-SABATINA DE NOME INDICADO PARA O STF SERÁ NESTA SEMANA NO SENADO
-PLENÁRIO DA ALESC VOTA AMANHÃ SEGUNDO PEDIDO DE IMPEACHMENT DE MOISÉS
-APAE DEFINE NORMAS PARA POSSÍVEL RETORNO DOS ALUNOS A ESCOLA
-JUSTIÇA ANALISA IMPUGNAÇÕES DE CANDIDATURAS EM ITAPIRANGA
-CANDIDATOS A PREFEITO DE ITAPIRANGA APRESENTAM PROPOSTAS EM DEBATE
-LADRÕES INVADEM APARTAMENTOS E FURTAM DINHEIRO E OBJETOS
-HOMENS FOGEM APÓS ATIRAR EM MORADOR NO CENTRO DE RIQUEZA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 33 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 62 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A economia da China cresceu quatro vírgula nove por cento no terceiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira. O resultado ficou abaixo das expectativas dos analistas consultados pela agência de notícias Reuters, que previam alta de cinco vírgula dois por cento. Os dados divulgados nesta segunda mostram que o avanço do Produto Interno Bruto do gigante asiático é de zero vírgula sete por cento nos primeiros nove meses do ano na comparação com 2019.
O mundo alcançou a marca de 40 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, apontou o monitoramento da Universidade Johns Hopkins dos Estados Unidos nesta segunda-feira. O número de mortos pela Covid-19 desde o início da pandemia em todo o planeta passa de um milhão e cem mil. Segundo o levantamento, o país com o maior número absoluto de casos continua sendo os Estados Unidos, com mais de oito milhões e cem mil. Em seguida, vem a Índia, com mais de sete milhões e meio. O Brasil aparece em terceiro lugar, com mais de cinco milhões e 400 mil registros do coronavírus desde o início da pandemia.
A presidente interina da Bolívia, JEANINE AÑEZ, disse nesta segunda-feira que o candidato de esquerda, LUIS ARCE, venceu as eleições presidenciais em primeiro turno. O candidato do partido de EVO MORALES aparece como vencedor em duas pesquisas de boca de urna. Mesmo sem o resultado oficial, ARCE já comemorou a vitória nas eleições. No Twitter, ele agradeceu o apoio e a confiança do povo boliviano. ARCE citou que a democracia foi recuperada e vai trabalhar para retomar a estabilidade e a paz social.
O número de registros de armas de fogo em poder de colecionadores, atiradores e caçadores no Brasil mais do que dobrou em 2020. Na comparação com o ano anterior, houve um aumento de 120 por cento. O total de armas registradas no sistema da Polícia Federal, onde são incluídas aquelas compradas por cidadãos comuns, sem registro de colecionador ou prática esportiva, também cresceu: de 2017 para 2019 houve um crescimento de 65 por cento nos registros ativos. Apesar disso, as apreensões de armas de fogo caíram: a queda foi de um virgula nove por cento nas operações da Polícia Rodoviária Federal e de zero vírgula três por cento nas apreensões feitas pelas polícias estaduais em 2019, na comparação com 2018. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado neste domingo.
O Senado terá uma segunda semana de esforço concentrado para a sabatina de autoridades a partir desta segunda-feira. Pelo menos 14 autoridades serão sabatinadas para aprovação dos senadores. Entre elas está o desembargador KASSIO NUNES MARQUES, indicado pelo presidente JAIR BOLSONARO para integrar o Supremo Tribunal Federal. Também estão na lista nomes para o Tribunal de Contas da União, para a Comissão de Valores Mobiliários e para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo com a programação, a sabatina de KASSIO NUNES MARQUES ocorrerá na Comissão de Constituição e Justiça na quarta-feira a partir das oito horas. O juiz do Tribunal Regional Federal foi indicado para a vaga deixada pelo ministro do STF CELSO DE MELLO, que se aposentou em 13 de outubro.
