ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 19 10 2023

-CPMI DO CONGRESSO APROVA RELATÓRIO FINAL DOS ATOS DE OITO DE JANEIRO

-GOVERNO CONFIRMA LIBERAÇÃO DO FGTS PARA ATINGIDOS POR ENCHENTES EM SC

-ETAPA PREPARATÓRIA DA CONAE SERÁ HOJE À NOITE NA ESCOLA EMMA BALKE

-VALTER DRESCH CONFIRMA CANDIDATURA A REELEIÇÃO PARA PRESIDENCIA DA FETAESC

-MUNICÍPIO ANUNCIA PACOTE DE 12 MILHÕES EM OBRAS NO SETOR DA SAÚDE

-POLÍCIA MILITAR APREENDE 385 CAIXAS DE VINHO NA FRONTEIRA COM A ARGENTINA

-MOTORISTA SOFRE ACIDENTE DEPOIS DE SER ATACADO POR ENXAME DE ABELHAS

O tempo é de céu encoberto. A previsão para as próximas é de céu nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus e a máxima pode chegar a 24 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

Israel afirmou nesta quarta-feira que permitirá ao Egito entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O gabinete do primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU disse que a decisão foi aprovada após um pedido do presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN.

Mais cedo, BIDEN já havia dito que Israel concordou em permitir que o Egito envie ajuda humanitária ao povo de Gaza com a condição de não ser enviada a membros do Hamas. Um porta-voz da Presidência egípcia também disse que os dois países estavam em coordenação com organizações humanitárias internacionais sob a supervisão da ONU para garantir a chegada de ajuda. Israel afirmou que “não impedirá” as entregas de alimentos, água e medicamentos, desde que os fornecimentos não cheguem ao Hamas.

Com veto dos Estados Unidos, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas rejeitou nesta quarta-feira o texto proposto pelo Brasil sobre a guerra entre Hamas e Israel. Atual presidente rotativo do Conselho de Segurança, o Brasil havia elaborado uma resolução que seria a primeira manifestação formal do órgão da ONU sobre o conflito no Oriente Médio. O texto brasileiro que foi à votação condenava os ataques terroristas do Hamas e cobrava de Israel - sem mencionar o nome do país - o fim do bloqueio à Faixa de Gaza. Os Estados Unidos votaram contra a proposta e, como o país tem poder de veto, o texto foi integralmente reprovado. Uma nova versão será agora elaborada, ainda sem prazo, segundo o Itamaraty.

O exército israelense disse, nesta quinta-feira, ter matado o chefe da ala militar de um grupo palestino, mais de 10 integrantes do Hamas e a fundadora do braço feminino do grupo islâmico em Gaza. Segundo o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, DANIEL HAGARI, as tropas continuam a atacar “o tempo todo em toda a Faixa de Gaza” e destruíram centenas de infraestruturas do grupo radical islâmico, como locais de lançamentos de mísseis antitanque, poços de túnel, áreas de inteligências e quartéis-generais. A agência de notícias palestina Wafa reportou que pelo menos 30 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em ataques aéreos israelenses na manhã desta quinta em Rafah, no sul do território.

O Supremo Tribunal Federal reconheceu hoje que estados e municípios devem garantir transporte público gratuito durante as eleições de 2024. Por unanimidade, o Supremo também pediu ao Congresso a aprovação de uma norma para regulamentar o direito. Pela decisão, caso os parlamentares não aprovem uma norma sobre o assunto, a regulamentação ficará a cargo do Tribunal Superior Eleitoral. Durante as eleições do ano passado, o relator do caso e presidente do STF, LUÍS ROBERTO BARROSO, atendeu ao pedido de liminar protocolado pela Rede Sustentabilidade e determinou que o transporte público fosse mantido nos dois turnos do pleito. Em seguida, a medida foi referendada pelo plenário. Na sessão de ontem, a Corte julgou definitivamente o caso e entendeu que há "omissão constitucional" na falta de aprovação da gratuidade.

