O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 30 centavos. O euro está valendo seis reais e 42 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O governo da Alemanha anunciou nesta terça-feira a extensão do lockdown em todo o país até o dia 14 de fevereiro. A medida é uma tentativa de conter os números ainda muito altos de casos e de mortes pelo novo coronavírus e o avanço de variantes mais infecciosas da doença. No início de janeiro, o a Alemanha já havia anunciado que as restrições durariam, pelo menos, até o fim do mês, mas o prazo agora foi ampliado. O governo também recomenda que empresas continuem a operar em regime de home office até o dia 15 de março.
JOE BIDEN vai se tornar o hoje o quadragésimo sexto presidente dos Estados Unidos, em uma cerimônia diferente, sem a tradicional multidão e sem seu antecessor. DONALD TRUMP não vai participar da posse do novo presidente. Em vez dos habituais 200 mil convites, apenas mil foram distribuídos. O primeiro passo da cerimônia será o juramento, feito primeiro pela vice-presidente KAMALA HARRIS e depois por BIDEN, na Fachada Oeste do Capitólio. Em seguida, o presidente faz seu primeiro discurso oficial e assina seus primeiros decretos. A posse será as duas da tarde, horário de Brasília.
A Índia anunciou, nesta terça-feira, que vai começar a enviar vacinas para seis países, mas o Brasil não está na lista. A Índia anunciou que vai fornecer, a partir desta quarta-feira, vacinas subsidiadas para seis países vizinhos: Butão, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Mianmar e Seicheles. Mas não deu data para envio do imunizante para outros países. O comunicado, publicado na página do Ministério das Relações Exteriores da Índia, não traz uma palavra sobre o Brasil, que está na fila para receber doses da vacina de Oxford, produzida em parceria com o instituto indiano Serum.
A Fiocruz prevê que só deve entregar no início de março as primeiras doses da vacina de OxfordAstraZeneca produzidas no Brasil, já que a chegada de insumos da China atrasou. A promessa anterior, feita no final de dezembro, era concluir o primeiro lote do imunizante por volta de oito de fevereiro. A previsão da fundação é que o IFA, ingrediente farmacêutico ativo e material necessário para fazer a vacina chegue no próximo sábado, mas ainda é necessária confirmação. A importação, que inicialmente estava prevista para dezembro, depende da liberação do país asiático. A Fiocruz diz que ainda será preciso mais de um mês para o fornecimento das vacinas porque o processo de produção deve observar algumas etapas.
A aprovação para uso emergencial do segundo lote com quatro milhões e 800 mil doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac poderá ser decidida pela Anvisa até o fim desta semana. Isto porque a agência reguladora tem um prazo de dez dias para dar um parecer final sobre o pedido, feito na segunda-feira, desde que não haja pendências. Um dos fatores que facilita a segunda aprovação é que um volume maior de documentos foi revisado para a primeira autorização. Ontem, na primeira análise do novo pedido, os técnicos da Anvisa informaram que a avaliação foi satisfatória.
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde já havia detectado a falta de oxigênio em Manaus antes do colapso. A informação consta em relatórios produzidos entre os dias oito e de 11 de janeiro, que apontam que o Ministério da Saúde já sabia sobre a gravidade da crise do sistema de saúde pública em Manaus no período. Manaus enfrenta um colapso no sistema de saúde com hospitais lotados após recorde de internações por Covid. As unidades de saúde não têm oxigênio suficiente para todos os pacientes, o que fez o governo a enviar, até esta terça, mais de 100 pacientes para outros estados.
O Lacen enviou nesta terça-feira ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, uma amostra para confirmar suspeita de contaminação pela nova variante do coronavírus, que está sendo chamada de ‘variante brasileira’ ou ‘variante amazônica’. A suspeita é de que o paciente veio para o Estado de Manaus há cerca de uma semana. O teste de Santa Catarina passará, na Fiocruz, por sequenciamento de genoma que é um mapeamento que permite dizer qual a cepa com a qual o paciente se contaminou. Não há prazo para a divulgação do resultado da análise. Ontem, Santa Catarina passou de 546 mil casos com quase seis mil mortes pela doença.
