ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 19 11 2021

-AMAZONIA TEM PIOR TAXA DE DESMATAMENTO DOS ÚLTIMOS 15 ANOS

-PACIENTES RENAIS PASSAM A TER COTA EM CONCURSO PÚBLICO EM SC

-MUNICÍPIO ANUNCIA MEGAVACINAÇAO CONTRA A COVID NESTE SÁBADO NA PRAÇA

-PAIS SE POSICIONAM CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DA ESCOLA DO SÃO SEBASTIÃO

-PROJETO QUE ALTERAVA PLANO DIRETOR TEM TRÊS PARECERES CONTRÁRIOS E É ARQUIVADO

-MORADOR DA REGIÃO PERDE 11 MIL REAIS EM GOLPE DO FALSO EMPRÉSTIMO

-HOMEM É PRESO POR RECEPTAÇÃO DE OBJETOS FURTADOS NO BAIRRO SÃO LUIZ

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O Parlamento do Paquistão aprovou uma lei na quarta-feira que prevê que as pessoas condenadas mais de uma vez por abuso sexual podem ser condenadas a serem castradas quimicamente. O texto determina que o governo paquistanês deve criar cortes especiais no país inteiro para acelerar os julgamentos de acusados de crimes sexuais e garantir que os casos sejam decididos em até quatro meses. Os condenados por estupro em grupo podem enfrentar sentenças de pena perpétua ou execução.

A população da Áustria, incluindo as pessoas já vacinadas contra a Covid-19, terá de respeitar um confinamento a partir da próxima segunda-feira, devido ao ressurgimento da pandemia no país. Depois de ter instaurado, há poucos dias, o confinamento para não vacinados, a Áustria se torna o primeiro país da União Europeia a adotar essas medidas. A medida terá validade inicial de dez dias.

Após uma reunião com as autoridades regionais, o governo anunciou ainda que a vacinação contra o coronavírus será obrigatória na Áustria a partir de primeiro de fevereiro de 2022.

Uma coalizão de procuradores-gerais estaduais dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira a abertura de uma investigação contra o Facebook, que trocou de nome para Meta, por promover o Instagram entre crianças apesar de potenciais efeitos negativos sobre elas. A investigação, que envolve pelo menos oito Estados, foi anunciada em um momento em que o Facebook é alvo de críticas sobre seus efeitos em crianças e jovens. Os procuradores-gerais querem saber se a companhia violou leis de proteção dos consumidores e se colocou jovens em risco.

Os efeitos provocados pela pandemia da Covid-19 na economia brasileira levaram à uma queda generalizada da renda no país. Dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que o rendimento médio mensal do brasileiro teve queda recorde em 2020 e atingiu o menor valor desde 2012. De acordo com o levantamento, o rendimento mensal médio real de todas as fontes no país passou de dois mil 292 em 2019 para dois mil 213, valor mais baixo desde 2013, quando era estimado em dois 250. Este recuo corresponde a uma queda de três virgula quatro por cento, a mais intensa da série histórica da pesquisa iniciada em 2012.

A Anvisa enviou ao Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, um ofício cobrando os estudos, pareceres e notas técnicas que subsidiaram a decisão de ampliar a aplicação de dose de reforço para toda a população adulta brasileira. A atualização não contou com aval ou consulta da agência reguladora, que ainda recebe dados das farmacêuticas para deliberar sobre o tema. Responsável por fazer as análises de segurança, eficácia e qualidade de vacinas, a Anvisa não deixou de reconhecer que a disponibilidade de doses de reforço "é importante para a manutenção da proteção contra a Covid-19", em especial para "pessoas que trabalham ou vivem em ambiente de alto risco de infecção, os idosos e os imunocomprometidos", disse, no ofício. Por outro lado, ressaltou a necessidade de considerar a relação dos benefícios frente aos riscos individuais.

A área desmatada na Amazônia foi de 13 mil 235 quilômetros quadrados entre agosto de 2020 e julho de 2021, de acordo com números oficiais do governo federal divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É a maior área desde 2006, quando foram desmatados 14 mil 286 quilômetros quadrados no intervalo de um ano. A maior taxa na série histórica foi registrada em 2004, quando 27 mil quilômetros quadrados de área desmatada foram registradas pelo sistema. Na edição anterior, o número foi de 10 mil 851 quilômetros quadrados entre agosto de 2019 e julho de 2020. A alta foi de 22 por cento entre os dois relatórios.