O Tribunal Superior Eleitoral começa a julgar nesta quinta-feira duas ações de investigação eleitoral contra o presidente LULA e o vice GERALDO ALCKMIN – a chapa vencedora das eleições no ano passado. Os casos se referem à disputa presidencial e foram apresentados à Corte Eleitoral pela campanha do ex-presidente JAIR BOLSONARO. As acusações são de de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Segundo o processo, a chapa LULA-ALCKMIN teria usado serviço do Google de forma a modular e filtrar as buscas dos eleitores, manipulação que permitiria, ao buscar as informações sobre casos de corrupção envolvendo o petista, o eleitor teria, em primeiro plano, apenas matérias com viés positivo a LULA, produzidas pela própria campanha dele. O Ministério Público Eleitoral apresentou parecer pela rejeição e arquivamento dos processos.

A CPI dos Atos de Oito de Janeiro aprovou nesta quarta-feira o relatório final dos trabalhos, que pede o indiciamento do ex-presidente JAIR BOLSONARO por quatro crimes, entre eles, associação criminosa; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; e emprego de medidas para impedir o livre exercício de direitos políticos. O parecer, aprovado por 20 votos a 11, também pede o indiciamento de cinco ex-ministros do governo BOLSONARO. Com a aprovação pela CPI, o documento será enviado a diversos órgãos que avaliam e decidem pela apresentação, ou não, de denúncias baseadas no parecer. Entre as instituições para as quais o documento será encaminhado estão órgãos policiais, o Ministério Público e a Advocacia-Geral da União.

Secretários do governo do Estado reuniram-se novamente com deputados da bancada do Oeste na manhã desta quarta-feira na Assembleia Legislativa. Foram discutidos incentivos para aumento da conectividade na área rural, viabilidade para aluguel de postes e possibilidades para empresas privadas implantarem internet nas regiões mais remotas. O Executivo planeja o lançamento até o final do ano de um programa focado na ampliação da cobertura da internet no Estado. Uma das ações previstas é o envio de um projeto de lei para análise dos parlamentares com a previsão de incentivos e isenções que ampliem a cobertura da internet no campo. O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, MARCELO FETT disse que o desenvolvimento econômico passa necessariamente por mais conectividade em todas as áreas de Santa Catarina, inclusive no meio rural.

A produção industrial catarinense cresceu meio por cento em agosto, em relação a julho, na série livre de efeitos sazonais. O resultado foi semelhante à média nacional, que avançou zero vírgula quatro por cento no mês. Em comparação com o mesmo período de 2022, houve crescimento de zero virgula dois por cento em Santa Catarina, primeira variação positiva na análise interanual desde 2021. Segundo análise do Observatório FIESC, o cenário é de manutenção do processo de recuperação gradual da produção industrial, observada desde setembro do ano passado. A recuperação pode ser ilustrada pelo desempenho do setor de equipamentos elétricos, que registrou alta de 14 vírgula sete por cento em agosto na comparação com o mesmo mês em 2022.

O vice-presidente GERALDO ALCKMIN anunciou na noite desta quarta-feira que serão liberados 94 milhões de reais do governo federal para os municípios atingidos pelas enchentes em Santa Catarina. A informação foi trazida após uma reunião em Brasília com o governador JORGINHO MELLO e com a bancada federal catarinense. Também estava presente o ministro ALEXANDRE PADILHA, que estará em Santa Catarina no próximo sábado. As prefeituras receberão, ainda, entre 400 e 800 reais para cada pessoa desabrigada. Esses valores poderão ser usados para cobrir os custos de abrigamento ou aluguel social. ALCKMIN também informou que foi autorizado pela Caixa o saque do FGTS para pessoas atingidas pelas enchentes em municípios que decretaram emergência ou estado de calamidade. Serão disponibilizados até seis mil e 200 reais para quem tem saldo disponível no Fundo de Garantia.

