-ANP DIZ QUE PREÇO MÉDIO DA GASOLINA CAIU UM REAL E 32 CENTAVOS EM UM MÊS NO PAÍS
-ESTADO VAI QUESTIONAR NA JUSTIÇA REAJUSTES NAS PASSAGENS INTERMUNICIPAIS
-PROJETO QUE RETIRA VOTAÇÃO SECRETA É REJEITADO EM PRIMEIRA VOTAÇÃO
-PRIMEIRA EDIÇÃO DA FECOCEDRO DEVE ACONTECER EM OUTUBRO
-PREFEITO COMEMORA INVESTIMENTOS DE 20 MILHÕES EM 18 MESES
-PRAZO PARA INSCRIÇÕES DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA TERMINA AMANHÃ
-ARRAIAL CEDRENSE OCORREU CONFORME PLANEJADO PELA COMISSÃO
-CONVÊNIO ENTRE HOSPITAL E INSTITUTO SANTÉ COMPLETA 19 DIAS
-MULHER É PRESA COM MAIS DE UM QUILO DE CRACK EM ÔNIBUS
-BATIDA ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA UMA PESSOA FERIDA
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A chefe de ajuda externa dos Estados Unidos, SAMANTHA POWER, prometeu nesta segunda-feira um bilhão 180 milhões de dólares de apoio para aliviar a fome no Chifre da África e instou outros países, incluindo a China, a fazer mais para combater a crise alimentar agravada pela invasão russa da Ucrânia. A chefe da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional disse que a situação é particularmente ruim no chamado Chifre da África, que compreende Somália, Etiópia e Quênia. O valor anunciado pelos Estados Unidos incluiriam alimentos de emergência, em particular sorgo, um grão usado na região cuja disponibilidade é maior que a do trigo, bem como um suplemento à base de amendoim para crianças desnutridas e serviços veterinários para animais moribundos.
O julgamento de NIKOLAS CRUZ, jovem que matou 17 pessoas em 2018 em um dos piores massacres escolares dos Estados Unidos, começou nesta segunda-feira na Flórida para definir sua sentença: pena de morte ou prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. Em 14 de fevereiro de 2018, CRUZ entrou na escola de onde havia sido expulso um ano antes por motivos disciplinares, com um fuzil semiautomático AR-15. Em apenas nove minutos, matou 14 estudantes e três funcionários da escola e deixou 17 feridos.
Uma briga em uma prisão no Equador, que vive uma onda de rebeliões em cadeias, deixou 13 presos mortos e dois feridos, informou o SNAI, órgão estatal responsável pelo sistema carcerário do país. O caso aconteceu na segunda-feira em Santo Domingo de los Tsáchilas, província a 80 quilômetros de Quito. Segundo o governo, o controle do presídio já foi retomado. Em maio, a mesma prisão foi palco de uma rebelião que deixou 44 presos mortos, entre eles dois venezuelanos, e 11 feridos, incluindo um policial. Na ocasião, 220 presidiários fugiram e quase todos foram recapturados.
O preço médio da gasolina comum caiu um real e 32 centavos em um mês nos postos do país. De acordo com o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, entre 19 a 25 de junho, o valor médio do litro do combustível era de sete reais e 39 centavos, e passou para seis reais e sete centavos na última semana, entre os dias 10 e 16 de julho. A queda de 17 virgula nove por cento é efeito da redução de tributos do ICMS nos estados. Antes da lei aprovada pelo Congresso, cada ente federativo tinha autonomia para determinar a taxa sobre o combustível. Nos últimos dois anos, o preço médio da gasolina nos postos de combustíveis chegou a variar 45 por cento.
