-GOVERNO VAI NOTIFICAR 650 MIL BRASILEIROS PARA DEVOLUÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
-SC QUER USAR VALOR APLICADO EM BRs PARA ABATER DÍVIDA COM A UNIÃO
-EDUCAÇÃO DEBATE O TEMA, FAMÍLIAS E TECNOLOGIAS
-MUNICÍPIO DEFINEM RETORNO DE TODOS OS ALUNOS A SALA DE AULA
-SÃO JOÃO DO OESTE INCENTIVA NOVAS TÉCNICAS NA CRIAÇÃO DE BEZERRAS
-ITAPIRANGA AMPLIA ATIVIDADES PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO
-JOVEM SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO
-FOGO ATINGE CARRO E MOTO EM GARAGEM DE RESIDÊNCIA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 37 graus. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 42 centavos. O euro está valendo seis reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Os talibãs reprimiram nesta quarta-feira um protesto popular no leste do Afeganistão, que visava defender a bandeira do país. Os manifestantes se opunham a substituí-la pela branca, com uma inscrição que representa os insurgentes e o Emirado Islâmico que foi implementado com a volta do grupo ao poder. Durante o confronto, pelo menos três pessoas morreram e 12 ficaram feridas. Segundo uma agencia de notícias do país, os talibãs dispararam contra os manifestantes e atingiram alguns fotojornalistas.
Um terremoto de magnitude quatro vírgula nove sacudiu o Haiti na noite desta quarta-feira. O novo tremor foi confirmado pelo instituto dos Estados Unidos que monitora os tremores em todo mundo. O Haiti ainda não se recuperou do potente sismo de magnitude sete vírgula dois de sábado. O governo informou que o número de mortos subiu para dois mil 189. Doze mil pessoas se feriram e outras 32 são consideradas desaparecidas. O forte terremoto de sábado destruiu duas mil 868 edificações e danificou cinco mil 410. A situação deixou no limite os hospitais e os danos bloquearam estradas por onde são transportados suprimentos vitais para as vítimas.
O governo dos Estados Unidos afirmou, nesta quarta-feira, que tem planos para ministrar uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 no país a partir do dia 20 de setembro. Na última semana, o país já tinha autorizado a terceira dose da vacina para transplantados. As infecções nos Estados Unidos têm crescido por causa da variante delta do coronavírus. Em um comunicado, o Departamento de Serviços Humanitários e de Saúde afirmou que o governo norte-americano está preparado para oferecer a dose de reforço a todos que já foram imunizados há pelo menos oito meses com as vacinas da Pfizer e Moderna.
O Ministério da Cidadania vai enviar, entre hoje e amanhã, mensagens de celular para orientar sobre a devolução voluntária de recursos, a denúncia de fraudes ou o pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais do auxílio emergencial. Serão notificadas cerca de 650 mil pessoas que devem restituir os recursos à União. Esse público pertence ao grupo que se cadastrou via meios digitais para receber os valores destinados a amenizar os efeitos socioeconômicos da pandemia do novo coronavírus. São trabalhadores que, ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física, geraram DARF para restituição de parcelas do auxílio emergencial, mas que ainda não efetuaram o pagamento, ou que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa.
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que cria uma dedução no Imposto de Renda de 2022, relativo ao exercício de 2021, para empresas que incentivarem pesquisas relacionadas a controle, prevenção, tratamento e mitigação da Covid-19. Os senadores modificaram o texto aprovado pela Câmara em junho. Com isso, a proposta voltará para nova análise dos deputados. A proposta institui o programa Pró-Pesquisa Covid-19, que terá validade enquanto durar a pandemia e será financiado com o aumento do PIS/Pasep, de um para dois, e da Cofins, de quatro para cinco por cento, nos casos de alienação de participações societárias.
