ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 20/03/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Mais de 224 mil e 500 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo. O número total de mortes pelo vírus já ultrapassa a marca de 10 mil.Os dados foram divulgados ontem pela universidade americana Johns Hopkins. Nos Estados Unidos, 44 milhões de moradores da Califórnia foram orientados a não deixar suas casas para evitar a propagação do vírus. Essa é a primeira iniciativa desse tipo em território americano. No país inteiro, mais de 14 mil foram infectados.

Os partidos políticos do Chile concordaram nesta quinta-feira adiar para outubro o plebiscito para a nova Constituição do país. A votação deveria ocorrer em 26 de abril, mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, o pleito foi remarcado para 25 de outubro. Após meses de protestos contra o governo do presidente SEBASTIÁN PIÑERA, o Chile aprovou organizar um plebiscito para reescrever a Constituição, a carta original datava da ditadura de AUGUSTO PINOCHET. Na consulta, os chilenos devem responder a duas perguntas: se querem ou não uma nova Constituição e que tipo de órgão deve escrever essa nova Carta Magna. Levantamento mais recente da Universidade Johns Hopkins mostra que o Chile tem 238 casos de Covid-19.

O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, decretou "quarentena total" a partir da meia-noite desta sexta-feira para combater a transmissão do novo coronavírus. A restrição praticamente completa na circulação de pessoas valerá até 31 de março. O decreto do presidente argentino estabelecer que ninguém poderá sair de casa a não ser para ir às farmácias e comprar comida. Quem descumprir a regra poderá ser detido por "delito contra a saúde pública". A Argentina registrou 128 casos confirmados de Covid-19. A doença matou três pessoas no país sul-americano.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez da noite desta quinta-feira, 647 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 21 estados e no Distrito Federal. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quinta, contabiliza 621 infectados. O Piauí identificou os três primeiros casos da doença no estado. Duas mortes foram confirmadas no Rio de Janeiro nesta quinta-feira pela secretaria de Saúde. Em São Paulo, foram registradas cinco mortes até o momento pelo governo estadual, o que eleva ao total de óbitos no Brasil para sete. O Ministério da Saúde registrou quatro mortes em São Paulo e duas o Rio de Janeiro.

O governo federal decidiu nesta quinta-feira restringir por 30 dias a entrada de passageiros estrangeiros de voos internacionais de uma série de países. A medida vale a partir do dia 23 e foi adotada em razão da pandemia do novo coronavírus. A portaria foi publicada no "Diário Oficial da União" e lista os países, entre os quais China, Austrália e Japão, além de países da União Europeia. Ainda de acordo com a norma do governo, a restrição não se aplica a brasileiros, nascidos ou naturalizados, nem a imigrantes com prévia autorização de residência no Brasil.

O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira que planeja pagar um auxílio para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e forem afetados pela redução de jornada e salários proposta nesta semana pelo governo federal. Também anunciou que pretende pagar os primeiros 15 dias de afastamento se o trabalhador tiver contraído o coronavírus. O auxílio, destinado aos mais vulneráveis que tiverem renda e jornada reduzida, busca contemplar 11 milhões de trabalhadores, a um custo de 10 bilhões de reais. Inicialmente a medida deve vigorar por três meses. Se o trabalhador for demitido no curto prazo, esse valor antecipado pelo governo será descontado do valor do seguro-desemprego.

Santa Catarina tem 28 casos confirmados do Covid-19, segundo a Secretaria e Estado de Saúde. Os pacientes estão espalhados pelas cidades de Florianópolis, Joinville, Rancho Queimado, Braço do Norte, Tubarão, Balneário Camboriú e São José. Seis são da capital do estado. Os números foram atualizados na manhã de hoje. Apesar de divulgar o novo número, o secretário da Saúde, HELTON ZEFERINO, não informou sobre a cidade do diagnóstico nem o estado de saúde do paciente. Duas pessoas estão internados em unidades hospitalares, sendo um em Florianópolis e outro em Içara, após ter sido transferido do município de Braço do Norte. Os demais estão em tratamento domiciliar. O número de casos triplicou desde terça-feira no estado.

