ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 20/01/2022

GLOBO EM FOCO – 20/01/22

-GOVERNO FEDERAL DEVE GASTAR 89 BILHÕES NESTE ANO COM AUXÍLIO BRASIL

-ESTADO TEM QUASE 700 SERVIDORES DA SAÚDE AFASTADOS POR COVID-19

- ELEVADO CONSUMO DE ÁGUA POTÁVEL ACENDE ALERTA PARA RACIONAMENTO

- ITAPIRANGA RECEBE 90 DOSES PARA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS

-TUNÁPOLIS AMPLIA AÇÕES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-ITAPIRANGA ADOTA MEDIDAS EM APOIO AOS PRODUTORES RURAIS

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM ACIDENTE DE TRÂNSITO

-HOMEM FURA ISOLAMENTO E É FLAGRADO EM EMPRESA EM IPORÃ DO OESTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de pancadas isoladas de chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 42 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

O presidente americano JOE BIDEN vem enfrentando uma verdadeira rejeição ao seu governo. O índice de aprovação do democrata atinge apenas 40 por cento, representando uma das marcas mais baixas para um presidente americano a esta altura do mandato. Em termos de desprestígio, ele só fica atrás do seu antecessor, DONALD TRUMP. A situação é crítica e pode se tornar ainda pior visto as eleições deste ano, onde os próprios democratas admitem que perderão uma das câmaras do Congresso. Enquanto a pandemia persiste, a inflação também disparou para sete por cento em 12 meses, o maior nível em 40 anos. Produtos também sumiram das prateleiras, mostrando o reflexo do caos na cadeia de suprimentos.

Em meio à proliferação da variante Ômicron do novo coronavírus, o mundo registrou mais de três vírgula 79 milhões de casos de Covid-19 em apenas 24 horas. Os Estados Unidos seguem liderando o ranking de novas infecções com 979 mil casos, seguido da Índia com 317 mil, Israel com 243 mil e Itália com 200 mil novos casos. O Brasil voltou ao top cinco depois de registrar o seu recorde de novos infectados em apenas um dia, de 195 mil infectados. Os demais países com mais casos confirmados são Espanha com 157 mil, Alemanha com 139 mil, Argentina com 128 mil, México com 109 mil e Reino Único com 107 mil novos casos.

A Espanha planeja classificar a Covid-19 como uma doença endêmica, considerada sempre presente para a população. Por parte da Organização Mundial da Saúde e de especialistas, a posição é considerada prematura. A possibilidade, no entanto, abriu um debate entre governos que defendem um tom de "normalidade" e a comunidade médica que quer manter a guarda. O governo da Espanha tem sido o mais enfático ao se posicionar sobre considerar o coronavírus como um problema. A Espanha possui uma das maiores taxas de vacinação do mundo, com 90 vírgula cinco por cento de sua população acima de 12 anos totalmente imunizada.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 completou um ano no Brasil e para marcar a ocasião, o Google divulgou os termos mais buscados em todo o país ao longo dos últimos 12 meses. Segundo a plataforma, as buscas por informações sobre os imunizantes vêm crescendo durante esse período, mas a frase com o maior número de pesquisas foi "pode beber depois da vacina?". Essa pergunta foi a mais feita por internautas dos estados do Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, de acordo com os dados divulgados pelo Google Brasil. Em segundo lugar no ranking, com 36 por cento a menos de buscas, aparece uma dúvida um pouco mais técnica: "qual a melhor vacina?". O terceiro posto ficou com a questão prática "onde tomar vacina?".

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária adiou nesta quarta-feira a proposta de liberação de aplicação de testes rápidos de antígeno para Covid-19, os chamados autotestes. O placar da votação foi de quatro votos contrários à liberação com as informações atuais contra um voto a favor da liberação imediata. Segundo os diretores da agência, a decisão foi motivada pela falta de política pública por parte do Ministério da Saúde. O conselho deu um prazo de 15 dias para que a pasta apresente informações complementares ao pedido de liberação de autotestes.

