-GOVERNO DOS EUA SUSPENDE VISTOS DE MORAES, FAMILIARES E ALIADOS DO STF
-CONSTRUÇÃO CIVIL DE SC É RESPONSÁVEL POR 5,5% DO PIB DO SETOR NO PAÍS
-LEILÃO VENDE 40 TOUROS E DESTACA AVANÇO DA GENÉTICA BOVINA NA REGIÃO
-PEPERI DEBATES DISCUTE PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR
-VEREADORES APROVAM PROJETO QUE ALTERA ESTATUTO DOS SERVIDORES
-POLÍCIA PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGA EM MARAVILHA
-PM, FILHO E IRMÃ MORTOS EM ACIDENTE NA BR 282 SÃO VELADOS EM SANTA HELENA
A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de cinco graus. A máxima deve chegar a 20 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar fechou a semana cotado em cinco reais e 56 centavos. O euro está valendo seis reais e 47 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0043 centavos.
Israel e Síria concordaram com um cessar-fogo apoiado por Turquia, Jordânia e países vizinhos nesta sexta-feira, segundo embaixador dos Estados Unidos na Turquia, TOM BARRACK. Na quarta-feira, Israel lançou ataques aéreos a capital síria Damasco e atingiu tropas na região sul, exigindo que se retirassem. O governo israelense disse que tinha como objetivo proteger os drusos sírios, uma minoria pequena, mas influente, que também tem seguidores no Líbano e em Israel. BARRACK disse que foi feito um apelo aos drusos, beduínos e sunitas para que deponham as armas e, junto com outras minorias, construam uma nova e unida identidade síria.
Até 11 milhões e 600 mil refugiados correm o risco de perder acesso à assistência humanitária devido aos cortes na ajuda externa dos países doadores, informou a agência de refugiados das Nações Unidas na sexta-feira. Isso representa cerca de um terço dos refugiados normalmente apoiados pela agência da ONU. Apenas 23 por cento das necessidades de financiamento do Acnur, no valor de 10 bilhões de dólares, foram atendidas até o momento para este ano, segundo a agência. A crise de financiamento decorre de grandes cortes na ajuda externa por parte de países doadores, como Suécia, França e Japão, agravados por grandes cortes na ajuda dos Estados Unidos.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, voltou a criticar os países do Brics nesta sexta-feira. Durante um evento sobre criptomoedas nesta sexta, o republicano voltou a dizer que o bloco está tentando tirar a liderança do dólar no mundo, reiterando que o grupo acabaria "muito rapidamente se eles realmente se formarem de forma significativa", ou seja, se seguirem adiante com a criação de uma moeda própria de negociação. O Brics é um grupo de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, GERALDO ALCKMIN, afirmou nesta sexta-feira que o Brasil só poderá recorrer à Organização Mundial do Comércio contra as tarifas anunciadas pelos Estados Unidos após o fato se concretizar. No momento, segundo ALCKMIN, a prioridade do governo é tentar resolver a questão por meio de diálogo e negociação com autoridades norte-americanas. O vice-presidente lidera a discussão entre governo e empresas do país para buscar uma solução para esse problema. No início de julho, o presidente norte-americano DONALD TRUMP anunciou tarifas de 50 por cento sobre produtos brasileiros, especialmente aço e alumínio.
MARCO RUBIO, secretário de Estado do governo TRUMP, informou nesta sexta-feira que revogou os vistos americanos para o ministro do STF ALEXANDRE DE MORAES, "de seus aliados e de seus familiares imediatos". Ele afirmou que o presidente TRUMP deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. RUBIO afirmou que “a caça às bruxas”, política do Ministro ALEXANDRE DE MORAES, contra JAIR BOLSONARO criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos. A ministra de Relações Institucionais, GLEISI HOFFMANN, disse, que o fato é "uma afronta ao Poder Judiciário e à soberania nacional".
