN, cirurgião com larga experiência, foi nomeado no início do mês ministro da Saúde em substituição a JUAN CARLOS ZEVALLOS, que também pediu para deixar o posto durante uma investigação sobre a forma como conduziu o processo de imunização contra a Covid-19. A saída de ministro ocorre dias depois que promotores e policiais fizeram buscas nas instalações do Ministério da Saúde e um hospital em Quito como parte da investigação.


A justiça boliviana autorizou a transferência, nesta sexta-feira, da ex-presidente JEANINE ÁÑEZ para uma clínica, com escolta policial. Ela estava em prisão preventiva acusada de participar de um golpe contra seu antecessor, EVO MORALES. Três juízes de La Paz resolveram em audiência pela "saída judicial" da ex-chefe de Estado a uma clínica por razões médicas. Além da ex-presidente, há outros três ex-ministros, ex-chefes militares, ex-chefes de polícia e outros civis com mandados de prisão acusados de sedição, terrorismo e conspiração.



A Justiça Federal de Brasília decidiu absolver o ex-presidente MICHEL TEMER e os outros cinco réus no processo aberto a partir das investigações do caso do Decreto dos Portos. Com isso, a ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro foi encerrada. Também foram absolvidos outros cinco réus, entre eles, o ex-assessor da Presidência, RODRIGO ROCHA LOURES e o amigo do ex-presidente JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO, o coronel LIMA. Na denúncia, oferecida em 2018, a Procuradoria Geral da República acusava o ex-presidente de receber propinas em troca da publicação de um decreto no ano anterior, quando exercia a Presidência, que teria beneficiado empresas do setor portuário através da prorrogação de contratos de concessão. A justiça entende que não há provas de pagamentos de propinas que comprovem a denúncia.


O orçamento de 2021 para a área de saúde, em discussão no Congresso Nacional, retoma valores próximos ao registrado antes da pandemia da Covid-19. De acordo com a Comissão Mista de Orçamento, do Congresso Nacional, o orçamento previsto para 2021 é de 125 bilhões e 800 milhões de reais. Em 2020, primeiro ano de pandemia, foram 160 bilhões e, em 2019, quando não havia pandemia, 122 bilhões. Segundo o painel de monitoramento dos gastos da União com combate à Covid-19, do Tesouro Nacional, foram autorizados 42 bilhões e 700 milhões para despesas adicionais do Ministério da Saúde e outras pastas. A liberação foi facilitada pelo estado de calamidade pública e pela aprovação do chamado "orçamento de guerra".


O governo federal assinou contratos com as farmacêuticas Janssen e Pfizer que preveem, ao todo, a entrega de 138 milhões de doses de vacinas contra a Covid. Desse total, 100 milhões de doses serão da Pfizer e 38 milhões, da Janssen. No Brasil, duas vacinas já obtiveram o registro definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para aplicação na população: a da Pfizer e a da AstraZeneca/Oxford. A da Janssen não tem registro definitivo nem autorização para uso emergencial. Com os acordos com a Pfizer e a Janssen, o Ministério da Saúde afirmou que já tem contratadas para 2021 a compra de 562 milhões de doses de vacinas.


A volta às aulas na rede estadual de ensino completou um mês nesta quinta-feira com a maioria das escolas atuando no modelo misto, que combina aulas presenciais com atividades remotas. Das mil e 65 escolas estaduais, 785 estavam nessa modalidade até a quarta-feira, o que corresponde a 74 por cento das unidades de ensino. O Estado também tem 126 servidores afastados por casos de Covid-19 e mil e 34 por suspeita da doença. Até o momento, apenas 36 escolas, o que representa três por cento, conseguiram atuar integralmente com aulas nas escolas, sem grupos de estudantes com atividades a distância. Outras 244, 23 por cento do total, estavam apenas no modelo remoto.


