-CANDIDATOS E PARTIDOS TÊM ATÉ ESTE SÁBADO PARA PRESTAR CONTAS DAS ELEIÇÕES
-FIESC PEDE MANUTENÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS AO GOVERNADOR ELEITO
-BANDEIRANTE VAI COMEÇAR CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES
-AMEOSC ORGANIZA ROTEIRO DE CICLOTURISMO NO EXTREMO-OESTE
-MUNICÍPIO PROMOVE HOJE MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE EM TRÊS BAIRROS
-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDENCIA EM CIDADE DA REGIÃO
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ATROPELAMENTO NO BAIRRO AGOSTINI
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo cinco reais e 54 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
O presidente da Ucrânia, VOLODIMIR ZELENSKY, descartou nesta sexta-feira a ideia de uma "trégua curta" com a Rússia, dizendo que isso só pioraria as coisas. A afirmação foi feita durante o Fórum Internacional de Segurança de Halifax, no Canadá. De acordo com ele, "uma paz genuína, duradoura e honesta só pode ser o resultado de um término completo da agressão russa". A Casa Branca afirmou mais cedo que ZELENSKY é o único que pode decidir quando iniciar conversas de paz com a Rússia, rejeitando a ideia de que pressiona Kiev para negociar o fim da guerra, que já dura quase nove meses.
A Polônia negou a entrada em seu território à delegação russa que participaria de uma reunião ministerial da Organização para Segurança e Cooperação na Europa no início de dezembro. A informação é do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em Varsóvia. A Polônia e os três países bálticos - Estônia, Letônia e Lituânia - anunciaram em setembro que iriam restringir a entrada de cidadãos russos nos seus territórios, após a invasão russa da Ucrânia. A reunião ministerial da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, uma organização de 57 países, incluindo a Ucrânia, realizarão sua reunião anual em 2 de dezembro.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indicou, nesta sexta-feira, um procurador independente para supervisionar as investigações criminais sobre DONALD TRUMP, três dias depois de o ex-presidente anunciar candidatura à Casa Branca em 2024. O procurador-geral e secretário de Justiça, MERRICK GARLAND, anunciou para a imprensa o nome de JACK SMITH, que exerceu o cargo de procurador-chefe no Tribunal Internacional de Justiça em Haia, na Holanda, encarregado de investigar os crimes de guerra no Kosovo. TRUMP é investigado por armazenar documentos governamentais que foram encontrados durante uma diligência do FBI na mansão do ex-presidente na Flórida e pelo envolvimento na invasão do Capitólio, em janeiro de 2021.
A Polícia Federal afirmou que a emissão de passaportes será suspensa em todo o país a partir deste sábado por falta de recursos. De acordo com a corporação, as solicitações pela internet e os agendamentos continuam normalmente, mas não existe previsão de entrega dos documentos. Em nota, a PF informou que as restrições financeiras atingem o setor responsável pela emissão do documento. A decisão da corporação não afeta as pessoas que já fizeram a solicitação e aguardam para receber o passaporte. Usuários atendidos nos postos de emissão até o dia de ontem receberão seus passaportes normalmente. A instituição informou que acompanha a situação do orçamento junto ao governo federal e espera normalizar o serviço.
A Caixa deposita neste sábado a penúltima parcela do ano dos benefícios Caminhoneiro e Taxista para 686 mil profissionais. O crédito de mil reais é feito em conta poupança social digital aberta automaticamente em nome do beneficiário, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem ou em qualquer agência do banco. O valor está disponível a todos aqueles que foram considerados elegíveis. Eles obtiveram esse direito depois de enviar para a Dataprev sua autodeclaração de caminhoneiro ou o cadastro de taxista emitido pelas prefeituras. O auxílio paga pelo Ministério do Trabalho e Previdência aos motoristas foi criado por causa dos impactos da alta de combustíveis e consiste em seis parcelas de mil reais, pagas de julho a dezembro deste ano.
O prazo para que candidatos, partidos políticos e federações partidárias que concorreram no segundo turno das eleições de 2022 encaminhem as prestações de contas referentes aos dois turnos do pleito à Justiça Eleitoral se encerra neste sábado. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a documentação deve incluir informações tanto do primeiro quanto do segundo turno das eleições e ser enviada pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais. A documentação é pré-requisito para que os candidatos eleitos possam ser diplomados e, consequentemente, tomarem posse. Devem ser enviados extratos bancários, contratos, recibos, notas fiscais, cópias de cheques, comprovantes de transferências bancárias e demais documentos contábeis.