Depois da confirmação de 21 diagnósticos do novo coronavírus em Santa Catarina no final da tarde desta quinta-feira e outros 273 casos em investigação em todas as regiões do Estado, o governador CARLOS MOISÉSanunciou novo decreto, ainda em situação de emergência, e aumentou duas restrições. Em transmissão online, MOISÉS declarou que as divisas de Santa Catarina serão fechadas para circulação de transportes coletivos, proibindo o ingresso no território catarinense, público ou privado, de veículos de fretamento intermunicipal e interestadual. Da mesma forma, fica proibido o agrupamento e a permanência de pessoas em espaços públicos, como praças, parques e praias em todo o território catarinense. Segundo o governador, o objetivo é definir um padrão de conduta em todo o território no período de situação de emergência.

Durante coletiva desta quinta-feira, o governador CARLOS MOISES também anunciou a destinação da verba recebida do governo Federal, através do Ministério da Saúde para as cidades com unidades de pronto atendimento em saúde. São 14 milhões de reais que serão repassados aos municípios catarinenses que contam com UPAs. Os valores devem ser encaminhados às cidades, proporcionalmente, conforme número populacional. Ele explicou que o estado tem 54 Unidades de Pronto Atendimento e que os critérios para divisão dos recursos serão discutidos com o Conselho de Saúde. Ontem, o governo detalhou o funcionamento de quatro grupos setoriais para enfrentar o coronavírus: são os grupos econômico, social, de governança e de segurança.

Município já teve cinco casos suspeitos de coronavírus. A informação é de ELIZANDRA DA SILVA, secretária da saúde em Campo Erê. Segundo ela, nenhum dos suspeitos teve confirmação, o que é extremamente importante devido à alta taxa de disseminação da doença. Frisa que comparado ao vírus da gripe, em que uma pessoa contamina no máximo três outras, o Covid-19 pode chegar a sete. Para evitar o contágio em hospitais, ela salienta todas as consultas não emergenciais, foram suspensas tanto em Campo Erê quanto em outras cidades.

Brasil não tem estrutura para atender uma pandemia. A secretária salienta que os esforços tem objetivo de impedir que as pessoas contraiam a doença, pois a estrutura hospitalar do país não será suficiente caso o número de infectados aumente muito. Devido a esse alto risco, Santa Catarina criou o decreto 515, suspendendo por sete dias todas as atividades não consideradas essenciais, para frear o contágio principalmente nas pequenas cidades, que são menos preparadas para pacientes em estado grave.

Pessoas que acham que estão com coronavírus devem ligar para as unidades de saúde comunicando suspeita. A informação é da médica da Unidade de Saúde São Francisco de Campo Erê GIOVANA MARTINS. De acordo com ela, tomando essa medida, a equipe pode se preparar para receber o paciente. Caso não seja possível informar por telefone, assim que o paciente chegar na unidade, comunicar sua suspeita para que a equipe acione o protocolo de atendimento individualizado de isolamento, diagnóstico e comunicação a vigilância epidemiológica. Os números disponíveis para ligação em caso de suspeita de coronavírus são: 3655-2442 e 3655-2706.

Quando os casos suspeitos são encaminhados de outros locais também existe um protocolo a ser seguido. A equipe de vigilância epidemiológica faz contato telefônico com o paciente para coletar a história clínica e transmitir o caso para a regional de saúde. Depois é verificado a necessidade ou não de coleta de exame e manutenção de isolamento.

São Bernardino confirma primeiro caso de dengue. A informação é do secretário de saúde AGOSTINHO LUZZI. De acordo com ele, desde final do ano, a saúde pública vem alertando a população de que o município está com alto risco para epidemia, devido a quantidade novos focos em pouco tempo. Recentemente foi atendido na unidade um homem com suspeita de dengue. Foram coletados dados para o exame que confirmou dengue. O paciente recebeu todo suporte da saúde pública, já está bem e voltou a trabalhar normalmente. Apesar de São Bernardino, estar infestado pelo mosquito, o secretário, frisa que o homem não contraiu a doença no município, e sim fora, onde trabalha.

