Os talibãs reprimiram nesta quarta-feira um protesto popular no leste do Afeganistão, que visava defender a bandeira do país. Os manifestantes se opunham a substituí-la pela branca, com uma inscrição que representa os insurgentes e o Emirado Islâmico que foi implementado com a volta do grupo ao poder. Durante o confronto, pelo menos três pessoas morreram e 12 ficaram feridas. Segundo uma agencia de notícias do país, os talibãs dispararam contra os manifestantes e atingiram alguns fotojornalistas.
Um terremoto de magnitude quatro vírgula nove sacudiu o Haiti na noite desta quarta-feira. O novo tremor foi confirmado pelo instituto dos Estados Unidos que monitora os tremores em todo mundo. O Haiti ainda não se recuperou do potente sismo de magnitude sete vírgula dois de sábado. O governo informou que o número de mortos subiu para dois mil 189. Doze mil pessoas se feriram e outras 32 são consideradas desaparecidas. O forte terremoto de sábado destruiu duas mil 868 edificações e danificou cinco mil 410. A situação deixou no limite os hospitais e os danos bloquearam estradas por onde são transportados suprimentos vitais para as vítimas.
O governo dos Estados Unidos afirmou, nesta quarta-feira, que tem planos para ministrar uma terceira dose de vacina contra a Covid-19 no país a partir do dia 20 de setembro. Na última semana, o país já tinha autorizado a terceira dose da vacina para transplantados. As infecções nos Estados Unidos têm crescido por causa da variante delta do coronavírus. Em um comunicado, o Departamento de Serviços Humanitários e de Saúde afirmou que o governo norte-americano está preparado para oferecer a dose de reforço a todos que já foram imunizados há pelo menos oito meses com as vacinas da Pfizer e Moderna.
O Ministério da Cidadania vai enviar, entre hoje e amanhã, mensagens de celular para orientar sobre a devolução voluntária de recursos, a denúncia de fraudes ou o pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais do auxílio emergencial. Serão notificadas cerca de 650 mil pessoas que devem restituir os recursos à União. Esse público pertence ao grupo que se cadastrou via meios digitais para receber os valores destinados a amenizar os efeitos socioeconômicos da pandemia do novo coronavírus. São trabalhadores que, ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física, geraram DARF para restituição de parcelas do auxílio emergencial, mas que ainda não efetuaram o pagamento, ou que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa.
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto que cria uma dedução no Imposto de Renda de 2022, relativo ao exercício de 2021, para empresas que incentivarem pesquisas relacionadas a controle, prevenção, tratamento e mitigação da Covid-19. Os senadores modificaram o texto aprovado pela Câmara em junho. Com isso, a proposta voltará para nova análise dos deputados. A proposta institui o programa Pró-Pesquisa Covid-19, que terá validade enquanto durar a pandemia e será financiado com o aumento do PISPasep, de um para dois, e da Cofins, de quatro para cinco por cento, nos casos de alienação de participações societárias.
A maioria dos ministros do Tribunal de Contas da União votou nesta quarta-feira pela aprovação do edital do leilão do 5G, a nova geração de internet móvel. Um pedido de vista, ou seja, de mais tempo para análise, porém, adiou a decisão para a semana que vem. O pedido de vista foi feito pelo ministro AROLDO CEDRAZ, quando seis ministros já haviam votado a favor do edital, e nenhum contra. O ministro entendeu que o edital contém falhas e ilegalidades e pediu mais tempo para a analisar. A Agência Nacional de Telecomunicações aguarda a análise do tribunal para marcar a data do leilão, previsto para acontecer entre o fim de setembro e início de outubro.
