-BLOCO DO AEROPORTO DE CONGONHAS É ARREMATADO COM ÁGIO DE 231%
-NÚMERO DE CANDIDATOS NEGROS AUMENTA 67% EM SANTA CATARINA
-SEMAE DEVE INTERROMPER FORNECIMENTO DE ÁGUA NA PRÓXIMA SEMANA
-PROGRAMA BOA AGRICULTURA CEDRENSE TERÁ APENAS BÔNUS EM 2023
-PRIMEIRA TROCA DE SEMENTES E MUDAS DEVE OCORRER NO MÊS QUE VEM
-INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA AMENIZAM ESTRAGOS NO INTERIOR
-PROPRIEDADE DA SANTO ISIDORO APOSTA NA PRODUÇÃO DE MORANGOS
-INICIADA RECOLHA DE TECIDOS PARA CONFECÇÃO DE LENÇOS E GORROS
-MULHER SOFRE TENTATIVA DE ESTELIONATO COM GOLPE DO “FALSO FILHO”
-PROFESSORA É AGREDIDA POR ADOLESCENTE E ENTIDADE LAMENTA O FATO
O tempo está ensolarado. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A temperatura pode chegar a 11 graus. A mínima das últimas horas foi de zero grau. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O secretário-geral das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, indicou o general brasileiro CARLOS DOS SANTOS CRUZ como líder de uma missão para investigar o ataque contra uma prisão na Ucrânia, na qual 50 prisioneiros de guerra morreram. GUTERRES disse que o general SANTOS CRUZ é um oficial respeitado com mais de 40 anos de experiência nacional e internacional em segurança pública e militar, inclusive como comandante de operações de paz da ONU. O secretário-geral da ONU afirmou que a organização vai trabalhar para ter os acessos e garantias de segurança para a equipe na Ucrânia.
Militares mexicanos têm responsabilidade no desaparecimento de 43 alunos de uma escola em 2014, de acordo com um relatório de uma comissão do governo divulgado nesta quinta-feira. ALEJANDRO ENCINAS, subsecretário do Interior, apresentou o relatório em ato público. Ele afirmou que as ações, omissões ou participações dos militares "permitiram o desaparecimento e execução dos estudantes, bem como o assassinato de outras seis pessoas". ENCINAS esclareceu que é preciso continuar investigando até que ponto militares do Exército e da Marinha participaram do crime, que ele afirmou ser um crime de Estado.
O presidente da Colômbia, GUSTAVO PETRO, afirmou nesta quinta-feira que vai pedir aos países ricos e grandes empresas que paguem aos camponeses para cuidar da floresta amazônica e recuperar áreas desmatadas. Em visita à cidade de Leticia, na fronteira com o Brasil, e uma das cidades onde há mais desmatamento na Amazônia colombiana, ele disse que levará a iniciativa à próxima conferência da ONU sobre o clima, a COP27, que será realizada no Egito em novembro. Ele afirmou que é preciso criar um fundo financeiro de aproximadamente 500 milhões de dólares ao ano permanentemente por 20 anos para enfrentar o desmatamento na Amazônia.
Representantes de secretários estaduais se reuniram nesta quinta-feira com o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO para pedir que o Congresso Nacional derrube o veto à norma que estabelecia que, em caso de perda de arrecadação devido a limitação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços, a União iria compensar os estados e municípios nas áreas de saúde e educação. Os presidentes do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde informaram que há uma estimativa de perda de 18 bilhões de reais que seriam arrecadados pelo tributo e destinados a saúde e educação dos estados e municípios do país.
