-SESSÃO COM GOVERNADORES SOBRE TRIBUTÁRIA NO SENADO SERÁ NO DIA 24
-CEPON AMPLIA EM 25% O NÚMERO DE CONSULTAS DE CÂNCER NO PRIMEIRO SEMESTRE
-PRÉDIO DO CAESP-APAE CAMINHO DE LUZ É REINAUGURADO EM IPORÃ DO OESTE
-PASTORAL DA CRIANÇA REALIZA HOJE MAIS UMA CELEBRAÇÃO DA VIDA
-SINDICALISTA ALERTA SOBRE REGULARIZAÇÕES NO IMPOSTO DE RENDA
-VEREADOR DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM O SETOR PRODUTIVO DE LEITE
-POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL INSTALA TOTENS DE ATENDIMENTO EM RODOVIAS
-OPERAÇÃO “ENTREVERO” ENVOLVE CERCA DE 100 POLICIAIS CIVIS EM PALMITOS
O tempo é de sol entre nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com nuvens na região. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 96 centavos. O euro está valendo cinco reais e 40 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O número de mortos na guerra da Ucrânia chegou a cerca de 190 mil, de acordo com uma reportagem publicada pelo "New York Times" nesta sexta-feira. As estimativas foram feitas por oficiais das Forças Armadas dos Estados Unidos. A Ucrânia e a Rússia não divulgaram os números de baixas. Pelas projeções que o "New York Times" publicou, a Rússia teve 120 mil mortos e cerca de 180 mil feridos. Já a Ucrânia contabiliza cerca de 70 mil mortos e de cem a 120 mil feridos. Os militares que fizeram as estimativas também afirmaram ao jornal que essa é uma conta difícil, porque o governo russo subestima frequentemente o número verdadeiro de mortos e feridos, e a Ucrânia nem mesmo divulga os dados.
Um grande incêndio florestal que atinge o estado da Columbia Britânica, no Canadá, está fazendo com que milhares de habitantes da região deixem suas casas para evitar desastres maiores. Enquanto os bombeiros controlam o avanço das chamas, autoridades tentam retirar todos os 20 mil moradores de uma pequena cidade no norte do país. Cerca de 10 aviões transportarão moradores para fora da cidade. Segundo líderes locais, cerca de 22 voos foram realizados nesta sexta-feira. Especialistas dizem que a mudança climática com a seca exacerbou o problema dos incêndios florestais.
O chefe da agência de gestão de emergências da ilha de Maui pediu demissão. HERMAN ANDAYA renunciou depois de dizer que não se arrependia de não ter usado sirenes para alertar os moradores sobre os incêndios, antes do começo das queimadas, na semana passada. Ele justificou que o receio era de a população correr para as montanhas, pensando que era um alerta de tsunami e que, neste caso, as pessoas iriam em direção ao fogo. O sistema de sirenes do Havaí é considerado o maior do mundo e foi criado em 1946.
O Ministério Público pediu nesta sexta-feira que o Tribunal de Contas da União responsabilize o tenente-coronel MAURO CID e todos os envolvidos nos esquemas de falsificação de dados de vacinação da covid-19 e de venda de joias e relógios da União. A representação enviada ao TCU é assinada pelo subprocurador-geral LUCAS FURTADO. Ele pede uma investigação para verificar se MAURO CID cumpria ordens ou se tinha autonomia para tomar decisões. O ex-presidente relatou nesta sexta-feira, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, que o ex-ajudante de ordens tinha autonomia. Na quinta, o advogado de MAURO CID, CEZAR BITENCOURT, disse que seu cliente confessaria à Polícia Federal que agiu em nome de BOLSONARO. Ontem, ele recuou da afirmação anterior, explicando que a confissão não vai tratar das joias.
O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou nesta quinta-feira, por 14 votos a 1, a redução da taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. O teto dos juros passará de um virgula 97 por cento ao mês para um vírgula 91 no caso do empréstimo consignado convencional, com desconto em folha de pagamento. Já o limite de juros para a modalidade de cartão de crédito passará de dois virgula 89 para dois vírgula 83 por cento. A Federação Brasileira de Bancos, Febraban, criticou a redução dos juros. Na avaliação da entidade, o novo patamar pode não cobrir os “custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito”.
O Senado definiu que a sessão temática que fará com todos os governadores para discutir a reforma tributária será realizada na próxima quinta-feira, às 10 horas. O assunto foi debatido em reunião do presidente do Senado, RODRIGO PACHECO com líderes partidários. Serão convidados os 27 governadores dos estados e do Distrito Federal para apresentarem seus argumentos, pró e contra a reforma. A ideia de realizar a reunião temática com os governadores foi apresentada pelos próprios líderes no início do mês. O cronograma estipulado pelo relator da reforma, EDUARDO BRAGA prevê a realização de oito audiências públicas na Comissão de Constituição e Justiça e a votação do relatório no início de outubro.