O comando da Câmara dos Deputados quer acelerar a discussão para aprovação até o fim do ano do plano de reequilíbrio das contas dos Estados e municípios para 2021 começar com menor pressão nessa área fiscal. Em troca de um ajuda da União para conseguir mais crédito e suspensão da dívida, governadores e prefeitos devem se comprometer com medidas de ajuste. O relator MAURO BENEVIDES antecipou que vai fixar uma multa de dez por cento sobre o valor da dívida que deixar de ser paga pelo Estado para governadores que não cumprirem as contrapartidas de ajustes. O parecer também vai prever corte de 10 por cento dos incentivos fiscais por ano durante três anos, totalizando 30 por cento além de aprovação de reforma da Previdência para os Estados que não fizeram até agora.
O presidente da Aurora Alimentos, MÁRIO LANZNASTER, morreu neste domingo em Chapecó, no Oeste catarinense. Ele estava internado e desde 2018 tinha a saúde debilitada por causa de um tumor no fígado. O Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Chapecó decretaram luto oficial de três dias. Entidades lamentaram a morte do empresário, que também era vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina. LANZNASTER tinha 80 anos e trabalhou até 11 de outubro. Depois, ele foi internado para assistência médica e morreu às quatro horas e 23 minutos deste domingo no Hospital da Unimed de Chapecó.
A maioria das escolas da rede estadual segue elaborando o plano de contingência para garantir que o Apoio Pedagógico Presencial inicie com segurança para alunos e professores. O retorno das atividades presenciais está autorizado apenas nas escolas que estiverem em regiões em azul e amarelo na matriz de risco para Covid-19 do Governo do Estado e tiverem o plano de contingência aprovado pelo Comitê Municipal. Nas quatro regiões de Saúde em amarelo no mapa, ficam 13 Coordenadorias Regionais de Educação, que respondem por 205 escolas estaduais com Ensino Médio e público-alvo para frequentarem o Apoio Pedagógico Presencial ainda em 2020. Dos 14 mil alunos dessas regiões, mil 420 com dificuldades de aprendizagem e que não participaram do ensino remoto vão receber aulas de reforço.
O plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai analisar, nesta terça-feira, o segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS. A denúncia é por crime de responsabilidade no caso envolvendo a compra de respiradores com pagamento antecipado de 33 milhões. Na semana passada, a comissão especial aceitou o prosseguimento do pedido contra MOISÉS e arquivou a denúncia contra a vice-governadora. Amanhã a votação será em plenário e para que o processo continue, são necessários, ao menos, 27 votos, o que representa dois terços do total. Se passar pelo plenário, a próxima etapa é a formação do tribunal misto, com cinco desembargadores e cinco deputados, como ocorreu no primeiro pedido de impeachment.
Candidatos a prefeito de Itapiranga apresentam propostas no primeiro debate. Por duas horas, na tarde de sábado, ALEXANDRE RIBAS, da coligação Vamos Juntos Por Itapiranga e JORGE WELTER, da coligação Itapiranga Não Pode Parar, debateram ideias sobre diferentes temas para o desenvolvimento de Itapiranga nos próximos quatro anos. Os candidatos fizeram questionamentos e responderam perguntas sobre obras, servidores públicos, educação, saúde, agricultura e saneamento básico. Novo debate entre ALEXANDRE RIBAS e JORGE WELTER ocorre no dia sete de novembro. No próximo sábado, dia 24, o debate será entre os candidatos a prefeito de São João do Oeste, FERNANDO BISIGO e GENÉSIO ANTON.
Em sua apresentação o candidato ALEXANDRE RIBAS ressaltou que está consciente da responsabilidade de ser prefeito. Médico e empresário, natural de Ponta Grossa, Paraná, chegou em Itapiranga em 2007. Foi professor de medicina e exerce a profissão de médico há quase 20 anos. RIBAS diz que teve sucesso em todos os negócios que iniciou. É casado e pai de três filhas. JORGE WELTER, destacou que realiza o trabalho com amor porque gosta de ser prefeito. Nasceu e se criou em Itapiranga, é casado e pai de uma filha. Viveu a infância e adolescência em Itapiranga. Formado no curso de direito, é advogado desde 1992 relatou ter longa experiencia em gestão pública e tem projetos para mais quatro anos na administração de Itapiranga.
