-COPOM AUMENTA SELIC PELA PRIMEIRA VEZ EM DOIS ANOS E TAXA VAI A 10,75%
-LEVANTAMENTO APONTA QUE 128 CIDADES DE SANTA CATARINA TÊM FALTA DE VACINAS
-SINTE DIZ QUE PROJETO DO GOVERNO NÃO VAI DESCOMPACTAR TABELA DO MAGISTÉRIO
-CÂMARA APROVA PROJETO DE REVISAO DO PLANO PLURIANUAL PARA 2025
-RÁDIO PEPERI VAI TRANSMITIR DEBATE DO PROJETO CARTILHA VOZ ÚNICA DA ACISMO
-ACUSADO DE HOMÍCIDIO TEM SAÍDA TEMPORÁRIA REVOGADA E É PRESO NA REGIÃO
-POLÍCIA CIVIL PRENDE IDOSO SUSPEITO DE ESTUPRO DE ADOLESCENTE DE 14 ANOS
O tempo é de sol. A previsão para as próximas é de sol com poucas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 42 centavos. O euro está valendo seis reais e três centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou nesta quarta-feira que o "plano da vitória", que levará paz ao país, está pronto depois de muitas consultas. O plano, segundo a agência Reuters, também vai buscar manter a Ucrânia forte e evitar "conflitos congelados", em referência à guerra com a Rússia. No mês passado, ZELENSKY prometeu apresentar o plano para o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN. O encontro deverá ocorrer na próxima semana enquanto participam das sessões do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.
A presidente do Peru, DINA BOLUARTE, decretou nesta quarta-feira estado de emergência nas três regiões mais afetadas pelos incêndios florestais que devastam territórios andino e amazônico. Pelo menos 16 pessoas morreram no país. As regiões no norte com densa florestas do Amazonas, San Martín e Ucayali vão estar sob as novas medidas emergenciais. A presidente atendeu a demanda das autoridades locais por mais recursos para enfrentar as chamas. Incêndios florestais são frequentes no Peru entre os meses de agosto e novembro, em grande parte pela queima da pastagem seca para expandir a terra cultivável e, em alguns casos, por posseiros, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.
O procurador-geral da Venezuela, TAREK SAAB, anunciou nesta quarta-feira que pediu à Justiça venezuelana um mandado de prisão contra o presidente da Argentina, JAVIER MILEI, pelo "roubo" de um avião de carga pelo governo argentino, ocorrida em Buenos Aires em 2022. A secretária-geral argentina e irmã do presidente, KARINE MILEI, e a ministra de Segurança, PATRICIA BULLRICH, também são alvos do pedido de ordem de prisão Ministério Público venezuelano. O anúncio foi feito um dia após uma ONG e promotores federais solicitarem à Justiça argentina que ordene a prisão do presidente venezuelano, NICOLÁS MADURO, em uma causa de crimes contra a humanidade.
O Tribunal de Contas da União emitiu, nesta quarta-feira, um alerta ao governo sobre o risco de descumprimento da meta de déficit zero em 2024. Segundo o TCU, a previsão de receitas para o ano tem sido frustrada, o que deve prejudicar o atingimento da meta fiscal. O alerta foi emitido principalmente por causa da redução nas receitas previstas com o retorno do chamado "voto de qualidade" do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. O governo esperava aumentar a arrecadação ao desempatar, a favor da União, os julgamentos do Carf. A projeção para o orçamento de 2024 era de 54 bilhões e 700 milhões de reais de arrecadação com o voto de qualidade. Depois, o valor foi revisado para 37 bilhões, segundo o TCU.
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira um projeto do governo federal que cria o Programa Acredita no Primeiro Passo. O objetivo é facilitar o acesso a crédito e auxiliar na renegociação de dívidas de pessoas físicas e pequenas empresas. O texto segue para sanção presidencial. Podem participar do programa todas as pessoas inscritas no Cadastro Único que possuem um negócio ou querem começar uma empresa. A iniciativa tem como foco atingir a população de territórios considerados de alta vulnerabilidade. O projeto aumenta a participação da União junto ao fundo garantidor em até um bilhão de reais, exclusivamente para cobertura das operações contratadas.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou nesta quarta-feira a taxa Selic em zero vírgula 25 ponto percentual. A Selic — a taxa básica de juros da economia — subiu para 10 virgula 75. É o primeiro aumento de juros desde agosto de 2022 e o primeiro deste mandato do presidente LULA. O placar da reunião do Copom foi unânime. Ou seja, todos os nove diretores votaram pelo aumento da Selic, mesmo os quatro diretores indicados pelo atual presidente. O Copom justificou que vem percebendo, no cenário interno, risco para alta da inflação. O Copom também disse que o aumento da Selic desta quarta inicia um "ciclo". A expectativa do mercado é de que a taxa continue subindo até atingir 11 vírgula 50 por cento ao ano em janeiro, com um crescimento de um ponto percentual ao todo.
