-PF INDICIA BOLSONARO E 16 PESSOAS POR FALSIFICAÇÃO EM CARTEIRAS DE VACINAÇÃO
-SANTA CATARINA ANTECIPA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
-PREFEITURAS DA REGIÃO SE MANIFESTAM SOBRE OPERAÇÃO DO GAECO
-REUNIÃO REGIONAL DA FACISC SERÁ REALIZADA DIA 27 EM IPORÃ DO OESTE
-PREFEITO E VICE BUSCAM RECURSOS FINANCEIROS EM VIAGEM À FLORIANOPOLIS
-CHUVAS TORRENCIAIS ATRAPALHAM TRABALHOS EM ESTRADAS DO INTERIOR
-POLÍCIA CIVIL PRENDE EXECUTOR E AGENCIADOR DE HOMICÍDIO EM SUPERMERCADO
-MOTORISTA FOGE APÓS BATER O CARRO DUAS VEZES EM IPORÃ DO OESTE
O tempo é instável. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus e a máxima pode chegar a 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
Após a vitória nas eleições presidenciais no domingo, VLADIMIR PUTIN, da Rússia, afirmou que pretende invadir mais regiões da Ucrânia para criar uma zona de tampão que proteja as forças russas que estão em território já dominado de ataques de longo alcance e de incursos dos ucranianos. PUTIN afirmou o seguinte que os russos serão forçados, em algum momento, a considerar ser necessário criar uma espécie de ‘zona sanitária’ nos territórios controlados pelo governo ucraniano. Essa espécie de zona tampão, segundo PUTIN, seria difícil de invadir com as armas de ataque estrangeiras que os ucranianos têm.
Israel pediu à Corte Internacional de Justiça que não emita ordens de emergência para aumentar a ajuda humanitária à Faixa de Gaza para lidar com a fome iminente. Segundo o governo israelense, o pedido da África do Sul para isso é “moralmente repugnante”. Em um documento jurídico apresentado ao tribunal superior da ONU, tornado público nesta segunda-feira, Israel alega que “tem uma preocupação real com a situação humanitária e com vidas inocentes, conforme demonstrado pelas ações que tomou e está tomando” em Gaza durante a guerra. Advogados que representam o país negaram as acusações de que o país cause sofrimento humanitário de forma deliberada no território palestino, onde milhares de pessoas morreram e a fome se intensifica.
Centenas de pessoas na segunda maior cidade de Cuba, Santiago, participaram de um raro protesto público no domingo, de acordo com relatos oficiais e na mídia social, o que levou o presidente cubano MIGUEL DÍAZ-CAnel a pedir diálogo em uma "atmosfera de tranquilidade e paz". Os manifestantes em Santiago saíram às ruas com gritos de "energia e comida", de acordo com vídeos postados nas mídias sociais, com apagões em alguns lugares se estendendo por 18 horas ou mais por dia, colocando em risco os alimentos congelados e aumentando as tensões na ilha.
O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, disse nesta segunda-feira que a reforma do Imposto de Renda será feita em etapas, não por meio de uma "lei só". A reforma tributária, que simplificou impostos sobre o consumo, promulgada em 20 de dezembro do ano passado, estabeleceu um prazo de 90 dias para o governo enviar projeto de lei ao Congresso Nacional propondo a reforma da tributação da renda e da folha de salários. Segundo a Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, esse prazo termina nesta terça-feira. Questionado sobre a data, HADDAD respondeu que a equipe econômica já deu início à reforma, mas que por se tratar de assunto ‘complexo’, ela será feita em partes.
A Polícia Federal indiciou o ex-presidente JAIR BOLSONARO pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas da Covid-19. Além do ex-chefe do Executivo, o então ajudante de ordens da presidência MAURO CID, e o atual deputado GUTEMBERG REIS também aparecem na lista de indiciados. O documento chegou ao Supremo Tribunal Federal nessa segunda-feira. Entre os crimes apontados pela PF, estão uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistema de informações, falsidade ideológica de documento público. Ao todo, 18 pessoas são apontadas no documento.
