ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 19/05/2021

GLOBO EM FOCO – 19/05/21

-EX-MINISTRO DA SAÚDE EDUARDO PAZUELLO DEPOE HOJE NA CPI DA COVID

-MP JÁ MOVEU QUATRO AÇÕES POR FURA-FILA NA VACINAÇÃO CONTRA COVID

-CEJA OFERECE AULAS PARA ESTRANGEIROS EM TRÊS TURNOS

-EM EPIDEMIA DE DENGUE MUNICÍPIO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

-MUNICÍPIOS INTENSIFICAM CAMPANHA DE DOAÇÃO DE AGASALHOS

-FALTA DE CUIDADO CAUSA AUMENTO DE CASOS DE COVID EM ITAPIRANGA

-HOMEM COM MANDADO EM ABERTO AGRIDE MULHER E É PRESO

-CARRETA DE MONDAÍ ENVOLVIDA EM ACIDENTE COM TRÊS MORTES

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


O ciclone Tauktae, a tempestade mais intensa a atingir a costa oeste da Índia em duas décadas, arrancou torres de alta tensão, derrubou árvores e causou desabamentos de casas que mataram ao menos 27 pessoas. Ontem, a Marinha da Índia montou uma grande missão de resgate aéreo e marítimo em busca de 81 trabalhadores e tripulantes que estão desaparecidos depois que uma embarcação afundou em mares agitados por conta do ciclone. 180 pessoas foram resgatadas da água durante o naufrágio no litoral de Mumbai.


Os Estados Unidos aplicaram vacinas contra a Covid em 600 mil adolescentes com idades entre 12 e 15 anos depois que agências reguladoras liberaram o uso da vacina da Pfizer e da BioNTech para essa faixa etária. A informação é da diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, ROCHELLE WALENSKY. No total, mais de 4 milhões de pessoas com menos de 17 anos foram vacinadas nos Estados Unidos até agora. A maioria foi imunizada antes da liberação do imunizante. O presidente americano, JOE BIDEN, também pediu que os Estados tornem a vacina disponível para adolescentes de maneira imediata.


A Argentina teve 35 mil 543 novos casos de Covid-19 e 745 mortes nesta terça-feira, os maiores números desde o início da pandemia em março de 2020. O governo avalia o fortalecimento das restrições sanitárias para evitar o colapso do sistema de saúde. O presidente ALBERTO FERNANDÉZ anunciou que o plano de vacinação em curso, que já vacinou oito milhões e cem mil pessoas, será acelerado. Até agora, 18 por cento da população argentina já foi imunizada contra a doença.

A Polícia Federal fez uma operação na manhã desta quarta-feira que tem entre os alvos endereços do ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES. A investigação mira funcionários do governo suspeitos de facilitar a exportação ilegal de madeira. Os mandados de busca e apreensão foram emitidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES. As apurações foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras que noticiaram desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação. Em abril deste ano, o chefe da PF no Amazonas, ALEXANDRE SARAIVA, encaminhou ao STF notícia-crime contra RICARDO SALLES, por atrapalhar a investigação de extração ilegal de madeira no estado.

O governo federal editou duas medidas provisórias nesta terça-feira para atender pleitos dos caminhoneiros. As MPs alteram regras das leis de trânsito e criam o Documento Eletrônico de Transporte para reduzir a burocracia para a categoria. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, também flexibiliza a medição por eixo do peso de veículos que transportam carga e passageiros, mantendo a fiscalização do peso total, limitando as hipóteses de recolhimento dos veículos a depósito. O governo anunciou ainda um conjunto de ações voltadas aos caminhoneiros. O programa "Gigantes do Asfalto", prevê ações para melhoria de infraestrutura rodoviária, regulação e serviços de apoio e financiamento específico para os trabalhadores do setor.


A CPI da Covid ouve nesta quarta-feira na condição de testemunha, o ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. O depoimento é um dos mais aguardados pelos integrantes da CPI, já que PAZUELLO foi o mais longevo ministro da Saúde durante a pandemia e a gestão dele foi marcada por uma série de polêmicas. Este será o oitavo dia de depoimentos na CPI do Senado que apura ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid e eventual desvio de verbas federais enviadas a estados e municípios. Na semana passada, o ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do STF, concedeu habeas corpus ao ex-ministro para que ele tenha o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid sempre que entender que as perguntas podem levá-lo ao risco de produzir prova contra si.

