-BUTANTAN RECEBE INSUMO PARA FABRICAR MAIS CINCO MILHÕES DE VACINAS
-PANDEMIA ELEVA EM 49% O NÚMERO DE FALÊNCIAS EM SANTA CATARINA
-BATALHÃO DO CORPO DE BOMBEIROS RECEBE 20 NOVOS MILITARES
-PARAÍSO ESTÁ ENTRE AS DEZ CIDADES QUE MAIS VACINARAM CONTRA A COVID NO ESTADO
-MUNICÍPIO TEM MENOR NÚMERO DE CASOS ATIVOS DESDE NOVEMBRO DE 2020
-HOMEM MORRE EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO EM ESTRADA DO INTERIOR
-ACERTO DE CONTAS PODE TER MOTIVADO ASSASSINATO DE RAPAZ NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 71 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Índia registrou 273 mil 810 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o décimo terceiro recorde diário nos últimos 15 dias. Os dados foram divulgados pelo ministério da Saúde do país nesta segunda-feira. Por conta disso, a capital Nova Délhi ficará sob bloqueio total por mais sete dias. Após um lockdown no fim de semana, o comércio seguirá fechado e os deslocamentos serão autorizados apenas para os serviços considerados essenciais. Restrições similares já foram adotadas em outras regiões do país, como o estado onde fica a capital financeira Mumbai.
Dois tiroteios em estados diferentes dos Estados Unidos, Wisconsin e Texas, deixaram ao menos 6 mortos neste domingo. Não há relação entre os casos. O primeiro aconteceu durante a madrugada em um bar no Condado de Kenosha, em Wisconsin. Três pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas. O atirador fugiu e ainda não foi localizado. O segundo tiroteiro aconteceu em Austin, no Texas, próximo a um prédio de escritórios e resultou em três mortes, duas mulheres e um homem. O autor dos disparos foi identificado, mas ainda não foi preso.
O presidente do México, ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, anunciou neste domingo que irá propor ao norte-americano, JOE BIDEN, um plano para "ordenar" a migração irregular. LÓPEZ OBRADOR disse em mensagem postada em suas redes sociais que as propostas serão apresentadas a BIDEN durante a cúpula virtual sobre o clima que o democrata convocou para os dias 22 e 23 de abril. Diante do aumento dos fluxos migratórios, na última quarta-feira o presidente mexicano instou o Congresso dos Estados Unidos a aprovar o orçamento de 861 milhões de dólares solicitado por BIDEN para combater a pobreza na América Central.
O Instituto Butantan recebeu, na manhã desta segunda-feira, mais três mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo, matéria-prima para produção da CoronaVac. A matéria-prima vai ser suficiente para produzir mais cinco milhões de vacinas contra a Covid-19. A Coronavac é a vacina contra a Covid-19 produzida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. O novo lote do IFA deveria ter chegado no dia oito de abril. Com o atraso, o Butantan vai completar a entrega das 46 milhões de doses de Coronavac com o Ministério da Saúde até 10 de maio. A promessa inicial é que essas doses seriam entregues ao governo federal até o fim de abril.
Favorito para presidir a CPI da Pandemia, o senador OMAR AZIZ do PSD do Amazonas afirmou neste domingo que o colegiado não terá o objetivo de "perseguir A ou B". Criada para investigar ações e omissões do Executivo e para fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios, a CPI da Pandemia deve ser instalada na próxima quinta-feira no Senado. O relator da comissão deverá ser RENAN CALHEIROS do MDB de Alagoas. Ele disse que a CPI atuará com "isenção" e "não acabará em pizza". OMAR AZIZ também disse que o colegiado terá de apurar eventuais falhas do governo, em especial do Ministério das Relações Exteriores, nas negociações para aquisição de insumos necessários à produção de vacinas.
