ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco sábado 20 02 2021

-BOLSONARO INDICA GENERAL SILVA E LUNA PARA PRESIDÊNCIA DA PETROBRAS

-UM EM CADA TRÊS CASOS ATIVOS DE COVID EM SANTA CATARINA ESTÁ NO OESTE

-RÁDIO ITAPIRANGA COMEÇA TRANSMISSÕES EM SINAL DE FM NESTE SÁBADO

-CONCURSO DO IBGE TEM 40 VAGAS PARA AGENTE E RECENSEADOR NO MUNICÍPIO

-HOSPITAL REGIONAL SUSPENDE CIRURGIAS, EXAMES E CONSULTAS ELETIVAS

-DUPLA SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGAS É PRESA NO BAIRRO ESTRELA

-POLÍCIA CIVIL PRENDE TRÊS SUSPEITOS DE ASSALTO CONTRA EMPRESÁRIO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 37 centavos. O euro está valendo seis reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Nove membros de um grupo extremista americano foram indiciados, nesta sexta-feira, por conspirar para a invasão do Capitólio dos Estados Unidos. Na ocasião, cinco pessoas morreram após um grupo de apoiadores do ex-presidente DONALD TRUMP tentar impedir a certificação da vitória eleitoral de JOE BIDEN. No fim de janeiro, uma juíza federal do estado de Ohio, decretou a prisão de três pessoas da milícia armada desse grupo extremista. Eles foram os primeiros suspeitos a serem acusados de conspiração para assumir o controle do Congresso americano, em seis de janeiro.

A Alemanha vai doar um bilhão e 800 milhões de dólares adicionais aos projetos de vacinação contra a Covid-19 no mundo e programas para combater a pandemia. A Aliança Covax é a maior beneficiada com o dinheiro. O governo já tinha anunciado um outro valor e, agora, comprometeu-se a doar um total de dois bilhões e meio de dólares. Já JOE BIDEN, presidente dos Estados Unidos, anunciou durante reunião virtual do G7 a liberação de dois bilhões de dólares, metade do valor que os americanos vão doar para a imunização em países pobres.

O ministro da Saúde da Argentina, GINÉS GONZÁLEZ GARCÍA, renunciou ao cargo a pedido do presidente, ALBERTO FERNÁNDEZ, depois da revelação de que membros de seu entorno teriam recebido vacinas contra a Covid-19 em seu gabinete, sem ter que esperar a vez como os demais argentinos. O escândalo estourou depois que o jornalista HORACIO VERBITSKY disse nesta sexta na rádio que, graças à sua longa amizade com o ministro, conseguiu se vacinar em seu gabinete. O escândalo causou uma onda de reações nas redes sociais que resultou na renúncia do ministro.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta sexta-feira a indicação do general JOAQUIM SILVA E LUNA, atual diretor da Itaipu Binacional, como novo presidente da Petrobras. Se confirmado, LUNA E SILVA substituirá o atual chefe da estatal, ROBERTO CASTELLO BRANCO, indicado por BOLSONARO após as eleições de 2018. Para que a substituição seja concretizada, a indicação ainda precisa do aval do Conselho de Administração da Petrobras. A estatal informou que o conselho tem reunião ordinária prevista para a próxima terça, mas a pauta do encontro não foi divulgada. Se confirmado, SILVA E LUNA será o primeiro militar a assumir a da Petrobras desde 1989.

A Câmara dos Deputados decidiu nesta sexta-feira manter na prisão o deputado DANIEL SILVEIRA do PSL, preso por decisão do Supremo Tribunal Federal. Foram 364 votos a favor da manutenção da prisão, 130 contra e 3 abstenções. Depois de anunciar o resultado, o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA disse que a decisão vai mudar o comportamento dos deputados. O placar superou em 107 votos o mínimo exigido para a aprovação do parecer da relatora, deputada MAGDA MOFATTO do PP que recomendou manter o parlamentar preso. SILVEIRA foi preso em flagrante na noite de terça-feira após divulgar um vídeo no qual fez apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, ameaçar e ofender os ministros do STF.

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que decidiu fazer uma mudança na estratégia da vacinação contra a Covid-19 para as novas doses da vacina. Agora, cada nova dose será aplicada a uma pessoa, sem reservar metade do imunizante para a segunda dose. O ministério explicou que o ritmo de chegada de novas doses vai se acelerar daqui para frente, e não será mais preciso reservar metade dos imunizantes de uma leva para a segunda dose. A leva seguinte será suficiente para isso. A ideia é que, com a nova estratégia, a população continue tomando a segunda dose, e a vacinação se torne mais rápida. A pasta informou que quatro milhões e 700 mil doses das vacinas começarão a ser distribuídas na próxima semana e que todos os imunizantes serão destinados para a primeira dose.

