-GOVERNO FEDERAL DEVE GASTAR 89 BILHÕES NESTE ANO COM AUXÍLIO BRASIL
-ESTADO TEM QUASE 700 SERVIDORES DA SAÚDE AFASTADOS POR COVID-19
-MAIS UM MUNICÍPIO DA AMEOSC DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA VISTO À ESTIAGEM
-CÂMARA APROVA REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS
-VACINAÇÃO INFANTIL CONTRA COVID-19 INICIA NESTE SÁBADO EM SMOESTE
-MAIS DE 550 PESSOAS ESTÃO COM O VÍRUS ATIVO DA DOENÇA NESTA QUINTA-FEIRA
-CASAL É CONDUZIDO À DELEGACIA APÓS BRIGA POR SEPARAÇÃO DE BENS
-VENTOS DERRUBAM ÁRVORES E DEIXAM TRÂNSITO BLOQUEADO NA REGIÃO
O tempo na região Extremo Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
O presidente americano JOE BIDEN vem enfrentando uma verdadeira rejeição ao seu governo. O índice de aprovação do democrata atinge apenas 40 por cento, representando uma das marcas mais baixas para um presidente americano a esta altura do mandato. Em termos de desprestígio, ele só fica atrás do seu antecessor, DONALD TRUMP. A situação é crítica e pode se tornar ainda pior visto as eleições deste ano, onde os próprios democratas admitem que perderão uma das câmaras do Congresso. Enquanto a pandemia persiste, a inflação também disparou para sete por cento em 12 meses, o maior nível em 40 anos. Produtos também sumiram das prateleiras, mostrando o reflexo do caos na cadeia de suprimentos.
Em meio à proliferação da variante Ômicron do novo coronavírus, o mundo registrou mais de três vírgula 79 milhões de casos de Covid-19 em apenas 24 horas. Os Estados Unidos seguem liderando o ranking de novas infecções com 979 mil casos, seguido da Índia com 317 mil, Israel com 243 mil e Itália com 200 mil novos casos. O Brasil voltou ao top cinco depois de registrar o seu recorde de novos infectados em apenas um dia, de 195 mil infectados. Os demais países com mais casos confirmados são Espanha com 157 mil, Alemanha com 139 mil, Argentina com 128 mil, México com 109 mil e Reino Único com 107 mil novos casos.
A Espanha planeja classificar a Covid-19 como uma doença endêmica, considerada sempre presente para a população. Por parte da Organização Mundial da Saúde e de especialistas, a posição é considerada prematura. A possibilidade, no entanto, abriu um debate entre governos
que defendem um tom de "normalidade" e a comunidade médica que quer manter a guarda. O governo da Espanha tem sido o mais enfático ao se posicionar sobre considerar o coronavírus como um problema. A Espanha possui uma das maiores taxas de vacinação do mundo, com 90 vírgula cinco por cento de sua população acima de 12 anos totalmente imunizada.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 completou um ano no Brasil e para marcar a ocasião, o Google divulgou os termos mais buscados em todo o país ao longo dos últimos 12 meses. Segundo a plataforma, as buscas por informações sobre os imunizantes vêm crescendo durante esse período, mas a frase com o maior número de pesquisas foi "pode beber depois da vacina?". Essa pergunta foi a mais feita por internautas dos estados do Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, de acordo com os dados divulgados pelo Google Brasil. Em segundo lugar no ranking, com 36 por cento a menos de buscas, aparece uma dúvida um pouco mais técnica: "qual a melhor vacina?". O terceiro posto ficou com a questão prática "onde tomar vacina?".
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária adiou nesta quarta-feira a proposta de liberação de aplicação de testes rápidos de antígeno para Covid-19, os chamados autotestes. O placar da votação foi de quatro votos contrários à liberação com as informações atuais contra um voto a favor da liberação imediata. Segundo os diretores da agência, a decisão foi motivada pela falta de política pública por parte do Ministério da Saúde. O conselho deu um prazo de 15 dias para que a pasta apresente informações complementares ao pedido de liberação de autotestes.
O gasto do governo federal com o Auxílio Brasil deve chegar a 89 vírgula um bilhões de reais neste ano. O programa, substituto do Bolsa Família, começou a pagar a parcela mínima de 400 reais nesta terça-feira a 17 vírgula cinco milhões de pessoas, após a inclusão de três milhões de famílias a partir deste mês. O número consta no Relatório de Acompanhamento Fiscal do mês de janeiro, da Instituição Fiscal Independente, do Senado Federal. No documento, a IFI analisa a alta dos índices de inflação e faz alertas sobre o risco fiscal, o orçamento de 2022 e o baixo crescimento do Produto Interno Bruto. O relatório destaca que o principal destino do espaço gerado pela aprovação da proposta de emenda à Constituição dos Precatórios foi o Auxílio Brasil, que terá um total de transferências de 89 vírgula um bilhões de reais no Orçamento de 2022.
