-GOVERNO FEDERAL DEVE GASTAR 89 BILHÕES NESTE ANO COM AUXÍLIO BRASIL
-ESTADO TEM QUASE 700 SERVIDORES DA SAÚDE AFASTADOS POR COVID-19
-DOIS ALUNOS CEDRENSES SE DESTACAM NA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
-PRAZO PARA INSCRIÇÃO EM SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA ENCERRA AMANHÃ
-NOVO PROGRAMA BENEFICIÁRIO GERA DÚVIDAS EM FAMÍLIAS CONTEMPLADAS
-PROGRAMA JURO ZERO PASSA POR DETALHES FINAIS ANTES DA DIVULGAÇÃO
-SISTEMA OPERACIONAL DO SEMAE TRABALHA PRÓXIMO A CARGA MÁXIMA
-MAIS UM MUNICÍPIO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO A ESTIAGEM
-CHUVA ACOMPANHA DE FORTES VENTOS CAUSA ESTRAGOS NO INTERIOR
-PM ENCONTRA COCAÍNA DENTRO DE ENVELOPE APÓS HOMEM NEGAR POSSE
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 22 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
O presidente americano JOE BIDEN vem enfrentando uma verdadeira rejeição ao seu governo. O índice de aprovação do democrata atinge apenas 40 por cento, representando uma das marcas mais baixas para um presidente americano a esta altura do mandato. Em termos de desprestígio, ele só fica atrás do seu antecessor, DONALD TRUMP. A situação é crítica e pode se tornar ainda pior visto as eleições deste ano, onde os próprios democratas admitem que perderão uma das câmaras do Congresso. Enquanto a pandemia persiste, a inflação também disparou para sete por cento em 12 meses, o maior nível em 40 anos. Produtos também sumiram das prateleiras, mostrando o reflexo do caos na cadeia de suprimentos.
Em meio à proliferação da variante Ômicron do novo coronavírus, o mundo registrou mais de três vírgula 79 milhões de casos de Covid-19 em apenas 24 horas. Os Estados Unidos seguem liderando o ranking de novas infecções com 979 mil casos, seguido da Índia com 317 mil, Israel com 243 mil e Itália com 200 mil novos casos. O Brasil voltou ao top cinco depois de registrar o seu recorde de novos infectados em apenas um dia, de 195 mil infectados. Os demais países com mais casos confirmados são Espanha com 157 mil, Alemanha com 139 mil, Argentina com 128 mil, México com 109 mil e Reino Único com 107 mil novos casos.
A Espanha planeja classificar a Covid-19 como uma doença endêmica, considerada sempre presente para a população. Por parte da Organização Mundial da Saúde e de especialistas, a posição é considerada prematura. A possibilidade, no entanto, abriu um debate entre governos que defendem um tom de "normalidade" e a comunidade médica que quer manter a guarda. O governo da Espanha tem sido o mais enfático ao se posicionar sobre considerar o coronavírus como um problema. A Espanha possui uma das maiores taxas de vacinação do mundo, com 90 vírgula cinco por cento de sua população acima de 12 anos totalmente imunizada.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 completou um ano no Brasil e para marcar a ocasião, o Google divulgou os termos mais buscados em todo o país ao longo dos últimos 12 meses. Segundo a plataforma, as buscas por informações sobre os imunizantes vêm crescendo durante esse período, mas a frase com o maior número de pesquisas foi "pode beber depois da vacina?". Essa pergunta foi a mais feita por internautas dos estados do Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, de acordo com os dados divulgados pelo Google Brasil. Em segundo lugar no ranking, com 36 por cento a menos de buscas, aparece uma dúvida um pouco mais técnica: "qual a melhor vacina?". O terceiro posto ficou com a questão prática "onde tomar vacina?”.
A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária adiou nesta quarta-feira a proposta de liberação de aplicação de testes rápidos de antígeno para Covid-19, os chamados autotestes. O placar da votação foi de quatro votos contrários à liberação com as informações atuais contra um voto a favor da liberação imediata. Segundo os diretores da agência, a decisão foi motivada pela falta de política pública por parte do Ministério da Saúde. O conselho deu um prazo de 15 dias para que a pasta apresente informações complementares ao pedido de liberação de autotestes.
