-LIRA ANUNCIA COMISSÃO PARA DEBATER PL DO ABORTO NO SEGUNDO SEMESTRE
-NÚMERO DE HOMICÍDIOS EM SANTA CATARINA DIMINUI 18 POR CENTO EM 10 ANOS
-COMITÊ DE CULTURA DE SANTA CATARINA VAI SER LANÇADO HOJE NO MUNICÍPIO
-CÂMARA APROVA PROJETO COM INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR EM CARNÊS DO IPTU
-GOVERNADOR ASSINA CONVÊNIO PARA OBRAS NO AEROPORTO HELIO WASUN
-PM PRENDE HOMEM COM 17 QUILOS DE MACONHA NA FRONTEIRA COM A ARGENTINA
-HOMEM É MORTO A TIROS EM COMUNIDADE RURAL DE MUNICIPIO DA REGIÃO
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A temperatura mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo cinco reais e 86 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
Centenas de peregrinos morreram durante a peregrinação muçulmana à Meca que acontece este ano sob temperaturas extrema. A informação é de diplomatas da Arábia Saudita. A peregrinação começou na última sexta-feira. Dados reunidos pela agência de notícias AFP contabilizaram 577 mortes de peregrinos deste ano até o momento. Entre as vítimas, estão peregrinos do Egito, Tunísia, Indonésia, Irã, Senegal e Jordânia.
A TV estatal saudita informou que as temperaturas, previstas para chegarem a até 48 graus, chegando a 51 vírgula oito graus na sombra na Grande Mesquita em Meca. Neste ano, o evento atraiu cerca de um milhão e 800 mil peregrinos, incluindo um milhão e 600 mil do exterior, segundo autoridades sauditas.
Israel alertou o Hezbollah na terça-feira sobre a perspectiva de “guerra total” depois que o grupo militante libanês publicou um vídeo de nove minutos, supostamente gravado por um drone, mostrando localizações militares e civis israelenses em várias cidades israelenses. O ministro das Relações Exteriores de Israel, ISRAEL KATZ, disse que está muito perto do momento de decidir mudar as regras do jogo e, em uma guerra total, o Hezbollah será destruído e o Líbano seria severamente espancado. Partes das imagens do Hezbollah mostram um aglomerado de cidades residenciais “altamente povoadas” junto com shoppings e lojas de luxo.
A Otan, a aliança militar ocidental, está preocupada com o apoio que a Rússia poderia fornecer aos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. O secretário-geral da Otan, JENS STOLTENBERG, disse em uma coletiva de imprensa conjunta após conversas com o secretário de Estado dos Estados Unidos, ANTONY BLINKEN, que a guerra da Rússia na Ucrânia está sendo apoiada pela China, Coreia do Norte e Irã, que queriam ver a aliança ocidental fracassar. Também nesta terça, o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, começou sua primeira viagem ao país asiático em 24 anos. O acidente acusa a Coreia do Norte de fornecer “dezenas de mísseis balísticos e mais de 11 mil contêineres de munições à Rússia” para uso na Ucrânia.
O Senado aprovou nesta terça-feira o Marco Regulatório dos Seguros Privados. O projeto consolida e atualiza normas para o mercado de seguro privado no país, incluindo serviços como seguros de veículos e seguros de vida. A proposta altera dispositivos do Código Civil para regular o mercado de seguros privados, abrangendo todas as negociações que envolvam consumidores, corretores, seguradoras e órgãos reguladores do setor. Trata ainda de princípios, regras, carências, prazos, prescrição, normas específicas para seguro individual ou coletivo e outros temas relacionados ao seguro privado. O texto proíbe a extinção unilateral do contrato pela seguradora. O projeto também torna exclusiva a aplicação da lei brasileira à regência de todos os contratos firmados por seguradora autorizada a operar no Brasil, mesmo que a seguradora esteja fora do país.
O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira a análise de um recurso que pode mudar a abordagem legal do porte de drogas para consumo pessoal no Brasil. A corte decidirá se manter o porte para uso próprio como crime ou se descriminalizará a conduta, além de determinar qual quantidade das substâncias será considerada para uso individual. Atualmente, a legislação brasileira penaliza tanto o tráfico quanto o porte de drogas, mas o debate em questão no STF se concentra exclusivamente no porte para consumo pessoal. Este julgamento não afeta as leis e as penas relacionadas ao tráfico de drogas, que continuará sendo tratado como crime com penas que variam de 5 a 20 anos de prisão. O foco do julgamento será esclarecer até que ponto a posse de drogas para consumo pessoal deve ser criminalizada.
