-UNIÃO ANUNCIA 3 BILHÕES PARA SEGURANÇA ESCOLAR NOS ESTADOS E MUNICIPIOS
-PROMOTOR DE JUSTIÇA É ESCOLHIDO PARA ASSUMIR SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
-ITAPIRANGA PROSSEGUE COM OBRAS NA ESTRUTURA DE EDUCANDÁRIOS
-PROJETO DE CICLOVIA NA SC 163 TEM NOVA ETAPA
-ENTIDADE DA SUÉCIA AMPLIA PARCERIA COM O MAB NA REGIÃO
-POLICIAS CIVIS RECEBEM TREIMANETO ESPECIALIZADO
-MOTORISTA EMBRIAGADO É PRESO APÓS TENTAR SUBORNAR POLICIAIS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável. A mínima das últimas horas foi de oito graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e três centavos. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula três centavos.
Subiu para 29 o número de mortes provocadas por um incêndio em um hospital de Pequim, na China, na terça-feira. O governo da capital chinesa informou que 26 vítimas que morreram eram pacientes do hospital. As informações são da Reuters. O governo informou que o incêndio aconteceu em uma ala do hospital que abrigava pacientes em estado crítico de saúde. O jornal estatal de Pequim, Beijing Daily, disse que 71 pessoas estavam internadas nesta ala. O incêndio durou menos de uma hora e a causa ainda está sendo apurada.
A Índia ultrapassará a China em número de população e se tornará o país mais populoso do mundo na metade este ano, afirmou nesta quarta-feira a Organização das Nações Unidas. Será a primeira vez que a população chinesa será ultrapassada por algum outro país. Com base em estimativas populacionais, o Fundo de População da ONU estimou que, no meio de 2023, a Índia terá um bilhão 428 milhões de pessoas, contra um bilhão 425 milhões na China, uma diferença de cerca de três milhões de pessoas. Juntos, os dois países respondem por mais de um terço da população mundial. Já o terceiro lugar seguirá ocupado pelos Estados Unidos, com população estimada em 340 milhões de pessoas.
O Grupo das Sete potências industriais se reuniu nesta terça-feira para criticar a coação da China sobre Taiwan e a ameaça da Rússia de instalar armas nucleares em Belarus, prometendo intensificar as sanções contra Moscou por sua guerra contra a vizinha Ucrânia. A demonstração de unidade ocorre depois que o presidente francês, EMMANUEL MACRON, afirmou este mês que a União Europeia deveria reduzir sua dependência dos Estados Unidos e alertou contra ser arrastado para uma crise em Taiwan. O grupo compreende Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
O PSDB anunciou que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra o decreto do Saneamento assinado pelo presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA há duas semanas. A sigla deverá apresentar uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ao Supremo, onde outras duas ações semelhantes já tramitam com o objetivo de anular o decreto. Os tucanos devem alegar que o decreto que concedeu o monopólio das obras de saneamento às empresas estatais fere princípios legais como a necessidade de processo licitatório e a comprovação de capital para investimentos. O ex-senador e relator da proposta do marco do saneamento aprovada no Senado em 2020, TASSO JEREISSATI, que é do PSDB classificou como “retrocesso brutal” as mudanças feitas no marco regulatório.
O presidente da República entregou ao Congresso nesta terça-feira o projeto de lei do chamado arcabouço fiscal, que vai alterar as regras para o controle dos gastos do governo federal e estabelecer parâmetros para estabilizar a dívida pública do país. O projeto deve tramitar regime de urgência. Segundo o projeto, o orçamento para as despesas públicas será definido de acordo com o crescimento das chamadas receitas primárias, que são obtidas com a arrecadação de impostos, taxas, contribuições e aluguéis. A proposta prevê que o governo amplie os gastos públicos em até 70 por cento do que for registrado de crescimento da receita nos 12 meses anteriores. O projeto do arcabouço define aonda que o crescimento real dos gatos tenha um piso de zero vírgula seis e um teto limite de dois vírgula cinco por cento ao ano.