Os analistas do mercado financeiro elevaram a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto deste ano, ao mesmo tempo em que também subiram as expectativas de inflação para 2024. As informações constam no relatório "Focus", divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O indicador serve para medir a evolução da economia. Para este ano, a estimativa de crescimento da economia brasileira subiu de um vírgula 78 por cento para um virgula 80. Foi a quinta alta seguida do indicador. Já para 2025, a previsão de alta do PIB do mercado financeiro ficou estável em dois por cento. Para o comportamento da inflação, os analistas da instituições financeiras elevaram a expectativa para três virgula 79 por cento.
Em Santa Catarina, mais de 50 mil contribuintes entregaram a declaração até às seis horas da tarde de sexta-feira, de acordo com a Receita Federal. São esperadas dois milhões 157 mil 111 declarações no Estado. No ano passado, foram entregues dentro do prazo regulamentar dois milhões 64 mil 381 declarações. Em todo o país, já foram entregues, até às quatro horas da tarde de domingo, cinco virgula 24 por cento do total de 43 milhões de declarações esperadas. Das declarações entregues até o momento em Santa Catarina, 88 por cento devem receber restituição, enquanto seis vírgula sete por cento terão que pagar Imposto de Renda e cinco virgula três por cento não tem imposto a pagar nem receber.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica divulgou na tarde desta segunda-feira um novo balanço sobre a vacinação contra a dengue no estado de Santa Catarina. Até o momento, foram aplicadas 13 mil 250 doses, o que representa 18 e meio por cento de cobertura do público alvo. Na comparação com o balanço anterior, divulgado no dia 11 de março, o avanço foi de cinco virgula seis por cento na cobertura com quatro mil e 14 novas doses aplicadas. A vacinação contra a dengue em Santa Catarina foi iniciada no dia 24 de fevereiro e atualmente está disponível em 13 municípios da região nordeste do estado. O público alvo para vacinação são crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos – com um total de 71 mil 468 pessoas.
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, começou a distribuir as vacinas contra a gripe para os municípios nesta segunda. A aplicação começa assim que as cidades receberem os imunizantes. O dia D, sábado em que há uma mobilização estadual para vacinação, está previsto para ocorrer no dia 13 de abril. A estratégia vem depois do anúncio do Ministério da Saúde em antecipar para março a Campanha de Vacinação contra a gripe que ocorre tradicionalmente entre os meses de abril e maio. A antecipação ocorrer em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país. Assim como nos anos anteriores, a vacinação contra a gripe será destinada apenas para a população dos grupos prioritários, um total de três milhões de pessoas. A meta é imunizar, ao menos, 90 por cento desse público até o dia 31 de maio.
Regional da Saúde realiza mais um fumacê em Itapiranga nesta terça-feira. Município segue com ações de combate à dengue. A Gerência Regional de Saúde estará no município de Itapiranga, nesta terça-feira, para fazer a aplicação de fumacê, em diferentes pontos da cidade. A ação terá início às 16 horas e 30 minutos, com apoio de servidores da secretaria municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica. É recomendado que as portas e janelas estejam abertas durante a dispersão do produto. A aplicação de fumacê é uma medida adotada para controlar as populações adultas de mosquitos Aedes aegypti. Em caso de mau tempo, a Gerência Regional de Saúde irá definir uma nova data para a realização do fumacê.
Itapiranga atinge 842 casos de dengue. Diariamente um grande número de pessoas possuem teste positivo para a doença e o problema aumenta. Já são mil 535 casos suspeitos de dengue. 21 pessoas precisaram de internação devido a complicações de saúde, sendo que três pacientes seguem hospitalizados. Itapiranga já registrou neste ano 119 focos do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria da Saúde tem projeção otimista para ocorrer uma redução de casos a partir da segunda quinzena de março, porém esta expectativa também passa pela contribuição da população com os cuidados necessários na prevenção.
O governo de São João do Oeste volta a fazer trocas de secretários e mexe na estrutura da equipe de trabalho. O município possui seis secretarias e já teve várias alterações em pouco mais de três anos de governo. Nesta segunda-feira o Prefeito promoveu uma exoneração e outro secretário entregou o cargo. O prefeito GENÉSIO ANTON rompeu com o Secretário de Transportes e Obras, AFONSO HAMMERSCHMITT, que foi demitido. Já o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, ELIAS SCHNEIDER solicitou exoneração do cargo e deixou o governo. Ele iniciou a gestão na função de Diretor de Cultura. Em julho de 2022 assumiu a secretaria e ontem decidiu deixar a equipe e entregou o cargo que ocupou por um ano e oito meses.