O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, anunciou que irá formar uma comissão com parlamentares para debater o projeto de lei que propõe tornar a punição para certas situações de aborto semelhante à pena de homicídio. No pronunciamento feito ao lado de líderes partidários nesta terça-feira, LIRA disse que “nada irá retroagir nos direitos já garantidos e nada irá avançar que traga qualquer dano às mulheres”. Ele não deu detalhes sobre a comissão que debaterá o tema, mas mencionou que será representativa e que a formação do grupo ocorrerá apenas no segundo semestre do ano, provavelmente, em agosto. A proposta só avançou na Câmara após LIRA incluir na pauta um requerimento de urgência ao projeto, que foi analisado em uma votação relâmpago e sem debate.
Servidores públicos e prefeituras foram alvo de uma operação policial na manhã desta terça-feira que cumpriu 63 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventivas em 23 cidades catarinenses. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, se trata da segunda fase da operação Fundraising, que investiga um grupo empresarial suspeito de fraudar licitações para desvio de verba pública. Pelo menos quatro prefeitos estão entre os alvos. Nomes de investigados e as cidades com diligências não foram informados pelo comando da operação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas. A investigação é contra uma possível organização criminosa comandada por um grupo empresarial.
Santa Catarina voltou a registrar elevadas taxas de ocupação dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde nos hospitais. Em todo o Estado, 94 vírgula 99 por cento das vagas estão ocupadas, de acordo com a última atualização do painel de leitos da Secretaria do Estado de Saúde. Ou seja, dos mil 376 leitos ativos, somente 69 estão disponíveis. A alta é impulsionada por casos de dengue e doenças respiratórias. Atualmente, a situação mais crítica é na Grande Florianópolis, que tem 9 virgula 56 por cento de ocupação, com apenas um leito neonatal disponível. O cenário é semelhante no Oeste do Estado, em que a ocupação é de 98 virgula 89 por cento e também há somente um leito de UTI disponível, neste caso, destinado para adultos. Leitos de UTI pediátrica e neonatal da região estão lotados.
O número de homicídios registrados em Santa Catarina reduziu 18 vírgula três por cento em 10 anos. Os dados são do Atlas da Violência 2024, divulgado nesta terça-feira, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O atlas agrega dados entre 2012 e 2022. Em 2022, foram 671 homicídios registrados e em 2012 foram 821 crimes. Este é, também, o menor número da série histórica. Os feminicídios também reduziram no período. Em 2012, foram 104. Já em 2022, o número chegou a 93, redução de 10 por cento em relação ao primeiro ano da série histórica.
A Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste realizou, nesta segunda-feira, uma Parada Pedagógica para professores e coordenadores de pré-escola e ensino fundamental, com encontros nos auditórios da Educação, da Cultura e da Escola Emma Balke. Na Cultura, foi realizada roda de conversa com a educação especial, segundos professores e professores das salas de recursos, para troca de experiências, orientações e sugestões para melhorias quanto ao atendimento das crianças especiais. No auditório da Educação, o grupo participou de uma capacitação em “Educação para as Relações Étnico-Raciais”, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, a fim de compreender conceitos básicos para o letramento racial e educação antirracista.
No espaço da Escola Municipal Emma Balke, professores do ensino fundamental dos anos iniciais, do reforço escolar e coordenadores pedagógicos trabalharam sobre a utilização de plataforma do sistema de ensino Aprende Brasil. Os educadores também exploraram as funcionalidades e acompanharam a apresentação dos resultados das avaliações do Ciclo do Programa Nacional Criança Alfabetizada. De acordo com o secretário de Educação, NILSON RUBINI, estes momentos além de motivar os profissionais, oportunizam enriquecimento do ambiente educativo, transformando-o em um espaço de aprendizagem significativa e inclusiva.
São Miguel do Oeste vai sediar, hoje à tarde, o lançamento oficial do Comitê de Cultura em Santa Catarina, programa desenvolvido pelo Ministério da Cultura. O evento está marcado para as duas horas da tarde na Câmara de Vereadores. Os comitês tem o objetivo de ampliar o acesso às políticas públicas de Cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura. De acordo com o Ministério, trata-se de um grande avanço para o setor Cultural, pois os comitês vêem reconstruir e fortalecer, além de ser um importante mecanismo de interlocução entre o setor e o Governo Federal. O evento de hoje é aberto ao público.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, em segundo turno, nesta terça-feira, o Dossiê das Violências Obstétricas no município. A norma considera violência obstétrica "todo ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, postos de saúde, por um familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal, psicológica ou física, a gestante em trabalho de parto ou, ainda, no período puerperal". O texto prevê que a Secretaria Municipal de Saúde é o órgão central e responsável pela implementação do Dossiê das Violências Obstétricas. O projeto, que agora vai para sanção do prefeito WILSON TREVISAN, é de autoria da vereadora MARIA TEREZA CAPRA.
