De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A China chamou a atenção de autoridades americanas ao testar um míssil hipersônico com capacidade nuclear que circulou a Terra. O teste, que ocorreu em agosto, foi mantido em segredo, de acordo com informações do jornal "Financial Times". Ainda segundo o jornal, o planador hipersônico estava armado com uma ogiva nuclear. O míssil circulou a Terra em órbita baixa antes de descer em direção a um alvo, mas errou a meta em cerca de 38 quilômetros. Além de Pequim, os Estados Unidos e a Rússia também trabalham no desenvolvimento de tecnologia hipersônica.
O presidente do Equador, GUILLERMO LASSO, decretou nesta segunda-feira estado de exceção em todo o país, diante do aumento dos índices de criminalidade devido ao narcotráfico. Ele também ordenou a mobilização de policiais e militares nas ruas. LASSO disse que "nas ruas do Equador só existe um inimigo: o narcotráfico". O presidente do Equador afirmou que, durante o estado de emergência, policiais e militares patrulharão as ruas 24 horas por dia.O Executivo também irá criar uma unidade de defesa legal para proteger os agentes que forem processados "simplesmente por cumprirem o seu dever". A medida é válida por 60 dias.
Milhares de pessoas se reuniram nesta segunda-feira em várias cidades chilenas para lembrar o segundo aniversário da convulsão social que levou à redação de uma nova Constituição. O dia terminou com saques e incidentes violentos envolvendo manifestantes encapuzados. Barricadas, ataques a uma delegacia e saques a lojas em diferentes regiões do país mancharam o dia, marcado por grandes manifestações pacíficas. Segundo o balanço preliminar do governo, os incidentes deixaram cinco policiais feridos e levaram à prisão de 30 pessoas.
O processo seletivo para o Censo demográfico que será realizado em 2022 foi cancelado nesta segunda pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O concurso seria realizado para contratação de recenseadores e agentes censitários para a pesquisa nacional. Seriam abertas 204 mil vagas para a seleção. De acordo com o IBGE, o contrato com a empresa que organizaria o processo seletivo, o Cebraspe, terminou nesta segunda-feira e não será prorrogado. Quem já se inscreveu para participar do concurso, diz a nota, será informado sobre a devolução de taxas de inscrição por meio dos canais de procedimento do IBGE. O documento também acrescentou que busca uma nova empresa para realizar o processo seletivo.
O presidente JAIR BOLSONARO disse na manhã desta segunda-feira que o governo deve prorrogar o auxílio emergencial. A decisão será tomada ainda nesta semana e, segundo ele, o valor das parcelas já está decidido. O auxílio emergencial começou a ser pago em abril de 2020 em um valor de 600 reais durante seis meses. Após o período, o programa reduziu a parcela para 300 reais. O governo avalia prorrogar o auxílio até janeiro de 2023 apenas para beneficiários do Bolsa Família, o que corresponder a mais de 14 milhões de famílias brasileiras. Em paralelo à decisão, o governo BOLSONARO quer substituir o Bolsa Família pelo Auxílio Brasil. O novo programa pretende pagar cerca de 300 reais para famílias de baixa renda.
Um abaixo-assinado com a participação de três mil 295 procuradores e promotores divulgado nesta segunda-feira pede a total rejeição da proposta da emenda à Constituição que altera a estrutura do Conselho Nacional do Ministério Público. O texto seria votado na semana passada pela Câmara dos Deputados, mas teve a análise adiada para esta terça. Entre outros pontos, a PEC prevê aumentar de dois para cinco o número de indicados pelo Congresso Nacional para o Conselho do Ministério Público. A proposta também prevê que o corregedor do MP seja escolhido pelo Congresso. Membros do Ministério Público veem nas medidas listadas na PEC uma interferência política no órgão.
