-GOVERNO PREVÊ PAGAR 15 DIAS PARA TRABALHADOR DOENTE E AUXÍLIO SE SALÁRIO DIMINUIR
-SC TEM 21 CASOS DE CORONAVÍRUS E GOVERNO ANUNCIA NOVAS RESTRIÇÕES
-AULAS DE JUDÔ GRATUITAS ATRAEM 120 PARTICIPANTES
-PREFEITURA INVESTE 10 MIL REAIS NA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS
-COMÉRCIO ESPERA COMPENSAÇÃO PARA ENFRENTAR PREJUÍZOS
-CAMINHONEIROS QUE INGRESSAM NA ADUANA PASSAM POR AVALIAÇÃO MÉDICA
-SERVIÇOS PÚBLICOS EM SJCEDRO FUNCIONAM EM PLANTÃO
-POPULAÇÃO PEDE FAIXA ELEVADA EM LOCAL COM REGISTRO DE ATROPELAMENTOS
-HOMEM É PRESO POR DESCUMPRIR MEDIDA E SE APROXIMAR DA EX
-JUIZ CONCEDE PRISÃO DOMICILIAR A PRESO COM RISCO DE CONTÁGIO DO CORONAVÍRUS
O tempo está ensolarado no Extremo Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a quinta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
Mais de 224 mil e 500 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo. O número total de mortes pelo vírus já ultrapassa a marca de 10 mil. Os dados foram divulgados ontem pela universidade americana Johns Hopkins. Nos Estados Unidos, 44 milhões de moradores da Califórnia foram orientados a não deixar suas casas para evitar a propagação do vírus. Essa é a primeira iniciativa desse tipo em território americano. No país inteiro, mais de 14 mil foram infectados.
Os partidos políticos do Chile concordaram nesta quinta-feira adiar para outubro o plebiscito para a nova Constituição do país. A votação deveria ocorrer em 26 de abril, mas, por causa da pandemia do novo coronavírus, o pleito foi remarcado para 25 de outubro. Após meses de protestos contra o governo do presidente SEBASTIÁN PIÑERA, o Chile aprovou organizar um plebiscito para reescrever a Constituição, a carta original datava da ditadura de AUGUSTO PINOCHET. Na consulta, os chilenos devem responder a duas perguntas: se querem ou não uma nova Constituição e que tipo de órgão deve escrever essa nova Carta Magna. Levantamento mais recente da Universidade Johns Hopkins mostra que o Chile tem 238 casos de Covid-19.
O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, decretou "quarentena total" a partir da meia-noite desta sexta-feira para combater a transmissão do novo coronavírus. A restrição praticamente completa na circulação de pessoas valerá até 31 de março. O decreto do presidente argentino estabelecer que ninguém poderá sair de casa a não ser para ir às farmácias e comprar comida. Quem descumprir a regra poderá ser detido por "delito contra a saúde pública". A Argentina registrou 128 casos confirmados de Covid-19. A doença matou três pessoas no país sul-americano.
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as dez da noite desta quinta-feira, 647 casos confirmados de novo coronavírus no Brasil em 21 estados e no Distrito Federal. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta quinta, contabiliza 621 infectados. O Piauí identificou os três primeiros casos da doença no estado. Duas mortes foram confirmadas no Rio de Janeiro nesta quinta-feira pela secretaria de Saúde. Em São Paulo, foram registradas cinco mortes até o momento pelo governo estadual, o que eleva ao total de óbitos no Brasil para sete. O Ministério da Saúde registrou quatro mortes em São Paulo e duas o Rio de Janeiro.
O governo federal decidiu nesta quinta-feira restringir por 30 dias a entrada de passageiros estrangeiros de voos internacionais de uma série de países. A medida vale a partir do dia 23 e foi adotada em razão da pandemia do novo coronavírus. A portaria foi publicada no "Diário Oficial da União" e lista os países, entre os quais China, Austrália e Japão, além de países da União Europeia. Ainda de acordo com a norma do governo, a restrição não se aplica a brasileiros, nascidos ou naturalizados, nem a imigrantes com prévia autorização de residência no Brasil.
