ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 19/09/2025

GLOBO EM FOCO – 19/09/25

-TOFFOLI DÁ 10 DIAS PARA CÂMARA EXPLICAR TEXTO DA PEC DA BLINDAGEM

-SANTA CATARINA MANTEM LIDERANÇA NACIONAL NA CRIAÇÃO DE SUÍNOS

-VEREADOR APRESENTA PROPOSTA PARA PROIBIR A IMPORTAÇÃO DE LEITE

-CEJA AMPLIA UNIDADES DESCENTRALIZADAS PARA MAIS DOIS MUNICÍPIOS

-SJO ANUNCIA COMPRA DE ÁREAS DE TERRA PARA ABERTURA DE RUA e ÁREA INDÚSTRIAL

-HOMEM É CONDENADO POR ATROPELAMENTO EM POSTO DE COMBUSTÍVEL

-TRÊS HOMENS SÃO PRESOS POR MORTE DE IDOSA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e poucas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 32 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e 25 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0036 centavos.

O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, afirmou nesta quinta-feira que mais de 700 mil soldados russos estão lutando na linha de frente na Ucrânia. PUTIN fez o comentário durante uma reunião televisionada com importantes parlamentares russos. Ele havia sido perguntado sobre a criação de cotas para veteranos de guerra ocuparem cargos no serviço público. No encontro, o presidente russo também afirmou que o país está deliberadamente desacelerando seu crescimento econômico para diminuir a inflação, mas que está longe de uma recessão. A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território do país vizinho.

Os Estados Unidos vetaram nesta quinta-feira um projeto de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que exigiria um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente em Gaza. A medida recebeu 14 votos na ONU e exigiria que Israel suspendesse todas as restrições à entrega de ajuda ao enclave palestino. O texto, redigido pelos 10 membros eleitos do conselho de 15 membros, também exigiria a libertação imediata, digna e incondicional de todos os reféns mantidos pelo Hamas e outros grupos. Essa foi a sexta vez que os Estados Unidos usaram o poder de veto no Conselho de Segurança durante a guerra de quase dois anos entre Israel e os militantes palestinos do Hamas.

Senadores dos Estados Unidos protocolaram nesta quinta-feira um projeto de lei que visa derrubar as tarifas aplicadas por DONALD TRUMP sobre produtos brasileiros. Ainda não há data prevista para a votação da proposta. O projeto foi apresentado por cinco senadores, sendo quatro da oposição e um do mesmo partido de TRUMP. Em comunicado conjunto, eles afirmaram que as tarifas contra o Brasil podem elevar os preços de alimentos e prejudicar a economia americana. O líder da minoria no Senado, o democrata CHUCK SCHUMER, afirmou que TRUMP tem apostado em uma “guerra comercial” para defender uma agenda política, em vez de reduzir custos aos americanos.

Após uma queda histórica, o trabalho infantil voltou a crescer em 2024, registrando alta de dois vírgula um por cento. Dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE indicam que pelo menos um milhão 650 mil crianças e adolescentes brasileiros, entre 5 e 17 anos, estavam nessa situação. O total representa quatro virgula três por cento dos jovens dessa faixa etária, que somam ao todo 37 milhões e 900 mil no país. Apesar do aumento, o índice permanece abaixo do que foi registrado entre 2016 e 2022. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o trabalho infantil é definido como aquele que é “perigoso e prejudicial à saúde ou ao desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças” ou que compromete a escolarização.

O deputado PAULINHO DA FORÇA do Solidariedade, relator do projeto de anistia em discussão na Câmara, participou na noite desta quinta-feira de um jantar em São Paulo ao lado do ex-presidente MICHEL TEMER e do ex-senador AÉCIO NEVES do PSDB. No encontro, PAULINHO apresentou a proposta que batizou como “PL da Dosimetria”, sinalizando que deve optar por um relatório que reduza penas em vez de conceder uma anistia ampla e irrestrita. PAULINHO foi escolhido pelo presidente da Câmara, HUGO MOTTA do Republicanos para conduzir a relatoria do projeto. Na terça-feira, a Câmara aprovou a urgência da proposta, o que permite que a votação ocorra a qualquer momento no plenário. A base do debate é o projeto de autoria de MARCELO CRIVELLA do Republicanos, apresentado em março de 2023.