O governo MOISÉS entregou, agora à pouco, na Assembleia Legislativa, o novo plano de carreira do magistério. O texto vai tratar da descompactação da carreira, um das principais reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação. O plano, que era esperado pela categoria após a aprovação do piso de cinco mil reais em agosto, prevê que professores com doutorado, em fim de carreira, recebam até 11 mil reais. Até o momento o teto salarial dos professores da rede estadual era de cinco mil e 200 reais. A expectativa é que a medida seja aprovada em plenário até o final de 2021 para que o reajuste seja concedido a partir de janeiro de 2022, já que a lei federal 173 proíbe aumentos de salário no serviço público em todas as esferas até o final deste ano.
O Governo do Estado vai lançar hoje à tarde o programa SC Mais Moradia. A solenidade ocorrerá no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, a partir das duas e 45. O SC Mais Moradia faz parte do programa Gente Catarina, que tem por objetivo elevar o índice de desenvolvimento humano das 61 cidades com menor IDH do Estado. O Governo do Estado reservou um valor de 70 milhões de reais no orçamento do próximo ano para o programa habitacional, que terá como foco as pessoas de baixa renda. Cada residência deve custar em torno de 70 mil reais e será inteiramente custeada pelo Executivo. O programa contará ainda com a parceria das prefeituras, que serão responsáveis por ofertar os terrenos para as construções.
Os servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina entraram em estado de greve, nesta segunda-feira e podem paralisar todas as atividades a partir da próxima segunda, dia 25. De acordo com a nota divulgada pela Associação dos Servidores do IMA, os trabalhadores do instituto decidirampela adoção do movimento durante assembleia geral, realizada nesta segunda-feira. A proposta do governo de Santa Catarina, apresentada na última quinta-feira, apresenta duas formas de gratificações para os trabalhadores do IMA. A primeira possui uma recomposição salarial, mas os servidores afirmam que o percentual é menos que um terço da inflação acumulada desde 2014, período em que não ocorre o reajuste para algumas categorias.
Iniciadas aulas para adultos que desejam aprender a ler e escrever. Desenvolvido na Escola Nossa Senhora de Fátima, na linha 12 de Novembro de Campo Erê, o Projeto de Alfabetização de Adultos foi criado para ajudar as pessoas que não tiveram oportunidade de aprender quando eram mais novas. Segundo a diretora FERNANDA COSTA as aulas acontecem todas às terças-feiras, durante o período da noite, para não deixar de fora aqueles que trabalham em horário comercial. As inscrições para as aulas comandadas pelo professor LAUDIR estão abertas. Os interessados podem procurar a direção da escola 12 de novembro.
Pesquisadores do Brasil e Argentina fazem parceria para estudar os “muros indígenas” de Campo Erê. De acordo com MIRIAN CARBONERA – professora e pesquisadora da Unochapecó, o objetivo do trabalho é fazer uma retrospectiva da história do local. Por meio de uma parceria entre a universidade, prefeitura de Campo Erê e o programa de bolsas de Santa Catarina, foi iniciada a pesquisa para valorizar a história do município. A pesquisadora comenta que comparando com outros locais como esse, já estudados em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e na Argentina, há duas possibilidades, de ter sido de ritual ou funerário.
Prioridade na pesquisa dos muros é descobrir quando eram usados. A pesquisadora e professora da Unochapecó - MIRIAN CARBONERA, explica que a idade do monumento pode ser descoberta através do carvão. Caso seja realmente ritualístico, fogueiras deviam ser acesas no local, e através do carvão é possível descobrir a quantos anos o lugar era utilizado. Porém, a pesquisadora percebeu vários sinais de que o espaço já foi escavado no passado, o que pode atrapalhar os resultados do estudo. Salienta que nessa primeira intervenção tiram as camadas de terra com cuidado, em busca de vestígios de fogueiras antigas, potes e frascos usados para guardar comida e bebida.
