-EX-MINISTRO DA SAÚDE EDUARDO PAZUELLO DEPOE HOJE NA CPI DA COVID
-MP JÁ MOVEU QUATRO AÇÕES POR FURA-FILA NA VACINAÇÃO CONTRA COVID
-ROMARIA EM HONRA A NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO TERÁ TRÊS CELEBRAÇÕES
-PREFEITURA EMITIU MAIS DE 50 PEDIDOS DE LICENÇAS AMBIENTES NESTE ANO
-SETOR DE ENGENHARIA RECEBE EM MÉDIA OITO PROJETOS POR SEMANA
-CAMPANHA INVERNO SOLIDÁRIO PRIORIZA DOAÇÃO DE ALIMENTOS
-RECEITA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA SONEGAÇÃO FISCAL NA REGIÃO
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO NO CENTRO
-CELULARES DE TESTEMUNHAS DO CASO VICTOR SÃO CONFISCADOS PELA POLÍCIA
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 46 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O ciclone Tauktae, a tempestade mais intensa a atingir a costa oeste da Índia em duas décadas, arrancou torres de alta tensão, derrubou árvores e causou desabamentos de casas que mataram ao menos 27 pessoas. Ontem, a Marinha da Índia montou uma grande missão de resgate aéreo e marítimo em busca de 81 trabalhadores e tripulantes que estão desaparecidos depois que uma embarcação afundou em mares agitados por conta do ciclone. 180 pessoas foram resgatadas da água durante o naufrágio no litoral de Mumbai.
Os Estados Unidos aplicaram vacinas contra a Covid em 600 mil adolescentes com idades entre 12 e 15 anos depois que agências reguladoras liberaram o uso da vacina da Pfizer e da BioNTech para essa faixa etária. A informação é da diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, ROCHELLE WALENSKY. No total, mais de 4 milhões de pessoas com menos de 17 anos foram vacinadas nos Estados Unidos até agora. A maioria foi imunizada antes da liberação do imunizante. O presidente americano, JOE BIDEN, também pediu que os Estados tornem a vacina disponível para adolescentes de maneira imediata.
A Argentina teve 35 mil 543 novos casos de Covid-19 e 745 mortes nesta terça-feira, os maiores números desde o início da pandemia em março de 2020. O governo avalia o fortalecimento das restrições sanitárias para evitar o colapso do sistema de saúde. O presidente ALBERTO FERNANDÉZ anunciou que o plano de vacinação em curso, que já vacinou oito milhões e cem mil pessoas, será acelerado. Até agora, 18 por cento da população argentina já foi imunizada contra a doença.
A Polícia Federal fez uma operação na manhã desta quarta-feira que tem entre os alvos endereços do ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES. A investigação mira funcionários do governo suspeitos de facilitar a exportação ilegal de madeira. Os mandados de busca e apreensão foram emitidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES. As apurações foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras que noticiaram desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação. Em abril deste ano, o chefe da PF no Amazonas, ALEXANDRE SARAIVA, encaminhou ao STF notícia-crime contra RICARDO SALLES, por atrapalhar a investigação de extração ilegal de madeira no estado.
O governo federal editou duas medidas provisórias nesta terça-feira para atender pleitos dos caminhoneiros. As MPs alteram regras das leis de trânsito e criam o Documento Eletrônico de Transporte para reduzir a burocracia para a categoria. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, também flexibiliza a medição por eixo do peso de veículos que transportam carga e passageiros, mantendo a fiscalização do peso total, limitando as hipóteses de recolhimento dos veículos a depósito. O governo anunciou ainda um conjunto de ações voltadas aos caminhoneiros. O programa "Gigantes do Asfalto", prevê ações para melhoria de infraestrutura rodoviária, regulação e serviços de apoio e financiamento específico para os trabalhadores do setor.