O gasto do governo federal com o Auxílio Brasil deve chegar a 89 vírgula um bilhões de reais neste ano. O programa, substituto do Bolsa Família, começou a pagar a parcela mínima de 400 reais nesta terça-feira a 17 vírgula cinco milhões de pessoas, após a inclusão de três milhões de famílias a partir deste mês. O número consta no Relatório de Acompanhamento Fiscal do mês de janeiro, da Instituição Fiscal Independente, do Senado Federal. No documento, a IFI analisa a alta dos índices de inflação e faz alertas sobre o risco fiscal, o orçamento de 2022 e o baixo crescimento do Produto Interno Bruto. O relatório destaca que o principal destino do espaço gerado pela aprovação da proposta de emenda à Constituição dos Precatórios foi o Auxílio Brasil, que terá um total de transferências de 89 vírgula um bilhões de reais no Orçamento de 2022.

Os primeiros passos do plano de contingência para controlar a onda de Covid-19 que cresce em Santa Catarina já foram dados. Um deles é justamente a orientação para que os municípios façam o uso racional dos testes antígeno gratuitos enviados pelo Ministério da Saúde. Fechamentos ou restrições, que há um ano faziam parte da pauta de discussões, estão fora dos planos por conta da vacinação. Outra ação que já faz parte do plano de contingência é a organização dos serviços de saúde municipais. A orientação é para que as prefeituras estabeleçam estratégias de atendimento e triagem para reduzir a demanda dos serviços de urgência e emergência e das unidades de pronto atendimento.

O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, defendeu junto aos demais governadores dos Estados brasileiros que o congelamento do ICMS sobre os combustíveis seja estendido. A medida vai até o final de janeiro, porém, na última semana o Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda votou por maioria pelo fim do congelamento. Uma semana após, existe um movimento dos governadores para que a posição seja alterada. O secretário Estadual da Fazenda, PAULO ELI, já foi avisado sobre a decisão de MOISÉS. O governador pontuou ainda que o estado catarinense já pratica uma das menores alíquotas do país nesse sentido.

Santa Catarina tem quase 700 servidores públicos afastados por Covid-19 na rede estadual de Saúde. Ao todo, são cerca de 690 profissionais em isolamento domiciliar. O número representa seis vírgula sete por cento do total. A Secretaria de Estado da Saúde, que levantou os dados informou através de nota que "há necessidade de remanejamento de profissionais para suprir ausências, mas, por enquanto, não há prejuízo aos serviços públicos". A pasta também orientou os municípios a não usar os testes de Covid-19 em pessoas sem sintomas. A secretaria afirmou que possui um estoque de 39 mil testes rápidos de antígeno e que não há falta desse material, apesar do aumento da demanda em 2022.

Acontece hoje em Itapiranga aplicação de Fumacê. A solicitação é da secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Itapiranga, juntamente com a Dive de São Miguel do Oeste. Objetivo é prevenir novos casos de dengue. Em duas semanas, Itapiranga já contabilizou 12 focos do mosquito da dengue. Conforme o agente de endemias de Itapiranga, ALTAIR DA SILVA, o número é considerado preocupante nos primeiros dias do ano. A confirmação ocorreu através de análise realizada. Itapiranga possui 25 armadilhas espalhadas que são verificadas uma vez por semana. A passagem do fumacê ocorre no período da tarde de hoje no bairro Jardim Bela Vista, nas ruas Maximiliano Leon, Primeiro de Maio e São José. A solicitação é de que as portas e janelas fiquem abertas durante a dispersão do produto.

O novo secretário de Administração, Finanças e Planejamento de São João do Oeste, ANDRÉ KLUNK possui quase duas décadas de experiência no setor público. Agora, ele assume como Secretário de Administração do município. Conforme ele, a notícia recebida no findar de 2021 foi recebida com muita honra e agora trabalha para o melhor da pasta e demais setores. KLUNK enfatizou que ocupar a importante função administrativa requer responsabilidade. Ele avalia o setor como burocrático e espera desenvolver um bom trabalho a partir deste ano. No momento, está priorizando pela habitação específica do setor e espera criar um canal de diálogo com os colegas e comunidade em geral. ANDRÉ KLUNK enfatiza que a prefeitura é o suporte de um município e o objetivo das mudanças realizadas nos setores pelo prefeito GENÉSIO ANTON é dar celeridade nas ações do município com diretrizes de dinamismo aos processos necessários.

Ainda na semana passada, o prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON realizou um encontro com empresários para anunciar as mudanças realizadas com a abertura da nova secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. VANDERLEI PASOLINI, que até então era secretário de Administração, assumiu como secretário da sexta secretaria, uma solicitação dos empresários. No encontro, o prefeito GENÉSIO ANTON destacou a importância de unir forças dos setores público e privado para viabilizar maiores oportunidades de inovação e avanço da economia no município. Ele citou que o objetivo é a retomada de parcerias promissoras para impulsionar São João do Oeste. Com a presença de vereadores, o prefeito ainda destacou a importância da casa legislativa na otimização dos trâmites burocráticos e maximizar os resultados das atividades apresentados aos munícipes.