A maioria dos ministros do Tribunal de Contas da União votou nesta quarta-feira pela aprovação do edital do leilão do 5G, a nova geração de internet móvel. Um pedido de vista, ou seja, de mais tempo para análise, porém, adiou a decisão para a semana que vem. O pedido de vista foi feito pelo ministro AROLDO CEDRAZ, quando seis ministros já haviam votado a favor do edital, e nenhum contra. O ministro entendeu que o edital contém falhas e ilegalidades e pediu mais tempo para a analisar. A Agência Nacional de Telecomunicações aguarda a análise do tribunal para marcar a data do leilão, previsto para acontecer entre o fim de setembro e início de outubro.
Trabalhadores públicos de Santa Catarina se uniram às mobilizações nacionais contra a Proposta de Emenda à Constituição número 32 nesta quarta-feira. A matéria que tramita na Câmara dos Deputados trata sobre a Reforma Administrativa e prevê um modelo similar ao do setor privado na contratação de servidores públicos, sejam eles da União, dos estados ou municípios. O relator é o deputado federal DARCI DE MATOS do PSD de Santa Catarina. No estado, as manifestações contra as mudanças do serviço público foram organizadas por centrais sindicais, sindicatos, frentes e fóruns de luta e ocorreram em pelo menos oito cidades. O objetivo das ações foi pressionar os deputados federais catarinenses a votarem contra a proposta.
As Secretarias de Estado da Educação e da Administração estão com processo licitatório em andamento para ampliar a vigilância humana em todas as unidades de ensino da rede estadual. O objetivo é garantir segurança a todos os alunos, professores e funcionários das escolas de Santa Catarina. A pedido das próprias escolas, está sendo providenciado o aumento de unidades com segurança feita por vigilantes. Atualmente, são 235 e a meta é elevar esse número para mil e cem escolas. O estado também vai ampliar os pontos de vigilância eletrônica, via alarmes e mais circuitos de câmeras. A decisão de ampliar a segurança das escolas foi reforçada depois do ataque que resultou na morte de três crianças e duas servidoras em uma creche de Saudades.
O Governo de Santa Catarina irá procurar o Ministério da Fazenda para iniciar tratativas para abater a doação de 450 milhões para o Dnit na dívida que o Estado tem com a União. A informação foi divulgada pelo secretário da Fazenda, PAULO ELI. Uma emenda do deputado estadual SILVIO DREVECK ao projeto aprovado na Alesc que permite a doação aponta que o governo não “envide esforços” para buscar o Ministério da Fazenda para abater o valor da dívida com o tesouro nacional. Atualmente, a dívida de Santa Catarina com a União é de 10 bilhões de reais. Entre maio e dezembro do ano passado as prestações não foram pagas em razão do alívio dado pela lei de ajuda aos Estados e municípios no enfrentamento da pandemia. ELI disse que o estado vai oficiar o governo federal e iniciar essa negociação.
Itapiranga registra situação mais tranquila em um ano e meio de pandemia. São apenas três pessoas com o vírus ativo. Pelo segundo dia seguido o município não teve nenhum caso confirmado de contaminação pelo Coronavírus. Nesta semana foram apenas dois exames positivos e 11 pessoas foram liberadas do isolamento por estarem curadas. Na última atualização, em boletim informativo divulgado no final da tarde de ontem, apenas dois pacientes suspeitos. Itapiranga segue com dois mil e 800 casos de Covid-19. O município já registrou 19 mortes em decorrência da doença.
O município de Tunápolis divulga os dados do boletim epidemiológico duas vezes por semana. No último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde na terça-feira, seis pessoas estavam com o vírus ativo. Nenhuma pessoa está internada em virtude da doença. Novo boletim será disponibilizado na tarde desta quinta-feira. A secretária da Saúde do município, ROSELI BONAVIGO, acredita que o número permaneça estável. Conforme ela, o número de casos já diminuiu em comparação aos últimos dias, mas ainda existem casos no município. Desde o início da pandemia, Tunápolis já registrou mil 317 casos e oito óbitos.