O candidato ALEXANDRE RIBAS quer ser prefeito porque se sente preparado, com experiência administrativa, tem compromisso com Itapiranga e meta de trabalhar por quatro anos sem pensar na reeleição. O candidato do Partido Progressista declarou no debate que pretende deixar para as próximas gerações um município mais seguro e ser prefeito de todos e por quatro anos. Conforme RIBAS é preciso pensar no bem estar das pessoas com valorização da cultura, investimento em infraestrutura e segurança necessária. O candidato afirma que vai atender com excelência todos os serviços públicos com prestação de contas claras. Salienta que é preciso valorizar os servidores públicos efetivos, dar continuidade dos programas e promover a reestruturação necessária.
O candidato JORGE WELTER quer ser prefeito porque ama a nossa terra e a nossa gente. Destaca a importânciado aprendizado que construiu na gestão pública e tem orgulho de poder ajudar. O candidato do MDB destaca os investimentos feitos nas associações comunitária, e o sucesso na liberação de alvarás de construção em áreas de APP resultando em construções de prédios e casas. WELTER aponta que é preciso garantir que o agricultor vai receber crédito agrícola e seguir investindo nas propriedades. Salienta que Itapiranga está no rumo certo e deseja continuar sendo prefeito para dar sequência ao projeto implantado. WELTER cita inovações e valorização com incentivos na indústria, comércio e setor agropecuário.
No debate eleitoral promovido pela Rádio Itapiranga na tarde de sábado, o candidato ALEXANDRE RIBAS falou sobre a valorização do servidor público. Segundo ele o grande beneficiado é o munícipe. Destaca que é preciso desinchar a máquina pública com melhor aproveitamento do quadro efetivo, sem excesso de contratações. RIBAS afirma que o atual governo aumento os cargos de confiança. O candidato diz que é preciso adotar forma participativa aumento a responsabilidade dos servidores qualificados. Enfatiza ainda a implantação de um programa de qualificação e incentivo a produtividade com políticas de formação continuada para os servidores de todas as secretarias, além de orientações aos funcionários sobre ações desenvolvidas. Para RIBAS, é preciso priorizar o trabalho em equipe, valorizando a qualidade de cada um com menos burocracia e mais agilidade na prestação dos serviços.
No tema sorteado JORGE WELTER falou sobre educação. Conforme o candidato do MDB, a educação é base para o desenvolvimento do ser humano. Enfatiza a valorização proporcionada para professores, diretores e demais servidores da educação. O candidato enaltece o sistema de educação infantil implantando com pedagogia humanizadora visando o desenvolvimento da criança desde os primeiros meses de vida. WELTER diz que é preciso cuidar dos servidores da educação, oportunizando a capacitação e afirmou que o modelo implantando na creche Pinguinho de Gente vai ser estendido para outras creches. Destaca ainda o vídeo monitoramento nas escolas para ampliar a segurança. WELTER valoriza a formação continuada aos professores que levam o conhecimento as crianças e jovens e por isso a educação de Itapiranga já referência regional.
No assunto sobre saneamento básico, ALEXANDRE RIBAS, destacou que é um tema de saúde pública que interfere na qualidade de vida e desenvolvimento. O candidato do PP disse que é preciso realizar a ampliação e manutenção na rede de água potável, além de melhorar o sistema de coleta de esgoto e reciclagem de lixo. RIBAS citou a implantação do programa Cidade Limpa, além da construção de nova estação de tratamento de água da cidade e ainda aumentar a reserva de água na cidade e interior. No tema, saúde, o candidato JORGE WELTER destacou o investimento de 53 milhões de reais em quatro anos. Como projeto está o centro de especialidades médicas em parceria com o Instituto Santé. O candidato do MDB cita a implantação de novos serviços e novas especializardes nas mais diversas áreas. WELTER destaca a confirmação de Itapiranga como polo microrregional na área de saúde. Zerar as filas de espera para cirurgias é outra meta.