A defesa de JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que frases “atentatórias à soberania nacional” jamais foram ditas e que o ex-presidente está sendo punido por “atos praticados por terceiros”. Em nota, os defensores afirmam ainda que não é razoável que o envio de dinheiro para o filho do ex-presidente, o deputado licenciado EDUARDO BOLSONARO do PL, seja motivo para impor medidas cautelares. Os advogados dizem ainda que o envio de dinheiro a EDUARDO foi feito "muito antes dos fatos ora sob investigação". A defesa afirma também que o STF não demonstrou nenhum indício de tentativa de fuga do ex-presidente para justificar as medidas. Nesta sexta-feira, o ministro ALEXANDRE DE MORAES determinou que BOLSONARO deverá cumprir recolhimento domiciliar entre sete da noite e seis da manhã, de segunda a sexta-feira, e em tempo integral aos finais de semana e feriados, além de monitoramento por tornozeleira eletrônica.
Com uma redução de 20 vírgula seis por cento nos casos de homicídios ocorridos no primeiro semestre de 2025 em Santa Catarina, o Estado registrou o menor número dos últimos quatro anos. Foram, ao todo, 224 homicídios cometidos entre janeiro a junho. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública nesta sexta-feira. De acordo com os números, foram 58 casos a menos em relação ao mesmo período do ano passado. Em média, foram registrados dois vírgula oito homicídios a cada 100 mil habitantes. Essa é a menor taxa registrada nos últimos 14 anos. No primeiro semestre de 2024 foram registrados 381 homicídios e, neste ano, foram 316 casos.
O cenário favorável do mercado imobiliário em Santa Catarina, especialmente no litoral, impulsionou os números do setor em toda a região Sul. Sozinho, o estado foi responsável por 65 por cento do VGV, Valor Geral de Vendas, de empreendimentos lançados entre março de 2024 e março de 2025. Em valores absolutos, Santa Catarina alcançou um VGV de 55 bilhões de dólares, superando com folga Paraná e Rio Grande do Sul, que juntos somaram 30 bilhões. Os dados são da consultoria Brain e foram apresentados na última quinta-feira. No primeiro trimestre de 2025, o estado catarinense se destacou ainda mais: os lançamentos imobiliários somaram um VGV de quase 15 bilhões, o equivalente a 73 por cento de toda a região Sul.
O setor da construção civil de Santa Catarina é responsável por cinco vírgula cinco por cento do PIB nacional do segmento e 30 por cento do PIB setorial da região Sul. No primeiro trimestre de 2025, o Produto Interno Bruto nacional do ramo apresentou queda de zero vírgula oito por cento em relação ao trimestre anterior, refletindo a elevação dos juros e o clima de incertezas econômicas. A economista IEDA VASCONCELOS, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção explicou que a região Sul é responsável por 20 por cento do PIB nacional do setor. Santa Catarina gerou mais de nove mil e 500 vagas formais no segmento de serviços especializados para a construção, como obras de acabamento, instalações elétricas e preparação de canteiros.
A taxação imposta pelos Estados Unidos pode inviabilizar a produção de mel em grande escala na região. A afirmação é do presidente da Associação dos Apicultores de Itapiranga, RAFAEL BRESSLER. De acordo com ele, o setor enfrentou dois anos de crise e agora a preocupação é maior com a taxação dos Estados Unidos. Segundo BRESSLER, nos últimos meses, o setor começou a reagir com venda expressiva de mel, incluindo exportações. O Presidente disse que produtores da região entregaram 30 mil quilos de mel para venda externa, porém duas cargas já foram suspensas devido a taxação dos Estados Unidos. Ele lamentou a situação enfrentada pelos produtores de mel e disse que a entidade está buscando alternativas para o problema.