A secretária da Saúde revela que no momento não há doses disponíveis para os faltosos. A orientação é aguardar o envio de novas doses. Conforme ela, ainda existe um pequeno número de pessoas que não se vacinaram. ROSELI BONAVIGO explica que este percentual é de pessoas que não fizeram a vacina por ter tomado a vacina da gripe ou ter contraído o vírus no período, e ainda aqueles que se recusaram a tomar a vacina. Neste caso, a secretaria oferece um termo de recusa.
Na última segunda-feira, a secretaria da Saúde, juntamente com a vigilância sanitária percorreram algumas residências após identificar a ausência de pessoas que estariam aptos a fazer a vacina. Conforme ROSELI, este trabalho objetiva conscientizar as pessoas da importância da vacina. Tunápolis também foi beneficiado com doses extras para vacinar toda a população acima de 18 anos. Os municípios da fronteira foram contemplados tendo em vista do alto fluxo de circulação de pessoas e da possibilidade de disseminação de novas variantes do Coronavírus.
São João do Oeste vacinou no último sábado o público acima de 18 anos. Conforme a enfermeira do município, MORGANA GRADE, após a vacinação de sábado, ontem a secretaria da saúde realizou a repescagem para os faltosos. Porém, em torno de 200 pessoas ainda não receberam a vacina. Este número inclui pessoas que optaram pela recusa. MORGANA GRADE reforça que a vacina é fundamental para a proteção individual como o coletivo. Ela revela que nos próximos dias será feita uma campanha com o auxílio das agentes de saúde do município para identificar os faltosos. Se a recusa permanecer, será oferecido um termo. Ela cita que no momento não há doses disponíveis, e é preciso aguardar orientação do estado para a vinda de novas doses. São João do Oeste ainda possui quatro pessoas com o vírus ativo. Desde o início da pandemia já foram contabilizados 730 casos e 10 óbitos. No momento nenhum paciente do município está internado em virtude da doença.
Tunápolis realizou nesta semana a décima primeira Conferência Municipal de Assistência Social. De acordo com a assistente social SILIANE MEIER, o evento é realizado a cada dois anos, e aborda, entre outros assuntos, discussão sobre os rumos da política de assistência social, tanto em nível municipal quanto estadual ou federal. Em função da pandemia, a conferência foi realizada de forma híbrida, com número reduzido de participantes no presencial e os demais acompanharam de maneira remota, através de um link disponibilizado previamente. Também participaram conselheiros tutelares, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social e representantes de entidades socioassistenciais, como APAE, autoridades municipais e a sociedade civil.
O tema da Conferência Municipal foi Assistência Social, Direito do Povo e Poder do Estado, incluindo debate sobre financiamento público para enfrentar desigualdades e garantir proteção social. Entre outros temas, direitos socioassistenciais, controle social e atuação da Assistência Social nas situações de calamidade pública e emergências. Entre as principais propostas que foram elencadas em nível federal ou de estado, está a questão da cooparticipação do financiamento da Assistência Social. SILIANE MEIER frisa que em muitas situações são criados programas e serviços, porém depois o estado não repassa recursos financeiros necessários para manutenção desses serviços, por isso a responsabilidade fica para os municípios.
Segundo SILIANE MEIER, a cooperação financeira para casos de acolhimento de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência foi elencada como proposta de assessoria técnica dos poderes municipais. Outra é a oferta de programas de habitação rural e urbana para os municípios. Em nível municipal também foram elencadas várias propostas que a Assistência Social vai tentar implementar, junto com a administração municipal no transcorrer dos anos. Uma delas é a capacitação dos conselheiros e profissionais do SUAS, para que seja permanente, pois conforme a assistente social, há necessidade de constante aperfeiçoamento no atendimento à população e nos serviços que são ofertados. SILIANE defende também a contratação de profissional de Psicologia para atendimento de média e alta complexidade.