No bloco de questionamentos entre os candidatos, ALEXANDRE RIBAS apontou arrecadação de 250 milhões de reais em quatro anos e cobrou aplicação dos recursos. JORGE WELTER afirmou que tudo está no Portal da Transparência com valores destinados para educação e saúde, além de 47 por cento para folha de pagamento. Segundo o candidato, este ano está ocorrendo aplicação de quase nove milhões de recursos públicos e os funcionários sabem onde está indo o dinheiro. Segundo WELTER, as obras públicas em 2020 terão convênios de 15 milhões e o total de quase 23 milhões de reais em investimentos. Na sua réplica, ALEXANDRE RIBAS disse que Itapiranga teve quase 27 milhões a mais que o orçamento inicial e faltou planejamento e visão empreendedora. Segundo RIBAS, são poucas obras do governo e muitas seguem inacabadas. Aponta como exemplos a falta e construção do asfalto da fronteira e nos centros comunitários.
JORGE WELTER questionou sobre obras públicas e planejamento para os próximos quatro anos. ALEXANDRE RIBAS destaca a criação de uma secretaria de planejamento com projetos reais e que saiam do papel, começar os asfaltos necessários, retomar o Asfalto da Fronteira e da Beira Rio. Segundo RIBAS, será formada uma equipe técnica competente, comprometida e com muita vontade de trabalhar para realizar as ações que o município necessita para o seu desenvolvimento. Na sua réplica, JORGE WELTER afirma que recebeu obras inacabadas e sem planejamento, como a creche e escola de Santa Fé que estava indeferida e nem autorizadas para a edificação. Já a escola de Santo Antônio estava inacabada, assim como a estação de tratamento de tratamento de esgoto. WELTER afirma que várias obras do atual governo não estão com os contratos vencidos e não são inacabados.
Revitalização da Avenida Uruguai foi assunto no debate eleitoral da Rádio Itapiranga. O candidatoALEXANDRE RIBAS perguntou sobre a promessa de cartão postal da cidade e questionou quantos metros estão concluídos. JORGE WELTER respondeu que não foi por falta de planejamento, pois em 2014 governador RAIMUNDO COLOMBO ficou de mandar dinheiro e ainda autorizou novo projeto em 2017, porém foi preciso buscar os recursos no programa Avançar Cidades em 2018. WELTER observou que a câmara de vereadores aprovou o projeto, porém o presidente resolveu fazer audiência pública e atrasou o inicio da obra. Garantiu ainda que a obra será concluída e entregue para a população. Na réplica ALEXANDRE RIBAS lembrou que o município arrecadou 250 milhões em quatro anos e não teve 12 milhões de reais para a revitalização da Avenida Uruguai, sendo preciso financiamento com juros e pagamento em oito anos.
Em seu momento de pergunta, JORGE WELTER questionou sobre habitação. O candidato ALEXANDRE RIBAS disse que Itapiranga registra falta de projeto habitacional e que é preciso agilizar a legislação para condomínios horizontais e principalmente construções de interesse social. Conforme RIBAS, é necessário legalizar lotes da Vila São Pedro e São Paulo. Citou ainda que a habitação é um dos gargalos para o desenvolvimento de Itapiranga. Na sua réplica, o candidato JORGE, afirmou que Itapiranga superou os problemas de uma ação civil pública e permitiu a regularização fundiária. WELTER destaca que em um ano e meio conseguiu liberação e a solução de problemas de pessoas que gostariam de investir. Outra ação destacada está a escrituração de terrenos.
CAESP Doce Esperança de Tunápolis e Santa Helena define normas para possível retorno dos alunos a escola. Segundo a diretora da escola especial, LORENI ALBAN, na última semana os profissionais da escola, com a contribuição das famílias, trabalharam na elaboração do Plano de Contingência, que define as normas para o possível retorno das aulas presenciais no começo do próximo ano. Ela cita que o plano será entregue para avaliação ao comitê municipal nesta terça-feira, e com a aprovação, serão definidas as próximas etapas e analisada a possibilidade de quais alunos poderão retornar a escola. Caso isso ocorra, a diretora lembra que vários materiais e equipamentos de segurança para evitar a transmissão do vírus terão que ser adquiridos. LORENI lembra que para esta semana está sendo organizada uma visita pela equipe de professores na casa dos alunos, para realizar a entrega do material impresso, mas também para conversar com as famílias.
