De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 19 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O soldado russo que é o primeiro julgado por crimes de guerra na Ucrânia se declarou culpado nesta quarta-feira, durante sessão em um Tribunal de Kiev. O caso deve ser usado como base para o julgamento de outras milhares de acusações de crimes de guerra desde o início da invasão russa ao país vizinho, em 24 de fevereiro. Segundo a denúncia da Procuradoria-geral da Ucrânia, VADIM SHISHIMARIN, 21, atirou de um carro contra um ucraniano de 62 anos que andava em uma rua nos arredores de Kiev, em 28 de fevereiro, apenas quatro dias após o início da invasão russa na Ucrânia. O tribunal que julga o caso ainda não determinou a sentença final. Caso condenado, o militar russo pode pegar prisão perpétua.
A Organização Mundial Meteorológica divulgou nesta quarta-feira uma nova edição do relatório "Estado do Clima", que confirma que os últimos sete anos tem sido os mais quentes já registrados no planeta. Em análise do documento, o secretário-geral das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, afirmou que o "sistema energético global está quebrado" e, com isso, que estamos "cada vez mais próximos de uma catástrofe climática". Além disso, GUTERRES disse que o "Estado do Clima" mostra a "triste repetição do fracasso humano em combater os problemas climáticos" com "recordes alarmantes" atingidos em 2021 em várias frentes: aumento do nível do mar, aquecimento dos oceanos, concentração de gases de efeito estufa e acidificação dos oceanos.
Diante da candidatura formal da Finlândia e da Suécia para integrar a Organização do Tratado do Atlântico Norte nesta quarta-feira, o presidente da Turquia, TAYIP ERDOGAN, afirmou que seguirá se opondo à entrada dos países nórdicos à aliança militar ocidental, da qual faz parte. ERDOGAN afirmou que a Suécia "não deve esperar que a Turquia aprove a candidatura sem devolver terroristas", em referência a cidadãos curdos refugiados no país escandinavo que Ancara acusa de serem membros do PKK, o partido nacionalista curdo considerado terrorista na Turquia. Pelo regulamento da Otan, a entrada de um novo membro deve ser aprovada por unanimidade por todos os países que já integram a aliança.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto-base do projeto de lei que regulamenta a prática do ensino domiciliar, o homeschooling. A análise dos destaques, sugestões de alteração na proposta, está prevista para esta quinta-feira. Na mesma sessão, os deputados aprovaram o regime de urgência para a tramitação do projeto na Câmara. Na prática, isso evitou que o texto fosse analisado em uma comissão especial e permitiu a votação direto em plenário. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para admitir o ensino domiciliar na educação básica que compreende a pré-escola, ensino fundamental e médio. A educação domiciliar é uma das bandeiras do presidente JAIR BOLSONARO.
O número de assassinatos no país continua em queda em 2022, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo site G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram 10 mil e 200 assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de seis por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes de homicídios dolosos, incluindo os feminicídios, latrocínios que são os roubos seguidos de morte e lesões corporais seguidas de morte. Em 2021, o Brasil teve uma queda de sete por cento no número de assassinatos. Foram 41 mil e cem mil mortes violentas intencionais no país no ano passado.
O plenário do Tribunal de Contas da União aprovou nesta quarta-feira por sete votos a um a continuidade do processo de privatização da Eletrobras, estatal que atua nas áreas de geração e transmissão de energia. Dos oito ministros que votaram na sessão, somente VITAL DO RÊGO foi contra. O ministro chegou a pedir a suspensão do processo até o tribunal concluir uma fiscalização sobre dívidas judiciais da companhia, que poderiam causar uma subavaliação da estatal. Os ministros negaram o pedido de suspensão, também por sete a um. O Ministério de Minas e Energia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social deverão cumprir algumas determinações e recomendações do tribunal, mas sem prejuízos à continuidade do processo.
A BR-101 em Santa Catarina é a estrada federal com o maior número de acidentes do país, segundo o anuário referente a 2021 da Polícia Rodoviária Federal. A via também é a que possui o maior número de feridos em ocorrências de trânsito e a sexta com mais mortes. No ano passado, a PRF registrou quatro mil e 94 acidentes no trecho, sendo quatro mil, 310 feridos e 129 mortos. Outra rodovia catarinense que também aparece na lista é a BR-470, no Vale do Itajaí. Ela ocupa a décima posição com mais acidentes e a nona com mais feridos do estado de Santa Catarina.
Os fortes ventos que atingiram Santa Catarina na madrugada de ontem causaram grandes prejuízos agrícolas no Sul do Estado. De acordo com a EpagriCiram, as plantações de bananas foram as mais afetadas por estarem em regiões de encostas e morros, locais mais atingidos pelos ventos. Segundo a Epagri, os estragos ainda estão sendo contabilizados, porém, já são esperados prejuízos milionários nos municípios mais atingidos, como, Jacinto Machado, Praia Grande, Lauro Muller, Timbé do Sul e Siderópolis. Em Praia Grande as lavouras de banana, milho e maracujá foram completamente destruídas, sendo que os prejuízos estimados já somam cinco milhões de reais.