O gasto do governo federal com o Auxílio Brasil deve chegar a 89 vírgula um bilhões de reais neste ano. O programa, substituto do Bolsa Família, começou a pagar a parcela mínima de 400 reais nesta terça-feira a 17 vírgula cinco milhões de pessoas, após a inclusão de três milhões de famílias a partir deste mês. O número consta no Relatório de Acompanhamento Fiscal do mês de janeiro, da Instituição Fiscal Independente, do Senado Federal. No documento, a IFI analisa a alta dos índices de inflação e faz alertas sobre o risco fiscal, o orçamento de 2022 e o baixo crescimento do Produto Interno Bruto. O relatório destaca que o principal destino do espaço gerado pela aprovação da proposta de emenda à Constituição dos Precatórios foi o Auxílio Brasil, que terá um total de transferências de 89 vírgula um bilhões de reais no Orçamento de 2022.
Os primeiros passos do plano de contingência para controlar a onda de Covid-19 que cresce em Santa Catarina já foram dados. Um deles é justamente a orientação para que os municípios façam o uso racional dos testes antígeno gratuito enviado pelo Ministério da Saúde. Fechamentos ou restrições, que há um ano faziam parte da pauta de discussões, estão fora dos planos por conta da vacinação. Outra ação que já faz parte do plano de contingência é a organização dos serviços de saúde municipais. A orientação é para que as prefeituras estabeleçam estratégias de atendimento e triagem para reduzir a demanda dos serviços de urgência e emergência e das unidades de pronto atendimento.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, defendeu junto aos demais governadores dos Estados brasileiros que o congelamento do ICMS sobre os combustíveis seja estendido. A medida vai até o final de janeiro, porém, na última semana o Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda votou por maioria pelo fim do congelamento. Uma semana após, existe um movimento dos governadores para que a posição seja alterada. O secretário Estadual da Fazenda, PAULO ELI, já foi avisado sobre a decisão de MOISÉS. O governador pontuou ainda que o estado catarinense já pratica uma das menores alíquotas do país nesse sentido.
Santa Catarina tem quase 700 servidores públicos afastado por Covid-19 na rede estadual de Saúde. Ao todo, são cerca de 690 profissionais em isolamento domiciliar. O número representa seis vírgula sete por cento do total. A Secretaria de Estado da Saúde, que levantou os dados informou através de nota que "há necessidade de remanejamento de profissionais para suprir ausências, mas, por enquanto, não há prejuízo aos serviços públicos". A pasta também orientou os municípios a não usar os testes de Covid-19 em pessoas sem sintomas. A secretaria afirmou que possui um estoque de 39 mil testes rápidos de antígeno e que não há falta desse material, apesar do aumento da demanda em 2022.
A Comissão Central Organizadora está trabalhando nos últimos detalhes para realização do Itaipu Rural Show que acontece entre os dias dois e cinco de fevereiro no município de Pinhalzinho. Conforme o presidente ARNO PANDOLFO, está praticamente tudo organizado para a vigésima terceira edição de um dos maiores eventos do agronegócio do sul do Brasil. Todas as equipes intensificam os preparativos finais nas semanas que antecedem o grande evento. O presidente acredita que a edição de 2022 vai ficar na história, tendo em vista que a edição do ano passado foi cancelada devido ao agravamento da pandemia da Covid-19. Ele garantiu que todos os cuidados sanitários serão tomados com a vigilância sanitária envolvendo profissionais da saúde, bombeiros e a polícia para garantir a saúde dos expositores e do público. Para os envolvidos ou visitantes, será exigido a vacinação contra o coronavírus. PANDOLFO afirmou ainda que em todo o parque há câmeras capazes de identificar uma pessoa com febre.
