-SESSÃO COM GOVERNADORES SOBRE TRIBUTÁRIA NO SENADO SERÁ NO DIA 24
-CEPON AMPLIA EM 25% O NÚMERO DE CONSULTAS DE CÂNCER NO PRIMEIRO SEMESTRE
-ROMELÂNDIA PREPARA SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE GADO DE CORTE PARA SETEMBRO
-NÚMERO DE FOCOS DE DENGUE PASSA DE 500 NESTE ANO NO MUNICÍPIO
-PREFEITO DA REGIÃO EXPLICA RAZÕES QUE O LEVARAM A INGRESSAR NO PL
-OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL COMBATE CRIMES LIGADOS AO TRÁFICO DE DROGAS
-COLISÃO FRONTAL ENTRE C’AMINHÃO E CARRO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com nuvens. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 96 centavos. O euro está valendo cinco reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O número de mortos na guerra da Ucrânia chegou a cerca de 190 mil, de acordo com uma reportagem publicada pelo "New York Times" nesta sexta-feira. As estimativas foram feitas por oficiais das Forças Armadas dos Estados Unidos. A Ucrânia e a Rússia não divulgaram os números de baixas. Pelas projeções que o "New York Times" publicou, a Rússia teve 120 mil mortos e cerca de 180 mil feridos. Já a Ucrânia contabiliza cerca de 70 mil mortos e de cem a 120 mil feridos.Os militares que fizeram as estimativas também afirmaram ao jornal que essa é uma conta difícil, porque o governo russo subestima frequentemente o número verdadeiro de mortos e feridos, e a Ucrânia nem mesmo divulga os dados.
Um grande incêndio florestal que atinge o estado da Columbia Britânica, no Canadá, está fazendo com que milhares de habitantes da região deixem suas casas para evitar desastres maiores. Enquanto os bombeiros controlam o avanço das chamas, autoridades tentam retirar todos os 20 mil moradores de uma pequena cidade no norte do país. Cerca de 10 aviões transportarão moradores para fora da cidade. Segundo líderes locais, cerca de 22 voos foram realizados nesta sexta-feira. Especialistas dizem que a mudança climática com a seca exacerbou o problema dos incêndios florestais.
O chefe da agência de gestão de emergências da ilha de Maui pediu demissão. HERMAN ANDAYA renunciou depois de dizer que não se arrependia de não ter usado sirenes para alertar os moradores sobre os incêndios, antes do começo das queimadas, na semana passada. Ele justificou que o receio era de a população correr para as montanhas, pensando que era um alerta de tsunami e que, neste caso, as pessoas iriam em direção ao fogo. O sistema de sirenes do Havaí é considerado o maior do mundo e foi criado em 1946.
O Ministério Público pediu nesta sexta-feira que o Tribunal de Contas da União responsabilize o tenente-coronel MAURO CID e todos os envolvidos nos esquemas de falsificação de dados de vacinação da covid-19 e de venda de joias e relógios da União. A representação enviada ao TCU é assinada pelo subprocurador-geral LUCAS FURTADO. Ele pede uma investigação para verificar se MAURO CID cumpria ordens ou se tinha autonomia para tomar decisões. O ex-presidente relatou nesta sexta-feira, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, que o ex-ajudante de ordens tinha autonomia. Na quinta, o advogado de MAURO CID, CEZAR BITENCOURT, disse que seu cliente confessaria à Polícia Federal que agiu em nome de BOLSONARO. Ontem, ele recuou da afirmação anterior, explicando que a confissão não vai tratar das joias.
O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou nesta quinta-feira, por 14 votos a 1, a redução da taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. O teto dos juros passará de um virgula 97 por cento ao mês para um vírgula 91 no caso do empréstimo consignado convencional, com desconto em folha de pagamento. Já o limite de juros para a modalidade de cartão de crédito passará de dois virgula 89 para dois vírgula 83 por cento. A Federação Brasileira de Bancos, Febraban, criticou a redução dos juros. Na avaliação da entidade, o novo patamar pode não cobrir os “custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito”.
O Senado definiu que a sessão temática que fará com todos os governadores para discutir a reforma tributária será realizada na próxima quinta-feira, às 10 horas. O assunto foi debatido em reunião do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO com líderes partidários. Serão convidados os 27 governadores dos estados e do Distrito Federal para apresentarem seus argumentos, pró e contra a reforma. A ideia de realizar a reunião temática com os governadores foi apresentada pelos próprios líderes no início do mês. O cronograma estipulado pelo relator da reforma, EDUARDO BRAGA prevê a realização de oito audiências públicas na Comissão de Constituição e Justiça e a votação do relatório no início de outubro.