Santa Catarina recebeu ontem a noite mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer. São 22 mil 230 doses que serão usadas para imunizar pessoas com comorbidades com a primeira dose. O medicamento será encaminhado hoje para 11 municípios, nenhum deles no estado do estado: Blumenau, Brusque, Criciúma, Biguaça, Palhoça, São José, Balneário Camboriú, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Tubarão. Na segunda-feira, o estado recebeu 228 mil doses da vacina AstraZeneca e todas já estão nas 17 regionais de saúde.


A vacinação dos professores e demais trabalhadores da educação já tem data para começar em Santa Catarina. A data definida é o dia 31 de maio. A informação foi confirmada pelo governador CARLOS MOISÉS. A secretaria de Educação já montou um plano que prevê o início da aplicação das doses pelos trabalhadores do ensino infantil. De acordo com o Censo Escolar, a estimativa é que 195 mil professores e demais profissionais do ensino Básico e Superior poderão ser imunizados. Pela proposta do governo de Santa Catarina, secretaria prevê a subdivisão dos grupos por idade, o que permite o início rápido e a continuidade da aplicação das vacinas. O plano também prevê a divisão dos educadores e demais trabalhadores da área em dois grupos diferenciados por quem está no ensino presencial e remoto.

O Ministério Público de Santa Catarina já recebeu 208 denúncias de fura-fila na vacinação contra a covid-19 no estado. Desse total, quatro casos foram confirmados e são alvo de ação judicial movida pelo MP. Além das quatro ações, há ainda nove inquéritos civis que estão em andamento. Os casos que ainda estão sob investigação são nas cidades de Biguaçu, Chapecó, Lages, Papanduva, Quilombo, São José do Cedro, Sombrio, Videira e Xaxim. Ao final da apuração, os inquéritos resultar em novas ações na Justiça ou serem arquivados. De forma geral, os inquéritos apuram situações como possível uso de cargos públicos para ter acesso ao medicamento ou a aplicação em pessoas foram dos grupos prioritários já atendidos na campanha.

A secretaria de Saúde abrirá as audiências públicas de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2021. No dia 26 de maio, às 13 horas e 30 minutos, serão apresentados os relatórios de receita, despesa e serviços prestados do Fundo Municipal de Saúde. Já às 14 horas será realizada audiência pública de prestação de contas da prefeitura referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2021, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. As duas audiências acontecerão de modo virtual, com transmissão pela página do Facebook do município de Itapiranga.

Em epidemia de dengue, município decreta situação de emergência em saúde pública. Com 52 casos da doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti confirmados neste ano, Santa Helena decretou nesta terça-feira, por meio do prefeito BLÁSIO HICKMANN, situação de emergência em saúde pública. Conforme o secretário de Saúde, CARLOS MELLO, nos próximos dias deverá haver mais confirmações da doença, embora as ações que estão sendo tomadas tenham amenizado a situação. A realidade do município já levou Santa Helena a instaurar o Comitê de Crise da Dengue, na segunda-feira. Ele envolve prefeito, secretários, médicos, agente de endemias, empresários e sociedade civil, entre outros órgãos, como Polícia e Defesa Civil, com reuniões periódicas para desenvolver novas ações.

Algumas iniciativas como aplicação de fumacê, em torno de seis vezes, além da limpeza de mais de 170 bocas de lobo, já surtem efeito e diminuíram o número de pessoas com suspeita de dengue. Ainda assim, segundo MELLO, são necessárias mais atitudes. O secretário de Saúde frisa que as agentes de endemias estão nas ruas e visitam casas para explicar o que deve ser feito para que não fique água parada, fator que favorece para o mosquito se proliferar ainda mais rápido. O município também organiza um Dia D, no qual fará limpeza, recolha de lixo e verificação completa de possíveis focos. Esta programação, conforme CARLOS MELLO, depende de avaliação junto com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, pois são necessários equipamentos como escadas, que deem condições para fazer o trabalho. Mesmo com o decreto de situação de emergência, MELLO enfatiza que os custos com ações de combate à dengue serão arcados pelo município. Santa Helena já conta com aporte da vigilância epidemiológica de SMO para aplicação do fumacê, produto fornecido pelo estado, por meio da DIVE.