A taxação imposta pelos Estados Unidos prevista a partir de primeiro de agosto já causa danos e pode resultar em uma crise sem precedentes para os produtores de mel da região. O comentário é do presidente da Associação dos Apicultores de Itapiranga, RAFAEL BRESSLER. Além disso, ele citou que a falta de garantia de faturamento inibe capacitações e investimentos por parte dos apicultores da região. Nesse sentido, ele citou algumas ações para fortalecer o segmento, como a atuação do Senar, que proporciona capacitação gratuita para os apicultores. A entidade conta com 42 associados de Itapiranga e outros municípios da região.
O décimo quarto Leilão de Reprodutores da Associação de Criadores de Bovinos do Extremo Oeste, realizado nesta sexta-feira, atraiu produtores rurais de toda a região e consolidou-se como um dos principais eventos do setor no Extremo Oeste. Segundo o presidente da associação, CLÓVIS BOFF, o evento colocou à disposição 40 touros Puros de Origem, todos comercializados com valores que variaram entre 14 mil e 20 mil reais. Ele disse que esse é um evento muito importante pra toda a região. Ele ressaltou que o leilão de reprodutores contribui para a melhoria genética do rebanho de gado de corte da região.
A associação de criadores de bovinos do Extremo Oeste de Santa Catarina vai realizar neste sábado mais um leilão de gado geral. O evento está marcado para a uma e meia da tarde no Parque de Exposições Rino Granzotto. De acordo com o presidente da entidade, CLOVIS BOFF, serão colocados cerca de 400 animais à venda. Ele explicou que são torneiros e Bezerras para recria e engorda. A expectativa é de que o preço fique entre 12 e 13 reais o quilo. A projeção é de que todos os lotes sejam vendidos. BOFF lembrou que haverá financiamento no local.
O Peperi Debates deste sábado discutiu os principais pontos do processo de revisão do plano diretor de São Miguel do Oeste. O programa analisou quais são os pontos que travam o desenvolvimento da cidade e que questões precisam ser alteradas no conjunto de lei do plano diretor. O Peperi Debates reuniu o diretor de Engenharia do Município, ADRIANO STURMER, o presidente da Câmara de Vereadores, RAVIER CENTENARO, o representante do Conselho das Entidades Empresariais, GIOVANI GOBBI e o presidente do Sinduscon, FERNANDO BIEGER. As fotos e o áudio do debate estão no portal da Peperi na internet.
Ao analisar o Plano Diretor, fica clara a desatualização de normativas e de compatibilização das regras com a realidade atual em São Miguel do Oeste. A afirmação é do diretor de engenharia da prefeitura, ADRIANO STURMER. Ele destacou que o principal objetivo da revisão que está em curso é corrigir essa defasagem do Plano Diretor com foco no desenvolvimento urbano de uma cidade sustentável. STURMER destacou que esse processo está sendo conduzido com transparência e a participação. Ele disse que o novo Plano Diretor deve ser construído pela população. Ela também pontuou que o Estudo da Realidade evidenciou a necessidade da desburocratização e simplificação das normas para as construções, por exemplo. STURMER disse que a revisão do Plano Diretor ainda deve levar um ano para ser concluída.
As bases gerais do Plano Diretor são boas, como a ênfase na mobilidade urbana e na qualidade de vida das pessoas, mas é preciso avançar. O comentário é do presidente da Câmara de vereadores, RAVIER CENTENARO. Ele disse que a revisão do Plano Diretor deve considerar a sustentabilidade, mas com atenção para o viés econômico. RAVIER comentou que, as vezes, questões sociais se sobrepõem ao econômico e isso pode ser um problema. O presidente da câmara também cobrou mais celeridade no processo de revisão do Plano Diretor. Ele disse que esse trabalho está atrasado e existe o risco das mudanças ocorrem em um contexto que já não é o mesmo, ou seja, o novo plano pode ser criado com defasagem importante. RAVIER comentou que os empreendedores não podem ficar esperando muito tempo e que as atualização devem ocorrer com mais rapidez.
