O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 85 centavos para a compra e seis reais e 10 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
A empresa Moderna informou nesta segunda-feira que sua vacina experimental contra a covid-19 mostrou potencial em um estudo de estágio inicial, já que produziu anticorpos neutralizadores do vírus semelhantes àqueles encontrados em pacientes recuperados. Oito pacientes que receberam a vacina da Moderna mostraram níveis de anticorpos semelhantes àqueles de amostras de sangue de pessoas que se recuperaram da covid-19, de acordo com resultados iniciais do estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. A Moderna espera iniciar um estudo de estágio final mais amplo em julho.
O chefe da Organização Mundial da Saúde, TEDROS ADHANOM, declarou, nesta segunda-feira, que lançaria uma investigação "independente" sobre a resposta à pandemia pela agência da ONU e seus Estados membros "o mais rápido possível no momento apropriado". A OMS realiza uma reunião anual de dois dias dos ministros da saúde de seus 194 estados membros, onde o debate será dominado pela pandemia de coronavírus. A União Europeia planeja apresentar uma resolução sobre o Covid-19 e está buscando apoio para sua adoção por consenso.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, ameaçou nesta segunda-feira congelar permanentemente o envio de verbas americanas para a Organização Mundial da Saúde caso "melhorias substanciais" não sejam feitas nos próximos 30 dias. Os Estados Unidos são os maiores financiadores da OMS, com contribuições anuais de entre 400 e 500 milhões de dólares. Porém, em abril, Washington suspendeu o financiamento para a OMS, acusando a entidade de ser muito favorável à China, encobrir e administrar mal a pandemia de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Ontem, TRUMP ameaçou transformar o congelamento temporário do financiamento dos Estados Unidos para a Organização Mundial da Saúde em permanente.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, com vetos, a lei que cria linha de crédito para auxiliar micro e pequenas empresas durante a crise do novo coronavírus. A sanção publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira. O valor dos empréstimos previstos pela lei será de até 30 por cento da receita bruta anual da empresa em 2019. O montante máximo do benefício é de 108 mil para microempresas e de um milhão e 400 mil reais para pequenas empresas. BOLSONARO vetou da proposta a carência de oito meses para o pagamento do empréstimo.O presidente informou que o período sugerido pelo Congresso Nacional geraria "risco à própria política pública, ante a incapacidade de os bancos públicos executarem o programa com as condições apresentadas pelo projeto".
O Brasil alcançou nesta segunda-feira a marca de cem mil 459 recuperados da covid-19 desde o dia 26 de fevereiro, quando o primeiro caso foi confirmado no País. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de recuperados corresponde a 40 por cento do total de 254 mil 220 casos confirmados da doença no País. Ao todo, há 16 mil 792 óbitos confirmados e duas mil 277 mortes sob investigação. O Ministério da Saúde afirma que integram o grupo de recuperados todos os diagnosticados que enfrentaram os 14 dias de quarentena e também aqueles que receberam alta dos leitos hospitalares.
O governo federal publicou nesta segunda-feira, em edição extra do "Diário Oficial da União", um decreto para estabelecer as regras de empréstimo para distribuidoras de energia elétrica. O decreto não estipula o valor do empréstimo, isso porque o montante será fixado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O valor não deve ultrapassar 14 bilhões de reais. O empréstimo vai cobrir um rombo financeiro no setor elétrico, gerado pela queda no consumo de energia e o aumento da inadimplência, reflexos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Com o empréstimo, o governo vai permitir a antecipação de recursos que já seriam pagos pelos consumidores nas contas de luz. Esses recursos vão servir para cobrir diversos custos do setor elétrico, não apenas das distribuidoras.
A Federação Catarinense de Municípios emitiu uma nota nesta segunda-feira manifestou preocupação com a demora do Governo Federal em sancionar o Projeto de Lei Complementar que cria o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. O projeto de socorro emergencial teve votação final no Senado no dia seis de maio, mas ainda não foi sancionado. Para Santa Catarina, o repasse financeiro de cerca de 883 milhões para os municípios e de mais de um bilhão para o Estado será auxiliar na manutenção das políticas públicas, nos atendimentos e na proteção aos cidadãos. O presidente da FECAM e prefeito de Caçador, SAULO SPEROTTO, destacou que os valores são urgentes e necessários para que os municípios consigam atender a demanda de atendimento em saúde pública no combate ao Coronavírus.
O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina firmou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Concórdia para a realização de exames de RT-PCR para detecção da Covid-19. O objetivo principal é auxiliar no atendimento das demandas dos municípios do Oeste catarinense, compreendidos na Macrorregião do Grande Oeste e das regiões do Alto Uruguai, Alto Vale do Rio do Peixe e do Meio-Oeste.
Na cooperação estabelecida entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Agricultura ficou acordada a utilização dos laboratórios oficiais do Mapa para ampliação da oferta de diagnóstico da doença na rede pública. De acordo com a diretora do Lacen, MARLEI DOS ANJOS, a cooperação irá trazer mais agilidade e aumentar o número de testes para a região.