O setor de tecnologia de Santa Catarina teve um saldo positivo de dois mio 493 novos empregos no ano passado. O dado está no levantamento feito pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia junto ao Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. A demanda por soluções de tecnologia segue elevada, mas o saldo de 2020 foi menor do que no ano anterior. A média de novas vagas em 2020 ficou abaixo da registrada em 2019, quando o setor atingiu saldo positivo de três mil 480 novos postos de trabalho no Estado, segundo a pesquisa Tech Report, da Acate.

Mais de 300 estabelecimentos foram interditados em Santa Catarina em fevereiro por descumprirem as medidas contra Covid-19. Entre as normas que não foram atendidas, segundo a Polícia Militar, estão o desrespeito ao distanciamento social, uso incorreto de máscaras e não disposição de álcool. Desde o início da pandemia, a Polícia Militar realiza mais de mil fiscalizações por dia em festas e eventos com aglomerações. Segundo o comandante, as pessoas podem fazer denúncias de descumprimento de regras contra o Covid-19 e aglomerações através do aplicativo PMSC Cidadão ou pelo número 190.

Santa Catarina registrou, nesta sexta-feira, nova alta no total de casos ativos de covid-19. São pacientes em tratamento e são capazes de transmitir o coronavírus. O total é de 24 mil 526 pessoas nessa condição, 981 a mais do que no dia anterior. Em média, um em cada três casos ativos de covid-19 de Santa Catarina está no Oeste do Estado. A região concentra oito mil e 26 pessoas nessa condição. Desde 20 de janeiro, a região Oeste teve um salto de 184 por cento no número de casos ativos. Apenas nos últimos três dias, saltou de foram quase dois mil novos casos. A região ainda vive o colapso no sistema público de saúde com os hospitais lotados.

A partir deste sábado, a Rádio Itapiranga está no ar com sinal de FM na frequência 105 vírgula um. Próximo de completar 58 anos de atividades, a Rádio Itapiranga inicia uma nova fase a partir de hoje. Fundada em 27 de abril de 1963, a Rádio Itapiranga passou por grandes mudanças nos últimos anos, como por exemplo, a construção da nova sede em instalações modernas no Edifício Peperi construído em estilo germânico para valorizar a cultura de Itapiranga e região. Conforme o diretor da Rede Peperi, jornalista ADILSON BALDISSERA, foram feitos elevados investimentos em novos equipamentos. Agora, a rádio começa a operar em sinal de FM

Os serviços de instalações do parque de transmissão da rádio Itapiranga localizado na comunidade de Santa Fé Alta foram concluídos nesta sexta-feira. O diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA disse que com o sinal de FM será possível levar ao ar uma programação atrativa e com som de alta qualidade. O diretor da Rede Peperi avalia que está sendo valorizado o anunciante e também o ouvinte que prestigia os programas musicais, jornalismo e esporte. BALDISSERA afirmou que a migração da rádio Itapiranga para a frequência de FM é uma grande conquista para a comunidade regional e um avanço da emissora que está ainda mais perto dos ouvintes.

A Rádio Itapiranga em FM já está impactando no púbico regional. Em poucas horas no ar, na frequência 105 vírgula um, a emissora vem recebendo diversas manifestações de ouvintes elogiando o alcance e a qualidade do sinal em FM. Pessoas de comunidades do interior nos municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul relatam que estão recebendo o sinal.Com a migração para o FM, o diretor ADILSON BALDISSERA afirma ter concluído com sucesso uma etapa de muito trabalho para superar diversas etapas burocráticas além de investimento significativos em equipamentos e licenças do ministério das comunicações.

O Peperi Debates deste sábado fez uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. A campanha será sobre “Fraternidade e Diálogo, compromisso de amor”. O tema da CF2021 foi escolhido diante do aumento da intolerância e de um quadro de polarização que gera exclusão e violência. O Peperi Debates de hoje discutiu esse tema para compreender porque o diálogo não tem mais espaço e porque as pessoas parecem estar menos abertas ao diferente. O programa reuniu o padre FRANCISCO BUEHRMANN, Vigário da Paróquia São Miguel Arcanjo, o pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, ILDO SOARES e a professora e coordenadora de catequese IVANIA COSTACURTA.

A valorização do individualismo de forma excessiva na sociedade moderna afeta o diálogo e compromete a vida humana. A afirmação é do vigário da paróquia São Miguel Arcanjo, FRANCISCO BUEHRMANN. De acordo com ele, o “eu” acaba tendo muito mais valor do que o “nós” e isso afeta as relações sociais. O padre lembrou que o diálogo exige o encontro com o outro para acontecer e na medida em que as pessoas são individualistas, a aceitação do outro perde espaço. Esse contexto gera intolerância e a indiferença que ameaçam a vida humana. Padre FRANCISCO comentou que o diálogo é, antes de falar, ouvir o outro e aceitar a diferença. O religioso ressaltou que é preciso respeito e buscar a unidade respeitosa na diversidade.