Uma das grandes novidades para a vigésima edição do Itaipu Rural Show será a praça de alimentação climatizada e o Seminário Mais Milho. A Comissão Organizadora também preparou um amplo pavilhão para comportar os animais. A vigésima terceira edição deveria ter ocorrido no ano passado, mas devido às restrições da Covid não foi possível ser realizada. Segundo o vice-prefeito do município de Pinhalzinho NEURO OZELAME, tudo está sendo organizado para um retorno cheio de inovações para a região. Ele salientou que a população pode esperar uma ótima feira, pois em dois anos o avanço na agricultura foi muito grande e vai surpreender a população do extremo-oeste e oeste de Santa Catarina, além de outros participantes de diversos lugares do país. O vice-prefeito relatou que esteve participando de todas as edições desde 1992 e para ele, isso mostra que a administração está auxiliando na organização do evento, que além de trazer pessoas para conhecer a cidade, leva o nome de Pinhalzinho a várias partes do país.
A edição deste ano, de dois a cinco de fevereiro, tem tudo para ser uma das melhores, o que se prova com a rápida venda de todos os estandes para exposição. Assim como a Itaipu Rural Show, uma das intenções do governo é promover a Efacip, para expor o comércio, indústria e agropecuária de Pinhalzinho e região. O vice-prefeito de Pinhalzinho NEURO OZELAME, destacou o desejo de fazer o melhor governo da história do município junto ao prefeito MÁRIO CENA, com a principal meta de trabalhar pela população. Ele explicou que é uma experiência nova, bastante trabalhosa, mas que causa muito prazer em ver os planos de governo se realizando. O vice afirmou que tem várias obras se iniciando no município, todas voltadas a ajudar a população e o crescimento de Pinhalzinho. Além de ser a maior feira de Pinhalzinho, Itaipu Rural Show é o maior evento de tecnologia da região sul. A grande importância da produção rural para o município, que tem cerca de quinhentas das mais de sete mil famílias gerando renda a partir do setor agrícola.
Agricultores de Pinhalzinho produzem mais de 350 milhões de reais por ano. O prefeito do município MÁRIO CENA, garante que esse é um dos motivos para a cidade se encaixar entre as 35 maiores economias de Santa Catarina. Por isso a prefeitura, assim como a cooperativa Itaipu, estão sempre buscando maneiras de ajudar o crescimento do produtor que tanto trabalha. Em fevereiro o agricultor vai ter a oportunidade de ver e adquirir equipamentos e tecnologias novas, que possibilitam aumentar ainda mais sua produção. Segundo o prefeito, nenhuma família do interior de Pinhalzinho depende do abastecimento da prefeitura. Mesmo que as lavouras precisem de chuva, CENA destacou que através de um intenso trabalho do setor agrícola, o homem do campo tem água na propriedade. Ele explicou que a prefeitura disponibiliza o equipamento para abrir vala para cisterna na propriedade, junto com o cálculo de quanto de água o produtor precisa para se manter.
A secretaria de Assistência Social do município de Anchieta está com as inscrições para serviços de convivência e fortalecimento de vínculos estão abertas até esta amanhã, dia 21. A informação é da secretária FERNANDA SEGALIN. O período de matrículas está aberto desde 20 de dezembro no município e se encerra nesta sexta-feira. Segundo a secretária, as inscrições são para crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade. A matrícula está ocorrendo no Cras de Anchieta no horário comercial. Ela ainda informou que os pais precisam estar munidos com os documentos pessoais de todos os membros da família, como também um comprovante residencial. Durante a inscrição, os profissionais do Cras vão relatar os detalhes de como devem ocorrer os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. A secretária explicou que o atendimento familiar vai ocorrer no contraturno escolar dos filhos de segunda a quinta-feira com o serviço de convivência. FERNANDA destacou que o setor social desenvolve diversas atividades com as crianças e adolescentes.