ELIAS SCHNEIDER é o segundo secretário que deixa a pasta de Indústria Comércio e Turismo. VANDERLEI PASOLINI, exerceu a função anteriormente. As secretarias de Administração, Planejamento e Finanças e da Saúde também já tiveram alterações de secretários. Apenas as secretarias da Educação, com CLAUNEI WEBER e da Agricultura, com ROGÉRIO RECH não tiveram alteração desde o início da gestão. O Prefeito, GENÉSIO ANTON, informou que vai se manifestar na manhã desta terça-feira, porém já antecipou para o jornalismo da Rádio Itapiranga que o Secretário da Agricultura, ROGÉRIO RECH vai assumir interinamente também a Secretaria de Transportes e Obras.
O Prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT, juntamente com o vice-prefeito ALZIR SLAVIERO, realizou uma viagem à Florianópolis na semana passada, em busca de recursos para o município. Na oportunidade, foram realizadas visitas aos gabinetes dos deputados da base aliada, onde receberam uma emenda no valor de 100 mil reais do deputado estadual, ALTAIR SILVA, que será aplicada em reformas no pavilhão da comunidade de Linha Ervas, no interior do município, além de uma emenda do Deputado Estadual, SÉRGIO GUIMARÃES, no valor de 200 mil reais, que deverá ser investida no setor da saúde. Em entrevista à Rádio Oeste, o prefeito destacou ainda a visita à Secretaria de Infraestrutura, com o objetivo de liberar recursos do Estado para as obras de pavimentação asfáltica na Linha Tigre, no acesso à Cooperativa Lajeado Grande.
VALDIR RUBERT frisa que durante à viagem à Florianópolis também foi visitada a Secretaria da Defesa Civil, na qual foram recebidos pelo secretário, coronel BM FABIANO DE SOUZA. O foco da audiência foi solicitar auxílio para melhorias no abastecimento de água, com a necessidade de ampliação e aprimoramento das redes de distribuição nas comunidades de Linha Tigre e Linha Bonito, no interior do município. Como resultado, foi feita a solicitação de cinco caixas d’água de 20 mil litros cada, com a expectativa de que a demanda seja analisada positivamente. Outro assunto que esteve em pauta e foi abordado durante a viagem e em visita à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, é a revitalização do trecho da Rua Antas, que se estende desde a rodoviária na SC 283 até a SC 386, na subida do Hospital.
VALDIR RUBERT enaltece que o projeto está pronto e no momento estão sendo aguardados os trâmites do contrato entre a Caixa e o Governo do Estado para que sejam repassados recursos para o município, permitindo assim, a licitação e início das obras. Foi solicitado urgência na liberação dos recursos para que o município possa dar andamento à tão aguardada obra de revitalização desta importante rodovia estadual, que conecta as SCs 283 e 386 e que atravessa o perímetro urbano de Mondaí. O valor do investimento previsto é de cerca de quatro milhões de reais. De acordo com RUBERT, a expectativa é de que os recursos sejam liberados o mais breve possível para que possam ser iniciados os trabalhos no local, a fim de garantir uma infraestrutura de qualidade e maior segurança a todos os munícipes e demais pessoas que utilizam esta importante rodovia e que está em condições precárias há vários anos.
Prefeituras da região se manifestam sobre Operação do Gaeco. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, em apoio à 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de SMOeste, realizou na manhã de ontem, buscas em prefeituras e empresas privadas nos municípios de Descanso, Paraíso, Belmonte, Tunápolis, Iporã do Oeste, Flor do Sertão, Itapema, no litoral Catarinense e Flor da Serra, Paraná. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que tem por objetivo apurar fraudes em licitações públicas e associação criminosa. Segundo a apuração, um grupo de pessoas estaria cometendo crimes em licitações e contratos administrativos, com possível envolvimento de servidores públicos que facilitariam a contratação das empresas que atuavam no ramo de transporte de pacientes e de assessoria às Secretarias de Saúde dos municípios contratados.
