O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é 20 graus. Umidade relativa do ar é 73 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 33 centavos. O euro está valendo cinco reais e 99 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos e meio.
O Papa Francisco não tem nenhuma viagem prevista para este ano diante do risco que a pandemia do novo coronavírus representa para o pontífice de 83 anos. O líder da igreja católica tinha a previsão de uma viagem antes da declaração de pandemia do coronavírus para Malta por um dia, no final de maio, e que foi rapidamente cancelada. O papa argentino havia recebido convites do Iraque, Chipre, Indonésia e Montenegro e pretendia viajar ao Sudão do Sul. O porta-voz do Vaticano, MATTEO BRUNI, explicou aos jornalistas nesta quinta-feira que nenhuma dessas viagens serão realizadas a curto prazo.
A Suprema Corte dos Estados Unidos se pronunciou nesta quinta-feira contra uma ordem executiva do presidente republicano, DONALD TRUMP, e barrou a tentativa do governo de acabar com o programa Daca, também conhecido como "Dreamers", que significa sonhadores. Esse programa protege de deportação um grupo de 650 mil jovens que chegaram ao país sem documentos acompanhando seus pais quando eram crianças. O tribunal considerou que seria "arbitrário e caprichoso" acabar com o programa adotado pelo presidente democrata BARACK OBAMA, que além de proteger contra as deportações, dá permissões de trabalho aos jovens.
Os Estados Unidos questionaram nesta quinta-feira a "credibilidade" dos dados relatados pela China sobre o surto de Covid-19 em Pequim e pediram o envio de observadores "neutros" para o país asiático. O Ministério da Saúde chinês relatou 158 casos registrados na semana passada na capital chinesa, onde vivem 21 milhões de pessoas, e disse que a epidemia está "sob controle". Washington acusa Pequim de ter mentido em seu relatório oficial sobre a epidemia que, segundo as autoridades chinesas, deixou cerca 83 mil casos e mais de quatro mil e 600 mortes no país desde que o primeiro contágio foi detectado na cidade de Wuhan, em dezembro de 2019.
O ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, anunciou nesta quinta-feira que deixará o cargo. A informação foi dada em um vídeo publicado pelo próprio WEINTRAUB, em que o ministro aparece ao lado do presidente JAIR BOLSONARO e lê um texto de despedida. O nome do substituto não foi informado. Ele não quis falar sobre as razões da demissão e informou que vai sair assumir um cargo no Banco Mundial. Ainda lendo a carta de despedida, WEINTRAUB diz estar preocupado com a segurança da família. Com a ida para o Banco Mundial, o ministro deve se mudar para Washington, nos Estados Unidos.
O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, anunciou nesta quinta-feira que o plenário deve votar na próxima terça, em dois turnos, uma Proposta de Emenda à Constituição sobre o adiamento das eleições municipais deste ano. A discussão é motivada pela pandemia do coronavírus, que já tem atrasado processos de verificação das urnas e também deve afetar as convenções partidárias onde são decididos os candidatos. Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno da eleição está, atualmente, previsto para quatro de outubro, e o segundo turno, para 25 de outubro. Nesta quarta-feira, os senadores debateram várias ideias para a realização das eleições municipais. Os pontos que vão compor a proposta final, no entanto, ainda não foram divulgados.
O presidente JAIR BOLSONARO criticou nesta quinta-feira a forma "espetaculosa" como ocorreu a prisão de FABRÍCIO QUEIROZ, ex-assessor de FLÁVIO BOLSONARO, em Atibaia, no interior de São Paulo, em um imóvel do advogado FREDERICK WASSEF. O presidente afirmou, durante live semanal em uma rede social, que “parecia que estavam prendendo o maior bandido da face da Terra”. De acordo com BOLSONARO, QUEIROZ não estava foragido e a prisão foi realizada sem a existência de um mandato contra ele. Investigado pela suposta prática de “rachadinha” quando atuava no gabinete de FLÁVIO BOLSONARO na Alerj. QUEIROZ encontra-se no presídio de Bangu, para onde foi transferido após a prisão.
