ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco - Itapiranga - 20/01/2021

GLOBO EM FOCO – 20/01/21

-FIOCRUZ DIZ QUE SÓ DEVE ENTREGAR PRIMEIRAS DOSES DA VACINA EM MARÇO

-PRESIDENTE DA ALESC ESTÁ EM PRISÃO DOMICILIAR E DEVE SER AFASTADO DO CARGO

-MUNICÍPIOS INICIAM VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

-CONSTRUÇÃO CIVIL REGISTRA AUMENTO NA DEMANDA

-UCEFF CONFIRMA RETONO DAS AULAS EM 17 DE FEVEREIRO

-PREFEITO SUSPENDE LICITAÇÕES PARA PAVIMENTAÇÃO DE QUATRO RUAS

-EMBRIAGUEZ REPRESENTA MAIOR NÚMERO DE APREENSÕES DE CNH NA REGIÃO

-POLÍCIA PRENDE HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto melhorando no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 31 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 30 centavos. O euro está valendo seis reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O governo da Alemanha anunciou nesta terça-feira a extensão do lockdown em todo o país até o dia 14 de fevereiro. A medida é uma tentativa de conter os números ainda muito altos de casos e de mortes pelo novo coronavírus e o avanço de variantes mais infecciosas da doença. No início de janeiro, o a Alemanha já havia anunciado que as restrições durariam, pelo menos, até o fim do mês, mas o prazo agora foi ampliado. O governo também recomenda que empresas continuem a operar em regime de home office até o dia 15 de março.


JOE BIDEN vai se tornar o hoje o quadragésimo sexto presidente dos Estados Unidos, em uma cerimônia diferente, sem a tradicional multidão e sem seu antecessor. DONALD TRUMP não vai participar da posse do novo presidente. Em vez dos habituais 200 mil convites, apenas mil foram distribuídos. O primeiro passo da cerimônia será o juramento, feito primeiro pela vice-presidente KAMALA HARRIS e depois por BIDEN, na Fachada Oeste do Capitólio. Em seguida, o presidente faz seu primeiro discurso oficial e assina seus primeiros decretos. A posse será as duas da tarde, horário de Brasília.

A Índia anunciou, nesta terça-feira, que vai começar a enviar vacinas para seis países, mas o Brasil não está na lista. A Índia anunciou que vai fornecer, a partir desta quarta-feira, vacinas subsidiadas para seis países vizinhos: Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Mianmar e Seicheles. Mas não deu data para envio do imunizante para outros países. O comunicado, publicado na página do Ministério das Relações Exteriores da Índia, não traz uma palavra sobre o Brasil, que está na fila para receber doses da vacina de Oxford, produzida em parceria com o instituto indiano Serum.

A Fiocruz prevê que só deve entregar no início de março as primeiras doses da vacina de Oxford/AstraZeneca produzidas no Brasil, já que a chegada de insumos da China atrasou. A promessa anterior, feita no final de dezembro, era concluir o primeiro lote do imunizante por volta de oito de fevereiro. A previsão da fundação é que o IFA, ingrediente farmacêutico ativo e material necessário para fazer a vacina chegue no próximo sábado, mas ainda é necessária confirmação. A importação, que inicialmente estava prevista para dezembro, depende da liberação do país asiático. A Fiocruz diz que ainda será preciso mais de um mês para o fornecimento das vacinas porque o processo de produção deve observar algumas etapas.

A aprovação para uso emergencial do segundo lote com quatro milhões e 800 mil doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac poderá ser decidida pela Anvisa até o fim desta semana. Isto porque a agência reguladora tem um prazo de dez dias para dar um parecer final sobre o pedido, feito na segunda-feira, desde que não haja pendências. Um dos fatores que facilita a segunda aprovação é que um volume maior de documentos foi revisado para a primeira autorização. Ontem, na primeira análise do novo pedido, os técnicos da Anvisa informaram que a avaliação foi satisfatória.