O uso das estações de recarga de veículos elétricos das Centrais Elétricas de Santa Catarina passará a ser cobrado após quase 10 anos de serviço gratuito. A mudança começará a valer a partir da próxima quinta-feira. A cobrança, segundo a companhia, busca garantir a manutenção dos 66 eletropostos distribuídos ao longo das principais rodovias do estado, além da expansão do corredor elétrico. A infraestrutura de carregamento de veículos da Celesc foi lançada em 2015 e desenvolvida em parceria com a Fundação Certi para fomentar o mercado de veículos elétricos e estabelecer um corredor elétrico sustentável no estado. Hoje, são 66 estações em 35 municípios, com 89 conectores.
Pelo menos 128 cidades de Santa Catarina têm falta de vacinas, apontou um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios. Ao menos seis imunizantes estão em falta no estado. Em nota, o Ministério da Saúde disse que mantém envios regulares de vacinas aos estados e que não há falta generalizada de vacinas no Brasil. Ainda de acordo com o ministério, o levantamento traz questões pontuais que estão sendo acompanhadas por meio de estratégias para manter a vacinação em dia. As vacinas que estão em falta, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina são: Imunoglobulina anti-hepatite B; Vacina Varicela; Vacina DTP; Vacina Febre Amarela; Vacina DTPa acelular e Vacina HPV.
Entre fevereiro e junho deste ano, Santa Catarina realizou 122 mil e 87 cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde, segundo o Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas realizou 544 mil 388 procedimentos. A iniciativa, segundo a pasta, ajudou a reduzir as filas de espera em 60 por cento em 2023. No ano passado, mais de seis milhões e 800 mil reais foram repassados pelo Ministério da Saúde ao Estado para cirurgias eletivas. O Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas foi instituído em 2023, para ampliar a realização de cirurgias eletivas em todo o país e ampliado até fevereiro de 2025.
A Assembleia Legislativa realizou, nesta semana, uma sessão para comemorar os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Durante a atividades, foram concedidas homenagens a 44 municípios, instituições e personalidades que contribuíram com a construção e preservação da cultura germânica no estado. Duas cidades da região foram reconhecidas na sessão. O município de São João do Oeste, que tem o título de capital catarinense da língua alemã, recebeu o reconhecimento da Alesc. Já Itapiranga teve como destaque a Comunidade de Linha Presidente Becker, berço nacional da Oktoberfest.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes assinou, nesta terça-feira, a ordem de serviço para a elaboração de estudos e projetos básico e executivo de engenharia para a duplicação da BR-282, entre Irani e Chapecó. O valor é de sete milhões de reais. A empresa contratada tem um prazo de dois anos para executar os estudos e projetos no trecho localizado entre os entroncamentos da BR-116 em Lages e da BR-163 em São Miguel do Oeste. O contrato ainda prevê estudos para adequação da capacidade e melhorias de segurança, com eliminação de pontos críticos. De acordo com o Dnit, a duplicação da rodovia beneficiará as cidades da região, uma vez que o traçado atravessa o oeste e extremo-oeste do estado.
O prazo para inscrições no Processo Seletivo Simplificado para Seleção de Estagiários da prefeitura de São Miguel do Oeste foi aberto na última segunda-feira. O objetivo do certame é a contratação de estudantes do ensino médio e, também dos cursos de nível superior de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. As inscrições seguem até sexta-feira na semana que vem, dia 27 de setembro, no setor de Atendimento do Centro Administrativo, através do sistema de protocolo oficial do município.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em votação única, nesta quinta-feira, o projeto que promove a revisão do Plano Plurianual do Município para o exercício financeiro de 2025. O projeto traz um orçamento estimado de 289 milhões 731 mil reais para o próximo ano. A proposta foi aprovada em sessão exclusiva para apreciação dessa matéria. Inicialmente, foram aprovados os pareceres das comissões e em seguida, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade. De acordo com os vereadores, os valores orçamentados foram instituídos em conformidade com o disposto na LDO para o exercício financeiro de 2025.
