ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 20 01 2021

-FIOCRUZ DIZ QUE SÓ DEVE ENTREGAR PRIMEIRAS DOSES DA VACINA EM MARÇO

-PRESIDENTE DA ALESC ESTÁ EM PRISÃO DOMICILIAR E DEVE SER AFASTADO DO CARGO

-PRIMEIRA ASSEMBLÉIA DO CONDER EM 2021 ESTÁ MARCADA PARA SEMANA QUE VEM

-VACINAÇAÕ CONTRA COVID COMEÇA NA PRAÇA WALNIR BOTARO DANIEL

-IDOSOS QUE ESTÃO EM CASA DE APOIO DEVEM SER VACINADOS AMANHÃ

-EMBRIAGUES É A PRINCIPAL CAUSA DE APREENSÃO DE CNHs NA REGIÃO

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO NO EXTREMO-OESTE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 30 centavos. O euro está valendo seis reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O governo da Alemanha anunciou nesta terça-feira a extensão do lockdown em todo o país até o dia 14 de fevereiro. A medida é uma tentativa de conter os números ainda muito altos de casos e de mortes pelo novo coronavírus e o avanço de variantes mais infecciosas da doença. No início de janeiro, o a Alemanha já havia anunciado que as restrições durariam, pelo menos, até o fim do mês, mas o prazo agora foi ampliado. O governo também recomenda que empresas continuem a operar em regime de home office até o dia 15 de março.

JOE BIDEN vai se tornar o hoje o quadragésimo sexto presidente dos Estados Unidos, em uma cerimônia diferente, sem a tradicional multidão e sem seu antecessor. DONALD TRUMP não vai participar da posse do novo presidente. Em vez dos habituais 200 mil convites, apenas mil foram distribuídos. O primeiro passo da cerimônia será o juramento, feito primeiro pela vice-presidente KAMALA HARRIS e depois por BIDEN, na Fachada Oeste do Capitólio. Em seguida, o presidente faz seu primeiro discurso oficial e assina seus primeiros decretos. A posse será as duas da tarde, horário de Brasília.

A Índia anunciou, nesta terça-feira, que vai começar a enviar vacinas para seis países, mas o Brasil não está na lista. A Índia anunciou que vai fornecer, a partir desta quarta-feira, vacinas subsidiadas para seis países vizinhos: Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Mianmar e Seicheles. Mas não deu data para envio do imunizante para outros países. O comunicado, publicado na página do Ministério das Relações Exteriores da Índia, não traz uma palavra sobre o Brasil, que está na fila para receber doses da vacina de Oxford, produzida em parceria com o instituto indiano Serum.

A Fiocruz prevê que só deve entregar no início de março as primeiras doses da vacina de OxfordAstraZeneca produzidas no Brasil, já que a chegada de insumos da China atrasou. A promessa anterior, feita no final de dezembro, era concluir o primeiro lote do imunizante por volta de oito de fevereiro. A previsão da fundação é que o IFA, ingrediente farmacêutico ativo e material necessário para fazer a vacina chegue no próximo sábado, mas ainda é necessária confirmação. A importação, que inicialmente estava prevista para dezembro, depende da liberação do país asiático. A Fiocruz diz que ainda será preciso mais de um mês para o fornecimento das vacinas porque o processo de produção deve observar algumas etapas.

A aprovação para uso emergencial do segundo lote com quatro milhões e 800 mil doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac poderá ser decidida pela Anvisa até o fim desta semana. Isto porque a agência reguladora tem um prazo de dez dias para dar um parecer final sobre o pedido, feito na segunda-feira, desde que não haja pendências. Um dos fatores que facilita a segunda aprovação é que um volume maior de documentos foi revisado para a primeira autorização. Ontem, na primeira análise do novo pedido, os técnicos da Anvisa informaram que a avaliação foi satisfatória.

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde já havia detectado a falta de oxigênio em Manaus antes do colapso. A informação consta em relatórios produzidos entre os dias oito e de 11 de janeiro, que apontam que o Ministério da Saúde já sabia sobre a gravidade da crise do sistema de saúde pública em Manaus no período. Manaus enfrenta um colapso no sistema de saúde com hospitais lotados após recorde de internações por Covid. As unidades de saúde não têm oxigênio suficiente para todos os pacientes, o que fez o governo a enviar, até esta terça, mais de 100 pacientes para outros estados.