O Plano diretor tem muitas mudanças urgentes que precisam ser implantadas. A declaração é do representante do Conselho das Entidades Empresariais, GIOVANI GOBBI. Ele disse que é necessário acelerar o processo de revisão sob pena da nova legislação já nascer ultrapassada. De acordo com ele, o Conselho entende que é importante observar a sustentabilidade, mas sem esquecer da necessidade de não travar o desenvolvimento econômico. GOBBI citou que o novo plano diretor deve priorizar a segurança jurídica para os investimentos, a definição de áreas adequadas para a expansão empresarial com infraestrutura para garantir esse crescimento, incentivos para a inovação e responsabilidade ambiental e um canal permanente de diálogo entre o setor produtivo e o poder público. Ele cobrou uma clareza maior do plano diretor para evitar problemas para o cidadão e as empresas.
A radiografia da cidade atualmente é completamente diferente da realidade de 10 anos atrás. A observação é do presidente do Sinduscon, FERNANDO BIEGER. Ele citou que apesar dessa diferença, a cidade ainda tem bons índices urbanísticos. Na visão de FERNANDO, uma das principais questões que deve ser contemplada pelo Plano Diretor é celeridade na análise dos projetos de construção. De acordo com ele, é preciso desburocratizar e simplificar a análise para estimular novos projetos na cidade. Ele também cobrou mais celeridade no processo de revisão do plano diretor, já que a dinâmica da cidade é constante. O engenheiro também citou que a revisão do plano também precisa contemplar alguns gargalos importantes para a cidade, como o saneamento básico, em especial o tratamento de esgoto, e as melhorias no sistema viário e na mobilidade urbana.
A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste aprovou, nesta quinta-feira, dois projetos de lei em regime de urgência. As propostas, de autoria do Poder Executivo, tratam sobre convênio para manutenção do Cantinho Acolhedor e remanejamento de recursos para as Secretarias Municipais de Esporte e de Cultura. Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade em votação única, e agora seguem para sanção do prefeito. O convênio com o Município de Santa Helena tem como foco a manutenção do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor. Conforme o projeto, o convênio prevê o repasse de valores mensais pelo Município de Santa Helena ao Município de São Miguel do Oeste para aplicação no Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor.
O segundo projeto aprovado em regime de urgência nesta semana pela câmara de vereadores autoriza a abertura de um crédito adicional especial de cinco milhões e meio de reais para a Secretaria de Cultura e Esportes. Conforme a proposta, o remanejamento objetiva a continuidade dos serviços públicos nas áreas de cultura e esporte. De acordo com a justificativo do projeto, a matéria, nada mais é, do que a transferência das dotações existentes na Secretaria Municipal de Esporte e Cultura que foi extinta, para a Secretaria Municipal de Esporte e para a Secretaria Municipal de Cultura. A alteração garante orçamento para a secretaria que foi desmembrada em duas pastas pela reforma administrativa.
A Câmara de São Miguel do Oeste aprovou em primeiro turno, nesta semana, o Projeto de Lei Complementar que altera o Estatuto dos Servidores Públicos do Município. A proposta foi aprovada por unanimidade e sofreu três emendas. O texto ainda passará por segunda votação antes de ser enviada para sanção do prefeito. Uma das alterações cria a possibilidade de reduzir de 30 para 15 dias o prazo para o servidor empossado entrar em exercício, mediante urgência de contratação. Outra alteração prevê que o "estágio probatório ficará suspenso durante as licenças de concessão obrigatória a que fizer direito e dos afastamentos, com exceção do exercício de cargos em comissão, e será retomado a partir do término do impedimento". Na redação original, o estágio probatório era suspenso também no exercício dos cargos em comissão. Uma emenda da Comissão de Finanças e Orçamento suprime esse artigo do projeto.
