ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 20-03-2020 Sexta-feira

-GOVERNO PREVÊ PAGAR 15 DIAS PARA TRABALHADOR DOENTE E AUXÍLIO SE SALÁRIO DIMINUIR

-SC TEM 21 CASOS DE CORONAVÍRUS E GOVERNO ANUNCIA NOVAS RESTRIÇÕES

- DESCANSO CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE DENGUE

-ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PUBLICOU DECRETO SUSPENDENDO AS ATIVIDADES INTERNAS DA PREFEITURA

-LIXO DEVE TER DESCARTE CORRETO COMO MEDIDA PREVENTIVA AO COVID-19

-TRÊS PROJETOS AGUARDAM APROVAÇÃO PELA CÂMARA DE VEREADORES PARA PÓS QUARENTENA

-POLICIA MILITAR REFORÇA O CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS PREVENTIVAS AO COVID-19

-PM PRENDE HOMEM POR DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 13graus. Agora, na Central de Jornalismo da Radio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


Mais de 224 mil e 500 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo. O número total de mortes pelo vírus já ultrapassa a marca de 10 mil. Os dados foram divulgados ontem pela universidade americana Johns Hopkins. Nos Estados Unidos, 44 milhões de moradores da Califórnia foram orientados a não deixar suas casas para evitar a propagação do vírus. Essa é a primeira iniciativa desse tipo em território americano. No país inteiro, mais de 14 mil foram infectados.


Os partidos políticos do Chile concordaram nesta quinta-feira adiar para outubro o plebiscito para a nova Constituição do país. A votação deveria ocorrer em 26 de abril, mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, o pleito foi remarcado para 25 de outubro. Após meses de protestos contra o governo do presidente SEBASTIÁN PIÑERA, o Chile aprovou organizar um plebiscito para reescrever a Constituição, a carta original datava da ditadura de AUGUSTO PINOCHET. Na consulta, os chilenos devem responder a duas perguntas:se querem ou não uma nova Constituição e que tipo de órgão deve escrever essa nova Carta Magna. Levantamento mais recente da Universidade Johns Hopkins mostra que o Chile tem 238 casos de Covid-19.


O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, decretou "quarentena total" a partir da meia-noite desta sexta-feira para combater a transmissão do novo coronavírus. A restrição praticamente completa na circulação de pessoas valerá até 31 de março. O decreto do presidente argentino estabelecer que ninguém poderá sair de casa a não ser para ir às farmácias e comprar comida. Quem descumprir a regra poderá ser detido por "delito contra a saúde pública". A Argentina registrou 128 casos confirmados de Covid-19. A doença matou três pessoas no país sul-americano.


As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez da noite desta quinta-feira, 647 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 21 estados e no Distrito Federal. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quinta, contabiliza 621 infectados. O Piauí identificou os três primeiros casos da doença no estado. Duas mortes foram confirmadas no Rio de Janeiro nesta quinta-feira pela secretaria de Saúde. Em São Paulo, foram registradas cinco mortes até o momento pelo governo estadual, o que eleva ao total de óbitos no Brasil para sete. O Ministério da Saúde registrou quatro mortes em São Paulo e duas o Rio de Janeiro.


O governo federal decidiu nesta quinta-feira restringir por 30 dias a entrada de passageiros estrangeiros de voos internacionais de uma série de países. A medida vale a partir do dia 23 e foi adotada em razão da pandemia do novo coronavírus. A portaria foi publicada no "Diário Oficial da União" e lista os países, entre os quais China, Austrália e Japão, além de países da União Europeia. Ainda de acordo com a norma do governo, a restrição não se aplica a brasileiros, nascidos ou naturalizados, nem a imigrantes com prévia autorização de residência no Brasil.