Uma lei sancionada em Santa Catarina nesta quinta-feira dá aos doentes renais crônicos à condição de deficientes físicos. Com isso, eles ganham direitos estabelecidos na lei estadual. Essa legislação estabelece os benefícios concedidos às pessoas com deficiência. A inclusão dos doentes crônicos foi proposta pelo deputado coronel ONIR MOCELLIN e aprovada na Alesc. De acordo com o texto, a norma vale para casos de deficiência orgânica renal crônica: pessoas com transplante renal, pacientes com insuficiência renal crônica, lesão renal progressiva e irreversível da função dos rins em sua fase mais avançada. Entre os benefícios estão a cota de 20 por cento em concursos públicos no Estado, bem como a programas sociais.

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa nomeou mais 123 Agentes de Segurança Socioeducativos do concurso público de 2016, conforme ato publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado. Os novos servidores públicos irão assumir suas funções nas unidades em Chapecó, Criciúma, FlorianópolisSão José, Joinville, Lages e São Miguel do Oeste. Os nomeados têm até 30 dias para tomar posse. Nos próximos dias os futuros servidores receberão um comunicado, por meio eletrônico e físico, com todas as orientações como datas e documentação necessária para a posse e início das atividades.

Santa Catarina teve uma queda de oito por cento nos assassinatos durante os primeiros nove meses deste ano. Segundo dados do Monitor da Violência, divulgado nesta quinta-feira, foram 481 mortes entre janeiro e setembro, contra 523 no mesmo período de 2020. Por mês, a média é de 53 homicídios. Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, o que inclui os feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Em relação ao levantamento feito no primeiro semestre do ano, a queda é menor. Segundo o estudo divulgado em agosto, os assassinatos no Estado haviam registrado redução de 13 por cento.

O Peperi Debates deste sábado volta a discutir o quadro eleitoral para 2022. Neste momento, os partidos começam a analisar nomes de pré candidatos e possíveis alianças para a disputa eleitoral do ano que vem e o programa vai abordar o quadro político um ano antes do pleito. Nos dois sábados anteriores, o programa reuniu os representantes do PSD, PL, MDB, PSL, PP, e PT. Amanhã, o programa será com a presidente do PSDB, CRIS ZANATTA, com o presidente do PSOL, JEAN CARLESSO, com o presidente do PDT, MOACIR TOMAZEL e com o presidente do PSB, ARLINDO DECANDIDO. O debate, ao vivo, começa as oito horas da manhã na Peperi.

Um morador do bairro São Jorge procurou a Peperi para fazer uma denuncia de perturbação de sossego no local. De acordo com EDEGAR KRUPP, o problema vem acontecendo há muito tempo na sede da União dos Subtenentes e Sargentos de São Miguel do Oeste. Ele disse que em muitas oportunidades, os frequentadores da associação promoveram encontros com muita algazarra, inclusive durante a madrugada. O morador disse que o barulho é ensurdecedor e que a situação está insuportável para os vizinhos. EDEGAR disse que a Polícia Militar foi chamada em diversas oportunidades e que os casos já foram levados para a Justiça, mas o problema continua. Ele afirmou que o fato é lamentável e vem incomodando os moradores. O Décimo quarto RCMEC disse que não vai se pronunciar sobre a reclamação do morador.

O bazar realizado no último sábado pela Associação de Pais e Amigos dos Surdos de São Miguel do Oeste superou todas as expectativas das organizadoras. A afirmação é da presidente, IRMA VAGNER. Conforme ela, praticamente todos os itens foram vendidos, totalizando um lucro de 30 mil reais para a associação. De acordo com ela, o valor será usado em prol dos alunos, como por exemplo, na compra de materiais diversos para uso diário. Segundo IRMA, a APAS não fará um novo bazar e por isso os interessados em adquirir os itens que sobraram devem procurar a entidade.

Ao menos quatro tipos de produtos sobraram do bazar realizado pela APAS no último sábado em São Miguel do Oeste. O comentário é da presidente da entidade, IRMA VAGNER. Ela citou que produtos de internet, cintos, cuias e desodorantes estão disponíveis para compras. Ela disse que os interessados devem procurar a associação que está localizada na Rua Tiradentes no bairro São Luiz em horário comercial. Questionada sobre novos bazares para os próximos meses, IRMA salientou que a APAS realizou um pedido para a Receita Federal de Joaçaba e aguarda resposta para que novos produtos sejam recebidos e vendas sejam realizadas em São Miguel do Oeste.