O Lacen enviou nesta terça-feira ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, uma amostra para confirmar suspeita de contaminação pela nova variante do coronavírus, que está sendo chamada de ‘variante brasileira’ ou ‘variante amazônica’. A suspeita é de que o paciente veio para o Estado de Manaus há cerca de uma semana. O teste de Santa Catarina passará, na Fiocruz, por sequenciamento de genoma que é um mapeamento que permite dizer qual a cepa com a qual o paciente se contaminou. Não há prazo para a divulgação do resultado da análise. Ontem, Santa Catarina passou de 546 mil casos com quase seis mil mortes pela doença.

A secretaria estadual de saúde demorou nove horas para entregar as doses da Coronavac para as 17 regionais de saúde. As doses, que estavam armazenadas na Rede de Frio, em São José, começaram a ser transportadas por via área e terrestre a partir das seis e meia da manhã desta terça-feira. As regionais de saúde receberam o medicamento e repassaram aos municípios que já começaram a vacinar idosos que estão em asilos e profissionais da saúde. No total, foram transportadas 71 mil doses para todos os 295 municípios catarinenses.

Além da prisão preventiva em forma domiciliar, JÚLIO GARCIAdeve ser afastado dos cargos de deputado estadual e presidente da Assembleia. Esse é o teor da decisão da juíza federal JANAÍNA CASSOL, que decretou as prisões, buscas e apreensões da segunda fase da Operação Alcatraz, deflagrada na manhã desta terça-feira com ações em Florianópolis, Joinville e Xanxerê. Segundo a juíza, o afastamento é necessário porque “os crimes praticados têm relação direta com a influência política de GARCIA”. O presidente da Alesc foi preso na manhã desta terça-feira pela Polícia Federal durante a segunda fase da Operação Alcatraz que tem como alvo uma suposta organização criminosa suspeita de corrupção, fraude em procedimentos licitatórios e lavagem de dinheiro em Santa Catarina.

A Administração de São Miguel do Oeste abriu inscrições para processo que vai selecionar estagiários que estejam cursando o ensino médio. Além de estar matriculado e frequentando as aulas, o candidato deve ter, no mínimo, 16 anos, não ter sido estagiário pelo período limite de dois anos na prefeitura e possuir residência fixa em São Miguel do Oeste. Conforme a presidente da comissão, CAROLINE ALVES, as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 21 de janeiro e quatro de fevereiro, no departamento de Desenvolvimento de Pessoas no Centro Administrativo. Além do formulário preenchido, o candidato deve entregar no momento da inscrição, cópia da Identidade, do CPF, do Histórico Escolar e do comprovante de residência atualizado. O resultado final será divulgado no dia 11 de fevereiro.

A definição do preço do fumo para os produtores e a queda do preço do leite são os dois principais temas da Associação Três Fronteiras no começo deste ano. A afirmação é do presidente da entidade que envolve os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, VANDERLEY RUTKOSKI. Ele citou que a pandemia do coronavírus ainda dificulta as ações dos sindicatos. As entidades, de acordo com RUTKOSKI, estão usando as redes sociais e outros canais digitais para mobilizar os agricultores. Outro tema que preocupa os sindicato é o endividamento dos agricultores afetados pela estiagem de 2020. Ele citou que esse quadro ainda terá muita repercussão ao longo de 2021, inclusive com dificuldades financeiras para as famílias.

A primeira reunião entre produtores e as indústrias para a definição do preço do fumo está marcada para a próxima terça-feira. De acordo com o presidente da associação Três Fronteira, VANDERLEY RUTKOSKI, a expectativa é positiva. Ele disse que oos produtores negociam com as indústrias há cerca de quatro anos e normalmente os fumicultores conseguem reajustar os valores que recebem. Sobre o preço do leite que está em queda, RUTKOSKI disse que a questão gera muita preocupação, especialmente porque a desvalorização vem acompanhada de um aumento do custo de produção. Ele citou que se os valores não voltarem a subir, muitas famílias podem ter séria dificuldades a ponto de desistir da atividade.

A câmara de vereadores de Paraíso, aprovou em sessão extraordinária nesta semana, um projeto de lei que autoriza a contratação do Hospital São Lucas para o atendimento emergencial da população à noite e nos finais de semana. De acordo com a prefeitura MARLENE GIACOMINI, o contrato será por 60 dias até que a prefeitura faça a licitação para a contratação dos serviço de plantão 24 horas. Com isso, o município vai deixar de encaminhar os moradores para a UPA 24 horas em São Miguel do Oeste. O convênio com a Unidade de Pronto de Atendimento em Saúde foi finalizado. MARLENE comentou que a saída encontrado pela prefeitura neste momento foi contratar o Hospital São Lucas de Guaraciaba como referência para o atendimento da população.