A Assembleia Legislativa promove, na próxima segunda-feira, sessão solene para a outorga da Comenda do Legislativo Catarinense. Instituída por uma Resolução de 2008, a comenda é a maior distinção do Parlamento catarinense e homenageia as personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol de Santa Catarina. Na cerimônia, que será conduzida pelo presidente da Alesc, deputado MOACIR SOPELSA, serão homenageados 39 empresários, entidades e personalidades das mais diversas áreas de atuação no estado indicados pelos parlamentares catarinenses. Cada deputado tem direito à indicar uma pessoa ou entidade para receber a homenagem.
O desemprego atingiu duas vezes mais a população negra do que as pessoas brancas em Santa Catarina em 2021, segundo o estudo de Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado na sexta-feira. Apesar do Estado ter o menor índice de desempregados do país, com cinco vírgula um por cento, a análise por cor da pele demonstra a desigualdade racial entre os trabalhadores que buscavam uma oportunidade de emprego no território catarinense. A pesquisa registrou que nove vírgula dois por cento das pessoas pretas estiveram desempregadas no ano passado. Entre a população branca foi de quatro e meio por cento.
Em reunião com o governador eleito de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, a Federação das Indústrias apresentou as prioridades do setor. Entre elas, destacam-se investimentos em infraestrutura de transporte e em energia, além da manutenção dos incentivos fiscais. O presidente da entidade, MARIO CEZAR DE AGUIAR disse que a indústria catarinense não quer nenhuma benesse, mas quer condições para competir. Ele também pediu a manutenção os incentivos fiscais para o setor. O governador participou da reunião mensal de diretoria da Federação, nesta sexta-feira, em Florianópolis. JORGINHO MELLO defendeu a redução da carga tributária e ressaltou a importância dos investimentos em infraestrutura, principalmente garantir o término da duplicação da BR-470, e avançar nas rodovias 282, 280 e 163.
O Peperi Debates deste sábado fez uma reflexão sobre educação a distância. O programa de hoje debateu se o ensino remoto ainda é uma ferramenta complementar para a educação ou se já é uma forma tão ou mais usada do que a presencialidade no ensino. O debate reuniu o diretor acadêmico da Unoesc, EDUARDO CHIELLE, o coordenador pedagógico da Uceff, KURLAN FREY e o professor EDINALDO ENOQUE. As fotos e o áudio do debate de hoje estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A presencialidade no ensino superior não pode e não deixará de existir. A afirmação é do diretor acadêmico da Unoesc, EDUARDO CHIELLE. Ele reconheceu a importancia do modelo de educaçao à distancia, mas ressaltou que a EAD não é para todas as pessoas. Segundo CHIELLE, há uma entrada muito grande de novos alunos em cursos à distância, mas a evasao também é maior do que nos cursos presenciais porque muitas peossoas não se adaptam ao modelo.Durante o debate de hoje, o professor comentou que é fundamental fazer uma reflexão sobre a forma como o moelo está sendo feito usado, especialmente com grandes grupos. CHIELL fez uma crítica ao que ele chama de “mercantilização” do processo e que é preciso fazer uma discussão para rever a relação quantidade versus qualidade nos cursos à distância. Ele defendeu a regianalização da avaliaçao dos cursos EAD.
Há uma necessidade constante de ampliação da qualifcaçao dos cursos EAD. A observaçao é do o coordenador pedagógico da Uceff, KURLAN FREY. Ele disse que o desafio é garantir que o processo de ensino aprendizagem tenha qualidade. FREY explicou que o ensino à distância deve buscar uma ampla oferta de conteudos, promover a proximidade entre professores e estudantes, e contar com tutores com capacidade para dar um suporte tecnologico e formativo aos estudantes. Para ele, outro ponto importante é o perfil do estudante EAD que exige protagonismo, maturidade e responsabilidade para aproveitametnos do estudos.FREY destacou que o ensino à distancia não vai superar o ensino presencial, mas tende a ser um modelo cada vez mais usado pelas instituições.
O aumento dos cursos EAD é uma resposta do baixo investimento feito em educação nos últimos 10 anos. A manifestaçao é do professor EDINALDO ENOQUE. Ele exemplificou que o Fies teve o orçamento reduzido e que o custo de vida aumentou e esse quadro também levou as pessoas a buscarem os cursos à distancia que tem um valor menor. EDINALDO comentou que a educação caminha no sentido de ampliaçao e predominio da educaçao a distancia, mas ele questionou a qualidade desse modelo. Na visão do professor, os cursos de graduação EAD não propocionam a profundidade dos estudos e a construção do conhecimento e das habilidade necessárias para a ativiade profissional que o diploma habilita. Segundo EDINALDO, o EAD virou um comércio, com alta lucratividade onde a qualidade do ensino fica em segundo plano.