O ministro DIAS TOFFOLI, do Supremo Tribunal Federal, deu prazo de 10 dias para que a Câmara dos Deputados apresente informações sobre a tramitação da chamada PEC da Blindagem, proposta que muda a Constituição para estabelecer proteções aos parlamentares diante de investigações e processos penais. TOFFOLI é o relator de uma ação do deputado KIM KATAGUIRI do União Brasilque quer suspender o andamento da PEC. Após as explicações, o ministro deve decidir sobre o pedido para barrar a tramitação da proposta. O prazo para a prestação de informações é uma etapa prevista na lei para o tipo de ação apresentada pelo parlamentar, um mandado de segurança. O deputado questiona a validade da proposta de emenda à Constituição que aumenta a blindagem judicial para deputados e senadores.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina foi aceita pelo STF como terceiro interessado na ação que questiona a validade do Código Ambiental do estado. Na decisão, o ministro GILMAR MENDES considerou a relevância da questão constitucional discutida e a representatividade adequada da postulante. Assim, a FIESC poderá participar do processo, apresentando memoriais e realizando sustentação oral. MENDES atendeu a pedido realizado pela Federação no último dia 5 de agosto, quando apresentou um levantamento que mostra que a proibição de atividades agrossilvipastoris em áreas entre 400 e mil e 500 metros de altitude, como defende a Procuradoria Geral da República, ameaçaria 244 mil empregos e poderia reduzir o PIB estadual em 17 bilhões de reais.

O valor total da produção agrícola catarinense foi de aproximadamente 19 bilhões e 500 milhões de reais em 2024. O dado representa uma queda em relação ao ano anterior, que atingiu 22 bilhões e meio de reais. As informações são da Produção Agrícola Municipal de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Santa Catarina ocupa a décima primeira colocação entre todos os estados brasileiros, uma posição abaixo de 2023. Os dados consideram todos os produtos pesquisados pelo IBGE tanto de lavoura temporária quanto permanente. Santa Catarina participa com dois virgula cinco por cento do valor da produção nacional. Em 2023, a participação era equivalente a dois vírgula oito por cento.

Santa Catarina manteve a liderança nacional na criação de suínos, com nove milhões e 300 mil cabeças em 2024, apontou a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE, divulgada nesta quinta-feira. O município catarinense com maior destaque na criação dos suínos é Concórdia, no Oeste do Estado, com 517 mil cabeças. A cidade se destaca como quarta maior produtora entre as cidades brasileiras. O Estado também aparece em primeiro nas matrizes de suínos, com um milhão de cabeças. Braço do Norte se destaca, com 55 mil e 400 cabeças, sendo o terceiro município brasileiro no ranking. Embora tenha havido queda com relação a 2023, Santa Catarina segue ocupando o quarto lugar no rebanho de galos, galinhas e frangos de corte.

O Vereador do MDB, VALDAIR DAHMER, busca a proibição da importação de leite do governo federal e a manutenção do preço. O valor do preço do leite está em baixa e gera bastante preocupação para os produtores. A UVESC, União dos Vereadores de Santa Catarina, está juntando moções de apelo para enviar a deputados estaduais, federais e ao governo federal. Conforme o Vereador, o Brasil compra leite de outros países, que possuem custo menor do que a produção interna brasileira. O leite mais barato, gera uma competição desigual com os produtores brasileiros. Desta forma, ocorre redução no número de propriedades na pecuária. DAHMER cita que em 2010, Itapiranga possuía mil produtores de leite, agora, está na faixa de 500.

VALDAIR DAHMER defende a valorização dos produtores rurais. Para ele, Brasília precisa encontrar formas de manter o produtor na atividade, com rentabilidade. Segundo ele, os investimentos são altos e a valorização do preço, com quedas acentuadas nas semanas anteriores, geram muita dúvida na produção. A compra de insumos estrangeiros pode prejudicar muito o agronegócio do país, em especial no estado de Santa Catarina. Além disso, DAHMER destaca que os produtores enfrentam fiscalização exigente, para entregar os produtores de maior qualidade. Ele comenta que não sabem a qualidade do leite importado, nem a forma de fiscalização.