Atendimento multiprofissional contribui no diagnóstico e tratamento de pacientes com problemas de saúde mental. Segundo a médica do CAPS de Mondaí, VANESSA SCHMITD, a pandemia trouxe aumento na demanda de atendimentos, tanto no Centro de Atenção Psicossocial como na ala de saúde mental do hospital. A médica explica que se percebeu um aumento de crises nervosas, ansiedade e depressão, tanto de pessoas que já são usuárias do CAPS, mas também por novos pacientes que passaram a apresentar este quadro. Conforme a médica, no CAPS e no hospital os pacientes recebem acompanhamentos diferentes, mas a medicação usada é semelhante, somente com alteração na dose. VANESSA ressalta que no CAPS inicialmente o paciente passa pela triagem da enfermeira, é encaminhado para psicóloga e depois para o médico. É feito o uso de medicamentos no tratamento dos pacientes em casa, sempre que houver a necessidade.
Já na ala psiquiátrica do hospital, a médica comenta que é possível acompanhar o paciente durante todo o dia, já que ele permanece internado. A profissional percebe que ainda há muita resistência no uso de medicamentos, pois muitas vezes o tratamento não é feito até o final, o que atrapalha na obtenção de melhores resultados. VANESSA SCHMITD diz que o erro dos pacientes é estar usando os remédios, apresentar melhora no quadro de saúde, e por isso parar de usar os remédios. Ela lembra que tanto o início como o final do tratamento devem ser feitos por orientação médica. A profissional ressalta que como os remédios são usados principalmente em função de problemas de saúde mental, a orientação é que as famílias estejam atentas a mudanças bruscas de comportamento, como agressividade e desânimo, e buscar ajuda profissional.
Justiça analisa impugnações de candidaturas na comarca de Itapiranga. O Cartório Eleitoral de Itapiranga registra trabalho intenso nas próximas semanas. Preparação para eleições de 15 de novembro abrange quatro municípios. Registros de candidaturas ainda estão pendentes. Depois dos pedidos feitos online, a equipe precisa fazer análises para a confirmação dos nomes. Conforme o Chefe do Cartório Eleitoral, BRUNO LOPES MARRONI, foram 190 inscrições incluindo partidos e coligações, sendo 163 candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito. Metade dos processos foram analisados e o restante segue pendente. MARRONI explica que foram feitas cinco impugnações de candidaturas a câmara de vereadores, sendo três de Itapiranga, um de Tunápolis e um de Iporã do Oeste. Entre as irregularidades constatadas estão de candidato inelegível por condenação e dupla filiação.
O Chefe do Cartório informa que o prazo de defesa e julgamento encerra no dia 26 de outubro. O cartório tem abrangência em Itapiranga, Iporã do Oeste, Tunápolis e São João do Oeste. De acordo com BRUNO LOPES MARRONI, o prazo para impugnação foi de cinco dias após o registro de candidatura. Os candidatos que foram indeferidos, tiveram sete dias para apresentarem defesa após a notificação. O juiz da comarca pode conceder prazo maior para alegações finais dos candidatos que tiveram o registro indeferido. Segundo MARRONI, é possível reverter, pois a defesa pode apresentar elementos diferentes da situação que causou a impugnação. Ressalta que o objetivo é definir a situação antes do prazo final.
Homem é preso por violência doméstica no interior de Itapiranga. Foi na noite de sábado. A guarnição da Polícia Militar constatou crime previsto na Lei maria da Penha em que um homem de 39 anos agrediu sua companheira de 42 anos. Ele foi preso em flagrante e entregue ao plantão da Polícia Civil. A PM de Itapiranga também intensificou no fim de semana a fiscalização sobre exigência de prevenção a Pandemia da Covid-19. Nenhum registro de irregularidade foi constatado. Os policiais também receberem diversos chamados devido a perturbação do sossego público.