A segunda via da carteira de identidade já pode ser solicitada pela internet em Santa Catarina. O serviço é disponibilizado pelo Instituto Geral de Perícias. O objetivo é ampliar e agilizar o atendimento. Para solicitar a segunda via, é necessário acessar o site do IGP. A emissão só ocorrerá após o pagamento da taxa, de 38 reais e 78 centavos. O boleto será gerado antes do término da solicitação e apenas no site do IGP. O serviço é válido apenas para aqueles que fizeram a primeira via do documento em Santa Catarina. A nova ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado. Por ano, o IGP emite mais de 550 mil carteiras de identidade em Santa Catarina, e cerca de 70 por cento delas são de segundas vias.
O governador CARLOS MOISÉS confirmou durante uma visita a Itajaí, nesta quinta-feira, a desistência do governo em construir hospitais de campanha em Santa Catarina. Inicialmente, a intenção era abrir 10 estruturas do tipo no Estado – a primeira delas em Itajaí. A primeira proposta de hospital de campanha foi deixada de lado pelo governo depois que a contratação e o custo previsto de 76 milhões de reais geraram polêmica. O governo então recuou do contrato e anunciou que faria uma licitação para abertura de 10 estruturas no Estado, a serem instaladas conforme a necessidade. Mas esse edital nunca chegou a ser lançado e ontem o governador confirmou que o estado desistiu dessa ideia para investir em hospitais próprios e filantrópicos.
O Tribunal de Contas de Santa Catarina identificou indícios de acumulação indevida de 327 pessoas em 727 cargos, empregos e funções públicas em órgãos públicos das esferas estadual e municipal. De acordo com o estudo realizado por três diretorias do TCE, 260 registros tinham dois vínculos na folha de pagamento, 61 possuíam três e seis registros constavam em quatro locais de trabalho. O levantamento foi feito de outubro a dezembro de 2019 e divulgado no início deste mês. Os resultados serão encaminhados aos responsáveis pelos controles internos das unidades fiscalizadas, por meio de um sistema de gestão do próprio TCE. A intenção é que esses órgãos analisem as informações e adotem os procedimentos voltados à regularização das situações. O relatório aponta acúmulo de cargos em 16 unidades gestoras da esfera estadual, 160 municipal e seis da esfera federal.
Após 10 dias de internamento, vice-prefeito recebe alta hospitalar. MOACIR SANSIGOLO, 49 anos, recebeu o diagnóstico de coronavírus no dia 11 de junho, estando internado no Hospital Regional em São Miguel do Oeste, desde o dia 08. No hospital fez uso de oxigênio, praticamente todos os dias, e ontem recebeu alta e foi considerado recuperado da Covid-19. Ele conta que começou a sentir os sintomas no sábado, dia seis, mas, como ainda eram leves, esperou até a segunda-feira, para procurar atendimento médico, quando os sintomas estavam mais fortes.
Vice-prefeito fica com 90 por cento dos pulmões comprometido. Ele conta que quando chegou no regional, após cinco dias internado, já com a confirmação do vírus, começou a ficar mais debilitado, ficando com cerca de 90 do pulmão comprometido, chegou a pensar que iria morrer. Comenta ainda que os médicos disseram que se não tivesse um organismo forte, a história poderia ser outra. A falta de ar, para aliviar somente com o uso do oxigênio. O vice destaca que só começou a melhorara depois de oito dias internado.
Vice-prefeito está recuperado do coronavírus, mas segue tratando uma pneumonia, que o acometeu durante o tratamento. MOACIR SANSIGOLO pede para que a população leve a sério as recomendações dos profissionais de saúde, não é só uma gripe, é muito mais grave que isso. Conta que viu muitas pessoas chegando no hospital com coronavírus, todos elas com grau diferente. Mas, ninguém sabe como o organismo vai reagir, cada um terá uma história diferente. Por isso reforça, se protejam, usem máscara, álcool em gel e evitem aglomerações ou qualquer outro contato, pois não sabemos quem tem o vírus.