Ministros de estado, ministros do Supremo Tribunal Federal, parlamentares, governadores e secretários de Educação participaram de uma reunião com o presidente LULA nesta terça-feira para discutir um pacote de ações integradas para prevenir a violência nas escolas. Haverá um apoio federal de um total de três bilhões de reais a serem transferidos para estados e municípios. Não há previsão, entretanto, de recursos novos: a maior parte é de adiantamentos de pagamentos previstos. O governo vai adiantar as transferências de um bilhão e 97 milhões no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola. A segunda parcela seria paga em setembro, mas o dinheiro já cairá neste mês nas contas das escolas. Também dentro do programa haverá a liberação de quase dois bilhões relacionados a anos anteriores e que estão parados nas contas das escolas para outras ações.
O desembargador ALEXANDRE D’IVANENKO tomou posse da presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina nesta segunda-feira. Em uma solenidade no Tribunal de Justiça do Estado, em Florianópolis, o novo chefe do TRE assumiu o compromisso em defender a democracia e o exercício da cidadania pelos próximos dois anos. D’IVANENKO era vice-presidente e corregedor regional eleitoral, e assumiu o cargo no lugar do desembargador LEOPOLDO AUGUSTO BRÜGGEMANN. Em seu discurso, o novo presidente do TRE reconheceu o trabalho realizado durante a campanha eleitoral no ano passado e reforçou que as urnas eletrônicas são parte segura do processo transparente das eleições.
O governo do Estado confirmou, nesta terça-feira, que o procurador de justiça PAULO CEZAR RAMOS DE OLIVEIRA será o novo secretário da Segurança Pública de Santa Catarina. De acordo com o anúncio do governador JORGINHO MELLO, o novo membro do executivo estadual será oficializado nos próximos dias. O governador disse que o novo secretário terá a função de consolidar o diálogo entre as forças de segurança. A Secretaria da Segurança Pública foi recriada na reforma administrativa do governo no início do ano e dá lugar ao Colegiado Superior de Segurança Pública, órgão que até então tinha como principal função definir as políticas das forças de segurança. O novo secretário atuou em várias promotorias do estado, entre elas, a de São Lourenço do Oeste.
Em audiência no Ministério da Fazenda na tarde desta terça-feira, em Brasília, o governador JORGINHO MELLO apresentou quatro pedidos prioritários de Santa Catarina, que vão de compensações pelos investimentos realizados pelo Estado em obras federais até a prorrogação da chamada DREM – Desvinculação de Receitas dos Estados e Municípios. As medidas são consideradas prioritárias para recuperar o fluxo de caixa do Estado, que recentemente lançou o Plano de Ajuste Fiscal e trabalha para buscar dois bilhões e 800 milhões de reais extras para honrar compromissos assumidos anteriormente e cumprir a previsão orçamentária. Outro pedido do governador é o aval da União para que o Estado possa abater das parcelas da dívida pública os 384 milhões já investidos nas obras das BRs 470, 285, 280 e 163.
Entidade da Suécia amplia parceria com o MAB na região. A Organização Ambiental da Suécia conta com mais de 200 mil integrantes e possui contato com o Movimento do Atingidos por Barragens há mais de 30 anos. Visita desta semana visa conhecer projetos de energia alternativas em Itapiranga e municípios vizinhos. Uma das integrantes da comitiva, MARIE DESATNIK destacou em entrevista à Rádio Itapiranga que é fundamental esta integração para ampliar a mobilização em defesa do meio ambiente. Ela cita que uma grande bandeira da entidade sueca é promover o desenvolvimento de energias alternativas com objetivo de reduzir a poluição e outros prejuízos ao meio ambiente.
O grupo permanece apenas dois dias em Itapiranga, porém com tempo suficiente para conhecer as belezas da região ribeirinha ao Rio Uruguai de Itapiranga a Mondaí. MARIE DESATNIK comenta que ficou impressionando com a quantidade de verde que existe na região com lindas paisagens naturais. Ela avalia que preservação do meio ambiente é significativa e isso motiva ainda mais a luta contra barragens que geram grandes impactos negativos. Segundo a ativista a parceria com o Movimento dos Atingidos por Barragens pode ser ampliado, incluindo viagem de um grupo brasileiro para a Suécia. Isso já ocorreu em anos anteriores, porém as parcerias com trocas de experiências estão sendo ampliadas.