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, por 7 votos a 4, que a nova Lei de Improbidade, com mudanças sancionadas em 2021, pode ser aplicada em processos em andamento. Com isso, a nova norma poderá beneficiar réus que tenham sido condenados por conduta culposa, ou seja, sem intenção, em ações em que ainda haja possibilidade de recurso na ação. Os processos deverão ser analisados caso a caso. A Corte também decidiu, por 6 votos a 5, que a nova lei não pode ser aplicada em casos já encerrados, ou seja, sem mais direito a recurso. O plenário definiu ainda que os novos prazos de prescrição não serão aplicados de forma retroativa. O STF analisou se a mudança na lei – que agora exige a intenção do agente para configurar a improbidade – poderia ser aplicada em casos que já tinham sido julgados com base na norma antiga.
O Aeroporto de Congonhas foi arrematado por dois bilhões 450 milhões pela empresa de gestão aeroportuária Aena Desarrollo, em leilão realizado nesta quinta-feira, durante a sétima rodada do programa de concessões aeroportuárias. O certame, realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil, na B3, contou ainda com a concessão de outros 14 terminais. Dividido em três blocos, o leilão concede terminais estabelecidos em seis estados brasileiros. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul e Amapá. A Aena Desarrollo foi a única proponente do bloco que continha o Aeroporto de Congonhas. O ágio da proposta foi de 231 por cento.
As eleições deste ano registraram aumento de 67 por cento no número de candidaturas de negros em Santa Catarina em relação ao último pleito. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, são 154 postulantes, enquanto em 2018 eram 92. O crescimento no Estado foi puxado por candidaturas de mulheres. Foram consideradas candidaturas negras as somas dos postulantes que se autodeclaram pretos e pardos. As solicitações para registro de candidatos terminaram na segunda-feira. O crescimento reflete mudanças na legislação eleitoral como a exigência de que os partidos reservem no mínimo 30 por cento do fundo eleitoral para as campanhas de mulheres. Na eleição de 2018, foram 25 candidatas negras entre as 247 postulantes. Já para as eleições gerais deste ano, são 70, um crescimento de 180 por cento.
Uma liminar publicada nesta quinta-feira decidiu aceitar a ata que solicita a candidatura a governador do defensor PÚBLICO RALF ZIMMER JÚNIOR do Pros. Com isso, a Justiça Eleitoral deixa de considerar a convenção feita pela outra ala do partido, que defendia o apoio à coligação do governador CARLOS MOISÉS do Republicanos. Como a decisão é liminar, o mérito ainda não julgado e cabe recurso. Mesmo assim, a divisão do tempo de TV entre os candidatos ao governo de Santa Catarina, que será anunciada nesta sexta-feira, deve incluir o candidato RALF ZIMMER. A decisão sobre a candidatura do Pros era necessária para essa definição. O candidato deve ter cerca de 15 segundos.
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta quarta-feira, sete proposições de origem parlamentar, além de admitir a tramitação de uma medida provisória sobre o Programa Recomeça SC. Os projetos de lei seguem para análise do governador. Das matérias aprovadas, duas estão relacionadas à segurança pública. O PL 662021 trata da criação da Delegacia de Defesa Contra Maus-Tratos a Animais Domésticos, para coibir e investigar a prática destes crimes. Já o PL 462022 institui política estadual para prevenção e combate a furtos e roubos de cabos, fios metálicos, fibras ópticas, geradores, baterias, transformadores, equipamentos de transmissão e placas metálicas. Também foram aprovados quatro PLs sobre título de utilidade pública estadual que seguem para sanção do Executivo.
A Campanha do Lenço e Gorro solidário já começou em Guarujá do Sul com objetivo de fazer coleta de malhas para a confecção. A informação é do vereador VOLNEI GOSSLER. Uma empresa de malhas de Guarujá do Sul contribui com a doação de tecidos ‘frio’ para confecção dos lenços e gorros pelas voluntárias. Os itens são entregues aos hospitais referência da região, a exemplo, do Regional de São Miguel do Oeste e de Chapecó. As doações podem ser realizadas na Câmara de Vereadores de Guarujá do Sul. O vereador destacou que não é aceito doações em dinheiro, apenas em itens como novelos de lã e tecidos ‘frio’.