Trabalhadores públicos de Santa Catarina se uniram às mobilizações nacionais contra a Proposta de Emenda à Constituição número 32 nesta quarta-feira. A matéria que tramita na Câmara dos Deputados trata sobre a Reforma Administrativa e prevê um modelo similar ao do setor privado na contratação de servidores públicos, sejam eles da União, dos estados ou municípios. O relator é o deputado federal DARCI DE MATOS do PSD de Santa Catarina. No estado, as manifestações contra as mudanças do serviço público foram organizadas por centrais sindicais, sindicatos, frentes e fóruns de luta e ocorreram em pelo menos oito cidades. O objetivo das ações foi pressionar os deputados federais catarinenses a votarem contra a proposta.
As Secretarias de Estado da Educação e da Administração estão com processo licitatório em andamento para ampliar a vigilância humana em todas as unidades de ensino da rede estadual. O objetivo é garantir segurança a todos os alunos, professores e funcionários das escolas de Santa Catarina. A pedido das próprias escolas, está sendo providenciado o aumento de unidades com segurança feita por vigilantes. Atualmente, são 235 e a meta é elevar esse número para mil e cem escolas. O estado também vai ampliar os pontos de vigilância eletrônica, via alarmes e mais circuitos de câmeras. A decisão de ampliar a segurança das escolas foi reforçada depois do ataque que resultou na morte de três crianças e duas servidoras em uma creche de Saudades.
O Governo de Santa Catarina irá procurar o Ministério da Fazenda para iniciar tratativas para abater a doação de 450 milhões para o Dnit na dívida que o Estado tem com a União. A informação foi divulgada pelo secretário da Fazenda, PAULO ELI. Uma emenda do deputado estadual SILVIO DREVECK ao projeto aprovado na Alesc que permite a doação aponta que o governo não “envide esforços” para buscar o Ministério da Fazenda para abater o valor da dívida com o tesouro nacional. Atualmente, a dívida de Santa Catarina com a União é de 10 bilhões de reais. Entre maio e dezembro do ano passado as prestações não foram pagas em razão do alívio dado pela lei de ajuda aos Estados e municípios no enfrentamento da pandemia. ELI disse que o estado vai oficiar o governo federal e iniciar essa negociação.
Atendimentos no Hospital da Fundação aos poucos vão voltando ao normal. De acordo com ÉRICO ECKER - presidente do hospital de São Lourenço do Oeste, maio, junho e julho foram os meses de pico da pandemia. O quadro de médicos e enfermeiras estava no limite de suas possibilidades, nos últimos 3 meses. Os 5 municípios conveniados enviaram infectados, sem contar os pacientes que eram agendados pelo Estado. O hospital tinha 12 leitos e 4 respiradores par atender aos doentes. Ainda tinha pacientes da Unimed para dar conta. Hoje o Hospital da Fundação tem 6 internados com Covid 19, mas na semana passada era apenas um.
Hospital da Fundação recebeu o tempo todo muitas doações do comércio e da indústria de São Lourenço do Oeste. Máscaras e até equipamentos eram repassados a instituição. O presidente ÉRICO ECKER informa que até mesmo a população auxiliou nas reformas dos quartos. A deputada CAROLINA DETONI vai enviar cerca de 700 mil reais para a compra de um tomógrafo. O dirigente salienta que o hospital recebeu uma boa quantia em materiais para a reforma, da Central do Dízimo, uma entidade mundial, fundada no ano de 78, por um médico. O valor ultrapassa 200 mil reais. O hospital de São de São Lourenço é filantrópico.
Os repasses do SUS continuam muito baixos e praticamente não cobrem as despesas. O presidente do Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste faz questão de dizer que a bastante tempo os valores não são reajustados. A instituição tem no total 52 leitos, fora as acomodações na enfermaria. ÉRICO ECKER destaca que a média é de 30 internações por mês.
Ano produtivo para o setor de obras de Palma Sola. O vice-prefeito do município - MARCIO SANSIGOLO, informa que em cerca de 30 dias devem começar a asfaltar novas ruas na cidade. A massa asfáltica comprada para as novas vias, será usada também para tapar buracos em ruas antigas e calçamentos. O vice adianta que alguns quebra-molas devem ser diminuídos, pois ficaram muito altos quando foram feitos. Destaca a obra de reforma e ampliação do Ginásio de esportes Gentil Crestani e obra de acessibilidade em calçadas no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, que foi licitada nessa semana.