O senador EDUARDO GIRÃO do Podemos do Ceará anunciou que lançará candidatura à presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia. Com a decisão de GIRÃO, haverá disputa pela presidência, já que o grupo de senadores oposicionistas e "independentes", que tem maioria na CPI, fechou acordo para apoiar a candidatura de OMAR AZIZ do PSD amazonense. De acordo com a página do Podemos em uma rede social, a candidatura de GIRÃO é "contra o acordão de cartas marcadas para dominar a CPI da Pandemia". O senador diz atuar com independência em relação ao governo de BOLSONARO.
Santa Catarina recebeu, neste sábado, um novo lote com 118 mil 530 itens dos medicamentos que compõem o “kit intubação”, voltados ao tratamento de pacientes graves da Covid-19. O anúncio foi feito pela governadora em exercício, DANIELA REINEHR, nas redes sociais. Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a SES, são sedativos, relaxantes musculares e analgésicos. Eles serão distribuídos aos hospitais de acordo com a necessidade de cada unidade. Na última terça-feira, o Ministério Público instaurou um procedimento para apurar a falta de medicamentos do “kit intubação” nos hospitais catarinenses.
A Secretaria de Estado da Saúde trabalha com a possibilidade de uma nova onda de Covid-19 nos próximos meses, com a chegada do frio. A informação é do superintendente de Vigilância em Saúde, EDUARDO MACÁRIO. Segundo ele, essa hipótese torna fundamental para Santa Catarina reduzir a pressão hospitalar a tempo, antes do inverno se instalar. Para MACÁRIO, é importante que Santa Catarina não “emende” picos de contaminação por Covid-19, como ocorreu ao longo dos últimos meses. Santa Catarina tem, no momento, mais de 22 mil casos ativos de Covid-19. Neste domingo, o Estado completou seis dias consecutivos de aumento no número de casos.
Entre os impactos da Covid-19 na economia catarinense está o aumento dos pedidos de falência de empresas. Em Santa Catarina, no ano passado, foram 76 solicitações, o maior número desde 2006 e uma alta de 49 por cento em relação ao ano anterior, segundo dados da Junta Comercial do Estado. Frente às 31 solicitações de 2018, a alta do ano passado chegou a 145 por cento. Em Santa Catarina, o problema foi maior do que a média brasileira que foi crescimento de 12 vírgula sete por cento, segundo dados da empresa Boa Vista. As empresas mais afetadas pela pandemia e, consequentemente, alvos de falências, foram dos setores de turismo, transportes de pessoas, hotelaria e eventos.
O sindicato dos trabalhadores rurais está preocupado com o endividamento dos agricultores na Linha de investimento do Pronaf. De acordo com o presidente da entidade, JOEL DE MOURA, o manual de crédito de agrícola prevê que os agricultores podem prorrogar as dívidas de investimento em municípios que decretam situação emergência. MOURA disse que os bancos não estão seguindo à risca o que diz a lei. Segundo o sindicalista, algumas agencias aceitam a renegociação das dívidas e outras, não. Ele reforçou que mediante laudo técnico, o agricultor tem o direito de prorrogar a dívida de investimento por um ano após o último ano de vencimento previsto em contrato. Agricultores que estão nessas condições podem buscar informações no sindicato.
A associação dos produtores de bovinos vai promover, no próximo sábado, mais um remate de gado geral. A venda de animais no parque de exposições está agendada para o sábado, dia 24 de abril. De acordo com o vice-presidente da entidade, MOACIR PIROCA, a expectativa é muito boa. Ele disse que a estimativa de comercialização é de cerca de 600 animais, com os preços dentro do patamar dos últimos dois eventos. Esse será o terceiro leilão de gado geral deste ano. PIROCA também reforçou que a associação manteve a parcerias com bancos e cooperativas de crédito para o financiamento dos negócios. O leilão está previsto começar a uma e meia da tarde de sábado, mais uma vez no sistema virtual.