O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira que planeja pagar um auxílio para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e forem afetados pela redução de jornada e salários proposta nesta semana pelo governo federal. Também anunciou que pretende pagar os primeiros 15 dias de afastamento se o trabalhador tiver contraído o coronavírus. O auxílio, destinado aos mais vulneráveis que tiverem renda e jornada reduzida, busca contemplar 11 milhões de trabalhadores, a um custo de 10 bilhões de reais. Inicialmente a medida deve vigorar por três meses. Se o trabalhador for demitido no curto prazo, esse valor antecipado pelo governo será descontado do valor do seguro-desemprego.


Santa Catarina tem 28 casos confirmados do Covid-19, segundo a Secretaria e Estado de Saúde. Os pacientes estão espalhados pelas cidades de Florianópolis, Joinville, Rancho Queimado, Braço do Norte, Tubarão, Balneário Camboriú e São José. Seis são da capital do estado. Os números foram atualizados na manhã de hoje. Apesar de divulgar o novo número, o secretário da Saúde, HELTON ZEFERINO, não informou sobre a cidade do diagnóstico nem o estado de saúde do paciente. Duas pessoas estão internados em unidades hospitalares, sendo um em Florianópolis e outro em Içara, após ter sido transferido do município de Braço do Norte. Os demais estão em tratamento domiciliar. O número de casos triplicou desde terça-feira no estado.


Depois da confirmação de 21 diagnósticos do novo coronavírus em Santa Catarina no final da tarde desta quinta-feira e outros 273 casos em investigação em todas as regiões do Estado, o governador CARLOS MOISÉS anunciou novo decreto, ainda em situação de emergência, e aumentou duas restrições. Em transmissão online, MOISÉS declarou que as divisas de Santa Catarina serão fechadas para circulação de transportes coletivos, proibindo o ingresso no território catarinense, público ou privado, de veículos de fretamento intermunicipal e interestadual. Da mesma forma, fica proibido o agrupamento e a permanência de pessoas em espaços públicos, como praças, parques e praias em todo o território catarinense. Segundo o governador, o objetivo é definir um padrão de conduta em todo o território no período de situação de emergência.


Durante coletiva desta quinta-feira, o governador CARLOS MOISES também anunciou a destinação da verba recebida do governo Federal, através do Ministério da Saúde para as cidades com unidades de pronto atendimento em saúde. São 14 milhões de reais que serão repassados aos municípios catarinenses que contam com UPAs. Os valores devem ser encaminhados às cidades, proporcionalmente, conforme número populacional. Ele explicou que o estado tem 54 Unidades de Pronto Atendimento e que os critérios para divisão dos recursos serão discutidos com o Conselho de Saúde. Ontem, o governo detalhou o funcionamento de quatro grupos setoriais para enfrentar o coronavírus: são os grupos econômico, social, de governança e de segurança.


- DESCANSO CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE DENGUE

-ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PUBLICOU DECRETO SUSPENDENDO AS ATIVIDADES INTERNAS DA PREFEITURA

-LIXO DEVE TER DESCARTE CORRETO COMO MEDIDA PREVENTIVA AO COVID-19

-TRÊS PROJETOS AGUARDAM APROVAÇÃO PELA CÂMARA DE VEREADORES PARA PÓS QUARENTENA


Censo é cancelado e recurso superior a R$ 2 bilhões será destinado à Saúde. O Censo Demográfico que seria realizado neste ano em todo o país foi suspenso em virtude da pandemia de Coronavírus. A informação é do coordenador de área do Censo 2020, CLAUDIO RADTKE JÚNIOR. De acordo com ele, a decisão já era prevista e não foi surpresa para a equipe do IBGE. Conforme ele, se fosse mantido, o trabalho ficaria inviável em virtude do modo de coleta de informações que é de visitas as residências de todo o Brasil. RADTKE JÚNIOR afirmou que o Censo não foi cancelado, mas sim adiado para 2021. Segundo ele, todo o cronograma que estava programado para ocorrer nesse ano foi transferido para o ano que vem. Ele lembrou que o IBGE estava com processos seletivos em aberto para os cargos de agentes censitários e recenseadores. RADTKE JÚNIOR destacou que as pessoas que já realizaram a inscrição devem acessar o site www.cepraspe.org.br e obter maiores informações. O profissional salientou que os interessados devem ficar atentos para a abertura das novas inscrições no ano que vem.