As geadas previstas para os próximos dias são fatais para as propriedades que possuem plantações de fumo. A espécie ainda não foi plantada em algumas propriedades aguardando o fim desse período de intenso inverno. Conforme o agricultor NEIMAR SPECHT, da Linha Cruzeiro de Princesa, qualquer registro de geada é suficiente para “queimar” as folhas de tabaco e causar prejuízos consideráveis. A intenção é fazer a plantação logo após o fim desse tempo, visando a boa expectativa de boa safra. Mas para confirmar essa expectativa, ele comentou que o solo precisa de um preparo com sol possibilitando uma compactação para plantação. Em sua propriedade serão plantados 55 mil pés de tabaco. Elas já deveriam estar na lavoura, mas por causa da grande umidade do solo e das geadas foi escolhido por esperar.
Uma propriedade na Linha Santo Isidoro, São José do Cedro, voltada ao cultivo de grãos, vem apostando desde o ano passado na produção de morangos. O produtor JEAN LAZZARI, comentou que a implantação aconteceu em março de 2021. A ideia surgiu para saber a demanda do mercado atual já que a propriedade conta com uma estufa de quatro mil e 200 pés. Ele destacou que o objetivo da produção foi para incrementar a renda familiar que até então trabalhava apenas com cultivo de grãos. A atividade com os morangos é desempenhada apenas pela mão de obra de quatro pessoas da família, sem a necessidade de terceirizados. Assim garante o cuidado desde o plantio até a colheita do morango. De acordo com o produtor, a venda dos morangos visa a comercialização direta com o consumidor. Uma pequena parte daquilo que é produzido vai parar nos supermercados da região. São duas variedades de morangos importadas da Europa que se adaptam ao tempo da região. Ele garantiu que a produção atual é insuficiente para atender o número de pedidos.
Está sendo discutida a realização do primeiro encontro entre os agricultores para a troca de sementes e mudas em Guarujá do Sul. A informação é do secretário de Administração, JULIO DELLA FLORA, responsável pelo setor de Agricultura. De acordo com ele, a ideia foi lançada dada a importância das mudas e das sementes no desenvolvimento da economia e da comunidade em geral. O secretário comentou que de alguns anos para cá está sendo notadas certas mudanças na genética das sementes. Com a tecnologia à disposição dos agricultores, muitas delas foram modificadas com intuito de melhorar a qualidade do produto final. Porém, ainda é necessário manter a genética primária das sementes de cereais, hortaliças, entre outras variedades. O secretário ainda disse que pensando nisso está marcado para o mês que vem o primeiro encontro para a troca de mudas e sementes em Guarujá. Várias entidades agrícolas participam da iniciativa. O encontro passa por detalhes finais, mas os interessados já podem se preparar para participar do evento.
A Epagri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a prefeitura de Guarujá do Sul devem se reunir para discutir onde será realizado o primeiro encontro para a troca das sementes e mudas. De acordo com responsável pelo setor de Agricultura JULIO DELLA FLORA, o local deverá comportar um bom número de agricultores visando a interação entre os expositores. O espaço está praticamente escolhido faltando apenas a decisão final das entidades envolvidas.
O município de Guarujá do Sul se organiza para realizar o tradicional desfile cívico de Sete de Setembro. Para isto, as entidades e colégios se preparam para participar, conforme a organização da secretaria Educação. A informação é da secretária CLAUDETE ROCKENBACH. A fanfarra de Guarujá conta com cerca de 80 integrantes que realizam ensaios três vezes por semana para acompanhar o desfile. Segundo a secretária, já são 24 pelotões que confirmaram presença no desfile. As programações da semana da Pátria iniciam dia primeiro até sete de setembro, todos os dias com Hasteamento, Arreamento e apresentações de entidades e escolas.