Vivemos um tempo em que o ser humano olha apenas para si e onde os valores materiais acabam se impondo. O comentário é do pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, ILDO SOARES. Ele disse que a intolerância ao diferente está baseado em uma cultura do ódio. O pastor comentou que é esse discurso de eliminação do diferente que reforça a imposição de visões individualistas sem preocupação com a coletividade. Na visão do pastor ILDO, a sociedade precisa reaprender a ouvir o outro e dialogar com respeito. Ele ressaltou ainda que falta empatia e as pessoas precisam se colocar no lugar das outras, sem julgamentos prévios. O pastor também disse que as vezes “dá vergonha” ao ver as posições de pessoas que afirmam ser cristãs.

Está faltando a paciência de dialogar e esse problema começa na família. A declaração é da professora e coordenadora de catequese IVANIA COSTACURTA. Ela disse, no Peperi Debates de hoje, que a intolerância e o individualismo ganham espaço e vão se consolidando na sociedade na medida em que se valoriza o “ter” em detrimento do “ser”. Para ela, as famílias devem buscar o diálogo para fortalecer valores cristão que vão repercutir na sociedade. IVANIA ressaltou que é preciso valorizar a pessoa humana e dialogar com base no amor. Na visão da professora, a cultura do ódio que está presente na sociedade não cabe na vida de quem é cristão. Ela completou dizendo que a vida deve estar em primeiro lugar e que a radicalização e a violência não são a solução para os problemas.

Lideranças do extremo-oeste participaram nesta semana de uma reunião no Rio Grande do Sul para discutir as ações e o plano de trabalho para avançar na pauta de construção da ponte entre Itapiranga e Barra do Guarita. A travessia entre os dois Estados ainda é realizada com uma balsa. O encontro da última quinta-feira foi realizado na sede da Amuceleiro no município gaúcho de Três Passos. O evento foi solicitado pelo vice-presidente regional da Facisc MAIKEL FREY. Durante o encontro, a Facisc apresentou dados estruturais que reforçam e impactam a necessidade da obra. FREY disse que a ponte é fundamental para a melhoria da competitividade e do ambiente empresarial tanto de Santa Catarina quanto do Rio Grande do Sul.

Uma das sugestões apresentadas durante o encontro desta semana no Rio Grande do Sul está a busca pela criação de uma frente parlamentar permanente para a defesa do projeto da ponte entre Itapiranga e Barra do Guarita. De acordo com o vice-presidente regional da Facisc MAIKEL FREY, a ideia é unir deputados e senadores dos dois estados para atuar nesta pauta. Ele comentou que entre os próximos da mobilização estão a busca pela federalização da RS163 do lado gaúcho e do aceite pelo Denit da SC163 que está em processo de transferência para a União. FREY lembrou que a comissão mista entre setor público e privado é decisiva para dar celeridade a esse processo.

O superintendente do Dnit de Santa Catarina, RONALDO CARIONI BARBOSA, anunciou que as obras na BR 163 serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro. Em um vídeo divulgado pela deputada federal CAROLINE DE TONI, o responsável pelo Dnit no estado diz que tem uma boa notícia para o extremo-oeste e anuncia o início dos trabalhos no trevo de São José do Cedro. Ele cita ainda que a obra ficará pronta ainda neste ano. O vídeo tem cerca de um minuto e BARBOSA não traz nenhuma outra informação sobre valores ou detalhes a respeito da obra. A obra na BR 163 é uma antiga reivindicação do extremo-oeste.

As inscrições para o concurso do IBGE foram abertas nesta sexta-feira. A seleção é para formar a equipe que vai trabalhar no censo demográfico de 2021. O prazo já está aberto para as vagas depara agente censitário. Embora o concurso seja apenas um, são oferecidos dois tipos de vagas diferentes: agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Na próxima terça-feira, começam as inscrições para o cargo de recenseador. A duração dos contratos é de cinco meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2021 e na disponibilidade de recursos orçamentários. De acordo com o coordenador de área do Censo, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR,o censo deveria ter ocorrido no ano passado, mas foi adiado para este ano em razão da pandemia do coronavirus.

O concurso do IBGE tem vagas para recenseadores em todos os municípios da região extremo-oeste. A informação é do coordenador de área do Censo, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR. Em São Miguel do Oeste, por exemplo, são sete vagas de agente censitário, sendo uma de agente municipal com salário de dois mil e cem reais mais um vale alimentação de 478. As outras seis vagas são de Agente Censitário Supervisor com salário de mil e 700 reais. O município também tem 34 vagas de recenseador que recebe por produtividade. CLAUDIO disse que a expectativa do IBGE é de uma grande procura também por conta dos efeitos da pandemia. Ele comentou que muitas pessoas tiveram a renda comprometida ou perderam o emprego nos últimos meses e o censo demográfico surge como uma oportunidade de trabalho e renda para as pessoas.