A União dos Vereadores de Santa Catarina articula com as câmaras de vereadores para o envio de moções de apelo ao governo federal sobre o preço do leite. No mês de agosto, a entidade enviou um pedido estadual, com 450 assinaturas, para a manutenção do preço e proibição da importação. Agora, as câmaras municipais reforçam este documento. Conforme a Presidente da UVESC, MARCILEI VIGNATTI, o agricultor catarinense necessita de apoio federal para manter a atividade. Ela destaca que a cadeia leiteira é muito importante e está sofrendo ano após ano com quedas no preço e aumento de cobranças. A preocupação com custo de produção, adequação de estruturas, mão de obra e preço pago ao produtor é bastante elevada.

Para evitar a proibição da importação, a UVESC solicita que ao menos ocorra subsídio para a produção interna. Desta forma, o valor seria competitivo com a produção externa e teria certa rentabilidade ao produtor. Conforme MARCILEI VIGNATTI, a produção de alimentos é uma atividade estratégica e deve receber apoio. O diálogo deve ser, além do governo federal, com indústrias que adquirem leite importado. A busca pelo mais barato torna a competição desigual e gera muitos problemas. Ocorrem contatos com deputados estaduais e federais para iniciar pressão no governo para que considera novas medidas.

As secretarias de Saúde e de Educação de São João do Oeste desenvolveram o projeto “Telas com Cautela”, voltado à conscientização de alunos do pré-escolar ao sexto ano e do CAESP-APAE sobre os impactos do uso excessivo de celulares, computadores, videogames e televisores, especialmente entre crianças e adolescentes. A ação integra o Programa Saúde na Escola e foi uma iniciativa dos setores de psicologia, de fisioterapia e das agentes comunitárias de saúde do município. As atividades foram desenvolvidas de terça a quinta-feira. Conforme a psicóloga, KARINE DELLBRÜGGER, o objetivo da iniciativa foi estimular a reflexão dos impactos que o uso excessivo de telas a longo prazo pode gerar na saúde física e mental e estimular hábitos mais saudáveis, promovendo momentos de convivência em família, incentivo à leitura, prática de esportes e maior equilíbrio entre o mundo digital e as relações do dia a dia.

A secretária de saúde, CLEIDE REMPEL, informou que foram elaborados materiais informativos aos pais para orientar sobre o uso consciente de telas. De acordo com ela, os profissionais de saúde alertaram que o uso sem limite das telas pode trazer consequências como dificuldades de concentração, distúrbios do sono, ansiedade e problemas de visão. Conforme a Secretária, esses impressos também visam ajudar crianças, jovens e adultos a encontrar um equilíbrio entre os benefícios do mundo digital e a importância do contato humano. O Programa Saúde na Escola promove ações de saúde integradas à atenção básica do Sistema Único de Saúde, contribuindo para o desenvolvimento integral e o exercício da cidadania.

A Prefeitura de Tunápolis recebeu recentemente quatro máquinas novas e três veículos para reforçar o trabalho do setor de obras. Conforme o vice-prefeito, LOIVO ZOZ, com a nova frota, a administração conseguiu formar até três equipes diferentes para atender as demandas do interior. Uma delas atua na manutenção dos acessos. Outra se dedica à limpeza, alargamento das estradas, cascalhamento e colocação de tubos. Já a terceira equipe é responsável pelo patrolamento das estradas com as patrolas. Segundo o vice-prefeito, LOIVO ZOZ, a prioridade é melhorar as chamadas estradas gerais, que são muito utilizadas pela população.

O vice-prefeito de Tunápolis LOIVO ZOZ, destaca que a intenção é atender todas as comunidades, mas pede compreensão da população, já que os trabalhos precisam seguir uma ordem estabelecida pelo cronograma de trabalho. O vice-prefeito chama atenção que algumas estradas serão atendidas primeiro, outras mais adiante. LOIVO reforça o compromisso de dar melhores condições de tráfego para quem vive e circula pelo interior de Tunápolis.