Dois homens são presos por agredirem companheiras./Na noite de sexta-feira, por volta das 22 horas, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de violência doméstica, no interior de Riqueza. A PM foi informada que um homem chegou em casa embriagado e colocou fogo em um aparelho de celular e ameaçou familiares com uma espingarda de pressão. O homem foi preso pela PM e a espingarda de pressão apreendida. Na mesma noite, mas em SMOeste, a Polícia Militar do município atendeu outra ocorrência de violência doméstica, com lesão corporal na Rua Eduardo João Agostini, bairro Agostini. No local ouve um desentendimento entre um casal, e o homem agrediu a mulher causando lesões aparentemente leves. A mulher foi conduzida para atendimento médico e o homem foi preso.
Rodovia é interditada para remoção de caminhão. A Polícia Militar Rodoviária informou neste domingo que a rodovia SC 305, em Guaraciaba, seria interditada. O trecho fica entre o trevo de acesso da BR 163 e a ponte do Rio das Antas, divisa do município de Anchieta e Guaraciaba. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária realizou a sinalização do local, para retirada de um caminhão que teve uma saída de pista ainda no dia nove deste mês. Após os trabalhos de remoção do veículo a pista foi liberada por volta das 15 horas.
Mulher é detida pela PM após colidir com carro em poste. A colisão em um poste foi registrada na noite deste sábado, na rua Arno Erich Schwambach, bairro São Jorge em São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem da Peperi, a mulher conduzia um Stylo com placas de São Miguel, quando colidiu em um carro, entrou no bairro e se chocou em um poste de energia. A Polícia Militar foi acionada e fez todos os levantamentos, constatando que a condutora estava em visível estado de embriaguez. Após isso, a mulher foi detida e conduzida à delegacia para os encaminhamentos necessários. /
Caminhão destrói rotatória e condutor foge do local. Uma rotatória que ficava no cruzamento das ruas Rui Barbosa com a Sete de Setembro foi destruída na tarde deste domingo, após um caminhão colidir na estrutura e fugir do local. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Portal Peperi, o condutor do caminhão estava em alta velocidade, bateu na rotatória e fugiu sentido bairro Salete. A PM foi acionada, mas não encontrou o caminhão. Populares pegaram a placa do veículo, repassaram a PM que elaborou o boletim de ocorrência. A Polícia Civil vai investigar o caso e condutor responderá por dano ao patrimônio público.
Ladrões invadem apartamentos e furtam dinheiro e objetos em SMOeste. Dois apartamentos do andar térreo foram invadidos por ladrões na tarde deste domingo, em um condomínio na Rua Sete de Setembro, em São Miguel do Oeste. De acordo com informações obtidas pelo Portal Peperi, os moradores ao chegar em casa notaram que os apartamentos haviam sido invadidos e que dinheiro e objetos haviam sido furtados. A suspeita é que os criminosos tenham invadido o local pelas janelas dos banheiros. A PM foi acionada e confeccionou o boletim de ocorrência. A Polícia Civil vai investigar o fato.
Comerciante de Descanso é ameaçado e PM apreende faca em carro conduzido por adolescente. Na noite de sábado a Polícia Militar foi acionada em função de que três homens estavam ameaçando um comerciante com uma faca na Rua Santo Estanislau, em Descanso. O comerciante fechou a porta e os homens ameaçavam que iriam atirar caso não abrisse. Ele acionou a PM e aos autores saíram do local. A Polícia Militar, com base nas características do veículo e dos autores, em rondas localizou e abordou o veículo, onde havia seis pessoas. No carro havia uma faca de aproximadamente 25 centímetros que estava sobre o tapete do motorista. O condutor do veículo e autor das ameaças era adolescente. Foi acionado o Conselho Tutelar para acompanhar a ocorrência e confeccionadas as notificações de trânsito e o boletim de ocorrência com as ameaças.
Homens fogem após atirar em morador no centro de Riqueza. Às 18 horas de sábado a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de homicídio na Rua Duque de Caxias, centro de Riqueza. No local foi feito contato com um vizinho da vítima que informou que dois homens chegaram em uma moto e entraram na casa de seu vizinho e efetuaram vários disparos e depois deixaram o local usando capuz. Em função disso não foi possível identificar os autores e nem ver a placa da moto. Quando a guarnição chegou no local o homem já havia sido encaminhado para o hospital de Chapecó. Foram colhidos os dados e adotados os procedimentos pertinentes para a solução do caso.