Conselho Municipal de Educação discute volta as aulas em Campo Erê. LEDI EHRENBRINK – secretária de educação, ressalta que ontem se reuniram membros do Conselho para debater, a revisão do calendário escolar 2020. A previsão para volta das aulas presenciais é para o mês de agosto. O Conselho, comenta a secretária, tem um papel muito importante, pois é por meio dele que a pasta toma as decisões e faz o planejamento. Em tempos de pandemia do coronavírus, LEDI, reforça a importância que os conselheiros têm para o andamento das ações da educação.
Educação trabalha para volta ás aulas presenciais em três de agosto. Apesar de ser apenas uma previsão, LEDI, adianta que o setor junto com o Conselho, precisa deixar tudo preparado e planejado como será o retorno. Como vai funcionar as salas de aula, transporte escolar, alimentação e antes disso tudo o calendário que já está sendo reorganizado.LEDI acrescenta que o encontro de ontem contou com a presença dos membros antigos e da nova diretoria que assume final desse mês. Novas reuniões serão organizadas para concluir o planejamento.
Vigilância sanitária de Campo Erê segue atendendo normalmente. ETSON GONÇALVES – fiscal sanitarista do município, conta que continua orientando e atendendo, não normalmente, mas da melhor maneira que pode. Em relação à pandemia do coronavírus, comenta que trabalha bastante, informando sobre a importância das pessoas tomarem os cuidados necessários. A Vigilância faz parceria com a Polícia Militar, fiscalizando o comércio para averiguar o cumprimento do decreto.
População entende os riscos da doença. A partir daí começaram a segue as medidas de segurança, conforme comenta ETSON. Ele destaca que outra prova disso são as denúncias que a vigilância sanitária recebe. O fiscal informa que devido à conscientização da população, o número descumprimentos do decreto diminuiu. Consequentemente a quantidade de denúncias recebidas também está muito menor quando comparado ao início da pandemia do coronavírus.
Quebrar normas de segurança pode ocasionar penalidade. ETSON GONÇALVES salienta que, caso alguém venha a descumprir o decreto, a Polícia Militar faz um termo circunstanciado, que então é encaminhado para a Diretoria da Vigilância Sanitária. A partir disso é gerado um processo administrativo sanitário pelo Estado. A pena pode ser de multa, advertência ou cassação de licença, conforme a gravidade e a reincidência da ação.
Campo Erê faz revisão do plano de esgoto sanitário. De acordo com NELSON TRESOLDI – membro da comissão do setor de saneamento, o plano vigente foi instituído em 2012, pela Prosul, empresa contratada pelo Governo do Estado para atender a todos os municípios com menos de 10 mil habitantes. Hoje o sistema está defasado e precisa ser atualizado. Só que fica inviável para fazer como deveria, comenta TRESOLDI, porque seriam necessários 35 milhões de reais. Pra se ter uma ideia, o orçamento do município para esse ano é de 30 milhões para manter todos os setores funcionando.
Prefeitura vai fazer revisão do plano de esgoto para adequar com as possibilidades. TRESOLDI comenta que uma saída é fazer pequenos sistemas coletivos de tratamento de esgoto para melhorar os sistemas individuais. Ele diz, com preocupação, que 74 por cento das moradias tem o sistema de esgoto mais rudimentar que existe. Abre-se um buraco e ali se deposita o esgoto da casa. O problema é que essa prática contamina diretamente as águas, porque o lençol freático é muito raso e existem muitas nascentes.
Somente 15 por cento das habitações de Campo Erê estão adequadas com tanque séptico, filtro anaeróbico e sumidouro. Um estudo aponta que grande número de residência tem cano de esgoto diretamente ligado as tubulações pluviais ou ao rio. O replanejamento do sistema de esgoto vai depender muito das famílias e não da prefeitura como muita gente pensa. NELSON acrescenta que o município pode é viabilizar as melhorias, mas é a população que deve se responsabilizar. Finaliza dizendo que poucos municípios conseguem fazer a separação dos lixos orgânico, sólido e reciclável.
