A Finlândia é o "país mais feliz do mundo", pelo quinto ano consecutivo, na classificação do Relatório de Felicidade Mundial. Já o Afeganistão aparece em último lugar. O Brasil ocupa a trigésima nona posição, sendo o terceiro país latino-americano mais bem colocado, atrás da Costa Rica e do Uruguai. Entre os latinos, a Venezuela é o país que está na pior posição, atrás inclusive do Iraque. Além da Finlândia, Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda completam o grupo dos cinco países mais felizes do mundo. O relatório é baseado em pesquisas que questionam as pessoas sobre a sensação de felicidade e cruzam as informações com dados do PIB, níveis de liberdade individual ou de corrupção, entre outros dados.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, discursou nesta sexta-feira para cerca de 100 mil pessoas em Moscou. Em meio à guerra da Ucrânia, o líder russo fez um discurso recheado de tons nacionalistas e afirmou que seu país nunca teve "tanta força" como agora. Segundo relatos, o governo mobilizou trabalhadores ligados ao Estado para participar do evento, que era oficialmente dedicado ao oitavo aniversário da anexação da Crimeia pela Rússia, porém, acabou sendo um comício de apoio à invasão da Ucrânia. PUTIN disse que a “operação especial” na Ucrânia é para salvar os ucranianos das forças neonazistas e evitar um genocídio no país vizinho.
O presidente da Ucrânia, VOLODMIR ZELENSKI, defendeu a restauração da integridade territorial de seu país após 23 dias de invasão dos militares russos. Sobre a manifestação realizada nesta sexta-feira em Moscou, dirigida pelo presidente VLADIMIR PUTIN e cujo público foi estimado em cerca de 200 mil pessoas, ZELENSKY afirmou que "aproximadamente o mesmo número de tropas russas participaram da invasão da Ucrânia". Sobre a invasão, ZELENSKI mencionou ainda que nesta sexta-feira haviam sete corredores humanitários na Ucrânia e que mais de 180 mil ucranianos já haviam sido resgatados nos corredores humanitários.
A Latam anunciou nesta sexta-feira que vai suspender 21 voos nacionais em função do alto preço do querosene da aviação, impactado principalmente pela evolução da guerra na Ucrânia. De acordo com companhia, alguns trajetos já foram reagendados para os próximos meses e novos destinos que seriam lançados neste semestre foram reprogramados para o terceiro trimestre deste ano. Em nota, a Latam informou que quem já tinha voo marcado poderá remarcar a data sem custo, além de solicitar o reembolso integral do valor pago ou optar por alguma rota alternativa com conexão. Todas essas alternativas são válidas até o vencimento do bilhete, ou seja, 12 meses após a data da compra. A companhia destacou, ainda, que diante da imprevisibilidade da crise, esse cenário também vai impactar em aumento de preços das passagens e serviços adicionais em até 30 por cento.
O presidente JAIR BOLSONARO classificou de "inadmissível" a decisão do ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, de suspender o aplicativo Telegram no Brasil. A ordem do ministro atende a um pedido da Polícia Federal e foi encaminhada a plataformas digitais e provedores de internet, que devem adotar em cinco dias os mecanismos para inviabilizar a utilização do aplicativo Telegram. A Polícia Federal disse que tentou o contato com a plataforma por diversas vezes, porém, não obteve resposta em nenhuma ocasião. Na decisão, ALEXANDRE DE MORAES disse que o Telegram demostrou total desprezo à Justiça Brasileira. Já o fundador do aplicativo disse nesta sexta-feira ainda que um problema com e-mails impediu a plataforma de receber as determinações judiciais.
O preço médio do litro da gasolina subiu oito vírgula sete por cento nos postos de todo o país na semana passada. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o litro de combustível foi de seis reais e 68 centavos para sete reais e 26 centavos. O maior preço está no Rio de Janeiro onde o valor cobrado é de oito reais e 39 centavos. Já o diesel avançou 14 vírgula quatro por cento, passando de cinco reais e 81 centavos para seis reais e 65 centavos. O valor máximo é de sete reais e 98 centavos na Bahia. Mesmo sem reajuste, o etanol também aumentou de quatro reais e 64 centavos para quatro reais e 93 centavos, representando um aumento de seis vírgula dois por cento. Por fim, o gás de cozinha de 13 quilos também registrou aumento de quase 10 por cento, passando de 102 para mais de 112 reais. Juntando apenas os combustíveis, o reajuste total foi de 29 vírgula três por cento.
Lançado oficialmente em outubro de 2021, o programa SC Mais Moradia teve as regras definidas em uma Medida Provisória pelo governo de Santa Catarina nesta semana. A partir de agora, a ideia do Estado é fazer 915 casas populares para pessoas de baixa renda ainda neste ano. As moradias serão erguidas nos 61 municípios com menor IDH e cada um deles vai receber até 15 estruturas. As moradias construídas devem ter área mínima de 45 metros quadrados, com dois quartos, uma sala, uma cozinha e um banheiro. Os municípios serão os responsáveis pelas construções, sendo que o estado vai repassar os valores. Cada moradia é avaliada em 70 mil reais e as mulheres serão as responsáveis pelas casas. A MP tem validade de 90 dias e neste prazo precisa ser analisada pela Alesc.