O Centro de Pesquisas Oncológicas, em Florianópolis, ampliou em 25 por cento o número de consultas para pacientes com câncer no primeiro semestre deste ano, em comparação com 2022. De janeiro a junho, foram realizados mais de 44 mil e 600 atendimentos ambulatoriais e de intercorrências na unidade, que é referência no tratamento oncológico em Santa Catarina. Neste período, também houve um aumento de 17 vírgula sete por cento no número de cirurgias oncológicas de alta e média complexidade e de cinco por cento em sessões de quimioterapia nos pacientes atendidos pela unidade. O Cepon é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde, administrado pela Fahece, organização social que gerencia a unidade.
O governador JORGINHO MELLO decidiu exonerar nesta sexta-feira, o secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, EDENILSON SCHELBAUER, e o adjunto da pasta, NEURI MANTELLI. A saída pode ter sido motivada após a polêmica investigação de suspeita de superfaturamento na compra de uniformes para detentos realizada pela Secretaria. O fato de ter membros do governo envolvidos em um suposto problema desagradou o governador. Esta é a primeira exoneração do primeiro escalão do governo JORGINHO MELLO. SCHELBAUER e MANTELLI são funcionários de carreira da administração prisional e foi uma reivindicação da categoria na escolha do secretariado pelo governador. Os substitutos ainda não foram confirmados.
O preço da gasolina comum em Santa Catarina subiu nesta semana, de acordo com a pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, publicada no fim da tarde desta sexta-feira. O valor médio encontrado em postos catarinenses chegou a cinco reais e 70 centavos. Já o preço máximo foi bem maior: seis e 48. Segundo a ANP, o aumento foi de seis centavos em relação a semana passada. Na terça-feira, a Petrobras anunciou um reajuste no preço das refinarias de 16 vírgula dois por cento para a gasolina e 25 vírgula oito para o diesel, o que refletiu no aumento dos combustíveis nos postos. Enquanto o preço máximo da gasolina encontrado nos 206 postos de Santa Catarina chegou perto dos seis e 50, o valor mínimo foi de cinco reais e 25 centavos.
Os professores da rede pública estadual aprovaram na quinta-feira, o estado de greve e um calendário de mobilização da categoria. A decisão foi tomada em assembleia realizada em Florianópolis. Segundo a coordenadora Regional de São Miguel do Oeste, GICELE DOS SANTOS, ficou definido que se o Governo do Estado não apresentar contraproposta para as reivindicações da categoria, a educação estadual vai paralisar suas atividades a partir de 12 de setembro, data agendada para próxima assembleia estadual. Os trabalhadores da educação reivindicam valorização salarial, com aplicação do reajuste do Piso Nacional, uma nova tabela salarial que valorize a formação e tempo de serviço, reajuste no vale-alimentação que hoje é de 12 reais por dia, revogação do desconto de 14 por cento dos aposentados e realização de concurso público.
Os professores da rede estadual também se posicionaram contra os projetos do governador, JORGINHO MELLO, que privatizam e terceirizam a educação pública. Para a diretora financeira do Sinte Regional, NOELI HAAS FERNANDES, as deliberações da assembleia são uma resposta ao descaso do Governo com a classe, situação que se arrasta há anos. Ela disse que se o magistério não levantar a voz agora, os professores vão pagar caro pelo silêncio para os próximos quatro anos e talvez para a próxima geração.
O vereador de São João do Oeste, CORNÉLIO SCHNEIDER, demonstra grande preocupação com o setor produtivo de leite. A queda no preço em momento que tradicionalmente ocorre elevação do valor provoca incertezas. O vereador cumpriu agenda na capital federal, juntamente com o Prefeito GENÉSIO ANTON. Em Brasília teve destaque a mobilização da Frente Parlamentar em apoio ao produtor de leite. CORNÉLIO SCHNEIDER afirma que o encontro reuniu agricultores de todo o país, bem como federações de agricultura e pecuária, sindicatos e outras entidades do setor. Ele ressalta que os produtores rurais precisam de ajuda urgente, para assim manter a qualidade de vida no meio rural, os investimentos e a manutenção das atividades desenvolvidas.
O vereador do PL, CORNÉLIO SCHNEIDER, faz avaliação positiva de eventos que participou em Brasília. Ele diz que é preciso ter garantia da qualidade do leite importado, além de maior atenção com a entrada clandestina de produtos de outros países. O vereador afirma que possui 30 anos de atividades ligadas a cadeia produtiva do leite e destaca que o produtor inicia sua jornada de madrugada e prossegue até a noite. SCHNEIDER menciona que o custo de produção é elevado e o retorno bem abaixo do necessário para garantir lucro. Cita ainda que isso vai impactar no comércio e outros setores da economia dos municípios da região.
