O ciclone Tauktae, a tempestade mais intensa a atingir a costa oeste da Índia em duas décadas, arrancou torres de alta tensão, derrubou árvores e causou desabamentos de casas que mataram ao menos 27 pessoas. Ontem, a Marinha da Índia montou uma grande missão de resgate aéreo e marítimo em busca de 81 trabalhadores e tripulantes que estão desaparecidos depois que uma embarcação afundou em mares agitados por conta do ciclone. 180 pessoas foram resgatadas da água durante o naufrágio no litoral de Mumbai.
Os Estados Unidos aplicaram vacinas contra a Covid em 600 mil adolescentes com idades entre 12 e 15 anos depois que agências reguladoras liberaram o uso da vacina da Pfizer e da BioNTech para essa faixa etária. A informação é da diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, ROCHELLE WALENSKY. No total, mais de 4 milhões de pessoas com menos de 17 anos foram vacinadas nos Estados Unidos até agora. A maioria foi imunizada antes da liberação do imunizante. O presidente americano, JOE BIDEN, também pediu que os Estados tornem a vacina disponível para adolescentes de maneira imediata.
A Argentina teve 35 mil 543 novos casos de Covid-19 e 745 mortes nesta terça-feira, os maiores números desde o início da pandemia em março de 2020. O governo avalia o fortalecimento das restrições sanitárias para evitar o colapso do sistema de saúde. O presidente ALBERTO FERNANDÉZ anunciou que o plano de vacinação em curso, que já vacinou oito milhões e cem mil pessoas, será acelerado. Até agora, 18 por cento da população argentina já foi imunizada contra a doença.
A Polícia Federal fez uma operação na manhã desta quarta-feira que tem entre os alvos endereços do ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES. A investigação mira funcionários do governo suspeitos de facilitar a exportação ilegal de madeira. Os mandados de busca e apreensão foram emitidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES. As apurações foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras que noticiaram desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação. Em abril deste ano, o chefe da PF no Amazonas, ALEXANDRE SARAIVA, encaminhou ao STF notícia-crime contra RICARDO SALLES, por atrapalhar a investigação de extração ilegal de madeira no estado.
O governo federal editou duas medidas provisórias nesta terça-feira para atender pleitos dos caminhoneiros. As MPs alteram regras das leis de trânsito e criam o Documento Eletrônico de Transporte para reduzir a burocracia para a categoria. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, também flexibiliza a medição por eixo do peso de veículos que transportam carga e passageiros, mantendo a fiscalização do peso total, limitando as hipóteses de recolhimento dos veículos a depósito. O governo anunciou ainda um conjunto de ações voltadas aos caminhoneiros. O programa "Gigantes do Asfalto", prevê ações para melhoria de infraestrutura rodoviária, regulação e serviços de apoio e financiamento específico para os trabalhadores do setor.
A CPI da Covid ouve nesta quarta-feira na condição de testemunha, o ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. O depoimento é um dos mais aguardados pelos integrantes da CPI, já que PAZUELLO foi o mais longevo ministro da Saúde durante a pandemia e a gestão dele foi marcada por uma série de polêmicas. Este será o oitavo dia de depoimentos na CPI do Senado que apura ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid e eventual desvio de verbas federais enviadas a estados e municípios. Na semana passada, o ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do STF, concedeu habeas corpus ao ex-ministro para que ele tenha o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid sempre que entender que as perguntas podem levá-lo ao risco de produzir prova contra si.
Santa Catarina recebeu ontem a noite mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer. São 22 mil 230 doses que serão usadas para imunizar pessoas com comorbidades com a primeira dose. O medicamento será encaminhado hoje para 11 municípios, nenhum deles no estado do estado: Blumenau, Brusque, Criciúma, Biguaça, Palhoça, São José, Balneário Camboriú, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Tubarão. Na segunda-feira, o estado recebeu 228 mil doses da vacina AstraZeneca e todas já estão nas 17 regionais de saúde.