Comissão Organizadora finaliza detalhes para o Itaipu Rural Show. Conforme ARNO PANDOLFO, presidente da Cooperativa Regional Itaipu de Pinhalzinho, está praticamente tudo organizado para a vigésima terceira edição de um dos maiores eventos do agronegócio do sul do Brasil. O evento acontece nos dias 2, 3, 4 e 5 de fevereiro, de quarta a sábado. O presidente acredita que a edição de 2022 vai ficar na história porque a pandemia fez suspender a feira do ano passado. Ele garante que todos os cuidados serão tomados com a vigilância sanitária envolvendo profissionais da saúde, bombeiros e a polícia para garantir a saúde dos expositores e do público.

Expositores e trabalhadores do Itaipu Rural Show terão que apresentar atestado de vacinação para Covid. O presidente ARNO PANDOLFO revela que está sendo contratada uma empresa que vai utilizar câmeras dentro do parque, que vai identificar se uma pessoa que estiver circulando em qualquer parte do complexo estiver com febre. PANDOLFO confirma que todos os espaços internos e externos já estão vendidos. Depois de dois anos sem acontecer, a expectativa é grande para o Itaipu Rural Show. A tradicional feira que acontece em Pinhalzinho não pôde realizar sua edição no ano passado devido às restrições da Covid-19, mas os organizadores anunciam um retorno cheio de inovações para a região. Além de ser a maior feira de Pinhalzinho, Itaipu Rural Show é o maior evento de tecnologia da região sul do Brasil.

Consumidores registram maior consumo de energia elétrica no período do ano. O motivo é o calor extremo que vem sendo registrado na região. A afirmação é do gerente administrativo da Celesc, CLÉBER SIMA. Ele destacou que o aumento já é tradicional entre dezembro e março de cada ano. Conforme SIMA, a alta pode ser percebida na fatura de energia e é causada principalmente pelo uso de aparelhos de refrigeração, como ar condicionado, geladeira e freezer. Segundo ele, esses eletrodomésticos trabalham muito mais para refrigerar alimentos e ambientes e isso ocasiona um aumento de consumo e consequentemente, um aumento na fatura de energia. A Celesc orienta sempre o uso consciente dos equipamentos para que surpresas na fatura não sejam encontradas.

Bandeiras tarifárias cobradas nas faturas de energia não são definidas pela Celesc, mas sim pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. CLÉBER SIMA pontuou que neste mês a bandeira em vigência é a de recursos hídricos e está é a de maior valor, ou seja, que impacta diretamente no bolso do consumidor no final do mês. Todos os anos a Celesc registra um aumento no consumo de energia. CLÉBER SIMA ressalta que neste começo de ano o aumento foi menor que o registrado no ano passado.

Itapiranga recebe 90 doses para vacinação de crianças. A informação é da Secretária de Saúde de Itapiranga, CLAIR HEINEN. Conforme ela, o município recebeu na tarde de ontem as doses destinadas à vacinação contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos. Ela revelou que será possível vacinar 22 por cento do público alvo. A secretaria da Saúde já está organizando o cronograma para a vacinação que ocorre na próxima terça-feira, dia 25 de janeiro. CLAIR HEINEN chama a atenção que em um primeiro momento serão vacinadas as crianças de 11 anos que possuem comorbidades e deficiências permanentes, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. Ela destaca ainda que conforme as doses vão chegando será possível vacinar todas as mil, 434 crianças do município.

Secretária da Saúde de Itapiranga considera a vacinação um avanço importante para o combate a Covid-19. CLAIR HEINEN revela que o município possui uma pequena porcentagem de pessoas que optaram em não se vacinar. No momento, o número de casos ativos da doença é considerado alto, sendo 65 confirmados e outros oito suspeitos. Ela enfatiza que todos os casos estão em isolamento se recuperando da doença. Além do aumento de casos, o município ainda vive um surto gripal. CLAIR reforça que o município realiza uma força tarefa com testes rápidos para todos que apresentarem sintomas ou síndromes gripais e respiratórios. Revela que são realizados aproximadamente 50 testes por dia e a demanda da saúde está alta. Esse trabalho, conforme a secretária, facilita o monitoramento da situação.