O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira que planeja pagar um auxílio para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e forem afetados pela redução de jornada e salários proposta nesta semana pelo governo federal. Também anunciou que pretende pagar os primeiros 15 dias de afastamento se o trabalhador tiver contraído o coronavírus. O auxílio, destinado aos mais vulneráveis que tiverem renda e jornada reduzida, busca contemplar 11 milhões de trabalhadores, a um custo de 10 bilhões de reais. Inicialmente a medida deve vigorar por três meses. Se o trabalhador for demitido no curto prazo, esse valor antecipado pelo governo será descontado do valor do seguro-desemprego.
Santa Catarina tem 28 casos confirmados do Covid-19, segundo a Secretaria e Estado de Saúde. Os pacientes estão espalhados pelas cidades de Florianópolis, Joinville, Rancho Queimado, Braço do Norte, Tubarão, Balneário Camboriú e São José. Seis são da capital do estado. Os números foram atualizados na manhã de hoje. Apesar de divulgar o novo número, o secretário da Saúde, HELTON ZEFERINO, não informou sobre a cidade do diagnóstico nem o estado de saúde do paciente. Duas pessoas estão internados em unidades hospitalares, sendo um em Florianópolis e outro em Içara, após ter sido transferido do município de Braço do Norte. Os demais estão em tratamento domiciliar. O número de casos triplicou desde terça-feira no estado.
Depois da confirmação de 21 diagnósticos do novo coronavírus em Santa Catarina no final da tarde desta quinta-feira e outros 273 casos em investigação em todas as regiões do Estado, o governador CARLOS MOISÉSanunciou novo decreto, ainda em situação de emergência, e aumentou duas restrições. Em transmissão online, MOISÉS declarou que as divisas de Santa Catarina serão fechadas para circulação de transportes coletivos, proibindo o ingresso no território catarinense, público ou privado, de veículos de fretamento intermunicipal e interestadual. Da mesma forma, fica proibido o agrupamento e a permanência de pessoas em espaços públicos, como praças, parques e praias em todo o território catarinense. Segundo o governador, o objetivo é definir um padrão de conduta em todo o território no período de situação de emergência.
Durante coletiva desta quinta-feira, o governador CARLOS MOISES também anunciou a destinação da verba recebida do governo Federal, através do Ministério da Saúde para as cidades com unidades de pronto atendimento em saúde. São 14 milhões de reais que serão repassados aos municípios catarinenses que contam com UPAs. Os valores devem ser encaminhados às cidades, proporcionalmente, conforme número populacional. Ele explicou que o estado tem 54 Unidades de Pronto Atendimento e que os critérios para divisão dos recursos serão discutidos com o Conselho de Saúde. Ontem, o governo detalhou o funcionamento de quatro grupos setoriais para enfrentar o coronavírus: são os grupos econômico, social, de governança e de segurança.
Associação Beneficente Padre ROMUALDO ZIMMER elege diretoria e prevê ampliação das ações sociais. LUCIA VIVIAN foi reconduzida à presidência por mais dois anos por aclamação. Ela Lembra que a ONG atua na antiga Casa dos Padres da Paróquia São José com ajuda de voluntários que fazem ações para pessoas de baixa renda, com doação de fraldas e roupas para recém-nascidos. Todas as segundas-feiras um grupo de pessoas se reúne na sede da entidade para o trabalho que confecção de fraldas entregues às pessoas doentes. A diretoria é composta ainda pela vice-presidente ODETE ALBA, pelos secretários CLAUDETE MARQUES e ETELVINO FESTA e pelas tesoureiras MARIA ODY e DELSÍ ALÉSSIO. Na diretoria social estão IVAN GUILHERME YANK e VALMOR ROSSETTI. ALEXANDRE UTZIG, VALDIR RAMBO e ADELAR BRESCOVICI integram o conselho fiscal efetivo. A presidente afirma que neste mês estão sendo retomadas as entregas para as 35 famílias cadastradas. A entidade está formulando projetos em busca de incentivos e doações para aumentar o número de atendidos.