A CPI da Covid ouve nesta quarta-feira na condição de testemunha, o ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO. O depoimento é um dos mais aguardados pelos integrantes da CPI, já que PAZUELLO foi o mais longevo ministro da Saúde durante a pandemia e a gestão dele foi marcada por uma série de polêmicas. Este será o oitavo dia de depoimentos na CPI do Senado que apura ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid e eventual desvio de verbas federais enviadas a estados e municípios. Na semana passada, o ministro RICARDO LEWANDOWSKI, do STF, concedeu habeas corpus ao ex-ministro para que ele tenha o direito de ficar em silêncio na CPI da Covid sempre que entender que as perguntas podem levá-lo ao risco de produzir prova contra si.
Santa Catarina recebeu ontem a noite mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer. São 22 mil 230 doses que serão usadas para imunizar pessoas com comorbidades com a primeira dose. O medicamento será encaminhado hoje para 11 municípios, nenhum deles no estado do estado: Blumenau, Brusque, Criciúma, Biguaçu, Palhoça, São José, Balneário Camboriú, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Tubarão. Na segunda-feira, o estado recebeu 228 mil doses da vacina AstraZeneca e todas já estão nas 17 regionais de saúde.
A vacinação dos professores e demais trabalhadores da educação já tem data para começar em Santa Catarina. A data definida é o dia 31 de maio. A informação foi confirmada pelo governador CARLOS MOISÉS. A secretaria de Educação já montou um plano que prevê o início da aplicação das doses pelos trabalhadores do ensino infantil. De acordo com o Censo Escolar, a estimativa é que 195 mil professores e demais profissionais do ensino Básico e Superior poderão ser imunizados. Pela proposta do governo de Santa Catarina, secretaria prevê a subdivisão dos grupos por idade, o que permite o início rápido e a continuidade da aplicação das vacinas. O plano também prevê a divisão dos educadores e demais trabalhadores da área em dois grupos diferenciados por quem está no ensino presencial e remoto.
O Ministério Público de Santa Catarina já recebeu 208 denúncias de fura-fila na vacinação contra a covid-19 no estado. Desse total, quatro casos foram confirmados e são alvo de ação judicial movida pelo MP. Além das quatro ações, há ainda nove inquéritos civis que estão em andamento. Os casos que ainda estão sob investigação são nas cidades de Biguaçu, Chapecó, Lages, Papanduva, Quilombo, São José do Cedro, Sombrio, Videira e Xaxim. Ao final da apuração, os inquéritos resultar em novas ações na Justiça ou serem arquivados. De forma geral, os inquéritos apuram situações como possível uso de cargos públicos para ter acesso ao medicamento ou a aplicação em pessoas foram dos grupos prioritários já atendidos na campanha.
Projetos de frases e desenhos em portas do Colégio São José estão em andamento com os alunos do sexto ao nono ano. 16 portas receberão as pinturas nos próximos dias. Os detalhes são da orientadora da escola, VIVIANE SMANIOTTO. Conforme ela, este projeto é desenvolvido juntamente com os professores de artes e língua portuguesa. A orientadora destacou que as pinturas serão feitas pelos alunos que desenvolveram alguma paisagem ou frase. Ao todo são 150 estudantes. VIVIANE disse que os alunos estão ansiosos para completar o trabalho, mas devido a crise sanitária, as turmas são divididas em pequenos grupos com objetivo de evitar aglomeração. A previsão é de encerrar os trabalhos em meados de outubro.
Trabalhos para regularização de esgoto segue intensificado em Palma Sola. Iniciou nas últimas semanas o trabalho para regularização do esgoto das residências, comércios e demais construções no município de Palma Sola. Aproximadamente 90 por cento das residências em Palma Sola estão irregulares com o Sistema de Tratamento de Esgoto. Em decorrência disso, o Ministério Público exigiu que o município iniciasse o processo de regularização das fossas residenciais e comerciais. O esgoto irregular é direcionado para o rio que faz o abastecimento de água da população, sendo constituídos por materiais de pias, tanques, máquinas de lavar, chuveiros entre outros. A ação causa poluição dos recursos hídricos disponíveis para consumo. Todos que estão com fossa irregular deverão regularizar. A prefeitura está disponibilizando, gratuitamente, o projeto civil. Já a compra do sistema é de responsabilidade dos proprietários.