Com a chuva volumosa e persistente, o nível do Rio Uruguai em Itapiranga voltou a subir na manhã desta quinta-feira. Após atingir a cota máxima de 12 vírgula 14 metros às oito horas de quarta-feira, o nível estabilizou e começou a baixar. No entanto, o rio voltou a subir hoje e está na casa de nove metros e 80 centímetros. Várias pontes ainda estão interrompidas no município. A balsa que faz a travessia entre Itapiranga e o Rio Grande do Sul segue interrompida. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros seguem informando a população de hora em hora. Um comitê de crise foi montado para avaliar a situação da cheia e tomar ações necessárias.

A Defesa Civil emitiu um alerta máximo por volta das 9 horas desta quinta-feira para ocorrências de deslizamentos no município de Itapiranga. O órgão responsável pelos monitoramentos recomenda que as pessoas fiquem atentas a inclinação de postes e árvores, de qualquer movimento de terra ou rochas próximo à residências e aparecimento de rachaduras em muros e paredes. O volume elevado de chuva já ultrapassa 240 milímetros nos últimos três dias. Itapiranga foi o município com maior precipitação registrado até o momento. Os membros do Comitê de Crise avaliam o cenário e pontuam as ocorrências para definir ações de enfrentamento tanto para a cheia do Rio Uruguai, como para áreas alagadas e com desmoronamentos.

A situação financeira do município de Paraíso foi um dos principais temas abordados no último sábado durante o informativo da Câmara de Vereadores do município. O programa vai ao ar todos os sábados aqui pela Rádio Peperi FM 99 vírgula nove entre 10 e meia e 11 horas da manhã e na última edição recebeu o vereador FLÁVIO LAMB. Na oportunidade, diversos assuntos foram tratados sendo o principal em relação as finanças de Paraíso. Conforme ele, a situação é crítica e é causada pelas ações tomadas pelos governos Estadual e Federal. Segundo ele, grande parte das emendas parlamentares tanto a nível estadual quanto federal não estão sendo liberadas para os municípios, causando uma grande dificuldade para as prefeituras. FLÁVIO LAMB pontuou que muitas estão com limitações para manter os trabalhos, sendo esse o caso de Paraíso.

A maior preocupação é o fechamento das contas públicas da prefeitura de Paraíso relativas a esse ano. A afirmação é do vereador FLAVIO LAMB. De acordo com ele, essas questões ocorrem visto que o orçamento de Paraíso e dos demais municípios é previsto um ano antes e neste ano a não liberação das emendas aliada a queda do FPM foram determinantes para o momento atual de dificuldade financeira. Ele comentou que a situação de Paraíso está no limite e por isso vários cortes já foram feitos e outros ainda serão necessários visando o ajuste do orçamento com a realidade. FLÁVIO LAMB disse que não existe até o momento uma previsão de liberação dos recursos e nem da recomposição do FPM para os municípios. O vereador garantiu que não se trata de má administração, mas sim de uma série de fatores externos que afetaram mais da metade dos municípios brasileiros.

Os cortes feitos no orçamento de Paraíso mostram a realidade do Brasil e quem paga a conta é sempre os agricultores e a população em geral. No programa do último sábado, o vereador FLÁVIO LAMB citou ainda que um dos poucos recursos liberados recentemente foi no valor de 400 mil reais da senadora IVETE DA SILVEIRA para a compra de uma motoniveladora. Ele explicou que o pedido foi entregue em abril ainda durante uma viagem feita para Brasília e o pedido foi atendimento recentemente. Ele esclareceu ainda que o dinheiro já está empenhado e agora cabe a prefeitura a contrapartida do valor faltante. Ele admitiu que algumas máquinas estão sucateadas, sendo algumas inclusive da época que Paraíso pertencia à São Miguel do Oeste e por isso a extrema importância de uma nova máquina desse porte visto a extensão do interior e também pelo fato do município ter a sua principal fonte de renda na agricultura.