Municípios intensificam campanha de doação e entrega de agasalhos. Com a chegada do frio o setor social e várias entidades participam de mobilizações em prol de famílias carentes. Corpo de Bombeiros também faz parte do projeto em busca de aquecer as pessoas mais necessitadas. Segundo a Agente de Saúde de São João do Oeste, SOLANGE SCHNEIDER, a arrecadação de agasalhos iniciou em 27 de abril no município e prossegue até dia 21 de maio. A entrega para as pessoas interessadas iniciou nesta semana, no Lar do Idoso. Os munícipes precisam apresentar a Carteirinha da Saúde ou comprovante de residência. Ela ressalta o grande volume de doações que já chegaram e serão mantidas até sexta-feira. São aceitos cobertores, calçados e diversos artigos para serem usados no inverno e verão.

Município possui tradição de campanhas bem sucedido em doações de agasalhos. SOLANGE SCHNEIDER observa que se mantém média de anos anteriores com grande contribuição. Cita ainda que São João do Oeste não tem população carente expressiva, porém sempre ocorre procura, principalmente da área rural. A Agente de Saúde informa ainda que as pessoas contribuem com artigos de qualidade e que ficam à disposição de todos os munícipes, sem necessidade de qualquer carência econômica. SOLANGE ressalta que a equipe organiza as doações para facilitar para as pessoas de acordo com a necessidade de cada um.

Santa Catarina recebeu ontem à noite mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer. São 22 mil 230 doses que serão usadas para imunizar pessoas com comorbidades com a primeira dose. O medicamento será encaminhado hoje para 11 municípios, nenhum deles no oeste do estado: Blumenau, Brusque, Criciúma, Biguaçu, Palhoça, São José, Balneário Camboriú, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Tubarão. Na segunda-feira, o estado recebeu 228 mil doses da vacina AstraZeneca e todas já estão nas 17 regionais de saúde.

A Receita Federal está realizando uma operação de combate à sonegação de Imposto de Renda em Santa Catarina e no Paraná. São aproximadamente 30 mil agricultores dos dois estados suspeitos de omitirem ou declarar informações incompletas ao órgão federal. A informação é do profissional contábil em SJCedro, RUDIMAR WINTER. Conforme ele, o produtor que comercializa os produtos da agricultura superior a 142 mil reais, que possuem imóveis, automóveis e propriedades que superam os 300 mil reais. Ou aqueles que obtiveram rendas tributáveis, como aluguéis por exemplo, superiores a 28 mil reais são obrigados a declarar corretamente o Imposto de Renda. O contabilista salientou que estes agricultores devem procurar um escritório de contabilidade e prestar todas as informações. WINTER destacou que a Receita Federal possui indícios de informações registradas de forma incompleta ou omissão por parte dos produtores rurais.

O profissional contábil, RUDIMAR WINTER, salientou que a Receita Federal está adquirindo informações de empresas compradoras de produtos da agricultura. Conforme o profissional, isso significa que mesmo o produtor ter prestado informações incompletas ou omitir alguma, o órgão já possui a informação através do comprador que declara a receita. Por isso, ele orientou aos agricultores a regularização do imposto, assim evitando o pagamento de multas. WINTER explicou que na jurisprudência de Joaçaba, a qual a região pertence, cerca de sete mil produtores estão na lista da operação deflagrada pela Receita Federal.

CEJA de Itapiranga oferece curso para estrangeiros em três turnos. Com a chegada dos venezuelanos há dois anos em Itapiranga cresceu a procura por aulas de língua portuguesa. Demanda é atendida pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos com sede na antiga escola São Vicente e unidades em mais quatro municípios. As aulas ocorrem em três turnos nos sistemas presencial e remoto. Atividades a distância ocorrem principalmente em decorrência da professora fazer parte do grupo de risco. A diretora do CEJA, LAERTE STÜLP destaca ainda as aulas oferecidas nas unidades descentralizada em São João do Oeste, na comunidade de Cristo Rei, em Iporã do Oeste e Santa Helena. Tunápolis não possui turma no momento. Projetos visam atender também comunidade do interior.