O desembargador JOÃO HENRIQUE BLASI concedeu liminar ao governo de Santa Catarina e devolveu o poder de decisão ao governador CARLOS MOISÉS DA SILVA sobre eventuais restrições como um lockdown no Estado. Em primeira instância, o juiz JEFFERSON ZANINI havia decidido que os técnicos do Coes deveriam ser ouvidos e o que fosse decidido por eles teria que ser cumprido por MOISÉS. O estado recorreu e o desembargador do TJ deferiu o pedido liminar exclusivamente para afastar a obrigatoriedade de pronta implementação de decisões do COES. Com isso, MOISÉS não está obrigado a atender o que o Coes definir. Na decisão, ele citou que a palavra final do governador deve ser emitida com base em evidências científicas e com acato aos princípios da precaução e da prevenção.


Entrou em vigor neste sábado o decreto estadual com novas restrições para o combate ao coronavírus. Entre as ações está a liberação de praias para a prática de atividades físicas, uma multa de 500 reais para quem não usar máscara e o escalonamento dos horários de comércio e serviços públicos. As medidas seguem em vigor até o dia seis de abril. Outra novidade é a definição de horários diferenciados para o funcionamento das atividades. O comércio de rua, que é composto por lojas que estão fora de shoppings e galerias, deve funcionar entre dez da manhã e oito da noite. Já shoppings e galerias podem abrir as dez da manhã e fechar as dez da noite. Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e afins tem permissão de funcionamento entre dez da manhã e dez da noite. Consumo de bebida alcoólica nos estabelecimentos está proibida entre seis da tarde e seis da manhã.


-IPORÃ DO OESTE CONLUI VACINAÇÃO DE 200 IDOSOS CONTRA COVID-19 NESTE SÁBADO

-MUNICÍPIO INICIA AULAS PRESENCIAIS NA PRÓXIMA SEMANA

-METEOROLOGISTA APONTA CARACTERÍSTICAS DO OUTONO, QUE INICIA HOJE

-APÓS LICITAÇÃO, MUNICÍPIO DEVE CONTINUAR OBRAS DE CALÇAMENTO

-ESCOLA FAMILIAR RURAL ESPERANÇA COMEMORA 26 ANOS DE TRAJETÓRIA


Lockdown é descartado para este fim de semana. De acordo com o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento MILTON WOLF, o governo do Estado descartou a possibilidade de lockdown por 14 dias, o que, portanto, já é válido para este fim de semana. Ainda assim, reitera que o decreto municipal segue em vigor até o dia 27 de março. Ele prevê medidas restritivas em relação a bares, restaurantes, reuniões de pessoas, praças, parques e outros locais. Esportes recreativos coletivos, como futebol, vôlei, cartas e bilhar, que são em grupo, estão proibidos. Por outro lado, é permitido fazer caminhada, corrida ou passeio de bicicleta, pois são individuais.


WOLF lembra que no último fim de semana a Polícia Militar de Iporã do Oeste atendeu várias denúncias de aglomeração, principalmente em residências, nas quais foi efetuado boletim de ocorrência e enviado à Polícia Civil. Conforme o sargento, os decretos estadual e municipal proíbem a reunião de pessoas que não sejam do mesmo grupo familiar. Ele salienta que em março já foram vistoriados mais de cem estabelecimentos comerciais no município, dos quais alguns foram notificados por descumprirem medidas. No geral, as empresas da região estão cumprindo as determinações das autoridades. A polícia também já vistoriou em torno de 150 pessoas que estavam em isolamento. Destas, uma descumpriu o decreto, a polícia fez boletim de ocorrência e encaminhou à Polícia Civil. A pessoa poderá ser responsabilizada criminalmente pelo fato. MILTON WOLF solicita que em casos de denúncia, a pessoa pode ligar no fone 190, da Polícia Militar, que a guarnição vai averiguar e prestar atendimento à população.


A morte do pároco de Itapiranga, padre LUIZ NEIS, provoca reflexões sobre os riscos que estão expostos os sacerdotes com a Covid-19. O padre, natural de Itapiranga, faleceu na madrugada desta sexta-feira, uma semana após a internação com complicações em decorrência da Covid. Com 62 anos de idade, ele estava internado na UTI do Hospital da Unimed, em Porto União, na região do Planalto Norte de Santa Catarina. O bispo Dom ODELIR MAGRI afirma que a igreja católica e a comunidade de Itapiranga estão de luto pela morte do padre, considerado um exemplo altamente positivo. O bispo acompanhou o velório e a cerimônia com atos fúnebres restrita à família e a equipe da paróquia. O município decretou luto oficial por três dias em homenagem ao trabalho feito pelo padre em Itapiranga.