O Conselho Tutelar do município de São Miguel do Oeste está atendendo em novo endereço. O novo espaço da entidade fica junto à sede da Secretaria de Assistência Social. O horário de expediente é das oito da manhã as seis da tarde, sem fechar ao meio-dia. Além disso, o conselho atende em regime de plantão pelo telefone 9 9117-4748. A secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATO, salientou que a nova sede do órgão está em local de fácil acesso e em um espaço já consolidado como referência à população. A coordenadora do Conselho, GENI DE OLIVEIRA, lembrou que o órgão tem como missão representar a sociedade na proteção e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes frente a qualquer situação que resulte na violação de diretos, como maus-tratos, violência, negligência, crianças fora da escola e trabalho infantil.
Depois de quase 11 anos de espera, o município ativou o Conselho Municipal de Cultura. A eleição da nova diretoria ocorreu na semana passada. O secretário de Cultura, ELIAS ARAUJO, esteve no Boa Tarde Peperi de sexta e destacou a importância da iniciativa. Ele disse que o conselho será chamado para participar ativamente das decisões que envolvem a cultura no município. O órgão tem 12 componentes indicadores por setores do poder público municipal e dos segmentos culturais da cidade. São cinco cadeiras de representantes da prefeitura e sete do setor cultura. Os membros indicados pela administração da assessoria de comunicação e das secretarias de Cultura, Educação, Administração e Assistência Social. O conselho também é formado por representantes das entidades tradicionalistas, danças, músicos, etnias, artesanato, corais e literatura. O próximo passo do conselho será o ato formal de posse dos novos conselheiros.
A secretaria de Cultura estuda formas de auxiliar os setores que mais foram atingidos pela pandemia. Durante entrevista para o programa Boa Tarde Peperi, o secretário ELIAS ARAUJO disse que os trabalhos da pasta também foram afetados pelo coronavírus, mas o município pretende estabelecer uma ajuda concreta aos artistas da cidade. Ele não revelou detalhes, mas a intenção é montar um programa a exemplo da Lei Aldi Blanc, com recursos municípios, para ajudar quem vive da arte e da cultura. ELIAS citou que o objetivo é concluir o estudo e finalizar a proposta até o mês de maio.
O município de Paraíso está entre os dez que mais imunizaram a população contra a Covid-19. Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que há municípios com taxas de imunização que superam os 50 por cento da meta. Três cidades já imunizaram mais da metade da população: Galvão, Ituporanga e Coronel Martins. Outros sete estão próximos desta marca. Um deles é Paraiso que já imunizou 42 vírgula 81 por cento do público alvo. O Secretário de Saúde de Paraíso, VALDECIR MENEGAIS, disse que o resultado é efeito da preocupação que o governo municipal tem a promoção da saúde das pessoas. Ele disse que a quantidade de doses enviadas pela regional de saúde foi decisiva para a obtenção desse índice. Em Paraíso, já foram aplicadas cerca de mil 120 doses do imunizante.
Se por um lado Paraíso está entre os dez com maior índice de vacinação contra a Covid, por outro, Descanso aparece na lista de municípios que menos imunizaram até o momento. Cerca de 10 e meio por cento do público alvo foi vacinado contra a doença até agora. Para o secretário de Saúde de Descanso, CLEBER RECH, a imunização baixa se dá por conta do número reduzido de doses encaminhadas pelo Governo do Estado para o município. Ele comentou que a Secretaria Municipal possui insumos e profissionais suficientes para realizar a aplicação das doses na população, mas depende do repasse dos imunizantes para fazer o trabalho. O secretário enfatizou que o Descanso encaminhou uma carta de intenção junto a Fecam para aquisição das doses da vacina. O município aguarda a liberação para fazer a compra e ampliar a vacinação dos moradores.
