-GOVERNO FEDERAL DEVE GASTAR 89 BILHÕES NESTE ANO COM AUXÍLIO BRASIL
-ESTADO TEM QUASE 700 SERVIDORES DA SAÚDE AFASTADOS POR COVID-19
-PRESIDENTE DO HOSPITAL DE TUNÁPOLIS DETALHA PROJETO DE ENERGIA SOLAR
-TÉCNICO AGRÍCOLA COMENTA SOBRE DIFICULDADES PARA PLANTIO DA SAFRINHA
-MUNICÍPIOS BUSCAM ALTERNATIVAS PARA SUPRIR ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-ADMINISTRAÇÃO DE IPORÃ DO OESTE DIVULGA NOTA DE ADIAMENTO DO JAIPO
-POLÍCIA MILITAR ATENDE OCORRÊNCIA DE AMEAÇA ENVOLVENDO CASAL
-HOMEM É FLAGRADO DESCUMPRINDO ISOLAMENTO POR COVID NO CENTRO DE IPORÃ DO OESTE
O tempo na região Extremo Oeste é de sole calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
O presidente americano JOE BIDEN vem enfrentando uma verdadeira rejeição ao seu governo. O índice de aprovação do democrata atinge apenas 40 por cento, representando uma das marcas mais baixas para um presidente americano a esta altura do mandato. Em termos de desprestígio, ele só fica atrás do seu antecessor, DONALD TRUMP. A situação é crítica e pode se tornar ainda pior visto as eleições deste ano, onde os próprios democratas admitem que perderão uma das câmaras do Congresso. Enquanto a pandemia persiste, a inflação também disparou para sete por cento em 12 meses, o maior nível em 40 anos. Produtos também sumiram das prateleiras, mostrando o reflexo do caos na cadeia de suprimentos.
Em meio à proliferação da variante Ômicron do novo coronavírus, o mundo registrou mais de três vírgula 79 milhões de casos de Covid-19 em apenas 24 horas. Os Estados Unidos seguem liderando o ranking de novas infecções com 979 mil casos, seguido da Índia com 317 mil, Israel com 243 mil e Itália com 200 mil novos casos. O Brasil voltou ao top cinco depois de registrar o seu recorde de novos infectados em apenas um dia, de 195 mil infectados. Os demais países com mais casos confirmados são Espanha com 157 mil, Alemanha com 139 mil, Argentina com 128 mil, México com 109 mil e Reino Único com 107 mil novos casos.
A Espanha planeja classificar a Covid-19 como uma doença endêmica, considerada sempre presente para a população.Por parte da Organização Mundial da Saúde e de especialistas, a posição é considerada prematura. A possibilidade, no entanto, abriu um debate entre governos que defendem um tom de "normalidade" e a comunidade médica que quer manter a guarda. O governo da Espanha tem sido o mais enfático ao se posicionar sobre considerar o coronavírus como um problema.A Espanha possui uma das maiores taxas de vacinação do mundo, com 90 vírgula cinco por cento de sua população acima de 12 anos totalmente imunizada.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 completou um ano no Brasil e para marcar a ocasião, o Google divulgou os termos mais buscados em todo o país ao longo dos últimos 12 meses. Segundo a plataforma, as buscas por informações sobre os imunizantes vêm crescendo durante esse período, mas a frase com o maior número de pesquisas foi "pode beber depois da vacina?". Essa pergunta foi a mais feita por internautas dos estados do Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, de acordo com os dados divulgados pelo Google Brasil. Em segundo lugar no ranking, com 36 por cento a menos de buscas, aparece uma dúvida um pouco mais técnica: "qual a melhor vacina?". O terceiro posto ficou com a questão prática "onde tomar vacina?".
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária adiou nesta quarta-feira a proposta de liberação de aplicação de testes rápidos de antígeno para Covid-19, os chamados autotestes. O placar da votação foi de quatro votos contrários à liberação com as informações atuais contra um voto a favor da liberação imediata. Segundo os diretores da agência, a decisão foi motivada pela falta de política pública por parte do Ministério da Saúde. O conselho deu um prazo de 15 dias para que a pasta apresente informações complementares ao pedido de liberação de autotestes.
