Os Estados Unidos superaram a marca de 100 milhões de doses de vacina nesta sexta-feira. De acordo com o Centro para Prevenção e Controle de Doenças, o país chegou a 115 milhões 730 mil doses aplicadas. Quando assumiu a presidência dos Estados Unidos, em 20 de janeiro deste ano, JOE BIDEN fixou a meta de aplicar 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 nos primeiros 100 dias de mandato. O objetivo foi alcançado com 58 dias de mandato e o presidente já cogita dobrar a meta. BIDEN disse ontem em chegar às 200 milhões no centésimo dia de mandato.
O ministro da Saúde do Equador, RODOLFO FARFÁN, pediu demissão após passar menos de 20 dias no cargo, em meio a uma investigação do Ministério Público sobre fura-filas no programa de vacinação contra a Covid-19. FARFÁN, cirurgião com larga experiência, foi nomeado no início do mês ministro da Saúde em substituição a JUAN CARLOS ZEVALLOS, que também pediu para deixar o posto durante uma investigação sobre a forma como conduziu o processo de imunização contra a Covid-19. A saída de ministro ocorre dias depois que promotores e policiais fizeram buscas nas instalações do Ministério da Saúde e um hospital em Quito como parte da investigação.
A justiça boliviana autorizou a transferência, nesta sexta-feira, da ex-presidente JEANINE ÁÑEZ para uma clínica, com escolta policial. Ela estava em prisão preventiva acusada de participar de um golpe contra seu antecessor, EVO MORALES. Três juízes de La Paz resolveram em audiência pela "saída judicial" da ex-chefe de Estado a uma clínica por razões médicas. Além da ex-presidente, há outros três ex-ministros, ex-chefes militares, ex-chefes de polícia e outros civis com mandados de prisão acusados de sedição, terrorismo e conspiração.
A Justiça Federal de Brasília decidiu absolver o ex-presidente MICHEL TEMER e os outros cinco réus no processo aberto a partir das investigações do caso do Decreto dos Portos. Com isso, a ação penal por corrupção e lavagem de dinheiro foi encerrada. Também foram absolvidos outros cinco réus, entre eles, o ex-assessor da Presidência, RODRIGO ROCHA LOURES e o amigo do ex-presidente JOÃO BAPTISTA LIMA FILHO, o coronel LIMA. Na denúncia, oferecida em 2018, a Procuradoria Geral da República acusava o ex-presidente de receber propinas em troca da publicação de um decreto no ano anterior, quando exercia a Presidência, que teria beneficiado empresas do setor portuário através da prorrogação de contratos de concessão. A justiça entende que não há provas de pagamentos de propinas que comprovem a denúncia.
O orçamento de 2021 para a área de saúde, em discussão no Congresso Nacional, retoma valores próximos ao registrado antes da pandemia da Covid-19. De acordo com a Comissão Mista de Orçamento, do Congresso Nacional, o orçamento previsto para 2021 é de 125 bilhões e 800 milhões de reais. Em 2020, primeiro ano de pandemia, foram 160 bilhões e, em 2019, quando não havia pandemia, 122 bilhões. Segundo o painel de monitoramento dos gastos da União com combate à Covid-19, do Tesouro Nacional, foram autorizados 42 bilhões e 700 milhões para despesas adicionais do Ministério da Saúde e outras pastas. A liberação foi facilitada pelo estado de calamidade pública e pela aprovação do chamado "orçamento de guerra".
O governo federal assinou contratos com as farmacêuticas Janssen e Pfizer que preveem, ao todo, a entrega de 138 milhões de doses de vacinas contra a Covid. Desse total, 100 milhões de doses serão da Pfizer e 38 milhões, da Janssen. No Brasil, duas vacinas já obtiveram o registro definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para aplicação na população: a da Pfizer e a da AstraZenecaOxford. A da Janssen não tem registro definitivo nem autorização para uso emergencial. Com os acordos com a Pfizer e a Janssen, o Ministério da Saúde afirmou que já tem contratadas para 2021 a compra de 562 milhões de doses de vacinas.
