ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 19 11 2024

-DECLARAÇÃO FINAL DOS LÍDERES DO G20 É APROVADA COM CONSENSO NO RIO

-CONSUD REÚNE GOVERNADORES DE SETE ESTADOS NESTA SEMANA EM FLORIANÓPOLIS

-EX-GOVERNADOR RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO EM CIDADE DA REGIÃO

-CÂMARA MIRIM NÃO TERÁ ELEIÇOES NESTE ANO E PROGRAMA SERÁ RETOMADO NO FINAL DE 2025

-FCDL EMITE NOTA TÉCNICA DE REPÚDIO A PEC QUE REDUZ JORNADA DE TRABALHO

-PM REGISTRA OCORRENCIAS DE AGRESSÕES E FURTOS CONTRA MULHERES

-POLÍCIAS RODOVIÁRIA DIVULGAM BALANÇO DAS OPERAÇÕES DO FERIADO DO DIA 15

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas é céu encoberto por possiblidade de chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 20 graus. A máxima pode chegar a 28 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 77 centavos. O euro está valendo seis reais e 10 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.

A Rússia sofreu o maior número de perdas semanais desde que lançou a invasão na Ucrânia. A declaração é do Ministério de Defesa ucraniano. O órgão do governo relatou 11 mil 370 perdas russas na semana passada, dizendo no X que “fez os ocupantes pagarem o preço pelo terror”. Citando o general das Forças Armadas da Ucrânia, o Ministério de Defesa do Reino Unido disse nesta segunda que a Rússia sofreu uma média de mil 498 perdas diárias nos primeiros 12 dias de novembro – acima da média de outubro de mil 354 por dia. Segundo o Ministério, os números indicam que este aumento provavelmente continuará.

O presidente eleito dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, confirmou nesta segunda-feira em uma rede social que planeja decretar emergência nacional e usar militares para executar um programa de deportação em massa. Durante a campanha, ele prometeu fazer a maior deportação de imigrantes ilegais da história dos Estados Unidos. A informação foi confirmada por TRUMP ao compartilhar a publicação de TOM FITTON, presidente de uma organização Judicial. De acordo com a agência de notícias Reuters, DONALD TRUMP se comprometeu a lançar o maior esforço de deportação da história dos Estados Unidos, com foco em criminosos, mas com o objetivo de enviar milhões de imigrantes de volta aos seus países de origem.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, determinou na segunda-feira que a agência reguladora de telecomunicações do país notifique o TikTok para que retire do ar, no prazo de 72 horas, uma série de conteúdos virais após as mortes de duas crianças relacionadas a um desafio que circula na plataforma. Uma menina de 12 anos morreu após ingerir um medicamento, seguindo um desafio que viu no TikTok, conforme detalhou MADURO durante seu programa semanal de rádio e televisão. Ele disse que o outro falecido foi um jovem de 14 anos "que participou desses desafios que estão circulando pelo TikTok".

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados colocou na pauta desta terça-feira a proposta de emenda à Constituição que pode acabar com as possibilidades de aborto legal no Brasil. A pauta é uma das principais bandeiras promovidas pela presidente do colegiado, CAROLINE DE TONI, do PL de Santa Catarina, que deseja aprovar o texto antes de encerrar seu mandato, no final deste ano. Na última semana, a deputada solicitou ao presidente da Casa, ARTHUR LIRA, o reforço na segurança. Segundo a CNN, a deputada pediu escolta da Polícia Legislativa, fora da área do Congresso Nacional, em função de ameaças que estaria sofrendo, inclusive em razão da proposta que proíbe o aborto no país que é defendida pela deputada.

O Senado concluiu nesta segunda-feira a votação do projeto que cria novas regras para o pagamento de emendas parlamentares. Em uma derrota para o governo, no entanto, os senadores retiraram a previsão de que a equipe econômica pudesse bloquear os valores decididos pelos congressistas. Como foi alterado, o texto terá de passar por nova rodada de votação na Câmara. Se o projeto for aprovado e sancionado como está, o único instrumento possível será o contingenciamento – a suspensão de parte ou do total do pagamento das emendas para que o governo consiga cumprir a meta fiscal. Apesar de entidades questionarem a efetividade do projeto, o objetivo do texto é atender à Constituição e ao STF e garantir maior transparência e rastreabilidade dos recursos.