“Muros indígenas” de Campo Erê podem ter mais de mil anos. Com base no que foi descoberto em outras áreas como essa, a pesquisadora MIRIAN CARBONERA destaca que o local era usado muito antes da chegada dos bandeirantes. Outros monumentos com a mesma finalidade costumam ter mais de 500 anos. O mais antigo já encontrado é de 1250 anos. A professora da Unochapecó conta que existem livros que relatam a vinda de homens brancos para a região no passado. Eles encontraram esses monumentos e tiveram contato com descendentes indígenas, que teriam comentado esses locais.
“Muro indígena” deverá ser conservado e exposto à população. Para poder contar a história do monumento, além do estudo arqueológico, os pesquisadores vão em busca de fotos antigas e relatos históricos do local. A professora e pesquisadora da Unochapecó – MIRIAN CARBONERA, comenta que já está em contato com a Secretaria de Educação de Campo Erê, para definir o que deve ser feito depois que o trabalho estiver concluído. Uma sugestão é tornar o local um ponto de visitação turística, expondo fotos, dados e contando a história e a finalidade do monumento. Os documentos da pesquisa ficam também à disposição de futuros estudos, podendo servir de base para mais projetos.
Pesquisa histórica vai ser feita em ainda mais um lugar do município. A parceria entre a Unochapecó, prefeitura de Campo Erê e o programa de bolsas de Santa Catarina fez um estudo para definir quais os dois pontos considerados mais históricos do município. Além dos “muros indígenas”, outro local de bastante destaque para o passado da região são as “Aguinhas de João Maria”, na linha Faxinal. A pesquisadora MIRIAN CARBONERA, explica que as aguinhas já foram bastante mexidas pela população nos dias mais atuais e em estudos antigos, e por isso não vão receber o trabalho arqueológico. Depois de juntar as informações, as ações se voltam em conservar e deixar os dois locais a disposição de quem queira conhecer.
Administração de Palma Sola trabalha no Plano Diretor. Ao lançar o projeto, o prefeito CLEOMAR MANTELLI explicou a população que se trata de um planejamento especialmente para a cidade para os próximos 20 anos. A prefeitura está organizando esse lançamento a vários meses e quer a colaboração de todos os integrantes dos grupos de trabalho. KIKO diz que se esse projeto já estivesse concluído, muitos problemas seriam evitados, como a construção de casas em áreas de sanga ou de vegetação permanente. MARCO BISSANI é arquiteto e urbanista da empresa que venceu a licitação. Ele também esteve na audiência pública para o lançamento.
Plano Diretor vai passar por uma lei municipal e terá a finalidade de organizar o crescimento e desenvolvimento da cidade e também da zona rural de Palma Sola. De acordo com MARCO BISSANI, o primeiro passo é identificar a situação. O Estatuto da Cidade trará as diretrizes gerais para elaboração do Plano. Quando o planejamento o aprovado na Câmara de Vereadores, vai passar para a etapa de gestão. BISSANI salienta que o crescimento traz benefícios para muitas pessoas, mas também problemas para outros. A prefeitura vai se programar para afazer os investimentos para os próximos anos. Cada município tem uma forma de tratar o seu território.
A elaboração do Plano Diretor de Palma Sola poderá causar alguns conflitos, mas até isso é necessário. MARCO BISSANI, arquiteto e urbanista que vai trabalhar o projeto, explica que são várias fases: plano de trabalho, levantamento de dados, leituras do diagnóstico, analise das propostas e finalmente a decretação do projeto de lei. O prefeito KIKO está bastante otimista e orgulhoso pelo Plano Diretor de Palma Sola ser realizado no seu mandato.
Administração Municipal de Campo Erê vai destinar 431 mil reais para terceirização da revitalização da estrada da Área Nova e Camargo. O anúncio é da prefeita ROZANE MOREIRA. Ela aproveita sua viagem a Florianópolis, inclusive, para pedir, na Secretaria da Infraestrutura Rural, liberação de recurso para fazer o mesmo trabalho em outras estradas importantes do município. A prefeitura vai dar continuidade as pavimentações com asfalto e pedras irregulares no perímetro urbano. A cidade tem ainda muitas ruas de chão batido. A idéia é fazer pelo menos 1 quilômetro de asfalto a cada 6 meses, na sua gestão.