A volta às aulas na rede estadual de ensino completou um mês nesta quinta-feira com a maioria das escolas atuando no modelo misto, que combina aulas presenciais com atividades remotas. Das mil e 65 escolas estaduais, 785 estavam nessa modalidade até a quarta-feira, o que corresponde a 74 por cento das unidades de ensino. O Estado também tem 126 servidores afastados por casos de Covid-19 e mil e 34 por suspeita da doença. Até o momento, apenas 36 escolas, o que representa três por cento, conseguiram atuar integralmente com aulas nas escolas, sem grupos de estudantes com atividades a distância. Outras 244, 23 por cento do total, estavam apenas no modelo remoto.
O desembargador JOÃO HENRIQUE BLASI concedeu liminar ao governo de Santa Catarina e devolveu o poder de decisão ao governador CARLOS MOISÉS DA SILVA sobre eventuais restrições como um lockdown no Estado. Em primeira instância, o juiz JEFFERSON ZANINI havia decidido que os técnicos do Coes deveriam ser ouvidos e o que fosse decidido por eles teria que ser cumprido por MOISÉS. O estado recorreu e o desembargador do TJ deferiu o pedido liminar exclusivamente para afastar a obrigatoriedade de pronta implementação de decisões do COES. Com isso, MOISÉS não está obrigado a atender o que o Coes definir. Na decisão, ele citou que a palavra final do governador deve ser emitida com base em evidências científicas e com acato aos princípos da precaução e da prevenção.
Entrou em vigor neste sábado o decreto estadual com novas restrição para o combate ao coronavírus. Entre as ações está a liberação de praias para a prática de atividades físicas, uma multa de 500 reais para quem não usar máscara e o escalonamento dos horários de comércio e serviços públicos. As medidas seguem em vigor até o dia seis de abril. Outra novidade é a definição de horários diferenciados para o funcionamento das atividades. O comércio de rua, que é composto por lojas que estão fora de shoppings e galerias, deve funcionar entre dez da manhã e oito da noite. Já shoppings e galerias podem abrir as dez da manhã e fechar as dez da noite. Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e afins tem permissão de funcionamento entre dez da manhã e dez da noite. Consumo de bebida alcoólica nos estabelecimentos está proibida entre seis da tarde e seis da manhã.
Minuto de silêncio aos profissionais da saúde e vítimas da Covid-19 é realizado em Campo Erê. Se juntando aos demais municípios do estado, Campo Erê realizou no fim da manhã de ontem, um minuto de silêncio em respeito à vida. Os trabalhos foram paralisados em frente ao Centro de Especialidades. Com o nome de “um minuto pela vida e para quem cuida dela”, ação é, também uma forma de mostrar força, oração e vibrações positivas aos profissionais da Secretaria de Saúde, dos hospitais e ainda á familiares e vítimas do coronavírus.
O padre CILDO ROCHEMBACH da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê fez uma oração. Após o minuto de silêncio, a comunidade foi orientada a aplaudir e soltar os balões pretos que seguravam. A mensagem final do pároco foi, sorriam, vivam e rezem para que a pandemia passe logo. ROSALVA BOLIGON, a PRETA, gestora da saúde pública, disse que é importante que momentos assim sejam feitos, pois mostra que a categoria não está sozinha nessa luta. Segundo PRETA, em Campo Erê, tem profissionais já afastados por problemas psicológicos, outros por estarem com o vírus ativo e alguns ainda seguem trabalhando, mas estão em tratamento. SONORA
Já para a prefeita ROZANE MOREIRA que também acompanhou o ato junto com seu vice ROQUE MELO, é um momento difícil. Os reflexos que a pandemia vai deixar na comunidade são enormes e negativos. Porém, a união das pessoas com oração e pensamentos positivos ajuda muito todos a passar e superar esses momentos. Reforça o pedido, que já é velho, mas fundamental para evitar a transmissão do vírus. População precisa evitar aglomerações e fazer o uso de máscara.