O projeto aprovado em segundo turno na noite de ontem prevê que o Dossiê consistirá na elaboração de estatísticas periódicas para ordenar e analisar dados sobre atos de violência praticados contra gestantes no município. A explicação é da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. Além disso, o projeto tem o objetivo de promover a integração entre os órgãos que atendam gestantes vítimas de violência obstétrica. A matéria estabelece que os dados coletados deverão ser centralizados e disponibilizados para acesso de qualquer interessado, através de publicação no Diário Oficial do Executivo e no sítio da Prefeitura, conforme as permissões da Lei Geral de Proteção de Dados.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram em primeiro turno, nesta terça-feira, o Projeto que estabelece um conjunto de informações que devem constar no carnê do IPTU entregue aos contribuintes de São Miguel do Oeste. O projeto ainda passará por segunda votação antes de ser enviado ao prefeito para sanção ou veto. A proposta, de autoria dos vereadores de PAULO DRUMM e MOACIR FIORINI foi aprovada por unanimidade. A previsão é de que a matéria seja votada em segunda votação nesta quinta-feira. Se for aprovada em segundo turno e sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor em primeiro de janeiro de 2025.
O texto aprovado pelos vereadores nesta terça-feira prevê que em todos os carnês do IPTU de cada cadastro, entregue aos contribuintes do município, deverão conter uma série de informações impressas. O documento deve informar, por exemplo, os valores pagos nos últimos três anos, o índice de reajuste do ano corrente e o cálculo do reajuste para o ano em curso. Além disso, os carnês devem conter ainda uma nota explicativa acerca da forma de cálculo, contendo os dispositivos das Leis que preveem os critérios de isenção e imunidade, e outras informações relevantes em fácil acesso e compreensão. Essa última exigência foi alterada por emenda da Comissão de Justiça e Redação.
A vereadora CRIS ZANATTA apresentou uma moção de apelo solicitando à Administração Municipal que promova eventos que reativem as festas carnavalescas no município. O documento foi aprovado nesta terça-feira pelo plenário da câmara de vereadores. Ela explicou que a moção atende um pedido de apoio do Conselho Municipal de Cultura e considera a importância histórica e cultural do Carnaval na cidade. CRIS disse que a realização de eventos carnavalescos não só fortalecerá a identidade cultural de São Miguel do Oeste, como também proporcionará uma plataforma para que artistas, artesãos, músicos, dançarinos e outras categorias culturais possam se expressar e se valorizar. Ela defende a realização de bailes e o do desfile de rua o centro da cidade.
A revitalização do Carnaval vai proporcionar um espaço seguro e saudável para que os jovens possam se engajar em atividades culturais, desenvolver habilidades artísticas e fortalecer laços comunitários. O comentário é da vereadora CRIS ZANATTA. De acordo com ela, o envolvimento dos jovens nas festividades carnavalescas ajudará na promoção de valores como trabalho em equipe, respeito às diferenças culturais e orgulho pela identidade local. A moção aprovada ontem a noite foi subscrita por MARIA TEREZA CAPRA, CARLOS AGOSTINI, VANIRTO CONRAD, GILMAR BALDISSERA, PAULO DRUMM, ELIAS ARAÚJO e RAVIER CENTENARO. O documento será encaminhado ao prefeito e ao secretário de Cultura.
A presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Miguel do Oeste esteve no Peperi Entrevista de hoje e explicou os motivos que levaram a entidade a pedir a reativação das festas de carnaval no município. De acordo com ela, as entidades que fazem parte do conselho levaram essa demanda para uma reunião e a posição pela volta do carnaval foi aprovada. Por isso, um ofício com essa reivindicação foi encaminhado para a secretaria de Cultura. MARIA INEZ disse que São Miguel já teve carnaval de clube, carnaval nos QGs dos blocos e algumas edições do carnaval de rua. Ela citou que está na hora de reativar essa importante fez popular. MARIA INEZ disse que o município acenou positivamente e que o município pode voltar a promover as festas de Carnaval.