O número de casos ativos de Covid-19 segue em queda no município. Ontem, cinco pessoas foram diagnosticadas com a doença nesta quinta-feira. Outras 15 pessoas entraram para a lista de recuperados. Com isso, o número de moradores com o vírus ativo está em 36. Quatro estão internados no hospital e 32 estão em isolamento domiciliar. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 50 por cento com 10 pacientes internados. Na enfermaria são quatro pessoas com Covid e taxa de ocupação em 25 por cento.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste confirmou para este sábado um dia de Mega Vacinação contra Covid na Praça Walnir Bottaro Daniel. Amanhã, serão vacinados os adolescentes a partir dos 12 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina e os adultos que não estão imunizados. Será aplicada, ainda, a segunda dose de todos os laboratórios: Oxford, Butantan e Pfizer para quem ainda não completou o esquema. Para receber a vacina é necessário apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência.

O dia de Mega Vacinação contra Covid-19 programado para este sábado vai acontecer porque o município recebeu uma nova remessa de doses das vacinas encaminhadas pela secretaria de saúde. A vacinação de primeira e segunda dose de todos os laboratórios e para toda a população vai acontecer na praça Walnir Botaro Daniel entre oito da manhã e quatro da tarde. A secretaria de saúde reforçou que os adolescentes devem estar acompanhados do pai ou da mãe com seus respectivos documentos ou declaração padrão de um deles, autorizando a vacinação, e também um documento de quem assinou a autorização. Em caso de dúvidas referentes à vacinação ou qualquer outra situação referente à COVID, a população pode entrar em contato com a Central de Informações Covid-19, pelo telefone 3631-2078.

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou uma moção de apelo solicitando a implantação de uma nova sala cirúrgica no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A proposição, de autoria de ALFREDO SPIER foi defendida durante a sessão ordinária desta quinta-feira. O vereador justifica o pedido em razão da grande quantidade de pessoas que buscam e necessitam atendimento no hospital que é referência em atendimentos públicos clínicos e cirúrgicos. O vereador cita que durante a pandemia de Covid-19, a unidade de saúde deu prioridade a pacientes acometidos pela doença, o que provocou o aumento da fila de espera pelos procedimentos eletivos. Ele disse que atual estrutura não tem capacidade de atendimento e por isso é importante a implantação de uma nova sala de cirurgia no hospital.

Na sessão de ontem à noite, os vereadores apresentaram diversas proposições na Câmara. Entre elas, está o requerimento para realização de uma audiência pública no poder legislativo para debater a violência contra a mulher no município. O pedido para realização do evento é das vereadoras MARIA TEREZA CAPRA e CRIS ZANATTA. A proposta é de promover a audiência pública entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro deste ano. As vereadoras justificam que o período dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres é uma campanha anual e internacional, que começa em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. O pedido foi aprovado por unanimidade e a data da audiência será marcada posteriormente.

O projeto de lei que previa a alteração do plano diretor do município recebeu três pareceres contrários emitidas pelas comissões da câmara de vereadores e foi arquivado nesta quinta-feira. A Comissão de Obras e Serviços Públicos emitiu voto contrário justificando que o projeto fere os artigos Lei de Responsabilidade Fiscal, apontando ainda que há vício de iniciativa por criar uma obrigação ao Município. As comissões de Finanças e Orçamento e de Justiça e Redação tiveram o mesmo entendimento. Os pareceres, contrários ao projeto, foram aprovados por maioria, com votos favoráveis de ALFREDO SPIER, CARLOS AGOSTINI, ELÓI BORTOLOTTI, NÉLVIO PALUDO, PAULO DRUMM, RAVIER CENTENARO, VAGNER PASSOS e VILMAR BONORA. Votaram contra os pareceres os vereadores CRIS ZANATTA, MARIA TEREZA CAPRA e NINI SCHARNOSKI, e se absteve o vereador MOACIR FIORINI. Com a aprovação dos pareceres, o projeto não chegou a ser debatido e foi arquivado.

O Projeto de Lei que foi arquivado na sessão de ontem prevê a criação do Plano de Rotas Acessíveis e institui o Programa de Mobilidade e Acessibilidade dentro da Política de Estruturação Espacial. A proposta, de autoria da vereadora CRIS ZANATTA prevê que os passeios públicos devem ser implantados ou reformados pelo poder público. O projeto estabelece que o município deve desenvolver um conjunto de políticas de transporte e circulação para proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, englobando a acessibilidade. Segundo a vereadora CRIS, disse que a legislação municipal precisa ser atualizada e que o Estatuto das Cidades prevê a obrigatoriedade de elaboração do Plano de Rotas Acessíveis. Ela afirmou que não há ilegalidade no projeto e nem vício de iniciativa no projeto.