Em Saltinho também teve homenagem as vítimas de Covid e em solidariedade aos profissionais da saúde. A saúde pública do município também paralisou o trabalho por um minuto e fez a homenagem. O se percebe é profissionais da saúde exaustos e cansados de lutar sozinhos no combate ao vírus. Durante o ato, a equipe realizou uma carreata por algumas ruas da cidade e em seguida em frente a Unidade Básica de Saúde foi respeitado um minuto de silêncio e feita uma oração. Saúde pública pede mais uma vez, cuide-se e cuide do próximo, só assim será possível superar a pandemia.
Francisco Beltrão registrou ontem 79 novos casos de Covid. A Secretaria de Saúde divulgou o boletim sobre os casos de Covid-19 no município. Conforme o documento, 79 casos foram confirmados nas últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 apontam que até o momento Francisco Beltrão registrou 102 óbitos e oito mil 967 casos confirmados da doença. Desses, mil e 27 estão em tratamento, 68 pacientes estão em leito de enfermaria, 18 em UTI e 941 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. Sete mil 838 pacientes já estão recuperados e 193 estão em investigação.
Vigilância Sanitária reforça forma de atendimento de estabelecimentos. A Vigilância de Saúde de Francisco Beltrão alerta os proprietários de estabelecimentos que fornecem alimentos, como bares, restaurantes, churrascarias e lanchonetes, que só podem funcionar com serviço de delivery (sistema de entrega em domicílio) neste final de semana, durante o dia ou à noite. Os clientes não podem consumir e nem retirar no local, conforme determina o decreto do estado do Paraná. Informações complementares ou denúncias com a equipe da Vigilância Sanitária, inclusive durante o final de semana, podem ser feitas pelos telefones (46) 3520-2131 e (46) 3520-2134.
Oito cidades do estado não têm mortes pela doença em um ano de pandemia. Mais de um ano após o início da pandemia, oito dos 295 municípios de Santa Catarina passaram por esse período sem registrar nenhuma morte pela Covid-19, segundo os dados do governo. Metade dessas cidades ficam na região Oeste catarinense, são eles: Águas Frias; Flor do Sertão; Novo Horizonte e Tigrinhos. Outras três cidades ficam na Grande Florianópolis: Anitápolis; Angelina e Leoberto Leal. E uma é na Serra catarinense: Palmeira. Nas últimas semanas, a região Oeste teve avanço de casos e mortes por coronavírus e registra fila de espera por leito de UTI. A região foi a primeira a apontar para o colapso na saúde e a registrar mortes de pessoas à espera de leitos de UTI.
Cidades com poucos moradores e produção agrícola. Segundo o epidemiologista PAULO GUERRA, que é professor de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, o fato de as cidades serem pequenas favorece o compartilhamento de informações e orientações por parte das autoridades sanitárias. “Essas cidades possuem algumas proximidades no sentido de população", disse o professor. O fato de muitas delas terem como fonte de renda a agricultura também favorece, pois as pessoas não precisam se deslocar para grandes centros.
Não há motivo para lockdown em nossa região. O entendimento é de RAFAEL CALEFFI – prefeito de São Lourenço do Oeste. Ele reconhece os perigos da pandemia, mas são os lojistas, as indústrias e prestadores de serviço que sustentam nossa região. O Chefe do Executivo quer que todos se cuidem e cuidem da saúde do próximo, e deixa claro que está a favor das empresas. Ele tem medo das aglomerações, por isso reeditou um decreto proibindo venda de bebidas alcoólicas nos fins de semana. O prefeito está reivindicando junto ao Governo do Estado a transformação de leitos da UPA para semi UTI, para atender a região.
Prefeito assegura: não vai faltar oxigênio, medicamentos e tampouco profissionais para atender a população contra Covid na sua cidade. Por outro lado, RAFAEL CALEFFI – de São Lourenço do Oeste, reconhecendo a gravidade da situação por que passa Chapecó, recentemente cedeu um servidor da saúde de alto gabarito, junto com um motorista. Chama atenção o fato do profissional da saúde ter recebido a primeira dose da vacina e mesmo assim, contraiu o vírus. Por isso ele foi afastado de suas funções até que se recupere.