O serviço de convivência familiar é um complemento dos trabalhos de proteção integral às famílias coordenadas pelo Cras de Anchieta. A secretária FERNANDA SEGALIN, disse que estão aptas as crianças e adolescentes de famílias inscritas no Bolsa Família, que são o público prioritário neste serviço. Contudo, outras crianças ou adolescentes em situações de vulnerabilidade também são atendidas pelos profissionais. A secretária também informou que o Cras do município está auxiliando os interessados em se inscrever no banco de currículos. FERNANDA afirmou que as empresas interessadas em contratar em Anchieta podem lançar a vaga no site da prefeitura junto ao setor de Assistência Social. Por meio de parcerias o município também presta capacitações aos trabalhadores.
Os municípios da comarca de São José do Cedro atualizaram mais um boletim de casos da Covid-19. Segundo o informativo do município de Princesa, são 16 pessoas infectadas e 35 em isolamento por sintomas similares ao coronavírus. Em Guarujá do Sul, são 28 casos ativos e 90 pessoas monitoradas. Já em São José do Cedro são 94 pessoas infectadas, 265 em monitoramento e uma pessoa internada na enfermaria.
O Hospital Regional do Oeste de Chapecó começou a diminuir a medicação de sedativos do presidente da Cidasc PLÍNIO DE CASTRO, segundo informou o boletim médico da unidade na tarde de ontem. Ainda conforme o boletim, o quadro de saúde do presidente é delicado, considerado grave, porém estável. PLÍNIO segue na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional. De acordo com o médico do presidente, DE CASTRO teve um acidente vascular cerebral hemorrágico secundário à ruptura de um aneurisma cerebral. Ele havia sido submetido a tratamento cirúrgico de urgência que foi bem sucedido.
Dois alunos do colégio São José se destacaram na Olimpíada de Matemática. Segundo a diretora ROSIMAR ANGELI, dois estudantes receberam medalhas por se destacarem na competição. Um dos alunos VITOR, recebeu a medalha de honra por participar do evento. Já o aluno GABRIEL BORGES, alcançou a medalha de ouro nas competições de matemática. Para a diretora, estes dois reconhecimentos mostram que a escola está no caminho certo no aprendizado dos alunos. Ela explicou que a olimpíada é realizada em duas etapas, sendo a primeira envolvida todos os alunos da unidade. Classificados parte dos alunos, a segunda etapa ocorreu no colégio Cedrense onde os dois estudantes se destacaram e foram premiados com medalha. ROSIMAR informou que as professoras de matemática ELONÍ e ADRIANA realizaram os trabalhos para possibilitar a olimpíada de matemática. Para a Rádio Cedro, o estudante GABRIEL BORGES, que foi medalha de ouro, disse que não foi fácil alcançar o pódio. Ele relatou que a intenção era receber uma medalha de honra, mas com os esforços e horas de estudos diários ganhou a medalha de ouro. GABRIEL afirmou que avaliou e refaz as provas de anos passados.
A Casa Familiar Rural de São José do Cedro deve receber um número significativo de alunos para o ano letivo deste ano. Apenas de novos integrantes o número chega a 28 estudantes. A escola ainda possui duas vagas para ingresso de novos alunos. A informação é da diretora OLÍVIA LUNKES. Ela lembrou que na última turma foram formados 14 alunos em técnica agropecuária. A diretora informou que a escola rural vai atender cerca de 74 alunos. Para quem entra na unidade a partir deste ano vai se enquadrar no novo ensino médio. Ela explicou que isso vai elevar o número de matérias técnicas estudadas pelos alunos novos. Em contrapartida, as matérias comuns como matemática, por exemplo, os novos integrantes terão uma diminuição na carga horária de estudos. OLÍVIA também comentou que a Casa Familiar está passando por algumas melhorias e a partir deste ano vai contar com a refeição terceirizada. Neste ano, a escola rural vai receber a substituição do coberto, como também a troca de camas e demais adequações.