A Força Nacional do Sistema Único de Saúde já havia detectado a falta de oxigênio em Manaus antes do colapso. A informação consta em relatórios produzidos entre os dias oito e de 11 de janeiro, que apontam que o Ministério da Saúde já sabia sobre a gravidade da crise do sistema de saúde pública em Manaus no período. Manaus enfrenta um colapso no sistema de saúde com hospitais lotados após recorde de internações por Covid. As unidades de saúde não têm oxigênio suficiente para todos os pacientes, o que fez o governo a enviar, até esta terça, mais de 100 pacientes para outros estados.

O Lacen enviou nesta terça-feira ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, uma amostra para confirmar suspeita de contaminação pela nova variante do coronavírus, que está sendo chamada de ‘variante brasileira’ ou ‘variante amazônica’. A suspeita é de que o paciente veio para o Estado de Manaus há cerca de uma semana. O teste de Santa Catarina passará, na Fiocruz, por sequenciamento de genoma que é um mapeamento que permite dizer qual a cepa com a qual o paciente se contaminou. Não há prazo para a divulgação do resultado da análise. Ontem, Santa Catarina passou de 546 mil casos com quase seis mil mortes pela doença.


A secretaria estadual de saúde demorou nove horas para entregar as doses da Coronavac para as 17 regionais de saúde. As doses, que estavam armazenadas na Rede de Frio, em São José, começaram a ser transportadas por via área e terrestre a partir das seis e meia da manhã desta terça-feira. As regionais de saúde receberam o medicamento e repassaram aos municípios que já começaram a vacinar idosos que estão em asilos e profissionais da saúde. No total, foram transportadas 71 mil doses para todos os 295 municípios catarinenses.


Além da prisão preventiva em forma domiciliar, JÚLIO GARCIAdeve ser afastado dos cargos de deputado estadual e presidente da Assembleia. Esse é o teor da decisão da juíza federal JANAÍNA CASSOL, que decretou as prisões, buscas e apreensões da segunda fase da Operação Alcatraz, deflagrada na manhã desta terça-feira com ações em Florianópolis, Joinville e Xanxerê. Segundo a juíza, o afastamento é necessário porque “os crimes praticados têm relação direta com a influência política de GARCIA”. O presidente da Alesc foi preso na manhã desta terça-feira pela Polícia Federal durante a segunda fase da Operação Alcatraz que tem como alvo uma suposta organização criminosa suspeita de corrupção, fraude em procedimentos licitatórios e lavagem de dinheiro em Santa Catarina.

Itapiranga lança campanha de vacinação contra COVID-19./A secretaria municipal da Saúde realizou na manhã de hoje um ato simbólico na sala de vacinas da unidade de Saúde Fronteira. Na oportunidade, o prefeito ALEXANDRE RIBAS e a secretária de Saúde, CLAIR HEINEN, lançaram a campanha no município. Itapiranga recebeu nesta primeira etapa, 81 doses. Seguindo o sistema adotado em outros municípios, as primeiras doses foram destinadas para imunização dos profissionais da Saúde. A primeira pessoa a receber a vacina em Itapiranga foi a técnica de enfermagem do Hospital Sagrada Família, MARIA KRUG. O número corresponde a 30 por cento deste grupo prioritário. O prefeito destacou que a escolha se dá por profissionais que atuam em contato direto com a COVID, principalmente no laboratório e no Hospital.

Iporã do Oeste recebe 85 doses de vacinas contra Covid. O governo federal distribuiu seis milhões de doses entre todos os estados, e destas, pouco mais de 126 mil são para Santa Catarina. Já a regional de SMOeste terá no total mil e 400 doses para a primeira etapa de vacinação. O secretário de Saúde, VALTUIR DAL BOSCO, explica queentre as 85 doses que o município recebeu para vacinação contra Covid, 35 doses são destinadas para vacinação de idosos com mais de 60 anos e que estão na Casa Lar. As outras 50 doses serão divididas entre os profissionais da saúde. Entre centro de saúde, hospital e Casa Lar, o secretário comenta que são 140 profissionais, e para tanto, serão adotados critérios prioritários para destinar as primeiras 50 vacinas a este público alvo. DAL BOSCO lembra que ainda não há previsão para chegada de uma segunda remessa. /