O coordenador de área do Censo 2020, CLAUDIO RADTKE JÚNIOR comenta que ao todo, o IBGE iria investir mais de 2 bilhões de reais com o Censo desse ano. Ele revelou que seriam gastos com esse trabalho a campo cerca de 2,3 bilhões de reais. Ele disse que agora com o adiamento, esse montante será transferido para o Ministério da Saúde, que por sua vez vai usar a cifra em ações no combate ao Covid-19. RADTKE JÚNIOR lembrou que a coleta presencial já foi suspensa e o Instituto está tentando manter algumas entrevistas via telefone ou aplicativos como, por exemplo, o WhatsApp. Ele admitiu, porém que o trabalho será prejudicado visto que a coleta de dados não será completa. O profissional declarou que a decisão do governo Federal em transferir o Censo desse ano foi correta. Ele ressaltou que o momento é de precaução e por isso o adiamento foi necessário. RADTKE JÚNIOR disse que o órgão estava com grande expectativa, porém entende a decisão. O profissional ressaltou que o Censo é extremamente importante e que agora os dados ficarão desatualizados por mais um ano.


Estabelecido restrição na travessia de pessoas na balsa em Itapiranga. Somente funcionários das unidades da JBS suínos e aves, com crachá, possuem acesso na condição de pedestres. Passagem de veículos ocorre normalmente. Conforme o sócio proprietário da Barca Aliança, SIRIO BRAND, a fiscalização é feita para evitar a circulação de pedestres do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. A travessia com barquinhos também foi interrompida. BRAND informa que reduziu o movimento de carros de passeio, porém caminhões seguem com transporte de aves e suínos para o abate em Itapiranga. Os ocupantes de carros e caminhões devem permanecer dentro dos veículos durante a passagem da balsa.


Eleitores e partidos devem ficar atentos aos prazos estabelecidos pela justiça eleitoral. Fechamento dos cartórios eleitorais por prazo indeterminado restringe alguns serviços prestados a população. Na próxima semana devem ser retomados serviços internos, porém sem previsão de atendimento ao público conforme determinação estadual. Conforme o chefe do cartório eleitoral de Itapiranga, BRUNO LOPES MARRONI, no momento os eleitores devem buscar os meios eletrônicos para esclarecerem dúvidas sobre encaminhamentos. Salienta que a filiação partidária tem prazo estabelecido pela legislação até quatro de abril, ou seja, seis meses antes da eleição municipal de outubro. MARRONI destaca ainda quea biometria não ocorre no momento em virtude do fechamento dos cartórios.


Restrições no atendimento ao público aumentam com o avanço do coronavírus. Medidas do governo do Estado visam a prevenção. O prazo estabelecido para o cadastro biométrico se estende até seis de maio, caso não ocorra nenhum posicionamento diferente em virtude da paralisação que ocorre pelo coronavírus. BRUNO LOPES MARRONI chama atenção que no site do TRE, o Tribunal Regional Eleitoral, o eleitor tem condições de fazer a quitação eleitoral, obter a certidão de filiação partidária, além de efetuar a justificativa online e a consulta do número do título.


Gerente de banco orienta sobre uso de auto atendimento nos bancos. FRANCIS MALDANER, gerente da agencia do Banco do Brasil de Iporã do Oeste aconselha as pessoas a evitar o uso do auto atendimento do banco, principalmente aos idosos. Ele salienta quenão é necessário fazer o saque no dia em os valores entram na conta e também que os cartões podem ser usados como débitos nas compras em mercados e farmácias. Muitos serviços bancários podem ser feitos via aplicativos do celular. FRANCIS chama a atenção que o espaço do auto atendimento e o próprio dinheiro é um meio de contaminação do vírus, pois o dinheiro entra em um dia é colocado no caixa automático para saque no próximo dia. FRANCIS destaca que os bancos estão com expediente interno por ser serviço essencial. Quanto a vencimentos de títulos não há uma decisão sobre prorrogações. Ele cita também que está a disposição para maiores informações, mas pede que as pessoas frequentem o banco somente em caso de extrema emergência.