O Supremo Tribunal Federal terá uma comissão para discutir como minimizar a perda de arrecadação de Estados com a mudança no ICMS dos combustíveis. A criação do grupo é uma determinação do ministro GILMAR MENDES após 11 estados questionarem as regras da lei que determinou limite para a alíquota do imposto. A primeira reunião ocorrerá em dois de agosto. A comissão que vai procurar soluções terá até cinco representantes dos estados e do Distrito Federal e cinco da União. Os trabalhos, que começam em agosto, têm prazo para conclusão fixado inicialmente para quatro de novembro. A legislação sancionada no fim de junho define combustíveis, energia elétrica, comunicações, gás natural e transporte coletivo como bens essenciais, fazendo com que a cobrança desse imposto tenha um teto de 17 por cento.
O partido Novo entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a emenda à Constituição que amplia benefícios sociais até o fim do ano. A legenda pede que os auxílios previstos não sejam pagos até a data da eleição. A matéria, aprovada na Câmara na semana passada e já promulgada, institui estado de emergência para permitir que o governo conceda novos benefícios. Entre outros pontos, ela concede um auxílio financeiro a caminhoneiros e taxistas e amplia os valores do Auxílio Brasil de 400 para 600 reais e do Auxílio Gás. Na ação judicial, o Novo afirma que a emenda é inconstitucional.
Santa Catarina registrou aumento de 193 por cento no número de alertas de desmatamento entre 2019 e 2021, de acordo com o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, divulgado nesta segunda-feira. No período, três mil 736 hectares foram perdidos da Mata Atlântica no Estado, o equivalente a mais de cinco mil campos de futebol profissional. Conforme o levantamento, em 2019 foram registrados 130 alertas de desmatamento no Estado. Em 2020 o número saltou para 354, e, em 2021, manteve o aumento, com 384 alertas. A pesquisa não inclui dados estaduais da Polícia Militar Ambiental, Instituto do Meio Ambiente ou do Ministério Público.
Mais da metade dos municípios estão com índice de vacinação da dose de reforço de adultos, com 18 anos ou mais, abaixo dos 60 por cento em Santa Catarina. É o que aponta a Matriz de Alerta Epidemiológico, atualizada pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira. De acordo com os dados, 170 municípios estão no nível alto na cor vermelha, ou seja, com cobertura vacinal abaixo dos 60 por cento. A pior situação está em Jacinto Machado, no Sul do Estado, onde 12 vírgula 79 por cento da faixa etária recebeu a dose extra contra a Covid até esta segunda-feira. Já 108 municípios estão no nível médio na cor amarela, com cobertura vacinal entre 60 e 85 por cento. Apenas 16 municípios tem índice vacinal acima de 85 por cento, o que representa cinco vírgula 42 por cento do território catarinense.
A Procuradoria-Geral do Estado vai entrar com uma ação judicial contra o reajuste das passagens intermunicipais concedidos pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos. No entanto, a ação será contra as empresas que aplicaram os reajustes sem a autorização da secretaria de Infraestrutura e do Conselho Estadual de Transportes. O preço da passagem do transporte coletivo intermunicipal da Grande Florianópolis teve reajuste no último sábado, mas, para a secretaria de Infraestrutura do Estado, o aumento não deveria ocorrer sem o aval da própria pasta. Os valores já aumentaram no último sábado, um dia depois de a secretaria de Estado de Infraestrutura ter dito que o reajuste não deveria ocorrer.
O Cemas de São José do Cedro está enfrentando nos últimos três meses com a alta procura de pacientes de diversas necessidades. Segundo a fisioterapeuta FRANCYELI CASAGRANDE, com a chegada do inverno, o número de pacientes se elevou provocando filas de espera. Ela comentou que o setor não está dando conta da quantidade de pessoas nos últimos meses, e para agravar mais as demandas ainda seguem crescendo. Entre as principais necessidades, ela classificou os problemas de tendinite, principalmente nos ombros, em pessoas que estão afastadas do trabalho. A fisioterapeuta comentou que há algum tempo o público principal atendido pela equipe era de trabalhadores de indústrias moveleiras. Hoje isso alterou na sua grande maioria e parte dos pacientes é de aposentados ou até mesmo de pessoas que não trabalham. Por isso, a profissional orienta que as pessoas façam exercícios físicos depois de acordar para que não ocorra casos de tendinite.