São João do Oeste define retorno 100 por cento presencial das aulas. Medida será válida para todas as turmas desde a creche até o nono ano. Conforme o secretário da Educação, CLAUNEI WEBER, na manhã de hoje foram finalizados os detalhes do trabalho da equipe para o retorno com atividades 100 por cento presenciais no dia 30 de agosto com todas as turmas das escolas municipais, inclusive creche. CLAUNEI WEBER informa que a situação mais tranquila referente a pandemia permite medidas que visam contribuir com maior eficiência no processo de ensino aprendizagem. São João do Oeste possui um total de 560 alunos na rede municipal.
Tunápolis também vai retornar com atividades 100 por cento presenciais. A Secretaria de Educação definiu o retorno de todos os alunos para o dia 30 de agosto. Medida foi tomada diante de um cenário favorável no controle da Covid. De acordo com a secretária de Educação, NAÍSSA SCHAURICH, o retorno 100 por cento presencial é possível considerando a nova normativa do estado no qual diminuiu o distanciamento em sala para um metro. Durante o período que antecede o dia 30, compete a Secretaria de Educação, a atualização do Planejamento. NAISSA alerta para a necessidade de seguir os protocolos sanitárias e solicita a colaboração das famílias, especialmente mantendo as crianças em casa quando tiver sintomas da Covid.
Regional da Educação debate o tema, famílias e tecnologias: como educar para a cidadania digital. Na noite de ontem ocorreu uma Live sobre o assunto. Conforme o professor e coordenador do NEPRE, Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento as Violências da Regional de Itapiranga, SEBASTIÃO FROES, o momento é de reflexão sobre este tema. Ele destaca que na noite de ontem foi realizada uma Live, para alunos e familiares das escolas dos cinco municípios da Regional, incluindo Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Santa Helena. Entre os destaques esteve o esclarecimento de que a Internet não é um espaço sem lei. FROES salienta que ela oferece oportunidades, mas também riscos e é preciso saber usar de forma correta.
Preocupação com o uso incorreto das redes sociais exige amplo debate. Um dos desafios é o combate a violência que é bastante comum na internet. SEBASTIÃO FROES salienta que a legislação orienta neste sentido abrindo espaço para denúncias contra difamação, bullying e outros crimes como extorsão. Pornografia também é algo frequente e que muitas vezes atrapalha as famílias e o convívio das pessoas em geral. FROES reconhece que é bastante desafiador acompanhar as atividades dos filhos nas redes sociais. Ele aponta que o grande problema é quando os pais dão celular para o filho e não acompanham o uso que a criança faz das redes sociais. Ressalta que a família precisa ser um suporte e dar apoio incondicional, pois a internet tem legislação e precisa ser utilizada com responsabilidade.
Escola busca dar suporte e contribuir com os pais. De acordo com o professor e coordenador do NEPRE, SEBASTIÃO FROES, é preciso conhecer os aplicativos que as crianças e jovens estão acessando para ter conhecimento dos riscos. O problema está na grande carga de trabalho doa pais que acaba impedindo o acompanhamento dos conteúdos que os filhos estão acessando na internet. FROES lamenta que está se tornando cada vez mais frequente o registro de vítimas de crimes praticas com uso da internet. É muito comum os crimes de ameaça, chantagens e golpes que são registrados pelas polícias Civil e Militar.
A secretaria da Educação definiu esta semana várias atividades presenciais. O roteiro integra a programação de Sete de Setembro. Mais de 30 integrantes da Fanfarra estão ensaiando para apresentações, A secretária da Educação, ELAINE MULLER, informa que a Fanfara vai iniciar a apresentação, às sete horas no Complexo Oktober seguindo pela cidade até a JBS Aves. Na sequencia o grupo retorna para a prefeitura onde vai ocorrer um Ato Cívico incluindo o Hino Nacional. A programação vai contar apenas com autoridades e convidados respeitando os protocolos que proíbem aglomerações. A Fanfarra também vai desfilar nas ruas do Bairro Santa Tereza Alto. A secretária diz que é preciso comemorar esta retomada com muita responsabilidade e cuidados que a pandemia ainda exige.