Iniciada Oficina de Judô no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Conforme a secretária de Assistência Social IDIONE FABBI, a Oficina de Judô iniciou em Guaraciaba na terça-feira passada com turmas divididas por faixa etária. Ela explica ainda que as aulas são sempre nas terças pela parte da tarde e nas quartas-feiras durante todo o dia. A secretária destaca que essa é uma arte marcial, praticada como esporte de combate e os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. A oficina é ministrada pelo Educador Físico JULIANO SIEBEL. Além da implantação do Judô, as crianças e adolescentes participam de atividades que são realizadas pelas Orientadoras Sociais e pelos Prestadores de Serviço que ofertam oficina de orientação social e musicalização, com aulas de canto, violão e flauta. No município cerca de 120 crianças e adolescentes, de seis a 15 anos estão sendo atendidas com o projeto.
Prefeitura de Palma Sola organiza mutirão de castração de animais. O secretário da agricultura, ELBER PEREIRA lembra que a ação está prevista no orçamento desde o final do ano passado a partir da criação do código municipal de direito e bem-estar animal. A partir daí foram estabelecidas normas de proteção, manejo e cuidados visando garantir a saúde dos moradores. Foi feito um mapeamento e verificado que o município possui um total 2.490 cães e mais de 900 gatos. Desse total apenas 70 são castrados. Conforme ele, a prefeitura destinará até 10 mil reais para mutirões e já foi definida a data e quantos animais serão atendidos. ELBER esclarece que o restante dos tutores terão subsidio e farão parte do pagamento. Os animais de rua também serão atendidos. Segundo ele, esse é o meio que o município encontrou para conter o descontrole populacional de cães e gatos e acredita que em curso prazo o investimento reduza. PEREIRA percebe que o grande número de animais implica em incômodos com lixeiros virados, calçadas e pátios sujos e barulhos.
A reportagem recebeu diversos vídeos que mostram militares do décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizada realizando atividades físicas nas ruas de São Miguel do Oeste. O vídeo está circulando pelas redes sociais e muitos moradores questionam este tipo de prática no momento atual. Santa Catarina está em estado de emergência por conta do avanço do coronavírus e uma das recomendações é para que as pessoas fiquem em casa, evitando assim aglomerações em espaços públicos ou privados. De acordo com o comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar, JAILSON FRANZEN, o decreto do governador não atinge o exército, pois a instituição militar é de nível federal. Ele salientou que apesar de não poder atuar diretamente, o Comitê de Gerenciamento de Riscos do Governo do Estado será informado do fato.
O setor de relações públicas do décimo quarto RCMec se manifestou em nota sobre a reclamação de algumas pessoas a respeito de atividades físicas coletivas do exército nas ruas da cidade. Segundo a nota, o regimento de cavalaria mecanizada zela pela garantia da Lei e da Ordem e que o décimo quarto está em constante rotina de treinamentos para poder estar sempre preparado para atuar. Sobre os treinamentos, o exército informa que eles são realizados em pequenos grupos e ao ar livre e que todos os militares são monitorados e acompanhados por médicos diariamente. O Regimento informou ainda que está muito atento para a nossa tropa não venha a se contaminar e que os militares não sejam um vetor de contaminação.
Ruas de SJCedro estão praticamente vazias desde ontem. O comércio geral fechou as portas desde quarta-feira a tarde para atender o decreto do governador do estado. Ontem o fechamento era esperado devido ao feriado municipal do padroeiro São José. A partir de hoje apenas supermercados, postos de combustíveis, revendas de gás e água, funerárias, estabelecimentos de saúde e imprensa estão funcionando. O Comitê de Crise do Coronavírus salienta que todas estas medidas são de caráter preventivo, tendo em vista que não há nenhum caso confirmado da doença em São Miguel do Oeste ou na região. A recomendação é de que a população que mantenha a calma e permaneça em casa, tomando os devidos cuidados de higiene para evitar a contaminação.