Há 19 dias na assessoria do hospital de São José do Cedro, o Instituto Santé está efetuando um diagnóstico geral da unidade hospitalar revendo os contratos em vigência e avaliando a estrutura para montar um planejamento futuro. O grupo assumiu a gestão no dia primeiro de julho. Segundo a atual administradora MÔNICA CANTON, o instituto já entrou em contato com a secretaria de Estado da Saúde para discutir as reais necessidades do município. Com base em todas as informações, será feita uma chamada de médicos especialistas para dar início aos trabalhos elaborados pelo grupo. Isso vai acontecer gradativamente seguindo um planejamento baseado em agendas. Por enquanto, o atendimento prévio na portaria continua sendo o mesmo conforme os últimos dias. A administradora salientou que os primeiros três meses de contrato com o Santé servem como suporte para o hospital. Depois de um diagnóstico, o instituto implanta serviços faltantes e aprimora as existentes. Trata-se de um processo moroso.
O setor público de São José do Cedro segue discutindo a realização da primeira edição da FecoCedro, uma feira voltada para o comércio local que visa impulsionar a economia do município com queima de estoques e condições acessíveis de pagamentos. Os detalhes são da secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ. A feira está prevista para ser realizada nos dias 15 e 16 de outubro, mas datas também continuam sendo alvo de debates, já que não há uma definição concreta sobre realização. Num primeiro momento, ela comentou que a FecoCedro ocorreria no mês de setembro, mas devido a um evento tradicional que ocorre na Linha Santo Antônio, a prefeitura decidiu mudar para não atrapalhar a comunidade. A secretaria também está avaliando a aceitação dos empresários cedrenses quanto a realização da feira. Ela ainda salientou que o local cogitado pela prefeitura é a Gruta São Cristóvão. Mas nesta quinta-feira será realizado uma conversa e levantamento de capacidade do espaço em receber os estandes .
A possível realização da FecoCedro não irá interferir na preparação e execução da ExpoCedro marcada para o próximo ano, na sede campeira, às margens da BR-163. A secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ, afirmou que as comissões já foram nomeadas para dar início aos primeiros debates quanto a ExpoCedro que envolve grande público regional, seja de expositores ou de visitantes. Esse evento ainda envolve inúmeras discussões, a exemplo, do parque Balduino Schneider, que necessita de algumas adequações. Como também de vagas de estacionamento, já que o espaço usado na edição passada está sendo ocupado por uma empresa. Apesar de faltar um ano, a secretária salientou que esse período para o poder público é bem curto dado aos processos burocráticos enfrentados pela municipalidade. O intuito agora é reunir as subcomissões responsáveis por cada setor visando debater a preparação de mais essa edição. KELLY lembrou que a FecoCedro, uma feira local, deve acontecer em outubro e a ExpoCedro, feira regional, apenas em julho de 2023.
A última edição da Festa do Colono e do Motorista realizada em São José do Cedro arrecadou mais de 40 mil reais. Junto com a ação entre amigos da Igreja Matriz, o valor se aproxima dos 70 mil reais. Para o tesoureiro ALEX UTZIG, esses resultados são bastante expressivos e importantes. O lucro é proveniente da venda da copa que conseguiu pouco mais de 11 mil reais, na cozinha cerca de oito mil e 400 reais e no churrasco 11 mil e 552 reais. Os valores ainda são frutos da benção dos veículos onde foram pouco mais de oito mil e 400 arrecadados, das zeladoras foram cerca de seis mil 190 reais e a oferta da missa foi pouco mais de 560 reais. Em despesas, foram usados cerca de seis mil 355 reais. Conforme ele, isso totalizou uma arrecadação de 40 mil reais com a tradicional festa. Somando a isso e a ação entre amigos o lucro ultrapassa os 69 mil 337 reais. O tesoureiro salientou que os valores serão destinados para aplicar em melhorias na Igreja Matriz e na Gruta São Cristóvão. Entre elas, a melhoria no telhado e na gruta reparos em geral.