O histórico do padre LUIZ NEIS mostra uma trajetória de estudos, especializações e trabalhos em diversos estados brasileiros e também no exterior. Foram 40 anos na Companhia dos Jesuítas e desde 2018 atuava como pároco da Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga. O sepultamento foi realizado no cemitério da cidade, ao lado da “Cruz Mestre”, no mesmo túmulo do padre Theodoro Treis, primeiro pároco do município e que atuou em Itapiranga na década de mil 930. O velório do pároco de Itapiranga, LUIZ NEIS foi marcado por grande emoção. O bispo Dom ODELIR MAGRI ressalta que foi o primeiro padre que faleceu na região da Diocese de Chapecó em decorrência da Covid. Informa que o padre fazia parte da comissão de tutela dos menores da Diocese. Segundo o Bispo a pandemia passa por um momento dramático e faz vítimas em todas as classes.


Bispo reconhece risco na atividade dos sacerdotes em contato com o público, porém demonstra confiança na caminhada e missão que os padres possuem. Dom ODELIR MAGRI recomenda que os padres tenham o máximo de cuidado nas celebrações evitando qualquer tipo de aglomeração. Dom ODELIR pondera que estamos no mesmo barco e a tempestade está atingindo a todos. Neste barco também podemos ajudaram uns aos outros, pois a tempestade vai passar, porém o desafio é sair vivo dela. O bispo reconhece o momento de dor, luto e a separação, mas diz que é preciso seguir a caminhada com cuidados e mantendo viva a esperança. Um bom exemplo é o legado deixado por LUIZ NEIS, de padre, amigo e ser humano do bem.


Iporã do Oeste vacina 200 idosos contra Covid-19 neste sábado. O município iniciou às 7h da manhã de hoje a vacinação de 200 idosos entre 73 e 76 anos. A aplicação das doses ocorreu no Centro de Convivência, até as 11h. O secretário de Saúde, VALTUIR DAL BOSCO, destaca que já primeira hora de vacinação, 75 idosos foram imunizados. Após a confirmação de que o município receberia 100 doses de vacinas contra o coronavírus, nesta sexta-feira a Secretaria de Saúde foi informada de que receberia mais um lote, com a mesma quantidade, que chegaram ainda no dia de ontem. As agentes de saúde informaram todas as pessoas da faixa etária contemplada, para saber quais aceitariam a vacina. Conforme a responsável pela Sala de Vacinas, KARIN BLATT, a exigência do estado era de aplicar todas essas vacinas no fim de semana, motivo pelo qual o município fez uma força tarefa para vacinar a todos.


Município inicia aulas presenciais na próxima semana. Por decisão do Comitê de Crise e atendendo ao desejo da maioria das famílias, Tunápolis decidiu adotar sistema de ensino com aula presencial a partir da próxima semana. O município avaliou vários fatores até a decisão de permitir a presença dos estudantes em sala de aula. Serão atendidos alunos desde a creche até o quinto ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino. De acordo com a secretária de Educação de Tunápolis, NAÍSSA SCHAURICH, será no modelo de ensino híbrido com formação dos grupos A e B, intercalando presença em sala de aula e também em casa. A secretária chama atenção para o Grupo C, onde estarão os estudantes com aula 100 por cento no modelo remoto. NAÍSSA observa que os pais precisaram assinar termo autorizando a presença dos filhos em sala de aula e este modelo teve 85 por cento de aprovação.