O programa Juro Zero avança nos processos de elaboração e segue para fase final antes de entrar em funcionamento. o secretário de Indústria e Comércio de Guarujá do Sul FABRÍCIO WAGNER, lembrou que este planejamento iniciou ainda no ano passado com a elaboração e aprovação da Câmara de Vereadores. Os passos atuais são as tratativas com os agentes financeiros parceiros neste programa e cadastramento das cooperativas. O secretário afirmou que o programa vai sair do papel nas próximas semanas. Tendo em vista que está sendo acertado os últimos detalhes e após 15 dias da publicação o setor passa receber os comércios interessados em aderir ao financiamento. FABRÍCIO explicou que serão dois tipos de financiamentos, sendo para o MEI e para empresas de pequeno porte. Os microempreendedores poderão acessar até cinco mil reais de financiamento com juros subsidiados pela prefeitura. Já as empresas de pequeno porte poderão se beneficiar com valores de até dez mil reais também sem juros.
Diante do cenário agravado pela falta de precipitação nas últimas semanas, os integrantes da Comissão Municipal de Defesa Civil de Guarujá do Sul se reuniram na terça-feira, para analisar o quadro municipal e deliberar sobre a possibilidade de decreto de situação de emergência. Foram relatados e levantados dados de perdas da produtividade agrícola, diminuição de volume no curso do Rio das Flores que abastece a cidade com água para consumo humano e também dificuldades para o atendimento de rebanhos e para uso doméstico nas propriedades agrícolas. Com base nos dados e laudos técnicos elaborados, a comissão decidiu pela publicação do decreto de situação de emergência na data de 18 de janeiro. Conforme o engenheiro Agrônomo LEONIR DILLI, o total das perdas econômicas agrícolas em função da estiagem ultrapassa a ordem dos 15 milhões de reais.
As perdas correspondem a vários setores agrícolas. Há perdas ocasionadas pelas altas temperaturas e falta de umidade no solo que não permitem que as plantas realizem seus processos naturais. A afirmação é do engenheiro Agrônomo LEONIR DILLI. Ele afirmou que a polinização do milho e as plantações de soja estão apresentando abortamento de vagens e flores. Na pecuária de corte e leite existem perdas associadas à questão de falta de pastagens e as famílias estão com dificuldades para elaborar a dieta das vacas devido à falta de chuva que não permite o crescimento vegetativo. DILLI ressaltou ainda que no milho grão e silagem tiveram perdas que correspondem a 45 por cento das culturas. Já a soja apresenta perdas de 40 por cento, o fumo 15 e a pecuária de corte e leite tem perdas na ordem de 20 por cento cada.
O sistema operacional do Semae em São José do Cedro está trabalhando próxima a capacidade máxima com aumento no consumo de água. Segundo o engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO, o sistema funciona direto entre 22 e 23 horas diariamente para atender o consumo da cidade. Ele lembrou que recentemente o Semae inaugurou o sistema de reaproveitamento de 200 mil litros de água por dia e isso acaba desafogando o fornecimento. Contudo, o abastecimento está em alta desde novembro passado com acréscimo que se aproxima dos 15 por cento. O engenheiro salientou que a população pode ajudar a autarquia a diminuir este período operacional fazendo o uso consciente da água. Questionado sobre um futuro racionamento de água na cidade, SMANHOTTO descartou esta possibilidade devido ao bom volume de água fornecida pelo Rio das Flores em São José do Cedro. Este racionamento nem mesmo é cogitado internamente pela equipe do Samae. O engenheiro disse ainda que mesmo com uma pequena baixa no rio, a autarquia não está enfrentando problemas para abastecer a população do perímetro urbano.
Para trazer maior segurança de abastecimento na cidade, o Semae perfurou mais um poço artesiano no Bairro São Cristóvão. O engenheiro Sanitarista DIEGO SMANHOTTO, disse que a vazão de poço gira em torno de 35 metros cúbicos de água por hora, o que representa uma boa vazão. Os próximos passos, antes de colocar em efetivo funcionamento, a prefeitura deve trabalhar com orçamentos financeiros. Ele disse ainda que o Semae irá definir nos próximos meses quais serão os bairros atendidos pelo novo poço. No interior, o Semae, por meio da prefeitura, também está dando uma atenção especial neste momento de crise hídrica. SMANHOTTO explicou que a equipe está trabalhando nas comunidades interioranas para colocar todos os poços artesianos o mais breve possível em funcionamento para atender a demanda. O interior, em localidades historicamente atingidas, está sofrendo bastante com a baixa precipitação. Todas as comunidades recebem o transporte de água. DIEGO destacou ainda que o Semae está trabalhando com efetivo menor devido as férias de alguns servidores.
