ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 19 12 2020

-GUEDES DIZ QUE RETOMADA DA ECONOMIA DEPENDE DE VACINAÇÃO EM MASSA

-SC ADIA DECISÃO SOBRE PRAIAS E LIBERA CASAS NOTURNAS PARA A TEMPORADA DE VERÃO

-INSCRIÇÕES PARA AS CRECHES DO MUNICÍPIO COMEÇAM EM JANEIRO

-PREFEITO DE PRINCESA É ELEITO PARA A PRESIDÊNCIA DA AMEOSC EM 2021

-PM AUMENTA FISCALIZAÇÃO PARA EVITAR AGLOMERAÇÕES NA CIDADE

-HOMEM SOFRE QUEIMADURAS AO RECEBER DESCARGA ELÉTRICA

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM COM MAIS DE 70 BOLETINS DE OCORRENCIA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e nove centavos. O euro está valendo seis reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O governo da Suécia decretou nesta sexta-feira as regras mais severas para conter a pandemia até o momento: recomendou o uso de máscaras no transporte público e o fechamento de locais de trabalho não-essenciais. A Suécia evitou implementar um lockdown. A maior parte das escolas, dos escritórios e dos restaurantes permaneceu aberta durante a pandemia. Nesta semana, o rei sueco disse que seu país falhou na forma como lidou com a Covid-19.

A Itália será colocada sob lockdown nacional durante grande parte do feriado de Natal e Ano Novo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo primeiro-ministro GIUSEPPE CONTE.De acordo com o jornal "Corriere della Sera", os italianos poderão sair de casa para visitar parentes e amigos nas vésperas de feriado entre 24 de dezembro e seis de janeiro. Porém, sob as seguintes condições: apenas uma visita por dia que deve ser em uma casa na mesma região com limite de duas pessoas e somente até as dez da noite.

A FDA, agência reguladora dos Estados Unidos equivalente à Anvisa, aprovou nesta sexta-feira o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 fabricada pela empresa Moderna. O imunizante, o segundo aprovado no país, poderá ser aplicado em maiores de 18 anos. Para começar a ser distribuída nos Estados Unidos, a vacina ainda depende de aprovação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças. A Moderna tem acordo com o governo dos Estados Unidos para entregar 20 milhões de doses ainda em 2020 e um total de 200 milhões de doses até o fim de junho de 2021.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, defendeu nesta sexta-feira a vacinação em massa da população para que a retomada da economia possa ocorrer de forma sustentada, ou seja, sem interrupções. Segundo ele, a vacinação em massa é o "capítulo mais importante" na luta contra a Covid-19. O ministro afirmou só ser possível sustentar a recuperação econômica, baseada no consumo e em investimentos, após a imunização da população.O ministro lembrou que o governo liberou 20 bilhões de reais para a compra de vacinas e disse ser preciso disponibilizar o imunizante de forma gratuita e voluntária.

Governadores de 17 estados enviaram um ofício nesta sexta-feira ao presidente JAIR BOLSONARO no qual pediram que o governo federal prorrogue por seis meses o reconhecimento do estado de calamidade pública. O atual decreto, proposto por BOLSONARO e aprovado pelo Congresso, vale até 31 de dezembro deste ano e foi motivado pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Na prática, com o reconhecimento do estado de calamidade, o governo pode aumentar o gasto público e descumprir a meta fiscal prevista para o ano. Entre os governadores que assinaram o pedido está o catarinense CARLOS MOISÉS.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira um projeto de lei que pretende garantir acesso gratuito à internet para alunos e professores da educação básica pública durante a pandemia do novo coronavírus. O texto ainda precisa ser votado no Senado. O texto determina que a União repasse três bilhões e 500 milhões de reais aos estados e ao Distrito Federal para que os governos locais apliquem em ações de conectividade com fins educacionais, incluindo a compra de planos de internet móvel e de tablets para professores e alunos. O dinheiro deverá ser transferido aos entes até 28 de fevereiro de 2021, em parcela única.

A Defesa Civil confirmou mais uma morte em Presidente Getúlio por causa da enxurrada no Vale do Itajaí. Agora o município, que foi o mais atingido, registra 12 óbitos. As cidades de Ibirama e Rio do Sul têm uma morte cada uma. No total, 14 pessoas morreram na enxurrada. As informações foram divulgadas em um boletim na noite desta sexta-feira. A enxurrada aconteceu no final da noite de quarta e madrugada de quinta. O temporal deixou 199 desabrigados e 284 desalojados. Oito pessoas ainda estão desaparecidas.