Igreja Católica Matriz fará Celebração do oficio divino somente com transmissão pela radio. Segundo o PADRE OSNI DE SOUZA, pároco da Igreja Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste, como medida preventiva ao Coronavírus não haverá na igreja matriz no próximo domingo a celebração eucarística, mas haverá a oração a partir do oficio divino das comunidades com transmissão pela radio oeste. Conforme padre OSNI, diante da situação de pandemia será celebrado a oração pelo oficio divino da saúde especificamente para a proteção em relação ao coronavírus. O oficio divino é feito normalmente entre as lideranças nas quintas feiras. A celebração domingo a partir das 8 horas e 30 minutos terá canto de refrões, hinos, palavra de Deus, preces, orações e benção. O padre esclarece aos fieis que se preparem antes da celebração em casa reunindo a família ao redor da mesa com radio, copo de água e alimento para receberem a benção da água e do pão.


A celebração de domingo não reunirápublico. De acordo com o padre OSNI, na igreja matriz, no momento da celebração terá somente algumas pessoas celebrantes para auxiliar no canto e nas leituras. Conforme o pároco será uma celebração diferente, mas especial paraagradecer, louvar e pedir por proteção. Ele salienta a importância deste momento devido a situação especial que toda a sociedade está vivendo. O pároco informa também que as capelinhas estão suspensas de rodar através de pedido da vigilância sanitária. Padre OSNI convida a toda população a participar ouvindo em casa pela Radio Oeste a celebração do oficio divino domingo a partir das 8 horas e 30 minutos.


Descanso confirma primeiro caso de dengue. A confirmação do caso ocorreu nesta quinta feira, 19, pela Vigilância Epidemiológica de Descanso. Conforme EDILENE LORENSKI, coordenadora do setor epidemiológico, a pessoa foi contaminada fora do município, mas já foi orientada via telefone sobre os cuidados que devem ser seguidos para evitar a disseminação da doença, como o de permanecer em casa, onde será monitorado pela equipe da saúde. Segundo EDILENE, este ano, foram registrados 145 focos do mosquito Aedes aegypti no município. Ela salienta que as chuvas destes dias poderão ocasionar acumulo de água que geram a proliferação do mosquito. É necessário as pessoas vistoriar seus terrenos e construções. EDILENE orienta as pessoas a aproveitar o momento de quarentena do coronavírus para avaliar seu imóvel e eliminar todo e qualquer possível criadouro do mosquito Aedes aegypti.


Além das ações perante a dengue, Descanso também acatou as medidas do decreto anti covid-19. De acordo com EDILENE LORENSKI, os postos de saúde somente atendem reais emergências. Ela aconselha que as pessoas façam uso dos meios de comunicação para receber informações, mas também observá-las e filtrá-las, observando as fontes verificando a sua veracidade. Ela destaca para ouvir as informações dos médicos. E pede para que fiquem em casa. Como não há circulação de pessoas também não terá contaminação da dengue. Frente ao Coronavírus EDILENE cita a importância da higiene com álcool das mãos, móveis e locais de muitos contatos, mas também lavar bem e muitas vezes as mãos.


Administração municipal de Iporã do Oeste publicou decreto suspendendo as atividades internas da prefeitura. Segundo prefeito LUCIO MALMANN a prefeitura mantem somente atividades de emergência em forma de plantão até dia 26 de março. As atividades de plantão, como o enterro de animais, distribuição de água e emissão de notas aos produtores rurais podem ser solicitadas somente pelo fone 3634 1210. Outra medida tomada por decreto é a suspensão das aulas por 30 dias. Conforme MALMANN as medidas estão em conformidade com o novo decreto do governo do estado e são exclusivamente para evitar a circulação e aglomeração de pessoas para que elas permaneçam em suas casas.