O vereador ROQUE BLUME, do PL de São João do Oeste, relata grande preocupação com os problemas causados pela queda no preço pago ao produtor. Ele relata que é um pequeno produtor de leite e vive a realidade dos altos custos de produção e pouco reconhecimento no momento da comercialização. BLUME defende a redução nas importações de leite de outros países. Salienta que o Brasil possui produção suficiente para abastecer o mercado nacional. O vereador reforça que o alto custo da silagem e com o leite tendo redução de um real nos últimos meses, inviabiliza as atividades dos pequenos agricultores.
O vereador ROQUE BLUME considera que a maior dificuldade está na falta de força da classe dos produtores rurais. Ele salienta que outros setores possuem associações e núcleos, já os produtores de leite não contam com uma pauta coletiva. O vereador lamenta que sem garantia de lucro, não motiva os jovens a prosseguirem na atividade e a sucessão familiar fica cada vez mais comprometida. De acordo com ROQUE BLUME, são exigidos investimentos para atingir metas de portarias, porém, o valor pago pelo produto não compensa. Ele reforça que é preciso medidas de proteção por parte do governo federal, garantindo um preço justo pelo litro de leite produzido.
O prédio do CAESP-APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste foi reinaugurado na manhã de hoje. O evento ocorreu na área coberta, em frente ao educandário. Na oportunidade foi apresentado um breve histórico das pessoas e famílias que se dedicaram e colaboraram na construção da Escola há muitos anos. Após o protocolo de abertura, o prédio foi aberto para visitação do público e teve apresentações musicais com duplas locais. O evento contou ainda com a participação da oficina de fisioterapia da Unoesc, brinquedos para as crianças e venda de lanches e bebidas. Conforme a diretora, CRISTINA SCHROEDER, o projeto de modernização do espaço foi aprovado em 2021 pela Fundação Catarinense de Educação Especial. Em junho de 2022, a escola recebeu 557 mil reais do Governo do Estado para a realização das obras.
A diretora salientou que por se tratar de um espaço muito amplo e antigo, foram necessárias readaptações em diversos espaços, o que gerou maiores custos. Com isso, foi necessária uma contrapartida de 51 mil reais do CAESP e um investimento no valor de 25 mil reais da municipalidade, totalizando 633 mil reais. CRISTINA SCHROEDER destacou que além do novo visual, as reformas incluíram a criação de novas salas, o que vai garantir maior privacidade e tornar o espaço mais acessível e aconchegante, a fim de oferecer melhores condições de locomoção aos educandos, priorizando a qualidade dos atendimentos ofertados. A diretora pontuou que atualmente a equipe é formada por 27 profissionais, divididos entre as turmas de estimulação precoce compostas por crianças, jovens, adultos e idosos.
A Pastoral da Criança de Iporã do Oeste vai promover na tarde de hoje, no salão paroquial, mais uma celebração da vida. Conforme a coordenadora, NÁDIA KLOCK, o início será às 13h30 com mística, seguida de palestra sobre a família ministrada pelo padre, ILTON JOSÉ GOETTEMS. Durante o evento serão oferecidos lanches e será entregue uma lembrança aos pais, alusiva ao dia dos pais, celebrado no último dia 13. NÁDIA convida todas as famílias atendidas pela pastoral da criança e as demais pessoas da comunidade para que participem da programação. Ela lembra que no dia 26 de agosto, a celebração da vida será realizada na comunidade de Linha Vitória, envolvendo as famílias que residem naquela localidade. NÁDIA KLOCK destaca que está atuando como coordenadora da Pastoral da Criança há dois meses e que é um novo aprendizado. Ela salienta que o objetivo é levar o bem-estar social e moral para as famílias.
Os agricultores ou pecuaristas que não realizaram a declaração do Imposto de Renda ou que tiveram omissões de valores constatadas pela Receita Federal têm prazo de 60 dias para regularizar as informações após o recebimento da notificação. Conforme o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iporã do Oeste, DALVO MAYER, a declaração de renda é obrigatória aos produtores rurais e pecuaristas que obtiveram receita bruta anual em valor superior à 143 mil reais. Ele pontua que os produtores que tiverem dúvidas podem ir até a agencia dos Correios para verificar a existência de correspondência da Receita Federal ou consultar eventuais notificações no próprio sindicato, através do número do CPF.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iporã do Oeste, DALVO MAYER, frisa que caso os agricultores não façam a regularização com o pagamento dos impostos devidos, a Receita Federal lançará os impostos com juros moratórios e multas que variam de 75 a 225% sobre o valor do imposto apurado. MAYER enaltece que a próxima assembleia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais está prevista para ocorrer no mês de outubro, para definir diversos assuntos relacionados ao exercício de 2024.