No momento o curso para estrangeiros ocorre somente no CEJA de Itapiranga, com três turmas, matutino, vespertino e noturno com aproximadamente 50 alunos. Para frequentar ensino fundamental a idade mínimo é de 15 anos, e para o ensino médio, a partir de 18 anos. A diretora explica que alguns grupos de alunos formam turma para o ensino fundamental e seguem para o ensino médio. De acordo com LAERTE STÜLP, ao total são 160 alunos nos cinco municípios de abrangência. Cita que a grade curricular é por fase dependendo da necessidade do aluno. Novo período de matrículas será aberto a partir de agosta. Lembra que algumas situações o ingresso ocorre em qualquer época do ano, em especial para estrangeiros.

Secretária da Saúde alerta para falta de cuidados e o grande aumento de casos de Covid no município. Situação é considerada preocupante. Itapiranga esteve próximo de zerar o número de casos de Covid. Nas duas últimas semanas a escalada de contaminação disparou e já são 97 pessoas com o vírus ativo. Segundo CLAIR HEINEN, é fácil identificar a causa. A secretária da Saúde argumenta que os protocolos com maior flexibilidade proporcionaram uma sensação de total liberdade. A população reduziu os cuidados com álcool gel e máscara, além de serem registradas aglomerações, principalmente nos finais de semana. Ela alerta que nenhuma forma de prevenção foi flexibilizada, apenas as pessoas tiveram mais liberdade para atividades esportivas, trabalho e lazer.

CLAIR HEINEN afirma que o problema está na irresponsabilidade de quem não usa máscara, ignora o álcool gel e principalmente gera aglomeração, seja em família ou com amigos. A equipe da secretaria da Saúde também identificou um padrão da nova onda de casos de Covid que envolve muitos jovens. CLAIR HEINEN informa que é comum pessoas contaminadas com idade acima 18 anos que costumam sair mais de casa e acabam propagando o vírus. Ela também observa que nesta faixa etária está a classe trabalhadora, que muitas vezes fica exposta a doença. A secretária diz que o município prepara a vacinação, da segunda dose de um pequeno grupo acima de 60 anos. A vacinação é considerado um ponto positivo, pois poucas pessoas recusaram a imunização. A campanha atingiu seu objetivo.

Com a ampliação dos grupos prioritários, a secretaria de Saúde de Itapiranga deu início à aplicação da vacina contra a Covid-19 nos munícipes com comorbidades, seguindo os critérios do Plano Nacional de Imunização. Na nova etapa já foram imunizadas 215 pessoas, sendo 83 com deficiência e 132 com comorbidades, acima de 50 anos. Nesta fase da campanha estão inclusos: hipertensos resistentes, diabéticos, doença renal crônica, cirrose hepática, obesidade mórbida, entre outros. As pessoas que tiverem dúvidas acerca da nova fase de imunização contra o coronavírus, devem procurar a Unidade de Saúde onde estão cadastradas para mais orientações. Para melhor organizar a aplicação da vacina, no caso de comorbidades, foi adotado um sistema de agendamento por meio das Agentes de Saúde. As pessoas inseridas nos grupos prioritários, que não foram chamadas, deverão procurar sua unidade de saúde.

Município atinge alto índice de vacinação em grupos prioritários. Após concluir vacinação para pessoas acima de 60 anos, o foco está no grupo com diferentes comorbidades. A secretária da Saúde, CLAIR HEINEN cita que existe uma lista de pessoas que possuem direito a vacina seguindo diagnóstico de doenças crônicas. Observa que também existe situação com necessidade ser preenchido um formulário por um médico para entregar na sala de vacinas. No momento a prioridade é para pessoas com deficiência permanente e Síndrome de Dow. A secretária da Saúde lembra ainda que Itapiranga está intensificando a campanha de vacinação contra a Gripe. CLAIR HEINN chama atenção que neste ano a imunização iniciou pelas crianças de seis meses a seis anos.

