-CPMI DO CONGRESSO APROVA RELATÓRIO FINAL DOS ATOS DE OITO DE JANEIRO
-GOVERNO CONFIRMA LIBERAÇÃO DO FGTS PARA ATINGIDOS POR ENCHENTES EM SC
-ITAPIRANGA TEM ALERTA DE RISCO DE DESLIZAMENTOS
-NÍVEL DO RIO URUGUAI ESTABILIZA PRÓXIMO DE 10 METROS
-RUA É INTERDITADA NO BAIRRO SANTA TEREZA
-INSS TEM GRANDE DEMANDA DE ATENDIMENTO EM ITAPIRANGA
-ACIDENTE NA BR 282 DEIXA MOTORISTAS FERIDOS
-MOTORISTA PERDE CONTROLE APÓS AQUAPLANAGEM E COLIDE EM POSTE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável e com chuva. A previsão para as próximas é de céu nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus e a máxima pode chegar a 24 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Israel afirmou nesta quarta-feira que permitirá ao Egito entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. O gabinete do primeiro-ministro BENJAMIN NETANYAHU disse que a decisão foi aprovada após um pedido do presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN. Mais cedo, BIDEN já havia dito que Israel concordou em permitir que o Egito envie ajuda humanitária ao povo de Gaza com a condição de não ser enviada a membros do Hamas. Um porta-voz da Presidência egípcia também disse que os dois países estavam em coordenação com organizações humanitárias internacionais sob a supervisão da ONU para garantir a chegada de ajuda. Israel afirmou que “não impedirá” as entregas de alimentos, água e medicamentos, desde que os fornecimentos não cheguem ao Hamas.
Com veto dos Estados Unidos, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas rejeitou nesta quarta-feira o texto proposto pelo Brasil sobre a guerra entre Hamas e Israel. Atual presidente rotativo do Conselho de Segurança, o Brasil havia elaborado uma resolução que seria a primeira manifestação formal do órgão da ONU sobre o conflito no Oriente Médio. O texto brasileiro que foi à votação condenava os ataques terroristas do Hamas e cobrava de Israel - sem mencionar o nome do país - o fim do bloqueio à Faixa de Gaza. Os Estados Unidos votaram contra a proposta e, como o país tem poder de veto, o texto foi integralmente reprovado. Uma nova versão será agora elaborada, ainda sem prazo, segundo o Itamaraty.
O exército israelense disse, nesta quinta-feira, ter matado o chefe da ala militar de um grupo palestino, mais de 10 integrantes do Hamas e a fundadora do braço feminino do grupo islâmico em Gaza. Segundo o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, DANIEL HAGARI, as tropas continuam a atacar “o tempo todo em toda a Faixa de Gaza” e destruíram centenas de infraestruturas do grupo radical islâmico, como locais de lançamentos de mísseis antitanque, poços de túnel, áreas de inteligências e quartéis-generais. A agência de notícias palestina Wafa reportou que pelo menos 30 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em ataques aéreos israelenses na manhã desta quinta em Rafah, no sul do território.
O Supremo Tribunal Federal reconheceu hoje que estados e municípios devem garantir transporte público gratuito durante as eleições de 2024. Por unanimidade, o Supremo também pediu ao Congresso a aprovação de uma norma para regulamentar o direito. Pela decisão, caso os parlamentares não aprovem uma norma sobre o assunto, a regulamentação ficará a cargo do Tribunal Superior Eleitoral. Durante as eleições do ano passado, o relator do caso e presidente do STF, LUÍS ROBERTO BARROSO, atendeu ao pedido de liminar protocolado pela Rede Sustentabilidade e determinou que o transporte público fosse mantido nos dois turnos do pleito. Em seguida, a medida foi referendada pelo plenário. Na sessão de ontem, a Corte julgou definitivamente o caso e entendeu que há "omissão constitucional" na falta de aprovação da gratuidade.
O Tribunal Superior Eleitoral começa a julgar nesta quinta-feira duas ações de investigação eleitoral contra o presidente LULA e o vice GERALDO ALCKMIN – a chapa vencedora das eleições no ano passado. Os casos se referem à disputa presidencial e foram apresentados à Corte Eleitoral pela campanha do ex-presidente JAIR BOLSONARO. As acusações são de de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Segundo o processo, a chapa LULA-ALCKMIN teria usado serviço do Google de forma a modular e filtrar as buscas dos eleitores, manipulação que permitiria, ao buscar as informações sobre casos de corrupção envolvendo o petista, o eleitor teria, em primeiro plano, apenas matérias com viés positivo a LULA, produzidas pela própria campanha dele. O Ministério Público Eleitoral apresentou parecer pela rejeição e arquivamento dos processos.