Está prevista para acontecer na semana que vem uma reunião do colegiado de Agropecuária em Iporã do Oeste. O encontro está marcado para ser realizado na terça-feira, dia 23. A informação é do secretário Executivo da Ameosc AIRTON FONTANA. Na oportunidade serão discutidos assuntos voltados à atividade e também sobre o projeto ‘Plantando Água’. Essa ideia será apresentada pela coordenação do projeto. ‘Plantando Água’ é uma iniciativa da Ameosc em parceria com a Epagri, Instituto Federal e com os colegiados de Agricultura e Educação. Por meio desse projeto o objetivo é fazer a retenção e preservação do solo, além da proteção de nascentes e córregos no Extremo-Oeste. Durante o encontro ainda será debatido sobre a programação de um seminário previsto para acontecer no dia 13 de setembro em São Miguel do Oeste. São palestras que visam o debate e a socialização da temática em discussão que possui três importantes eixos. O secretário informou que no encontro de terça, a prefeitura de Iporã vai apresentar as ideias sobre ‘Plantando Água’.
A Ameosc possui diversas atividades previstas antes do encerramento deste mês de agosto. Entre elas, está marcada a Assembleia dos prefeitos dos municípios associados e a capacitação para os secretários de Educação. A informação é do secretário Executivo AIRTON FONTANA. De acordo como ele, os prefeitos receberam informações do presidente da Associação sobre as pautas que serão tratadas na oportunidade. A reunião foi marcada para acontecer quinta-feira da semana que vem. Já na capacitação entre os secretários será discutido sobre o plano educacional de cada município. Ao todo, três pessoas da Educação poderão participar da capacitação. O curso está marcado para os dias 29 e 30 de agosto. No dia 31, o colegiado de Nutricionista se reúne para debater as próximas ações na rede municipal de ensino e demais repartições públicas.
A Defesa Civil de Palma Sola registrou grandes estragos causados pela intensa chuva de ontem na área de divisa com São José do Cedro. A informação é do coordenador DOUGLAS RIBEIRO. Conforme ele, o levantamento inicial de ontem apontou que próximo ao Rio Tracutinga e Lajeado Grande, que fica na altura da São Vendelino, houve estragos significativos, principalmente nas cabeceiras das pontes. Segundo o coordenador, a intensa chuva, que chegou a 150 milímetros em Palma Sola e 110 em Cedro, já estava prevista pelos órgãos de meteorologia, assim como a forte frente fria que atinge a região. Em Palma Sola também foram registrados estragos nos bueiros e estradas rurais. Ele disse que a ideia é percorrer grande parte das vias rurais para verificar os danos causados pelas intempéries. Mas todas as regiões contabilizaram pequenos desmoronamentos de estradas e movimentações do solo comum para o volume de precipitação registrada. O coordenador destacou que o entupimento de bueiros causou maior prejuízo com excesso de água e entulhos.
Os investimentos de infraestrutura realizados na área rural amenizaram os estragos causados pelas intensas chuvas em Palma Sola. Obras como drenagem pluvial, asfaltamento e calçamento foram principais responsáveis por isso. A afirmação é do coordenador da Defesa Civil DOUGLAS RIBEIRO. De acordo com ele, apesar de grandes estragos e transtornos em Palma Sola, a situação poderia ser muito pior sem os importantes investimentos. A substituição de pontilhões em madeira por de alvenaria também impactaram positivamente. O coordenador relatou que o trabalho preventivo impactou nessa amenização, sendo que em anos anteriores a mesma intensidade de chuva num curto espaço de tempo causou maiores problemas. Por isso, nos dias de hoje os estragos podem ser considerados pontuais em localidades ainda não estruturadas.
As secretarias de Agricultura e de Obras de São José do Cedro estavam verificando os problemas causados pelas fortes chuvas. Na avaliação das secretarias os transtornos foram significativos atingindo principalmente a Linha São Vendelino, Rosangeles e Assentamento. Algumas pontes foram arrastadas e outras danificadas. Na Linha Chaleira e Cembrani foram registrados grandes problemas onde uma ponte foi arrancada. As equipes já estiveram no local para solucionar os problemas. Algumas lavouras destas comunidades também foram prejudicadas com a intensa chuva.