A secretária da Saúde, CLAIR HEINEN, lembra que nesta semana ocorreu uma reunião com vários órgãos do município culminando na suspensão de eventos que abrangem um grande número de pessoas. Conforme ela, o momento é de cautela para tentar frear a contaminação. Atualmente o município possui cobertura vacinal de mais de 90 por cento da população. Porém, conforme a secretária, o problema ainda está em pessoas que vem de fora e não estão com o esquema vacinal em dia. CLAIR HEINEN destaca que os sintomas da nova variante são mais leves e ainda não houve registro de internação. Em contrapartida, o contágio é muito mais rápido e intenso. Ela chama a atenção que muitas pessoas ainda não compreenderam que a flexibilização de algumas medidas não possibilita a liberdade completa. CLAIR HEINEN alerta para ações de prevenção que são necessárias, como evitar aglomerações, fazer o uso de máscara e usar álcool em gel.

São João do Oeste finaliza serviço para melhorar o armazenamento de água bruta. Conforme o responsável pelo setor de água, CLEITON KROETZ, ainda no ano passado, a prefeitura deu início a atividade de limpeza no principal reservatório de água bruta do município. De acordo com CLEITON KROETZ, foi realizado a limpeza da barragem localizada no Rio Fortaleza, na qual foi retirado um montante de oito mil e 400 metros cúbicos de terra e lodo, totalizando 655 cargas. Nesta semana o trabalho de distribuição do material foi concluído. O responsável pelo setor de água de São João do Oeste destaca que um trator esteira realizou o trabalho de nivelamento e distribuição do solo. Quando as chuvas voltarem com mais normalidade, o reservatório terá melhores condições de armazenar água bruta para posterior tratamento e disponibilização na rede pública de abastecimento.

Com a estiagem, o município de São João do Oeste iniciou o puxe de água bruta para o interior com um caminhão caçamba da prefeitura instalado em dois reservatórios para o transporte. CLEITON KROETZ chama a atenção que com a falta de chuva, os reservatórios naturais baixaram muito o nível. Para os animais, ele enfatiza que o município não possui estrutura necessária para atender todas as propriedades. Para o consumo humano, quem necessitar deve entrar em contato com a prefeitura solicitando a quantidade. CLEITON KROETZ revela que o município está captando água do rio Uruguai de Itapiranga até a estação de tratamento de água de Beato Roque, de onde atualmente são transportados um grande volume para manter o abastecimento.

Tunápolis amplia medidas de abastecimento de água para moradores. Ações são necessárias para evitar um racionamento de água. Conforme o Secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, a estiagem está se agravando cada vez mais e causa estado de alerta máximo no município. De acordo com GASSEN, a maior dificuldade está no abastecimento de água para consumo animal nas propriedades rurais. Buscando atender os agricultores que necessitam, o município terceirizou através de decreto, o transporte de água com três caminhões. Ressalta que foi realizada também a ampliação da rede de abastecimento de água.

Ainda no ano passado foi realizado um projeto de ampliação de captação de água do Rio Peperi e atualmente sustenta o consumo para moradores da cidade e comunidades de Linha Fátima, São Jorge e São José. Conforme o secretário de Transportes e Obras, ADRIANO GASSEN, medidas como essas amenizaram a situação da falta de água. Mesmo assim, ele destaca que o trabalho realizado pela secretaria para os moradores é intenso. GASSEN cita o máximo de empenho para abastecer a todos sempre com a prioridade para o consumo humano. Ele reconhece a importância de abastecer as propriedades rurais, e por isso, o trabalho está sendo incansável para atender a todos. O secretário solicita a colaboração de todos, que com medidas simples se pode evitar a falta de água. Ele chama a atenção que muitos municípios já estão racionando água. Tunápolis optou por medidas preventivas, porém, torce que as chuvas volumosas retornem para evitar maiores problemas.