A secretaria estadual de saúde demorou nove horas para entregar as doses da Coronavac para as 17 regionais de saúde. As doses, que estavam armazenadas na Rede de Frio, em São José, começaram a ser transportadas por via área e terrestre a partir das seis e meia da manhã desta terça-feira. As regionais de saúde receberam o medicamento e repassaram aos municípios que já começaram a vacinar idosos que estão em asilos e profissionais da saúde. No total, foram transportadas 71 mil doses para todos os 295 municípios catarinenses.
Além da prisão preventiva em forma domiciliar, JÚLIO GARCIAdeve ser afastado dos cargos de deputado estadual e presidente da Assembleia. Esse é o teor da decisão da juíza federal JANAÍNA CASSOL, que decretou as prisões, buscas e apreensões da segunda fase da Operação Alcatraz, deflagrada na manhã desta terça-feira com ações em Florianópolis, Joinville e Xanxerê. Segundo a juíza, o afastamento é necessário porque “os crimes praticados têm relação direta com a influência política de GARCIA”. O presidente da Alesc foi preso na manhã desta terça-feira pela Polícia Federal durante a segunda fase da Operação Alcatraz que tem como alvo uma suposta organização criminosa suspeita de corrupção, fraude em procedimentos licitatórios e lavagem de dinheiro em Santa Catarina.
São Lourenço do Oeste tem vagas de emprego, mas faltam trabalhadores. Quem conta é ANA PAULA TAVARES, que faz parte do núcleo de gestão de pessoas da Acislo. Segundo ela, são muitas a vagas disponíveis e poucas pessoas buscando. Gostaria que as pessoas procurassem o núcleo, pois ajudaria tanto o empresário, quanto o trabalhador. Os empregos oferecidos são para todo tipo de área, com remuneração variada conforme a atividade, podendo ou não ser especializada. Ela comenta que quem quiser pode deixar seu currículo na Acislo, ou então ir até a associação, que tira duvidas.
Santa Terezinha do Progresso tem ELOIR PIMMEL como novo Secretário de Administração. O responsável pela pasta comenta que nesse início de mandato está empenhado em colocar a documentação da prefeitura em dia. Ele busca juntar os papéis necessários para licitar a recuperação do maquinário do município, uma prioridade da administração. A parte dos tributos de Santa Terezinha também demanda trabalho e organização do departamento comandado por PIMMEL.
Secretaria de Administração começou 2021 com tudo. Quem garanteé ELOIR PIMMEL. Destaca que seu empenho está voltado na regularização dos ônibus escolares, a quase um ano parados devido a pandemia. A secretaria vai oferecer ainda suporte aos alunos na volta as aulas. O secretário de Administração informa que os funcionários do setor trabalham internamente, das sete e meia até onze e meia, e das 13 até 17 horas. A previsão é de que tudo seja colocado em ordem em até 30 dias. Então a prioridade serão os agricultores, levando programas para beneficiar o homem do campo.
Primeiras doses da vacina contra o coronavírus são aplicadas em Campo Erê. A secretária de saúde do município, ROSALVA BOLIGON, a PRETA, conta que estava na expectativa desde domingo, quando a Anvisa aprovou a vacina produzida pelo Instituto Butantan. O município recebeu 69 doses na primeira etapa, suficientes para 30 por cento dos profissionais da saúde. Devido ao baixo número, se reuniu com a equipe da saúde para definir quem receberia as doses.
Ao todo, o município tem 140 profissionais da saúde. A secretária explica que estão incluídos os que trabalham para o município, e também os funcionários do hospital Santo Antônio. Todos serão contemplados, com prioridade na chegada de mais doses. ROSALVA BOLIGON parabeniza a todos os funcionários da saúde e também a comunidade cientifica que trabalhou incansavelmente para o sucesso da vacina. Comenta que mesmo poucas, as doses renovam a esperança da população.