Lojistas e outros comerciantes vão esperar ajuda do governo após período de crise. O presidente da FDCL, IVAN TAUFFER reconhece que o comércio foi pego de surpresa com o decreto do governador, mas que o momento exige a participação de todos pra evitar uma epidemia da doença no estado. Ele garante que o setor vai fechar as portas e colaborar para superar esse período delicado e houve orientação formal para todas associações.TAUFFER ressaltou, no entanto, que a FCDL espera uma compensação para o setor, já que a medida vai trazer prejuízos para as empresas.
Número de consumidores nos supermercados caiu bastante nesta quinta-feira. A informação é do supermercadista e conselheiro da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. Ele disse que o pico da procura por produtos alimentícios e de higiene ocorreu na terça e na quarta-feira. Ontem, a quantidade de pessoas nos mercados foi 30 por cento do movimento dos dois dias anteriores. CRESTANI também disse que os produtos estão sendo repostos e, com exceção do álcool gel, não há falta de mercadorias nos supermercados. Ontem a Acats reforçou as recomendações e pediu que apenas uma pessoa da família faça as compras, que evite usar dinheiro vivo e que idosos e portadores de doenças crônicas evitem os supermercados.
Estabelecido restrição na travessia de pessoas na balsa em Itapiranga. Somente funcionários das unidades da JBS suínos e aves, com crachá, possuem acesso na condição de pedestres. Passagem de veículos ocorre normalmente. Conforme o sócio proprietário da Barca Aliança, SIRIO BRAND, a fiscalização é feita para evitar a circulação de pedestres do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. A travessia com barquinhos também foi interrompida. BRAND informa que reduziu o movimento de carros de passeio, porém caminhões seguem com transporte de aves e suínos para o abate em Itapiranga. Os ocupantes de carros e caminhões devem permanecer dentro dos veículos durante a passagem da balsa.
Aduana de cargas continua funcionando normalmente. As aduanas tanto do Brasil como da Argentina estão fechadas por determinação do governo federal para entrada de turistas. Porém o trabalho na aduana de cargas continua normalmente. Segundo o prefeito de Dionísio Cerqueira THYAGO GNOATTO o funcionamento da parte de cargas garante que alguns alimentos e medicamentos não faltem a população dos dois países. Por determinação do governo argentino está proibido o fluxo de pessoas entre os dois países, apesar de não haver impedimento do lado Brasileiro. Ele esclarece que a intenção é evitar que além dessa crise no sistema de saúde o problema afete ainda mais a economia com desabastecimento de produtos essenciais. Em Dionísio Cerqueira o Porto Seco está funcionando, porém tanto a Fipe que realiza fiscalizações na Argentina quanto à Receita Federal adotam uma série de medidas para prevenir e resguardar a saúde dos funcionários e das pessoas que circulam no espaço.
Cuidados na aduana devem ser redobrados a partir de hoje. O prefeito THIAGO GNOATTO afirmou que o objetivo é disponibilizar uma equipe para avaliar a saúde dos trabalhadores que dão entrada na aduana e se caso constatados sintomas semelhantes ao coronavírus dar o devido encaminhamento para o tratamento. A ideia é que médicos, enfermeiros e técnicos dos municípios do CIF ajudem através de um questionário sobre o local de onde estão vindo os motoristas e para onde vão. Também prevendo o atendimento aos caminhoneiros: medindo a pressão, temperatura corporal, questionar se tem dor de garganta, falta de ar e outros sintomas do Covid 19. A equipe vai criar um protocolo com todas as etapas. O prefeito argumenta que a medida objetiva também resguardar o ambiente de trabalho desses profissionais para que não haja uma interrupção no transporte de cargas. O prefeito lembra que além de toda questão maior de saúde pública, as prefeituras tem tentado amenizar os efeitos da suspensão de serviços e reduzir prejuízos às transportadoras, despachantes e comércio internacional, dentro do possível.