Um levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica mostrou que o impacto da falta de vacinação nas mortes e internações por Covid-19 no Estado catarinense são altos. Pelos dados, a mortalidade pela doença entre não vacinados ou que receberam apenas uma dose é 33 vezes maior nos idosos e 19 vezes maior nos adultos em comparação com as pessoas do mesmo grupo com a vacinação completa. No caso de hospitalização, o risco por Covid-19 é 25 vezes maior em idosos e nove vezes maior em adultos não imunizados do que entre aqueles que receberam a dose de reforço. Segundo os dados, foram registrados mais de seis mil e 500 hospitalizações graves por Covid-19 entre novembro de 2021 e fevereiro deste ano, sendo que a grande maioria foi de pessoas que não completaram o esquema vacinal.
Santa Catarina foi reconhecida pela décima terceira vez pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos como o estado com maior número de doações efetivas de órgãos para transplantes em 2021. O Registro Brasileiro de Transplantes confirmou o primeiro lugar para o estado com 40 vírgula cinco doadores por milhão de população, seguido por Paraná, Ceará e São Paulo. Ao todo, em 2021 foram 939 transplantes, representando um aumento de quase 34 por cento na comparação com 2020. No ano passado foram realizados 517 transplantes de córnea, 195 de rins, 114 de fígado, 12 de pâncreas, quatro de coração e 97 de medulas ósseas. Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes.
Dengue preocupa setor da Vigilância em Saúde de Campo Erê. A coordenadora do departamento no município – SAMARA RONCHI, informa que os casos registrados recentemente acenderam o alerta para a doença. Explica que devido ao modo de transmissão da dengue, em caso de suspeita é necessário fazer um controle em toda a região onde a pessoa mora. Para que isso seja possível, laboratórios e hospitais que coletam material para testes são obrigados a recolher uma amostra de sangue a mais para enviar a um laboratório público e comunicar a vigilância. Conforme SAMARA, no caso de Santa Catarina esse teste é feito pelo LACEN, o Laboratório Central de Saúde Pública.
Campo Erê deve receber aplicação de fumacê nos próximos dias. De acordo com a coordenadora da vigilância em saúde - SAMARA RONCHI, como o município teve três casos confirmados para dengue, a orientação do estado é que o inseticida seja aplicado próximo a suas casas, buscando eliminar os mosquitos infectados da região. Porém, esclarece que o produto mata somente insetos adultos, ainda sendo necessária a ajuda da população para acabar com os criadouros, que mantém larvas e ovos do Aedes aegypti. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Campo Erê acrescenta que o tratamento da dengue é sintomático, sendo necessário internamento em casos graves. O município está comprando testes rápidos para agilizar a identificação de pessoas com o vírus e diminuir a proliferação da doença.
Comitê formado por empresários e representantes da Acislo discute falta de mão de obra no município. Com o objetivo de discutir e encontrar alternativas para suprir a demanda de mão de obra no município, empresários de diferentes setores da economia lourenciana e representantes da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) retomaram, nesta semana as atividades de uma espécie de comitê interdisciplinar.FERNANDO PRESSOTO - presidente da associação, relata que com base em pesquisas e levantamentos, todos concordam que dentro do município há mão de obra suficiente para preencher as vagas hoje disponíveis. Porém, eles ponderam que, em muitos casos, há outros fatores que influenciam no ingresso ou não da pessoa no mercado de trabalho.
Vagas de creche, transporte público, infraestrutura, saúde, moradia e capacitação estão entre os principais pontos de influência. PRESSOTO, adianta que a ideia é envolver os empresários, poder público e instituições de ensino para viabilizar alternativas, qualificar e motivar a mão de obra no município. Embora o foco seja a mão de obra, o presidente observa que a resolução do problema depende de outras questões e, por isso, o próximo passo é envolver o Executivo municipal. Um novo encontro será marcado e contará com a presença do prefeito RAFAEL CALEFFI.
Secretaria de Agricultura recebe novas máquinas. De acordo com o vice-prefeito de São Lourenço do Oeste - AGOSTINHO MENEGATTI, os equipamentos chegam depois de vários anos sem que fosse necessário comprar máquinas novas. O município recebeu duas retroescavadeiras e uma escavadeira hidráulica, iniciando assim a renovação de sua frota, que ainda vai receber vários implementos. Esclarece que o maquinário de São Lourenço está funcionando, porém, devido ao tempo de uso, sua manutenção se tornou inviável. Segundo MENEGATTI, com os novos implementos a Secretaria vai prestar serviços mais rápidos, com maior qualidade e a menor custo para o agricultor de São Lourenço.