Cuidados ainda são necessários. A secretária de saúde de Campo Erê reforça que mesmo com algumas doses aplicadas, o vírus ainda representa uma grande ameaça a saúde pública. Frisa que essas primeiras aplicações ajudam os profissionais da saúde a trabalharem mais tranquilos. Porém, é extremamente importante que a população siga os protocolos de distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos. ROSALVA salienta que os funcionários da saúde que já contraíram a doença serão vacinados futuramente, já que, mesmo com uma maior imunidade ao vírus, ainda podem se contaminar.
MARIA DA SIVA é a primeira pessoa a receber a vacina em Campo Erê. Ela que é a responsável pelos atendimentos de Covid no município, recebeu com grande felicidade a primeira dose da CoronaVac do município na manhã de hoje. Salienta que, mesmo trabalhando na linha de frente dos atendimentos da doença, através de todos os cuidados recomendados, não foi contaminada pelo vírus. Comenta que passou muito medo de ser atingida durante os atendimentos, principalmente no transporte de pacientes positivados.
Segunda remessa deve chegar em breve. A enfermeira da unidade de saúde, primeira a ser vacinada em Campo Erê, comenta que deve ser realizada uma segunda aplicação em torno de 15 dias. Mesmo agora mais tranquila, ainda é necessário um tempo para o corpo criar imunidade. MARIA DA SILVA faz um apelo a sociedade, que se cuide. O perigo não passou, a imunização está só no começo, e o vírus ainda representa um grande perigo, por isso a necessidade de cuidar de si e de quem está próximo.
Funcionários da saúde estão na linha de frente na imunização contra Covid 19. CASSIANE DE LIMA – Técnica de enfermagem, informa que pela manhã foram aplicadas as 69 doses que viram, para funcionários do Posto de Saúde do Bairro Melo, Bairro São Francisco e Hospital Santo Antônio. Ela lamenta que não tem dose suficiente para abranger a todos os profissionais do setor, porque só veio 30 por cento da cota necessária para atender o grupo da primeira fase.
Recebem a vacina primeiramente quem ainda não teve contato com vírus. A técnica CASSIANE DE LIMA, torce para Campo Erê receber nova remessa nos próximos dias, para continuar com a campanha ainda na primeira fase, que são funcionários da saúde e pessoas com mais de 75 anos de idade. A segunda fase vai abranger pessoas com mais de 60 anos e quem tem comorbidades. Para o restante da população, CASSIANE recomenda redobrar os cuidados agora, porque vacina suficiente para atender toda população deve demorar para chegar.
Secretário aguarda vacinas contra Covid 19. HÉLIO OLDIGES, da Saúde de Saltinho, está na expectativa para o recebimento da primeira remessa e principalmente para saber quantas doses seu município terá. Ele acredita que ainda essa semana sua pasta receberá a remessa direto de Chapecó. Os primeiros a serem imunizados serão idosos acima de 75 anos de idade. Assegura que tão logo a campanha seja organizada, a população será avisada.
Secretário da Saúde reúne equipe para definir estratégia de vacinação contra coronavírus. OLDIGES salienta que é preciso escolher o melhor local para a vacinação e adianta que não será na Unidade de Saúde, porque o espaço não é tão grande. Ele quer evitar aglomeração e fazer um trabalho com calma. Garante aos moradores de Saltinho que tudo está sendo bem planejado e as pessoas só terão que atender as orientações da secretaria. Quem não vai receber a vacina agora tem que ter paciência e aguardar chamado.
Pessoas que não serão vacinadas na primeira etapa precisam continuar se cuidando. HÉLIO OLDIGES comenta que não se pode contrair o vírus justamente agora, que já inicia a vacinação na região. Ele fala com preocupação que as pessoas estão relaxando com a prevenção. O secretário entende que o povo já está saturado com a pandemia, mas é preciso se proteger ainda mais. Informa que um paciente de saltinho está recebendo cuidado na UTI de Chapecó. A pessoa tem 50 anos de idade e tem comorbidades.