Os alunos, pais e professores da escola da rede estadual São Sebastião promoveram hoje um abraço simbólico na unidade de ensino. O objetivo da manifestação foi reforçar o pedido para que a escola não seja municipalizada. Atualmente, a escola do São Sebastião tem turmas do primeiro ao nono ano do ensino fundamental mantidas pelo estado. A discussão que está em curso é o repasse das turmas para a rede municipal de ensino. Recentemente, um grupo de pais e alunos encaminhou cartas para o governador e para deputados pedindo que a municipalização não aconteça e para que a escola permanece na rede estadual de ensino.

Os pais da escola do São Sebastião estão mobilizados para evitar a municipalização dos anos fundamentais da unidade. De acordo com ALINE ROSANTI, mãe de um dos alunos da escola, os pais entendem que as turmas devem ser mantidas no São Sebastião. Ela citou que a redistribuição dos estudantes do São Sebastião nas escolas da rede municipal pode trazer prejuízos para os alunos. Segundo ALINE, o movimento deveria ser exatamente o contrário, ou seja, uma parceria com o município para levar mais alunos para a escola do São Sebastião. Ela disse que a comunidade escolar é para evitar a municipalização.

A secretaria de Educação de São Miguel do Oeste, SISSE VELOSO, disse que o processo de municipalização da escola São Sebastiao vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Ela explicou que a secretaria estadual de Educação vem trabalhando nesse sentido desde 2011. SISSE explicou que o Estado propôs ao município que assumisse o ensino fundamental da escola do São Sebastião em razão do baixo número de alunos nesse nível de ensino. A secretaria disse que o assunto foi discutido com a comunidade e que o objetivo do município não é fechar a escola no bairro.

A secretária SISSE VELOSO ressaltou que o ato de municipalização da escola do São Sebastião é do governo do estado de Santa Catarina. Ela explicou que o município vai assumir a gestão ensino fundamental na unidade de ensino a partir de 2022. De acordo com SISSE, a secretaria municipal de educação fará a gestão do ensino fundamental até o quinto ano na escola do São Sebastião. Ela também informou que os 56 estudantes matriculados em turmas do sexto ao nono ano serão redistribuídos em escolas nas proximidades do bairro São Sebastião.

Um homem perdeu 11 mil e 400 reais no golpe do falso empréstimo via whatsApp. Um morador de Santa Helena entrou em contato com a Polícia Militar e relatou que recebeu uma oferta de empréstimo via aplicativo de conversa. O valor oferecido foi de 150 mil reais. A liberação desse montante foi condicionada a contratação de um seguro no valor de 11 mil 460 reais. O homem assinou o contrato, encaminhou pelo próprio aplicativo de conversa e pagou o valor solicitado. Após o pagamento, foram solicitadas mais oito parcelas de 962 reais reais para liberação do empréstimo. O homem desconfiou e ligou para a Polícia Militar que confirmou o golpe.

Um acidente deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem na SC 386. A condutora de um Gol placa de São Miguel do Oeste perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu em uma vala as margens da rodovia em Mondaí. O acidente aconteceu por volta das duas e meia da tarde e o veículo trafegava no sentido Mondaí a Iporã do Oeste. As guarnições do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste e Mondaí foram acionadas por funcionários de uma empresa terceirizada da Celesc que passaram no local e viram o acidente. A condutora sofreu ferimentos no rosto e foi conduzida ao hospital de Mondaí.

Um homem foi preso por receptação de produtos furtados na tarde de ontem em São Miguel do Oeste. A guarnição da Polícia Militar recebeu a informação de que os materiais que haviam sido furtados de uma obra em construção no dia anterior estavam em um caminhão na avenida Salgado Filho, no bairro São Luiz. O caminhão estava alugado para fazer uma mudança e o homem que estava no local relatou ter comprado os objetos pela manhã de hoje por cem reais. Ele também portava uma pequena quantidade de maconha. O receptador dos materiais furtados foi preso. Outros dois homens foram levados para a delegacia desacatar os policiais militares que estavam atendendo a ocorrência. Os objetos recuperados são ferramentas e objetos utilizados na construção civil.

Uma motocicleta com registro de furto foi recuperada ontem no município de Barra Bonita. O veículo foi encontrado por volta das dez horas da manhã em uma borracharia. De acordo com a Polícia Militar, a motocicleta havia sido furtada no dia oito de novembro no bairro Progresso em São Miguel do Oeste. Nesta quinta-feira, os policiais colheram o depoimento do proprietário da borracharia que informou quem deixou a moto no local. A motocicleta foi recolhida pela Polícia Militar para posterior devolução ao proprietário.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.