A vacinação dos professores e demais trabalhadores da educação já tem data para começar em Santa Catarina. A data definida é o dia 31 de maio. A informação foi confirmada pelo governador CARLOS MOISÉS. A secretaria de Educação já montou um plano que prevê o início da aplicação das doses pelos trabalhadores do ensino infantil. De acordo com o Censo Escolar, a estimativa é que 195 mil professores e demais profissionais do ensino Básico e Superior poderão ser imunizados. Pela proposta do governo de Santa Catarina, secretaria prevê a subdivisão dos grupos por idade, o que permite o início rápido e a continuidade da aplicação das vacinas. O plano também prevê a divisão dos educadores e demais trabalhadores da área em dois grupos diferenciados por quem está no ensino presencial e remoto.
O Ministério Público de Santa Catarina já recebeu 208 denúncias de fura-fila na vacinação contra a covid-19 no estado. Desse total, quatro casos foram confirmados e são alvo de ação judicial movida pelo MP. Além das quatro ações, há ainda nove inquéritos civis que estão em andamento. Os casos que ainda estão sob investigação são nas cidades de Biguaçu, Chapecó, Lages, Papanduva, Quilombo, São José do Cedro, Sombrio, Videira e Xaxim. Ao final da apuração, os inquéritos resultar em novas ações na Justiça ou serem arquivados. De forma geral, os inquéritos apuram situações como possível uso de cargos públicos para ter acesso ao medicamento ou a aplicação em pessoas foram dos grupos prioritários já atendidos na campanha.
Região pastoral se reúne para ajudar a paróquia de Romelândia.res e irmãs de Campo Erê, Palma Sola e Anchieta foram acolhidos na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Romelândia, para fazer a chamada Entreajuda. A irmã GRACIELA TOBIAS, da cidade que recebeu o auxílio, explica que o objetivo do trabalho é a união entre as paróquias para conseguir visitar todas as comunidades do município, celebrando a palavra de Deus. Sozinha, a paróquia local não consegue atender a todos os fiéis no interior, como gostaria. Segundo ela, devido a pandemia, a participação nas missas está sendo baixa, principalmente pelo público com mais idade.
Irmã expressa grande alegria em receber religiosos de toda a região pastoral. GRACIELA TOBIAS define como muito bom poder acolher colegas religiosos da região, sabendo que vai também aos outros municípios trocando ajuda. Aos poucos as atividades estão sendo retomadas. Segundo a irmã GRACIELA, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição não tem um padre fixo, mas conta com ajuda dos sacerdotes de Anchieta. A Igreja Católica em Romelândia é administrada por duas irmãs, e mais uma deve chegar em breve.
Campanha Faça Bonito tem entrega de materiais personalizados em São Lourenço do Oeste. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), tem promovido durante o mês de maio ações de mobilização pela campanha Faça Bonito, alusiva a 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ontem, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, as equipes da Secretaria de Assistência Social realizaram mais uma entrega de produtos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As famílias receberam também uma sacola retornável da campanha Faça Bonito e foram orientadas no sentido de conscientizar e divulgar o assunto. Foram confeccionadas 200 sacolas retornáveis.
Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também estão sendo orientados sobre a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Conforme SIMONE BATTISTEL, gerente de Proteção Social do Creas, a proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, chamando atenção para a denúncia.
Aulas presenciais já voltaram na Apae de Campo Erê. Com um retorno gradativo dos estudantes, a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - ELAINE MENEGUS, define como uma retomada muito boa. Segundo ela, em março quando as aulas presenciais voltaram a acontecer, cerca de 50 por cento dos alunos retornaram para as salas. Explica que no início as famílias não tinham confiança que seria seguro mandar seus filhos. Porém, isso foi mudando e hoje quase todos optaram pelas aulas presenciais. Ela comemora isso, pois os estudantes perderam muito no período online.
Famílias que visitaram a associação perceberam que tudo é feito com segurança. Conforme a diretora da Apae de Campo Erê - ELAINE MENEGUS, a resistência dos familiares foi a maior dificuldade para que seus filhos voltassem ao presencial. Alguns pais falavam que só deixariam o filho voltar depois da vacinação, porém, felizmente mudaram de ideia ao observar as prevenções adotadas. Comenta que principalmente na Apae, além da parte pedagógica os estudantes têm consultas físicas, o reflexo do período sem aulas presenciais foi muito grande e negativo.