Em nota, a prefeitura de Tunápolis disse que a fim de contribuir com a operação e o trabalho do Gaeco, forneceu de maneira imediata toda a documentação solicitada e se colocou a disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos. Informou ainda que os documentos requisitados são desde o ano de 2018, sendo que todas as informações foram disponibilizadas de forma célere. A nota diz ainda que a prefeitura de Tunápolis em todos os atos de contratação preza pela legitimidade, princípios da legalidade, moralidade, e impessoalidade. Já a prefeitura de Belmonte informou que recebeu a equipe do Gaeco e deixou toda a estrutura pública à disposição para a investigação. Já as prefeituras de Iporã do Oeste e Descanso, informaram que não foram alvos das buscas do Gaeco, já que em ambos os municípios a operação teve foco em empresas privadas.
A Secretaria de Saúde de Santa Helena, em parceria com os agentes comunitários de saúde, vai realizar durante os próximos dias, várias ações de conscientização sobre a importância da vacinação contra o HPV – Papiloma Vírus Humano. De acordo com a Secretária de Saúde, SUZANA MARIA FRIZON, trata-se de uma doença sexualmente transmissível que está associada ao desenvolvimento de quase totalidade dos canceres de colo de útero, bem como diversos outros tumores em homens e mulheres. Ao todo, existem mais de 150 tipos de HPV, classificados de acordo com a área que atingem, sintomas que causam ou com a possibilidade ou não de causar lesões cancerosas.
Dos 150 tipos de HPV, cerca de 40 infectam o trato genital de homens e mulheres. SUZANA FRIZON cita que de forma geral, o HPV não apresenta sintomas. No entanto, uma vez que haja uma queda mais severa de imunidade, seja por conta do estresse ou de uma doença, o HPV pode apresentar sintomas, fazendo com que o paciente apresente lesões, que podem ser clínicas ou subclínicas. A Secretária de Saúde destaca que nas lesões clínicas, o indivíduo apresenta verrugas visíveis, com diferentes classificações. Algumas dessas verrugas são conhecidas por nomes curiosos, como crista de galo e figueira. Já nas lesões subclínicas, a lesão está presente, mas é invisível a olho nu, sem apresentar nenhum sinal ou sintoma.
Conforme a Secretária de Saúde de Santa Helena, SUZANA FRIZON, a vacina contra o HPV está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde e é aplicada em crianças e adolescentes de nove a 15 anos, a fim de prevenir o contato com o vírus, antes do início da vida sexual. SUZANA destaca que durante essa semana, está sendo realizada uma ação nos educandários do município, com o objetivo de repassar informações aos estudantes sobre a importância da prevenção e da vacinação. Cita que a Secretaria de Saúde está planejando uma revisão das cadernetas de vacinação dos estudantes, atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas.
Além disso, a Secretaria de Saúde de Santa Helena vai realizar no próximo dia 06 de abril, uma campanha em parceria com os educandários do município para realizar a vacinação das crianças e adolescentes que ainda não estão imunes à doença. A ação vai acontecer das 10h às 14h. A Secretária de Saúde, SUZANA FRIZON, alerta aos pais ou responsáveis para que procurem a Unidade de Saúde do município ou fiquem atentos às campanhas desenvolvidas durante o ano, levando seus filhos para realizar a vacinação. Ela reforça que o ato é uma maneira de prevenir e evitar a contaminação e até mesmo, o agravamento das doenças sexualmente transmissíveis.
O Setor do Departamento de transportes e Obras de Iporã do Oeste vem apresentando uma grande demanda de trabalhos com relação à melhoria das estradas no interior. De acordo com o diretor da pasta, ITACIR BORDIGNON, uma equipe iniciou ontem o patrolamento das estradas da Linha Quilombo, Taipa Alta e Vitória. O serviço de cascalhamento da malha viária está sendo feito nessa semana, na Linha Barpi, em Preferido Alto. BORDIGNON frisa que o Departamento de Transportes e Obras possui um cronograma de trabalhos pré-estabelecido. No entanto, fatores climáticos como as chuvas torrenciais acabam gerando diversos transtornos, sendo necessário muitas vezes refazer os trabalhos que já haviam sido concluídos, além de causar atrasos nos demais serviços e despesas extras.
ITACIR BORDIGNON destaca que a chuva torrencial da madrugada do último domingo causou estragos de pequena monta em praticamente todas as estradas no interior de Iporã do Oeste. Entre os principais problemas levantados pelo Departamento de Transportes e Obras estão o trancamento de sarjetas e bueiros, que não suportaram o volume de água e acabaram transbordando. BORDIGNON cita que nos próximos dias, as equipes do Departamento de Transportes e Obras estarão empenhadas na manutenção dos principais pontos afetados para manter e garantir uma boa trafegabilidade de veículos de pequeno e grande porte, facilitando inclusive a escoação de produtos das propriedades rurais.