Cuidado com rigoroso protocolo de prevenção proporciona segurança para alunos e professores. Também foi preciso atualizar o Plano de Contingência para garantir aplicação dos protocolos de segurança. A secretária da Educação de Tunápolis lembra que o município possui número de professores suficiente para atender a demanda, durante a semana foram finalizadas as contratações. Segundo NAÍSSA SCHAURICH, existe a preocupação com o afastamento de profissionais da educação durante o ano em virtude da Covid-19. Todas as medidas de segurança são rigorosamente seguidas em busca do máximo de prevenção possível.


Após licitação, município deve continuar obras de calçamento. O responsável pelo Setor de Urbanismo de Iporã do Oeste, SÍRIO ASSMANN, reitera que existe um entrave que paralisou temporariamente a continuidade do calçamento de ruas na cidade, por não haver tubulação adequada em estoque. Nesta sexta-feira, a sala da prefeitura reuniu várias empresas para encaminhar nova licitação. Os fornecedores das tubulações serão conhecidos hoje. Quando este processo estiver finalizado, segundo ASSMANN, o município terá meios legais para continuar a pavimentação das ruas da cidade. O responsável pelo Setor de Urbanismo destaca que o município fez levantamento de várias ruas, porém não vai divulgar nomes para não criar expectativas. A primeira ação é tubular e esperar esse assentamento para evitar que depois as pedras irregulares afundem.


Quanto às pinturas na avenida, estas foram terceirizadas por falta de mão de obra no setor. SÍRIO ASSMANN enfatiza que toda extensão da Rua Santo Antônio está recebendo pintura, desde o colégio até a Padaria SCHNEIDER. Já as ruas que dão acesso à avenida, no mesmo sentido da Rua das Flores, vão receber pintura nas lombadas e travessias de faixas de pedestre, assim como a extensão do meio fio destas ruas. Segundo o responsável do Urbanismo, a avenida continua com a pintura conservada, porém ela vai receber retoque especial para a Páscoa. ASSMANN conta com três servidores de serviços gerais, um operador e um motorista no Setor de Urbanismo e considera que a equipe está quase completa para fazer um bom trabalho. O Setor também auxilia o Departamento de Cultura na ornamentação da avenida e em vários pontos da cidade que já foram decorados. O responsável do Setor de Urbanismo aproveita para solicitar ao munícipe que poupe água, para não haver transtornos como no final do ano passado.


Meteorologista aponta características do outono, que inicia neste sábado. De acordo com MARCELO MARTINS, meteorologista da Epagri/CIRAM de Florianópolis, o outono, que inicia na manhã deste sábado, 20, é marcado por características de verão no início da estação, e de inverno no final. A perspectiva é de que as primeiras semanas sejam marcadas por chuva e umidade alta. Já na parte final do outono, a proximidade do inverno deverá trazer frio e tempo seco. A massa de ar seco desta sexta-feira prossegue no sábado, sem chuva. MARTINS detalha a previsão a partir dos próximos dias. Segundo MARTINS, uma das características do outono é a amplitude térmica, com temperaturas entre 15 e 20 graus à noite e calor de dia, de até 30 graus, comportamento que deverá permanecer nos próximos 30 dias. A partir da segunda quinzena de maio, o frio deve ser frequente e a geada corriqueira, com muitos dias de bastante nevoeiro. Essas massas de nevoeiro se posicionam sobre o Sul do Brasil e ficam por três a cinco dias, o que gera os chamados veranicos, principalmente nos meses de abril, maio e junho.


Escola Familiar Rural Esperança comemora 26 anos de formação de jovens agricultores. A escola sediada na cidade de Iporã do Oeste, próximo ao CTG Herança Pampiana, completou 26 anos de trajetória nesta quinta-feira. A diretora ITAMARA BAGATINI detalha que os estudos para implantação do ensino profissionalizante, voltado à agricultura, iniciaram em 1991, no entanto a concretização da escola ocorreu apenas quatro anos depois. No início, em 1995, os trabalhos aconteceram na Linha Esperança, interior do município, por isso o nome da escola. Apenas estudantes do Ensino Fundamental eram contemplados pela escola agrícola. O educandário ainda migrou para vários espaços no município até se consolidar onde fica a atual sede, entre 2005 e 2006.