O Centro de Pesquisas Oncológicas, em Florianópolis, ampliou em 25 por cento o número de consultas para pacientes com câncer no primeiro semestre deste ano, em comparação com 2022. De janeiro a junho, foram realizados mais de 44 mil e 600 atendimentos ambulatoriais e de intercorrências na unidade, que é referência no tratamento oncológico em Santa Catarina. Neste período, também houve um aumento de 17 vírgula sete por cento no número de cirurgias oncológicas de alta e média complexidade e de cinco por cento em sessões de quimioterapia nos pacientes atendidos pela unidade. O Cepon é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde, administrado pela Fahece, organização social que gerencia a unidade.
O governador JORGINHO MELLO decidiu exonerar nesta sexta-feira, o secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, EDENILSON SCHELBAUER, e o adjunto da pasta, NEURI MANTELLI. A saída pode ter sido motivada após a polêmica investigação de suspeita de superfaturamento na compra de uniformes para detentos realizada pela Secretaria. O fato de ter membros do governo envolvidos em um suposto problema desagradou o governador. Esta é a primeira exoneração do primeiro escalão do governo JORGINHO MELLO. SCHELBAUER e MANTELLI são funcionários de carreira da administração prisional e foi uma reivindicação da categoria na escolha do secretariado pelo governador. Os substitutos ainda não foram confirmados.
O preço da gasolina comum em Santa Catarina subiu nesta semana, de acordo com a pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, publicada no fim da tarde desta sexta-feira. O valor médio encontrado em postos catarinenses chegou a cinco reais e 70 centavos. Já o preço máximo foi bem maior: seis e 48. Segundo a ANP, o aumento foi de seis centavos em relação a semana passada. Na terça-feira, a Petrobras anunciou um reajuste no preço das refinarias de 16 vírgula dois por cento para a gasolina e 25 vírgula oito para o diesel, o que refletiu no aumento dos combustíveis nos postos. Enquanto o preço máximo da gasolina encontrado nos 206 postos de Santa Catarina chegou perto dos seis e 50, o valor mínimo foi de cinco reais e 25 centavos.
A Comissão Especial do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar do Município de Guaraciaba divulgou a relação dos candidatos para eleição de membros para o conselho. São cinco vagas para ocupar a função pública para cumprimento de mandato de 4 anos, de janeiro de 2024 a janeiro de 2028. Podem votar todos os eleitores do município que estão aptos no cadastro da Justiça Eleitoral no Município. A eleição será presidida pelo Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalizada pelo representante do Ministério Público. A votação será realizada no dia primeiro de outubro de 2023, das oito da manhã as cinco da tarde, na escola Padre Alfredo Kasper, por meio de urna eletrônica cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Em Guaraciaba, oito candidatos disputam as cinco vagas no conselho tutelar.
O Peperi Debates deste sábado fez uma discussão sobre o processo e as dificuldades que marcam a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. O programa de hoje fez uma nova reflexão motivada pela campanha Agosto Laranja, que trata da prevenção e da conscientização das pessoas a respeito das deficiências. O debate deste sábado reuniu a diretora da Apae, ROSILEI ANDRIONI ANTOCEFF, a assistente social e Coordenadora da equipe de saúde da Apae, MARISETE CAMINI e o integrante da diretoria da Adefismo, ERICO PERASOLI. As fotos e o áudio da edição deste sábado do programa Peperi Debates estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A campanha Agosto Laranja acontece há 60 anos e a cada ano é preciso avançar na conscientização das pessoas sobre a importância da inclusão. A afirmação é da assistente social e Coordenadora da equipe de saúde da Apae, MARISETE CAMINI. Ela comentou que a sociedade precisa de um marco para lembrar a respeito da reflexão sobre temas importantes como as deficiências. MARISETE disse que a legislação está posta e contribuiu para os avanços, mas ainda é preciso articular as ações para que de fato ocorra a inclusão. A assistente social reforçou ainda que cada pessoa se entender nesse processo e como pode contribuir para uma realidade de equidade e inclusão. Ela citou que o tema deve ser tratado com empatia e alteridade, ou seja, se colocar no lugar da pessoa com deficiência para, a partir desse movimento, buscar ações para garantir os direitos das pessoas com deficiência e alcançar um estágio a mais.
