-MESA DIRETORA DA CÂMARA CASSA MANDATOS DOS DEPUTADOS EDUARDO E RAMAGEM
-ESTADO ABRE INSCRIÇOES PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOMBEIROS TEMPORÁRIOS
-CASAN AMPLIA ESGOTAMENTO SOBRE RODAS E LEVA PROJETO PARA BARRA BONITA
-CONDER REGISTRA REDUÇÃO DE 15% NO VOLUME LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS
-SÃO MIGUEL RECEBE SELO DE INOVAÇÃO E ENTRA NO MAPA DE CIDADES INTELIGENTES
-NÚMERO DE MORTES VIOLENTA CAI MAIS DE 80 POR CENTO NESTE ANO NA REGIÃO
-POLÍCIA CIVIL INDICIA HOMEM POR RACISMO CONTRA FUNCIONÁRIO DE EMPRESA
A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 31 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou em entrevista à rede americana NBC News que não descarta a possibilidade de uma guerra com a Venezuela. Em uma conversa por telefone, TRUMP afirmou que haverá novas apreensões de petroleiros venezuelanos, mas disse não haver um prazo ou algum planejamento para as ações americanas. Pelo menos cinco caças F-18 dos Estados Unidos sobrevoaram uma área próxima a Caracas, capital da Venezuela, no fim da tarde desta quinta-feira, segundo dados de rastreamento aéreo. Outras duas aeronaves militares americanas também foram vistas no Caribe. TRUMP também acusou a Venezuela de roubar petróleo e terras dos Estados Unidos.
A presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, afirmou a líderes do bloco nesta quinta-feira que o acordo com o Mercosul não será assinado neste sábado. A informação foi divulgada pelas agências de notícias AFP e Reuters. Segundo fontes diplomáticas, VON DER LEYEN confirmou, em reunião, que a conclusão do acordo foi adiada para janeiro, o que levou agentes a recalibrar suas expectativas sobre o futuro do tratado. A Comissão Europeia planejava selar o pacto nesta semana criando a maior zona de livre comércio do mundo. O plano, no entanto, mudou após a Itália se alinhar à França para exigir um adiamento e buscar maior proteção ao seu setor agrícola. Os debates sobre o texto, negociado há 25 anos, se intensificaram nesta quinta-feira, com o início da reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, que segue até esta sexta.
A Corte de Apelação em Roma, na Itália, adiou pela terceira vez nesta quinta-feira a decisão sobre a extradição de CARLA ZAMBELLI para o Brasil. O pedido foi feito pela defesa da ex-deputada e deve sair apenas no dia 20 de janeiro. Outros dois adiamentos da apreciação do caso já haviam ocorrido. No primeiro deles, no final de novembro, a defesa de ZAMBELLI aderiu a uma greve de advogados em Roma, e no segundo, há duas semanas, seus advogados apresentaram novos documentos à corte. ZAMBELLI teve seu mandato cassado na semana passada pelo STF, que revogou decisão contrária da Câmara dos Deputados.
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a operação Galho Fraco, com objetivo de aprofundar as investigações sobre um esquema de desvio de recursos públicos vindos de cotas parlamentares. Os deputados SÓSTENES CAVALCANTE, líder do PL na Câmara dos Deputados, e CARLOS JORDYP, do mesmo partido, são alvos de mandados de busca e apreensão. Segundo as investigações, os deputados são suspeitos de desviar verba pública para empresas de fachada, entre elas, uma locadora de veículos. A PF chegou aos parlamentares após análise do material colhido em operação que mirou assessores deles, em 2024. Mensagens de celular, depoimentos e quebras de sigilo levaram aos indícios contra os parlamentares.
O presidente LULA afirmou nesta quinta-feira que vai vetar o projeto que reduz as penas do ex-presidente JAIR BOLSONARO e de outros condenados por tentativa de golpe, o chamado PL da Dosimetria. O projeto da dosimetria foi aprovado na noite desta quarta-feira pelo plenário do Senado com 48 votos favoráveis, 25 contrários e uma abstenção. LULA disse que não tem nenhum acordo para sancionar o projeto. Se ele vetar, deputados e senadores vão decidir se mantêm ou derrubam o veto. Para derrubar, precisam do apoio de 257 deputados e 41 senadores. Se o veto for derrubado, a proposta se torna lei. O projeto prevê um mecanismo para tornar mais rápida a progressão do regime de pena, redução de até dois terços da pena imposta aos vândalos comuns dos ataques de 8 de janeiro de 2023 e que o crime de tentativa de golpe de Estado será absorvido pelo de tentativa de abolição do Estado, em caso de condenação simultânea.
