ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 19/11/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O Parlamento do Paquistão aprovou uma lei na quarta-feira que prevê que as pessoas condenadas mais de uma vez por abuso sexual podem ser condenadas a serem castradas quimicamente. O texto determina que o governo paquistanês deve criar cortes especiais no país inteiro para acelerar os julgamentos de acusados de crimes sexuais e garantir que os casos sejam decididos em até quatro meses. Os condenados por estupro em grupo podem enfrentar sentenças de pena perpétua ou execução.

A população da Áustria, incluindo as pessoas já vacinadas contra a Covid-19, terá de respeitar um confinamento a partir da próxima segunda-feira, devido ao ressurgimento da pandemia no país. Depois de ter instaurado, há poucos dias, o confinamento para não vacinados, a Áustria se torna o primeiro país da União Europeia a adotar essas medidas. A medida terá validade inicial de dez dias.

Após uma reunião com as autoridades regionais, o governo anunciou ainda que a vacinação contra o coronavírus será obrigatória na Áustria a partir de primeiro de fevereiro de 2022.

Uma coalizão de procuradores-gerais estaduais dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira a abertura de uma investigação contra o Facebook, que trocou de nome para Meta, por promover o Instagram entre crianças apesar de potenciais efeitos negativos sobre elas. A investigação, que envolve pelo menos oito Estados, foi anunciada em um momento em que o Facebook é alvo de críticas sobre seus efeitos em crianças e jovens. Os procuradores-gerais querem saber se a companhia violou leis de proteção dos consumidores e se colocou jovens em risco.

Os efeitos provocados pela pandemia da Covid-19 na economia brasileira levaram à uma queda generalizada da renda no país. Dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostram que o rendimento médio mensal do brasileiro teve queda recorde em 2020 e atingiu o menor valor desde 2012. De acordo com o levantamento, o rendimento mensal médio real de todas as fontes no país passou de dois mil 292 em 2019 para dois mil 213, valor mais baixo desde 2013, quando era estimado em dois 250. Este recuo corresponde a uma queda de três virgula quatro por cento, a mais intensa da série histórica da pesquisa iniciada em 2012.

A Anvisa enviou ao Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, um ofício cobrando os estudos, pareceres e notas técnicas que subsidiaram a decisão de ampliar a aplicação de dose de reforço para toda a população adulta brasileira. A atualização não contou com aval ou consulta da agência reguladora, que ainda recebe dados das farmacêuticas para deliberar sobre o tema. Responsável por fazer as análises de segurança, eficácia e qualidade de vacinas, a Anvisa não deixou de reconhecer que a disponibilidade de doses de reforço "é importante para a manutenção da proteção contra a Covid-19", em especial para "pessoas que trabalham ou vivem em ambiente de alto risco de infecção, os idosos e os imunocomprometidos", disse, no ofício. Por outro lado, ressaltou a necessidade de considerar a relação dos benefícios frente aos riscos individuais.

A área desmatada na Amazônia foi de 13 mil 235 quilômetros quadrados entre agosto de 2020 e julho de 2021, de acordo com números oficiais do governo federal divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É a maior área desde 2006, quando foram desmatados 14 mil 286 quilômetros quadrados no intervalo de um ano. A maior taxa na série histórica foi registrada em 2004, quando 27 mil quilômetros quadrados de área desmatada foram registradas pelo sistema. Na edição anterior, o número foi de 10 mil 851 quilômetros quadrados entre agosto de 2019 e julho de 2020. A alta foi de 22 por cento entre os dois relatórios.

Uma lei sancionada em Santa Catarina nesta quinta-feira dá aos doentes renais crônicos à condição de deficientes físicos. Com isso, eles ganham direitos estabelecidos na lei estadual. Essa legislação estabelece os benefícios concedidos às pessoas com deficiência. A inclusão dos doentes crônicos foi proposta pelo deputado coronel ONIR MOCELLIN e aprovada na Alesc. De acordo com o texto, a norma vale para casos de deficiência orgânica renal crônica: pessoas com transplante renal, pacientes com insuficiência renal crônica, lesão renal progressiva e irreversível da função dos rins em sua fase mais avançada. Entre os benefícios estão a cota de 20 por cento em concursos públicos no Estado, bem como a programas sociais.

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa nomeou mais 123 Agentes de Segurança Socioeducativos do concurso público de 2016, conforme ato publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado. Os novos servidores públicos irão assumir suas funções nas unidades em Chapecó, Criciúma, FlorianópolisSão José, Joinville, Lages e São Miguel do Oeste. Os nomeados têm até 30 dias para tomar posse. Nos próximos dias os futuros servidores receberão um comunicado, por meio eletrônico e físico, com todas as orientações como datas e documentação necessária para a posse e início das atividades.