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado por volta das 18 horas de ontem para atender vítima de acidente de trânsito entre um veículo Gol e uma motocicleta NXR 150 Bros, ambas de São José do Cedro. A ocorrência foi registrada na Avenida Rio Grande do Sul próximo ao portal de entrada. Chegando ao local, a guarnição encontrou o motociclista de 26 anos deitado sobre a via, consciente e orientado. A vítima foi avaliada e apresentava escoriações nos braços, além de ferimento no pé direito. A vítima foi imobilizada e conduzida para atendimento médico. O condutor do Gol nada sofreu e dispensou o atendimento do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar esteve no local e realizou todos os procedimentos necessários.

Homem com mandado em aberto agride mulher e é preso. Foi por volta das 16 horas e 30 minutos de ontem, em Guaraciaba. A Polícia Militar atendeu a ocorrência na Linha Sede Flores, interior do município. O homem estava na residência de uma mulher, e esta aproveitou para informar que o mesmo havia lhe agredido na noite anterior. Em consulta ao sistema, foi constatado que ele possuía mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. O homem foi conduzido à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

A pandemia provocou o aumento dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A afirmação é da desembargadora ROSANE PORTELLA WOLFF, da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude, vinculada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Segundo ela, as crianças e adolescentes ficam isolados do vírus, mas não do risco de sofrer violência e abuso sexual, tendo em vista que a maioria dos casos ocorre no âmbito do núcleo familiar ou de pessoas próximas. Ontem foi comemorado Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Maio é o mês de enfrentamento a estes crimes. É o chamado 'Maio Laranja', uma campanha para sensibilizar as pessoas sobre números tão preocupantes.

Homem é preso por embriaguez ao volante. A Polícia Militar atendeu a ocorrência na Rua XV de Novembro, centro de São Miguel do Oeste, por volta das 3h30 de hoje. Ao abordar um veículo, a guarnição constatou que o condutor apresentava odor etílico, tinha dificuldade de equilíbrio e estava arrogante. Questionado, o homem confirmou que ingeriu bebida alcoólica. Ele se negou a fazer o teste do bafômetro, sendo então preenchido o auto de infração e o termo de recolhimento da CNH. Foi dada voz de prisão ao autor dos fatos. O homem não acatou as ordens da polícia e foi necessário uso da força física para contê-lo. Após ser colocado na viatura, o mesmo chutou a tampa do porta malas, sendo necessária nova intervenção dos policiais e novamente utilização de força física. O homem foi preso e o veículo apreendido. As multas referentes ao crime de trânsito foram confeccionadas.

Celulares de testemunhas do caso VICTOR LOPES são confiscados. A Polícia Civil de São José do Cedro e DIC de São Miguel do Oeste realizaram na tarde de ontem busca e apreensão de dois aparelhos celulares em Princesa. Os aparelhos são das testemunhas do assassinato de VICTOR LOPES, de 18 anos, ocorrido em 20 de março. As testemunhas estariam supostamente sofrendo ameaças de pessoas próximas dos suspeitos de envolvimento no crime. O delegado responsável pela delegacia de São José do Cedro, SANDRO ZANCANARO, disse que os aparelhos das testemunhas ameaçadas foram confiscados e passarão por análises para saber se de fato, o que foi relatado por elas, procedem. ZANCANARO comentou que se for confirmada as ameaças, os envolvidos serão responsabilizados. As testemunhas poderão ser ouvidas nos próximos dias para esclarecer possíveis dúvidas sobre o caso.

Carreta de Mondaí se envolve em acidente com três mortes no Rio Grande do Sul. A tragédia ocorreu na rodovia ERS-129, trecho sinuoso entre os municípios de Guaporé e Serafina Corrêa, na Serra Gaúcha. Foi uma colisão frontal envolvendo três veículos, sendo um deles uma carreta, placas de Mondaí, e que vitimou os jovens EVAIR VINCENZI, 28 anos, FERNANDA PERONDI, 28 anos, e PAOLO HENRIQUE COLLE, 23 anos. Bombeiros e profissionais do SAMU atuaram no acidente que envolveu ainda um Polo Sedan e uma caminhonete Ford Ecosport, ambos emplacadas em Guaporé.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.