A prefeita e a vice-prefeita de Paraíso testaram positivo para Covid-19. MARLENE GIACOMINI e SILENE LÍBERO contraíram o coronavírus e tiveram a doença confirmada na segunda-feira. As duas estão em isolamento domiciliar. MARLENE disse que teve sintomas muitos fortes no final de semana, mas que agora está melhor. Ela pediu que os moradores tomem cuidado, usem máscaras e álcool em gel e que sigam as demais orientações e protocolos sanitários. Tanto a prefeita quanto a vice prefeita estão despachando de casa nesta semana.

O prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Conder, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER definiu nesta semana a data para a realização da primeira assembleia do ano de 2021. Ele foi entrevistado no RPN Segunda Edição e confirmou a data de 26 de janeiro. Conforme ele, a primeira reunião do ano será realizada na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste e vai contar com a participação de todos os prefeitos associados ao Conder. De acordo com ele, entre os variados assuntos, o principal será sobre a instalação da Usina de Asfalto na região.

A expectativa para a instalação da Usina de Asfalto é grande visto o longo período de caminhada feito pelos prefeitos da região. A afirmação é do prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Conder, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Segundo ele, após quatro anos o consórcio conseguiu o valor de quatro milhões e meio de reais, sendo depositado o montante nos cofres da prefeitura de São Miguel do Oeste. Ele destacou que a licitação dos equipamentos já foi realizada e agora os prefeitos aguardam a entrega pelas empresas vencedoras dos processos licitatórios.

O valor de quatro milhões e meio de reais recebidos no final do ano passado não serão suficientes para a instalação da usina de asfalto e por isso cada município terá que fazer um repasse para completar o valor faltante. O lembrete é do prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Conder, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele salientou que esse detalhe foi percebido durante reunião realizada no começo deste ano com o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN e com o prefeito de Princesa e presidente da Ameosc, EDILSON VOLKWEIS. Ele pontuou que todas essas questões serão debatidas na reunião da próxima semana com os prefeitos consorciados ao Conder.

Além do tema envolvendo a usina de asfalto a assembleia também servirá para discutir as questões envolvendo o Conder Ambiental e as compras coletivas realizadas pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. A informação é do prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Conder, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele adiantou que as licenças ambientais devem aumentar neste ano, porém, sem deixar de lado a agilidade dos procedimentos. Ele lembrou que em 2021 o Conder Gestão Ambiental completa um ano e nesse período foram encaminhados mil e 200 processos e a média de resposta de cada pedido ficou em 34 dias.

Dezoito pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Outros 64 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, dois mil 270 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais mil 931 já se recuperaram. 339 estão com o vírus ativo. A taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid está em 66 por cento com 11 pacientes confirmados e um suspeito. Na ala Covid da enfermaria são sete pacientes internados com a doença. Ontem, o Hospital Regional Terezinha registrou o óbito de um idoso de 75 de Bom Jesus do Oeste. O hospital já teve 93 mortes relacionadas a doença desde o início da pandemia.

Todos os municípios da gerencia regional de saúde já retiraram as doses da vacina contra a Covid e começaram a imunização nesta quarta-feira. O avião com o medicamento contra o novo coronavírus chegou a São Miguel do Oeste por volta do meio-dia. A aeronave passou por outras cinco regiões antes de pousa no aeroporto Helio Wassun. A regional de São Miguel do Oeste recebeu mil e 365 doses da vacina Coronavac. São mil 305 para profissionais da saúde e 60 para idosos de asilo. Do aeroporto, as doses foram levadas, com escolta de quatro viaturas da Polícia Militar, para a gerencia regional de saúde. Os 22 municípios foram buscar o medicamento a partir das duas da tarde e todos já estão as vacinas.

A quantidade de vacinas da Covid distribuídas para os municípios da região é suficiente apenas para atender um terço dos profissionais de saúde e os idosos que vivem em asilos ou casas de apoio. A definição da cota de cada cidade ocorreu a partir dos dados informados pelos municípios. Os idosos com idade acima dos 75 anos ficaram para a segunda etapa de imunização. No caso de profissionais da saúde, ficou acertado durante reunião da comissão de gestores Bipartite, que envolve estado e municípios, que apenas um terço do total de profissionais da saúde receberá o imunizante neste momento. O município de São Miguel do Oeste recebeu 451 doses para as equipes da saúde e 25 para idosos em abrigo.