Os primeiros passos do plano de contingência para controlar a onda de Covid-19 que cresce em Santa Catarina já foram dados. Um deles é justamente a orientação para que os municípios façam o uso racional dos testes antígeno gratuitos enviados pelo Ministério da Saúde. Fechamentos ou restrições, que há um ano faziam parte da pauta de discussões, estão fora dos planos por conta da vacinação. Outra ação que já faz parte do plano de contingência é a organização dos serviços de saúde municipais. A orientação é para que as prefeituras estabeleçam estratégias de atendimento e triagem para reduzir a demanda dos serviços de urgência e emergência e das unidades de pronto atendimento.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, defendeu junto aos demais governadores dos Estados brasileiros que o congelamento do ICMS sobre os combustíveis seja estendido. A medida vai até o final de janeiro, porém, na última semana o Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda votou por maioria pelo fim do congelamento. Uma semana após, existe um movimento dos governadores para que a posição seja alterada. O secretário Estadual da Fazenda, PAULO ELI, já foi avisado sobre a decisão de MOISÉS. O governador pontuou ainda que o estado catarinense já pratica uma das menores alíquotas do país nesse sentido.
Santa Catarina tem quase 700 servidores públicos afastados por Covid-19 na rede estadual de Saúde. Ao todo, são cerca de 690 profissionais em isolamento domiciliar. O número representa seis vírgula sete por cento do total. A Secretaria de Estado da Saúde, que levantou os dados informou através de nota que "há necessidade de remanejamento de profissionais para suprir ausências, mas, por enquanto, não há prejuízo aos serviços públicos". A pasta também orientou os municípios a não usar os testes de Covid-19 em pessoas sem sintomas. A secretaria afirmou que possui um estoque de 39 mil testes rápidos de antígeno e que não há falta desse material, apesar do aumento da demanda em 2022.
O ex-prefeito de São José do Cedro e presidente da Cidasc, PLÍNIO DE CASTRO segue internado na UTI do Hospital Regional de Chapecó. Ele está na unidade hospitalar desde a última segunda-feira quando foi diagnosticado com um aneurisma cerebral. Segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira, PLÍNIO DE CASTRO sofreu um AVC secundário a ruptura do aneurisma. Conforme a equipe médica, ele foi submetido a uma cirurgia de urgência e seu quadro é grave, porém, estável. Os profissionais informaram ainda que o processo de redução dos medicamentos sedativos já foram iniciados e PLÍNIO DE CASTRO deve acordar em breve.
A secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste juntamente com a Vigilância Sanitária divulgou na última semana algumas mudanças na legislação do órgão. A alteração regulamenta a concessão de Alvará Sanitário, o grau de risco sanitário para as atividades econômicas, além das taxas, baixas de estabelecimento, responsabilidade técnica, e demais aspectos relacionados à fiscalização sanitária. Conforme a farmacêutica do setor, CAROLINE BELLÓ, entre as principais mudanças relacionadas à legislação atual está a simplificação do processo de concessão e renovação de Alvará Sanitário e a classificação de atividades em baixo, médio e alto risco sanitário.
Com essa alteração na legislação, as atividades de baixo risco sanitário estão dispensadas da emissão de Alvará Sanitário. Já no médio risco sanitário, as atividades serão licenciadas mediante o preenchimento do requerimento padrão e declaração de compromisso sanitária sem vistoria prévia. As classificadas no alto risco sanitário, serão licenciadas após o preenchimento do requerimento padrão, declaração de compromisso sanitária e da vistoria prévia. Todos os estabelecimentos, independentemente do grau de risco, devem seguir as legislações sanitárias de competência geral, e específicas, quando existirem, ficando sujeitos à fiscalização e monitoramento independente do licenciamento.
A Comissão Central Organizadora já finalizou os detalhes para a realização da vigésima terceira edição do Itaipu Rural Show. A informação é do presidente da Cooperativa Regional Itaipu de Pinhalzinho, ARNO PANDOLFO. De acordo com ele, o evento é um dos maiores do agronegócio do sul do Brasil. Conforme ele, a feira será realizada entre dois e cinco do mês que vem e por isso todas as equipes estão intensificando os preparativos finais nos dias que antecedem o evento. PANDOLFO acredita que a edição deste ano deve ficar na história, visto que a pandemia da Covid-19 fez suspender a feira do ano passado. Ele garantiu que todos os cuidados serão tomados com a vigilância sanitária envolvendo profissionais da saúde, bombeiros e a polícia para garantir a saúde dos expositores e do público.