A Polícia Militar alterou a data da formatura em comemoração aos 17 anos da nona região de Polícia Militar. O evento foi remarcado para a próxima terça-feira, dia 24 de agosto, a partir das duas horas da tarde na sede do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira. Em caso de mal tempo, a solenidade será realizada na Câmera de Vereadores de São Miguel do Oeste. A nona região de Polícia Militar foi instaurada no extremo-oeste no ano de 2007 com o objetivo de aumentar a autonomia administrativa da instituição na região. Atualmente, a nona região é comandada pelo coronel RICARDO SABATINI SILVA.
A Polícia Militar realizou, nesta semana, um ciclo de palestras na escola do bairro Santa Rita. A informação é do sargento RODRIGO MEZZADRI. De acordo com ele, o contato com os estudantes teve o objetivo de aproximar a PM das escolas para discutir temas que dizem respeito a segurança e respeito no ambiente escolar. As palestras desta semana abordaram os aspectos legais e práticos do bullyng e cyberbulling. MEZZADRI comentou que as palestras também foram importantes para desmistificar algumas questões e estreitar a relação da Polícia Militar com a comunidade escolar.
O Projeto que trata do reajuste dos valores dos salários do magistério catarinense não faz a descompactação da tabela. A afirmação é do coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, EVANDRO ACADROLLI. De acordo com ele, o sindicato estudou a proposta e concluiu que a matéria não trata da descompactação da tabela, como divulgado na imprensa, mas sim de um reajuste salarial que não chega a atender 50 por cento por cento da categoria. ACADROLLI disse que na prática, o projeto compacta ainda mais a tabela salarial do magistério. Ele comentou que os percentuais de variação entre os níveis de formação não são alterados, ou seja, a diferença entre os níveis da carreira permanece pequena.
Outro ponto questionado pelo Sinte no projeto é o investimento total do FUNDEB com valorização profissional. A afirmação é do coordenador do Sindicato, EVANDRO ACADROLLI. Ele disse que o Governo divulgou que o projeto trará um impacto de 529 milhões de reais nas contas do Estado entre setembro de 2024 e dezembro de 2026. No ano atual, no entanto, o valor aplicado no reajuste é de 75 milhões. Já nos próximos anos, os valores serão de 226 milhões em 2025 e 227 milhões em 2026. Segundo ACADROLLI, esses valores não correspondem ao uso de 100 por cento do FUNDEB com valorização profissional.
O projeto do governo para o magistério representa um avanço na medida em que reajusta os salários da categoria, mas não promove a descompactação da tabela. De acordo com o coordenador do Sinte, EVANDRO ACADROLLI, o governo amplia o valor de quem tem doutorado, mas essa é a menor parcela de professores. O problema, de acordo com ele, é que a faixa com maior número de educadores não foi contemplada no projeto. Ele disse que o Sinte está mobilizado para alterar o projeto que está em tramitação na Alesc.
A rádio Peperi vai promover, neste sábado, o quinto debate do projeto eleições 2024. O programa vai reunir os os candidatos a prefeito de Barra Bonita. Estarão no estúdio especial de debates da Peperi o candidato da coligação Barra Bonita Crescendo Juntos, que envolve MDB e PL, AGNALDO DEREZS; o candidato do PP, FABRÍCIO FRIEDERICHS e o candidato da coligação Renova Barra Bonita composta por União Brasil e Federação Brasil da Esperança, Fé Brasil com PT, PV e PC do B, JEAN CHRISTOFOLI. O debate começa as oito horas da manhã com o mesmo formato dos anteriores, ou seja, com perguntas da produção e questionamentos entre os candidatos. O programa também será transmitido ao vivo com imagens pelo Facebook do portal da Peperi.