Tempo de quarentena deve ser usado para manter a saúde e o bem estar. No momento não é possível realizar caminhadas ou exercícios físicos em locais públicos e nem em academias, mas é de vital importância movimentar o corpo. ADRIANE LORENZATO, professora de educação física e responsável pelo projeto de atletismo Primeiros Passos desenvolvido pela prefeitura de Iporã do Oeste, orienta que vários exercícios físicos podem ser efetuados por toda a família em casa sem nenhum equipamento. Ela cita atividades como pular corda, mesmo imaginaria, imitando todos os movimentos, abdominais, elevação de calcanhar, polichinelo, agachamentos, sentar e levantar da cadeira, apoio, flexão dos braços, corrida parada dentre outras. ADRIANEfala sobre a importância de estabelecer metas e organizar horários para os exercícios para estar com mais disposição, eliminar o stress e dormir melhor a noite. Ela informa ainda que realiza demonstração de exercícios pelo seu instagram ADRIANE LORENZATO.


Projeto Primeiros Passos possui alta adesão. A responsável pelo projeto primeiro passos iniciado em 2020 pela prefeitura de Iporã do Oeste, ADRIANE LORENZATO, esclarece que ele possui alta procura com 50 pessoas na turma de adultos participando desde o inicio. Os encontros são aos sábados as 6 horas da manha. Ainda há a turma de pais e filhos as 7 horas. Para as crianças há duas turmas nos inter turnos escolares as quartas feiras as 9 horas e as 15 horas e 30 minutos com vagas disponíveis, onde são desenvolvidas atividades de atletismo em forma de brincadeira/ ADRIANE convida os pais podem inscrever suas crianças quando a situação estiver normalizada.


Lixo deve ter descarte correto como medida preventiva ao Covid-19. SERGIO MALLMANN, sócio gerente da empresa SERNI de Iporã do Oeste, que realiza a coleta seletiva do lixo na cidade esclarece que arecolha de lixo, está sendo realizada, por ser um serviço essencial neste período de quarentena. Os funcionários são orientados para o uso de precauções como a higienização com álcool e o uso de EPI, equipamento de proteção individual que já rotineiramente é feito. SERGIO orienta que em qualquer momento quando há descarte de medicamentos ou de produtos contaminantes é necessário entregar estes produtos na farmácia do posto de saúde que está autorizada a recebê-los. Diante da atual situação de prevenção ao Covid-19, SERGIO pede que o lixo doméstico que estiver contaminado não é necessário separar o seco do molhado, mas deverá conter uma identificação de lixo contaminado. O gari tratará dele com mais cuidado e irá destiná-lo diretamente ao aterro sanitário.


O lixo deve ser separado corretamente antes de ser descartado. SANDRO LORENSÃO, sócio proprietário da empresa comercio e sucatas Iporã que recebe o lixo pela Serni e realiza a triagem, explica que a equipe de trabalho está centrada na eliminação de lixo para não acumular. Os funcionários estão aplicando as medidas de prevenção anti Covid-19. Há a possibilidade dos funcionários trabalhar em duas equipes em turnos alternados, uma de dia e outra a noite, para evitar aglomerações de pessoas. Além do uso de ventiladores e demais produtos preventivos. Os motoristas dos caminhões evitam sair de Ipora, somente o estritamente necessário. Devido ao coronavírus SANDRO reforça o pedido sobre a separação do lixo. O lixo produzido por pessoas que estão com sintomas referente ao aparelho respiratório deve ser juntado tanto o reciclável como o não reciclável com o lixo considerado molhado. Para que os funcionários evitem o contato com este lixo.


Medidas previnem prejuízos maiores no futuro. SANDRO cita que irão perder material, mas conforme ele melhor perder agora do que perder muito mais no futuro. Primeiro lugar está a saúde.Atualmente, com mais pessoas em casa a produção de lixo está maior ao contrário do esperado por SANDRO. As pessoas estão em casa fazendo limpezas extras. No primeiro momento, segundo ele, o lixo não contaminado permanece estocado no local, uma vez que possui área verde e aempresa localiza-se num local isolado. SANDRO acredita que todos tomando as medidas corretas o vírus não virá a Ipora do Oeste.