As doses para imunização do primeiro grupo prioritário, que são os profissionais da saúde, são insuficientes para atender a demanda em toda região. São João do Oeste recebeu 35 doses, Belmonte 18 doses, Santa Helena 17 doses, Descanso 62, Tunápolis 35 doses e Mondaí 51 doses. Em todos estes municípios a vacinação será inicialmente para os profissionais da saúde. Como as doses são insuficientes para todos os profissionais, os primeiros a serem imunizados serão aqueles que têm contato direto com pacientes que apresentam sintomas ou são confirmados com Covid. As doses chegaram nos municípios a partir do final da tarde de ontem, e durante a manhã de hoje foram aplicadas nos profissionais.

As 35 primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram ontem em São João do Oeste. As vacinas fazem parte do lote entregue em São Miguel do Oeste, onde foram distribuídas para 22 municípios da região. A primeira pessoa a vacinada no município foi a enfermeira MORGANA GRADE, responsável pela Vigilância Epidemiológica e pelo setor COVID, onde atua na linha de frente desde o início da pandemia. Nesse primeiro momento serão vacinados apenas os profissionais de saúde que atuam no combate contra o vírus, sendo enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicos e motoristas, abrangendo os profissionais do Posto de Saúde e Hospital Santa Casa Rural. A campanha será gradativa, conforme a liberação do Estado e disponibilidade das doses. A população vai ser avisada sobre orientações e grupos que serão vacinados.

Negociação de preços para atividades agrícolas são as primeiras pautas do ano. Conforme VANDERLEY RUTKOSKI, presidente da microrregião Três Fronteiras dos Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, devido a impossibilidade dos encontros presenciais no último ano e também no início dos trabalhos em 2021 se faz necessário o uso das redes sociais e canais digitais para promoção de debates. Cita que as primeiras pautas do ano são a negociação de preços do tabaco no dia 26, junto com Sindifumo e Afubra. Além disso, também a cobrança para melhora no preço do leite, considerando a recente queda e o alto custo de produção que praticamente dobrou. O presidente enfatiza que há o receio da desistência das famílias da atividade devido a falta de rentabilidade. Outra cobrança, é a renegociação das dívidas pelos agricultores ainda devido à estiagem.

As lojas ligadas a construção civil em Santa Catarina tiveram um aumento no ano passado nas vendas superior a 20 por cento em comparação ao mesmo período de 2019. A informação é do vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, ASTOR KIST. Conforme ele, a Fiesc já esperava esse dado positivo, visto que as estimativas eram que o estado seria o último a ser afetado pela crise e o primeiro a sair da situação provocada pela pandemia do coronavírus. Ele lembrou que a federação realizou trabalhos importantes em 2020 visando sempre a recuperação da economia em um todo.

A Fiesc esteve em 2020 grande parte do tempo trabalhando junto ao governo estadual para impedir o fechamento das atividades por um longo período de tempo. A afirmação é do vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, ASTOR KIST. De acordo com ele, a entidade sempre foi favorável aos cuidados com a saúde, mas alertou em vários momentos sobre a economia catarinense. Ele citou ações importantes realizadas em 2020, entre elas, o projeto “Travessia” que conseguiu disponibilizar uma série de subsídios para o setor industrial e ensinou os empresários a como enfrentar, superar e se comportar durante e após a crise da Covid-19.

O ramo de construção civil apresentou uma alta nas vendas visto os investimentos feitos no setor imobiliário. O comentário é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que os investidores viram o mercado como um local seguro, visto os juros baixos e a taxa Selic de dois por cento apenas. Ele ressaltou que dessa forma o setor se tornou mais atrativo ainda e passou a render muito mais que qualquer aplicação financeira. KIST salientou que dessa forma várias pessoas aplicaram seus investimentos em reformas, ampliações, novas construções de casas e apartamentos, bem como novos terrenos. Segundo ele, a expectativa é que em 2021 o setor continue atrativo para os investidores.