Santa Catarina teve uma queda de oito por cento nos assassinatos durante os primeiros nove meses deste ano. Segundo dados do Monitor da Violência, divulgado nesta quinta-feira, foram 481 mortes entre janeiro e setembro, contra 523 no mesmo período de 2020. Por mês, a média é de 53 homicídios. Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, o que inclui os feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Em relação ao levantamento feito no primeiro semestre do ano, a queda é menor. Segundo o estudo divulgado em agosto, os assassinatos no Estado haviam registrado redução de 13 por cento.

Lançada grade de shows da Efaislo em São Lourenço do Oeste. O lançamento da grade de shows da sexta Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste, que vai ocorrer de 10 a 13 de fevereiro de 2022, no Centro de Eventos do município, é uma das primeiras feiras e eventos de grande público realizados após a pandemia. O governo municipal de São Lourenço do Oeste, a Acislo e a CDL retomaram os trabalhos da comissão no mês de agosto. A feira foi cancelada em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus – Covid-19.

Agora com praticamente todos os espaços vendidos a comissão segue com os preparativos. Segundo o presidente da feira DENI BOITO, organizar um evento dessa grandeza traz inúmeras responsabilidades e ainda mais agora com a pandemia. O presidente, reforçou que a comissão organizadora está seguindo todos os protocolos de segurança que o momento exige, de acordo com as orientações e normas do Governo do Estado de Santa Catarina. Disse ainda que a expectativa de público para a sexta Efaislo é de mais de 100 mil pessoas durante os quatro dias de feira.

Na manhã de hoje foi feito o anúncio da grade de shows da 6ª Efaislo. Farão parte da feira de 10 a 13 de fevereiro de 2022 em São Lourenço do Oeste: PAULINHO MOCELIN; ISRAEL E RODOLFO; BAITACA; HUGO E GUILHERME; PLANETA SOM E FELIPE ARAÚJO; 4 LATINOS; ROGÉRIO MAGRÃO E BANDA e para fechar a grade de shows AMADO BATISTA. Toda a programação da sexta Efaislo será gratuita.

Assinada ordem de reforma e ampliação do CEI Anjo da Guarda. O Centro de Ensino Infantil, um dos educandários mais antigos de Campo Erê, teve nesta semana a oficialização da sua reforma e ampliação. Serão 288 mil reais investidos em melhorias na estrutura da escola e construção de uma nova sala de aula. De acordo com a prefeita ROZANE MOREIRA, a partir do próximo ano, o CEI Anjo da Guarda vai atender somente os anos finais da educação infantil. A previsão do responsável pela empresa vencedora da licitação, é de concluir a obra, em no máximo 120 dias. Durante esse período, as crianças que estudam no CEI Anjo da Guarda estão tendo aula no espaço do Pró Menor, uma parceria da prefeitura com a entidade.

Núcleo De Apoio À Pessoa Com Câncer muda de endereço. A sede do grupo Amor A Vida de Campo Erê passa a funcionar na rua Astor Schoeninger, próximo a prefeitura, onde antes funcionavam as Secretarias da Cidade e da Agricultura. De acordo com a secretária do núcleo - LUCIMARA LUDWIG, essa mudança já era prevista desde o início do ano. Explica que o antigo espaço, uma sala em anexo a rodoviária, já não comportava mais a estrutura do grupo nem o estoque de roupas e calçados. Por isso o grupo pediu à administração um local mais amplo para se instalar.

Grupo Amor A Vida ocupou espaço de eventos durante a pandemia. A secretária do Núcleo De Apoio À Pessoa Com Câncer de Campo Erê – LUCIMARA LUDWIG, diz que foi importante ter o apoio da comunidade do bairro São Francisco que cedeu o pavilhão enquanto não era possível organizar festividades. Comenta que aquele local era amplo, tornando possível fazer feiras de roupas usadas durante a pandemia, mantendo o distanciamento adequado. Com a permissão para que eventos voltem a acontecer, o grupo organiza sua mudança para a nova sede e já prepara uma feira de inauguração. Segundo LUCIMARA, a previsão é que tudo esteja organizado no início do mês.

Lideranças do campo discutem a permanência do jovem no meio rural. No encontro organizado entre departamento agrícola, representante dos sindicatos, cooperativas, Epagri e agricultores, foram debatidas maneiras de incentivar a sucessão familiar rural, como conta o secretário de agricultura de Santa Terezinha do Progresso - JACOB JUNGES. Segundo ele, é grande a preocupação dos municípios, o fato de uma parcela dos jovens não queira permanecer no meio agrícola, e acabam deixando a propriedade sem mão de obra. Por causa disso, foram pensadas ações para incentivar a permanência e mostrar que é possível ganhar muito dinheiro com a agricultura.