O município de São Miguel do Oeste começou hoje a vacinação de mais uma faixa etária dos idosos. As pessoas com idade de 64 anos receberam o imunizante durante a manhã na praça Walnir Botaro Daniel. Entre meio-dia e quatro da tarde, as equipes da saúde vão vacinar os idosos a partir de 63 anos que ainda não receberam a primeira dose. Na terça-feira, entre oito e 11 horas da manhã, deverão comparecer ao local para receber a segunda dose, os idosos que tomaram a primeira dose no dia 30 de março. A secretária de Saúde, GENI GIRELLI, solicitou que todos fiquem atentos e respeitem os dias e horários de cada faixa etária, a fim de evitar aglomerações. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como RG ou CPF.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou três óbitos relacionados ao coronavírus neste final de semana. As mortes foram de uma mulher de 76 anos de Coronel Martins, um homem de 77 anos de São José do Cedro e um idoso de 70 aos de São Miguel do Oeste. A ocupação é de 24 pacientes confirmados na UTI. Apenas um leito do setor está vago. Na enfermaria são 14 confirmados e dois leitos desocupados. Em São Miguel do Oeste, três pessoas foram diagnosticadas com Covid neste final de semana e outras 21 entraram para a lista de recuperados. No total, a cidade tem 78 pessoas com o vírus ativo, o menor número desde nove de novembro do ano passado.
O Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 11 mil e 500 ocorrências durante o ano passado. O número foi divulgado no Peperi Rádio Repórter de sábado pelo comandante do décimo segundo batalhão, ALCIONE DE FRAGAS. De acordo com ele, a média foi de 31 ocorrência por dia. Desse total, 73 por cento foram de atendido pré-hospitalar, ou seja, o socorro prestado as vítimas de acidentes de transito, de trabalho ou de agressões. FRAGAS disse que a média de atendimentos aumento nos primeiros três meses deste ano. Entre janeiro e março, os bombeiros atenderam cerca de 35 ocorrências por dia, um crescimento de 12 por cento na comparação à média geral do ano passado.
O Corpo de Bombeiros deve receber 12 novos militares até o início do mês de maio. De acordo com o comandante do décimo segundo batalhão, ALCIONE DE FRAGAS, outros sete chegaram no mês passado e mais um, que era de São Miguel do Oeste, está retornando para a região. Com isso, o décimo segundo batalhão terá um reforço no efetivo de 20 novos bombeiros militares. FRAGAS destacou que o ingresso de novos profissionais é muito importante, mas ressaltou que o trabalho da corporação depende muito da contribuição dos bombeiros comunitários. Atualmente, a região tem 440 voluntários. Desse total, 58 estão lotados no quartel de São Miguel do Oeste. Ele disse que o objetivo é formar mais bombeiros comunitários, mas o cursos estão suspensos em razão da pandemia do coronavírus.
O comandante regional do Corpo de bombeiros, tenente coronel ALCIONE DE FRAGAS, também destacou que a comunidade tem sido fundamental para aumentar o orçamento da corporação. De acordo com ele, em 2020, os bombeiros tiveram receita de cerca de 500 mil reais em taxas pelos serviços prestados de vistorias e alvarás. A renda gerada pela doação via conta de luz ficou em 157 mil reais. FRAGAS disse que o momento é de dificuldade e, também por isso, os bombeiros readequaram o projeto de ampliação do quartel de São Miguel do Oeste. A ideia inicial era ampliar o espaço, inclusive com uma torre e piscina para treinamento dos bombeiros. FRAGAS citou que o objetivo agora é fazer alguns ajustes e contar com o apoio de parceiros para suprir as necessidades estruturais da corporação.
As medidas de flexibilização do setor de bares, restaurantes, hotéis e turismo foram insuficientes para garantir o funcionamento e a renda desses estabelecimentos. A afirmação é do assessor do comércio da Acismo, DANIEL BEDIN. Ele esteve no RPN primeira edição desta segunda-feira e detalhou o documento entregue pela associação na última semana para a governadora, DANIELA REIHNER e para o prefeito WILSON TREVISAN. Ele citou que o segmento ainda enfrenta muitas dificuldades por conta das restrição em razão da pandemia do coronavírus. BEDIN citou que algumas empresas tiveram a renda reduzida a zero e as flexibilização não foram suficientes para a retomada desses negócios. Para ele, é preciso olhar com mais atenção para esse setor que emprega muitas famílias.