O governo do Estado de Santa Catarina anunciou que vai ampliar o programa Recomeça SC para os municípios que estão em situação de emergência visto os desastres naturais. O programa visa disponibilizar uma linha de crédito com juros subsidiados pelo próprio Estado para estimular a rápida reconstrução e recuperação dos empreendimentos produtivos afetados. O Recomeça SC foi lançado em 2021 e visa linhas de crédito entre 30 mil e 200 mil reais, sendo 12 meses de carência e 36 meses para pagamento. Conforme o secretário de Estado, PAULO ELI, a ampliação é necessária para garantir a rápida recuperação das empresas catarinenses.
É fundamental trabalhar os tipos de violência com crianças desde a pré-escola. Para a coordenadora de educação infantil da Secretaria de Educação de Campo Erê ANA PAULA DO PRADO, é essencial que o professor incentive o respeito e o convívio tranquilo em sala de aula, pois dessa maneira, trabalha a prevenção dos casos de violência na escola. Ontem no Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os professores de toda rede municipal de ensino de Campo Erê, trabalharam o tema com os alunos, as atividades foram feitas através de brincadeiras e jogos lúdicos. Quando se fala em violência e exploração, ANA, cita que muitas vezes as pessoas pensam só na violência sexual, mas existem vários tipos, como a moral, a física, a psicológica, além dos abusos.
ANA reforça que é preciso cada vez mais, sensibilizar a comunidade escolar quanto a importância da identificação, prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Ela pede para que todos fiquem de olho no comportamento da criança que pode mudar quando ela esta sofrendo algum tipo de abuso ou violência. Quando isso acontece, existe uma rede de apoio, formada por saúde, educação, bombeiros, polícias, conselho tutelar, assistência social e ministério público, que entra em ação para resolver o problema do menor e penalizar quem cometeu o crime.
Projeto Filtro dos Sonhos trabalho em Campo Erê também vem de encontro com as ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. ANA PAULA DO PRADO, conta que esse projeto é coordenado por ela junto com a psicóloga da Secretaria de Educação RAFAELA SPADER. Dentro dessa proposta, além de envolver todos os alunos da rede municipal de ensino, ele ainda engloba ações com toda a rede de apoio de proteção e prevenção aos direitos da criança e adolescente. Em Campo Erê, cita ANA, trabalhar a prevenção e combater a violência e exploração de menores não é uma vivência isolada é algo que acontece no percurso.
Cientistas aprofundam pesquisas no Cedup Campo Erê. São feitos registrados da história natural da região por um grupo de 3 mulheres que estão acampadas na escola. Essa é a segunda vez que a equipe vem para Campo Erê para dar continuidade as coletas de materiais para a Universidade Federal Fronteira Sul, Uno Chapecó e UniOeste. De acordo com GISELE PRIMON, elas buscam dados sobre os primeiros povoamentos de todo Extremo Oeste Catarinense. Em dezembro as pesquisadoras já estiveram no município colhendo amostras de arqueologia de grãos de pólen, muito antigos. As características da terra de 23 mil anos atrás são fundamentais no trabalho das 3.
Melhores locais para arqueologia são terras que ficam alagadas o ano inteiro. Conforme a pesquisadora GISELE PRIMON, as coletas dos materiais são feitas por equipamentos rudimentares. As amostras são enviadas para laboratório de Chapecó, mas as datas dos materiais só aparecem com análises feitas no exterior. Uma equipe grande trabalha no processamento das datas. As escavações das arqueólogas, nas imediações do Cedup Campo Erê atingem mais de 3 metros. A equipe já definiu que num passado muito distante, a 10 mil anos, o clima de Campo Erê era muito mais frio. GISELE salienta que os trabalhos são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado.
Prefeitura de Palma Sola está com inscrições abertas para o terceiro Mutirão de Castração Social. O trabalho será feito no dia 26, agora de maio. Estão sendo disponibilizadas 55 vagas de castração gratuita para animais. Para isso, os donos precisam estar cadastrados em programas de assistência social, as vagas compreendem ainda animais em situação de rua. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde para realizar a inscrição e receber maiores informações. Além das vagas gratuitas para os animais da população dos programas sociais, estão abertas também as inscrições para realização de castrações com preços populares.
Curso gratuito para cuidadores de idosos será ofertado pelas prefeituras de Palma Sola e de Anchieta a partir do segundo semestre deste ano. As inscrições estão abertas na secretaria de Assistência Social dos municípios. Os detalhes são do secretário de Assistência Social de Palma Sola IVANOR DE MOURA. Qualquer pessoa acima de 18 anos interessada no curso poderá se inscrever. Palma Sola vai disponibilizar 15 vagas e Anchieta 20. A primeira aula ocorrerá no dia 15 de agosto. O curso terá duração de três meses e algumas atividades serão desempenhadas no Senac.