A realização do vigésimo primeiro Arraial Cedrense, para a Comissão Organizadora do Evento, foi conforme o planejado. Haja vista que nenhuma decisão adotada em reuniões anteriores foi alterada durante os três dias de arraial. A declaração foi do presidente da Comissão, EDIMILSON DALMAGRO, secretário de Administração. Segundo o presidente, a administração foi elogiada quanto a pontualidade de início e término de cada programação. Tendo em vista que houve o empenho de diversos setores responsáveis pelos estandes e limpeza do local. Uma das preocupações centrais da Comissão Organizadora era promover um evento popular onde todos pudessem ter acesso aos quitutes do arraial. Por isso, durante o preparo do evento foi debatido preços justos sem extrapolar no custo. O presidente citou os itens de cinco reais como pé de moleque de nozes e a latinha de cerveja. O pão com bife foi comercializado a 12 reais. DALMAGRO estima que no sábado à noite cerca de quatro mil e 500 pessoas estiveram acompanhando o festival e o show.
O prazo para inscrição do Concurso de Fotografias termina amanhã em São José do Cedro. As inscrições estão abertas desde o dia 20 de junho e encerram após um mês dia 20 de julho. Os interessados ainda podem procurar a secretaria de Educação para fazer a inscrição. Conforme a diretora de Cultura FRANCIELI BEAL, aqueles interessados que já tiraram sua fotografia no tamanho de 20 por 30 e preencheram a ficha devem deixá-los no departamento de Cultura. A procura até a tarde de ontem estava bem baixa, mas ela acredita que as inscrições acontecem sempre no último dia. As fotos serão aceitas somente até às 17 horas de amanhã. A diretora explicou que esse ano foi dividido em três categorias com objetivo de contemplar o maior número de fotografias possíveis. As categorias são paisagismo e lugares turísticos, atividades laborais e a terceira atividades esportivas. As fotos serão usadas, num primeiro momento, no calendário de eventos. Mas em 2021, foi utilizado nas apostilas do Aprende Brasil. A ideia é expor as fotos no dia 27 de julho.
Desde ontem a rede municipal e estadual de ensino de Palma Sola está de recesso escolar, mas os professores seguem em capacitação durante esta semana. Ontem mesmo houve uma palestra sobre Aprende Brasil em São Lourenço do Oeste. De acordo com a secretária de Educação ROSA LARA, o palestrante abordou diversos assuntos voltados ao comportamento dos alunos neste primeiro semestre. Na parte da tarde houve outra palestra sobre inclusão de alunos com limitações físicas e consequentemente no aprendizado. Hoje à noite ocorre capacitação promovida pela Acepa de Palma Sola. Amanhã acontece outra palestra, mas voltada às drogas ilícitas e lícitas com o palestrante ABEL PETTER. No dia seguinte, 21, quinta-feira, será realizado um curso sobre detecção de problemas de saúde ainda na idade infantil. Para encerrar essa semana, na sexta-feira, acontecerá um arraial da educação. Ela informou que o retorno das aulas acontece no dia primeiro de agosto. E no dia três à noite será feita uma palestra aos pais e professores sobre uma nova era.
O Museu da Colonização de Palma Sola está com inscrições abertas para interessados em participar das três oficinas. De acordo com o historiador ROSALINO SIQUEIRA, as oficinas são voltadas às danças gaúchas do CTG, coral infantil e também violão. Conforme ele, essas foram as três mais pedidas por oficineiros. Restam algumas vagas. Aqueles que têm interesse em participar de uma delas deve se deslocar até o museu e preencher uma ficha de inscrição. O historiador relatou que além destas oficinas o museu também está promovendo exposições sobre as três etnias alusivas ao aniversário do município. As etnias são caboclo, alemão e italiana. As duas primeiras estão à disposição da população que queiram conhecer a descendência da população de Palma Sola. A italiana estará sendo exposta apenas no final deste ano seguindo o cronograma elaborado pelo museu haja vista que desta forma de organização representa a descendência. A ideia ainda é envolver a exposição italiana junto com as festividades de aniversário de Palma Sola.