Prefeitura de Campo Erê vai investir nos educandários. Quem garante é o vice-prefeito JOCEMAR DE MELLO. Informa que várias reformas são necessárias, especialmente em creches, como pinturas, aquisição de parquinhos e ampliação de sala. Dinheiro de emendas de deputados será utilizado.
ROQUE MELLO pede um pouco de paciência a população. Explica que a falta de condição de uso do maquinário e equipamentos do DMER, impede a realização de obras no interior. Acrescenta que não há a menor condição de trabalho, porque tudo está sucateado. Retroescavadeira e caminhão estão encostados no parque. Só para recuperar o rolo serão necessários mais de 100 mil reais. Mesmo assim, ROQUINHO acredita que em 2 ou 3 meses, os operadores já poderão iniciar as atividades.
Prefeito comemora chegada da vacina para coronavírus. RAFAEL CALEFI, de São Lourenço do Oeste não esconde sua satisfação pela remessa do primeiro lote da vacina, que está pra chegar aos municípios. Agora começa o plano de vacinação, que será dividido em 4 fases. A primeira é para profissionais de saúde e indígenas. Depois vem idosos acima de 75 anos e pessoas com comorbidades. O prefeito revela que a Secretaria de Saúde da cidade vai tomar todo cuidado para evitar aglomeração. Por isso as equipes irão até as pessoas para imunizar.
Vacinação em massa não deve acontecer antes de setembro. A previsão é do prefeito de São Lourenço. RAFAEL CALEFI explica que é por isso que a população não pode facilitar agora e deve evitar a todo custo adquirir Covid 19. CALEFI presidente do consórcio de municípios CIS AMOSC, com sede em Chapecó, formado por 52 municípios. Salienta que o consórcio tem a finalidade de diminuir as filas de atendimento médico. Não dá pra esperar somente pelo SUS, completa. CALEFI revela que o SUS paga 10 reais para a consulta enquanto o consórcio paga 70.
Polícia Militar prende acusado de matar esposa, sogra e homem no Mato Grosso. Na madrugada de ontem, uma equipe do 3º BPM de Pato Branco abordou um homem de 38 anos, em atitude suspeita. Ao fazer a identificação os policiais constataram que havia um mandado de prisão contra ele, pelo crime de triplo homicídio, ocorrido em Rondonópolis, no Mato Grosso. No processo consta que o autor do crime descobriu uma traição e matou a mulher, a sogra e um homem que estava na casa. Ele foi preso e encaminhado para Pato Branco, onde ficou disposição da Justiça do estado onde cometeu o crime.
Preso acusado de assediar enteada e efetuar disparos de arma de fogo. Uma mulher acionou a Polícia Militar no final da noite ontem, por volta das 23 horas e 40 na Rodoviária Municipal de Francisco Beltrão. Ela informou que durante a tarde havia sido assediada pelo padrasto na casa onde residem na comunidade de Lajeado Grande. Segundo a PM, o padrasto estava embriagado, havia efetuado disparos com um revólver e teria a assediado dizendo “eu amo você, a gente não manda no coração”. Conforme a mulher, o fato ocorreu quando eles retornavam para casa no retorno de um bar onde ele comprou bebidas alcoólicas.
Policiais encontram arma na casa de suspeito. Ao chegar na casa a mulher pegou sua filha de três anos e fugiu do local indo até a rodoviária onde acionou a Polícia Militar. Uma guarnição foi até a casa, onde foram recebidos pela mãe da mulher, que disse que o acusado estava dormindo. Ele foi acordado e autorizou os policiais a realizar buscas na casa. Foi encontrado um revólver calibre 38, sem marca aparente e várias munições intactas e deflagradas. O homem, junto com a arma e as munições foi encaminhado para a 19ª Subdivisão de polícia.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.