Os expositores e os trabalhadores que vão atuar no Itaipu Rural Show deste ano terão que apresentar o atestado de vacinação contra a Covid-19. A afirmação é do presidente, ARNO PANDOLFO. Ele revelou que está sendo contratada uma empresa que vai utilizar câmeras dentro do parque para identificar pessoas que estiverem circulando pelo complexo com febre. Ele frisou que a saúde será prioridade no evento deste ano. PANDOLFO destacou que todos os espaços internos e externos já foram vendidos, sendo que neste ano, uma novidade é a praça de alimentação que estará toda climatizada, além do Seminário do Milho, onde foi construído um grande pavilhão para os animais.
O prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ, está em Florianópolis e protocolou o projeto de asfaltamento do trecho que liga o município a Romelândia. Conforme ele, o documento foi entregue na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e trata sobre o asfaltamento de cinco vírgula dois quilômetros, entre a sede do município até a divisa com Romelândia. Segundo AGNALDO, a obra significa um grande avanço para os dois municípios, visto ser um meio para o crescimento e desenvolvimento de Barra Bonita. O prefeito lembrou ainda que essa é uma reivindicação antiga da população barra-bonitense.
O projeto que trata do asfaltamento que liga Barra Bonita a Romelândia foi apresentado e entregue ao secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, ALEXANDRE MARTINS. A afirmação é do prefeito de Barra Bonita, AGNALDO DERESZ. Ele explicou que feito isso, o próximo passo será promover uma mobilização junto ao governo estadual. Ele salientou que os deputados também serão fundamentais para que a obra de fato saia do papel e se torne realidade em Barra Bonita.
O município de São Miguel do Oeste está realizando nesta quinta-feira a aplicação da segunda dose da Pfizer para adolescentes vacinados nos dias 25, 28 e 29 de novembro. Também está ocorrendo a imunização com a terceira dose para pessoas acima de 55 anos vacinadas até 20 de setembro. Já nesta sexta-feira serão aplicadas a terceira dose da Pfizer para moradores acima de 53 anos vacinados até 21 de setembro. A imunização segue sendo realizada na Unidade de Saúde Central em frente à Praça Belarmino Annoni entre oito horas da manhã e quatro horas da tarde. O calendário de vacinação para a próxima semana já foi divulgado e será reforçado na edição do próximo sábado aqui do Globo em Foco.
Já estão abertas as inscrições para o programa Pelotão Mirim da secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste. A informação é da secretária, ANDREIA REBELATO. De acordo com ela, os interessados devem efetuar sua inscrição até o dia 18 do mês que vem no CRAS I ou II. Conforme ela, o programa é desenvolvido através de uma parceria entre a secretaria e o décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizada. Segundo ANDREIA, a ação visa atender jovens entre 10 e 14 anos em situação de vulnerabilidade social. Ela salientou que para participar do programa é necessário estar inscrito no Cadastro Único do município.
O programa Pelotão Mirim vai oferecer neste ano 30 vagas para São Miguel do Oeste. A afirmação é da secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATO. Ela explicou que serão 15 vagas para o período matutino e outras 15 para o vespertino. Ela salientou que há exemplo do ano passado, as meninas também podem participar do projeto. Ela frisou que o público prioritário serão os mais carentes, porém, em caso de desistências ou baixo volume de inscrições serão chamados os demais da fila de espera. ANDREIA comentou que mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3631-2040 e 3631-2056. Para a inscrição é necessário a apresentação de documentos pessoais como RG do menor, certidão de nascimento, RG do responsável legal, comprovante de residência e cartão SUS.
Mais um município da Ameosc decretou situação de emergência em decorrência da estiagem. Após reunião realizada com lideranças locais, o governo de Guarujá do Sul decidiu pela medida já tomada pela maioria dos municípios do Extremo Oeste. Conforme o prefeito, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, a diminuição drástica do rio que abastece à cidade, aliado as perdas significativas em várias culturas obrigaram a Administração a tomar essa decisão. De acordo com ele, também já está faltando água para o consumo animal nas propriedades do interior e a situação é preocupante no município.
O total de perdas em Guarujá do Sul em função da falta de chuva já ultrapassa a cifra de 15 milhões de reais. A informação é do engenheiro agrônomo, LEONIR DILLY. Segundo ele, os prejuízos são constatados em vários setores agrícolas e são ocasionados pelas altas temperaturas aliado a falta de umidade no solo. Ele destacou que as culturas mais afetadas são as de milho e soja, além das perdas na pecuária de leite e de corte visto a escassez de pastagens. DILLY ressaltou ainda que na safra do milho grão e silagem a perda já corresponde a 45 por cento da produção total, enquanto na soja a baixa é de 40 por cento. Já nas lavouras de fumo o prejuízo é de 15 por cento enquanto pecuária leiteira e de corte somam juntas 40 por cento de prejuízos.