Ontem Itapiranga reduziu para apenas três pessoas com o vírus ativo e já registra dois dias sem nenhum contaminado com Covid-19. ELAINE MULLER lembra que no dia nove o município retornou o ensino fundamental em tempo integral e prepara novas turmas com todos os alunos em sala de aula. Ela ressalta que a decisão foi acertada e agora será a vez do pré-escolar e jardim que retornam nesta segunda-feira, dia 23. Turmas do maternal retornam ao sistema 100 por cento presencial somente no dia seis de setembro para permitir a reorganização dos educandários e evitar aglomeração de crianças e familiares. Creche segue com atendimento diário, porém em meio período. O modelo integral também depende da contratação de estagiários. A Secretaria da Educação já fez chamadas e não conseguiu preencher as vagas oferecidas.
O secretário da Agricultura de São João do Oeste é otimista para implantação de novos programas a partir de 2022. ROGÉRIO RECH lembra que lei federal impede inovações até final de 2021. Ele avalia que a situação atual necessita de ajustes devido a novas demandas no agronegócio e a importância da profissionalização em busca de maior eficiência em toda cadeia produtiva. Entre novos programas da Secretaria da Agricultura está a criação de bezerras no rebanho leiteiro. O cuidado é fundamental por ser apontada como uma etapa importante no manejo do gado destinado a produção de leite. Já foi promovida uma reunião técnica em parceria com a Epagri, na propriedade agrícola da família Sehn, na comunidade de Beato Roque. O secretário diz que a meta é mostrar as principais etapas na criação de bezerras e ampliar o conhecimento técnico.
ROGÉRIO RECH salienta que o município possui expressivo plantel de gado leiteiro e por isso o novo programa para 2022 tem objetivo de incentivar o repasse de conhecimento técnico. O secretário da Agricultura de São João do Oeste afirma que o desafio é realizar o manejo adequado alimentar e sanitário visando o futuro com animais de maior potencial produtivo. De acordo com RECH, o município já é referência em Melhoramento Genético e ainda pode evoluir mais. Ele afirma que é possível aumentar a produção sem alterar o número de animais, tendo cuidados desde o nascimento. O secretário também diz que é preciso solucionar a carência na reposição. ROGÉRIO RECH ressalta que é preciso dar maior atenção em todo ciclo de vida dos animais que estão na propriedade. Ele avalia que a rentabilidade será maior na produção e na comercialização de bezerras excedentes.
Motociclista sofre ferimentos em acidente de trânsito. Por volta das 20 horas desta quarta-feira, ocorreu uma colisão entre carro e moto. O acidente foi no cruzamento da Rua John Kennedy com a Duque de Caxias, próximo ao Batalhão da Polícia Militar, no centro de São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros prestou atendimento a um jovem, condutor da motocicleta Honda, de São Miguel do Oeste, que foi socorrido com suspeita de luxação no braço esquerdo e escoriações pelo corpo. O jovem foi conduzido ao Pronto Socorro do Hospital Regional. Já o condutor do veículo Voyage não se feriu e permaneceu no local prestando os devidos esclarecimentos à Polícia Militar.
Fogo atinge carro e moto em garagem de residência. Foi por volta das 20 horas de ontem, na Rua Eduardo Werlang, no bairro Floresta em Itapiranga. A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para combater incêndio em garagem que fica no pavimento térreo de uma residência. Foram diretamente atingidas pelas chamas 25 metros quadrados da edificação, sendo consumidos diversos pertences do morador, entre eles, uma motocicleta Honda CG e um fogão a gás e também foi atingido um automóvel Chrysler Stratus que estava no local e teve danos. A ação dos bombeiros foi decisiva para salvar o restante da edificação, que em seu pavimento superior possui 120 metros quadrados, além das casa vizinhas que ficam próximas. O local foi isolado e deixado aos cuidados do morador. A guarnição da Polícia Militar também esteve no local.