É preciso compreender a capacidade das pessoas com deficiência para abrir os espaços de inclusão para esse público em diferentes campos da sociedade. O comentário é da diretora da Apae, ROSILEI ANDRIONI ANTOCEFF. Na visão dela, as campanhas ainda são necessárias porque, apesar dos avanços, a população ainda não compreender e não tem informações sobre o contexto das pessoas com deficiência. A diretora da Apae destacou que a deficiência intelectual é mais complexa e exige mais conhecimento por parte da sociedade. De acordo com ROSILEI, a Apae conta com 230 pessoas, entre alunos e pessoas atendidas pela equipe multiprofissional. Ela reforçou que a escola está promovendo uma série de atividades, palestras e encontros para falar sobre deficiências, formas de prevenção e inclusão da pessoa com deficiência.
A Associação dos Deficientes Físicos de São Miguel do Oeste foi criado em 1995 e obteve uma série de conquistas nos últimos 30 anos. A afirmação é do membro da diretoria da Adefismo, ERICO PERASOLI. Ele explicou que foram conquistas no sentido de ampliar a acessibilidade das pessoas com deficiência, como por exemplo, vagas especiais de estacionamento, adequações físicas de prédios e um percentual das vagas de emprego. PERASOLI disse que a definição da lei das cotas foi fundamental para promover a inclusão das pessoas com deficiência física no mercado de trabalho. Ele citou anda que há um apoio da população e das entidades, mas ainda é preciso divulgar mais o trabalho da Adefismo no sentido de valorizar a associação.
As secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social de São Miguel do Oeste iniciaram, nesta semana, um trabalho conjunto com os grupos de idosos do Município, levando aos encontros, periodicamente, profissionais das mais diversas áreas. O objetivo é tratar de temas voltados a prevenção de doenças, informações e prestação de serviços que resultem em melhor qualidade de vida para as pessoas dessa faixa etária. Na tarde de segunda-feira, o primeiro grupo beneficiado com a presença da uma equipe da Saúde foi o do bairro São Sebastião. Na ocasião, a secretária adjunta de Saúde, CAMILA BERNARDI, falou sobre o programa, que funcionará de forma semelhante ao “Vida Longa com Saúde”, que já vinha sendo desenvolvido desde 2017.
A principal diferença do programa com os idosos é que, a partir de agora, o município vai trabalhar com equipes multidisciplinares, com foco na prevenção e orientações. A afirmação é da secretária adjunta de saúde, CAMILA BERNARDI. Ela disse que nesta primeira ação, foi proporcionado um momento de atividades de alongamento com um educador físico e também de aferição da pressão arterial, com a equipe da Enfermagem. Em outras oportunidades, os idosos também terão a presença de nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutica, médica e fonoaudiólogo. Ainda, poderão ocorrer momentos de orientação sobre segurança, alerta para golpes e bate-papo acerca de outras necessidades.
O município de Romelândia vai realizar, no mês que vem, um seminário regional de gado de corte. O evento é uma inciativa da secretaria municipal de agricultura, Epagri e Icasa e faz parte da programação do aniversário de 60 anos de emancipação do município. O seminário sobre gado de corte está programado para o dia 20 de setembro, com início as oito e meia da manhã com previsão de encerramento por volta das quatro horas da tarde. Será servido café da manhã e almoço gratuito aos presentes. Entre os assuntos abordados estarão o melhoramento genético bovino, controle sanitário, sistema de produção de bovinocultura de corte e controle de parasitas. O evento é aberto para produtores e técnicos do setor.
A secretaria municipal de agricultura divulgou nesta semana os números da produção agrícola e pecuária de Romelândia. De acordo com dados do IBGE, área onde é explorada a agropecuária é de aproximadamente 10 mil e 500 hectares em 820 propriedades rurais. A lavoura de milho silagem ocupa dois mil 750 hectares, produzindo 120 mil toneladas. Já o milho grão ocupa cerca de 800 hectares com produção de cinco mil 320 toneladas por ano. Mil hectares são destinado para a soja 272 toneladas de produto. Os números são aproximados e revelam o potencial da produção agrícola e pecuária do município de Romelândia.
No setor da pecuária, a produção de leite é a principal atividade econômica de Romelândia. De acordo com dados do IBGE divulgados pela secretaria de Agricultura, o município tem um rebanho de 35 mil bovinos em 650 propriedades. Desse total, são 13 mil 821 vacas que produzem dois milhões e 500 mil litros de leite por mês. Já o plantel de suínos tem 28 mil leitões de até oito quilos, 900 matrizes reprodutivas e mais de oito mil suínos prontos para abate. Na avicultura, são 850 mil animais por ano. O rebanho de gado de corte tem dez mil e 500 cabeças.