Na próxima segunda-feira, a Associação Empresarial de São Miguel do Oeste vai promover um debate entre os candidatos à prefeitura do município. EDENILSON ZANARDI, JUAREZ DA SILVA e PAULO DRUMM confirmaram presença no evento que integra as ações do Voz Única - Eleições Municipais 2024. A iniciativa tem como objetivo aproximar a comunidade empreendedora das propostas e visões dos candidatos para o futuro da cidade. O debate, no espaço Coowrking, será transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook da Acismo e pela rádio Peperi FM, 99 vírgula nove. Na terça-feira passada, a Acismo realizou uma reunião preparatória com as equipes dos candidatos, onde foram sorteadas as ordens de fala e definidas questões relativas ao formato do debate.
O Voz Única é um programa de longa tradição dentro do sistema Facisc, e, neste contexto, a Acismo desempenha um papel central em ouvir e reunir as demandas dos seus associados, criando uma cartilha que já foi entregue aos candidatos.A explicação é do coordenador do projeto, FERNANDO SCHOENINGER. Ele explicou que a cartilha foi desenvolvida a partir das principais reivindicações levantadas junto à comunidade empreendedora, com o intuito de promover o fortalecimento da economia local e a melhoria da infraestrutura e serviços em São Miguel do Oeste.
O momento mais importante do programa Cartilha Voz Única começa depois da eleição, especialmente a partir de janeiro de 2025. O comentário é do coordenador do projeto, FERNANDO SCHOENINGER. Ele disse que além de levantar as demandas e entregar os pedidos para os candidatos, a Acismo vai acompanhar a execução dessas propostas por parte do prefeito eleito. SCHOENINGER comentou que a comissão que está envolvida com o projeto vai monitorar o atendimento dos pleitos da classe empresarial que compõem o Cartilha Voz Única. Esse acompanhamento também poder ser conferido pelos empresários ligados a entidade.
A Polícia Militar registrou, nesta quarta-feira, uma ocorrência de furto nas proximidades da Aduana de Cargas. O crime aconteceu por volta da duas horas da tarde. A proprietária da residência acabou visualizando pelas câmeras de segurança que havia um casal tentando entrar pela janela da frente. A vítima, pelo sistema sonoro das câmeras, gritou com os suspeitos que acabaram correndo para a rua, sendo notados pelos vizinhos. Populares acabaram segurando a mulher, porém o homem conseguiu fugir para uma área de mata, momento que a Polícia Militar foi acionada. A suspeita da PM é que o homem tenha fugido para a Argentina. A mulher foi detida e levada para a delegacia.
Dois homens assaltaram uma mulher nesta quarta-feira e fugiram para a Argentina logo depois do crime. O fato aconteceu por volta das seis e meia da manhã na praça do bairro Nascente do Peperi. A vítima relatou que foi abordada por um homem que a ameaçou. O suspeito teria dito para a mulher que estava portando uma arma de fogo. Ele roubou o telefone celular da vítima e fugiu para a Argentina na companhia de outro homem que estava em uma bicicleta. Os suspeitos não foram localizados.
A Polícia Militar de Campo Erê prendeu um homem com mandado de prisão expedido pela comarca de Chapecó pelo crime de tentativa de homicídio. De acordo com a PM, ele tinha acabado de sair do presídio pelo benefício da saída temporária, porém teve a medida revogada pela suspeita dele ter ameaçado uma mulher. A guarnição localizou o homem em sua residência, por volta das duas horas da tarde desta quarta-feira no bairro Jardim Esperança. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido, outra vez, para o presídio de Chapecó.
Um homem ficou ferido ao cair de um telhado na manhã desta quinta-feira na Linha Pirapó, interior de Iporã do Oeste. O acidente aconteceu por volta das dez horas da manhã. Um homem, de 42 anos, caiu de um telhado de aproximadamente cinco metros de altura. A vítima estava com hemorragia e suspeita de fratura no braço e suspeita de traumatismo craniano. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado para o hospital de Iporã do Oeste.
A Polícia Civil de Descanso prendeu, na tarde desta quarta-feira, um homem de 70 anos suspeito de crime sexual. De acordo com a polícia, ele teria estuprado uma adolescente de 14 anos. Depois de coletar provas e informações durante as investigações a Polícia Civil realizou a prisão do suspeito. O mandado de prisão foi emitido pela justiça local. O idoso foi interrogado e conduzido ao Presídio Regional de São Miguel do Oeste onde ficará à disposição da justiça.