Kit com sementes crioulas será entregue aos agricultores de Anchieta. Segundo o secretário de agricultura, RAFAEL FERREIRA, os agricultores que têm interesse de receber o kit, com sementes de plantio no inverno, já podem se deslocar até a secretaria de agricultura para solicitar. Os tipos de sementes que compõe o kit são variados, sendo disponibilizado neste ano um quilo de nabo forrageiro, cinco quilos de aveia crioula, um quilo de triticale e até quatro pacotes de hortaliças como salsa lisa, ervilha, alface lisa ou crespa, almeirão e tremoço para cada agricultor. A distribuição do kit de grãos crioulos é mais uma ação prevista na lei que dispõe sobre os incentivos aos sistemas de produção agroecológica e orgânica e a conservação. Além de uso, promoção e distribuição das sementes crioulas pelos agricultores familiares e camponeses. O Secretário informou que outro kit será distribuído aos agricultores com cultivos de verão nos próximos meses.
A Receita Federal está realizando uma operação de combate à sonegação de Imposto de Renda em Santa Catarina e no Paraná. São aproximadamente 30 mil agricultores dos dois estados suspeitos de omitirem ou declarar informações incompletas ao órgão federal. A informação é do profissional contábil em SJCedro, RUDIMAR WINTER. Conforme ele, o produtor que comercializa os produtos da agricultura superior a 142 mil reais, que possuem imóveis, automóveis e propriedades que superam os 300 mil reais. Ou aqueles que obtiveram rendas tributáveis, como aluguéis por exemplo, superiores a 28 mil reais são obrigados a declarar corretamente o Imposto de Renda. O contabilista salientou que estes agricultores devem procurar um escritório de contabilidade e prestar todas as informações. WINTER destacou que a Receita Federal possui indícios de informações registradas de forma incompleta ou omissão por parte dos produtores rurais.
O profissional contábil, RUDIMAR WINTER, salientou que a Receita Federal está adquirindo informações de empresas compradoras de produtos da agricultura. Conforme o profissional, isso significa que mesmo o produtor ter prestado informações incompletas ou omitir alguma, o órgão já possui a informação através do comprador que declara a receita. Por isso, ele orientou aos agricultores a regularização do imposto, assim evitando o pagamento de multas. WINTER explicou que na jurisprudência de Joaçaba, a qual a região pertence, cerca de sete mil produtores estão na lista da operação deflagrada pela Receita Federal.
Finalizada a obra de calçamento na comunidade da linha João Café Filho, interior de Anchieta. A obra de pavimentação com pedras irregulares na comunidade da linha João Café Filho foi finalizada no último domingo. O calçamento beneficia a saída da SC 161 sentido Linhas São Dimas e São Cristóvão. O investimento totalizou mais de 68 mil e 700 reais, sendo que foram quase dois metros quadrados de obras. O recurso investido é proveniente da operação de crédito realizada por Anchieta, junto à Caixa Econômica Federal. A mesma empresa irá realizar pavimentação com pedras nas comunidades da São Roque, Prateleira, São Marcos totalizando uma área superior de seis mil metros quadrados de estradas pavimentadas, com valor total de 250 mil reais.
Secretaria de Agricultura segue realizando trabalhos no interior de Guaraciaba. A informação é do Secretário SERGIO THALHEIMER. Ele explicou que esses trabalhos são uma parceria com a Secretaria de Obras do município. Nas demandas desta semana, uma equipe trabalhou na Linha Liso Baixo, na realização da infraestrutura de uma terraplanagem para a construção de uma granja para suínos. Nesta mesma propriedade foi realizado o cascalhamento e compactação do acesso. Já em Linha São Luís uma equipe trabalha no cascalhamento e compactação do acesso e arredores de uma propriedade. Após a finalização desses trabalhos a equipe segue para o melhoramento de acesso em Linha São Roque. Em Linha Índio os trabalhos desta semana são de infraestrutura para a construção de uma cisterna. Para a próxima semana, conforme THALHEIMER, os trabalhos da Secretaria serão voltados para a confecção de cerca de 30 fontes caxambu, do Programa Proteger, com investimentos de cerca de 50 mil reais.