O governo de Santa Catarina divulgou na noite desta sexta-feira o decreto número que estabelece regras para o transporte coletivo, eventos, parques aquáticos e outras atividades durante a pandemia da Covid-19. As normas valem a partir de segunda-feira e seguem até que cesse o estado de calamidade pública estendido até o dia 28 de fevereiro de 2021. Entre as medidas estão a proibição de abertura das casas noturnas em regiões de nível gravíssimo, a abertura de cinemas e teatros com público reduzido e eventos sociais, como formaturas, aniversários e casamentos liberados com público limitado. Eventos com cobrança de ingresso seguem proibidos. A decisão sobre uma possível flexibilização do uso de máscaras nas praias, que chegou a ser cogitada para esta sexta, foi adiada para a próxima semana.

Um acordo com o Instituto Butantan pode garantir a chegada das primeiras doses de uma vacina contra o coronavírus em Santa Catarina ainda em janeiro de 2021. Assinado esta semana em São Paulo entre o instituto paulista e a Federação Catarinense de Municípios, o protocolo reserva 500 mil doses da Coronavac. Trata-se de um desdobramento do protocolo de intenções assinado entre a Fecam e o Butantan na semana passada, que viabiliza a compra de vacinas diretamente pelos municípios catarinenses. Agora, o Butantan garante que terá 500 mil doses para entregar em Santa Catarina assim que a Coronavac for autorizada pela Anvisa. Prioritariamente, os profissionais de saúde devem ser os primeiros a receber a imunização.

O ex-vereador e ex-presidente da câmara de vereadores de Bandeirante, IVO RIES, faleceu nesta sexta-feira no Hospital São Paulo de Xanxerê. Ele sofreu um infarto há cerca de uma semana e desde então estava internado no Hospital. RIES faleceu ontem por volta das três horas da tarde. O prefeito de Bandeirante, CELSO BIEGELMEIER decretou lutou oficial de três dias. IVO RIES estava com 76 anos. Ele foi velado na Igreja Evangélica de Confissão Luteranae sepultado agora à pouco em Bandeirante.

O Peperi Debates discutiu neste sábado o aumento de mulheres eleitas no pleito deste ano na região da Ameosc. Atualmente, as 19 cidades da associação de municípios do extremo-oeste contam com 23 vereadoras. Na eleição deste ano, o número de eleitas passou para 31. Além disso, tivemos a eleição de uma prefeita e vice-prefeita em Paraíso. O programa de hoje reuniu a vereadora reeleita de São Miguel do Oeste, MARIA TEREZA CAPRA, a vereadora eleita de Bandeirante, JANE RIES e a vice-prefeita eleita de Paraíso, SILENE LIBERO. O áudio e as fotos do Peperi Debates estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

A candidatura de duas mulheres para a prefeitura causou um impacto inicial, mas a aceitação da ideia foi aumentando gradativamente e terminou com uma eleição história em Paraíso. O comentário é da vice-prefeita eleita de Paraíso, SILENE LÍBERO. Ela disse no Peperi Debates de hoje que esse “estranhamento” social das candidaturas femininas ainda é bastante comum e revela que as mulheres precisam superar mais obstáculos que os homens candidatos. SILENE destacou que a presença das mulheres na política é uma construção e um avanço histórico. Na visão da vice-prefeita, esse envolvimento feminino não pode ser apenas para o cumprimento das cotas, mas para efetivamente conquistar espaços de poder. SILENE destacou que o aumento de mulheres nas camarás e nas prefeitura faz parte do amadurecimento político da sociedade como um todo.

O aumento de vereadoras e prefeitas eleitas neste ano é produto da luta histórica das mulheres por mais espaço. A afirmação é da vereadora reeleita de São Miguel do Oeste, MARIA TEREZA CAPRA. Ela ressaltou, no entanto, que a dívida social com as mulheres ainda está sendo paga muito lentamente. A vereadora citou que a sociedade ainda é patriarcal e excludente. MARIA TEREZA comentou que o avanço das mulheres no campo político ainda não é natural e exige um mais esforço por parte das mulheres. Ela destacou que os partidos precisam deixar de considerar que as candidaturas femininas são apenas para cumprir uma obrigação legal. MARIA TEREZA defendeu que a presença das mulheres na política e nos partidos ocorra comliberdade e independência.

O resultado da eleição deste ano mostrou uma evolução das mulheres na política, mas ainda longe do ideal. A posição é da vereadora eleita de Bandeirante, JANE RIES. De acordo com ela, o aumento da presença feminina nas prefeituras e câmaras passa pelo empoderamento da mulher em outros espaços socais. JANE destacou que apesar dos avanços, o caminho das mulheres na política ainda é mais difícil do que o dos homens. Ela também citou que muitas candidaturas femininas são definidas apenas para preencher a cota de 30 por cento e isso limita a presença da mulher nos espaços eletivos. JANE destacou que as mulheres tem um olhar diferenciado e que ela pretende fazer um mandato muito mais técnico que político.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em segundo turno o Projeto de Lei que estabelece prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados às pessoas com transtorno do espectro autista no município. A autoria é dos vereadores CÁSSIO DA SILVA e MARIA TEREZA CAPRA. O projeto esteve em discussão em segundo turno durante a sessão de quinta-feira. O projeto prevê que os estabelecimentos deverão afixar nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista. A lei deve ser cumprida por estabelecimentos como supermercados, bancos, lotéricas, farmácias, restaurantes, lojas comerciais, instituições de ensino e hospitais, por exemplo. Uma cópia do projeto foi entregue pelos vereadores durante a sessão para membros da Associação de Pais e Amigos de Autistas de São Miguel do Oeste.