Obras em Campo Erê seguem sendo feitas. Afirmação é do prefeito do município ODILSON LIMA. De acordo com ele, agora com tempo bom, a equipe segue fazendo a pavimentação asfáltica da Rua Vereador Darci Roman que vai para a Cohab. Ainda com o orçamento de 2021, LIMA, quer fazer o passeio dessa rua e mais uma camada de asfalto melhorando a qualidade do trabalho. Contudo, alega que essa primeira ação já vai ajudar muito os motoristas que passam pelo local, pois vai acabar com a trepidação oferecendo condições de trafego melhor. Cita ainda a reforma do Parquinho do Fórum, que falta apenas, alguns ajustes para encerrar a obra. Outro importante trabalho citado por NEGO LIMA, é a reforma da Praça da Igreja Matriz. O prazo é entregar até fim de agosto.
Um motorista colidiu contra quatro veículos e acabou preso. Foi na noite de ontem por volta de 19 horas e 30 minutos, em Francisco Beltrão. A equipe da Polícia Militar recebeu informações que o condutor de um Fox, havia colidido contra uma moto Honda Titan parada. O carro invadiu a contra mão no semáforo. Na sequencia o motorista seguiu sentido a Avenida Júlio Assis Cavalheiro, onde bateu numa caminhoneta S10.
Motorista bate em dois veículos na Avenida General Osório. Foi num Uno e numa Saveiro que estavam estacionados. O condutor foi detido por populares que o seguraram até a chegada da equipe policial. Segundo a PM, o homem estava em visível estado de embriagues. Ele foi encaminhado para fazer o teste do bafômetro no posto da Polícia Rodoviária Estadual, porém mesmo com várias tentativas não conseguiu fazer o teste. Foi feito o auto de constatação de embriaguez e o condutor e o veículo foram encaminhados para a 19ª Subdivisão de Polícia.
Três pessoas ficam feridas em, colisão com árvore na SC-305. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste atendeu ontem, a um acidente de trânsito próximo ao trevo de acesso ao município. A saída de pista seguida de choque em árvore, envolveu um Citroen C4 Picasso emplacado no município de Campo Erê, conduzido por uma mulher de 36 anos. A condutora do veículo estava consciente e caminhando na cena. Outra vítima, menor de idade, foi imobilizada e colocada em maca rígida e conduzida pela ambulância da Prefeitura Municipal juntamente com a condutora para atendimento médico. No carro ainda estava um homem que também foi imobilizado e conduzido a UPA.
Polícia indicia cinco jovens por estupro coletivo. A Polícia Civil de Pinhalzinho, concluiu um inquérito policial e indiciou cinco jovens por estupro coletivo. Conforme o delegado, JERÔNIMO FERREIRA, na madrugada de 26 de janeiro uma jovem, maior de idade, após sair de uma casa noturna em Pinhalzinho, pegou carona com cinco rapazes, que eram seus “conhecidos”, que a levaram para casa. Contudo, durante o trajeto, os cinco, com idade entre 18 e 24 anos, se aproveitando da vulnerabilidade da vítima, abusaram dela.
O inquérito foi instaurado com base numa denúncia anônima. A vítima, com medo e constrangida, não quis registrar a ocorrência. Porém, ao ser ouvida perante a Autoridade Policial, confirmou a denúncia. Durante o inquérito foram juntadas várias mensagens trocadas entre os agressores em um grupo de Whatsapp, nas quais eles conversam sobre o ocorrido, dando detalhes sobre os abusos e ridicularizando a vítima.
Ao serem interrogados, acompanhados de seu advogado, optaram por permanecer em silêncio. Eles foram indiciados por estupro coletivo. A Polícia Civil pediu prisão preventiva dos homens, mas foi negada pelo Poder Judiciário, que decretou medidas cautelares em desfavor deles. Os agressores deverão responder ao processo criminal em liberdade.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.