CEJA de Itapiranga tem proposta para ampliar unidades descentralizadas em mais dois municípios. Formação de turmas depende do interesse dos moradores em seguirem estudos. O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Itapiranga está estabelecendo novas parcerias em busca da formação de turmas de alunos. Em São João do Oeste, ocorre o envolvimento da Secretaria Municipal da Saúde que utiliza as agentes comunitárias no contato com as famílias da cidade e interior. Em Tunápolis a parceria ocorre com os profissionais do CRAS. Conforme a Diretora do CEJA, LOVA SCHAEFER, o objetivo é identificar público para concluir o ensino fundamental ou médio e formar novas turmas.

A Diretora do CEJA destaca que as unidades descentralizadas nestes dois municípios estão desativadas no momento. A Diretora lembra que é exigido o número mínimo de alunos, com turmas a partir de 15 estudantes para o ensino fundamental e médio. LOIVA também avalia a possibilidade de ofertar aula de português visando atender estrangeiros que estão residindo nos municípios de Tunápolis e São João do Oeste. No momento o CEJA de Itapiranga possui atividades externas em Santa Helena e Iporã do Oeste. Conforme LOIVA SCHAEFER, na sede do CEJA, em Itapiranga, ocorrem aulas de Língua Portuguesa para estrangeiros, além de turmas do ensino médio e fundamental. Em Tunápolis vai ocorrer uma mobilização no dia 13 de outubro, com entrega de material de divulgação das atividades do CEJA.

São João do Oeste vai investir 600 mil reais na aquisição de terras para obras públicas. A Câmara de Vereadores de São João do Oeste aprovou na sessão desta semana a incorporação de duas áreas de terra no patrimônio do município. Objetivo é promover melhorias em rua da cidade, além de espaço para instalação de empresas e reservatórios de água. Conforme o Prefeito SÉRGIO TEISEN, o investimento será de aproximadamente 600 mil reais. Na cidade, o município comprou uma área de terra para garantir prolongamento de uma rua e a interligação com outras vias. Foi investido 105 mil reais para indenização de uma área de 706 metros quadrados para prolongamento da Rua São Cristóvão, na frente do Clube Ipiranga. De acordo com o Prefeito, a compra ocorreu após decisão judicial sobre a propriedade da área de terra.

Na comunidade de Beato Roque, margem da SC 163 ocorreu a compra de seis mil metros quadrados, próximo a divisa com Itapiranga. Segundo SÉRGIO THESEN, o local de grande elevação, é adequado para instalação de reservatórios de água e desta forma vai facilitar o abastecimento para diversas famílias. Em períodos de estiagem consumidores enfrentam problemas com a falta de água. O Prefeito destaca que a partir deste investimento o problema será solucionado. Segundo THEISEN, também já ocorreu manifestação de empresário disposto a investir no local, visando geração de emprego e impostos ao município. Conforme o Prefeito, os questionamentos sobre valores é algo normal, pois ocorreu avaliação técnica e independente por uma empresa especializada. Reforça ainda o bom entendimento que possui com os vereadores.

SÉRGIO THEISEN informa ainda que na próxima semana viaja para Florianópolis em busca de recursos. Segundo ele, existem demandas que necessitam de um contato direto com o governo estadual visando agilizar liberação de recursos para investimentos essenciais em São João do Oeste. O Prefeito terá companhia Presidente da Legislativo, ADEMAR SCHNEIDERS. o Prefeito chama atenção para audiência com o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura, RICARDO GRANDO, para discutir investimentos em pavimentações. SÉRGIO THEISEN também aponta reuniões na Secretaria da Agricultura, Epagri e Secretaria da Fazenda. Conforme o Prefeito, a busca de recursos também será pauta com encontros que terá com diversos deputados.

Corro dirigido por idoso cai em ribanceira durante acidente em Itapiranga. A colisão envolveu um Corolla e um Polo por volta das sete horas e 10 desta sexta-feira, na ITG-070, em linha Laranjeira, interior de Itapiranga. O Corolla, era conduzido por um idoso, único ocupante do carro, que seguia no sentido interior para a cidade. Neste horário, o local possui baixa visibilidade por conta do sol, que atinge o rosto dos motoristas. O idoso perdeu o controle da direção do carro e colidiu com o Polo, que transitava no sentido contrário. Além do motorista de 30 anos, o Polo era ocupando por um passageiro, de 29. Com o impacto da colisão, o Corolla caiu em uma ribanceira. Ninguém se feriu.