O novo Bolso Família, agora denominado de Auxílio Brasil, tem gerado dúvidas nos grupos contemplados em todo o país. No município de Anchieta a situação não é diferente e muitas pessoas têm procurado o setor social achando que se trata de uma prorrogação do auxílio emergencial, o que não é. Conforme o gestor do Bolsa Família ANDRIO BAGGIO, o novo programa foi ampliado para beneficiar um número maior de pessoas no município. Ele disse que os beneficiários precisam atualizar as informações cadastrais para que o ministério da Cidadania tome conhecimento de quais famílias estão sendo contempladas e se podem receber. Não é necessário um novo cadastro, apenas atualização. Tem direito às famílias em situação de extrema pobreza e em situação de pobreza, além de famílias em regra de emancipação. As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal per capita de até 100 reais e as em situação de pobreza renda familiar mensal per capita entre 100 e 200 reais. O novo valor fica em torno de 400 reais. BAGGIO informou que neste mês de janeiro já foram atendidas entre 40 e 50 pessoas para atualização do cadastro.
As famílias contempladas com o Auxílio Brasil terão que responder perguntas com informações básicas sobre o modo de vida, por exemplo. O gestor do programa em Anchieta ANDRIO BAGGIO, explicou que outros questionamentos englobam o número de pessoas residentes na mesma casa, se possui filhos em período de estudo e renda familiar, estes dados são coletados e avaliados pelo ministério de Cidadania, que poderá cruzar as informações visando verificar a veracidade dos dados. ANDRIO comentou que algumas famílias, que procuram o setor, não se encaixam no programa por terem uma renda per capita acima de meio salário mínimo. O gestor informou ainda que não há uma data limite para tentar obter o novo valor, contudo o governo Federal deve pagar o valor de 400 reais até o final deste ano.
Um homem foi detido por descumprir isolamento social por suspeita de infecção da Covid-19. O fato foi registrado na Avenida Gustavo Fetter, centro de Iporã do Oeste no final da tarde de ontem, por volta das 18 horas. A PM flagrou o homem estava trabalhando, junto com seus funcionários, desta forma colocando em risco a saúde dos demais. O homem não quis prestar seu relato. Diante dos fatos foi confeccionado Termo Circunstanciado para o homem.
Na manhã de ontem, por volta das nove horas, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de entorpecente, na Rua Almirante Tamandaré, no centro de São Miguel do Oeste. Foi realizada abordagem de dois homens, que passaram por busca pessoal, porém nada de ilícito foi encontrado. Durante vistoria do local, onde os homens estavam, foi localizado um envelope com cocaína, pesando aproximadamente seis gramas. Os homens não assumiram a propriedade da droga, porém imagens de câmera de segurança mostraram o momento que um deles dispensou a droga quando viu a PM. A droga foi apreendida e confeccionada o termo circunstanciado. Os envolvidos já possuíam passagem por envolvimento com drogas.
Chuva acompanhada de vento derrubou árvores e danificou residência na Linha Caravaggio, interior do município de Guarujá do Sul. Segundo o proprietário informou para a Rádio Cedro JOSÉ CARLOS FOIATTO, o forte vento acompanhado de chuva foi registrado por volta das 16 horas e 30 minutos, destelhou residência e quebrou árvores. Mesmo com o vento forte não foram registrados estragos em benfeitorias na Linha Caravaggio. FOIATTO comentou que se formaram nuvens na região e elas vieram rapidamente trazendo chuva e ventos fortes. Outra informação obtidas com internautas, à comunidade de Linha Possatto também foi atingida com ventos fortes o onde foram registrados estragos em uma casa e galpões. Os Bombeiros foram acionados para prestar atendimento, onde três casas acabaram sendo atingidas. Contudo, a prefeitura de Guarujá do Sul já havia dado suporte aos proprietários.