O gasto do governo federal com o Auxílio Brasil deve chegar a 89 vírgula um bilhões de reais neste ano. O programa, substituto do Bolsa Família, começou a pagar a parcela mínima de 400 reais nesta terça-feira a 17 vírgula cinco milhões de pessoas, após a inclusão de três milhões de famílias a partir deste mês. O número consta no Relatório de Acompanhamento Fiscal do mês de janeiro, da Instituição Fiscal Independente, do Senado Federal. No documento, a IFI analisa a alta dos índices de inflação e faz alertas sobre o risco fiscal, o orçamento de 2022 e o baixo crescimento do Produto Interno Bruto. O relatório destaca que o principal destino do espaço gerado pela aprovação da proposta de emenda à Constituição dos Precatórios foi o Auxílio Brasil, que terá um total de transferências de 89 vírgula um bilhões de reais no Orçamento de 2022.
Os primeiros passos do plano de contingência para controlar a onda de Covid-19 que cresce em Santa Catarina já foram dados. Um deles é justamente a orientação para que os municípios façam o uso racional dos testes antígeno gratuitos enviados pelo Ministério da Saúde. Fechamentos ou restrições, que há um ano faziam parte da pauta de discussões, estão fora dos planos por conta da vacinação. Outra ação que já faz parte do plano de contingência é a organização dos serviços de saúde municipais. A orientação é para que as prefeituras estabeleçam estratégias de atendimento e triagem para reduzir a demanda dos serviços de urgência e emergência e das unidades de pronto atendimento.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, defendeu junto aos demais governadores dos Estados brasileiros que o congelamento do ICMS sobre os combustíveis seja estendido. A medida vai até o final de janeiro, porém, na última semana o Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda votou por maioria pelo fim do congelamento. Uma semana após, existe um movimento dos governadores para que a posição seja alterada. O secretário Estadual da Fazenda, PAULO ELI, já foi avisado sobre a decisão de MOISÉS. O governador pontuou ainda que o estado catarinense já pratica uma das menores alíquotas do país nesse sentido.
Santa Catarina tem quase 700 servidores públicos afastados por Covid-19 na rede estadual de Saúde. Ao todo, são cerca de 690 profissionais em isolamento domiciliar. O número representa seis vírgula sete por cento do total. A Secretaria de Estado da Saúde, que levantou os dados informou através de nota que "há necessidade de remanejamento de profissionais para suprir ausências, mas, por enquanto, não há prejuízo aos serviços públicos". A pasta também orientou os municípios a não usar os testes de Covid-19 em pessoas sem sintomas. A secretaria afirmou que possui um estoque de 39 mil testes rápidos de antígeno e que não há falta desse material, apesar do aumento da demanda em 2022.
-COMISSÃO ORGANIZADORA FINALIZA DETALHES PARA ITAIPU RURAL SHOW
-PRESIDENTE DO HOSPITAL DE TUNÁPOLIS DETALHA PROJETO DE ENERGIA SOLAR
-TÉCNICO AGRÍCOLA COMENTA SOBRE DIFICULDADES PARA PLANTIO DA SAFRINHA
-MUNICÍPIOS BUSCAM ALTERNATIVAS PARA SUPRIR ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-ADMINISTRAÇÃO DE IPORÃ DO OESTE DIVULGA NOTA DE ADIAMENTO DO JAIPO
CCO finaliza detalhes para Itaipu Rural Show. ARNO PANDOLFO – presidente da Cooperativa Regional Itaipu, de Pinhalzinho, conta que está praticamente tudo organizado para a vigésima terceira edição de um dos maiores eventos do agronegócio do sul do Brasil. Ele vai acontecer dias 2, 3, 4 e 5 de fevereiro, de quarta a sábado. Todas as equipes intensificam os preparativos finais nos dias que antecedem o evento. O presidente acredita que a edição de 2022 vai ficar na história porque a pandemia fez suspender a feira do ano passado. Ele garante que todos os cuidados serão tomados com a vigilância sanitária envolvendo profissionais da saúde, bombeiros e a polícia para garantir a saúde dos expositores e do público.
Quem vai expor no Itaipu Rural Show e as pessoas que irão trabalhar no evento terão que apresentar atestado de vacinação para Covid. O presidente ARNO PANDOLFO revela que está sendo contratada uma empresa que vai utilizar câmeras dentro do parque, que vai identificar se uma pessoa que estiver circulando em qualquer parte do complexo estiver com febre. Acima de qualquer coisa, comenta o dirigente, vale mais a saúde das pessoas. PANDOLFO confirma: todos os espaços internos e externos estão vendidos. Uma das grandes novidades será a praça de alimentação, que estará toda climatizada. Outra novidade será o Seminário Mais Milho. Foi construído um grande pavilhão para os animais.