Estiveram reunidos os membros da Comissão Permanente de Licitações (CPL). Na sala de licitações da prefeitura de Palma Sola, foi feita abertura dos envelopes de documentações das empresas interessadas em participar do certame. O vice-prefeito MARCIO SANSIGOLO também esteve acompanhando. De acordo com ele, quatro empresas participaram do processo. Após analisados os envelopes com as propostas apresentadas pelas empresas habilitadas, constatou-se que o menor valor apresentado foi da empresa Eri Antunes & CIA LTDA, declarada como vencedora da licitação.
A obra de reforma e ampliação do Ginásio de esportes Gentil Crestani e a de acessibilidade nas calçadas no Centro Administrativo vai custar 433 mil e 11 reais. O vice-prefeito MARCIO, ressalta que a obra deve ser iniciada já nos próximos dias. Será trocada toda cobertura, implantadas calçadas com acessibilidade, requalificação do estacionamento e acessos, além de outras melhorias. “Com certeza estaremos disponibilizando um espaço confortável e seguro para os palmassolenses praticar esportes e também propiciar um local acessível para todos os públicos”, concluiu o vice.
Estação de Tratamento de Água da Linha Brasil está finalizada. Chamada de ETA, conforme o vice-prefeito de Palma Sola - MARCIO SANSIGOLO, está pronta, funcionando, apenas não foi inaugurada. O poço artesiano que deve abastecer a linha Gaúcha está quase terminado, inclusive com mangas e canos instalados. Segundo MARCIO, em relação as estradas no interior, mesmo boas, seguem recebendo manutenção. O vice-prefeito destaca que logo devem começar a fazer um campo de futebol society, utilizando 150 mil reais já recebidos em emenda parlamentar. Com a administração empenhada em fazer melhorias, SANSIGOLO pede um pouco de paciência a população, pois a prioridade é a qualidade do serviço.
Prefeita está animada com os trabalhos no interior de Campo Erê para o segundo semestre. ROZANE MOREIRA lembra que iniciou o seu governo com enormes dificuldades pela falta de condições do maquinário do DMER. Conforme ela, aos poucos a situação vai melhorando. Uma patrola recebeu um motor novo. Iniciaram os trabalhos em São Braz e em seguida a equipe se desloca para Sentinela, Santa Lúcia e ao Pesqueirinho. Um rolo compactador, recuperado, acompanha as atividades, que terá colocação de tubos onde precisa.
Prefeitura vai terceirizar a recuperação de algumas estradas gerais de Campo Erê. De acordo com a prefeita ROZANE MOREIRA, para fazer um trabalho bem feito e duradouro, é preciso a utilização de maquinário adequado e por isso uma empresa especializada será contratada. Onde não requer maquinário mais forte, os equipamentos do DMER trabalham. Nos últimos dias a Secretaria de Agricultura trabalhou forte na Linha São Jorge para reativar um poço artesiano para abastecer moradores da comunidade. Os 22 reservatórios de água que Campo Erê recebeu da Defesa Civil estadual estão sendo distribuídos no interior.
Trabalho da Polícia Militar no Bairro Alto São Mateus está tranquilo. É o que informa o sargento MÁRCIO APOLO – comandante da Polícia Militar. Uma patrulha faz a ronda diariamente, muita atenta a tudo o que acontece. A PM de Campo Erê é muito parceira dos colegas do Paraná, porque mais de 95 por cento das primeiras abordagens são feitas no Chalito, pela polícia catarinense. APOLO lembra que o Chalito já foi uma comunidade de bastante problema, mas agora o bairro está calmo. Os olhos da PM são a própria população, finaliza o comandante MÁRCIO APOLO.