A falta de insumo no setor industrial também precisou ser enfrentada pelas empresas em 2020 e tem uma explicação lógica. A declaração é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele lembrou que no ano passado a economia foi totalmente bagunçada e várias siderúrgicas precisaram parar a produção, afetando fortemente o setor que levou meses para se recompor e retomar a produção nos níveis antes da pandemia. Entre os itens que acabaram faltando para o setor, KIST citou aço, alumínio e cobre. O vice-presidente regional da Fiesc enfatizou que acredita na estabilidade da economia a partir de março deste ano. Ele lembrou que o país já passou por situações piores e conseguiu se recuperar e por isso a retomada deve ocorrer nos próximos meses de 2021.

Prefeitura realiza operação tapa-buracos no perímetro urbano. Objetivo é amenizar os problemas nas ruas da cidade. A secretaria de Administração, Obras e Serviços Urbanos realizou operação tapa-buracos. A ação foi executada pelo departamento de Urbanismo, nos pontos mais críticos na rua do Comércio, Avenida Beira Rio, bairros e Avenida Uruguai, trecho que nesta etapa não terá obras de revitalização. O diretor de Urbanismo, NELSON ARENHARDT, destaca que uma nova operação tapa-buracos deverá acontecer na próxima semana, com reparos previstos no asfalto na rua John Kennedy e na ITG 070. ARENHARDT enfatiza que essa é uma medida importante, que contribui para melhorar a trafegabilidade de veículos, além de evitar acidentes ocasionados por irregularidades no pavimento.

Presidente do legislativo elenca trabalhos em andamento para retomada das sessões. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Helena, WAGNER GIORDANO, a mesa diretora ficou composta ainda com o vice-presidente IZACRIR LARENTIS, primeiro secretário CLAUDEMIR GONCHOROSKI e segundo secretário PEDRINHO CASANOVA. O presidente cita que o legislativo conta com mais três funcionários, sendo eles, a secretária, a contadora e o assessor jurídico. GIORDANO comenta que o orçamento da Câmara de Vereadores é vinculado ao executivo, e para 2021, o valor é de 810 mil reais, o que representa 5,85% do total do orçamento. Ele lembra que o Legislativo pode solicitar até 7% do total do orçamento, mas o valor ficou abaixo disso pelo cálculo de despesas previstas que foi feito pela mesa diretora. As sessões ordinárias estão previstas para serem retomadas no dia dois de fevereiro, a partir das 18 horas.

A definição das três comissões legislativas será feita quando da retomada das sessões ordinárias. O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Helena cita que são as comissões de Constituição, Redação, Finanças e Orçamento, de Obras, Serviços Públicos e atividades privadas, agricultura, meio ambiente e ecologia, e a comissão de Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social, Turismo e Lazer. WAGNER GIORDANO, como o mais jovem vereador a ser eleito em Santa Helena, afirma que é uma honra assumir o cargo, e pretende atuar na defesa das necessidades da população em todos os setores. Ele elenca como foco prioritário o setor da agricultura, que representa maior parte do movimento econômico do município, além do setor da saúde. O jovem vereador destaca que junto com o vice-prefeito e demais vereadores do MDB já foi possível a obtenção de uma emenda de 400 mil para despesas de capital da prefeitura, valor que já está em caixa.

Em São João do Oeste, o retorno das sessões ordinárias também está previsto para o dia dois de fevereiro. O vereador ÉVERTON WEHNER, 31 anos, foi eleito presidente do legislativo. O vice é CORNELIO SCHNEIDER, primeira secretária CELI ROHER e segunda secretária ÁUREA WERLANG. Conforme o presidente, obter um cargo na Câmara de Vereadores do município sempre foi um objetivo seu, pelo partido do MDB, e acredita que a renovação se faz necessária. Ele afirma que pretende atuar de forma ativa na comunidade em todos os setores, tanto de forma presencial para ouvir as demandas, como também por meio do uso das tecnologias. O presidente antecipa que já esteve reunido com o prefeito GENÉSIO ANTON e secretários para discutir sobre demandas. ÉVERTON WEHNER destaca que o orçamento é de 750 mil reais, valor abaixo ao que o legislativo teria direito.