Outro projeto aprovado pelos vereadores nesta semana institui o "Dia e a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying" no município de São Miguel do Oeste. O projeto de autoria do vereador CASSIO DA SILVA prevê que o dia e a semana de sete de abril serão dedicados à realização de ações educativas e de reflexão sobre o bullying. Segundo CASSIO, o objetivo é conscientizar a população sobre o assunto e debater a respeito dos danos causados pelo bullying no desenvolvimento de crianças e adolescentes. O texto prevê que o Executivo Municipal poderá firmar parcerias para a realização do Dia e a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying. A lei deve ser regulamentada por ato próprio do Executivo no prazo de 90 dias.

A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste publicou nesta sexta-feira o Edital que estabelece as normas para as inscrições na educação infantil. As inscrições para as creches do municípios devem ser feita entre os dias quatro e 15 de janeiro no auditório da Secretaria de Educação que fica na rua Sete de Setembro. A educação infantil contempla crianças de quatro meses a três anos e onze meses de idade. Os pais devem apresentar a seguinte documentação no ato da inscrição: cópia da carteira de vacinação, cópia da certidão de nascimento, cópia do CPF e número do Cartão SUS da criança, comprovante de residência em no nome do pai, mãe ou responsável legal, foto da criança, comprovante de renda do pai, da mãe ou de cada um dos responsáveis legais, comprovante de recebimento ou não de vale creche, fornecido pelo empregador e comprovante de recebimento de Bolsa Família, caso seja beneficiário.

O início do atendimento nas creches da rede municipal no ano letivio de 2021 ainda não está definido. A informação é da secretária de Educação, JAQUELINE GABOARDI. De acordo com ela, o calendário e as regras para funcionamento das creches ainda dependem da situação da pandemia do coronavírus. JAQUELINE explicou que a secretaria vai publicar um edital complementar com os detalhes e as diretrizes para efetivação das matrículas das crianças. A definição das vagas vai obedecer os critérios estabelecidos em lei municipal, como por exemplo, o zoneamento geográfico das creches e a situação social e econômica das famílias.

O prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS, vai presidir a Associação dos Municípios do Extremo-oeste em 2021. A eleição da nova diretoria da Ameosc ocorreu na assembleia da Ameosc realizada nesta sexta-feira. Ele explicou que existe um acordo na entidade que prevê que o partido com maior número de prefeitos indica o presidente no primeiro ano do mandato. Por isso, VOLKWEIS teve o nome confirmado na assembleia de ontem. Ele terá a incumbência de comandar a Ameosc no ano em que a entidade completará 50 anos de trabalho. O PT, que elegeu cinco prefeitos, vai indicar o presidente para 2022.

O município de Barra Bonita registrou um aumento expressivo nos casos de Covid-19 nas últimas semanas. A informação é da secretária de Saúde, CRISTIANE DE OLIVEIRA. De acordo com ela, com base no boletim de ontem à tarde, o número de pessoas contaminadas pelo coronavírus estava próximo de 30. Barra Bonita chegou a ser a única cidade da região a não apresentar casos da doença, tendo seu primeiro registro apenas no final de julho, quase quatro meses após o início na pandemia no Brasil.

A situação da Covid-19 em Barra Bonita foi tranquila até o início de novembro. A avaliação é da secretária de Saúde, CRISTIANE DE OLIVEIRA. Segundo ela, até então, o município havia registrado apenas quatro casos da doença. Conforme ela, assim como nas demais cidades, após as eleições os números subiram consideravelmente e em apenas dois dias, 16 pessoas foram diagnosticadas com o vírus. Ela destacou que com base no boletim de ontem, o município estava com 28 infectados. CRISTIANE ressaltou que ao todo, desde o começo da pandemia, 38 pessoas já foram diagnosticadas com Covid-19. Atualmente, 49 pessoas estão em isolamento no munícipio.