Por meio de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a escola construiu a sede própria, em estilo germânico, para lembrar características de parte da população de Iporã do Oeste, descendente de alemães. Hoje o educandário contempla estudantes de vários municípios, e além da formação do aluno, é referência regional pelo sucesso na metodologia de ensino e o trabalho realizado. ITAMARA ressalta que isto é resultado da colaboração de vários profissionais que se empenharam e continuam trabalhando. A escola começou com poucos alunos e cresceu a ponto de atender 100 alunos, que é o limite atual. No momento há 96 alunos matriculados, porém a escola já chegou a ter 106.


A metodologia de ensino da Casa Familiar Esperança consiste na pedagogia de alternância, ou seja, o aluno vai uma semana na escola e na seguinte aplica os conhecimentos na propriedade da família dele. O curso é de três anos de ensino profissionalizante de técnico em agricultura, concomitante com o Ensino Médio. Conforme a diretora, a partir de estudos feitos na região, constatou-se que apenas 30% das propriedades têm sucessão familiar. Em breve, muitas propriedades não terão mais alguém para administrar, pois faltam jovens. No caso dos alunos que frequentam a Casa Familiar Rural de Iporã do Oeste, a realidade das propriedades é oposta. ITAMARA BAGATINI lembra que em 2017 houve pesquisa na escola, apontando que 72% dos estudantes que se formam na Casa Familiar permanecem na propriedade dos pais. Outros vão para alguma área técnica do próprio curso.


Segundo a diretora, estes números mostram que a escola cumpre seu objetivo, já que a agricultura é a base econômica do município e da região. O quadro de profissionais da escola é formado, além da diretora ITAMARA BAGATINI, pela assessora pedagógica, JULIANE KIRCH, o professor orientador de curso, HÉLIO KUHN, e outros noves professores, e também duas merendeiras. Há duas salas de aula à disposição, o que segundo a diretora é suficiente para a quantidade de alunos. A escola recebe uma turma diferente em cada uma das quatro semanas do mês.


Quanto à estrutura externa, ITAMARA admite que ela poderia aumentar, considerando os projetos da escola. A diretora enfatiza que o aluno sai do Ensino Médio com uma profissão, pois no ensino técnico tem todas as práticas relacionadas às atividades de uma propriedade agrícola. Existem ainda projetos que são desenvolvidos principalmente na escola, como o “Semear”, que foca no cultivo de plantas frutíferas e nativas. A escola conta com viveiros de paisagismo, horta de compostagem, o “agrostológico”, que é um campo experimental, e o projeto de revitalização do pátio. O educandário também abrange a casa 5S, que vem do sistema japonês, definido pelo senso de organização, utilização, limpeza, saúde e autodisciplina.


Outro projeto é de um periódico trimestral que será produzido, além de projeto de leitura e um portfólio de participação do aluno na Casa Familiar. A escola fará ainda um projeto para que os estágios neste ano sejam em forma de pesquisa na área agrícola. A Casa Familiar Rural Esperança tem convênios com os municípios de Iporã do Oeste, Mondaí, SJO, Itapiranga, Tunápolis, Descanso e Santa Helena, de onde vêm os alunos. Outra parceria é com o estado, que paga os professores. Os pais também colaboram, como no caso das rifas para aliviar custos.


Alunos da Casa Familiar realizam visita de estudos para incentivar sucessão nas propriedades. Em meio às comemorações do 26º aniversário da escola, nesta semana alunos do primeiro ano, da turma 101 da Casa Familiar Rural Esperança fizeram visita de estudos na propriedade de OSVALDIR e LIZANDRA DE BARBA, e do filho egresso na escola, TIAGO DE BARBA, na Linha Esperança, interior de Iporã do Oeste. O objetivo, segundo o professor JOSÉ STRIEDER, foi aprimorar conhecimentos e verificar resultados obtidos pelos agricultores. A visita de estudos é uma das ferramentas da pedagogia de alternância, que também trata sobre a sucessão familiar. Nestas visitas, os alunos formulam perguntas que são respondidas pelos proprietários. Conforme STRIEDER, estas visitas se mostraram positivas, já que nestas propriedades está ocorrendo a sucessão de forma harmoniosa.