A ideia é fazer uma vez por mês aos sábados aula prática em São Miguel do Oeste. Anchieta será a sede das aulas. O curso foi solicitado por pessoas interessadas na profissão. O secretário de assistência social de Palma Sola, salientou que a capacitação será realizada três vezes por semana sendo as segundas, terças e quintas-feiras entre às 19 e 22 horas e 20 minutos.O secretário informou que as vagas precisarão ser preenchidas para possibilitar a gratuidade do curso.
O curso ofertado pelos municípios também visa atender as necessidades atuais das famílias e dos hospitais da região. O secretário de Assistência Social de Palma Sola IVANOR DE MOURA, relatou que muitas famílias possuem pessoas internadas em hospitais e precisariam de alguém capacitado para cuidar do familiar por um período. Com o curso, aqueles que procuram pelos profissionais terão facilidade de encontrar os mesmos. O município possui dois idosos em casa de repouso na região. O secretário ainda disse que não está descartada uma futura parceria para instalação de um lar de idosos em Palma Sola visando atender a demanda dos próximos anos.
A prefeitura de Palma Sola enfrenta um entrave sobre a limitação territorial com o município de Flor da Serra do Sul, no Paraná. Ambos ficam na divisa dos dois Estados e a posse da comunidade Rene Damo está sendo adequada entre as administrações. A assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, disse que a comunidade continua pertencendo à Palma Sola, mas há processos em andamento. As duas prefeituras não entraram em intensos debates sobre a posse da linha, sendo que alguns serviços serão prestados por ambas as administrações, como a recolha do lixo, por exemplo.
Atualmente há cinco leis que regem sobre as limitações e todas distintas uma da outra. Palma Sola passa pela elaboração do Plano Diretor que visa adequar o município. O prefeito de Flor da Serra do Sul, segundo ela, também está debatendo sobre o assunto com os órgãos do Estado para solucionar este entrave. A assessora de Gestão IZABEL também afirmou que ficou acertado a criação do programa “Divisa Certa”.
Palma Sola procurou um comum acordo com Flor da Serra do Sul para considerar a legislação que criou a comunidade Rene Damo, e por isso a posse continua sendo de Palma Sola. Porém, um convênio entre as prefeituras foi firmado devido a proximidade da comunidade rural com o município paranaense. A assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, comentou que isso vai evitar transtornos para ambos. Ela ainda explicou que, se levar em consideração as atuais cinco normas, causaria entraves aos moradores que teriam que se adequar às regras do Paraná.
Com o programa “Divisa Certa”, a prefeitura vai limitar a área entre os municípios e definir outras obrigatoriedades. A assessora disse que alguns projetos de lei para esta adequação serão encaminhados para a Câmara de Vereadores. O mesmo será feito por Flor da Serra do Sul. A comunidade também já recebeu diversos investimentos em pavimentação, por exemplo, todos com iniciativa de Palma Sola. IZABEL informou que Rene Damos conta com 800 habitantes.
Homem que perseguiu ex-companheira de 18 anos na Linha Costa é preso em Pato Branco. A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de São Lourenço do Oeste, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra um homem de 26 anos, investigado pelo crime de descumprimento de medida protetiva de urgência. A prisão ocorreu no contorno viário de Pato Branco.
Entenda o caso: Por volta das 22h30 do dia 09 de maio, na Linha Costa, interior de São Lourenço do Oeste, uma mulher de 18 anos retornava da faculdade quando em via pública começou a ser perseguida por seu ex-companheiro, o qual estava em uma motocicleta. Na ocasião, próximo a residência da mulher, ela perdeu o controle do veículo e capotou por diversas vezes, tendo o perseguidor presenciado o acidente e se evadido do local. A vítima, mesmo ferida, conseguiu sair do veículo e foi socorrida por um morador próximo ao local do acidente, e o homem fugiu. A Polícia deu início às investigações e representou pela prisão preventiva do agressor, que foi deferida pelo Poder Judiciário.
Preso de 18 anos tem mal súbito e morre em cela da penitenciária. Um preso da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, teve um mal súbito e morreu dentro da cela onde estava na manhã de ontem. Segundo o diretor da unidade prisional Marcos Andrade, o detento de 18 anos, teve problemas de saúde, ficou internado dois dias em casa hospitalar de Francisco Beltrão, recebeu alta na terça-feira e foi conduzido novamente ao presídio. Na manhã de ontem ele acordou, fez os procedimentos de higiene para receber o café da manhã, quando logo em seguida, caiu já sem vida. Os primeiros atendimentos foram feitos ainda na cela, mas ele já estava sem os sinais vitais.
O preso estava sozinho na cela para resguardo, após ter dado alta do hospital. A Criminalística realizou os procedimentos e em seguida o corpo foi removido ao IML para necropsia e para apurar a causa da morte. Segundo o diretor na PEFB foram tomados todos os procedimentos de praxe para investigar o caso.