A Declaração de Líderes do G20 foi aprovada com consenso. O texto foi publicado no início da noite desta segunda-feira no site do encontro de líderes mundiais. A declaração trata em detalhes os três temas prioritários do encontro, além de pedir o fim das guerras da Ucrânia e na Faixa de Gaza e a taxação dos ultrarricos – nomeados como "indivíduos com patrimônio líquido ultra-alto"– e de levantar preocupações com a inteligência artificial. Os temas prioritários são os acordos para o combate à fome e à pobreza com a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; a sustentabilidade e o enfrentamento às mudanças climáticas; e a reforma da governança global, com mais representatividade de países emergentes em órgãos internacionais, com a ONU por exemplo.

O Ministério Público de Santa Catarina instaurou um inquérito civil para apurar a suspensão do uso de câmeras corporais pela Polícia Militar. O estado, que havia sido o primeiro do país a inserir o mecanismo nas fardas dos policiais, anunciou a suspensão do uso da tecnologia em setembro. A questão vinha sendo acompanhada em procedimento administrativo, mas evoluiu para um inquérito civil na última semana. Segundo o MPSC, o uso das câmeras corporais pela PM representa o "fortalecimento da prova, a diminuição de índices criminais, o combate à violência e o controle do uso da força policial. " O Comando-Geral da PM encerrou na o atual projeto de câmeras corporais e determinou o recolhimento e baixa de todos os equipamentos ainda em operação.

O presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, MOISÉS DIERSMANN, pediu afastamento do cargo. O desejo foi manifestado diretamente ao governador JORGINHO MELLO e será oficializado numa carta oficial que vai embasar o pedido de saída do cargo. O movimento ocorre após a repercussão dos acordos de parceria celebrados pelo órgão, incluindo o caso da telemedicina. De acordo com ANDERSON SILVA do Diário Catarinense, DIERSMANN, reforçou a defesa de que o formato de parcerias estratégicas é legal. O agora ex-presidente também disse que não houve desembolso de valores e nem contratos firmados. Por fim, destacou que procurou o MP e o TCE para que os órgãos atestem o modelo.

Começa nesta quinta, em Florianópolis, Consórcio de Integração Sul e Sudeste, Consud. A maioria das reuniões ocorre na sexta-feira a portas fechada. No Cosud, que ocorrerá no resort Costão do Santinho, os sete estados reunidos correspondem a 70 por cento do PIB nacional. Confirmaram presença os governadores TARCISIO FREITAS de São Paulo, CLAUDIO CASTRO do Rio de Janeiro, ROMEU ZEMA de Minas Gerais, RENATO CASAGRANDE do Espírito Santo e RATINHO JUNIOR do Paraná. Apenas o governador gaúcho, EDUARDO LEITE, não estará presente. Será representado pelo vice, GABRIEL SOUZA. Um dos principais assuntos em debate será a segurança pública, incluindo a posição conjunta dos estados sobre a PEC da Segurança e uma proposta de compartilhamento de informações de inteligência, para enfrentar o avanço das facções criminosas. Outro assunto no topo da lista são as ações de Defesa Civil e prevenção de desastres.

O ex-governador do estado, CARLOS MOISÉS, recebeu, nesta segunda-feira, o título de Cidadão Honorário de Itapiranga. A homenagem foi realizada durante a sessão solene do poder legislativo. Durante o dia, MOISÉS realizou visitas pelo município e viu os encaminhamentos das obras iniciadas no governo dele. Além disso, os vereadores também fez uma homenagem aos 60 anos de atividades da Epagri em Itapiranga. A solenidade contou com discursos de representantes da Epagri, do município de Itapiranga e do Legislativo.

Em 20 anos, a maioria da população da região da Ameosc passou a viver na área urbana. Em 2000, a maior parte, 50 vírgula nove por cento dos habitantes viviam no meio rural. O censo do IBGE confirmou a mudança de perfil e a urbanização da população. O levantamento apontou que 67 vírgula quatro por cento da população vive nas cidades e 32 vírgula seis por cento mora no campo. O movimento de urbanização na região segue uma tendencia nacional apontada pelo censo do IBGE realizado em 2022.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural vai realizar, hoje a tarde, o último encontro de 2024. A informação é do presidente do Conselho, LIRIO WATHIER. A reunião está marcada para a uma e meia da tarde no salão nobre da prefeitura. De acordo com ele, a pauta terá três momentos principais. Durante o evento, o secretário de Agricultura, NILO BEDIN, vai apresentar um balanço dos trabalhos realizados neste ano e a projeção das ações para 2025. A Epagri também vai fazer uma prestação de contas da atividades deste ano. WATHIER disse que o terceiro ponto da pauta é programa de Bônus Agrícola.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural é composto por dois representantes de todas as comunidades rurais de São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente do Conselho, LIRIO WATHIER, essa representatividade é muito importante porque permite que todas as comunidades tenham espaço e voz no conselho. Ele explicou que no encontro de hoje também serão ouvidas as propostas e reivindicações dos conselheiros. WATHIER reforçou a importância da participação dos agricultores para a definição das ações e metas do Comder para o ano que vem. Ele disse que esse envolvimento é fundamental para uma atuação mais efetiva do Conselho em relação as demandas do setor.