Congresso assegura indenização a profissionais de saúde incapacitados por Covid-19. A informação é do deputado federal CELSO MALDANER. De acordo com ele, o Congresso Nacional assegurou nessa semana, uma indenização a profissionais de saúde que ficarem incapacitados de trabalhar após serem acometidos pela Covid-19. O projeto, aprovado pela Câmara e pelo Senado, tinha sido vetado totalmente pelo presidente da República, mas o Congresso resolveu, com a derrubada do veto, manter a indenização. O texto prevê indenização de 50 mil reais. Segundo o projeto, terão direito profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, agentes comunitários, técnicos de laboratório e outros que atuam na área.
A proposta também concede o benefício aos familiares de profissionais de saúde que atuaram no combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus e morreram em decorrência da Covid-19. Para o deputado federal CELSO MALDANER, apoiador do projeto de lei, os profissionais da saúde estão expostos ao vírus com uma maior intensidade do que qualquer outra atividade, justamente por estarem cuidando e prestando os seus serviços em prol dos pacientes infectados com a Covid-19. “Não só aplausos, mas merecem um mínimo de segurança financeira caso venha acontecer alguma fatalidade”, defendeu. A matéria será promulgada para virar lei ou incorporada em lei já publicadas sobre o tema.
La Niña deixa verão mais ameno e antecipa chegada do frio. Ontem foi o último dia do verão, que neste ano foi um pouco mais frio que o normal devido à influência do La Niña. O fenômeno ainda persiste no outono e será o responsável pela chegada antecipada do frio. Segundo a meteorologista da EpagriCiram GILSÂNIA CRUZ, a previsão é de temperatura abaixo da média nos meses de abril e maio. O La Niña é um fenômeno global que causa resfriamento das águas do Pacífico e gera uma série de mudanças nos padrões de chuva e de temperatura em todo o planeta. GILSÂNIA explica que neste verão ele favoreceu a chegada de massas de ar frio com intensidade moderada e chuva mais frequente no início da estação, fatores que refletiram em temperatura mais baixa durante o dia.
O verão também foi marcado por chuva acima da média, muitos temporais e até alagamentos e deslizamentos. A meteorologista da EpagriCiram LAURA RODRIGUES, disse que no outono de 2021 está prevista a chegada de massas de ar frio mais intensas em Santa Catarina em abril e maio, com formação de geada ampla em diferentes regiões do estado, resultando em temperatura abaixo da média. Em relação à chuva, a previsão é de totais próximos a abaixo da média climatológica. A estação ainda registra a atuação da La Niña, mas o fenômeno vai perdendo força nos próximos meses.
No outono são comuns os chamados veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada, acima de 30°C. Além de grande amplitude térmica diária, diferença de temperatura mínima e máxima e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade. Outra característica marcante na estação é a sensível diminuição do volume de chuva, sobretudo nos meses de abril a junho. Mesmo assim, a meteorologista ressalta que no outono também podem ocorrer chuvas fortes e volumosas em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania, ondas de frio e períodos de estiagem.
Carro capota na Avenida Dambros e Piva em Marmeleiro. Um veículo Renault capotou ontem no centro da cidade. Segundo a PM, ocorreu uma colisão entre o veículo e uma camionete no cruzamento e o Renault acabou capotando. Ninguém ficou ferido, não sendo necessário acionamento das equipes de socorro. O local foi sinalizado até a retirado do veículo que ficou sobre a pista.
Adolescente é acusado de estuprar criança de cinco anos na região. A Polícia Militar de Barracão foi acionada para atender a uma ocorrência de estupro. O fato teria ocorrido no interior do município. Segundo a PM, a guarnição foi acionada pelo conselho tutelar para atender um caso de estupro envolvendo uma criança de cinco anos. De acordo com as informações, um adolescente de 15 anos teria ido com a vítima, um menino de cinco anos, até um rio. No local o adolescente teria se aproveitado que ambos estavam nus, e teria praticado o abuso. Durante o atendimento da ocorrência, o menino de cinco anos se queixava de dores e foi encaminhado para atendimento médico. O adolescente foi encaminhado à delegacia.