Sábado tem dia D da campanha de multivacinação em São Miguel do Oeste. O atendimento das crianças e adolescentes vai ser na Unidade de Saúde Central e no posto de saúde do Bairro Agostini, das oito da manhã às cinco da tarde sem fechar ao meio-dia. A secretaria de saúde preparou atrações especiais para as crianças como cama elástica, tobogã, yoga, avaliação odontopediátrica, dicas de escovação e de alimentação saudável. A campanha de multivacinação para crianças e adolescente de até 15 anos vai até o final deste mês.

Além do Dia D no próximo sábado, as equipes da Sala de Vacinas estão intensificado as ações voltadas à Campanha de Multivacinação. De acordo com a secretária adjunta, Camila Bernardi, esta edição da campanha tem por principal objetivo atualizar as cadernetas deste público, com aplicação das vacinas faltantes. Ela explicou que as equipes estão trabalhando junto às escolas públicas e privadas do Município, na verificação das cadernetas dos alunos com idade contemplada nesta campanha. O pedido da secretaria é para que pais e professores estejam atentos às datas que as equipes estarão nas escolas e encaminhem as cadernetas de vacinação nas mochilas, para a verificação. Se faltar alguma vacina, a criança ou adolescente será orientada a ir até a Sala de Vacinas do Município.

A programação do Outubro Rosa organizada pela secretaria municipal de saúde será retomada hoje com um show motivacional no auditório da câmara de vereadores. O evento que tem como tema "Casal que se ama se previne" - Outubro Rosa X Novembro Azul, será ministrado por BETO GRASEL. Na semana que vem, entre segunda e sexta-feira, será feito um cronograma nas unidades de saúde e no Setor Saúde da Mulher, para atendimento até às oito horas da noite. Nesses dias, além da coleta do preventivo, serão realizados testes rápidos para Hepatite B e C, Sífilis e HIV, exame clínico das mamas e solicitação de mamografia. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefonewhatsApp (49) 9 9125 8575. Os interessados podem, também, procurar a unidade de saúde mais próxima ou buscar informações sobre o cronograma e horários de atendimento com o agente de saúde.

A Secretaria e o Fórum Municipal de Educação de São Miguel do Oeste realizam nesta quinta-feira a etapa preparatória da Conferência Nacional de Educação. O evento está marcado para as sete horas da noite no auditório da Escola Municipal Emma Balke. De acordo com a coordenadora do Fórum, ARIANE DE OLIVEIRA, a Conferência Preparatória é aberta a toda a sociedade e tem o objetivo de ampliar as discussões da CONAE Nacional. O debate, que está acontecendo em todo o país, vai culminar na elaboração do novo Plano Nacional da Educação para o decênio 2024-2034. O tema deste ano é “Política de Estado para garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.”

O prefeito Wilson Trevisan reuniu lideranças, autoridades locais e regionais e imprensa, na manhã desta quarta-feira, no Salão Nobre da prefeitura, para anunciar um pacote de obras para a Saúde de São Miguel do Oeste. Na ocasião, foram lançados os processos licitatórios para a construção de um Centro de Atenção Psicossocial, no bairro Estrela; um posto de saúde, no bairro São Jorge; e a ampliação do Centro de Especialidades, ao lado da Unidade Central. Também foi entregue a Ordem de Serviço para as obras de reforma e ampliação da atual sede administrativa da Secretaria de Saúde, onde será instalada uma segunda Estratégia Saúde da Família para atender a população da área central da cidade. Também foi confirmada a construção de um Centro Especializado em Reabilitação no bairro Agostini, nas proximidades da UPA 24 horas.

Durante o evento desta quarta-feira, o prefeito WILSON TREVISAN apresentou detalhes das obras que serão realizadas no setor da saúde. O Centro Especializado em Reabilitação vai atender cerca de 30 municípios da região e terá uma área de 887 metros quadrados. O espaço terá academia de Saúde, fisioterapia individual e coletiva, piscina e ambientes de apoio e serviço para a reabilitação precisam de tratamentos especializados com médico ortopedista, neurologista, psiquiatra e oftalmologista; fonoaudiólogos; psicólogos; fisioterapeutas; terapeutas ocupacionais; e enfermeiros. A obra vai custar seis milhões e 411 mil reais repassados pelo governo federal.