Um dos objetivos do Conselho de Cultura é incluir recursos no orçamento do ano que vem para as atividades ligadas ao Carnaval. A informação é da presidente do conselho MARIA INEZ FROZZA. Como haverá eleição municipal neste ano, a garantia de recursos no orçamento permite que o projeto da retomada do carnaval ocorra, independentemente de quem vença o pleito de outubro. Ela cito que o Conselho está reivindicando que a prefeitura organize uma baile de carnaval para adultos e outro para as crianças, além do desfile de rua. MARIA INEZ comentou que o apoio do poder público é fundamental para a volta do carnaval e também para reativação dos Blocos e escolas de samba da cidade.
O governador JORGINHO MELLO assinou, na manhã de hoje, o convênio que prevê a revitalização do Aeroporto Hélio Wasun. A assinatura do documento ocorreu em cerimônia realizada no próprio aeroporto com a presença de autoridades locais e regionais. O governo vai repassar sete milhões e meio de reais em tres parcelas de dois milhões e meio cada nos meses de agosto, outubro e dezembro. As obras incluem melhorias na pista de pouso e decolagem, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, instalação do sistema de Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, além de balizamento, sinalização, construção de um novo terminal de passageiros e expansão do estacionamento de veículos.
A ampliação do aeroporto Helio Wasun vai melhorar as condições para que a região possa contar com um voo comercial. A afirmação é do governador JORGINHO MELLO. Ele disse, na manhã de hoje, que o governo do estado está adotando algumas medidas para ampliar a malha de voos regionais em Santa Catarina e que São Miguel do Oeste é um ponto estratégico nesse projeto.
Depois do ato no aeroporto Hélio Wasun, o governador JORGINHO MELLO seguiu para uma agenda oficial em São João do Oeste. Ele participou do ato de inauguração da pavimentação asfáltica da Estrada Geral até a Linha Fortaleza. JORGINHO também participou do lançamento da Pedra Fundamental para o início das obras de implantação do sistema de captação de água do Rio Uruguai. O secretário de Infra-estrutura JERRY COMPER também participa da comitiva do governador. JORGINHO vai almoçar em São João do Oeste e, no meio da tarde, deve voltar para a capital do estado.
Um acidente deixou quatro pessoas feridas nesta terça-feira na Estrada Geral da Linha 12 de Novembro, em Campo Erê. A colisão aconteceu por volta das dez horas da manhã de ontem e envolveu um Prisma e um Fiesta. O condutor do Prisma, um homem de 29 anos, foi atendida com fratura de fêmur e escoriações generelizadas. Ele foi levado ao Hospital Santo Antônio. No carro também estavam outros dois menores de idade que foram conduzidos ao Hospital por populares. Um deles tinha fratura na perna. Já no Fiesta, o caroneiro de 64 anos, se queixava de fortes dores no tórax por causa do cinto de segurança. Ele também foi levado ao Hospital pelos socorristas. O condutor do Fiesta não teve ferimentos e permaneceu no local.
Um homem foi preso com 17 quilos de maconha na noite desta terça-feira em Dionísio Cerqueira. Durante uma ação da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, a Polícia Militar realizou a abordagem de um ônibus que fazia a linha Foz do IguaçuRio Grande do Sul, por volta das oito horas da noite de ontem. Na bagagem de um dos passageiros foram encontrados 17 quilos de maconha escondidos entre as roupas e misturados com pó de café. O passageiro foi preso em flagrante por tráfico de droga e levados para a delegacia de polícia.
Um idoso de 85 anos foi atropelado enquanto andava de bicicleta na Avenida Gustavo Fetter, no centro de Iporã do Oeste. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia da tarde no trecho urbano da SC 163. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem estava consciente e não apresentou lesões aparentes, embora tenha relatado sentir fortes dores na região pélvica e escoriações leves. Ele foi encaminhado ao hospital. A condutora do veículo envolvido no acidente não sofreu ferimentos e permaneceu no local durante o atendimento da vítima.
O corpo de um homem de 29 anos foi encontrado na tarde desta terça-feira na comunidade de Linha Marcon, no interior do município de Palmitos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem apresentava múltiplos ferimentos por arma de fogo, incluindo um na região frontal da cabeça. Quando os socorristas chegaram ao local, o homem já não apresentava sinais vitais. A Polícia Militar de Palmitos estava presente no local e assumiu a ocorrência após a constatação do óbito. A Polícia Rodoviária Federal e o Instituto Geral de Perícias de Chapecó foram acionados para investigar o caso.