A secretaria de saúde de Paraíso vai realizar, no sábado da semana que vem, um ação especial da campanha Novembro Azul. Nesse dia serão ofertados exames de sangue, eletrocardiograma, vacinas e testes rápidos para o diagnóstico de doenças para a população masculina do município. O exame de sangue deve ser feito até as 10 horas, mas atendimento vai até o meio-dia. As ações serão desenvolvidas a partir das sete horas da manhã. De acordo com a secretária de saúde, TEREZINHA PREVIATTI, os homens devem estar em jejum de 12 horas para fazer os exames e devem levar identidade e cartão do SUS.
O município de Bandeirante vai iniciar nos próximos dias as primeiras construções relacionadas ao programa “SC Mais Moradia”. A informação é da secretária de Assistência Social, GRACIANI GAZZOLA. Ela lembrou que em junho deste ano foi conhecida a empresa vencedora da licitação que vai construir as 15 casas no município. Ela citou ainda que toda a documentação referente ao programa foi entregue ao estado e houve o depósito de mais de meio milhão de reais para que as obras sejam iniciadas de fato. GRACIANI destacou que ao todo o valor dessa primeira parcela recebida foi de 550 mil reais.
O município de Bandeirante está trabalhando neste momento na terraplanagem para a construção das residências do programa “SC Mais Moradia”. O comentário é da secretária de Assistência Social, GRACIANI GAZZOLA. Ela disse que 75 por cento do terreno já está pronto e a construção de duas unidades habitacionais deve iniciar em breve. Ela salientou que todas as 15 residências devem ser concluídas até o mês de fevereiro de 2023 e por isso o município conta com as boas condições climáticas para entregar todas as unidades no prazo estipulado pelo governo estadual. GRACIANI frisou que ao todo, Bandeirante vai receber um milhão e 50 mil reais para executar todas as construções.
A secretaria de Assistência Social de Bandeirante teve que fazer uma seleção e elaborar uma série de critérios para contemplar as 15 famílias mais carentes do município. A afirmação é da secretária, GRACIANI GAZZOLA. Conforme ela, todas as pessoas beneficiadas fazem parte do CadÚnico e vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Segundo ela, o município possui mais de 15 famílias nessa situação e por isso o Conselho Municipal de Habitação precisou elaborar alguns itens de classificação. Entre eles, GRACIANI citou que tiveram prioridade as famílias que são chefiadas por mulheres com filhos menores de 18 anos, pessoas sem qualquer imóvel no nome e que residam em Bandeirante por pelo menos dois anos. Aqueles que vivem em áreas de risco ou em situação irregular também tiveram prioridades.
A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação do Estado de Santa Catarina esteve visitando o município de Bandeirante na última semana para acompanhar o andamento das ações relativas ao programa “SC Mais Moradia”. RÚBIA TAMANINI aproveitou o momento para avaliar o andamento das obras no município, visitando inclusive a área que vai receber as 15 moradias. A secretária também se reuniu com lideranças de Bandeirante e foi informada sobre todos os trâmites que estão sendo executados. Ao todo, cada residência que será construída vai custar 70 mil reais e além das 15 famílias contempladas, o município possuí outras 110 em situação de necessidade.
A Ameosc aproveitou o estande da entidade na Faismo deste ano para divulgar os empreendimentos turísticos da região. De acordo com o secretário executivo da Associação, AIRTON FONTANA, diversos municípios participaram, expuseram materiais informativos e vídeos com atrações turísticas do extremo-oeste. Ele explicou que a região conta com cerca de 50 empreendimentos turísticos organizados para receber os turistas. FONTANA comentou que a atividade é uma parceria que a Ameosc tem com os municípios por meio do Colegiado de Turismo com o objetivo de fortalecer o turismo na região. Ele fez uma avaliação muito positiva da feira e que milhares de pessoas receberam informações sobre as opções turísticas da região. Para ele, foi um momento muito importante para divulgar, fortalecer e motivar os empreendedores do setor.