Uceff projeta aulas presenciais em 2021. Instituição já iniciou a mobilização para o ano letivo em vários modelos de ensino superior. O Centro Universitário Uceff confirma retorno das aulas para o dia 17 de fevereiro. As coordenações já iniciaram trabalhos nesta semana para o planejamento das aulas e formação de turmas. Conforme a Pró-Reitora Acadêmica em Itapiranga, ALEXANDRA RAFFAELLI, o retorno ocorre nas unidades de Itapiranga e Chapecó, além do início das aulas em São Miguel do Oeste e nas parceria em Baração, no Paraná e Caçador. Este ano será de consolidação da expansão da Uceff. Toda mobilização está ocorrendo para receber os acadêmicos em aulas presenciais. Instituição ainda aguarda orientações sobre protocolos a serem adotados.

ALEXANDRA RAFFAELLI aponta destaques para alguns cursos da Uceff, citando Direito, com ótimo resultado na prova da OAB tendo aprovação de 100 por cento alunos que buscaram ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil. Outros cursos com grande procura de alunos são de Medicina Veterinária, Odontologia e Biomedicina. A Pró Reitora também chama atenção para a facilidade que os alunos possuem com as opções em cursos presenciais, híbridos e semipresenciais com preços diferenciados. A Pró Reitora Acadêmica da Uceff, ALEXANDRA RAFFAELLI cita como atrativo o Programa Tô de Volta onde pessoas com qualquer graduação, podendo ser ex-aluno na Uceff ou de qualquer instituição de ensino. Para uma segunda graduação os acadêmicos possuem 50 por cento de desconto nas mensalidade em todo o curso. As formatura ocorrem a partir do dia 22 de janeiro, com pedagogia no formato online aguardando liberação para realização de evento.

Município suspende licitações para pavimentação de quatro ruas. Objetivo é pressionar empresa para cumprir prazos para realização das obras. O prefeito de São João do Oeste quer maior agilidade na prestação dos serviços. Ele afirma que já esteve reunido com representantes da empresa que possui obras em atraso no município. GENÉSIO ANTON afirma que de nada adianta realizar licitações e ocorrer longo atraso no início das obras. Cita que tem percebido frequentes pedidos de aditivos para maior tempo para conclusão e também acréscimo de valores. Para ontem estavam previstas licitações de pavimentação de duas ruas no centro comunitário de Beato Roque, uma rua no centro comunitário de Cristo Rei e uma na cidade. As licitações devem ser lançadas novamente no período de aproximadamente um mês. ANTON afirma que vai cobrar a capacidade de execução das obras das empresas que participam de licitações para evitar atraso nas entregas.

De acordo com o prefeito de São João do Oeste, o setor de engenharia da prefeitura também precisa fazer sua parte para agilizar os projetos e cobrar as empresas. GENÉSIO ANTON lembra que a mesma empresa possui em andamento três pavimentações asfálticas no município e com vários problemas na execução de obras. O prefeito já acionou a empresa vencedora das licitações para justes necessários nos projetos. Mais uma licitação foi realizada no fim do ano passado. ANTON reconhece que obras de pavimentação precisam de prazo longo para a execução e estão sujeitas a imprevistos, porém exige planejamento adequado, pois o pagamento ocorre conforme estabelecido em contrato e com isso todos precisam cumprir com sua parte para evitar prejuízos à população.

Comitiva de São João do Oeste busca recursos em Brasília. Presidente do PL, senador JORGINHO MELLO já está providenciando os recursos federais. GENÉSIO ANTON pretende viajar a Brasília no dia 10 de fevereiro para expor as solicitações e buscar os recursos ministeriais. Acompanham o prefeito na viagem, o secretário da saúde, MAURO BARELLA e o presidente da Câmara de Vereadores de São João do Oeste, ÉVERTON WEHNER. O prefeito GENÉSIO ANTON cita que o principal problema do município ainda é a falta de água, e esta deve ser a prioridade na busca dos recursos. Além disso, o prefeito cita que pretende elaborar um projeto de tratamento de dejeto de suínos e produção de biogás, e implantação efetiva da área industrial com incubadora de empresas em São João do Oeste.