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta quinta-feira cassar os mandatos de EDUARDO BOLSONARO do PL, por excesso de faltas, e de ALEXANDRE RAMAGEM, também do PL, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal que condenou o parlamentar por tentativa de golpe de Estado. As cassações foram publicadas no "Diário da Câmara dos Deputados" na tarde desta quinta. As decisões foram assinadas pelo presidente da Casa, HUGO MOTTA. No caso de EDUARDO, a Câmara contabilizou 78 sessões ao longo deste ano. Segundo os registros, deputado faltou a 63, equivalente a quase 81 por cento do total. Já a decisão de cassar RAMAGEM atende à sentença do STF que condenou o agora ex-parlamentar à perda do mandato e a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
O Senado deu aval para que um grupo de cidades catarinenses contrate um empréstimo de 90 milhões de dólares junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, braço do Banco Mundial. Os recursos serão destinados ao Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí, Promobis, que reúne 17 municípios em um consórcio intermunicipal. Entre as obras previstas dentro do Promobis está a construção de um túnel subaquático, a 29 metros de profundidade, de pouco mais de 500 metros de extensão que ligará Itajaí e Navegantes. A aprovação do Senado autorizou que a União atue como avalista da operação, abrindo caminho para a contratação do empréstimo. Este será um dos maiores financiamentos para mobilidade urbana da história recente do Estado. O empréstimo terá prazo de 22 anos.
Cidades do Litoral catarinense vão receber um reforço na segurança durante a temporada do verão 20252026. Para a alta temporada, o Corpo de Bombeiros terá dois mil e 53 guarda-vidas civis voluntários, 73 a mais que no verão anterior. Eles estarão espalhados pelos 419 postos nas praias catarinenses. A atuação conta, ainda, com o apoio de dois helicópteros, 52 motos aquáticas, 134 viaturas, 158 embarcações, 35 quadriciclos e três aviões, reforçando a segurança da população nas praias e áreas de água doce do Estado. Na “pré-operação”, de primeiro de novembro a 14 de dezembro, foram 233 salvamentos por afogamento nas praias de Santa Catarina.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina abriu, nesta quinta-feira, as inscrições para o primeiro processo seletivo simplificado do Serviço Militar Estadual Temporário. Ao todo, são oferecidas 630 vagas, distribuídas em diferentes regiões do estado, todas com exigência de ensino superior. Os militares temporários poderão atuar tanto em funções operacionais quanto administrativas, possibilitando o remanejamento de bombeiros de carreira para o atendimento direto à população. O processo seletivo será realizado em oito etapas, incluindo prova objetiva, avaliação de títulos, Teste de Aptidão Física, exames de saúde e investigação social. A primeira prova está prevista para o dia primeiro de março. As vagas estão distribuídas nos seguintes batalhões: Curitibanos, Blumenau, Lages, Chapecó, Itajaí, Canoinhas, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Xanxerê, Rio do Sul e Jaraguá do Sul.
O Peperi Debates deste sábado vai avaliar o ano de 2025 para as prefeituras do extremo-oeste. O programa de amanhã vai analisar os avanços e as dificuldades enfrentadas pelas administrações, além de fazer reflexões sobre a situação das pautas municipalistas ao longo deste ano. O Peperi Debates vai reunir o prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI, o prefeito de Iporã do Oeste e presidente eleito da Ameosc, MICHEL BARH e o prefeito de Bandeirante, EDER MARCON. O debate, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
A Administração Municipal de Barra Bonita adquiriu um imóvel destinado à instalação da sede da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo. De acordo com o prefeito, AGNALDO DERESZ, esse é um importante passo para fortalecer a estrutura administrativa e qualificar os serviços oferecidos à comunidade. O imóvel está localizado na avenida principal. De acordo com ele, a nova sede permitirá melhores condições de trabalho para as equipes, além de oferecer atendimento mais eficiente à população. DERESZ explicou que o município já está elaborando o projeto arquitetônico para a edificação da sede. Ele disse que o prédio terá um amplo espaço físico, ambientes funcionais e estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades administrativas, educacionais, culturais, esportivas e turísticas.
A prefeitura de Barra Bonita já dispõe de 750 mil reais para iniciar a obra de construção da nova sede da Secretaria de Educaçao. A informação é o prefeito AGNALDO DERESZ. Ele disse que a Administração Municipal segue trabalhando na captação de novos recursos para viabilizar a conclusão da obra, transformando o projeto em realidade. DERESZ reforçou que a construção da sede própria para a secretaria de Educação representa um investimento estratégico, reforçando o compromisso do governo com a organização administrativa, a valorização da educação, da cultura, do esporte e do turismo, além de proporcionar um espaço adequado e estruturado para o atendimento da população. A obra ainda não tem data para começar.