Mesmo que caso de dengue confirmado seja importado, população deve continuar se prevenindo. LUZZI, destaca que o município tem muitos focos, mas os mosquitos não estão infectados. Isso, não é motivo para as pessoas pararem de cuidar de seus lotes, evitando água parada e lixo. Agora, acrescenta o secretário, tem mais o coronavírus que as pessoas também precisam ficar de olho, mas não esquecer da dengue. Sobre o Covid-19, s Secretaria de Saúde e o município tomou todos os cuidados necessários para prevenção.

Atendimento presencial é apenas para casos emergenciais. Segundo o secretário de saúde de São Bernardino AGOSTINHO LUZZI, por tempo indeterminado, as Secretarias Municipais estarão atendendo de forma presencial apenas em casos de urgências eou emergências. Os servidores realizarão as atividades na modalidade de tele-trabalho, por telefone ou em situação de emergência e de acordo com a necessidade do setor, será convocado ao trabalho. Em cada uma das Secretarias haverá sempre um servidor de plantão durante o horário de expediente, para eventual necessidade. LUZZI, pede a colaboração de todos os munícipes para saírem de casa apenas se for extremamente necessário.

Secretaria de Saúde de Saltinho deixa recomendações sobre o coronavírus. A responsável pela pasta no município MARLA SUTIL, destaca que devido a situação epidemiológica do país a secretaria de saltinho, pede a colaboração de toda comunidade para que evitem aglomerações de pessoas, principalmente na unidade básica de saúde. Enfatiza que venham para atendimento somente em casos de extrema necessidade. Caso alguém apresente sintomas suspeitos ao Covid-19, deverá ligar na Unidade Básica de Saúde, pelo telefone (49) 3656-0071 ou no Plantão (49) 98435-6299, para que uma equipe de profissionais se mobilize até sua residência para uma avaliação primária, e após definir a conduta a ser seguida.

É muito importante tomar todas as medidas recomendadas que visam a prevenção. Objetivo, cita MARLA, é conter a disseminação do coronavírus e diminuir as possibilidades do vírus chegar aos grupos de riscos. Vale ressaltar que medidas simples e individuais como evitar aperto de mãos, abraços, lavar as mãos com frequência, se possível usar álcool gel, ao espirrar cobrir a boca com o cotovelo para evitar que as gotículas sejam disseminadas no ambiente e se usar lenço descarta-lo em seguida. MARLA, frisa: Pequenas atitudes fazem toda diferença para proteger a si, sua família e reduzir o contagio da doença.

Chefe do Cartório Eleitoral está preocupada com fechamento do Cartório nesse período de ano eleitoral. Apesar da situação ser preocupante ANDREIA DE MOURA, de Marmeleiro relata que muitos eleitores estão indo procurar atendimento e estão encontrando o Cartório fechado. Ele frisa que por determinação do Tribunal Regional Eleitoral, em razão da pandemia do novo coronavírus, está suspenso o Atendimento ao Público no Cartório. Não haverá atendimento até o dia 31 deste mês, podendo ser revogada ou prorrogada a suspensão a critério da Administração Pública.

Corpo de Bombeiros segue atendimento normal a população, porém adota medidas de prevenção. Devido a pandemia coronavírus, VANTUIR SCHOENINGER – comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê assegura que os atendimentos estão sendo feitos, mas o efetivo segue um protocolo de atendimento. Além das orientações da Organização Mundial de Saúde, o bombeiro de Campo Erê adota outras medidas internas de prevenção ao coronavírus. Objetivo é evitar contágio interno, bem como não levar riscos nos atendimentos feitos a população.