O chefe de divisão do setor da saúde de Descanso, EDEMAR DE SOUZA, assumiu a Secretaria de Saúde durante o período de férias do titula, CLEBER RECH. Ele ficará à frente dos trabalhos até o dia 27 de agosto. DE SOUZA destaca que está dando continuidade aos trabalhos em andamento e diretrizes traçadas, trabalhando em prol da população para garantir a qualidade e agilidade nos atendimentos. Ele frisa que a fila de espera por atendimentos diminuiu e que o município possui convênios com hospitais de outras localidades. Entre eles estão o município de Abelardo Luz e São José do Cedro, onde são realizadas cirurgias ortopédicas, Joaçaba com atendimentos dermatológicos, além de Chapecó e São Miguel do Oeste com atendimentos nas demais áreas.
Conforme EDEMAR DE SOUZA, o município de Descanso trabalha com plantão 24h, com motoristas que realizam o transporte de pacientes que recebem altas ou que necessitam ser transferidos para outros centros de atendimento. Em relação aos ESF’S localizados em Itajubá e no centro, ele cita que ambos contam com equipe de profissionais composta por médicos, enfermeiras, agentes de saúde que auxiliam em campanhas e ações voltadas à prevenção da saúde, além de psicólogas credenciadas ao município, com carga horária de 40h semanais. O horário de atendimento é das 7h30 ás 11h30 e das 13h30 às 17h. O chefe de divisão e atual Secretário da Saúde enfatizou que muitas pessoas ainda deixam de comparecer na data agendada para a realização de exames, o que acaba prejudicando o atendimento de outros paciente que estão na fila de espera.
EDEMAR DE SOUZA pede para que a população venha até a Secretaria de Saúde e assine o termo de desistência, caso não possam comparecer para realizar as consultas ou exames. Ele salienta que a Secretaria de Saúde está realizando um programa em parceria com a academia do município, com profissional de educação física e psicóloga, que realizam diversas atividades voltadas à saúde do corpo e da mente. No próximo dia 24 também vai acontecer uma palestra, juntamente com a APAE, para tratar sobre deficiências, saúde física e mental. O evento terá início às 13h30 no clube SAD, em Descanso.
A Polícia Rodoviária Federal implantou neste mês em todas as unidades operacionais de Santa Catarina, totens para atendimento remoto aos usuários das rodovias. Caso procure o posto policial e o encontre fechado, o que acontece quando a equipe está em atendimento de ocorrências, o usuário poderá apertar um botão e acionar o telefone instalado em frente à unidade. A chamada será direcionada ao celular da equipe de plantão. Se esse contato não tiver sucesso, a chamada será encaminhada para a Central de Comando e Controle Regional, em Florianópolis, que opera 24 horas por dia. A PRF salienta que desta forma, a população conta com mais uma forma de ser atendida e ter apoio, a qualquer hora do dia, em todas as 26 unidades operacionais espalhadas pelas nove rodovias federais que cortam o Estado, além do já conhecido número de emergência 191.
A Polícia Civil deflagrou uma grande operação policial na manhã deste sábado, relacionada às investigações acerca da formação e integração de uma organização criminosa, tráfico de drogas, posse, porte e comércio irregular de armas de fogo e ameaças na cidade de Palmitos. A Polícia Civil investiga desde abril de 2023, uma série de crimes violentos ocorridos na cidade, aparentemente relacionados ao tráfico de drogas e a um conflito de “gangues” na região. Sete tentativas de homicídio perpetradas entre abril e maio, bem como um homicídio consumado na noite de 07 de maio já foram apurados desde então. A Polícia também identificou um esquema de tráfico de drogas e ameaças a populares, protagonizado por supostos integrantes de uma facção criminosa gaúcha em atividade na cidade, grupo que foi o alvo da ação realizada na manhã de hoje.
No total, 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na região por policiais civis de diversas regiões do Estado, que visam, além da apreensão de drogas ilícitas e armas de fogo, executar cinco mandados de prisão preventiva. A investigação que deu base à operação foi realizada em conjunto pela Divisão de Investigação Criminal de Maravilha e pela Delegacia de Polícia da Comarca de Palmitos. Batizada de “entrevero”, a Operação fez referência ao regionalismo gaúcho que remete ao conflito, embate e choque de forças. Cerca de 100 policiais civis realizaram as diligências no município de Palmitos na manhã de hoje.