A Ameosc está organizando um roteiro para a atividade de cicloturismo na região. A informação é do secretário executivo da entidade, AIRTON FONTANA. Ele explicou que a ação está em fase de construção, mas que já foram disponibilizados materiais na Faismo informando que o roteiro, desenvolvido em parceria com a Natur Cicloturismo, em breve estará disponível. O trajeto do cicloturisma deve passar por todos os municípios da região. FONTANA comentou ainda que o cicloturismo vai ser também uma atração turística de destaque na região. A rota vai levar as pessoas para pontos turísticos do extremo-oeste, incentivando ainda mais o setor e contribuindo para fortalecer o turismo como uma atividade econômica na região.
A sede do décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar já não comporta todas as necessidades do órgão e, por conta disso, precisa passar por uma obra de ampliação. A afirmação é do comandante do Batalhão, MARCO EIDT. De acordo com ele, o governo do estava vai repassar um milhão e 400 mil reais para a reforma do quartel com ampliação dos espaços no local. Ele lembrou que a estrutura atual foi construída em 1979 e desde então passou por diversas melhorias, o que deve ocorrer mais uma vez. EIDT espera que as obras comecem ainda neste ano. O prazo para conclusão das obras é de 11 meses.
O processo burocrático e de documentação entre Estado e Município para a ampliação do quartel dos bombeiros começou em julho e está praticamente concluído. A informação é do comandante do décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros, MARCO EIDT. Ele explicou que a ordem de serviço para a obra deve ser assinada nos próximos dias. A empresa, que foi definida ainda na metade do ano, poderá iniciar o trabalho assim que a autorização for entregue pelo governo. Ele destacou que foi necessário aguardar o encerramento do pleito eleitoral para que as tratativas pudessem ser retomadas, o que acabou atrasando o início das obras. O recurso será liberado para a prefeitura que aplicará o dinheiro na reforma do quartel.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste realiza, neste sábado, uma ação especial em alusão ao Dia D de Combate à Dengue. Desde as sete e meia da manhã, a equipe de Endemias do Município, juntamente com militares do décimo quarto RCMEC, Escoteiros, Rotaract e agentes de saúde, participaram de um mutirão pelos bairros Sagrado Coração de Jesus, Salete e Agostini. A intenção é visitar cerca de mil e 200 domicílios, realizando trabalhos de vistoria, divulgação e conscientização dos moradores. Também foram colocados contêineres para depósito de eletrônicos, pneus e demais materiais recicláveis ao lado das igrejas dos bairros Salete e Agostini, e também nas proximidades da Adefismo.
O principal objetivo das ações do Dia D de Combate à dengue neste sábado é evitar que em 2023 o município passe por um novo período de infestação do mosquito Aedes aegypti e epidemia de dengue. A declaração é do secretário de saúde, ALFREDO SPIER. Ele explicou que esse é um período decisivo no combate ao mosquito. Ele pediu que as pessoas continuem mobilizadas para eliminar depósitos de lixo e recipientes que possam acumular água parada. São Miguel do Oeste ainda é considerado um município infestado pelo mosquito que transmite a doença. O mutirão ocorreu na parte da manhã, mas as pessoas podem levar os eletrônicos, pneus e demais materiais para os pontos de coleta na tarde de hoje.
Uma residência foi totalmente destruída por um incêndio na manhã desta sexta-feira em Princesa. Os bombeiros de São José do Cedro foram até a Rua Voluntários da Pátria para atender a ocorrência. A equipe dos bombeiros levou cerca de uma hora e meia para conseguir apagar as chamas. Ninguém ficou ferido. Um idoso de 75 anos que morava no porão da casa foi retirado por um vizinho assim que percebeu o fogo. Para o combate das chamas, foram utilizados aproximadamente 10 mil litros de água. Os bombeiros não confirmaram a causa do incêndio.
Um homem foi atropelado por volta do meio-dia desta sexta-feira na Rua padre Anchieta, no bairro Agostini. Segundo pessoas que viram o atropelamento, o condutor do veículo atingiu a vítima e fugiu sem prestar socorro. O motorista seria um ex-funcionário da vítima. O homem sofreu ferimentos graves. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A Polícia Militar atendeu a ocorrência. Os policiais encontraram uma placa no local que, possivelmente, é do veículo envolvido no atropelamento.
O motorista suspeito de atropelar um homem nesta sexta-feira no bairro Agostini se apresentou à polícia no começo da tarde. Ele foi para a delegacia de polícia cerca de uma hora depois do acidente. Acompanhado de um advogado, o motorista prestou depoimento ao delegado responsável pela apuração das circunstancias do acidente. Ele foi liberado logo depois. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem que foi atropelado sofreu suspeita de traumatismo craniano. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.