O projeto que altera o Estatuto dos Servidores Públicos do modifica a licença para tratamento da própria saúde, horas extraordinárias, solicitação e gozo de férias e licença para acompanhamento médico de pessoa da família que foi estendida também aos servidores em cargos temporários ou em comissão. No artigo sobre a licença para acompanhamento médico de pessoa da família, o projeto estava autorizando licença por até três dias úteis, consecutivos ou não, a cada período de 12 meses. Uma emenda da Comissão de Finanças e Orçamento ampliou o prazo para cinco dias úteis a cada período de 12 meses. Outras mudanças trazidas pela proposta dizem respeito às infrações disciplinares. Um dos artigos criados estabelece que a demissão ou a destituição de cargo em comissão incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo público municipal pelo prazo de cinco anos. Todas as emendas e o projeto foram aprovados por unanimidade.
Um tombamento de carreta interditou a SC-305, no trecho entre Campo Erê e Anchieta, na noite de ontem. O condutor de uma carreta Scania, placa do Paraguai, saiu da pista e tombou ao lado da pista. O veículo, que transportava mais de 33 toneladas de milho, ficou parcialmente sobre a rodovia, bloqueando parte da pista. A guarnição da Polícia Rodoviária realizou a sinalização do local e uma limpeza parcial para liberar meia pista e permitir o fluxo alternado de veículos. O motorista, um paraguaio de 41 anos, não se feriu e permaneceu no local.
A Polícia Militar Rodoviária registrou uma ocorrência de furto na noite desta sexta-feira, na SC-157, em São Lourenço do Oeste. Por volta das nove hora da noite, a guarnição recebeu a informação de que um veículo Nivus estava se deslocando de Chapecó para São Lourenço, com uma mulher suspeita de furto. O caso envolvia o ex-namorado da condutora, que havia registrado o desaparecimento de duas malas, um notebook Lenovo e garrafas de vinho. O carro foi abordado em frente ao posto da PMRv de São Lourenço do Oeste. Em revista veicular, os objetos foram localizados. A mulher confirmou que morava com o ex-companheiro há cerca de quatro meses e que, após um desentendimento, decidiu deixar o apartamento com seus pertences e retornar ao Paraná. Diante da situação, a condutora e os objetos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
Um incêndio destruiu parcialmente um galpão na Linha Sete de Setembro, interior de São Miguel do Oeste, neste sábado. O fogo iniciou por volta das seis e meia e foi controlado pelos bombeiros, evitando que consumisse toda a estrutura. As chamas atingiram a parte inferior da construção, onde havia maquinários e sacos de milho. Foi necessário o uso de cerca de três mil litros de água para conter o fogo. Cerca de 95 por cento do galpão e dos equipamentos, avaliados em aproximadamente 100 mil reais, foram salvos. Os danos ficaram restritos a cinco por cento da estrutura, que tem 192 metros quadrados.
A Polícia Militar de Maravilha prendeu, nesta sexta-feira, um homem suspeito de trafico de drogas. Por volta das quatro horas da tarde, uma guarnição em rondas pelo centro da cidade, abordou um homem nas proximidades do campo do CRM. Ele estava portando 40 gramas de crack e quase seis gramas de maconha. Além das drogas, a PM apreendeu o celular do suspeito e 70 reais em dinheiro. O suspeito possui 30 boletins de ocorrência. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia, onde permanece à disposição da Justiça.
O corpo do cabo da Polícia Militar FERNANDO BACK WEIGEL, de 34 anos, será velado neste sábado, em Linha Santana, no município de Santa Helena. O sepultamento está marcado para as quatro horas da tarde, no cemitério da comunidade. FERNANDO foi uma das três vítimas fatais do trágico acidente registrado na manhã de sexta-feira, na BR-282, em Vargem Bonita. Ele dirigia um Onix, com placas de Brusque, que colidiu de frente com um caminhão Mercedes-Benz. No carro também estavam a irmã do policial, de 35 anos, e filho dele, de seis anos. Os três morreram no local. O caminhão era ocupado por um casal, que sofreu apenas ferimentos leves. Segundo os bombeiros, as vítimas do carro foram encontradas presas às ferragens e com politraumatismos. O cabo FERNANDO WEIGEL, natural de Santa Helena, era lotado no Batalhão da PM, em Brusque.