O Departamento Municipal de Habitação e Regularização Fundiária de São Miguel do Oeste está realizando mais uma etapa do projeto “Minha Casa Minha Vida - Loteamento Jardim Peperi Três”. Nesse projeto serão construídas 67 moradias, em terreno cedido pela municipalidade. O diretor, SIDENEI CAUREO DA SILVA, explicou que as pessoas que realizaram a inscrição no SINAHAB, no programa Minha Casa Minha Vida, desde novembro de 2022, devem comparecer, até o fim deste mês, no auditório da CDL, para retirada do protocolo de critérios e posterior entrega de documentos para seleção. No local, a equipe vai repassar todas as informações relativas ao processo de definição dos beneficiados.

Durante a sessão ordinária da Câmara Mirim desta segunda-feira, os vereadores mirins de São Miguel do Oeste aprovaram diversos projetos de lei. As propostas tratam sobre a ação cultural "Jovem Poeta", sobre campanha de coleta de garrafas de vidro não retornáveis e a criação do selo "Escola Amiga da Natureza". Esta última proposta é de autoria da vereadora mirim, JÚLIA GIOVENARDI MACHADO. O selo será concedido a toda escola pública municipal que, em conjunto com a comunidade escolar, concretize ações ambientalmente sustentáveis, dentro ou fora das instalações, durante o ano letivo. O projeto prevê que para recebimento do selo "Escola Amiga da Natureza" toda escola pública municipal ou comunidade escolar deverá realizar no mínimo três projetos com temáticas ambientais.

Outra proposta aprovada pelos vereadores mirins na noite de ontem é a que institui a campanha de coleta de garrafas de vidro não retornáveis no município. O projeto regulamenta a coleta e destinação final de garrafas de vidro popularmente conhecidas como long necks. O texto prevê que os estabelecimentos que vendem diretamente ao consumidor produtos que utilizem essas garrafas ficam responsáveis pela coleta. A proposta prevê que os estabelecimentos devem manter recipientes para a coleta desses produtos, em espaços visíveis nos pontos de venda, para depósito por parte do consumidor. O projeto não tem força de lei, mas pode servir de subsídios para que os vereadores abordem esse tema nas sessões do poder legislativo.

O programa Vereador Mirim não terá eleição para a nova legislatura neste ano. A informação é do coordenador do programa, vereador MOACIR FIORINI. De acordo com ele, as eleições dos estudantes nas escolas, que tradicionalmente ocorrem ao final do mandato dos vereadores mirins, não aconteceram neste. Ele explicou que essa decisão se deve ao fato de que as eleições do Programa sempre ocorrem em anos eleitorais, o que dificulta o acompanhamento do processo, especialmente quando coincidem com as eleições municipais. Com isso, no próximo ano não haverá Programa Vereador Mirim, e as eleições para a nova legislatura da Câmara Mirim devem ser realizadas no segundo semestre de 2025, com o início do mandato em 2026.

A Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas emitiu uma nota técnica repudiando a Proposta de Emenda Constitucional que trata da redução da jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais. De acordo com o presidente da FCDL, ONILDO DALBOSCO JÚNIOR, esta não é a hora mais adequada para discutir esse tipo de alteração. Na visão dele, preciso preservar os empregos e a qualidade de vida dos colaboradores, mas este não o momento ideal para reduzir a jornada de trabalho. DALBOSCO disse, em entrevista para a Peperi que as empresas estão buscando se adequar à nova realidade imposta pela Reforma Tributária e mudar a jornada seria prejudicial para o setor produtivo.

A redução de jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais vai ter muitos impactos na cadeia produtiva, especialmente para os pequenos estabelecimentos comerciais. A análise é do presidente da FCDL, ONILDO DALBOSCO JUNIOR. Ele citou que os pequenos comerciantes não vão conseguir se adaptar a esse novo modelo neste momento. DALBOSCO destacou, no entanto, que deve ocorrer uma ampla discussão a respeito da jornada de trabalho e que o tema pode ser implantado, mas não neste momento.