O município de Guarujá do Sul está num processo de investimentos que se aproxima dos 20 milhões de reais nos últimos 18 meses. Há algum tempo, a administração faz um balanço e presta conta dos valores aplicados seja na área urbana ou rural. Entre elas, o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, destacou o andamento da construção da creche avaliada em mais de dois milhões de reais. Ele garantiu que a obra será concluída ainda neste ano, iniciando 2023 com a estrutura aberta para receber os alunos em mais um ano letivo. O prefeito também citou a entrega da ordem de serviço para revitalização e ampliação do prédio histórico da prefeitura. Será reinstalado no novo espaço o centro administrativo de Guarujá do Sul depois das adequações necessárias. O município está construindo um novo parque de máquinas que deverá ganhar notoriedade nas próximas semanas. Os investimentos também abrangem o novo parque industrial às margens da BR-163. Segundo o prefeito, cerca de 70 por cento da rua já recebeu o pavimento.
Guarujá do Sul precisou fazer um novo edital para contratação de outra empresa responsável pela construção da Área Coberta, ao lado da praça municipal. Uma empreiteira já havia participado do primeiro edital, mas não conseguiu apresentar todas as documentações impostas e acabou sendo desclassificada. Com isso, o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, relatou que no próximo dia 27 deverá ser conhecida a nova empreiteira. Serão investidos pouco mais de um milhão e 30 mil reais. O prefeito também lembrou sobre a implantação do plantão médico 24 horas depois de um longo período planejando essa disponibilidade. Ele comentou que a prefeitura repassa cerca de 74 mil e 400 reais para o hospital da cidade fornecer esse serviço, além de outros 18 mil reais para demais necessidades. Ao todo, são 92 mil e 400 reais ao hospital. Os atendimentos primários devem ser feitos no posto de saúde, já casos mais complexos podem ser buscados diretamente na unidade. CLAUDIO citou que neste mês Guarujá do Sul completa 61 anos de emancipação.
Ontem à noite foi votado, em primeira votação, o projeto de emenda à lei orgânica que trata sobre a retirada da lei que sustenta a votação secreta de projetos vetados pelo prefeito. Conforme o vereador GUILHERME FERRARI, o projeto foi rejeitado em primeira votação dada a escolha por manter a lei como está. Ou seja, até então mantém o voto secreto sobre os textos vetados. O vereador lembrou que no ano passado um projeto similar foi derrubado e neste ano novamente, por decisão da situação, mais um vez foi rejeitada em primeira votação. Haja vista, conforme ele, o regimento interno foi impresso em 2020, o que tornou um período curto para atualização. Para o vereador, esse projeto é apenas por interesse. Ele ainda se justificou sobre a sua posição favorável em mudar a lei antes de dar entrada no plenário, já que a bancada de oposição se baseou na sinalização favorável da situação quanto à alteração. Mas em conversas com seus colegas de legislaturas passadas, o vereador que o voto secreto não é conveniente a bancada opositora.
A proposta para acabar com a votação secreta dos vetos deve entrar no último ano desta legislatura para que as próximas bancadas comecem o primeiro ano com a lei atualizada. O vereador GUILHERME FERRARI, afirmou que essa ideia não foi discutida na Câmara de Vereadores, já que qualquer alteração pode configurar interesse. Dada as várias justificativas, o líder da situação afirmou que os vereadores da bancada de governo decidiram por manter a votação de vetos em secreto. O texto ainda precisa passar pela segunda votação, mas como já sinalizado pelo líder governista, o projeto deverá ser rejeitado. GUILHERME também comentou sobre um projeto de lei que deu entrada na sessão de ontem à noite que trata sobre auxílio da administração quanto às despesas de transportes do time do Ypiranga que, depois de dez anos, voltou a estar na final do Estadual de Amadores contra o Cometa de Itapiranga.