Argentinos formam filas para retornar ao seu país. No fim da tarde de ontem o grupo estava retido no Passo Internacional, que fica entre a aduana de Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira. A maioria dos turistas estava principalmente em Balneário Camboriú e Itapema. Com o decreto do governo catarinense que suspendeu serviços não essenciais e barrou a entrada em praias, os estrangeiros se sentiram forçados a voltarem para a Argentina. Eram aproximadamente cem pessoas e 30 carros que foram barrados pelas Forças Armadas da Argentina de regressarem ao país, temporariamente. Após a identificação de cada argentino, o grupo deve passar por avaliação de pressão arterial e temperatura, conforme o protocolo. O exame é feito por um médico das Forças Armadas. Depois da avaliação médica, eles deverão retornar para casa em condição de quarentena. O mesmo procedimento segue hoje para quem estiveram voltando.
SJCedro suspende serviços administrativos por sete dias, mas, mantém os atendimentos emergenciais. O prefeito PLINIO DE CASTRO afirma que a medida vale exceto, nas unidades de atenção à saúde, de vigilância sanitária, no órgão municipal de proteção e defesa civil, serviço de captação, distribuição e tratamento de água e esgoto e também a coleta de lixo. Trabalho essenciais para o funcionamento da prefeitura acontecem internamente, mas feitos através de escala de plantão. Ficam suspensos também por 30 dias os prazos para requerimento de alvarás, pagamentos de tributos que vencerem no período. Já no setor de saúde, CASTRO salienta que, enquanto durar o período de quarentena decretado pelo Governo Estadual, ficam suspensos os atendimentos agendados, procedimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas. As unidades de saúde devem ainda priorizar o atendimento aos idosos e integrantes do grupo de risco.
Sugestão sobre redutor de velocidade em ponto da Avenida onde ocorreram acidentes é bem aceita por moradores. No local ocorreram várias colisões com danos materiais, acidentes com feridos e dois atropelamentos com morte dos pedestres. A Rádio Cedro esteve na Avenida Rio Grande do Sul, na esquina com a Rua Irmã Ludovica e acompanhou a grande movimentação ao longo da tarde. Conforme empresários e clientes de estabelecimentos próximos esse trânsito de carros e pessoas atravessando a rua é constante todos os dias. Na semana passada o vereador FLÁVIO DOS SANTOS sugeriu que o Conselho de Trânsito avalie a possibilidade de implantar uma lombada ou faixa elevada em frente a choperia Santa Hora onde há a faixa de trânsito para que os pedestres atravessem com maior segurança. Em conversa no local, as pessoas acreditam que é uma boa opção.
Moradores de SJCedro são unânimes sobre a necessidade de redutor de velocidade. CLEITON KROETZ que trabalha nas proximidades percebe que são vários problemas no local que vão além do movimento. Ele observa que os carros e motos trafegam com velocidade elevada, as pessoas atravessam a rua sem a devida atenção e também existem horário de pico. Para ele uma faixa elevada seria uma boa opção. ADOLINO MANTOVANI de 80 anos frequenta estabelecimentos na avenida e usa a faixa com frequência. Ele explica que os idosos tem ainda mais dificuldade porque não conseguem andar rápido. Lembrou dos dois acidentes fatais e acredita que um redutor iria obrigar os veículos a reduzirem a velocidade. LIDIO MONANESE é motorista e também acredita que o redutor vai ser útil para que a velocidade seja respeitada. SIDNEI LUDWIG que possui comércio neste local acha necessária a faixa elevada, já que além da velocidade acima do permitido o sol do entardecer dificuldade visibilidade.