A CPI dos Atos de Oito de Janeiro aprovou nesta quarta-feira o relatório final dos trabalhos, que pede o indiciamento do ex-presidente JAIR BOLSONARO por quatro crimes, entre eles, associação criminosa; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; e emprego de medidas para impedir o livre exercício de direitos políticos. O parecer, aprovado por 20 votos a 11, também pede o indiciamento de cinco ex-ministros do governo BOLSONARO. Com a aprovação pela CPI, o documento será enviado a diversos órgãos que avaliam e decidem pela apresentação, ou não, de denúncias baseadas no parecer. Entre as instituições para as quais o documento será encaminhado estão órgãos policiais, o Ministério Público e a Advocacia-Geral da União.
Secretários do governo do Estado reuniram-se novamente com deputados da bancada do Oeste na manhã desta quarta-feira na Assembleia Legislativa. Foram discutidos incentivos para aumento da conectividade na área rural, viabilidade para aluguel de postes e possibilidades para empresas privadas implantarem internet nas regiões mais remotas. O Executivo planeja o lançamento até o final do ano de um programa focado na ampliação da cobertura da internet no Estado. Uma das ações previstas é o envio de um projeto de lei para análise dos parlamentares com a previsão de incentivos e isenções que ampliem a cobertura da internet no campo. O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, MARCELO FETT disse que o desenvolvimento econômico passa necessariamente por mais conectividade em todas as áreas de Santa Catarina, inclusive no meio rural.
A produção industrial catarinense cresceu meio por cento em agosto, em relação a julho, na série livre de efeitos sazonais. O resultado foi semelhante à média nacional, que avançou zero vírgula quatro por cento no mês. Em comparação com o mesmo período de 2022, houve crescimento de zero virgula dois por cento em Santa Catarina, primeira variação positiva na análise interanual desde 2021. Segundo análise do Observatório FIESC, o cenário é de manutenção do processo de recuperação gradual da produção industrial, observada desde setembro do ano passado. A recuperação pode ser ilustrada pelo desempenho do setor de equipamentos elétricos, que registrou alta de 14 vírgula sete por cento em agosto na comparação com o mesmo mês em 2022.
O vice-presidente GERALDO ALCKMIN anunciou na noite desta quarta-feira que serão liberados 94 milhões de reais do governo federal para os municípios atingidos pelas enchentes em Santa Catarina. A informação foi trazida após uma reunião em Brasília com o governador JORGINHO MELLO e com a bancada federal catarinense. Também estava presente o ministro ALEXANDRE PADILHA, que estará em Santa Catarina no próximo sábado. As prefeituras receberão, ainda, entre 400 e 800 reais para cada pessoa desabrigada. Esses valores poderão ser usados para cobrir os custos de abrigamento ou aluguel social. ALCKMIN também informou que foi autorizado pela Caixa o saque do FGTS para pessoas atingidas pelas enchentes em municípios que decretaram emergência ou estado de calamidade. Serão disponibilizados até seis mil e 200 reais para quem tem saldo disponível no Fundo de Garantia.
A Rede Peperi está lançando um projeto de conscientização e preservação do meio ambiente. O "Peperi EcoConecta" é uma iniciativa que busca engajar e educar a população sobre os desafios das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, fornecer soluções práticas para minimizar os impactos. A iniciativa é uma colaboração entre as sete emissoras afiliadas a Rede Peperi juntamente e do Cine Peperi. Entre as ações previstas na campanha estão Workshops Educativos sobre conservação da água, energia limpa e reciclagem e campanhas de conscientização abordando temas como redução de resíduos e proteção da biodiversidade local.
O “Peperi Ecoconecta” tem o propósito de realizar mudanças internas nas emissoras e no cinema para minimizar o impactos ao meio ambiente. A informação é do diretor da Peperi, ADILSN BALDISSERA. Ele citou que um dos primeiros objetivos é realizar a reciclagem de até 85 por cento dos resíduos produzidos no Cine Peperi. Ele destacou a importância do projeto. BALDISSERA espera essa iniciativa marque o início de uma nova postura da comunidade diante dos desafios ambientais. Ele destacou ainda que as mudanças climáticas são uma realidade que não pode ser ignorada e responsabilidade de todos agir agora para garantir um futuro mais verde e sustentável para as próximas gerações.