O Tribunal do Júri da Comarca de Maravilha condenou o homem acusado pelo atropelamento e pessoas no pátio de um posto de combustível do município. O fato ocorreu na madrugada do dia 21 de setembro do ano passado. O réu possuía 28 anos e dirigia um Gol. Após 13 horas de julgamento, o Conselho de Sentença condenou o réu por embriaguez no trânsito e por cinco tentativas de homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e pelo recurso que dificultou a defesa das vítimas. A sentença fixou pena de 30 anos e 4 meses de prisão. De acordo com a denúncia, o réu estaria sob efeito de bebida alcoólica e teria conduzido seu veículo em direção às vítimas. Durante o ato, três pessoas foram atingidas diretamente e duas de raspão, todas sobreviveram. Ainda de acordo com a acusação, o réu teria derrubado uma placa, com seu carro, momentos antes, e teria se irritado com o fato de algumas pessoas terem rido dele.

Uma idosa de 63 anos ficou ferida após uma explosão provocada por um vazamento de gás em uma residência na Avenida Gustavo Fetter, no centro de Iporã do Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a vítima foi encontrada caída na cozinha, assustada e com queixa de dor no joelho esquerdo, além de relatar fraqueza. A mulher contou que estava preparando o almoço quando ouviu a explosão e caiu. Funcionários de uma empresa próxima ouviram o barulho e foram até a residência, encontrando ela no chão. Durante a avaliação, os bombeiros constataram que a explosão foi causada por um vazamento no sistema de gás. Ela foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.

A Polícia Civil de Itapiranga investiga furtos ocorridos no Cemitério Municipal durante o mês de agosto. Foram 10 boletins de ocorrência relatando furtos, especialmente de crucifixos. Segundo a Polícia, as investigações realizadas no local apontaram fragilidades na segurança. O cemitério possui acesso facilitado, não conta com iluminação adequada e não dispõe de sistema de videomonitoramento. Esses fatores tornam mais difícil a identificação dos responsáveis. Moradores vizinhos, que têm visão privilegiada da área, foram ouvidos, mas até agora ninguém soube precisar a data dos fatos ou indicar suspeitos. Também não há imagens de câmeras de segurança que possam ajudar nas investigações. Diante da situação, a Polícia Civil já solicitou para a Prefeitura de Itapiranga a instalação de sistema de videomonitoramento no cemitério, com o objetivo de inibir novos furtos e, em caso de reincidência, possibilitar a identificação dos autores.

Segundo o Delegado, FABIANO ANDRADE, não há testemunhas, suspeitos ou registros que permitam apontar responsáveis até o momento. O caso segue em apuração, mas as informações são escassas. Ele solicita que qualquer cidadão que tenha conhecimento de fatos relacionados entre em contato com a Polícia Civil. Ainda conforme apurado, casos semelhantes já foram registrados em outros municípios do Oeste Catarinense. A Polícia Civil verificou se os suspeitos identificados nessas localidades poderiam ter ligação com os furtos em Itapiranga, mas até agora essa hipótese não foi confirmada.

A Delegacia de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste, confirmou a prisão de três suspeitos pelo assassinato de DEOMIRA CONCI, de 75 anos. O corpo foi encontrado no dia primeiro de setembro em uma área de mata em Bernardo de Irigoyen, na Argentina. O delegado responsável pelo caso, CLEVERSON MULLER, informou que a vítima foi identificada apenas no dia oito de setembro, devido às condições em que o corpo foi achado. Ele comenta que desde a identificação, as provas apontam para o envolvimento direto de três pessoas. A principal hipótese é de latrocínio, roubo seguido de morte. O veículo da vítima, uma Ecosport, foi levado e ainda está desaparecido. Os três suspeitos foram presos na quinta-feira, nas cidades de São Miguel do Oeste e Barracão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.