O assessor do comércio da Acismo, DANIEL BEDIN, disse hoje no Peperi Entrevista que o documento encaminhado pela entidade para o governo do estado e para a prefeitura contem uma série de pedidos, inclusive emergenciais, para atender o setor de eventos, em especial bares, restaurantes e hotéis. Ele afirmou que o mais importante agora é auxiliar o segmento que ainda enfrenta restrições que afetam sensivelmente o movimento de consumidores e a renda das empresas. BEDIN explicou que a entidade pede que os governos abram mão da cobrança de taxas e impostos, por exemplo, para que as empresas possam enfrentar esse período.
Um homem ficou ferido em um capotamento de veículo neste domingo em Descanso. O acidente aconteceu por volta das três e meia da tarde nas proximidades do CTG, na saída para Belmonte. O condutor de um Corsa perdeu o controle do Corsa e acabou capotando. O rapaz sofreu escoriações e dispensou o atendimento do Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada e constatou que o homem estava embriagado. O condutor foi detido e encaminhado para Iporã do Oeste para lavratura do flagrante.
Três pessoas, suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas em São Miguel do Oeste, foram presas neste domingo pela Polícia Militar. De acordo com a PM, uma guarnição abordou um homem na rua Plácido de Castro no bairro Andreatta no começo da noite de ontem. Ele estava com duas buchas de cocaína e dinheiro. O homem disse que a droga era para a venda. Em seguida, dois homens correram para dentro de uma casa nas proximidades. Os policiais foram até o local e encontraram mais quatro buchas de cocaína, iguais às que estavam com o homem abordado na rua. Os três foram detidos e levados para a delegacia de polícia.
Um rapaz de 24 morreu em um acidente na madrugada deste domingo no interior de Guarujá do Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, o condutor de um Fox, placa de Guarujá do Sul, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. O acidente aconteceu por volta das três horas da madrugada na Linha Taquaruçu. Os socorristas do Corpo de Bombeiros retiraram a vítima que ficou presa embaixo do veículo. JACKSON REINKE morreu na hora. O IML e o IGP fizeram os levantamentos que serão usados pela Polícia Civil para apurar as causas e circunstâncias do acidente.
O homem suspeito de matar um rapaz à facadas na noite deste sábado em São José do Cedro foi preso pela Polícia Militar uma hora depois do crime. Ele foi detido por volta das sete e meia da noite nas proximidades da casa onde mora, no bairro Isol. De acordo com o delegado da cidade, SANDRO ZACANARO, o homem usava tornozeleira eletrônica, o que facilitou a localização. Durante o interrogatório, o suspeito confessou ter assassinado JOVANI DE OLIVEIRA de 27 anos. O crime aconteceu por volta das seis e meia de sábado. Segundo o delegado ZANCANARO, agressor e vítima se encontraram no bairro Isol e começaram a discutir. Durante o desentendimento, o agressor atingiu Jovani com golpes de faca e fugiu em seguida.
Para o delegado SANDRO ZACANARO, o homicídio de JOVANI DE OLIVEIRA foi premeditado. Ele disse que o suspeito, armado com uma faca, foi ao encontro do rapaz. O delegado também acredita que o assassinato foi um “acerto de contas” entre os dois. O rapaz morto neste sábado tem passagens pela polícia. Em 2011, quando era adolescente, ele cometeu dois homicídios em São José do Cedro, um na Rua Jorge Lacerda e outro na Rua Odilo Link. Na época, ele cumpriu medidas de restrição de liberdade e foi internado no Casep do município. O delegado informou ainda que o suspeito de matar JOVANI também tem passagens pela polícia. A Polícia Civil segue investigando o caso para apurar, exatamente, as circunstâncias do assassinato.