O programa Boa Agricultura Cedrense 2023 está sendo formalizado pela administração para atender os agricultores de São José do Cedro. Em virtude da baixa adesão, o incentivo para serviços de silagem ficou de fora do programa a partir do próximo ano. A informação é do diretor de Agricultura JANDIR HARTMANN. No último ciclo do programa, encerrado em maio passado, apenas 150 produtores optaram pelos serviços de silagem. Cerca de mil 154 agricultores estavam aptos a receberem um dos incentivos da agricultura no ciclo anterior. Desse montante, pouco mais de 800 produtores optaram pelo bônus agrícola. Os valores que seriam aplicados para os serviços de silagem serão injetados no bônus agrícola. Para o diretor, os agricultores estarão ganhando mais com essa alteração. Já para os serviços de silagem cada agricultor terá liberdade de escolher seu prestador. O programa Boa Agricultura Cedrense deve disponibilizar entre 500 e 600 mil reais para o bônus. A definição será tomada entre executivo e a agricultura.
Os valores do programa Boa Agricultura Cedrense serão repassados conforme o movimento econômico registrado entre os dias primeiro de julho de 2021 a 31 de junho de 2022. Esse período é conhecido como ano agrícola. A afirmação é do diretor de Agricultura JANDIR HARTMANN. Os valores pagos no ciclo anterior variavam entre 350 reais e dois mil reais dependendo da economia movimentada na propriedade. O movimento mínimo exigido era de dois mil reais onde o produtor poderia ser beneficiado com os 350 reais. Já o produtor que movimentava mais de um milhão de reais naquele ano agrícola era beneficiado com dois mil. Para o próximo ciclo do programa, os valores podem ser alterados pela administração. Contudo, os valores para 2023 serão definidos nas próximas reuniões do poder público.
O Semae de São José do Cedro deverá interromper o fornecimento de água na semana que vem em virtude da troca dos filtros na Estação de Tratamento da Água. Essa substituição já deveria ter ocorrido a mais tempo, já que passou do período de uso dos filtros. O alerta é do diretor JAIR POSTAY. Uma empresa de São Paulo, vencedora da licitação, deverá entregar os itens até quinta-feira que vem. A interrupção vai ocorrer durante à noite por haver menor uso da água. Ele garantiu que o serviço deverá acontecer até o amanhecer quando o abastecimento será retomado. A estação de tratamento ainda conta com um sistema de reaproveitamento de 200 mil litros de água. Segundo o diretor, o sistema está funcionando normalmente prestando auxílio a captação de água do Rio das Flores. Isso gera ainda a economia na conta de energia. POSTAY também afirmou que o projeto que deu entrada na Câmara, que prevê toda a infraestrutura antes de obras de pavimentação, é de grande valia para o Semae. Na avaliação dele, o projeto é muito bom para o poder público.
O diretor do Semae JAIR POSTAY, comentou sobre o fornecimento de água nas comunidades rurais de São José do Cedro. Conforme ele, o abastecimento na região do Assentamento está dentro da normalidade com problemas pontuais na bomba, além dos Distritos de Padre Réus e Mariflor. Apenas a comunidade da Linha Nilsson enfrenta um grande impasse com a Celesc. De acordo com o diretor, o Semae aguarda apenas a troca do transformador. JAIR aproveitou para comentar sobre o aumento no valor pago pelos plantões. Ele disse que o pedido foi apresentado ao prefeito em virtude da paralisação dos trabalhos fora do expediente. Além disso, o diretor lembrou da mini escavadeira que ainda não está em uso. Um projeto será levado à Câmara na próxima sessão para passar pela apreciação do vereadores, já que a máquina será empenhada pela secretaria de Agricultura ao Semae.