A decoração de Natal tem relação direta com o aumento do movimento e das vendas do comércio na reta final do ano. A avaliação é do presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JÚNIOR. Ele disse que a entidade tem uma parceria com o município para a ornamentação da cidade e esse é um aspecto que impacta nas vendas. JUARES ressaltou que a decoração atrai visitantes de outras cidades e esse público acaba passando pelas lojas e também fazendo compras. Mesmo sem citas números, ele acredita que o volume de vendas no Natal deste ano vai superar o resultado registrado na mesma data do ano passado.

Além da decoração de Natal, o horário especial para o mês de dezembro é um aspecto decisivo para as vendas do comércio. O comentário é do presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JÚNIOR. O acordo para a abertura das empresas na parte da noite e nos finais de semana de dezembro, inclusive no domingo que antecede o Natal, foi assinado pelo sindicato dos empregados no comércio do extremo-oeste e pelo sindicato patronal, o Sindicomércio. Segundo JUARES, a abertura das lojas em horários ampliados permite a presença dos consumidores, especialmente de outras cidades da região.

O horário especial de Natal deste ano vai ser ampliado de modo gradativo. Pela convenção assinada entre os sindicatos dos patrões e dos empregados, na primeira semana de dezembro, entre os dias dois e seis, as lojas ficarão abertas até as seis e meia da tarde. Na semana dos dias nove a 13 e na segunda do dia 16, o comércio vai atender até as sete horas da noite, sem fechar ao meio-dia. Na semana entre os dias 17 a 20 de dezembro, as lojas vão abrir até as dez da noite. Nos sábados dos dias sete e 14 de dezembro, o comércio ficará aberto até as quatro horas da tarde.

A convenção coletiva de trabalho prevê abertura do comércio em apenas um domingo no mês de dezembro. O acordo estabeleceu que no sábado do dia 21, as lojas vão abrir até as cinco da tarde. No domingo, dia 22, o comércio estará de portas abertas entre três da tarde e nove horas da noite. Na segunda-feira, dia 23, o setor vai atender até as 10 da noite. Na véspera de Natal, dia 24, as lojas ficarão abertas até as quatro horas da tarde. No dia 26, o comércio ficará fechado pela parte da manhã e só vai abrir a uma hora da tarde. No dia dois de janeiro também não haverá expediente pela manhã, abrindo a partir da uma da tarde.

A Polícia Militar registrou duas ocorrências envolvendo violência contra a mulher na região. O primeiro caso foi de furto em Dionísio Cerqueira. Segundo a PM, a mulher informou que estava a caminho de casa, por volta das dez da noite, quando o ex-companheiro a abordou, fez ofensa e pegou a bolsa dela antes de sair correndo. A guarnição deslocou até o local onde o suposto autor estaria e o encontrou em visível estado de embriaguez, de posse com a bolsa da vítima. Ele foi detido e levado para a delegacia de polícia de Dionísio Cerqueira.

A Polícia Militar de São José do Cedro também registrou uma ocorrência de violência contra a mulher no âmbito da lei Maria da Penha. A filha do casal chamou a polícia porque a mãe e o companheiro dela estavam brigando. Segundo a PM, o casal havia retornado de uma festa no município de Princesa e começaram a discutir por causa de um ex-companheiro da solicitante. Durante as discussões, a bolsa da solicitante foi colocada dentro do estabelecimento comercial da mãe e ela passou a desferir golpes contra a porta do estabelecimento. Neste momento, o companheiro da mãe lhe desferiu um soco no rosto da mulher. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil.

O Comando de Polícia Militar Rodoviária divulgou o balanço final da Operação Proclamação da República 2024, realizada entre a noite de quinta-feira e a manhã desta segunda-feira. A operação abrangeu todas as rodovias estaduais catarinenses, com o objetivo de aumentar a segurança durante o feriado prolongado. Durante o período, foram registrados 60 acidentes que envolveram 104 veículos nas estradas estaduais. Desses, 33 acidentes tiveram vítimas, enquanto 25 não causaram feridos. Ao todo, 49 pessoas ficaram feridas, e duas infelizmente morreram. Os números não foram detalhados por região.

A Polícia Rodoviária Federal concluiu à meia-noite desta segunda-feira a Operação Proclamação da República 2024 em Santa Catarina, com balanço de 102 acidentes, três mortes e 136 feridos. A operação, que começou na quinta-feira resultou na abordagem de cinco mil 276 veículos e 998 autuações por excesso de velocidade. Entre as fatalidades, dois atropelamentos e duas mortes. A PRF também não divulgou os números por região.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.