O prefeito de Belmonte, JAIR GIUMBELLI, explicou, nesta semana, os motivos que o levaram a assinar ficha no Partido Liberal. De acordo com ele, o PL já fazia parte do grupo governista no município e as tratativas para a sua mudança de partido envolveram muito diálogo entre as lideranças políticas e os assessores partidários. O prefeito destacou em entrevista para a Rádio Oeste, afiliada da Rede Peperi, que a sua decisão de mudar de partido levou em conta o alinhamento de ideias e valores com as propostas do Governo do Estado, com expectativa favorável ao município de Belmonte. Ele explicou que há cerca de um mês foi realizada uma reunião com um grupo da administração municipal para discutir a sua filiação ao PL e a maioria aprovou a ideia.
Outro motivos citado pelo prefeito de Belmonte para assinar ficha no PL é a representatividade do partido na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. JAIR GIUMBELLI disse que isso vai ajudar na busca por recursos para o município. Ele disse que, a partir da filiação, uma nova reunião será realizada com as lideranças políticas para definir os passos seguintes na busca por novos associados e para o fortalecimento do PL no município. O prefeito observou que movimentos semelhantes ocorreram em outros municípios, o que torna a região ainda mais forte e unida na busca de soluções para os problemas enfrentados pela população diariamente. Nesta semana, o vice-prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSO ZANARDI, também ingressou no PL.
O município confirmou mais 12 focos do mosquito da dengue nesta semana. O dado foi divulgado nesta sexta feira pelo coordenador de endemias da secretaria de saúde, RENERIO DILL. Desde o começo do ano, o setor registrou 537 focos do mosquito em todos os bairros e no centro da cidade. Esse quantitativo ainda deixa o município na condição de área infestada. Em todas as semanas do ano houve a confirmação de novos focos do inseto. RENÉRIO citou que os números ainda são preocupantes.
O número de casos de dengue em 2023 permanece estável. A informação é do coordenador de endemias da secretaria de saúde, RENERIO DILL. De acordo com ele, neste ano, 11 pessoas contraíram a doença. Os moradores que tiveram dengue neste ano apresentaram sintomas leves. Em Santa Catarina, foram confirmados quase dois mil casos de dengue em apenas uma semana. O número se soma à marca de mais de 100 mil casos em 2023, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Segundo a Dive, até esta segunda-feira, Santa Catarina registrou 104 mil 932. De acordo com o boletim, 91 pessoas tiveram a morte pela doença confirmada. Conforme a Dive, os casos confirmados estão distribuídos em 127 municípios catarinenses, e destes, 37 atingiram o nível de epidemia.
Nas ultimas, os dois bairros com maior incidência do mosquito da dengue são o São Jorge e o Estrela. De acordo com o coordenador de endemias da secretaria de saúde, RENERIO DILL, a equipe já efetuou algumas ações visando a diminuição de novos focos e reforçou as dicas de cuidado que os moradores devem ter em relação a objetos e locais que possam acumular água. Ele citou o cuidado com caixas d’ água, reservatórios, ralos e pratos em baixo das plantas. RENÉRIO disse que a equipe de Endemias também já localizou larvas em objetos de vidro que são usados como vasos para abrigar espada de São Jorge e outras folhagens e afirmou que são locais como esse que acabam se tornando propícios para que as larvas vivam. O agente reforçou ainda os cuidados tradicionais e manutenções que devem ocorrer nas residências e demais propriedades do município.
A Polícia Civil cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em diversas regiões do Estado de Santa Catarina, que visam, além da apreensão de drogas ilícitas e armas de fogo. A investigação que deu base à operação foi realizada em conjunto pela Divisão de Investigação Criminal de Maravilha e pela Delegacia de Polícia da Comarca de Palmitos. Também foram cumpridos cinco mandados de prisão. Cerca de cem policiais civis realizam diligências no município de Palmitos. Os resultados da operação ainda não foram divulgados oficialmente pela polícia.
Um acidente deixou uma pessoa morta e dois feridos no começo da manhã deste sábado em Campo Ere. A colisão aconteceu por volta das sete e meia rodovia que liga o município a Marmeleiro e envolveu um caminhão Volkeswagem e um Corsa, os dois com placas de Campo Erê. O condutor do caminhão sofreu traumatismo craniano. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado ao hospital pelo SAMU. Dois ocupantes do Corsa ficaram presos nas ferragens. O motorista tinha traumatismo craniano e fratura exposta no braço. O caroneiro do carro também sofreu traumatismo craniano e múltiplas fraturas nas pernas. Ele morreu na hora. A Policia Rodoviária do Paraná, Corpo de Bombeiros do Paraná e SAMU prestaram socorro as vitimas.