Embriaguez ao volante representa maior número de apreensões de CNH na região. Em 2020, somente pela infração de embriaguez, foram apreendidas 658 Carteiras Nacionais de Habilitação. De acordo com o comandante da terceira companhia de Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, major DEIBER HAEFLIGER, a apreensão é resultado da intensificação da fiscalização dos fatores que são os maiores responsáveis pelos acidentes nas rodovias. O major explica que entre as principais causas estão embriaguez, excesso de velocidade, e ultrapassagens em local proibido. Para o condutor flagrado dirigindo embriagado, o comandante ressalta que a multa é de quase três mil reais. Major DEIBER esclarece que o motorista embriagado é notificado, autuado, precisa apresentar outro motorista para retirar o veículo e tem a CNH apreendida por até 12 meses. O órgão competente irá notificar o motorista para que apresente recurso, e será necessária reciclagem para reaver a CNH.

Se o motorista for flagrado dirigindo com a CNH suspensa ou cassada, o major DEIBER HAEFLIGER esclarece que é lavrado um termo circunstanciado pela infração cometida. O comandante cita que a terceira companhia, que abrange os postos de Iporã do Oeste, Bom Jesus, São Lourenço do Oeste e Chapecó, lavrou no ano passado 16 mil 110 notificações. As principais infrações foram o não uso do cinto de segurança, ultrapassagens em local proibido e veículo não licenciado. Nesse último caso, o carro é recolhido no local da abordagem. Em função disso, o major enfatiza a importância do motorista sempre checar as condições do veículo, bem como, se os documentos estão em dia. Os carros apreendidos são destinados para pátios conveniados, definidos por licitação. Carros apreendidos pelo posto 12 são destinados a um pátio de SMOeste. É omotorista que paga as taxas de remoção e diárias do pátio para onde o carro é destinado.

A destinação do valor arrecadado com as multas está definida no Código de Trânsito Brasileiro. O comandante da PMR explica que o valor das multas deve ser revertido em segurança viária, fiscalização, engenharia e sinalização. Conforme o major DEIBER HAEFLIGER, as operações que a Polícia Militar Rodoviária realiza são executadas com frequência, em parceria também com outros órgãos de segurança, sempre considerando as estatísticas de acidentes de trânsito e a demanda. O comandante enfatiza que a guarnição da PMR está disponível para o auxílio em ações executadas por outros órgãos, e conta também com o TOR, o Tático Ostensivo Rodoviário, que atua principalmente no combate ao tráfico de drogas, prisão de foragidos da justiça e apreensão de armas na região de fronteira.

Bombeiros encontram corpo de motorista do caminhão que caiu em rio. Foi encontrado por volta das 18 horas desta terça-feira, o corpo do motorista do caminhão que caiu nas águas do rio Irani, em Arvoredo, no Oeste de Santa Catarina. Segundo os bombeiros, ainda não foi possível identificar a vítima. A carreta possui placas de Contagem, Minas Gerais. Há a suspeita de que o caminhão tenha caído no rio ainda durante a madrugada. Cinco mergulhadores e onze bombeiros de Chapecó, Seara, Pinhalzinho e São Miguel do Oeste trabalharam no local. O veículo foi localizado a oito metros do rio e a 10 metros de profundidade. A Polícia Militar Rodoviária prestou apoio a ocorrência.

Polícia prende homem condenado por estupro de vulnerável em Riqueza. A Policia Civil, em ação da delegacia de Riqueza realizou na última segunda-feira, a prisão de um homem condenado definitivamente pelo crime de estupro de vulnerável. A condenação decorreu de decisão da Comarca de São Miguel do Oeste. O delito foi cometido no ano de 2016. Após diligências, a Polícia Civil identificou que o homem estaria residindo, há pouco tempo, em Riqueza, sendo sua residência identificada e a ordem de prisão cumprida. O preso foi encaminhado a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.