A família DE BARBA falou sobre as dificuldades encontradas e como reagiu a estas situações adversas. Comentaram sobre os investimentos que estão sendo realizados e os sonhos que contemplam o progresso e o desenvolvimento da propriedade como um todo, qualificando desta forma a vida no campo. Segundo os proprietários, o capital social e de bens são primordiais na sucessão familiar. O professor JOSÉ STRIEDER agradece à família por receber os alunos e socializar um tema de extrema importância para a região. Também agradece à prefeitura de Iporã do Oeste, que disponibilizou ônibus e funcionários para o deslocamento até a propriedade.


-POLICIAIS CIVIS PARALISAM ATIVIDADES PARA PROTESTAR CONTRA PEC QUE CONGELA SALÁRIOS POR 15 ANOS

-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO INTERIOR


Polícia nomeia comandante interino da Regional. O Comandante Geral da Polícia Militar de SC nomeou ontem o Tenente Coronel PM JAILSON FRANZEN para o cargo de Comandante Interino da 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira, com sede em SMO. O Tenente Coronel FRANZEN permanece no comando do 11º Batalhão e acumulará a função de comandante regional até que se defina a situação com a nomeação de um comandante titular para a região ou a nomeação de um novo comandante para o 11º Batalhão de Fronteira. A 9ª Região de Polícia é a responsável, no campo estratégico, pelas ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública em 35 municípios da fronteira. Além de atuar como órgão de execução, é a ligação do Comando Geral da Polícia Militar com o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal em assuntos relativos à segurança nas áreas de fronteira, sendo, juntamente com a 4ª Região de Polícia Militar, sediada em Chapecó, gestora do Programa V.I.G.I.A...


Após causar colisão entre duas motos, motociclista foge do local. Um acidente envolvendo duas motocicletas na Rua Itaberaba, centro de São Miguel do Oeste, mobilizou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar na noite desta sexta-feira. O acidente ocorreu por volta das 22h nas proximidades da “Motobenz”, trecho de mão única. De acordo com o condutor da Motocicleta Honda/NC750, ele transitava pela Itaberaba quando outra motocicleta em alta velocidade colidiu em sua moto, causando o acidente. Os ocupantes da outra moto fugiram do local. O casal que estava na Honda/NC750 teve ferimentos leves e foi liberado no local pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar realizou buscas, mas não localizou a outra motocicleta envolvida no acidente. Câmeras de videomonitoramento de empresa na rua poderão identificar os envolvidos. A Polícia Civil vai investigar o fato.


Policiais civis paralisam atividades como forma de protesto contra a PEC 186 que congela salários por 15 anos. Policiais civis de todo Estado farão paralisação de uma hora na próxima segunda-feira, entre 15 horas e 16 horas, quando ficarão concentrados em frente as suas unidades policiais. Impedidos de fazer greve, por serem considerados categoria diferenciada e essencial, a paralisação é uma forma de protesto contra a aprovação da PEC 186 que prevê, entre outras medidas, congelamento salarial de 15 anos e impedimento de reforço de pessoal. De acordo com a presidente da Agepol, Associação dos Agentes de Polícia Civil de Santa Catarina, MIRIAM LAGO, os policiais estão na linha de frente da pandemia de Covid-19 e não podem ficar desamparados, perdendo direitos conquistados. A presidente ainda destaca que os policiais civis tiveram suas atividades ampliadas, pois passaram a ter também competência de polícia sanitária para fins de fiscalização da Covid.


Homem é preso em flagrante por violência doméstica no interior. O fato ocorreu às sete e meia da noite de ontem, no interior de Iporã do Oeste. A Polícia Militar flagrou um homem de 49 anos ameaçando as irmãs e outros familiares, com uma faca, e prendeu o agressor. Não há informações de que o homem vinha praticando as ameaças há mais tempo. Este foi o segundo homem preso por violência doméstica no interior de Iporã do Oeste nesta semana. Na noite de segunda-feira, um homem de 40 anos foi preso pelo mesmo motivo no município.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.