Tanto quanto o aumento de casos de Covid em Itapiranga preocupa, o problema da estiagem causa apreensão. De acordo com o Secretário de Administração ARTÊMIO SCALON, muitas pessoas ainda não compreenderam a gravidade da situação. SCALON destaca que uma reunião convocada nesta semana abordou os maiores problemas do momento, sendo uma delas a estiagem. ARTÊMIO SCALON revela que as lideranças decidiram pela não emissão de um decreto com proibições no município, mas optaram pela suspensão de alguns eventos específicos do município, como o baile de aniversário com escolha das soberanas. Demais eventos privados devem ser observados através da garantia sanitária com responsabilidade dos organizadores. SCALON disse que os eventos poderão acontecer em outro momento caso a situação melhore. As autoridades entenderam que o momento é de cautela. Já são vários os prejuízos e a falta de chuva acende um alerta tanto para o consumo humano como para animal. O secretário de Administração disse que o momento não é para pânico, mas se a estiagem perdurar por mais algum tempo, além das medidas implantadas, o município deve optar pelo racionamento.

De acordo com o secretário de Administração, Obras e Serviços Urbanos, ARTÊMIO SCALON, mesmo com cinco estações de tratamento de água operando no município, o elevado consumo de água potável tem preocupado. A principal demanda é no meio rural, já que produtores estão utilizando mais água tratada nas propriedades, ocasionando uma sobrecarga no sistema. As medidas adotadas tem como objetivo que o sistema de abastecimento não entre em colapso. SCALON revela que a situação mais crítica é em Linha São Sebastião, onde a vazão do rio Macaco Branco está muito baixa, dificultando a captação de água para tratamento e distribuição na rede. Na produção leiteira, já foram contabilizadas perdas de mais de 60 mil litros de leite pela falta de água. ARTÊMIO SCALON cita que o município está trabalhando para o puxe de água 20 horas por dia com custos altos. O momento conforme ele, é de solidariedade e de muita compreensão para que medidas simples sejam adotadas por todos os munícipes para que não haja maiores consequências.

Secretaria de Agricultura adota medidas e antecipa programas em apoio aos produtores rurais. Prejuízos já concretizados somam milhões e desanima a classe produtora. Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, EUSÉBIO TAVARES, o município vai concentrar os esforços em ações voltados ao produtor. Ele cita que será realizada uma força tarefa com duas máquinas retroescavadeiras do município e mais aquelas terceirizadas que serão direcionadas exclusivamente para a abertura de fontes de água e valas temporárias para depósito de água bruta. Outra medida, conforme TAVARES, será a antecipação do pagamento de incentivo agrícola, o chamado bônus, aos produtores que comprovarem despesas relacionadas à água, a exemplo de aquisição de lonas, tubulação, motores, pagamento de serviços de distribuidores de água não tratada, entre outros. Esse bônus era ofertado em março, porém, devido à estiagem será antecipada.

EUSÉBIO TAVARES também chama a atenção que antes a lei só previa notas fiscais de empresas produtoras. Com a alteração, agora será permitida nota avulsa para receber o recurso posteriormente./O secretário de Agricultura ainda lembra que o município está dando suporte à Epagri para elaboração de projetos para programas estaduais de reservação e distribuição de água. EUSÉBIO TAVARES chama a atenção que foi aberto um cadastramento de tratores e caminhões tanque junto à secretaria para quem puder auxiliar no transporte de água. O secretário da Agricultura cita que o momento é delicado e a demanda de atendimentos está alta. Mais de 20 melhorias já foram feitos em áreas de acessos já existentes para captação de água em rios. TAVARES ainda cita o apoio ao transporte de água de empresas para seus integrados. Conforme ele, a colaboração de todos neste momento é fundamental.

Motociclista sofre ferimentos em acidente de trânsito em Itapiranga. O acidente de trânsito foi registrado por volta das 19 horas de ontem nas proximidades da JBS Aves, na Rua do Comércio, centro de Itapiranga. A colisão envolveu uma motocicleta Honda Biz, placa de Itapiranga e um veículo Gol, placas Mercosul. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu a motociclista, de 46 anos, que sofreu escoriações. Ela foi encaminhada ao Hospital de Itapiranga. No veículo estavam duas pessoas, que não se feriram.

Um homem que deveria estar em isolamento por conta de Covid-19 foi flagrado trabalhando junto com seus funcionários. A ocorrência foi registrada ontem, por volta das 18 horas, na Avenida Gustavo Fetter, centro de Iporã do Oeste. A Polícia Militar flagrou o homem em seu local de trabalho, que estava aberto e com seus funcionários próximos. O homem não quis prestar relato. Diante dos fatos, foi confeccionado Termo Circunstanciado para o autor por infringir a medida sanitária preventiva.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.