A maioria dos infectados com Covid-19 em Barra Bonita são do interior. O comentário é da secretária de Saúde, CRISTIANE DE OLIVEIRA. Ela disse que a maioria dos casos foram registrados em pessoas com idades entre 30 e 40 anos. Ela revelou que o município registrou dois casos em crianças menores de um ano de idade. Já na população acima de 60 anos, apenas seis casos foram registrados. CRISTIANE salientou que é de extrema importância que a população mantenha o isolamento e continue com os cuidados básicos com o uso de máscaras e álcool em gel. Ela lembrou que em vista da proximidade do Natal e Ano Novo a expectativa é que as famílias se reúnam e o receio da secretaria de Saúde é que os casos aumentem ainda mais no início do próximo ano. Ela reforçou os cuidados e pediu colaboração da população para evitar novos casos da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste confirmou 39 novos casos de Covid-19 em boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira. Com isso, o total de pacientes infectados pela doença subiu para mil 551 casos desde o mês de maio com mil 151 recupeados. Atualmente, 400 pacientes estão com o vírus ativo. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou três altas hospitalares de pacientes com Covid. A pesar das altas, a ocupação ainda é de cem por cento com todos os 18 leitos ocupados. Na enfermaria, são quatro leitos ocupados com taxa de ocupação em 25 por cento.

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Crise da Covid-19 em São Miguel do Oeste realizaram uma série de reuniões nesta semana a fim de mobilizar a sociedade para enfrentar o aumento dos casos de Covid-19 no município. De acordo como comitê, pandemia atingiu o estágio mais preocupante, com um elevado número de casos ativos e internações hospitalares. Na tarde de quinta-feira, o encontro no salão nobre foi com lideranças de entidades, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. O coordenador do Comitê de Crise, médico MAURICIO PIACENTINI destaca que, apesar das flexibilizações que estão ocorrendo por parte do Estado, o vírus está com uma taxa bastante alta de circulação e a única maneira de enfrentá-lo é com o reforço dos cuidados principais: manter o distanciamento e evitar aglomerações, utilizar máscaras e higienizar as mãos e superfícies de contato com frequência, seja com álcool em gel ou água e sabão.

O Município de São Miguel do Oeste já realizou mais de cinco mil e 400 testes de Covid-19. O dado é do médico coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele destacou que o município se preparou para enfrentar a pandemia desde o mês de dezembro do ano passado. O médico comentou que entre as medidas adotadas estáa criação do Centro de Triagem antes mesmo de surgirem os primeiros casos. PIACENTINI destacou que foram disponibilizados tratamentos constantes em diversos protocolos na rede pública, sendo aplicados conforme avaliação do profissional médico. Além disso, o Centro de Triagem foi planejado para um possível aumento na capacidade de atendimento, o que está ocorrendo neste momento, com a integração de mais profissionais. Ele reforçou que as pessoas precisam voltar a ter mais cuidado e adotar práticas para evitar o contágio.

Os trabalhos de fiscalização por parte da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram intensificados a partir desta sexta-feira no município. A informação é da secretária de Saúde, GENI GIRELLI. Nesta sexta-feira, essas instituições começaram um novo cronograma de vistorias no comércio. O comandante do décimo primeiro batalhão, tenente-coronel JAILSON FRANZEN, informou que a Polícia Militar também reforçou e dará atenção especial para as fiscalizações de descumprimento das medidas sanitárias e dispersão de aglomerações. Os policiais que atuam na atividade administrativa passarão a compor uma guarnição específica para realizar as ações de fiscalização da Covid-19. Ontem, um vídeo que circulou pelas redes sociais mostrou um grande número de pessoas sem máscaras aglomeradas nas ruas do centro da cidade.

Um homem de 41 anos sofreu uma descarga elétrica na manhã deste sábado em São Lourenço do Oeste. O acidente aconteceu quando ele ia fazer a manutenção em uma caixa de água por volta das seis e meia no bairro Industrial, em frente ao CTG Amizade sem Fronteiras. De acordo com os bombeiros, ele foi encontrado caído na rua ao lado de uma escada metálica. O homem sofreu queimaduras de segundo grau nas pernas e mãos, além de Traumatismo Crânio Encefálico. Ele era funcionário de uma empresa da região e encostou a escada na rede elétrica, recebendo a descarga. A vítima foi conduzida para a UPA 24 horas.

Um homem com mais 70 boletins de ocorrência foi detido nesta sexta-feira em Maravilha. No início da noite de ontem, guarnições da Polícia Militar do município realizaram a abordagem de um Punto nas proximidades do trevo da BR 282. O passageiro do veículo desembarcou e saiu correndo por um terreno baldio. Durante a fuga, ele abandonou um papelote de 50 gramas de cocaína. Os policiais perseguiram e conseguiram prender o suspeito cerca de duzentos metros do local da abordagem inicial. Ele possui mais de 70 boletins de ocorrência, inclusive pelos crimes de homicídio, ameaça e disparo de arma de fogo. O motorista permaneceu no veículo e não resistiu à abordagem. Os dois homens, ambos de 21 anos, foram presos e conduzidos à Delegacia. A droga e o veículo foram apreendidos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.