São Miguel do Oeste começou a campanha de vacinação na manhã de hoje na praça Walnir Botaro Daniel. A secretária de saúde organizou um evento, com a participação da imprensa, para aplicar as primeiras doses do imunizante em quatro profissionais da saúde. São dois médicos, uma técnica de enfermagem e uma enfermeira que representam as quatro linhas de frente de combate à Covid na cidade. A primeira vacina do município foi recebida pela enfermeira do centro de triagem, DANIELA SIMON. Depois, o imunizante foi aplicado na técnica de enfermagem da UPA 24 horas, MARIZETE GAVA ZANCANARO. A médica do Hospital Regional, CÁTIA BUGS e o médico do SAMU, ANTONIO DUARTE, também foram imunizados na manhã de hoje.

O início da vacinação na cidade é um marco para a saúde. A afirmação foi feito pelo médico ANTONIO DUARTE, logo depois de receber uma dose do imunizante. Ele disse que o uso da vacina vai permitir um melhor controle da doença e representa um alento para a população. Ele disse que as pessoas devem continuar se cuidando e acreditar na vacina. DUARTE ressaltou que as pessoas que tem direito e estão nos grupos prioritários tem que se vacinar. Já enfermeira do Centro de Triagem, DANIELA SIMON, disse que foi uma alegria muito grande ser a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid no município.

Os demais profissionais da saúde foram vacinados ao longo da manhã na praça Walnir Botaro Daniel. A expectativa do município é que a primeira parte da imunização com a Coronavac para o pessoal da saúde termine na tarde de hoje. De acordo com a secretária de saúde, GENI GIRELLI, a cidade tem cerca de mil e 300 profissionais da saúde, mas apenas que está na linha de frente do combate ao coronavírus é que será imunizado hoje. Serão vacinados todos os profissionais do centro de triagem, da UPA 24 horas e do SAMU. Além disso, o pessoal que trabalha na UTI Covid e geral, na enfermaria Covid e do pronto socorro. Ela disse que as vacinas para a segunda dose estão em São José e serão enviadas para o município daqui a duas semanas.

A vacinação dos idosos que vivem em uma casa lar serão imunizados contra a Covid nesta quinta-feira. A informação é da secretária de saúde, GENI GIRELLI. Ela explicou que todos os idosos institucionalizados vão ser vacinados. Além disso, os profissionais que trabalham no Lar para Idosos também vão receber a Coronavac. GENI disse que o município não recebeu nenhuma informação sobre o envio de novas doses da vacina para atender outros grupos prioritários. Ela citou que a estrutura será mantida e assim que vierem novos lotes do medicamento a imunização será retomada dentro do calendário de etapas do plano do Ministério da Saúde.

A embriaguez ao volante representou o maior número de apreensões de CNHs na região em 2020. . Em 2020, somente pela infração de embriaguez, foram apreendidas 658Carteiras Nacionais de Habilitação. De acordo com o comandante da terceira companhia de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, major DEIBER HAEFLIGER, a apreensão é resultado da intensificação da fiscalização dos fatores que são os maiores responsáveis pelos acidentes nas rodovias. Além da embriagues, excesso de velocidade e ultrapassagens em local proibido são outras infrações que resultaram em apreensões de CNHs. Para o condutor flagrado dirigindo embriagado, o comandante ressalta que a multa é de quase três mil reais. O motorista embriagado é notificado, autuado, precisa apresentar outro motorista para retirar o veículo e tem a CNH apreendida por até 12 meses.

A Polícia Militar atendeu duas ocorrências de posse de drogas nas últimas 24 horas na região. Uma delas foi no centro da cidade de Riqueza. A PM foi averiguar uma situação de perturbação do sossego e flagrou um homem com uma pequena quantidade de maconha. Ele andava de um lado para o outro da rua e apertava a campainha das casas. Ele foi detido e assinou um termo circunstanciado. Em Dionísio Cerqueira, a Polícia Militar abordou dois homens consumindo drogas. Um deles conseguiu escapar para uma área de mata e outro foi detido e levado para a delegacia de polícia.

A Policia Civil de Riqueza prendeu nesta semana um homem condenado pelo crime de estupro de vulnerável. O crime foi cometido no ano de 2016. A sentença, com ordem de prisão do acusado, foi emitida pela Justiça de São Miguel do Oeste. A Polícia Civil identificou que o homem estaria residindo, há pouco tempo, no município de Riqueza. Os policiais localizaram o homem e efetuaram a prisão na última segunda-feira. Ele não resistiu a abordagem e foi levado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.