MARIE DESATNIK reconhece que é preciso apoiar o progresso, porém respeitando a justiça social e preservando o meio ambiente. Ela elogia atuação do MAB no Brasil, em especial no Extremo Oeste, sendo em Itapiranga com mais de 40 anos de luta contra barragens. A comitiva visitou o projeto de biogás na comunidade de Santa Fé Baixa, no interior de Itapiranga. O sistema de geração de energia a partir dos dejetos suínos foi abandonado pela Eletrosul, mas existe mobilização para ser retomado. A sueca também menciona preocupação com mudanças climáticas e por isso a necessidade de ações organizadas entre diferentes países.
Os vereadores de Tunápolis aprovaram na sessão desta semana, um projeto de Lei que autoriza o Executivo a firmar termo de fomento com entidades educacionais da região. Conforme o vice-presidente da Câmara de Tunápolis, vereador FERNANDO WEISS, a proposta foi amplamente discutida com aprovação unânime dos Edis. Com isso, o município poderá efetuar repasses financeiros para três entidades educacionais que prestam serviços para a população de Tunápolis. Ele ressalta que foram apresentados planos de trabalho sobre os investimentos a serem feitos pelas instituições de ensino beneficiadas. O valor total a ser repassado pelo município é de 58 mil 515 reais. As entidades beneficiadas são a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de São Miguel do Oeste, a Associação Casa Familiar Rural Esperança de Iporã do Oeste e a Cooperativa dos Estudantes do Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas de São Miguel do Oeste.
A rodovia SC-386 entre Iporã do Oeste e Mondaí está recebendo nesta semana, a pintura das faixas de sinalização e demarcação da pista no trajeto de aproximadamente 30 quilômetros. O serviço está sendo realizado por uma empresa privada, contratada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado. Os trabalhos iniciaram ontem e devem prosseguir ao longo desta quarta-feira. A pintura estava pendente desde o ano passado, quando ocorreu a recuperação da rodovia com remoção do asfalto velho e colocação de uma nova camada asfáltica em alguns pontos. A medida era muito cobrada pelos moradores e motoristas que trafegam ao longo da SC-386, em virtude da baixa visibilidade em dias de chuva e diante da chegada do inverno, quando a visibilidade também fica comprometida em razão da neblina.
Itapiranga prossegue com obras na estrutura de educandários. No momento o destaque está na reforma e ampliação da creche Elisabeta Rost. A prefeitura está investindo 820 mil reais. . Aproximadamente 620 mil são de recursos próprios da prefeitura, e o restante de emenda parlamentar da deputada estadual, LUCIANE CARMINATTI. As obras iniciaram em janeiro, com prazo de conclusão previsto para o mês de outubro deste ano. A revitalização da primeira creche do município proporcionará melhores condições de trabalho à equipe e um espaço mais proveitoso para às crianças. A reforma da área existente foi finalizada antes do início do ano letivo, permitindo o retorno normal das crianças à escola, restando apenas o término da ampliação. O espaço será composto por uma área recreativa coberta no pavimento inferior e no andar superior a sala da direção, dos professores e banheiro com acessibilidade.
Prefeitura de Tunápolis repassa mais de 120 mil reais para o hospital. O Governo Municipal assinou ontem um Termo de Convênio com a Associação Hospitalar de Tunápolis, no valor de 121 mil reais. O Prefeito MARINO FREY destaca que o repasse visa o custeio das despesas com a reforma e ampliação da antiga sala de Raio-X, bem como a adequação de uma sala para depósito de materiais de limpeza do Hospital, conforme plano de trabalho apresentado pela entidade. Segundo o prefeito, a aplicação de recursos públicos é fundamental para atender as exigências da vigilância sanitária para o funcionamento do Raio-X o mais breve possível e atender a população do município com mais agilidade e sem custos de deslocamento para outras cidades.
Itapiranga projeta novas etapas para ter ciclovia na SC 163. Município investe em área do estado para mudar o cenário no acesso a cidade. A colocação de terra e outros materiais as margens da SC 163, próximo a cidade de Itapiranga está chamando atenção de quem passa pelo local. Conforme o Secretário de Administração de Itapiranga, ARTÊMIO SCALON, este é um trabalho que iniciou no ano passado em parceria com a Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina. Ele salienta que o espaço é de autonomia do estado, sendo que o município possui autorização para colocação de pedras e terra que estão sendo retirados da Avenida Uruguai. Objetivo é ampliar o espaço na margem da rodovia nos estruturas que estão sendo projetadas.