Foi protocolado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina um Projeto de Lei que reconhece a educação como atividade essencial no Estado, mesmo em tempos de calamidade, emergência, epidemia ou pandemia. A proposta do deputado JOÃO AMIN do PP e aborda ainda o retorno das atividades escolares e critérios para sua realização. O projeto contém uma série de dispositivos que objetivam a proteção de professores, funcionários e alunos, bem como contempla uma ideia de retorno gradativo às aulas, que inicia pelo Ensino Infantil. A proposta é de retorno a partir de 17 de junho de 2020 para o ensino infantil; dia primeiro de julho de 2020, fica autorizado o retorno das atividades educacionais do ensino fundamental e médio e dia 15 de julho de 2020 para o ensino superior, cursos técnicos e de serviço educacional de qualquer outra natureza. O projeto ainda não tem previsão de votação em plenário.
Sinte está preocupado com a saúde das pessoas. Nesse momento de pandemia do coronavírus que o mundo todo vive, o secretário de formação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina, ALDOIR KRAEMER, ressalta que o principal objetivo do Sinte é a prevenção da vida. Conta que desde o início da pandemia o centro da atenção não é na educação, mas sim em garantir a saúde e o bem estar de todos. Assegura que os educadores tem cumprido seu trabalho, e conforme a intenção da Secretaria de Educação, as atividades online serão registradas como aula.
Professores tem pouco preparo para situação. ALDOIR fala que a mudança no ensino foi repentina, deixando os educadores com um curto tempo para se capacitarem para atender no método atual. Outro ponto que agravou o problema foi a anterior “desativação” das salas de informática. O governo já havia cancelado a contratação de um professor responsável pelo setor, tornando inviável seu uso.
Atividades encaminhadas tem baixo retorno. KRAEMER informa que, segundo relatam os professores, poucos estudantes entregam os exercícios feitos. Outro ponto citado por ele, é a alta carga horária, devido os educadores estarem o tempo todo à disposição dos alunos. Ele salienta que quando as aulas presenciais voltarem ao normal, será necessária uma avaliação do resultado do trabalho.
São Miguel do Oeste tem 19 casos de COVID-19 e quatro recuperados. Foram confirmados ontem, mais três pacientes com COVID-19 no município. São dois homens, de 36 e 45 anos, e uma mulher, de 29. Ambos apresentaram sintomas respiratórios e estão em isolamento domiciliar. O número total de casos chega a 19. Também ontem, dois homens que apresentaram os sintomas durante o mês de abril e testaram positivo para a covid-19, foram declarados recuperados, elevando esta estatística para quatro. Apenas um paciente permanece em internação hospitalar.
Recomendação é para que, na medida do possível, as pessoas permaneçam em casa. Segundo o Comitê de Crise do Coronavírus, ao , apresentar sintomas respiratórios intensos, como febre persistente acima de 37,8ºC por mais de 24 horas e falta de ar, as pessoas busquem atendimento no Centro de Triagem, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Contudo, antes de sair de casa, o paciente deve ligar para a Central de Informações Covid-19, onde será orientado por profissionais.
Conselho Tutelar alerta: abusadores aproveitam a quarentena para praticar violência sexual infanto juvenil. Quem revela é NELSON TRESOLDI – presidente do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente de Campo Erê. Ele apresenta o levantamento nessa semana que serve para conscientizar o país todo sobre esse tipo de crime. Geralmente as escolas auxiliam muito na identificação dos problemas, mas como as aulas presenciais estão suspensas, as autoridades perdem uma grande parceira no combate ao crime dentro da sociedade.
70 por cento dos abusos sexuais contra menores são praticados dentro de casa mesmo. Esse ano o Conselho Tutelar só recebeu uma denúncia. O presidente da instituição pergunta como fica o restante? O grande problema, aponta TRESOLDI é que os abusadores tem uma rede de proteção muito forte. No país inteiro, em 2018, foram registradas trinta e duas mil denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Em muitos casos as vítimas foram contra crianças com no máximo 9 anos de idade.
Muita gente na região já foi condenada e presa por abusar de criança. Para o presidente do Conselho Tutelar é difícil aceitar, mas na maioria dos crimes a mãe sabe do problema com seu parceiro e fica calada. Não é raro, acrescenta TRESOLDI, de caso em que a mãe é a quem pratica abuso contra menino. O dado mais recente é do ano passado e aponta que quase 40 por cento dos padrastos e madrastas são os que praticam os abusos. Em casos assim as vítimas geralmente tem entre 4 e 14 anos de idade.
O comportamento que a criança apresenta quando está sendo abusada. Conforme o Conselho Tutelar, são vários os sinais. Os principais são: ansiedade, pesadelo, dores no corpo, dificuldade de concentração, agressividade e muito abatimento. NELSON TRESOLDI destaca que quando alguém sabe de algum a coisa, deve avisar o conselho ou a polícia. Conforme ele, eliminar o problema não dá, mas se todos fazerem sua parte, é possível diminuir bastante as agressões sexuais contra crianças e adolescentes.