O “Peperi Econecta” é uma forma de incentivar a comunidade a se envolver ativamente na luta pela preservação do meio ambiente, mostrando que pequenas ações podem fazer uma grande diferença. A observação é do coordenador da iniciativa, ALBERTO MAZIERO BALDISSERA. Ele citou que o objetivo da campanha e fazer com que aspessoas entendam que todos têm um papel importante a desempenhar na proteção do planeta. Além das ações práticas no sentido de reduzir o impacto ambiental nas emissoras da Rede Peperi e no Cine Peperi, a iniciativa terá uma ação muito forte com mensagens educativas e de conscientização nas sete rádios afiliadas à Peperi e nas redes sociais. As pessoas já podem acompanhar o conteúdo da campanha no instagram @Peperi.Ecoconecta.
Defesa Civil emite alerta de alerta para deslizamentos em Itapiranga. A Defesa Civil emitiu um alerta máximo por volta das nove horas desta quinta-feira, para ocorrências de deslizamentos no município de Itapiranga. O órgão responsável pelos monitoramentos recomenda que as pessoas fiquem atentas a inclinação de postes e árvores, de qualquer movimento de terra ou rochas próximo à residências e aparecimento de rachaduras em muros e paredes. O volume elevado de chuva já ultrapassa 240 milímetros nos últimos três dias. Itapiranga foi o município com maior precipitação registrado até o momento em Santa Catarina. A previsão indica chuva persistente para esta quinta-feira.
Os membros do Comitê de Crise avaliam o cenário e pontuam as ocorrências para definir ações de enfrentamento tanto para a cheia do Rio Uruguai, como para áreas alagadas e com desmoronamentos. Em alguns locais, os desmoronamentos atingiram residências e interditaram ruas. No interior, o excesso de chuvas danificou principalmente a malha viária municipal. A Secretaria de Transportes e Obras já atendem vários chamados. Os pontos mais críticos estão recebendo intervenções paliativas para amenizar os transtornos e dar condições de trafegabilidade aos usuários.
As fortes chuvas seguem causando transtornos na região. Municípios ribeirinhos enfrentam a segunda enchente do Rio Uruguai em menos de 15 dias. Conforme o comandante do quartel dos Bombeiros de Mondaí, sargento TIAGO SIDNEI BIEGER, a corporação iniciou o monitoramento do nível da água de hora em hora, assim que a elevação se tornou expressiva e com risco de inundações. Destacou que as equipes permanecem de prontidão e com estrutura disponível para resgates ou salvamentos relacionados à cheia. O principal desafio enfrentado é a interdição das vias pela água, principalmente na estrada beira rio, o que dificulta o deslocamento das equipes para o atendimento das ocorrências. Segundo o comandante, na tarde de ontem foi recebida uma solicitação da Linha Catres, porém, foi preciso estudar meios para chegar ao local em conjunto com outros quartéis, visto que o único acesso à comunidade se dá por São João do Oeste.
O comandante do quartel dos Bombeiros de Mondaí destacou ainda a importância dos moradores ribeirinhos manterem o seu cadastro atualizado junto à Defesa Civil. Segundo TIAGO SIDNEI BIEGER, o órgão é o responsável por emitir os alertas e informar a população sobre a subida das águas, bem como dos riscos de inundações, deslizamentos de terra e outros transtornos. Ele observou que a atuação exemplar e antecipada da Defesa Civil permitiu que os moradores das áreas de risco retirassem seus pertences a tempo, evitando maiores riscos e prejuízos. BIEGER afirmou que o Corpo de Bombeiros de Mondaí permanece à disposição da população e em alerta constante devido às chuvas incessantes e a previsão de precipitação intensa com novos temporais no decorrer desta quinta e na madrugada de sexta-feira na região.