Empresários encontram dificuldades em pagar impostos que vencem hoje. O contador em SJCedro, RUDIMAR WINTER afirma que em SJCedro como no restante do país muitas pessoas estão enfrentando transtornos para o pagamento do Simples Nacional e da contribuição previdenciária junto ao INSS referentes a fevereiro. Ele explica que ambos tem vencimento nesta sexta-feira e não houve prorrogação. O governo postergou o pagamento para os impostos referentes aos meses seguintes de março, abril e maio. Ele afirma que a sugestão é o uso dos aplicativos, autoatendimento e outros serviços eletrônicos para quitação, evitando multas. WINTER acredita que possa haver novas medidas que abonem os juros, porém, não há nenhuma posição do governo. Ressalta que os escritórios de contabilidade também estão fechados e por isso os clientes estão sendo alertados via plantão telefônico e e-mail.
PM prende homem por descumprir Medida Protetiva em SMOeste. A Polícia Militar prendeu por volta das cinco horas da manhã desta sexta-feira, um homem acusado de descumprir Medida Protetiva contra sua ex-companheira no bairro Jardim Peperi. Segundo informações obtidas pela reportagem, a vítima acionou a guarnição pois estava com medo. A polícia foi ao local e encontrou o homem na frente da residência da vítima. Ele foi abordado e informado sobre a medida protetiva que lhe proíbe ter contato ou se aproximar da mulher. O homem foi encaminhado à Delegacia para esclarecer o motivo de estar no local.
PM interdita estabelecimentos em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar está interditando estabelecimentos que deveriam estar fechados e os funcionários em quarentena. O 11° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira está realizando a notificação de estabelecimentos que estão atuando em desacordo com o Decreto do Governo do Estado, n° 515, o qual determinou o fechamento de estabelecimentos que não prestam serviços considerados essenciais. Diversos estabelecimentos foram notificados, sendo alguns interditados pela Polícia Militar e os responsáveis responderão criminalmente. A Polícia Militar orienta: os estabelecimentos que prestam serviços considerados não essenciais deverão ser fechados e os funcionários ficarem em casa em regime de quarentena.
Polícia Civil flagra estabelecimentos em funcionamento após decreto. O setor de Jogos e Diversões, Divisão de Investigação Criminal, Delegacia de Comarca e Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste, realizou fiscalizações com o fim de verificar o cumprimento do Decreto do Governador que determina o fechamento de determinados estabelecimentos por prazo certo para prevenir a propagação do Coronavírus. Foram vistoriados 90 locais em São Miguel do Oeste, sendo constatado que cinco estavam em funcionamento. Os responsáveis pelo descumprimento do Decreto foram advertidos e orientados a encerrar as atividades. As fiscalizações continuam durante os próximos dias em todo Extremo Oeste. A Rádio Cedro recebeu denúncias via Facebook e whatsapp sobre locais em funcionamento. Conforme a PM, estas situações devem ser repassadas para polícia que vai até o local avaliar se o estabelecimento pode ou não ficar de portas abertas.
Juiz concede prisão domiciliar para preso por risco de contágio com coronavírus. No final da tarde de ontem o Juiz RAFAEL RESENDE BRITTO, que atua na vara de execução criminal da comarca de São José do Cedro, concedeu prisão domiciliar a um preso que encontrava-se cumprindo pena na Unidade Prisional Avançada. Segundo o advogado de defesa, GASPAR FIDELIS DE ALMEIDA, a decisão foi tomada em caráter excepcional, em decorrência da pandemia do Coronavírus e pela condição de saúde do apenado. Segundo o advogado, o magistrado se embasou em uma recomendação repassada pelo Conselho Nacional de Justiça, a qual foi editada em 17 de março deste ano. Segundo o a advogado, seu cliente não tem o vírus, tão pouco sintomas, apenas foi concedida a decisão devido à recomendação do CNJ. Ele terá que usar tornozeleira eletrônica, não se afastar de sua residência por dois quilômetros e sofrerá restrições de horários.