Celesc encontra fraude em medidor de energia em bairro de Maravilha. A Polícia Militar atendeu nessa semana uma ocorrência de estelionato. O fato foi registrado na Rua Tereza Copetti, no bairro Floresta. No local, os funcionários da Celesc acionaram a guarnição após constatarem fraude no medidor de energia. Segundo eles, a irregularidade fazia com que o medidor registrasse um consumo menor, configurando crime de estelionato. O proprietário do imóvel foi ouvido pela PM e disse desconhecer a fraude, porém, diante dos fatos, o aparelho irregular foi retirado e o morador conduzido para à delegacia de Polícia Civil.
PM prende rapaz com carro em meio a um matagal e apreende droga. A Polícia Militar de Marmeleiro fazia patrulhamento na PR-180, saída para Campo Erê, ontem, quando avistou um Gol, emplacado em Marmeleiro no meio de um matagal. Os policiais abordaram o condutor, um homemde 21 anos, que já possui passagens por tráfico, e encontraram um cigarro de maconha no carro. O homem foi preso por posse de droga para consumo próprio e encaminhado ao segundo Pelotão para o Termo Circunstanciado. Ele teve ainda o veículo apreendido, pois não possui habilitação.
Polícia alerta para novo tipo de golpe; tentativa de extorsão é registrada em Galvão. Um homem de 39 anos quase foi vítima do crime, que ocorre por meio de um aplicativo de mensagem no celular. O fato foi registrado no dia 13, mas a Polícia Militar divulgou somente ontem. A vítima contou que uma pessoa entrou em contato com ele demonstrando interesse por um relacionamento. Durante a conversa, a vítima recebeu fotos e vídeos íntimos da suposta mulher, e acabou também mandando fotos suas. No dia seguinte a mesma pessoa o ameaçou com as imagens, pedindo dinheiro para não espalhar na internet.
O homem disse que não repassou nenhum valor. A Polícia Militar alerta para esta modalidade de golpe, que tem se repetido na região de São Lourenço do Oeste. A tentativa começa pelas redes sociais, onde os criminosos usam perfis falsos de mulheres com aparência jovem e atraente para entrar em contato com as vítimas. Depois da conversa, o golpista pede para trocar fotos e vídeos, e é a partir desse momento que o golpe acontece. A suposta mulher bloqueia a vítima de suas redes sociais e entra em cena outro membro da quadrilha, se passando por pai, advogado ou até policial.
Ainda segundo a PM, as vítimas desses crimes, em sua maioria, são homens, as vezes até casados e com família estruturada, que acabam sendo vítimas mais fáceis por não quererem seu nome envolvido em escândalo. Para não cair no golpe, a PM orienta que as pessoas cuidem ao aceitar estranhos em redes sociais, não conversem com indivíduos desconhecidos e em hipótese alguma envie fotos íntima. Denúncias podem ser feitas pelo 190.
Homem é preso ao coagir mulher a retirar denúncia contra ele. As equipes da Polícia Militar e Civil de Marmeleiro, foram chamadas para atender a uma ocorrência no departamento de Assistência Social do município, na tarde de ontem. Uma mulher contou que estava sendo forçada pelo marido a retirar uma denúncia que ela havia feito contra ele. Segundo a vítima, o homem teria a agredido e obrigado a manter relações sexuais com ele. O acusado foi preso e entregue na décima nona Subdivisão de polícia de Francisco Beltrão.
Acusado de homicídio é preso por posse irregular de arma de fogo. Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, a Polícia Civil de Francisco Beltrão prendeu ontem, um homem de 62 anos. Ele já responde por homicídio, praticado ano passado no bairro Pinheirão, e estaria ameaçando os familiares da vítima. Conforme a polícia, o homem negou possuir arma e ameaçar qualquer pessoa. Porém, durante as buscas os policiais encontraram um revólver calibre 38 com numeração raspada e mais 21 munições do mesmo calibre. O suspeito foi preso por posse irregular de arma de fogo e levado a décima nona Subdivisão de Polícia Civil de Francisco Beltrão, onde foi feita a prisão em flagrante. Ele foi encaminhado a Cadeia Pública anexa à Delegacia, onde fica a disposição da justiça.