ARTÊMIO SCALON afirma ainda que a retirada de árvores foi uma solicitação feita pela Celesc que obteve autorização dos órgãos ambientais devido ao risco que elas ofereciam para a rede de alta tensão. Árvores que estavam muito próximas dos fios foram contadas amparadas por lei e ainda terá reflorestamento no futur. ARTÊMIO SCALON salienta que a ciclovia será no trajeto da cidade até a localidade de Santa Fé Alta. Também terá iluminação decorativa no acesso à cidade. O Secretário de Administração lembra que a área de domínio do estado também inclui questões urbanísticas. Segundo SCALON, o município já solicitou recursos do governo estadual incluindo emendas parlamentares.
Investimentos em projetos na margem da SC 163 seguirão nos próximos anos. O Secretário de Administração de Itapiranga afirma que era preciso dar o primeiro passo com a retirada de árvores e colocação de terra para aumentar a área segura na margem da rodovia. ARTÊMIO SCALON reconhece que o projeto é demorado, porém com grande possibilidade de ser concluído com sucesso. O desenvolvimento urbano na localidade de Santa Fé Alta e o deslocamento cada vez maior de pessoas são fatores que motivam o governo municipal para investimento em ciclovia, paisagismo e iluminação decorativa.
Uma colisão entre uma moto e um caminhão foi registrada na tarde de ontem na SC-386, na entrada da Linha São Lourenço, interior de Iporã do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender o motociclista, que apresentava algumas escoriações pelo corpo. A Polícia Militar Rodoviária foi acionada para realizar o registro e levantamentos. O trânsito não precisou ser interrompido no local da ocorrência.
O SAER-FRON realizou um treinamento com nove novos Policiais Civis na manhã e tarde desta terça-feira. O treinamento teve como finalidade uma ambientação dos profissionais no uso do helicóptero como apoio aéreo em ações policiais e de resgate na região. O encontro contou com a equipe do SAER-FRON que instruiu os profissionais sobre temas como segurança de voo, protocolos de acionamento e ações operacionais com uso do helicóptero na região de fronteira. Durante o treinamento também foram realizados exercícios práticos como embarque e desembarque em locais restritos e abordagem de suspeitos e outros. Segundo o delegado coordenador do SAER-FRON, ALBERT SILVEIRA, essas ambientações são muito importantes, ao tempo que buscam tanto a integração entre as unidades e instituições de segurança, como a padronização operacional de ações com a aeronave.
Uma colisão traseira entre moto e carro foi registrada pouco antes das oito horas da manhã de hoje, no centro de Mondaí. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do município, a guarnição foi acionada para atender vítimas da colisão, nas proximidades da praça. A guarnição foi até o local informado e constatou que se tratava de uma colisão entre uma BIZ 125 e um Passat, em que a moto havia colidido na traseira do carro. A moto era conduzida por uma mulher, que foi encontrada deitada e amparada por algumas pessoas, utilizando o capacete de segurança. Ela relatava sentir dores na perna direita, com restrição de mobilidade. Os socorristas também atenderam o passageiro da moto, que apresentava escoriações na perna esquerda. Ambos foram conduzidos ao Hospital de Mondaí. O condutor do automóvel nada sofreu. A guarnição da Polícia Militar também esteve no local para efetuar a segurança do trânsito.
Um motorista embriagado foi preso em flagrante nesta terça-feira, após tentar subornar policiais militares, em Maravilha. A guarnição foi acionada para atender um acidente de trânsito com danos materiais na Avenida Sete de Setembro. No local, além de um poste de energia elétrica quebrado, também foi encontrado um veículo Gol danificado, bem como a grade de contenção de uma ponte. O motorista da carreta que causou o acidente estava dormindo dentro do veículo em visível estado de embriaguez e foi preso em flagrante. De acordo com a Polícia Militar, ao ser informado sobre os procedimentos, ele ofereceu um “PIX” para os policiais com o objetivo de receber vantagem e evitar a prisão. Além do crime de embriaguez ao volante, ele também vai responder por corrupção ativa. O homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.