Administração Municipal de Campo Erê quer estender a rede alta de energia do bairro Primavera até o portal. A prefeita ROZANE MOREIRA informa também, que quer dar continuidade ao Projeto de Eficiência Energética, que existe desde o início de seu mandato. A ideia é substituir todas as lâmpadas amarelas por LED. Além de haver dificuldade de encontrar material para reposição, o antigo não ilumina tão bem e consome muito. A expectativa da prefeita é que a Eletrobras aprove um investimento que pode chegar a 1 milhão e meio de reais para substituir todas as lâmpadas de Campo Erê pela tecnologia moderna.
Depois de diversos impasses, fronteira é reaberta oficialmente. Aconteceu na manhã de hoje por volta das 09 horas e 10 minutos a abertura oficial da fronteira entre Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen. Estiveram presentes na liberação, autoridades argentinas e brasileiras. Todas as informações sobre protocolos e o que de fato será exigido para atravessar a fronteira está sendo debatido na manhã desta terça entre a Receita e Polícia Federal brasileira e autoridades de Irigoyen.
Mas aqueles que queiram entrar no país vizinho devem ter o esquema de vacinação contra Covid-19 completo, as duas doses da vacina ou a dose única. Também será solicitado teste PCR negativo de até 72 horas. A fronteira estava fechada desde março do ano passado - quando começou a pandemia - e a partir desta terça está reaberta novamente para a travessia de pessoas, desde que seja morador de municípios fronteiriços.
Homem tenta fugir, mas acaba preso por tráfico de droga. Por volta das 22 horas da noite de ontem policiais militares faziam patrulhamento pela Rua Fortaleza, bairro Cantelmo, em Francisco Beltrão, quando viram que um homem começou a fugir pulando muros ao ver a viatura. Os policiais acompanharam o homem a pé e conseguiram o deter. Numa pochete foram encontradas oito porções de crack e duas de maconha, e ele confirmou que estava vendendo as drogas. Ao o acompanharem até sua casa os policiais encontraram mais pedras de crack, 130 reais em dinheiro e ainda um pé de maconha que estava sendo cultivado num cômodo da casa. As 19 pedras de crack totalizaram 3,8 gramas, e de maconha foram 17 gramas apreendidas. O homem foi preso por tráfico e entregue na 19ª SDP.
Jovem fica ferido em colisão entre moto e ônibus. O acidente aconteceu no início da noite de ontem em Francisco Beltrão, no bairro Vila Nova. O condutor da moto sofreu ferimentos e foi encaminhado para atendimento médico por uma equipe do SAMU. No coletivo ninguém se feriu.
Carro e moto colidem no centro. Por volta das 17 horas e 25 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste atendeu na Avenida Brasil esquina com rua Rio de Janeiro a um acidente de trânsito envolvendo carro e moto. O condutor da motocicleta, estava consciente e orientado. Ele apresentava escoriações generalizadas e suspeita de fratura na perna. Após atendimento, a vítima foi imobilizada e conduzida ao Hospital da Fundação.
Motorista embriagado colide em canteiro de trevo em São Lourenço do Oeste. Uma saída de pista seguida de choque em canteiro foi registrada pela Polícia Militar Rodoviária na manhã de hoje, por volta de 10 horas e 35, em São Lourenço do Oeste. O acidente foi no trevo das SC-305 e SC-157. Conforme a polícia, o veículo Gol de São Lourenço do Oeste era conduzido por um homem de 65 anos, que não sofreu ferimentos. Ao realizar o teste do bafômetro, constatou-se que o motorista estava sob influência de álcool. Ele foi encaminhado à delegacia para providências cabíveis.