A paróquia de São José está organizando um trabalho em celebração aos 100 anos do Itinerário de Dom José. O evento foi organizado pela Diocese e realizado pela Igreja Católica de São José do Cedro. A informação é do padre SÉRGIO MELZ. Esse é um momento bastante especial em que a matriz faz memória a um profeta. Por isso, está sendo realizado um memorial itinerante para relatar a história do Bispo. A abertura acontece esse sábado ficando à disposição da igreja por sete dias. Já na próxima semana acontecerá em São Miguel do Oeste. Na Matriz São José estará exposto entre às sete e 30 às 11 horas e 30 minutos e das 13 às 17 horas. Em um determinado horário da manhã e da tarde um representante estará presente na paróquia. MELZ também informou que estará participando da quinta romaria em Caibi. O evento acontecia tradicionalmente em Cunha Porã, mas por causa de algumas questões foi optado em trocar. A ideia é levar 40 pessoas aqui do Cedro. Até ontem eram 25 inscritos. O prazo de inscrição encerra na terça-feira da semana que vem.
Uma mulher sofreu uma tentativa de estelionato com golpe do “falso filho” via aplicativo de mensagens. A mulher, que é professora em São Miguel do Oeste, contou para a reportagem que recebeu uma mensagem enquanto estava no intervalo entre as aulas. Ela disse que a “falsa filha” entrou em contato pedindo uma transferência mil 254 reais, pois seu aplicativo havia bloqueado e ela precisava pagar uma conta. A mulher relatou que imediato percebeu a farsa, porém fingiu estar acreditando e continuou a conversa, momento em que “confirmou” o PIX de mil e 254 reais. A “falsa filha” então pediu um comprovante e neste momento ocorreu a trollagem, pois a mulher fez um comprovante com folha de papel comum e a caneta. Ela relatou que tem apenas um filho de quatro anos que, inclusive estava na creche naquele momento. Golpes e tentativas semelhantes acontecem com frequência e por isso toda atenção é necessária.
Uma professora, sem idade informada, de uma instituição social pública de São José do Cedro, acabou agredida por uma adolescente de aproximadamente 13 anos na tarde de ontem. A menor não é do município, mas estava hospedada em um abrigo social da cidade. Conforme obtido pela Rádio Cedro, a mulher foi agredida pela adolescente sem uso de algum objeto após um suposto desentendimento entre elas. Os bombeiros foram chamados por volta das 15 horas para socorrer a mulher. De acordo com os socorristas, a professora apresentava um edema na região do olho direito e escoriações no pescoço, além de fortes dores no braço esquerdo. Ela foi socorrida e levada ao hospital da cidade e mais tarde liberada pela equipe médica. Durante a tarde de ontem, algumas declarações equivocadas circularam nas redes sociais afirmando que a mulher teria sido esfaqueada pela menor, mas não houve avanço para esse tipo de agressão. A menor foi conduzida à delegacia de Polícia para esclarecimentos e está à disposição da Justiça.
O Cras de São José do Cedro lamentou o caso de uma professora ser agredida por uma aluna durante a tarde de ontem. A coordenadora MANUELA COZER, relatou que a criança possui um comportamento extremamente agressivo, mas a atitude não era esperada. Segundo ela, a menor não queria fazer as atividades a qual a professora estava propondo a ela. A adolescente estava hospedada em uma instituição a cerca de 30 dias, porém essa semana era a primeira vez que estava no Cras para fazer as atividades depois de um longo período. A coordenadora destacou que entrou três vezes em contato com o abrigo devido ao comportamento agressivo que a menor apresentava momento que a adolescente agrediu a professora. Possivelmente a menor não vai retornar para o Cras. Outras crianças presenciaram as agressões e solicitaram ajuda aos servidores da garagem da prefeitura. Na chegada dos servidores, a menor parou com as agressões. MANUELA também relatou que esse foi um momento isolado, por isso os pais das demais crianças podem ficar tranquilos.