Três projetos aguardam aprovação pela câmara de vereadores para pós quarentena. De acordo com o artigo terceiro do decreto 515 de 17 de março do governo estadual diante da pandemia do Covid-19, ficam suspensas por 30 dias as reuniões de publico. Conforme ADRIANO KLEIN, presidente da câmara de vereadores de Iporã do Oeste, as sessões ordinárias das câmaras se enquadram neste quesito. Segundo ele, a última sessão da câmara ocorreu segunda feira dia 16 de março na qual foram votados e aprovados três projetos em regime de urgência e três projetos deram entrada. / Aprovados foram o projeto de repasse ao Corpo de Bombeiros de valor referente a taxas cobradas de estabelecimentos comerciais pelos mesmos; outro projeto foi a contratação de mais um contador para a prefeitura municipal e o terceiro a alteração de nome de rua.


Três projetos de lei, dois do executivo e um do legislativo deram entrada, mas não foram aprovados. Conforme KLEIN, do executivo, um projeto rege sobre a revisão geral anual dos servidores públicos, que prevê um subsidio de 3,93 por cento de aumento salarial incorporado a partir de primeiro de março de 2020; outro projeto é um termo de fomento e colaboração com a ACIIO no valor de 28 mil reais, que através de apresentação de plano de trabalho desta entidade, a administração municipal envia parcelado o valor à ACIIO. O projeto do legislativo também se refere ao subsidio dos servidores públicos. Conforme KLEIN, estes três projetos deverão passar primeiro pelo setor jurídico e pelas comissões para, então, ser votado pela câmara de vereadores. Com a suspensão das sessões da câmara os três projetos permanecem no aguardo até pós quarentena. O subsidio do funcionalismo publico, se aprovado será retroativo. KLEIN explica que no período de quarentena poderá ocorrer sessão extraordinária convocada especificamente pelo chefe do executivo para deliberar unicamente sobre questões dos serviços de atendimento emergenciais.


-POLICIA MILITAR REFORÇA O CUMPRIMENTO DAS MEDIDAS PREVENTIVAS AO COVID-19

-PM PRENDE HOMEM POR DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA


Pessoas ignoram orientações e caminham, correm e pedalam em SMOeste. Em meio ao pedido por isolamento domiciliar em Santa Catarina por conta do novo coronavírus, pessoas caminhavam, corriam e pedalavam como em um dia "normal" no final da tarde desta quinta-feira, 19, em São Miguel do Oeste. A reportagem da Peperi flagrou muitos pedestres passeando com cães, caminhando, andando de bicicleta e até mesmo praticando atividade física em diversos pontos da cidade. A médica infectologista SABRINA SABINO critica esse comportamento. Segundo a especialista que também integra a Sociedade Brasileira de Infectologia as pessoas precisam entender a necessidade da quarentena para evitar a propagação da Covid-19.


Policia Militar reforça o cumprimento das medidas preventivas ao Covid-19. Sargento MILTON WOLF, comandante da policia militar de Iporã do Oeste, pede a população que cumpram as medidas dos decretos estaduais e municipais. Conforme ele, a construção civil precisa parar assim como está proibida a concentração de pessoas em espaços públicos como praças e ruas. Nas residências também não poderá haver confraternizações, visitas e demais atividades que envolvam muitas pessoas. MILTON WOLF destaca que a policia está fazendo rondas e se caso for fará notificações e dispersão de aglomerados de pessoas.


PM prende homem por descumprir medida protetiva. A Polícia Militar prendeu por volta das 05 horas desta sexta-feira, 20, um homem acusado de descumprir medida protetiva contra sua ex-companheira em São Miguel do Oeste/ A vítima acionou a polícia, que encontrou o homem na frente da residência dela. Ele foi abordado e informado sobre a medida protetiva, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.