A Casan vai começar, nos próximos dias, a implantação do Programa Esgoto sobre Rodas em Barra Bonita. A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de saneamento básico com o tratamento de esgoto na cidade. Nesta primeira etapa, será realizado um levantamento das residências por uma equipe de funcionários da Sanecons, empresa responsável pela execução dos trabalhos. Durante a visita, os profissionais farão entrevista com os moradores e vistoria técnica nos imóveis, com a finalidade de avaliar a viabilidade e preparar o serviço de coleta de lodo de esgoto. Após a conclusão do levantamento e a confirmação da viabilidade técnica, será oferecido o serviço de coleta de lodo de esgoto às residências contempladas pelo programa.
A Prefeitura de São Miguel do Oeste está realizando a escolha de vagas de professores na rede municipal de ensino. A convocação dos aprovados no processo seletivo é voltada à contratação temporária, conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Educação. Hoje pela manhã, as convocações começaram às oito horas, contemplando os cargos de Coordenador Pedagógico, Professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Educação Física, Arte, Língua Inglesa, Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Educação Financeira e Empreendedorismo e Educação Especial. Após a escolha, os candidatos deverão entregar a documentação obrigatória entre os dias 22 e 23 de dezembro, no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas.
São Miguel do Oeste sediou, nesta semana, a Apresentação dos Pitches do Programa de Pré-Incubação, realizada no Salão Nobre da Prefeitura. O evento marcou o encerramento de um ciclo de quatro meses de capacitação, mentorias e desenvolvimento de ideias inovadoras, reunindo empreendedores, instituições parceiras e comunidade em geral. Durante o encontro, os participantes apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo do programa. As apresentações evidenciaram soluções criativas, com foco em inovação, empreendedorismo e potencial de mercado. O programa contou com a parceria de instituições como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Wadhwani Foundation, UCEFF, Senac, UNOESC e o apoio do Município de São Miguel do Oeste, por meio do CITEOSC.
O governador JORGINHO MELLO inaugurou nesta quinta-feira, o novo elevado no entroncamento das BRs 282 e 158, em Maravilha. A estrutura, prometida há mais de quatro décadas, resolve um dos principais gargalos logísticos da região. Com investimento superior a 38 milhões de reais, o elevado conecta dois importantes eixos rodoviários do estado: a BR-282, que liga o litoral ao Oeste e à Argentina, e a BR-158, corredor estratégico no sentido Norte-Sul. A nova estrutura garante mais segurança no trânsito, melhora o fluxo de veículos e facilita o transporte de cargas. O ato de inauguração contou com a presença de outras autoridades estaduais e locais.
São Miguel do Oeste passou a integrar o grupo de municípios catarinenses reconhecidos pelo Governo do Estado por ações voltadas à inovação. Na noite desta quarta-feira, o município recebeu o Selo Município Inovador Catarinense, durante cerimônia realizada em Florianópolis. A certificação foi entregue ao prefeito EDENILSON ZANARDI pelo governador JORGINHO MELLO. O reconhecimento está ligado à implementação do Marco Legal da Inovação, que estabelece bases para a modernização da administração pública e para a adoção de soluções tecnológicas. Entre os principais focos está a qualificação do atendimento ao cidadão, com o uso de tecnologias que agilizam, simplificam e tornam mais eficientes os processos, beneficiando diretamente a população.
Além de melhorar a experiência do público, as novas ferramentas também impactam positivamente o trabalho interno da administração, garantindo mais organização, padronização das informações e redução do tempo de análise, o que contribui para maior eficiência dos servidores públicos. O comentário é do prefeito EDENILSON ZANARDI. De acordo com ele, o Marco Legal da Inovação representa mais um degrau rumo ao conceito de Cidades Inteligentes, permitindo que São Miguel do Oeste avance na integração de tecnologia, gestão eficiente e serviços públicos de qualidade, com foco em soluções modernas e sustentáveis. ZANARDI disse ainda que a certificação reforça o compromisso do município com a inovação como ferramenta de transformação da gestão pública e de melhoria contínua dos serviços oferecidos à comunidade.
O volume de processos de licenciamento ambiental protocolados no Conder Ambiental neste ano foi 15 por cento menor do que em 2024. A informação é da diretora do Consórcio, KATALINE CHIESA. De acordo com ela, entre janeiro e novembro deste ano, foram dois mil 640 processos ambientais encaminhados para o Conder, cerca de 350 a menos do que no mesmo período do ano passado. KATALINE esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a redução no volume de licenças ambientais em 2025 não é motivo de preocupação.
O maior volume de processos de licenciamento ambiental protocolados no Conder em 2025 é relacionado ao agronegócio. O dado é da diretora do Consórcio, KATALINE CHIESA. De acordo com ela, cerca de 60 por cento do total de licenciamentos são nas áreas de produção de aves, suínos e bovinos. Ela comentou que o Conder ampliou o número de município atendidos que passou para 33 localidades. KATALINE disse como houve o ingresso de novos município neste ano, a projeção é de aumento no volume de processos de licenciamento ambiental em 2026. Ela destacou que a equipe é formada por 12 profissionais. De acordo com a diretora, o número de técnicos é suficiente para atender a demanda.