A coleta de dados e entrevistas com a população para o censo demográfico de 2021 deve começar no mês de agosto. A projeção é do coordenador de área do Censo, CLAUDIO RADTCKE JUNIOR. Ele disse que o formato do censo é o mesmo que foi previsto para o ano passado, com uma preocupação adicional com os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus. CLAUDIO disse que cronograma de trabalho foi transferido de 2020 para 2021. Ele reforçou a importância desse levantamento para conhecer a realidade do Brasil.

O aumento de casos de Covid tem um impacto cada vez maior no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A unidade permanece com a UTI lotada e com quatro pacientes improvisados no pronto socorro à espera de vagas. Na ala covid da enfermaria, a lotação está 60 por cento. Nesta quarta-feira, a direção do hospital suspendeu os exames, consultas e procedimentos cirúrgicos eletivos, inclusive os oncológicos. Também estão suspensos exames agendados e consultas ambulatoriais. De acordo com o hospital, a medida foi adotada em função do aumento no número de casos, internações e pacientes graves aguardando leitos de UTI Covid-19.

A suspensão dos procedimentos eletivos passa a valer a partir de segunda-feira e visa garantir pessoal e insumos para a manutenção do atendimento de urgência e emergência. Outro objetivo é prevenir o avanço da contaminação por coronavírus.Todos os pacientes terão suas consultas e exames reagendados. O hospital relatou que serão mantidas apenas as quimioterapias e retiradas de quimioterapiahormonioterapia via oral, bem como as coletas de exames pré-quimioterapia. A direção do hospital regional também reforçou o pedido para que a população procure o pronto socorro apenas em caso de urgência e emergência. A intenção é evitar a aglomeração de pessoas no regional sem a necessidade. Para casos menos graves, a população deve buscar atendimento na UPA24h e a Central de Triagem.

Nesta sexta-feira, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou mais um óbito relacionado ao coronavírus. O paciente é um idoso de 94 anos de São Miguel do Oeste. Um paciente de Pinhalzinho que aguardava leito de UTI foi transferido para Gaspar. A ocupação permanece em cem por cento com 18 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são oito confirmados. Cinco pacientes aguardam transferência para leito de UTI. 54 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Outros 39 pacientes entraram para a lista de recuperados. 255 ainda estão com o vírus ativo.

A Polícia Militar fez uma nova apreensão de vinhos da Argentina nesta sexta-feira na BR 163. Em uma barreira de rotina em Dionísio Cerqueira, os policiais abordaram um Clio carregado com 65 caixas de vinho, totalizando 370 garrafas de diversas marcas oriundas da Argentina sem os desembaraços aduaneiros.O veículo e bebidas foram apreendidos e entregues na Receita Federal. A mercadoria foi avaliada com valor aproximado de mercado no Brasil em 126 mil. O motorista, de 22 anos, vai responder pelo crime de descaminho.

A Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de tráfico de drogas nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. As prisões foram efetuadas por volta das 11 horas da noite no bairro Estrela. De acordo com a PM, o local já estava sendo monitorado e na noite desta sexta os militares abordaram um usuário no local. Ele informou onde havia comprado a droga. A guarnição foi até a residência que servia como ponto de venda de drogas e encontrou uma pequena quantidade de entorpecentes além de balanças de precisão e utensílios usados para a comercialização dos produtos. Os dois homens que estavam na casa foram detidos e encaminhados a Delegacia de Polícia.

A Polícia Civil prendeu três pessoas suspeitas de envolvimento no assalto na residência de um empresário de Anchieta. Os mandados de prisão foram cumpridos na manhã de ontem. No domingo passado, quatro ou cinco homens armados, vestindo luvas e touca balaclavas, invadiram a casa da vítima. A família do empresário foi rendida e agredida. Os ladrões roubaram uma camioneta Hillux, dez mil reais em dinheiro e uma caixa com pesos argentinos, avaliados em aproximadamente 80 mil reais. Além disso, foram levados diversos objetos pessoais, como celulares, joias, perfumes e relógios. Durante a semana, a Polícia localizou os suspeitos no interior de Anchieta. Na residência em que eles estavam foram localizados três perfumes pertencentes à vítima e outros objetos. No local estava o veículo Gol, cor vermelha, que foi utilizado durante a fuga na madrugada do crime. Três suspeitos foram presos. As investigações continuam para localizar os outros envolvidos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.