O novo Centro de Atenção Psicossocial terá 481 metros quadrados de área construída com salas de psicólogo, serviço social, enfermagem e médico; farmácia; Salas de atividades coletiva e individual; dormitórios; espaços técnicos, de serviço e administrativos. O valor da obra está orçado em um milhão 570 mil reais. Já o novo posto de saúde do bairro São Jorge vai custar um milhão 902 mil reais e terá 482 metros quadrados de área construída. A obra da ampliação do Centro de Especialidades vai ter orçamento de 911 mil reais e 350 metros quadrados com cinco novos consultórios; sala de reuniões; espaços de apoio, serviço e administrativo.

Outra obra anunciada pelo prefeito WILSON TREVISAN nesta quarta-feira é a reforma e ampliação da sede da Secretaria para instalação de um novo ESF no Centro. O novo Estratégia Saúde da Família vai atender cerca de cinco mil pessoas. A obra já foi licitada e vai custar 437 mil e 800 reais. TREVISAN afirmou na manhã de ontem que o pacote anunciado de obras é o maior da história da saúde de São Miguel do Oeste.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina vai eleger a nova diretoria da entidade no mês de dezembro. Os detalhes da eleição serão definidos na assembleia geral da Fetaesc marcada para o dia 31 deste mês em Florianópolis. No mês de novembro ocorrem os prazos para inscrição das chapas. A votação deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro para um mandato de quatro anos. De acordo com o presidente da entidade, VALTER DRESCH, a Fetaesc envolve 184 sindicatos dos trabalhadores rurais pelo estado. Ao todo, cerca de 80 mil famílias e mais de 220 mil pessoas estão ligadas a federação.

Cada sindicato dos trabalhadores rurais associados e em dia com a federação terá direito a quatro delegados para a eleição da nova diretoria da entidade em dezembro. A explicação é do presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. De acordo com ele, os sindicatos farão a discussão interna para indicar os representantes que estarão em Florianópolis para a escolha da nova diretoria. O presidente comentou que o movimento que está acontecendo é pela formação de uma chapa de consenso. Em 55 anos, a Fetaesc teve apenas três eleições com disputa pelo poder quando mais de uma chapa foi inscrita. A tendência, de acordo com DRESCH, é de que apenas uma chapa dispute a eleição deste ano.

O presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH, confirmou que vai disputar a reeleição para mais um mandato na federação. Ele está no comando da federação há mais de 10 anos e pretende buscar mais uma mandato na entidade. DRESCH esteve no Peperi Entrevista desta quarta-feira e disse que está construindo uma chapa para a eleição do mês de dezembro.

A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira e a Receita Federal apreenderam 385 caixa de vinho trazidas irregularmente da Argentina nesta quarta-feira. Os produtos foram apreendidos durante uma operação em um estabelecimento comercial em Dionísio Cerqueira. 135 caixa estavam dentro de um banheiros da empresa. Outras 50 caixas foram encontradas dentro de um veículo de passeio e as outras 200 caixas dentro de um caminhão. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido até a Polícia Federal e a mercadoria ficou sob a responsabilidade da Receita Federal. O homem deve responder pelo crime descaminho.

Um homem sofreu um acidente de carro depois de ser atacado por um exame de abelhas na cidade de Maravilha nesta quarta-feira. De acordo com o Samu, o motorista de uma caminhonete perdeu o controle da direção e colidiu no muro de uma residência. O veículo acabou caindo no pátio da casa. O motorista apresentava sinais de choque anafilático devido a um ataque de abelhas minutos antes da colisão. Ele sofreu ferimentos no acidente, foi socorrido pela equipe do Samu e levado para o Hospital São José de Maravilha.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.