O Conder Ambiental deve ampliar os processos de licenciamento ambiental atendidos pela modalidade de autodeclaração a partir do ano que vem. De acordo com a diretora do órgão, KATALINE CHIESA, a tendencia é de que o modelo de autodeclaração seja aplicado em outras atividades, agilizando os processos e permitindo o início imediato dos empreendimentos. Ela lembrou que, nesses casos, a fiscalização ocorre depois para verificar se as declarações estão sendo cumpridas. KATALINA destacou que, em 2025, o tempo médio de espera para a liberação das licenças ambientais ficou em 45 dias, dentro da média histórica.
A décima terceira Delegacia Regional de Polícia Civil de São Miguel do Oeste apresentou, nesta quinta-feira, os indicadores de criminalidade referente ao ano de 2025 nos 21 municípios da região. Até o dia 15 de dezembro foram registradas duas mortes violentas, uma redução de 83 por cento na comparação com 2024. No ano passado, foram 12 mortes violentas. Além disso, no mesmo período de 2025, foram cumpridos na região 153 mandados de prisão e 213 mandados de busca e apreensão, totalizando a quantidade de 366 ordens judiciais cumpridas.
Um acidente entre dois veículos deixou uma pessoa levemente ferida no início da noite desta quinta-feira, na SC-305, em Anchieta. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a colisão frontal envolveu uma HR-V com placas de Curitiba conduzido por um homem de 71 anos e um Golf de Anchieta, dirigido por um jovem de 23 anos. O acidente aconteceu por volta das sete e meia da noite em uma curva. Um dos motoristas teve ferimentos leves e o outro saiu ileso. Os dois veículos tiveram apenas danos de pequena monta.
A Polícia Militar prendeu dois homens e uma mulher por tráfico de drogas e associação para o tráfico na tarde desta quinta-feira, no bairro Bela Vista, em Maravilha. Segundo a polícia, após denúncias de movimentação suspeita em uma casa na região as equipes passaram a monitorar o local. Os policiais abordaram um casal que saía da residência com porções de droga. Eles confessaram ter comprado os entorpecentes no imóvel. Diante da confirmação, os policiais entraram na casa e encontraram três pessoas: dois homens, de 21 e 27 anos, e uma mulher, de 30. No local, foram apreendidos 44 pedras de crack, 16 gramas de cocaína, mil e 700 reais em dinheiro e três celulares. O trio foi preso e levado à delegacia onde permanece à disposição da Justiça.
Uma mulher foi detida na tarde de quinta-feira após tentar pagar uma compra com uma cédula falsa no centro de São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, a suspeita tentar utilizar uma nota falsa no momento do pagamento de um produto. Ao verificar a autenticidade da cédula, os funcionários perceberam que se tratava de falsificação e acionaram as autoridades. De acordo com a Polícia Militar, a mulher foi conduzida à delegacia, acompanhada do marido e da representante da empresa, para prestar esclarecimentos e para os procedimentos legais cabíveis.
Um adolescente foi apreendido na noite de quinta-feira, em Paraíso, após agredir a mãe e o padrasto. O caso aconteceu no interior do município e se enquadra na Lei Maria da Penha. Segundo a Polícia Militar, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica e lesão corporal. No local, a mãe do jovem, de 47 anos, relatou que o filho ficou agressivo durante uma conversa e passou a agredi-la com socos e chutes. De acordo com a Polícia Militar, o padrasto, de 58 anos, tentou defender a companheira e também foi atacado, sendo golpeado com uma faca de serra na bochecha. Enquanto os policiais registravam a ocorrência, o adolescente voltou à residência e foi apreendido. Após os procedimentos legais, ele foi levado à Delegacia de Polícia.
A Polícia Civil concluiu nesta quinta-feira, a investigação sobre um caso de racismo registrado em uma empresa em Maravilha. Um homem foi indiciado após ofender um trabalhador com expressões de cunho racial como “negro podre” e “negro bosta”. O caso aconteceu durante o carregamento de um caminhão. Incomodado com a demora, o motorista do veículo passou a insultar o funcionário. Diante da gravidade das ofensas, a Delegacia da Comarca de Maravilha instaurou um inquérito. Durante a apuração, o suspeito foi interrogado e admitiu as agressões, alegando que teria se exaltado por estar nervoso. Ainda assim, a Polícia Civil entendeu que os termos utilizados configuram crime de racismo e o homem foi indiciado podendo ser processado pelo Ministério Público.