Alta nos preços prejudica prefeitura de São Lourenço do Oeste. AGOSTINHO MENEGATTI – vice-prefeito do município, ressalta o quanto esse tipo de maquinário se tornou mais caro. De acordo com ele, em cerca de seis meses uma retroescavadeira que custava cerca de 300 mil reais, passou a valer mais de 480 mil. Acrescenta que em cada escavadeira hidráulica foi pago aproximadamente 800 mil, e a compra dos caminhões custou entre 580 e 600 mil reais. O vice-prefeito esclarece que a maioria dos equipamentos foi comprado com recursos próprios, utilizando emendas parlamentares em somente duas retroescavadeiras e um dos caminhões. Segundo AGOSTINHO, mesmo com o valor alto, as máquinas são necessárias para dar boas condições de trabalho aos agricultores.
São Bernardino quer montar uma cooperativa de produção e consumo de energia solar. O deputado federal PEDRO UCZAI é quem está orientando no desenvolvimento do projeto em toda nossa região. JAIR XAVIER, que é vice prefeito e coordenador municipal do projeto, salienta que a energia tradicional encareceu muito ultimamente, sem contar que muitas vezes, para produzir essa energia, compromete o meio ambiente. Dizem os estudos que o oeste catarinense é a melhor região de Santa Catarina para produzir energia solar. Só que a partir do ano que vem o governo vai regulamentar a energia limpa e ela passará a ser taxada. Por isso há pressa na instalação da energia limpa na região.
São Bernardino formou uma comissão para cuidar da criação de uma cooperativa de produção de energia solar. Os integrantes, inclusive, vão alugar o local para o funcionamento da cooperativa e o parque para instalação das placas. Depois irão em busca de uma empresa para financiar as placas solares. O coordenador do projeto JAIR XAVIER diz que, tudo correndo bem, até o fim do ano o município estará produzindo energia solar. Hoje a prefeitura paga mais de 500 mil reais por mês de consumo para a Celesc. Depois esse dinheiro será economizado. A cooperativa vai produzir a energia limpa, manda para a rede da Celesc que fará a distribuição aos consumidores.
Policiais de São Lourenço do Oeste participam de formação especial. Na tarde de ontem, no segundo Batalhão de Polícia Militar, foi realizada a formatura do curso de Ações de Combate aos Crimes Violentos contra o Patrimônio. Foram 50 policiais militares participando do curso, todos pertencentes ao quarto Comando Regional de Policia Militar. Entre os formandos de São Lourenço do Oeste estavam cinco policiais: JOSIELA GASPARETTO; JONATHAN MALLAGOLINI, LEONARDO JOSÉ HOLDEFER, HENRIQUE CLEITON HORN e LUCAS MACHADO.
O curso de Ações de Combate aos Crimes Violentos contra o Patrimônio teve por objetivo preparar os policiais para atuarem em ocorrências de crimes violentos e de grande monta contra instituições financeiras. Os participantes puderam, inclusive, fazer uma ação simulada de assalto. O comandante da quinta Companhia, major VILMAR ROSA, parabeniza os formandos e lembra da importância de se ter uma tropa preparada para dar resposta rápida à comunidade.
Motorista embriagado causa acidente no Centro de São Lourenço do Oeste. Foi no Centro de São Lourenço do Oeste. A embriaguez ao volante foi confirmada pela Polícia Militar, que realizou o teste do etilômetro. De acordo com a PM, o acidente aconteceu por volta das 21 horas na avenida Brasil, próximo à praça da Bandeira. Trata-se de uma colisão envolvendo três veículos, sendo que o Zafira, conduzido por um homem de 29 anos, bateu em um Audi, que estava estacionado, e este acabou batendo em um Honda CR-V, que também estava estacionados. O veículo Zafira fazia o trajeto bairro São Francisco ao Centro. O motorista teve lesões leves e dispensou atendimento.
Veículo capota em curva e motorista fica ferido. Um Meriva ficou destruído após capotar numa curva na linha Müller, interior do município de Iraceminha. O motorista, de 18 anos, apresentava suspeita de fratura no punho e escoriações pelo corpo. De acordo com o Samu, ele já estava fora do carro quando o socorro chegou. Dentro do carro estavam outros dois adolescentes, sem ferimentos. O motorista foi conduzido ao Hospital São José de Maravilha. O Corpo de Bombeiros também esteve no local.
Carro sai da pista na PR-180 e uma pessoa fica ferida. Um veículo GMVectra saiu da pista por volta das sete e meia da manhã de hoje na rodovia PR-180, na Água Branca, entre Francisco Beltrão e Marmeleiro. Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para prestar atendimento a uma vítima. As causas do acidente não foram informadas.
Polícia Militar prende dois homens com pedras de crack. A Polícia Militar de Marmeleiro estava realizando patrulhamento por volta das 22 horas de ontem no bairro Soletti, e abordou dois homens em atitude suspeita. Durante buscas foi encontrado com um deles cinco pedras de crack, que eles alegaram ser para uso pessoal. Os dois foram detidos e junto com a droga foram encaminhados para a delegacia da Polícia Civil.