Para o vereador da oposição, FERNANDO WILL, autor do projeto de emenda à lei orgânica, que prevê derrubar a votação secreta de vetos, a votação de ontem à noite na Câmara provocou um sentimento de frustração. Em entrevista para a Rádio Cedro, o líder da oposição relatou que alguns vereadores brincam de fazer leis ou brincam de atuar no Legislativo. No ano passado foi apresentado o projeto para acabar com a votação secreta e foi rejeitada pela situação. Agora, com a sinalização favorável da situação, o projeto foi mais uma vez rejeitado na primeira votação. Para ele, isso mostra que a bancada de situação não possui o mesmo entendimento quanto à transparência dos processos na Casa. A oposição, segundo ele, ficou surpresa com a rejeição. O líder salientou que essa análise em voto secreto já foi abolida em âmbito federal. Na visão dele, as pessoas precisam ter conhecimento de quem votou contra ou a favor dos projetos vetados. Para WILL, as justificativas dadas pela situação são para atender interesses de um grupo.
O vereador FERNANDO WILL, também efetuou algumas indicações na sessão de ontem à noite. Segundo ele, alguns agricultores solicitaram informações sobre a qualidade do sinal de internet no meio rural. Por isso, o vereador fez um pedido de informação para ser encaminhada ao executivo quanto a adesão do programa Conecta Agro Santa Catarina que visa melhorar o sinal de internet nas comunidades rurais. Para o vereador, caso não haja a adesão, o município estará dificultando os trabalhos dos agricultores, o que provocaria um retrocesso para São José do Cedro.
A Polícia Militar de Barracão, Paraná, prestou apoio ao Exército Brasileiro durante abordagem de um ônibus que realizava a linha Foz do IguaçuPorto Alegre. Os policiais avistaram uma mulher em atitude suspeita devido ao nervosismo. Quando foi solicitado para que apresentasse sua bagagem, ela tentou esconder em cobertor um tablete de entorpecente. Ela foi detida, conduzida até a Polícia Militar de Barracão, onde foi aberto o tablete da substância que aparenta ser crack totalizando um quilo e 100 gramas. A mulher juntamente com a droga foi encaminhada até a delegacia de Polícia de Francisco Beltrão para os procedimentos cabíveis.
As guarnições de Rádio Patrulha e do Canil prenderam no final da tarde de ontem um homem e uma mulher, ambos de 21 anos, foram presos por tráfico de drogas. De acordo com informações obtidas pela reportagem, o casal foi flagrado enquanto comercializada drogas na Praça Ernesto Brunetto proximidades da Villa dos Oficiais, Centro de São Miguel do Oeste. Lá foram localizaram aproximadamente 30 gramas de maconha. Um terceiro jovem abordado confirmou que estava no local comprando o entorpecente. O casal foi preso e encaminhado à delegacia de Polícia para esclarecimentos. O usuário também foi levado na condição de testemunha. Buscas foram realizadas na casa do suposto usuário, onde os policiais encontraram aproximadamente dez gramas, como a quantidade foi pequena ele responderá por posse de entorpecente.
Uma pessoa ficou levemente ferida ao se envolver em uma colisão lateral entre dois veículos ontem à noite, na Rua Geraldo Garlet, no Centro de Anchieta. De acordo com os bombeiros, a vítima foi levada ao pronto-socorro apresentando dores no tórax e na cabeça. Segundo os socorristas, a vítima, um homem sem idade divulgada, conduzia um Clio quando bateu na lateral da Silverado. O condutor do veículo Silverado não relatava dores ou ferimentos, recusando atendimento e assinando o termo de recusa no local. Após atendimento, a cena ficou aos cuidados da Polícia Militar que auxiliou na ocorrência.