Em sessões extraordinárias realizadas na manhã desta quinta-feira os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da reposição inflacionária dos servidores municipais. Nas sessões também foram aprovados repasses financeiros a entidades, e concessão de incentivos econômicos a um produtor rural. As informações foram confirmadas agora há pouco no Peperi Entrevista e serão ampliadas na edição de amanhã do Globo em Foco. Mais informações também podem ser acessadas no site da Peperi na internet.
O município de São Miguel do Oeste vai iniciar a vacinação infantil contra a Covid-19 no próximo final de semana. A informação foi divulgada no final da manhã de ontem pela assessoria de imprensa. A imunização para esse público será no próximo sábado e na oportunidade serão vacinadas crianças entre cinco e 11 anos com comorbidades. Conforme a secretaria de Saúde, nesse primeiro momento o município de São Miguel do Oeste recebeu 180 doses para esse público da campanha. A vacinação deste sábado vai ocorrer na Unidade de Saúde Central em frente à Praça Belarmino Annoni entre oito da manhã e meio-dia.
O município de São Miguel do Oeste divulgou a relação de comorbidades que serão critério para o início da vacinação infantil. Neste sábado serão imunizadas crianças que possuam diabetes, doenças metabólicas hereditárias, doenças pulmonares crônicas, cardiopatias congênitas e adquiridas, doença hepática crônica, doença renal crônica, doenças neurológicas crônicas, imunossupressão congênita ou adquirida, hemoglobinopatias e menores com obesidade grave. De acordo com a enfermeira e coordenadora do Setor de Vacinas, JAQUELINE TOMIELLO, o esquema vacinal para as crianças de cinco a 11 anos será de duas doses da Pfizer pediátrica.
O intervalo entre as duas doses infantis contra Covid-19 será de oito semanas. O comentário é da enfermeira e coordenadora do Setor de Vacinas de São Miguel do Oeste, JAQUELINE TOMIELLO. Ela explicou que a dosagem e composição nesses casos são diferentes das utilizadas em maiores de 12 anos. Ela salientou que para a aplicação da vacina, a criança deve estar acompanhada de um dos pais. No caso de ausência de um responsável legal, a vacinação só será realizada mediante apresentação de um termo de consentimento assinado pelos pais.
A ocupação na ala Covid do Hospital Regional de São Miguel do Oeste voltou a subir na tarde de ontem. Até a manhã desta quarta-feira eram apenas três internações em decorrência da doença. Já no final da tarde o número dobrou, passando para seis pessoas internadas em virtude do vírus. Dessa forma na manhã de hoje a unidade hospitalar conta com três internações na UTI e outras três na enfermaria Covid. O Hospital Regional não registrou nenhuma alta, transferência ou óbitos relacionados ao coronavírus. A ocupação na UTI Covid é de 30 por cento e na enfermaria é de 40 por cento.
Mais de 550 estão com o vírus ativo da Covid-19 nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com o boletim divulgado no final da tarde de ontem pela assessoria de imprensa, ao todo, são 557 positivados para a doença. Outros 38 entraram para a lista de recuperados. Desde o começo da pandemia, sete mil, 979 moradores contraíram a Covid e destes, sete mil, 341 se recuperaram. Já 81 pessoas não resistiram e acabaram falecendo. São Miguel do Oeste possui nesta quinta-feira três internações em decorrência do vírus, sendo um na UTI e dois na enfermaria.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste foi acionada no final da manhã de ontem para atender uma ocorrência de vias de fato e dano. O fato foi registrado na Rua Imperatriz Leopoldina, no bairro Andreatta. No local, um casal estava discutindo sobre separação de bens no momento em que entraram em atrito verbal. Segundo a PM, o homem estava exaltado e acabou quebrando um aparelho televisor. Ele também acabou jogando um copo com água na filha da mulher. A criança possui apenas quatro anos. Diante dos fatos, o casal foi conduzido para a delegacia de polícia para os procedimentos cabíveis.
Ao menos dois municípios da região registraram ventos fortes e quedas de árvores nesta quarta-feira. Os fatos foram em Itapiranga e Guarujá do Sul. Em Itapiranga, internautas relataram que árvores caíram sobre a pista na SC-163, em Linha Soledade, interior do município. Na localidade o trânsito chegou a ficar bloqueado até a chegada do Corpo de Bombeiros que efetuou o corte e a retirada da planta. Em Guarujá do Sul também houve queda de várias árvores, especialmente na Linha Caravaggio. Já na Linha Possatto, interior do município, foram registrados estragos em casas e galpões. Apesar dos danos e transtornos, não há registros de feridos.