O nível do Rio Uruguai voltou a subir nesta quinta-feira em Mondaí, após ter diminuído cerca de dois metros na tarde e noite de ontem. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, JULIANO DE OLIVEIRA, ontem o nível máximo chegou a 11 metros e 80 centímetros acima do normal. Com as chuvas das últimas horas, o nível voltou a subir para cerca de nove metros e 50 centímetros por volta das 11 horas da manhã de hoje. Mondaí já registou cerca de 220 milímetros de chuva somente nos últimos três dias. DE OLIVEIRA destacou que atualmente existem dois pontos de interdição de rodovias, dos quais um é na ‘Volta de Ervas’, entre as Linhas Ervas e Catres, e outro na comunidade de Linha Barra do Lajú. Também houve deslizamentos de terra em locais pontuais. O coordenador disse que a Defesa Civil segue em alerta máximo e acompanhando toda a situação relacionada às chuvas.
Intensas chuvas mantém Itapiranga em alerta em virtude da cheia do Rio Uruguai. Equipes de monitoramento trabalham para definirem ações e repassarem informações detalhadasaos atingidos pelas enchente. Especialista em monitoramento de volume de água com base em diversas fontes de informações, o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Secretário de Fazenda e Planejamento de Itapiranga, MACIEL WELTER faz observações relevantes sobre o comportamento do Rio Uruguai. Ontem a enchente atingiu 12 metros e 14 centímetros e causou vários transtornos na cidade e interior com alagamentos e pontes interrompidas. O engenheiro salienta que a bacia hidrográfica está com solo encharcado e os cursos hídricos já estão com grande volume de água.
As condições climáticas causam preocupação devido as intensas chuvas em Santa Catarina. MACIEL WELTER relata a atenção especial em toda a bacia hidrográfica, como monitoramento constante da vazão nas hidrelétricas Foz de Chapecó, Machadinho e Itá. Salienta que além da vazão das usinas hidrelétricas é preciso observar o volume de chuva na região, pois são vários fatores que resultam no maior volume de água no Rio Uruguai em Itapiranga. O Secretário de Fazenda e Planejamento destaca que a cheia registrada nos dias sete e oito de outubro teve uma característica bem diferente, pois o maior volume de chuva ocorreu na parte superior da bacia do Rio Uruguai. MACIEL WELTER chama atenção que a chuva desta semana está concentrada em maior volume no Oeste de Santa Catarina.
Segundo o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, estes eventos de cheia servem de alerta para as equipes que trabalham na Revisão do Plano Diretor de Itapiranga. De acordo com MACIEL WELTER, isso será levado em consideração, pois a cidade possui áreas de risco de deslizamentos e também de alagamento pela cheia do Rio Uruguai. O Secretário comenta que é preciso priorizar a segurança e não permitir edificações próximas ao rio, devido ao risco de alagamento. MACIEL WELTER também alerta para cuidados necessários em ocupação de solo em locais de encostas. Itapiranga possui característica de terrenos com grande declive e isso gera riscos em períodos de intensas chuvas.
Posto do INSS em Itapiranga possui grande demanda por serviços e faz diversos encaminhamentos. O atendimento do INSS passa por mudança e ainda carece de ajustes diante da grande demanda que possui. As pessoas que buscam atendimento necessitam de estarem atentas para algumas exigências. Outro problema está sendo na longa espera para a realização de perícia. Segundo o Responsável pelo Posto de Atendimento do INSS de Itapiranga, DAVID LAPAZIN, está ocorrendo um número maior de soluções de forma online, porém não deixou de ser obrigatório a perícia. Algumas situações são resolvidas diretamente pelo celular e os encaminhamentos chegam a um desfecho, sem a necessidade de comparecer em alguma agência. LAPAZIN observa que este procedimento não é regra e muitas situações ainda necessitam de atendimento presencial, com perícia.
Ele reconhece a lentidão em alguns casos em que pericias marcadas neste momento ficam para final de março de 2024. A espera pode ser de até seis meses. A justificativa está na falta de mão de obra no INSS. Poucos peritos para atender a grande demanda. DAVID LAPAZIN destaca que as pessoa não perdem o direito do benefício, porém ocorre uma demora muito grande para o valor chegar na conta do trabalhador. Ele comenta que ocorrem muitas reclamações, pois as contas são mensais e muitas vezes o trabalhador fica sem salário em virtude de um atestado prolongado após cirurgia. LAPAZIN também comenta que outro problema contatado no atendimento é com a Senha GOV, que precisa ser recuperada quando as pessoas não lembram a chave de acesso aos programas de benefícios.