Depois de dois anos sem acontecer, expectativa é grande para o Itaipu Rural Show. A tradicional feira que acontece em Pinhalzinho não pode realizar sua vigésima terceira edição no ano passado devido às restrições da Covid-19, mas segundo o vice-prefeito do município - NEURO OZELAME, tudo está sendo organizado para um retorno cheio de inovações para a região. De acordo com ele, sempre participou da exposição, acompanhando a evolução do agronegócio. Salienta que a população pode esperar uma ótima feira, pois em dois anos o avanço na agricultura é muito grande.
Além da expectativa, vice-prefeito relata saudade da Itaipu Rural Show. Conforme NEURO OZELAME, desde 1992 em Pinhalzinho, participou de todas as edições da feira. Confirma que a administração está dando todo o suporte necessário para a organização do evento, que além de trazer pessoas para conhecer a cidade, leva o nome de Pinhalzinho a várias partes do país. Para ele, a edição deste ano, de dois a cinco de fevereiro, tem tudo para ser uma das melhores, o que se prova com a rápida venda de todos os estandes para exposição. Assim como a Itaipu, adianta que um de seus planos de governo é promover a Efacip, para expor o comércio, indústria e agropecuária de Pinhalzinho e Região.
Além de ser a maior feira de Pinhalzinho, Itaipu Rural Show é o maior evento de tecnologia da região sul do Brasil. Assim define o prefeito do município - MÁRIO CENA. De acordo com ele, a expectativa da administração, assim como da cooperativa e dos expositores, é de uma edição com muitas inovações para a agricultura. Destaca a grande importância da produção rural para o município, que tem cerca de quinhentas das mais de sete mil famílias gerando renda a partir do setor agrícola. Ele reforça a importância do homem do campo, que mesmo representando somente seis por cento das pessoas de Pinhalzinho, geram 25 por cento do seu PIB.
O sócio-gerente do Acácia Supermercados, de Iporã do Oeste, CLAITON MEES, comenta que devido à estiagem na região, contrastada com o excesso de chuvas no norte do país, os supermercados têm registrado dificuldade em disponibilizar frutas, seja em qualidade ou em volume. MEES observa que o supermercado dispõe de rede em Descanso e SMO, e nas três lojas é constatado esse problema relacionado às frutas, verduras e legumes. Nas prateleiras dos supermercados faltam certas mercadorias e os clientes percebem que alguns produtos já não são mais ofertados há mais de um mês. CLAITON MEES cita que na hora de receber o produto é feita uma análise e apenas são oferecidos aqueles que têm ótima qualidade para o cliente levar. O sócio-gerente de supermercado enfatiza ainda que a temperatura elevada diminui a vida útil do alimento, aliado à questão da logística até ser ofertado nas prateleiras do supermercado.
O presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis, VANDUIR DETERS, destaca que o hospital tem um projeto voltado à energia solar, com instalação de placas fotovoltaicas. Ainda no final do ano passado foi contratado engenheiro elétrico para fazer todo projeto e para tanto ainda houve mudança no padrão de energia do hospital. DETERS enfatiza que esse projeto de energia solar está em fase final de elaboração e já existe subsídio de 150 mil reais em recursos oriundos de uma devolução da Câmara de Vereadores ao município de Tunápolis ainda em 2020. Já no último dia 15 de dezembro o deputado estadual FABIANO DA LUZ destinou emenda impositiva ao município de Tunápolis, e a partir de acordo que havia sido feito previamente com o hospital, deverá ser repassado o valor de 100 mil reais para a instituição hospitalar.
O repasse dos 100 mil reais destinados pelo deputado FABIANO DA LUZ, conforme o presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis, ainda depende de trâmites legais a serem cumpridos. Ainda ontem houve reunião com o prefeito MARINO FREY, o qual lembrou que para efetivar esse repasse de 100 mil ao hospital é preciso ter aprovação de lei da Câmara de Vereadores, e também fazer parceria de cooperação e fomento com o hospital. Após o repasse desse recurso aprovado no Legislativo, segundo VANDUIR DETERS, já será lançado processo licitatório para instalação do projeto de energia fotovoltaica no hospital de Tunápolis, pois até então o projeto já estará concluído. A expectativa do hospital é fazer a instalação até o final de fevereiro ou no máximo até metade de março.
O presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis, VANDUIR DETERS, salienta que a conta de luz do hospital gira em torno de cinco mil e 500 reais por mês. Ele destaca ainda que todos os estudos realizados apontam que a Associação terá economia razoável em relação aos gastos com energia elétrica, de até 90 por cento da tarifa, a partir da instalação do projeto de energia fotovoltaica. O presidente estima que seria possível reduzir a tarifa em quatro mil e 500 reais e em poucos anos o investimento estaria pago. A partir das economias consequentes da energia solar, DETERS frisa que ainda será possível fazer instalação de climatizadores em todos os quartos, o que vai oferecer mais dignidade aos pacientes e também que se recuperem mais rapidamente.
VOLMIR SANDRI, técnico agrícola de empresa que comercializa sementes e implementos, cita que pelo segundo ano consecutivo a estiagem faz com que os produtores tenham dificuldade no plantio. No caso daqueles que já cultivaram a safrinha de milho, como também da soja, há uma preocupação com a perda do plantio devido à falta de chuvas. Outros produtores esperam ansiosos pela chuva para plantar, pois precisam de alimentos para os animais. SANDRI frisa que existem sementes que resistem ao calor, como é o caso daquelas de plantio tardio. Essas sementes são híbridas, com resistência maior a doenças ou pragas, e também ao sol.
Na safra deste ano, segundo o técnico agrícola, foi registrada uma seca no final do processo de cultivo. VOLMIR SANDRI verifica que quem plantou mais cedo colheu uma silagem sem perdas. Já aqueles que plantaram mais tarde registraram problemas no enchimento do grão, ocasionado pela falta de água, e por fim houve perdas consideráveis, entre 20 a 50 ou até maior porcentagem da lavoura em virtude da estiagem.
São João do Oeste finaliza serviço para melhorar o armazenamento de água bruta. Conforme o responsável pelo setor de água, CLEITON KROETZ, ainda no ano passado, a prefeitura deu início à atividade de limpeza no principal reservatório de água bruta do município. De acordo com KROETZ, foi realizado a limpeza da barragem localizada no Rio Fortaleza, na qual foi retirado um montante de oito mil e 400 metros cúbicos de terra e lodo, totalizando 655 cargas. Nesta semana o trabalho de distribuição do material foi concluído. O responsável pelo setor de água de São João do Oeste destaca que um trator esteira realizou o trabalho de nivelamento e distribuição do solo. Quando as chuvas voltarem com mais normalidade, o reservatório terá melhores condições de armazenar água bruta para posterior tratamento e disponibilização na rede pública de abastecimento.
Com a estiagem, o município de São João do Oeste iniciou o puxe de água bruta para o interior com um caminhão caçamba da prefeitura instalado em dois reservatórios para o transporte. CLEITON KROETZ chama a atenção que com a falta de chuva, os reservatórios naturais baixaram muito o nível. Para os animais, KROETZ enfatiza que o município não possui estrutura necessária para atender todas as propriedades. Para o consumo humano, quem necessitar deve entrar em contato com a prefeitura solicitando a quantidade. CLEITON KROETZ revela que o município está captando água do Rio Uruguai de Itapiranga até a estação de tratamento de água de Beato Roque, de onde atualmente são transportados um grande volume para manter o abastecimento.
Tunápolis amplia medidas de abastecimento de água para moradores. Ações são necessárias para evitar um racionamento de água. Conforme o Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, a estiagem está se agravando cada vez mais e causa estado de alerta máximo no município. De acordo com GASSEN, a maior dificuldade está no abastecimento de água para consumo animal nas propriedades rurais. Buscando atender os agricultores que necessitam, o município terceirizou através de decreto, o transporte de água com três caminhões. Ressalta que foi realizada também a ampliação da rede de abastecimento de água.
Ainda no ano passado foi realizado um projeto de ampliação de captação de água do Rio Peperi e atualmente sustenta o consumo para moradores da cidade e comunidades de Linha Fátima, São Jorge e São José. Conforme o secretário de Transportes e Obras, ADRIANO GASSEN, medidas como essas amenizaram a situação da falta de água. Mesmo assim, ele destaca que o trabalho realizado pela secretaria para os moradores é intenso. GASSEN cita o máximo de empenho para abastecer a todos, sempre com a prioridade para o consumo humano. Ele reconhece a importância de abastecer as propriedades rurais, e por isso, os trabalhos estão sendo incansáveis para atender a todos. O secretário solicita a colaboração, pois com medidas simples se pode evitar a falta de água. Ele chama a atenção que muitos municípios já estão racionando. Tunápolis optou por medidas preventivas, porém, torce que as chuvas volumosas retornem para evitar maiores problemas.
O prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, classifica a situação do abastecimento de água no município como gravíssima. Depois de frequentes contatos com a Casan no estado, o prefeito diz que recebeu ontem a informação do responsável pelo escritório local sobre a chegada de uma remessa de canos para levar do Rio Macaco Branco até a ETA do Pirapó. Enquanto essa operação demanda de muito tempo, a administração de Iporã do Oeste recorre a outras alternativas. Entre elas, um acordo com morador da comunidade de São Valentim, que possui disponibilidade de um amplo açude. O morador fez o esvaziamento do açude, permitindo que a água melhorasse um pouco o volume de água no Rio Pirapó.
Em relação ao transporte de água no interior, MARX cita que ontem o município disponibilizou mais um caminhão terceirizado para fazer o trabalho. Ele informou ainda que empresas integradoras se disponibilizaram a partir dessa semana a transportar água para seus produtores integrados, o que também ajuda no árduo serviço de transporte de água. ADÉLIO MARX cita ainda que o município transporta água a partir da propriedade de ROGÉRIO LASTA, na Linha Cabeceira. Já a água no açude do CTG baixou muito e inviabiliza a captação. O município de Iporã do Oeste também transporta a partir da região de Preferido, Pavão e Esperança, onde capta água no Rio Antas.
A prefeitura de Iporã do Oeste, por meio do Departamento de Esportes, decidiu adiar os Jogos Abertos de Iporã do Oeste, o JAIPO 2022. A decisão se deve pela estiagem prolongada, que se agrava a cada dia, e consequentemente o calor excessivo, o que tem prejudicado a continuidade dos jogos. O adiamento considera também a grande demanda que tem sido gerada com o transporte diário de água as propriedades rurais, transtornos e prejuízos que a falta regular de chuvas tem causado em todo município. As estruturas das entidades envolvidas também não têm oferecido condições ideias para a realização dos jogos, devido aos prejuízos gerados com a seca. A definição pelo adiamento do JAIPO 2022 compreende a rodada de jogos a partir deste final de semana, quando os jogos estavam previstos para a comunidade de Lagoa dos Patos e campo do Pinhal. A rodada desta quarta-feira, no Pinhiporã, está mantida, considerando toda organização já realizada. A retomada dos jogos será avaliada a cada semana, conforme a precipitação de chuvas, e comunicada com antecedência às entidades e atletas envolvidos, bem como à comunidade em geral.
-POLÍCIA MILITAR ATENDE OCORRÊNCIA DE AMEAÇA ENVOLVENDO CASAL
-HOMEM É FLAGRADO DESCUMPRINDO ISOLAMENTO POR COVID NO CENTRO DE IPORÃ DO OESTE
Ventos fortes, acompanhados de uma pancada de chuva, causaram uma queda de árvore na SC 163. Este fato ocorreu na tarde desta quarta-feira, no interior de Itapiranga, em Linha Soledade. A árvore caiu sobre a pista da SC 163 e o trânsito ficou interditado até a chegada do Corpo de Bombeiros, que realizou a retirada da árvore. Em algumas comunidades e também na cidade houve registro de pancadas isoladas de chuva na mesma tarde. A região está enfrentando vários problemas devido à estiagem e a chuva era muito aguardada por todos.
A Polícia Militar atendeu ocorrência de ameaça na manhã desta quarta-feira. O fato ocorreu no Bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste, por volta das 11 horas. Ao chegarem numa residência os PMs logo avistaram um casal discutindo sobre separação de bens. Segundo informações, o homem quebrou a TV da casa e jogou água na filha da mulher, de apenas quatro anos. Em seguida, a Polícia Militar separou o casal, que foi conduzido para a Delegacia de Polícia.
Um homem que deveria estar em isolamento por conta de Covid-19 foi flagrado trabalhando junto com seus funcionários. A ocorrência foi registrada ontem, por volta das 18h, na Avenida Gustavo Fetter, centro de Iporã do Oeste. A Polícia Militar flagrou o homem em seu local de trabalho, que estava aberto e com seus funcionários próximos. O homem não quis prestar relato. Diante dos fatos, foi confeccionado Termo Circunstanciado para o autor por infringir a medida sanitária preventiva. Essa é a segunda semana consecutiva que um caso de descumprimento de quarentena é registrado em Iporã do Oeste. Na terça-feira da última semana, outro homem foi flagrado pela polícia no centro da cidade, quando deveria estar em isolamento.