Trigo tem variedades duplo propósito. Quem explica é o técnico agrícola do Cedup Campo Erê NELSON RINTZEL. De acordo com ele, o mesmo plantio pode servir como pasto e na colheita de grãos. As variedades duplo propósito são normalmente plantadas de 30 a 45 dias antes do que as que são somente para grãos. O professor orienta dois ou três cortes com o gado, e depois os tratos culturais normais para a colheita de grãos. Salienta que essas utilizações da planta são descobertas com pesquisas, e só o tempo vai definir se irão sumir ou ganhar destaque.
Dois sistemas de plantio podem ser aplicados na região. Segundo NELSON, o trigo pode ser plantado em cima da palhada que restou na colheita da cultura anterior, após um período de descanso da área. Ou, uma maneira ainda melhor segundo ele, é o plantio da cultura intercalada com o nabo. Nesse sistema o agricultor deve implantar o nabo após a colheita da cultura de verão. Ao chegar a época de plantar o trigo, é feita uma dessecação, roçada ou passa o equipamento rolo e depois planta o trigo em cima da massa verde.
Resultados mostram que trigo vai muito melhor após o nabo. A planta é normalmente utilizada por produzir grande quantidade de massa verde num curto período de tempo, não interferindo nas outas culturas. O técnico comenta também o bom sistema de raízes produzidas pelo nabo, melhorando o solo para a implantação do trigo. Outra vantagem do nabo é de ser de outra família, o que é importante para a rotação de culturas na mesma área.
Brasil gasta muito com importação de trigo. Na opinião do professor do Cedup NELSON RINTZEL, com o preço atual do dólar compensaria incentivar a produção interna da planta. Um aumento na quantidade de trigo produzido seria vantajoso para a balança comercial, além de manter o dinheiro dentro do país, produzindo riqueza para a região. Ainda assim, NELSON informa que, mesmo com as pesquisas e incentivos da Embrapa, a tendência é o plantio de trigo diminuir da região.
Vários investimentos em Santa Terezinha do Progresso. O prefeito DERLI FURTADO, ressalta que tem feito muitos investimentos em infraestrutura de forma planejada, investindo em ciclovias e mobilidade urbana. A ideia é concluir os trabalhos que vão trazer avanços nas mais diversas áreas, beneficiando toda a população, cidade e interior. O chefe do executivo lembra que no momento está sendo feita a detonação das rochas para obra da ciclo faixa.
Foram encontradas rochas no subleito e será feito detonações de algumas. Segundo DERLI, os trabalhos seguem com os serviços de terraplanagem. A obra vai humanizar o trânsito e a ciclovia vai trazer mais segurança e qualidade de vida tanto para quem pratica a atividade, mas, essencialmente a quem utiliza o trajeto pra ir ao trabalho.
Saúde pública tem obras importantes. O prefeito destaca também a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde, no Centro da Cidade. Não foi uma obra fácil e exigiu um bom planejamento entre a administração e Secretaria para garantir os atendimentos de saúde. É um grande benefício para a comunidade local, salienta FURTADO. Ressalta os esforços para manter o equilíbrio financeiro sem prejudicar os andamentos das importantes obras de intervenção e a prestação dos serviços públicos. Objetivo é concluir as obras que estão em andamento nos próximos meses.
Homem morre com paulada na cabeça. A Polícia Militar foi acionada na Rua Santa Maria Goretti, bairro São Miguel, em Francisco Beltrão, onde teria ocorrido uma briga e um homem estava ferido. Quando a equipe se aproximou do local encontraram a ambulância do SAMU que já estava com a vítima. A esposa do homem informou a polícia que ela e o marido tinham ido até lá para comprar crack. Após pegar a droga e pagar, a mulher reclamou do tamanho e pediu o dinheiro de volta.
Marido tentou defender a esposa e levou paulada na cabeça. O traficante pegou um pedaço de madeira e tentou bater nela, momento em que o marido tentou defender. O traficante atingiu o homem na cabeça e fugiu. A vítima foi identificada como ELIAS CORDEIRO de 41 anos. O corpo foi encaminhado ao IML de Beltrão. O autor já foi identificado pela polícia, porém ainda não foi localizado.
Criança morre com queimaduras provocadas por panela de banha. Um menino de apenas quatro anos morreu na noite de ontem, no Hospital em Pato Branco. Ele sofreu um acidente no domingo, na Linha Santa Lúcia, interior de Campo Erê, quando puxou de cima do fogão uma panela cheia de banha quente que caiu no seu corpo. Foi levado para o Hospital Santo Antônio e devido ao seu estado grave, foi transferido para Pato Branco. O velório já está ocorrendo na Igreja Católica da comunidade onde a família reside, Santa Lúcia. Os serviços fúnebres estão a cargo da Cechetti Assistência Familiar.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.