Atendimento do INSS necessita de informações tecnológicas que nem todos possuem compreensão. O Responsável pelo Posto de Atendimento do INSS de Itapiranga, DAVID LAPAZIN, destaca a importância da pessoa estar de posse de um celular e quando for um idoso ou com dificuldade de lidar com tecnologias, é preciso ter um acompanhante. O Posto de Atendimento do INSS de Itapiranga também registra grande demanda para encaminhamentos de auxílio para pescadores durante o período da Piracema. São quatro meses que os pescadores profissionais possuem direito em auxilio do governo. Itapiranga tem característica diferentes de outros municípios por ser ribeirinho ao Rio Uruguai e possui diversos pescadores profissionais, com direito a benefícios no período de defeso dos peixes.
Mesmo com um novo aumento do nível do Rio Uruguai, o cenário é mais tranquilo em Itapiranga. Conforme o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, Sargento ANDRÉ RAUBER, o novo aumento para esta quinta-feira, já era previsto em virtude do elevado volume de chuva que persiste. Os órgãos de monitoramento acreditam que o nível aumente lentamente, sem causar alarde. O trabalho de monitoramento segue sendo desenvolvido, repassando informações de hora em hora a população. No momento, ANDRÉ RAUBER cita que o trabalho é feito através de acompanhamento e monitoramento do cenário, traçando a maior precisão possível para estabelecer novas medidas.
Nível do Rio Uruguai não deve subir tanto quanto o registrado na terça e quarta-feira. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, ANDRÉ RAUBER, informa que a equipe acompanha a vazão na hidrelétrica de foz de Chapecó e faz projeções referente o volume de chuva registrado em toda bacia do rio. RAUBER avalia positivamente o plano de contingência adotado com foco em ações preventivas. Além de todo monitoramento, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil realizaram na terça-feira, o contato com pessoas que possivelmente seriam atingidas nas cotas previstas pela Defesa Civil, para que pudessem em tempo hábil, retirar seus materiais e pertences. O Comandante cita que essas ações garantiram uma redução significativa de danos causados pela cheia em casas e estabelecimentos a partir da medida de evacuação.
Prefeito de Itapiranga acompanha situação causada por intensas chuvas no município. ALEXANDRE RIBAS esteve nos estúdios da Rádio Itapiranga na manhã desta quinta-feira para relatar cenário que é monitorado constantemente. O prefeito considera que no momento o Rio Uruguai não deve causar muita preocupação além dos transtornos já causados. Como a chuva é mais intensas nos municípios próximos, o impacto no volume de água não é muito significativo. RIBAS pede o máximo de compreensão para as pessoas aguardarem solução dos problemas causados pelas enxurradas. Segundo o prefeito os danos são significativos em todo o território do município e algumas soluções vão demorar um pouco mais. Conforme ALEXANDRE RIBAS a mobilização das equipes da prefeitura visam liberar estradas interditadas, melhoras o escoamento de água com desobstrução de bueiros e até troca de tubulações.
Defesa Civil interdita Rua no Bairro Santa Tereza em Itapiranga. As intensas chuvas registradas em Itapiranga nesta semana seguem registrando problemas preocupantes. Segundo o Coordenador Municipal da Defesa Civil, DOUGLAS FRIEDERICHS, na manhã desta quinta-feira foram visitadas áreas de risco de deslizamentos no Bairro Santa Tereza Baixo e foi necessário interditar a Rua Santa Tereza D’Ávila devido ao grande risco de queda de terra, pedras e árvores. FRIEDERICHS menciona que alguns moradores foram alertados sobre os cuidados necessários, porém no momento nenhuma família foi retirada de casa. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e as equipes da prefeitura seguem alertas devido à grande demanda causada pelo excesso de chuvas em Itapiranga.
Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta quinta-feira na BR-282, entre os municípios de Pinhalzinho e Saudades. O acidente envolveu um Clio com placas de Chapecó e um Sandero com placas Mercosul. Os condutores sofreram ferimentos leves e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal também esteve no local para fazer o controle do tráfego, visto que um dos veículos permanecia no meio da pista.
Motorista perde controle após aquaplanagem e colide em poste. O acidente de trânsito foi registrado por volta das 20 horas desta quarta-feira, na Avenida Santa Helena, proximidades do trevo de acesso à Descanso. O motorista de um Celta perdeu o controle do veículo e bateu em um poste de iluminação após aquaplanagem. Apesar do dano no poste o condutor não se feriu. O acidente causou interrupção no fornecimento de energia elétrica, situação que foi sanada com a chegada das equipes da Celesc.