Saltinho tem somente três casos ativos de coronavírus. Quem informa é o secretário de saúde - HÉLIO OLDIGES. Segundo ele, enquanto muitos municípios continuam registrando aumento no número de casos, no último boletim divulgado Saltinho tinha somente três positivos e três aguardando exame. Ele define como um sucesso da Secretaria de Saúde, comparando com as demais cidades da região. Em relação à imunização contra o Covid, outra comemoração, na semana passada foi o encerramento da primeira etapa, vacinando todos acima de 60 anos no município.
Segunda etapa de vacinação contra coronavírus já começou em Saltinho. Conforme o secretário de saúde - HÉLIO OLDIGES, a imunização de quem tem de 50 a 59 anos e alguma comorbidade foi hoje, das oito horas até dez e meia da manhã, na unidade de saúde. Ainda imunizando quem tem alguma doença crônica, amanhã no mesmo horário vacinam pessoas entre 18 e 50 anos. OLDIGES informa ainda que foi liberado agendamento de cirurgias eletivas, algo muito esperado no município. Cidadãos de Saltinho são atendidos em Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste. Porém, até o momento Xanxerê e Chapecó marcam poucos horários e São Miguel só vai começar a agendar na próxima semana.
Secretaria da Cidade e Desenvolvimento local em Saltinho trabalha com grande demanda. De acordo com o responsável pela pasta - JOSÉ KUHN, os trabalhos são principalmente na parte de melhorias do espaço urbano de Saltinho, mas está conseguindo dar conta dos serviços. Informa que está com a equipe da cidade focada melhorando meios fios, bocas de lobo e também melhorias no cemitério, instalando portões e calçadas. Porém, a maior dificuldade no momento está sendo em relação à falta de água, causada pela estiagem.
Abastecimento de água está em falta na cidade e também no interior de Saltinho. JOSÉ KUHN - secretário da cidade e desenvolvimento local, conta que está sendo necessário levar cargas para todo o município. A população relata que tanto o consumo humano quanto animal, está sendo abastecido pela prefeitura, pois a pouca chuva não dá conta da demanda de água dos moradores. O secretário JOSÉ KUHN agradece a dedicação da sua equipe, que tem sete membros, e fala que quando tem união fica mais fácil trabalhar e fazer um bom serviço.
Secretaria da Cidade e Desenvolvimento local planeja dividir trabalhos da semana pelos bairros. Como explica JOSÉ KUHN, para deixar o atendimento da cidade mais organizado, cada dia será atendido um local, também deixando mais ágil e diminuindo gastos. Fala que sua Secretaria tem máquinas suficientes, trabalhando com caminhão, retroescavadeira, trator e distribuidor de água. Agradece a população pela paciência quando os serviços demoram um pouco, e fala que seguem sempre um cronograma, com exceção de casos urgentes.
Mulher e criança ficam feridas em queda de moto. O acidente foi na PR-280, perto da ponte do Rio Santana em Renascença. A condutora de 23 anos e a passageira, uma menina de 10, sofreram ferimentos médios. As duas caíram com uma moto CB 300, foram socorridas pelos bombeiros e levadas para receber atendimento médico em Francisco Beltrão.
Jovem de 20 anos esfaqueia familiares em Pato Branco. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de briga em família na Rua Ambrosio Bez, bairro São Luiz. A equipe foi informada que um rapaz de 20 anos chegou em casa com uma faca, e atingiu um tio com um golpe no ombro. Quando outro tio tentou ajudar, também foi atingido com dois golpes de faca no braço. A mãe das vítimas e avó do agressor tentou interferir e também acabou sendo ferida. O agressor foi detido no local, e disse a PM que foi um acerto de contas antigo e que tinha que fazer isso com seus tios. Todos os envolvidos foram encaminhados ao 3º BPM, e o agressor foi submetido a um Termo Circunstanciado por lesão corporal. Ele firmou um termo de compromisso de comparecer em juízo e na sequencia foram liberados.