136 é o número para tirar dúvidas relacionadas ao coronavírus. O serviço visa ampliar o acesso de usuários, trabalhadores e profissionais de saúde ao SUS. Com comunicação em tempo real, utilizando computadores ligados à internet, essa é uma nova que visa ampliar o acesso a mais um canal de comunicação para que usuários do Sistema Único de Saúde, trabalhadores e profissionais de saúde possam entrar em contato com a Ouvidoria do SUS e solicitar, reclamar, denunciar, pedir alguma informação, sobre coronavírus. O comandante frisa que o número do Corpo de Bombeiros segue o 193, para emergência, o 136 é para a população saber mais sobre o Covid-19.

População não deve estranhar quando bombeiros chegarem com óculos, luva e máscara para os atendimentos. Esse, explica VANTUIR, é um procedimento padrão para que haja riscos nem para a guarnição, nem para as pessoas que serão atendidas. Também, outra orientação é que sempre que o bombeiro for atender qualquer tipo de ocorrência a vítima receberá uma máscara para proteção de ambos.

As ações do Ministério Público para conter o avanço do Coronavírus. A promotora DAIANNY PEREIRA faz importantes recomendações para Campo Erê, Santa Terezinha do Progresso, Saltinho e São Bernardino. Ela quer que os municípios cumpram imediata e integralmente as determinações dos Decretos do Governo do Estado. Estão suspensas por 30 dias as aulas, inclusive creches. Também está suspensa por 7 dias, a circulação de veículos de transporte municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros.

Estão paralisados todos os serviços privados não essenciais, como academias, restaurantes e comércio em geral; Está proibida a entrada de novos hóspedes nos hoteis. Estão suspensos por 30 dias, eventos e reuniões de qualquer natureza, inclusive missas, cultos religiosos, festas privadas como aniversário, casamento e qualquer tipo de confraternização com público. As indústrias devem operar somente com sua capacidade mínima necessária. Aglomerações de pessoas estão proibidas.

Promotora alerta para o descumprimento das medidas adotadas pela autoridade. Conforme DAIANNY PEREIRA, isso acarretará responsabilização civil, administrativa e penal, inclusive do servidor público. Gestores locais do SUS, profissionais de saúde, administração de hospital e agentes de vigilância epidemiológica podem solicitar auxílio da policia em casos de desobediência as determinações. O Ministério Publico enviou ofício à Federação Catarinense dos Municípios pedindo que comunique as medidas aos prefeitos.

Aumento injustificado dos preços, em especial de álcool em gel e máscaras, configura abuso. Conforme a promotora da comarca, o comercio estará sujeito à multa, podendo chegar à interdição do estabelecimento. As pessoas envolvidas podem responder por crime contra a economia popular, conforme está na Nota Técnica expedida pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor.

Polícia fecha estabelecimentos com aglomeração de pessoas. A Polícia Militar fechou ontem bares de Renascença após denúncias de que estaria ocorrendo aglomerações de pessoas. O trabalho foi feito em parceria com a vigilância sanitária com objetivo de cumprir o decreto e conter a contaminação pelo coronavírus. A equipe se deslocou até os estabelecimentos, e os ocupantes foram para casa, e orientou os proprietários para que fechassem. Os pedidos foram acatados pelas pessoas e também pelos bares. O prefeito municipal deverá criar uma lei que mantenha em funcionamento somente os estabelecimento considerados essenciais.

Polícia acompanha caso suspeito de Covid-19. A Polícia Civil, por meio do Delegado de Polícia da Comarca de Pinhalzinho, está monitorando, em parceria com o Ministério Público e Polícia Militar, o novo caso suspeito de contaminação pelo COVID-19. É um rapaz de 26 anos morador do bairro Centro Oeste. Na tarde de ontem, o paciente foi localizado e orientado que se descumprir as medidas recomendadas pelos profissionais de saúde do município, em especial de isolamento, poderá responder criminalmente. In loco, os policiais verificaram que ele está seguindo as orientações médicas, isolado em sua residência.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.