A Comunidade de Linha Caravaggio, Guaraciaba vai sediar na próxima quarta-feira mais uma Romaria em honra a Nossa Senhora do Caravaggio. A informação é do coordenador, CELSO GASPERIN. De acordo com ele, neste ano somente será realizada a parte religiosa, sendo que a celebração já teve início no começo deste mês com a reza do terço às oito horas da noite no Santuário. Conforme ele, no começo desta semana também foi realizada uma reunião com todo o conselho. O objetivo foi definir os últimos detalhes para a realização da quinquagésima quarta romaria que vai ocorrer na semana que vem. Todas as pessoas que se deslocarem para o Santuário de Caravaggio serão recepcionadas e poderão participar das celebrações. Segundo GASPERIN, entre domingo e terça-feira haverá o tríduo também no Santuário. Já na quarta-feira o local estará aberto o dia todo e na oportunidade haverá a realização de três celebrações, sendo as seis horas da manhã, 10 horas da manhã e seis horas da tarde.
Neste ano, as celebrações de Caravaggio não contarão com a presença do Bispo da Diocese de Chapecó, DOM ODELIR MAGRI. O lembrete é do coordenador da comunidade, CELSO GASPERIN. Ele salientou que a presença do bispo estava confirmada, porém, teve que ser cancelada, visto uma reunião com outros bispos no mesmo dia. Sobre possíveis deslocamentos pela BR 163, ele destacou que os romeiros devem ter todo o cuidado, visto o acostamento em péssimas condições e as próprias condições do tempo no dia da romaria podem atrapalhar. GASPERIN adiantou que a comunidade deve pedir apoio da PRF para controlar o trânsito nas proximidades do Santuário de Caravaggio.
Setor de Engenharia recebe média de oito projetos por semana em SJCedro. O número de projetos varia, no entanto, vem crescendo neste ano, com entrada de 6 a 10 projetos de construção civil para análise junto ao setor da prefeitura a cada semana. Conforme o engenheiro, ERNANI COUTO, o aumento em relação ao ano passado é de 50 por cento entre parcelamentos de solo e edificações, tanto residenciais, industriais e comerciais. Além disso, os profissionais deverão protocolar no período da manhã. Ele avaliou que com esse procedimento a análise fica mais ágil, pois, os documentos são avaliados inicialmente, evitando a ausência de alguns, o que acaba gerando maior número de reentrada. Ele detalhou que para abertura dos processos é necessário um requerimento, a matrícula atualizada do imóvel, declaração de cursos de água e nascente, declaração de terreno, ART de projeto e de execução, memorial descritivo, projeto arquitetônico e projetos complementares, dentre outros, conforme a modalidade.
Prefeitura de SJCedro busca reativar o conselho do meio ambiente no município. A informação é da Secretária de Desenvolvimento Econômico, KELLY FIGUEIRÓ. Segundo ela, a administração está buscando a reformulação de novos membros e entidades. Após a decretação dos nomes, está sendo planejado a realização de uma assembleia para definição da nova diretoria e diretrizes para o início dos trabalhos. A Secretária explicou que a formação deste conselho tem como objetivo a preservação do ambiente e proteção de áreas prejudicadas, além dos projetos que visam o reaproveitamento da água e ocupação do solo. KELLY explicou que muitas destas ações foram possíveis depois da municipalização das licenças. Ela salientou que o Conder, a qual o conselho do meio ambiente integra, segue os mesmos parâmetros e processos que o IMA, mas com mais agilidade. A Secretária destacou que desde o início deste ano foram cerca de 54 pedidos de licenças ambientais emitidos pelo município. A maioria para a área da suinocultura e painéis de energia fotovoltaica.