Foi empossada no início deste ano, a primeira mulher vice-presidente regional da FACISC – Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina. A empresária de Iporã do Oeste e ex-presidente da ACIIO-CDL, VANESSA BACK BERTOL, está à frente do cargo e destaca que se trata de um desafio muito grande, mas também uma excelente oportunidade de aprendizado. Ela ressalta que a FACISC possui 12 regionais em todo o Estado e que cada região realiza três plenárias em municípios distintos durante o ano. No Extremo-Oeste, a primeira reunião institucional de 2024 será realizada em Iporã do Oeste, no dia 27 de março. Na oportunidade serão discutidas as pautas regionais do programa Voz Única, um documento que reúne as principais demandas da região, sendo a grande maioria delas na área de infraestrutura rodoviária.
VANESSA BERTOL enfatiza que o encontro em Iporã do Oeste terá a presença de lideranças das entidades empresariais e também do superintendente do DNIT em Santa Catarina, ALYSSON RODRIGO DE ANDRADE. A ideia é cobrar de forma conjunta, ações efetivas para a melhoria das rodovias, bem como a construção da ponte sobre o Rio Uruguai entre Itapiranga e Barra do Guarita, sendo essa a primeira demanda elencada no Programa Voz Única. No encontro, o superintendente do DNIT deve apresentar detalhes sobre as licitações e o volume de recursos previsto para ser aplicado na região.
A vice-presidente regional da FACISC, VANESSA BACK BERTOL, observa que por se tratar de ano eleitoral, pode ser mais difícil haver avanços no atendimento das demandas, mas considera que o envolvimento das entidades empresariais é fundamental para que o Extremo-Oeste receba a atenção que merece por parte dos governantes. Ela ressalta que a região possui grande movimentação econômica e perspectivas de crescimento cada vez maior, o que justifica a cobrança de maior atenção dos governos estadual e federal.
Uma carreta ficou parcialmente destruída após incêndio na BR 282., próximo a empresa Aurora. Segundo informado pelo Corpo de Bombeiros de Maravilha que atendeu a ocorrência, o fogo encontrava-se na região dos pneus da carreta, espalhando-se para o compartimento de carga. Após realizado o controle do incêndio, os Bombeiros realizaram o resfriamento da estrutura. Além dos bombeiros, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal foi acionada para atender a ocorrência. As causas do incêndio não foram informadas.
Polícia Civil prende agenciador e executor de homicídio e apreende 16 armas de fogo. Nesta segunda-feira, a Polícia Civil de São Lourenço do Oeste, com apoio da Delegacia de Capturas e da Delegacia de Polícia de Antônio Carlos, prendeu dois homens, suspeitos de envolvimento no homicídio de JUARI PERÃO de 42 anos, ocorrido há uma semana no estacionamento de um supermercado em São Lourenço do Oeste. Os suspeitos, de 26 e 39 anos, foram detidos nas cidades de Antônio Carlos e Barra Velha. Com essas prisões, já são quatro pessoas detidas relacionadas ao caso. Durante a operação, foram apreendidas 16 armas de fogo. Os presos foram encaminhados para a Central de Plantão Policial de Itajaí, também por posse ilegal de armas de fogo. A investigação segue em sigilo na DIC-Fron de São Lourenço do Oeste, visando esclarecer todas as circunstâncias do crime.
Um motorista fugiu após causar um acidente na madrugada desta terça-feira, em Iporã do Oeste. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a guarnição foi acionada por volta das 03h para atender a ocorrência na SC-163. No local, os policiais constataram que um carro Peugeot havia acessado a rodovia cortando a frente de um caminhão, ocasionando a colisão. Após a batida, o condutor se evadiu do local e em seguida acabou colidindo o carro novamente, desta vez contra um poste de energia elétrica no bairro próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual. Com a segunda colisão, ele acabou abandonando o veículo no local e fugiu. O caminhão envolvido teve danos de pequena monta e no carro os danos foram de média monta. O motorista do caminhão, de 39 anos, saiu ileso. Um cartão bancário encontrado dentro do carro auxiliou na identificação do proprietário e possível condutor.