86 por cento da arrecadação de Santa Terezinha vem da agricultura. Por isso a preocupação com os mais novos estarem abandonando o interior do município. JACOB JUNGES – secretário de agricultura, comenta que no município ainda há muitos jovens que permanecem com as famílias, principalmente devido a trabalhos feitos no passado, como da pastoral da juventude e dos antigos grupos 4S. O foco da administração de Santa Terezinha é chegar naqueles indecisos que não sabem se saem ou permanecem na propriedade, e levar esse pessoal para conhecer modelos diferentes de agricultura, onde já estão dando resultado.

Jovem precisa participar das decisões familiares para querer estar na propriedade. Esse é um dos incentivos fundamentais para que ele goste do que faz e decida se envolver cada vez mais com o meio rural. Conforme o secretário de agricultura de Santa Terezinha do Progresso - JACOB JUNGES, esse trabalho precisará ser feito também com as famílias, mostrando a importância de ir preparando a sucessão aos poucos. Outro ponto discutido na reunião é em relação ao que os jovens gostariam que houvesse na comunidade ou no município. Para isso será feito um levantamento, conversando com os mais novos e buscando saber o que desejam para o futuro.

Prefeita está otimista para a educação do ano que vem. ROZANE MOREIRA de Campo Erê, que é professora de profissão, nota que há bastante entusiasmo nas escolas do município, muito gerado pelo Dia Da Família Na Escola, atividade que acontece aos sábados desde outubro. Amanhã será a vez da Escola Nossa Senhora de Fática, da comunidade Doze de Novembro. Essas mobilizações, explica a prefeita, são importantes para os educandários reunirem os pais e mostrarem um pouco de tudo o que é realizado com seus filhos. Por fim, O Dia Da Família Na Escola se torna um dia festivo, de integração com a comunidade escolar.

Administração Municipal de Campo Erê valoriza a escola do campo. Prova disso, diz a prefeita ROZANE MOREIRA, é a inauguração de uma quadra esportiva na Linha Doze de Novembro, onde tem o único educandário fora da sede. A quadra estará a disposição de várias comunidades vizinhas. Ela acrescenta que a prefeitura está investindo na escola da Doze com aquisição de equipamentos, reformas e pinturas. Ela se compromete, inclusive, em concluir o pavilhão comunitário. Salienta, por outro lado, que segue firme a programação de alimentação escolar. Uma van foi adquirida recentemente, com refrigeração para transportar os alimentos. Adianta que ano que vem, os alunos terão bufê nas escolas.

Administração Municipal vai fazer várias reformas em educandários de Campo Erê. Esse é o caso do Centro de Educação Infantil do Bairro Mello. A escola receberá mais 3 salas de aula e um refeitório. O CEI Anjo da Guarda recebeu recursos do estado e do município. Investimentos também serão realizados na Turma da Mônica, no Nilci Sander e na João Telles Padilha. O ginásio da Escola Irma Florêncio será concluído, com fechamento de suas laterais. ROZANE MOREIRA faz um registro: nenhum recurso veio até agora do governo federal, somente do estado.

Polícia Militar localiza depósito de cigarros contrabandeados. A Polícia Militar do 21º BPM recebeu uma denúncia informando que um caminhão estaria descarregando cigarros e drogas num barracão no bairro Água Branca, em Francisco Beltrão. Conforme a PM, chegando no local encontraram o barracão aberto e 965 caixas de cigarros de origem paraguaia. Conforme os policiais, ao chegarem quando chegaram não havia ninguém no barracão e o caminhão também não estava mais lá. Os cigarros foram encaminhados ao 21º BPM e depois para a Receita Federal.


Polícia Civil realiza Operação Metamorfose. A Polícia Civil de Marmeleiro, com o apoio das Polícias Civis de Francisco Beltrão, Cascavel, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Ampére, Realeza e Colombo, do Denarc de Pato Branco, do Núcleo de Operação com Cães da Polícia Civil, do Grupamento de Operações Aéreas do GAECO de Francisco Beltrão, do Instituto de Criminalística do Paraná, da Polícia Militar de Marmeleiro, Renascença, Flor da Serra do Sul e Francisco Beltrão, da Polícia Militar Ambiental e da Polícia Civil de Santa Catarina, iniciou, na manhã de hoje, a Operação Metamorfose.

Foram cumpridos 20 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Juízo criminal da Comarca de Marmeleiro, após representação do Ministério Público. A ação envolveu mais de 80 policiais, em buscas realizadas em alvos empresariais e residenciais e tem por foco a investigação de um esquema de receptação qualificada e adulteração de veículos pesados, principalmente reboques e semirreboques, que eram feitos em uma oficina mecânica na Cidade de Marmeleiro. Após a adulteração, os veículos eram vendidos para todo o Brasil, com possibilidade de totalizarem mais de uma centena de veículos pesados.

Durante as buscas foram apreendidos documentos, armas, munições, veículos, dinheiros e outros objetos, que serão analisados pelos peritos, investigadores e outros policiais, na busca de mais informações sobre o esquema e na identificação de mais pessoas envolvidas. Um dos alvos da operação, que possui mandado de prisão, não foi localizado e está foragido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.