A implantação de sistemas de geração de energia solar em propriedades está crescendo significativamente no município. A informação é da Secretária de Desenvolvimento Econômico de SJCedro, KELLY FIGUEIRÓ. Conforme ela, são cinco processos em aberto que devem ser analisados. O prazo para a liberação dos trabalhos iniciais variam entre 30 e 35 dias. A Secretária lembrou que pelo IMA, a análise pode variar entre seis meses a um ano. Mas com o Conder, os processos de licenças são liberados mais rápido para agilizar os investimentos na agricultura.
A Campanha de Inverno solidário deste ano também irá receber doações em alimentos e produtos de limpeza, além das tradicionais doações de roupas, calçados e cobertores. A campanha é de iniciativa do Lions Clube Renascer de SJCedro com a parceria de entidades, instituições educacionais e financeiras do município. Além do apoio da prefeitura através da primeira-dama, ELISETE ANDRADE. Conforme a presidente do Lions Clube, SALETE KLUS, nos próximos 15 dias ficará a disponível em diversos pontos de recolha como supermercados, escolas e também a Rádio Cedro. Ela explicou que a novidade deste ano é a arrecadação de alimentos, que ao final da campanha será montado uma cesta básica e distribuídas às famílias em vulnerabilidade social. Por isso, a parceria com o Cras, através da coordenadora CARLA SILVESTRE. A presidente do Lions destacou que a intenção da entidade é arrecadar principalmente alimentos.
A presidente do Lions Clube, SALETE KLAUS, disse que devido aos problemas financeiros que muitas famílias se encontram. Devido a isso, a prioridade da entidade são alimentos não-perecíveis. Ela citou arroz, feijão, macarrão, café entre outros alimentos. A presidente destacou que os colégios Cedrense, São José e Cemeg são um dos pontos para destinação de alimentos.
A Polícia Militar de Guaraciaba foi acionada para averiguar uma denúncia de uma pessoa em atitude suspeita, na Linha Sede Flores, interior do município. Chegando ao local foi constatado que o homem abordado tinha em seu desfavor um mandado de prisão ativo por roubo pelo estado do Rio Grande do Sul. O homem era procurado da justiça desde o ano de 2016. Diante dos fatos a guarnição deu voz de prisão e conduziu o homem até a unidade prisional de São Miguel onde ficará à disposição da Justiça.
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no centro. O Corpo de Bombeiros de SJCedro foi acionado nesta terça-feira, por volta das 18 horas, para atender um acidente de trânsito entre um veículo Gol e uma motocicleta NXR 150 Bros, ambas de SJCedro. A ocorrência foi registrada no centro do município, na Avenida Rio Grande do Sul próximo ao portal de entrada. Chegando ao local, a guarnição encontrou o motociclista de 26 anos deitado sobre a via, consciente e orientado. A vítima foi avaliada e apresentava escoriações nos braços, além de ferimento no pé direito. A vítima foi imobilizada e conduzida para atendimento médico. Já o condutor do Gol nada sofreu e dispensou o atendimento do Corpo de Bombeiros. A PM esteve no local e realizou todos os procedimentos necessários.
Dois aparelhos celulares de testemunhas são apreendidos após serem vítimas de ameaçadas. A Polícia Civil de SJCedro e a DIC de SMOeste realizaram na tarde desta terça-feira, busca e apreensão de dois aparelhos celulares em Princesa. Os aparelhos são das testemunhas do assassinato de Victor Lopes, de 18 anos, ocorrido na noite do dia 20 de março, que estariam supostamente sofrendo ameaças de pessoas próximas dos suspeitos de envolvimento no crime. O delegado responsável pela delegacia de SJCedro, Sandro Zancanaro, disse que os aparelhos das testemunhas ameaçadas foram confiscados e passarão por análise para saber se de fato, o que foi relatado por elas, procedem. Sandro comentou que se for confirmada as ameaças, os envolvidos serão responsabilizados. As testemunhas poderão ser ouvidas nos próximos dias para esclarecer possíveis dúvidas sobre o caso. O delegado salientou ainda que as investigações estão avançadas, mas não firmou data para o encerramento do caso por ser de competência da DIC de SMOeste.